dia dos pais

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Pernambuco vai realizar a 4ª Conferência Estadual de Cultura

Plenária Final da Conferência será realizada até o mês de março de 2018.
Foto: Jorge Farias/Cultura-PE.
Em meio à rica programação do 27º Festival de Inverno de Garanhuns, o povo pernambucano e em especial o movimento cultural do estado, pode celebrar mais uma importante conquista. O governador Paulo Câmara assinou na tarde desta sexta-feira, 28 de julho, o decreto de Convocação da 4ª Conferência Estadual de Cultura, que terá como objetivo elaborar Proposta de Plano Estadual de Cultura para Pernambuco.

“Estamos hoje iniciando o processo que vai ser um norte importante pro que a gente quer fazer na nossa cultura, em todas as expressões artísticas. Como Governador de Pernambuco, tenho responsabilidade de não deixar de olhar para o futuro. É com a cultura que a gente vai ajudar nosso povo a se formar melhor, valorizando aquilo que é bonito e que precisa ser preservado pras futuras gerações”, comentou Paulo Câmara, durante o ato oficial na Praça da Palavra, que nessa edição do FIG homenageia Hermilo Borba Filho.

Destacando avanços recentes como a sanção da Lei 16.113/2017, que fortalece o Funcultura e cria novos mecanismos de fomento à cultura no estado, e ainda a criação de editais como o Funcultura da Música, o Prêmio de Cultura Popular e Dramaturgia Ariano Suassuna e o Prêmio de Preservação do Patrimônio Ayrton de Almeida Carvalho, o Secretário Estadual de Cultura Marcelino Granja destacou que o ato do Governador “é um esforço no sentido de cumprir mais uma meta do Programa de Governo, que é o Plano Estadual de Cultura, demanda histórica dos fazedores de cultura do Estado e que, mesmo no cenário difícil que o País atravessa, podem celebrar essas recentes conquistas aqui em Pernambuco”.

A Presidente da Fundarpe Márcia Souto também participou da solenidade. O regimento da Conferência, cujo processo é coordenado pela Secretária Executiva Estadual de Cultura, Silvana Meireles, será divulgado em breve, após pactuação com o Conselho Estadual de Políticas Culturais.

VISITA AOS POLOS DO FIG

Ao lado de Márcia Souto, Marcelino Granja e diversas autoridades como a deputada federal Luciana Santos, o governador visitou diversos polos do FIG 2017, como o Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, a lona de Circo e o Armazém das Artes e Negócios, no Parque Euclides Dourado.

“Quero parabenizar a todos da Secult-PE e da Fundarpe que têm tratado a nossa cultura com muita responsabilidade, priorizando de maneira adequada, valorizando a nossa gente e todas as representações artísticas do nosso estado. Um movimento muito importante, que também gera emprego e renda, mostra como Pernambuco é rico, como o povo sabe fazer e curtir cultura”, ressaltou.

http://www.cultura.pe.gov.br/canal/secultpe/pernambuco-vai-realizar-a-4a-conferencia-estadual-de-cultura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário