dia dos pais

terça-feira, 25 de julho de 2017

FIG 2017: Escolas estaduais marcam presença na programação


As escolas estaduais do Agreste Meridional já se tornaram uma atração esperada no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A 27ª edição do evento, que congrega música, literatura, artes cênicas, design, moda e diversas outras linguagens artísticas e ações formativas, conta, em 2017, com mais de 40 apresentações de estudantes e professores da rede estadual. A participação é fruto da parceria entre Gerência Regional de Educação e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

As atividades estão distribuídas em oito dias de programação do FIG, de 22 a 29 de julho. As escolas se apresentam, com espetáculos de dança e música, no Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, localizado na Avenida Santo Antônio, sempre das 10 às 12h. Neste espaço, são esperadas 26 números de 18 escolas de Garanhuns e região, além de alunas atendidas pelo Projeto Mãe Coruja Pernambucana. 

Já os trabalhos de Literatura poderão ser vistos na Praça da Palavra – um espaço montado na Praça Souto Filho, dedicado a recitais, contações de histórias e debates literários. Lá, 12 escolas apresentam 14 espetáculos de teatro e ações de fomento à leitura, frutos dos projetos pedagógicos desenvolvidos no espaço escolar ao longo do ano. 

As apresentações estão só no começo, mas os resultados já são visíveis entre os estudantes e profissionais das escolas. “O espaço concedido pela Fundarpe às escolas da região durante o FIG tem sido de extrema relevância para favorecer a produção e fruição artística dos estudantes nas diversas linguagens, o que contribui para ampliação do desenvolvimento dos mesmos em diversos aspectos. Além de possibilitar que a sociedade conheça as produções culturais das escolas”, comenta a gerente da GRE do Agreste Meridional, Adelma Elias.

Também durante os dias de festival, algumas escolas sediam o projeto Outras Palavras. Nos dias 21 (EREM Jerônimo Gueiros – Canhotinho), 26 (Praça da Palavra), 27 (EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Capoeiras) e 28 (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra – Garanhuns), as unidades escolares recebem escritores premiados em âmbito estadual e nacional para um bate papo com os estudantes sobre suas obras e processos de criação. Participações especiais de Patrimônios Vivos de Pernambuco e artistas da grade de programação do FIG também fazem parte da proposta. O Mestre Galo Preto, As Severinas e Fafá de Belém são algumas das participações confirmadas.

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/2017/07/escolas-estaduais-marcam-presenca-na.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário