quarta-feira, 11 de julho de 2018

MEMÓRIAS DE GARANHUNS: PROFESSOR LETÁCIO BRITO PESSOA

Professor Letácio Brito
Letácio Brito Pessoa nasceu em Carnaíba/PE, em 19 de outubro de 1917, e veio para Garanhuns aos 3 anos de idade. Aqui estudou, aqui ensinou e viveu e continua a merecer a manutenção de sua memória. Religioso da Igreja Católica, começou a ensinar, quando só tinha 17 anos, e exerceu esta profissão 40 anos. Como homenagem, recebeu no Centenário de Garanhuns, em 1979, medalha e diploma de Honra ao Mérito. Letácio Brito era professor concursado do Município de Garanhuns, nomeado no primeiro Governo do Prefeito Celso Galvão, na década de 40. Foi titular da Cadeira do Corpo de Magistério do Município e da Escola M. S. Auxiliadora. Diretor e Professor da Escola  N. S. do Perpétuo Socorro, na década de 70. Delegado do ensino primário de Garanhuns, no Governo de Cid Sampaio. 

Em 21 de dezembro de 2000, Garanhuns perdeu o professor Letácio. Era notório, nos desfiles do 7 de setembro, o seu gosto com a escola que dirigia, se apresentar da melhor forma. E sempre liderava os aplausos da avenida. Temos o Professor Letácio como um grande participante na formação educacional dos garanhuenses.

Através da Lei Municipal 3173/2002, foi oficializado o seu nome como denominação de um colégio na Boa Vista: Colégio Municipal Professor Letácio Brito Pessoa. (Do Jornal O Século)


Postar um comentário