quarta-feira, 7 de novembro de 2018

MORRE AOS 94 ANOS, CORONEL GABRIEL ANTÔNIO DUARTE RIBEIRO

Coronel Gabriel participando de desfile cívico em
 Garanhuns
Faleceu nesta terça-feira, 06 de novembro, no Recife, vítima de um infarto, o Coronel Gabriel Antônio Duarte Ribeiro, primeiro comandante do 71º BI Mtz. O militar era garanhuense e estava com  94 anos.

Inauguração do 71º BI Mtz de Garanhuns em 1967.
Dentro outros, o Presidente Costa e Silva e o
Governador Nilo Coelho
Foi na manhã do dia 11 de março ano de 1967 que o já saudoso comandante coordenou a inauguração, em Garanhuns, do Batalhão Duarte Coelho, uma das mais operacionais e modelares unidades militares do Exército Brasileiro. O evento contou com a presença de figuras ilustres da cena política do país como o próprio presidente Costa e Silva e vários ministros importantes. Em entrevista em 2009, Gabriel contou uma passagem interessante que marcou o início de seu comando.  Ele revelou que foi o próprio ministro da Fazenda da época, Delfim Neto, que, ao comparecer a solenidade de inauguração e ver a preocupação do então tenente-coronel Gabriel com o início das atividades do novo batalhão, providenciou a doação do primeiro mobiliário do 71º BI Mtz. "Na inauguração tivemos que fazer tudo de improviso para acomodar os convidados e o presidente pois a dificuldade aquela época era maior", frisou Gabriel durante a referida entrevista. O Coronel Gabriel tinha um carinho especial pela sua terra natal, Garanhuns. Era assíduo participante das solenidades de aniversário do batalhão que há 42 anos ajudou a fundar.  

O velório do Coronel Gabriel acontece na manhã desta quarta, 07 de novembro, no Recife. O sepultamento ocorre às 11 horas no cemitério Parque das Flores, também na capital, e vai contar com a presença do atual comandante do 71º BI Mtz, Tenente-Coronel Goyana. (http://www.vecgaranhuns.com/).
Postar um comentário