as postagens mais acessadas da semana

terça-feira, 11 de junho de 2019

FRANCISCO LEAL

Francisco Leal
Por Clovis de Barros Filho*

São Paulo - Como assíduo acompanhante do Blog do Anchieta Gueiros sempre me deparo com reportagens e as fotos inesquecíveis das coisas da nossa região. Já vi algumas crônicas nas quais aparece a figura emblemática e respeitosa do senhor Francisco Leal. Eu o conheci quando ainda bem jovem na Prata. Seu Chico como costumávamos chama-lo, residia em Recife mais possuía um pequeno sítio na região da Miringuiba na Prata. Na maioria das vezes seu Francisco vinha passar os fins de semana na sua casa de campo. Mesmo muito jovem acho que com 12 ou 13 anos costumava encontrá-lo todos os domingos à tarde quando a feira livre estava para terminar. Eu ficava sempre de olho na estrada que vinha do sítio e que levava ao centro. 

Qual o interesse que eu tinha em me encontrar com seu Chico? O futebol. Seu Chico infalivelmente quando vinha do Recife e sempre aos domingos costumava ir à loja de tecidos de Aluísio Pinto Teixeira para ouvir o jogo do domingo no potente rádio Telespark à pilhas à tarde pelo campeonato pernambucano. Seu Chico era torcedor fanático do Sport mais mesmo quando o Leão da Ilha não jogava, ele estava lá firme e forte ouvindo o jogo seja ele qual fosse. 

Naqueles anos o Náutico estava começando a epopeia do hexa e normalmente quando jogavam Sport  X Náutico que era meu time,  ele ficava muito nervoso porque na maioria das vezes o Timbu ganhava. Mais o que me fazia rir mesmo era o medo que seu Francisco Leal tinha quando o Sport enfrentava o Ferroviário a sua asa negra. Se Francisco referia-se ao Ferroviário como Gretueste que na realidade era Great Western pois esse clube originalmente foi fundado por ingleses quando da implantação da RFFSA em Pernambuco. Como me mudei para Garanhuns para estudar em seguida, perdi o contato com seu Francisco Leal uma figura humana da melhor qualidade.

*Clovis de Barros filho nasceu na Serra da Prata (Iatecá), - PE. Estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns do Admissão ao Científico onde concluiu em 1968. Reside em São Paulo desde 1970. É Licenciado e Bacharel em Química Industrial pela Universidade de Guarulhos e Químico Industrial Superior pelas faculdades Osvaldo Cruz/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário