>>>>>>>>>>>>> MEMÓRIA - RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 23 de março de 2020

UM EPISÓDIO QUE ACONTECEU ENTRE PADRE CÍCERO E DOM HELDER CÂMARA

Padre Cícero perto dos 90 anos de idade
Dom Hélder contou um episódio interessante que aconteceu entre ele e o Padre Cícero. Na época, o então seminarista Helder Câmara tinha recebido do vigário de Fortaleza a missão de conseguir assinaturas para o jornal  católico "O Nordeste". Em Juazeiro, ninguém quis fazer assinatura, . Helder, desiludido e temendo voltar a Fortaleza sem cumprir a missão a contento, se dirigiu então ao Padre Cícero para  pedir-lhe uma carta de recomendação, única forma capaz de convencer os leitores. O velho sacerdote respondeu-lhe: "Meu filho se eu fosse agir humanamente, não deveria querer ouvir nem o nome desse  jornal. Esse jornal tem sito mau comigo. Tem me atacado da maneira mais injusta, sem jamais ter me dado o direito de defesa. Mas você é um jovem seminarista, em breve será um padre. Eu devo provar a você,  não apenas com palavras, mas com exemplo, que no coração de um cristão, e sobretudo de um padre, não cabe uma gota de travo".

Dito isto, assinou o jornal e deu a carta de recomendação que abriu as portas do Juazeiro para Helder Câmara vender assinaturas do jornal "O Nordeste".

Fonte: Texto e Imagem: Livro "O Pensamento Vivo de Padre Cícero / Pesquisa e Organização de texto - Daniel Walker Almeida Marques / Martin Claret Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário