>>>>>>>>>>>>> MEMÓRIA - RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA HISTÓRIA

quarta-feira, 25 de março de 2020

CAPOEIRAS - FEIRA LIVRE É SUSPENSA POR CAUSA DO CORONAVÍRUS


Do Blog Capoeiras

Uma das maiores e mais conhecidas feiras livres do interior de Pernambuco, a feira da cidade de Capoeiras, no Agreste Meridional, não acontecerá na próxima sexta-feira, 27/03/2020. Seguindo as determinações das autoridades para conter e expansão do novo coronavírus e evitar pôr em risco a saúde das pessoas, a prefeita Neide Reino decretou a suspensão da feira livre por tempo indeterminado. Na próxima sexta-feira (27), apenas o açougue público municipal funcionará.

A feira livre da cidade de Capoeiras, semanalmente, estende-se por várias ruas e pontos da cidade e é formada por feiras que se somam: tem a famosa feira de gado que reúne vendedores e compradores capoeirenses, e outros vindos de vários municípios de Pernambuco e também de outros Estados da região; a feira de queijos; a feira de galinhas caipiras (galinhas de capoeira); a feira de cereais; a feira de carnes; a feira do troca; e a mais recente, a feira de motocicletas, entre outras.

A feira livre da cidade de Capoeiras também é ponto de encontro entre familiares, amigos e conhecidos que aproveitam o dia da feira para se verem e pôr a conversa em dia, saboreando um pastel com caldo de cana, ou tomando um aperitivo de ‘temperada’ (cachaça aromatizada com cascas e raízes de plantas) com tira gosto, nas barracas de comidas.

“A feira livre de Capoeiras surgiu da necessidade das pessoas se reunirem para troca de seus produtos. Isso aconteceu pela primeira vez no ano de 1902, em baixo de uma grande arvore onde ficavam expostas as mercadorias e nos galhos era pendurado a carne” – registra o escritor, jornalista e Tabelião, Albérico Bezerra de Melo, no livro ‘Capoeiras Paz e Dinamismo’ publicado no ano de 1975.

Embora nos últimos tempos tenha tido a concorrência dos modernos supermercados que vendem de tudo; da violência que faz com que muitas pessoas tenham  medo de sair de casa; da mudança de hábitos dos consumidores, principalmente os mais jovens; mesmo assim a feira livre da cidade de Capoeiras continua sendo referência na região, em Pernambuco.

Pela primeira vez na sua história (que eu tenha conhecimento), a feira livre de Capoeiras não acontecerá. Outras sextas-feiras virão, a feira livre voltará a ocorrer em breve e todos nós estaremos sãos e salvos para contar as futuras gerações sobre, o dia em que um vírus suspendeu a realização da feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário