segunda-feira, 16 de julho de 2018

IVO AMARAL SERÁ AGRACIADO COM A "MEDALHA AMÍLCAR DA MOTA VALENÇA"

Ivo Amaral
A Câmara Municipal de Garanhuns aprovou por unanimidade a concessão da Medalha Prefeito Amílcar da Mota Valença ao ex-vereador, ex-vice-prefeito, ex-prefeito e ex-deputado estadual Ivo Tinô do Amaral, pela concessão de relevantes serviços prestados ao município como homem público.

A entrega da comenda será na próxima sexta-feira, 20 de julho em sessão solene que será realizada no plenário da Câmara Municipal.

Tudo começou em 18 de agosto de 1963, quando a convite do então candidato a prefeito Amílcar da Mota Valença, Ivo Amaral, decidiu lançar-se candidato à vereador. No dia posterior àquele 18 de agosto de 1963, Amílcar sai vitorioso e  Ivo Amaral com 745 votos, e o segundo mais votado no pleito geral.

Em 1972, Ivo Amaral é convocado para ser o vice de Amílcar na disputa às eleições municipais. Nesta eleição, Amílcar e Ivo Amaral, saem vencedores com uma larga margem de votos.

Em 1976, as forças políticas do Município de Garanhuns, lançaram Ivo Amaral, candidato a prefeito, visando às eleições de 15 de novembro de 1976. Ivo Amaral, ganha as eleições  assumindo os destinos do Município no dia 31 de janeiro de 1977, para cumprir um mandato de 04 anos, sendo prorrogado para 06 (seis) anos. Ivo Amaral, governou Garanhuns de 31 de janeiro de 1977 até 14 de maio de 1982. Seria até 31 de janeiro de 1983, mas teve que renunciar o mandato, para atender o chamado do povo e sair candidato a deputado estadual. 

Em 15 de novembro de 1982, Ivo Amaral é eleito deputado estadual com uma expressiva votação em Garanhuns, sendo votado em 138  municípios do nosso Estado.

Em 15 de novembro de 1986, é eleito deputado estadual, teve uma votação expressiva na região, sendo novamente votado em mais de 100 municípios pernambucanos. Nesse mandato, Ivo Amaral, cumpre 02 (dois) anos como deputado e é convocado mais uma vez pelo povo da sua terra, a candidatar-se a prefeito de nosso município.

Em 1988 as eleições foram bastante disputadas, nosso município não passava por um bom momento. Com sua experiência já comprovado em sua primeira administração como prefeito e sua liderança como deputado estadual, os garanhuenses escolhem Ivo Amaral, como seu prefeito pela segunda vez, tomando posse no dia 1º de janeiro de 1989 até 1º de janeiro  de 1993.


INVESTIMENTO NA CULTURA E TURISMO

  • Implantação do Relógio de Flores, 1981
  • Espaço Cultural Luís Jardim, 1990
  • Criação do Festival de Inverno, 1991
A trajetória  de vida pública de Ivo Amaral, permitiu-lhe adquirir anos de experiência comprovada em dois poderes. "Legislativo e o Executivo". No legislativo, tornou-se um grande defensor do povo da sua terra, sempre legislando em favor de sua gente. No executivo, Ivo  Amaral, demonstrou ser um administrador de grande visão: 100 km de galerias de águas pluviais; Garanhuns foi a primeira cidade asfaltada do interior de Pernambuco; galerias construídas com 80 centímetros e de até um metro e iluminação à vapor de sódio.  Garanhuns, foi a primeira cidade do interior com esse tipo de posteação e iluminação nas avenidas Santo Antônio, Rui Barbosa; o Relógio de Flores, o único do norte e nordeste do País; escolas construídas na zona rural e na cidade; postos de saúde, praças, parques, jardins, etc. Revitalizou o  Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti e o Parque Ruber van der Linden (Pau Pombo).
Postar um comentário