segunda-feira, 17 de julho de 2017

Forte de Tamandaré é restaurado e pronto para ser reaberto ao público



Rebeldes da Confederação do Equador ocuparam a fortaleza em 1824.
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

O Forte de Santo Inácio de Loyola, construído no século 17, reformado nos séculos 18 e 19, mas abandonado nas últimas décadas, está novinho em folha e pronto para ser novamente reaberto ao público. Localizado em Tamandaré, município do Litoral Sul de Pernambuco, o prédio histórico foi restaurado para assumir outras funções. Em vez de fazer a defesa da costa, como no passado, o Forte de Tamandaré ressurgirá como um centro turístico e cultural.

Quartéis que antes abrigavam soldados serão ocupados por lojas de artesanato produzido em Tamandaré. A cela dos presos e a casa da guarda passam a funcionar como museu. E a casa do comandante, no primeiro pavimento, está adaptada para receber um restaurante ou café, escolhido por licitação. Vestígios da construção antiga ficaram aparentes em trechos do forte – janelas, portais, paredes, ruínas, piso de pedra – como resgate histórico da edificação.

Na casa do comandante, o visitante poderá contemplar pregos da época num portal e o mecanismo usado para fechar portas e janelas. Por orientação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a casa de pólvora manterá sua condição de ruína, consolidada, na fortificação restaurada. Um fogão de pedra usado por soldados foi reconstituído numa das salas do Forte de Tamandaré, tombado como monumento estadual.

Cleide Alves
JC Online

http://www.blogdasppps.com/2017/07/forte-de-tamandare-e-restaurado-e-abre-portas-para-visitacao-turistica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário