sábado, 10 de junho de 2017

A corrupção no País consome 29 dias de trabalho de cada cidadão

O cálculo da corrupção apresentada no estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), foi realizado com base no resultado do Projeto Lupa nas Compras Públicas, que monitora todas as compras realizadas pelos órgãos governamentais federais, estaduais e municipais e cruza o valor pago pelos governos com o preço da mesma mercadoria ou serviço comprado pelas empresas.

“Assim, determinou-se que cada brasileiro trabalhou 29 dias este ano só para pagar os rombos causados pela corrupção no País”, informa o presidente do Conselho Superior e Coordenador de Estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

No que diz respeito ao número de dias trabalhados para pagar impostos em 2017, o tempo é o mesmo do ano passado, que foi ano bissexto. A estimativa é que 41,80% de todo o rendimento ganho está sendo destinado aos cofres públicos.

A pesquisa mostra ainda que o peso dos impostos nos rendimentos, como salários e honorários, por exemplo, aumentou muito nos últimos anos, sendo que na década de 70, eram trabalhados, em média, dois meses e 16 dias; na década de 80, dois meses e 17 dias; e na década de 90, três meses e 12 dias. “Ou seja, hoje se trabalha o dobro do que se trabalhava na década de 70 para pagar a tributação”, diz o especialista do IBPT.

Ao comparar a quantidade de dias necessários para pagar impostos, taxas e contribuições de 27 países, o estudo do IBPT elenca o Brasil na 8ª posição, atrás da Noruega, onde os cidadãos têm de trabalhar 157 dias para pagar tributos. Para o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, a diferença entre Brasil e Noruega é que neste último a população tem retorno dos tributos em forma de saúde, transporte, educação, qualidade de vida e pode usufruir, de fato, dos serviços públicos, o que é muito diferente da nossa realidade: “aqui pagamos muito e não temos quase nenhum retorno”.

Veja abaixo o ranking:

- DINAMARCA - 176 dias

- FRANÇA =   171 dias

- SUÉCIA = 163 dias

- ITÁLIA= 163 dias

- FINLANDIA= 161 dias

- ÁUSTRIA=   158 dias

- NORUEGA= 157 dias

- BRASIL= 153 dias

- HUNGRIA= 142 dias

- ARGENTINA= 141 dias

- BÉLGICA=   140 dias

- ALEMANHA= 139 dias

- ESPANHA = 138 dias

- ISLÂNDIA= 135 dias

- REINO UNIDO= 132 dias

- ESLOVENIA= 131 dias

- CANADÁ=   130 dias

- NOVA ZELÂNDIA =   129 dias

- ISRAEL=   125 dias

- JAPÃO=   124 dias

- IRLANDA= 122 dias

- SUIÇA= 122 dias

- COREIA DO SUL 109 dias

- EUA= 98 dias

- URUGUAI= 96 dias

- CHILE = 94 dias

- MÉXICO =   91 dias 

http://www.contasabertas.com.br/site/orcamento/a-corrupcao-no-pais-consome-29-dias-de-trabalho-de-cada-cidadao

GRE-AM prepara mutirão para atendimentos oftalmológicos a estudantes da rede estadual

A GRE do Agreste Meridional está nos últimos preparativos para a realização do Mutirão da Fundação Altino Ventura/One Insight, em parceria com o Governo de Pernambuco por meio do Projeto Boa Visão, que vai atender com consultas oftalmológicas gratuitas cerca de 3 mil e 500 estudantes da rede estadual de Garanhuns e região, além de alunos das redes municipais de ensino, entre os dias 12 e 22 de junho, no salão da AGA. A solenidade de abertura do projeto acontece na próxima segunda (12), na Câmara Municipal de Garanhuns, a partir das 17h30.

Profissionais da ONG americana One Insight e da Fundação Altino Ventura já estão com escritório montado na sede da GRE do Agreste Meridional, fazendo os últimos ajustes para atender aos estudantes. Ontem (08), os profissionais das escolas estaduais que executaram o processo de triagem dos estudantes para consulta participaram de reunião na GRE, para realizar os alinhamentos finais com a coordenação regional. Na oportunidade, foram reforçadas as orientações sobre o agendamento das consultas por escola, logística de transporte e recomendações para que o fluxo de atendimento seja ágil e eficaz.

Além disto, uma equipe de intérpretes voluntários está sendo preparada para viabilizar a comunicação entre médicos da One Insight, responsáveis por parte dos atendimentos, e os estudantes atendidos. Eles são pós-intercambistas do Programa Ganhe o Mundo que se dispuseram para utilizar o conhecimento da língua inglesa, adquirido com a participação no programa estadual, na operacionalização desta ação social.

Só da rede estadual, cerca de 7.700 alunos do Agreste Meridional foram identificados com necessidades médicas e encaminhados para consulta oftalmológica. Os demais que não participarem do mutirão da próxima semana serão atendidos na UPAE de Garanhuns, dentro das atividades regulares do Projeto Boa Visão.

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/2017/06/gre-do-agreste-meridional-se-prepara.html

sexta-feira, 9 de junho de 2017

1ª Capacitação de Arbitragem de Futsal do Agreste Meridional

A Prefeitura Municipal de Iati através da secretaria de esportes realiza em Iati - PE. A 1° Capacitação de Arbitragem do Agreste Meridional chancelado Pela Federação Pernambucana de Futsal. Você quê atua como árbitro de Futsal amador venha se capacitar com quem sabe de verdade. Ao Final do Curso os participantes receberão um certificado da Federação Pernambucana de Futsal.

Inscrições falar com Diego, Leonel ou Mazola.

População de Iati não pagará taxa de inscrição.

Inscritos de outras Cidades.

Inscrição Individual 70,00 Reais.

Acima de 2 inscrições 50,00 Reais

http://ismaradona.com.br/

WEB RÁDIO ANTENA ULTRAPASSA OS 60 MIL ACESSOS

A audiência da Web Rádio Antena (A Web Rádio de Garanhuns) vem crescendo a cada dia. No mês de maio a emissora ultrapassou a marca dos 60 mil acessos, através do seu aplicativo. Foram exatamente 60.991 acessos, isso sem contar os acessos por meio do site, facebook e de outros aplicativos ( RádiosNet, Rádio Garden, etc...).  Vale ressaltar  que em abril, mês de estreia,  a Antena já tinha alcançado a marca de quase 17 mil acessos. 

O aumento da popularização da internet vem fazendo com que as pessoas  adapte ou transforme alguns de seus hábitos tradicionais. Uma delas é a maneira de escutar rádio, que vem migrando cada vez mais dos conhecidos aparelhos para a internet. 

Com uma programação diversificada a Web Rádio Antena vem ganhando novos ouvintes em todo mundo.  A boa qualidade dos programas, o fácil acesso e o modo de interação são alguns dos motivos que atraem o público.

http://www.webradioantena.com/noticia/156674/web-radio-antena-ultrapassa-os-60-mil-acessos

STF decide que Cota Racial em concurso público é constitucional

Foto: Quebrando Tabus.
Cotas raciais em concursos públicos são constitucionais, decidiu o Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (8), por unanimidade. Votaram pela procedência da ação declaratória de constitucionalidade nesta quinta os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e a presidente da Corte, Cármen Lúcia. O ministro Gilmar Mendes não votou na ação, já que não participou da sessão por estar presidindo o julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral.

Já haviam votado pela procedência da ação os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Luiz Fux e Edson Fachin. Barroso, que relatou a ação, pediu a palavra para se desculpar no início da sessão por ter chamado o ex-ministro Joaquim Barbosa de "negro de primeira linha" em evento na quarta-feira (7).

Weber e Fux não estavam presentes na sessão desta quinta por, como Gilmar, participarem do julgamento do TSE. "A discriminação étnico-racial constitui sem dúvida uma perversão do censo moral, refletindo distorcida visão de mundo de quem busca construir hierarquias artificialmente fundadas em suposta hegemonia de certo grupo étnico-racial sobre demais existentes formações sociais", afirmou o decano Celso de Mello.

A lei

O julgamento foi motivado por ação protocolada pela OAB (Organização dos Advogados do Brasil), que afirma que "a legislação em apreço vem sendo de controvérsias judiciais em diversas jurisdições do país, sob alegação de que a Lei de Cotas é inconstitucional".

A lei 12.990/2014 determina que 20% das vagas oferecidas em concursos públicos da administração pública federal, das autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União sejam destinadas a postulantes negros.

Ela vale para cargos no Legislativo, Judiciário ou Executivo. Já os Estados e municípios podem aplicar a porcentagem de cotas facultativamente.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Gás natural na palma da mão

Os quase 28 mil usuários do gás natural contam com mais um benefício nos serviços da Companhia Pernambucana de Gás – Copergás para facilitar o atendimento. É o aplicativo “Copergás na palma da mão”, acessível para baixar nas plataformas IOS e Android.  Ele chega para oferecer mais agilidade e transparência à população, diretriz do Governo de Pernambuco através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a oferta de informações detalhadas sobre consumo, faturas em aberto ou a vencer e outros dados. 
Com apenas um clique, consumidores industriais, residenciais e comerciais podem verificar o gráfico de consumo e obter segunda via dos boletos de pagamentos. “Além de baixar o aplicativo no celular, o usuário só precisa utilizar o número do contrato e uma senha para ter acesso aos dados”, detalha o gerente de Tecnologia da Informação da Copergás, Henrique Vila Nova.

Na tela de consumo, por exemplo, o usuário verifica o histórico de faturas, o consumo por período, os valores mais antigos e os recentes, a fatura atual e os gráficos respectivos. Para segunda via de boletos, as opções são: gerar a linha digitável, copiar e colar no aplicativo do banco de preferência para o pagamento, ou gerar o documento em PDF, para impressão posterior.

Também é possível abrir chamados de emergência ou reclamações. Permite registrar aparelhos fora da garantia de conversão, fatura alta, problemas de conversão, questões com central de gás e atraso no atendimento. É possível ainda, solicitar cancelamentos, laudo de estanqueidade, manutenção, projetos de rede de gás, religação e troca de titularidade.

O “Copergás na palma da mão” ainda permite registrar manifestos diretamente na Ouvidoria Geral do Estado, como solicitar informações, prestar elogios ou reclamações.  A Copergás possui 27.323 consumidores residenciais, 321 comerciais e 91 industriais. O GNV (gás natural veicular) conta com 69 postos de combustíveis que fornecem o produto.

Pernambuco está entre os cincos estados em maior movimentação de gás natural no País, com um volume médio de 4,8 milhões de metros cúbicos/dia. Possui uma rede de distribuição acima de 700 km que cobre a Região Metropolitana e o Agreste do Estado até o município de Belo Jardim. 

http://www.pe.gov.br/blog/2017/06/08/gas-natural-na-palma-da-mao/


Inscrições para o ProUni do segundo semestre terminam amanhã

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017 terminam amanhã (9). Os estudantes interessados poderão consultar as bolsas oferecidas e se inscrever na página do ProUni na internet. O Ministério da Educação (MEC) informou que serão ofertadas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior, um aumento de 17% em relação à segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.

O ProUni é voltado para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição. Só poderão participar do processo seletivo os candidatos brasileiros que não tenham diploma de curso superior e que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É preciso ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem e não ter tirado zero na redação.

O estudante pode concorrer a uma bolsa integral se sua renda familiar bruta mensal per capita não exceder a 1,5 salário-mínimo. No caso da bolsa parcial, a renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários-mínimos. O ProUni possui ainda ações conjuntas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que permite ao bolsista parcial financiar a parte da mensalidade não coberta.

Até as 11h de terça-feira (6), dia que as inscrições foram abertas, o sistema já havia registrado 71.942 inscritos, num total de 137.761 inscrições. O estudante pode selecionar até duas opções de curso.

Cronograma

O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas, a primeira chamada será feita em 12 de junho e a segunda prevista para o dia 26 de junho. O candidato selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de educação superior para a comprovação das informações prestadas e a eventual participação em processo seletivo próprio, quando for o caso, no período de 12 a 19 de junho, na primeira chamada; de 26 a 30 de junho, na segunda chamada.

Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Neste caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-06/inscricoes-para-o-prouni-do-segundo-semestre-terminam-amanha-0

Programa Bicicleta Brasil: CCJ da Câmara aprova projeto para estimular uso de bicicletas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ontem (7) projeto de lei que cria o Programa Bicicleta Brasil, a ser implantado em municípios com mais de 20 mil habitantes. De autoria do deputado Jaime Martins (PSD-MG), o texto foi aprovado em caráter conclusivo e deve seguir para apreciação do Senado, a não ser que haja recurso para sua deliberação pelo plenário da Câmara.

De acordo com o projeto, o Programa Bicicleta Brasil será financiado com um percentual de 15 % do valor arrecadado com multas de trânsito.

Segundo Martins, a proposta visa promover a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo, apoiar estados e municípios na construção de bicicletários em terminais do sistema de transporte público coletivo e na construção de ciclovias e ciclofaixas, instalação de banheiros públicos e bebedouros em locais estratégicos para ciclistas, além da promoção de campanhas de divulgação dos benefícios do uso da bicicleta.

O projeto estabelece que essas iniciativas também podem ser financiadas com recursos da Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis), por meio de alteração na lei que fixa os critérios desse tributo e no Código de Trânsito Brasileiro. A execução do programa caberá aos setores público e privado ligados ao trânsito e à mobilidade urbana.

Pelo texto, também poderão ser utilizadas para implantação do Bicicleta Brasil dotações específicas dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que forem atribuídas ao programa nos termos das respectivas legislações e contribuições e doações de pessoas físicas ou jurídicas, entidades e organismos de cooperação nacionais ou internacionais.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-06/ccj-da-camara-aprova-criacao-de-programa-para-estimular-uso-de-bicicletas

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Petrobras fará reajustes mensais no botijão de gás

A Petrobras publicou nesta quarta-feira uma nova política de preços para a venda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em botijões de até 13 kg, que prevê reajustes mensais às distribuidoras, garantindo margens de lucro à companhia.

Ao anunciar a nova política, a empresa informou aumento do valor do chamado gás de cozinha em 6,7 por cento a partir de quinta-feira. A partir de julho, disse a Petrobras, as correções serão realizadas a partir do dia 5 de cada mês.

Com o novo modelo, os preços serão formados pela média mensal das cotações do butano e do propano no mercado europeu, convertida em reais pela média diária das cotações de venda do dólar, acrescida de uma margem de 5 por cento.

Contudo, por questões de regulação governamental, a fórmula não inclui a necessidade de a empresa manter suas margens em linha com paridade de importação, o que acontece com outros combustíveis.

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) avaliou, em nota, como positiva a iniciativa da Petrobras em adequar seus preços em botijões de até 13 kg aos praticados no mercado internacional.  

http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN18Y2IC-OBRBS

Empregos em Pernambuco: Funase abre seleção pública simplificada

Como parte dos compromissos elencados no Plano de Curto Prazo da instituição, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) abre seleção pública simplificada para contratação temporária de inicialmente 100 agentes socioeducativos, além de formação de cadastro reserva.  Serão 17 para Vitória de Santo Antão, mais 17 para Caruaru, 60 para Garanhuns, além de 3 para Petrolina e mais 3 para Arcoverde.

As inscrições começaram nesta quarta-feira (07) e seguem até 14 de julho, devendo ser feitas via internet pelo site do Instituto Darwin (www.institutodarwin.org), a organizadora do certame, e custam R$ 40,00. O resultado final da seleção será divulgado no dia 14 de agosto.

A seleção pública será realizada para atender à situação de excepcional interesse público. O cargo exige ensino médio e tem remuneração mensal de R$ 1.320,00, para jornada de trabalho de 24 horas de serviço por 72 horas de descanso, obedecendo à escala funcional elaborada e fornecida exclusivamente pela Funase, inclusive aos sábados, domingos e feriados, de acordo com a legislação estadual vigente.

Os contratos temporários têm duração de até 24 meses, podendo ser prorrogados por iguais períodos, até o máximo de 6 anos. O processo seletivo será realizado em uma única etapa, a de Análise da Experiência Profissional e de Títulos, sendo eliminatória e classificatória, sob a responsabilidade da Organizadora, com a supervisão da comissão coordenadora.

Mais informações podem ser conferidas através da Portaria Conjunta SAD/FUNASE Nº 042, de 05 de junho de 2017, publicada na edição do Diário Oficial do Estado de Pernambuco desta terça-feira, 06.06.2017, da página 14 a 16, ou através do site www.institutodarwin.org.​

http://www.pe.gov.br/blog/

Consulta pública vai identificar produtos e serviços para internet das coisas

Foto: Marcos Mucheroni.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançou ontem (6) uma nova consulta para subsidiar o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), que está em construção pelo governo federal. As contribuições serão usadas para mapear as empresas e instituições científicas e tecnológicas que ofertam tecnologias, produtos, serviços e soluções de IoT no Brasil.
As empresas interessadas em participar da pesquisa deverão fornecer informações como a quantidade de empregados, os produtos criados, a qual setor as aplicações são destinadas. Já as instituições deverão informar suas competências em tecnologias aplicáveis a IoT, o número de projetos realizados e a quantidade de pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

O ministério já fez outras duas consultas públicas para colher sugestões para o plano e também está ouvindo investidores e pesquisadores internacionais sobre o assunto. Segundo o secretário de Política de Informática do Ministério, Maximiliano Martinhão, o objetivo é identificar tudo que já vem sendo feito nesse campo e o que precisa ser feito.

A previsão é que o plano fique pronto em setembro, depois da conclusão de um estudo contratado pelo governo em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que irá propor ações concretas para o setor.

IoT

A Internet das Coisas (em inglês, Internet of Things – IoT) é a rede de objetos que se comunicam e interagem de forma autônoma, via internet. Estima-se que já existam mais de 15 bilhões de dispositivos conectados à IoT em todo o mundo, incluindo smartphones e computadores. A previsão é que, em 2025, seja atingida a marca de 35 bilhões de dispositivos.

As aplicações são diversas e incluem desde o monitoramento de saúde, o controle de automação industrial, até o uso de dispositivos pessoais conectados. Com a IoT é possível, por exemplo, monitorar e gerenciar operações a centenas de quilômetros de distância, rastrear bens ou detectar mudanças na pressão sanguínea de um diabético.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2017-06/consulta-publica-vai-identificar-produtos-e-servicos-para

terça-feira, 6 de junho de 2017

Inscrições abertas para o 10º Concurso de Redação do Senado Federal/Jovem Senador

Estão abertas as inscrições para 10ª edição do Concurso de Redação do Senado federal, do Programa Jovem Senado Brasileiro. Podem participar do certame estudantes do Ensino Médio com idade até 19 anos e estar regularmente matriculados nas escolas públicas de todo o país. Serão selecionados, em processo de três etapas, 27 vencedores – um por unidade da Federação. Os candidatos devem se inscrever até o dia 18 de agosto, por meio de envio de ficha de inscrição e redação para a Secretaria de Educação do respectivo Estado.
O tema deste ano é “Brasil plural: para falar de intolerância”. Cada unidade de ensino participante seleciona uma redação para representá-la e a encaminha à secretaria de Educação da sua unidade da Federação. O endereço e os procedimentos para o envio da redação estão disponíveis no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

Já na segunda etapa, cada secretaria de Educação seleciona três redações, sem classificá-las, e as encaminha ao Senado Federal, com a documentação completa. Na terceira e última etapa, a comissão julgadora do Senado Federal avalia e julga as 81 redações finalistas e seleciona 27 vencedoras — uma de cada Estado —, classificando o primeiro, o segundo e o terceiro lugares nacionais.

Os alunos vencedores viajarão com todas as despesas pagas para Brasília para participar, durante uma semana, de atividades legislativas. O objetivo é proporcionar conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo.

Mais informações: www.senado.leg.br/jovemsenador

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/2017/06/inscricoes-abertas-para-o-10-concurso.html

Corrida da Fogueira em Iati


Contas Abertas: STJ gasta R$ 2,6 milhões com serviços de copeiro e refeições

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) desembolsa uma bagatela para garantir a copeiragem e as refeições da Corte. Nota de empenho do Carrinho de Compras deste domingo mostra que o Tribunal reservou R$ 2,6 milhões na última terça-feira (30) para a empresa “Cidade Serviço e Mão de Obra Especializada”, contratada para prestar exatamente esses serviços.

O contrato total tem valor de R$ 7,4 milhões, conforme a transparência do STJ. Os serviços são prestados nas dependências da Corte por meio de 108 postos de trabalho. Estão incluídos cargos de supervisão de copeiragem, copeiro, garçom e cozinheiro (a).

Os serviços são dos mais diversos tipos. De acordo com o contrato, os copeiros, por exemplo, são responsáveis por serviços que vão desde o preparo e distribuição de café, incluindo o abastecimento de máquinas de café expresso, até a montagem de lanche de ministros, além da limpeza de utensílio de copa.

Já os garçons fazem o fornecimento pessoal de café e água para ministros, autoridades e convidados, quando solicitado pelos gabinetes. Os garçons também preparam a montagem de mesas para lanche fornecimento pessoal aos senhores ministros e fazem o fornecimento pessoal de refeições em eventos para ministros.

http://www.contasabertas.com.br/site/orcamento/stj-gasta-r-26-milhoes-com-copeiragem-e-preparacao-de-refeicoes

Ministério da Cultura vai premiar 500 iniciativas que fortaleçam a cultura popular

Quadrilha de São João.
Foto: Pinterest.
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultura, lançou ontem (5) o Edital Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, que irá premiar 500 inciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras.

Cada iniciativa selecionada receberá R$ 10 mil. Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, 200 para coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 voltadas para pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e em homenagem aos mestres já falecidos (in memoriam). Além disso, 20 prêmios serão destinados aos herdeiros dessas pessoas que dedicaram seus trabalhos a expressões culturais e a fazeres populares.

Segundo a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do ministério, Débora Albuquerque, a premiação visa valorizar e manter vivas as manifestações culturais populares, os saberes populares e os seus mestres.

“O incentivo à participação social de representantes deste segmento na elaboração de políticas públicas de cultura e o acesso a recursos públicos é outro passo na garantia de seus direitos culturais”, afirmou a secretária.

O edital vai contemplar iniciativas ligadas ao Cordel, Quadrilha, Maracatu, Jongo, Cortejo de Afoxé, Bumba Meu Boi, Boi de Mamão, entre outras.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e seguem até 28 de julho. Para participar, basta fazer a inscrição pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição online, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura, alicWeb, disponível na página eletrônica http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb.

Caso o candidato prefira fazer a inscrição por via postal, ela deverá ser enviada com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples ou entrega rápida, para o endereço especificado no edital.

Entre os critérios avaliados estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades, melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais, impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-06/ministerio-vai-premiar-500-iniciativas-que-fortalecam-cultura-popular

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Inspirado por Rivânia, Estado distribuirá kits de livros para escolas

Paulo Câmara afirma que estudante de São José da Coroa Grande é um "símbolo e um exemplo". Governo distribuirá kits de livros para escolas municipais e estaduais das cidades afetadas pelas chuvas. Paulo visitará hoje a escola de Rivânia
O governador Paulo Câmara visitou nesta segunda-feira (05/06) a menina Rivânia Rogéria dos Ramos Silva, de 8 anos, moradora do distrito de Várzea do Una, zona rural do município de São José da Coroa Grande (Mata Sul de Pernambuco). Durante as fortes chuvas que caíram na região no início da semana, Rivânia e seus avós, Eraldo Luiz de Lima e Maria Ivane da Silva, foram resgatados. Pouco antes, a avó recomendou que a menina levasse apenas o mais importante. E Rivânia escolheu levar seus livros. A história ganhou repercussão nacional. A menina estuda na Escola Municipal Várzea do Una.

“Rivânia é um símbolo e um exemplo para todos nós. É uma história edificadora no meio de tanta dificuldade, de tanta tragédia”, ressaltou Paulo Câmara. De acordo com o governador, Rivânia inspirou o Governo a entregar kits de livros a todas escolas municipais e estaduais dos municípios castigados pelas chuvas.

“Outras tantas Rivânias estão espalhadas por Pernambuco e pelo Brasil. São elas, com uma educação de qualidade, com a atenção do poder público que vão mudar a realidade da gente”, disse o governador Paulo Câmara. “Rivânia simboliza o trabalho incansável que estamos realizando agora, pensando no futuro, para que episódios como esse não voltem a se repetir", explicou.

http://www.pe.gov.br/blog/2017/06/05/inspirado-por-rivania-estado-distribuira-kits-de-livros-para-escolas-municipais-e-estaduais/

Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Marcelo Camargo.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente Michel Temer assinou decretos que ampliam três unidades de conservação:  o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; a Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Norte; e a Reserva Biológica União, no Rio de Janeiro. Outro decreto cria o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, no Pará.

Durante evento na manhã desta segunda-feira (5) no Palácio do Planalto, o presidente também assinou decreto que torna o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima parte da legislação brasileira e lançou o Programa Plantadores de Rios, para proteger e recuperar nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d'água.

Chapada dos Veadeiros

Criado em 1961 com 625 mil hectares, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros sofreu sucessivas reduções de tamanho, até chegar aos 65 mil hectares atuais, cerca de 10% da área original. Em 2001, a ampliação para 240 mil hectares chegou a ser decretada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falhas no processo e pela não realização de audiências públicas, previstas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que entrou em vigor em 2000.

De acordo com organização não governamental ambientalista WWF, na área de expansão do parque da Chapada dos Veadeiros foram identificados pelo menos nove tipos de biomas vegetais: matas de galeria, mata seca, cerradão, cerrado, vereda, campo sujo, campo limpo e campo rupestre. A ampliação do parque vai proteger também cerca de 600 nascentes, além de 17 espécies de plantas ameaçadas de extinção e 34 espécies de animais também com risco de se extinguirem. Dentre as espécies de animais ameaçadas, estão 15 aves, 18 mamíferos e uma espécie de abelha nativa.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-06/no-dia-mundial-do-meio-ambiente-temer-amplia-e-cria-unidades-de-conservacao

Prefeito Tonho de Lula entrega Casa de Apoio e um Micro-Ônibus à população de Iati

O prefeito Tonho de Lula e sua equipe de secretários entregam à população do município de Iati hoje (05), uma Casa de Apoio no Recife e um Micro-Ônibus TFD - (Tratamento Fora do Domicílio). Pela primeira vez o município de Iati passa a contar com uma casa de apoio em nossa capital. Tonho de Lula vem demonstrando sua preocupação em cuidar das pessoas.

Compromisso assumido pelo então candidato e que hoje torna-se uma realidade. Demonstração de responsabilidade e  respeito com os seus munícipes.

Pequenas empresas contrataram 60% mais que grandes em 2016

Foto: Folha do Mate.
As micro e pequenas empresas admitiram 9 milhões de trabalhadores em 2016, 60% mais que os 5,7 milhões contratados pelas grandes e médias empresas no período. A informação é do levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O número maior de contratações das micro e pequenas empresas verificou-se em todas as faixas etárias. O maior número de contratações por parte dos pequenos empresários, no entanto, ocorreu na faixa etária de 25 a 39 anos, em que as micro e pequenas empresas empregaram 4,3 milhões de trabalhadores, 59,2% mais que os 2,7 milhões das médias e grandes empresas.

A segunda faixa etária com mais contratações pelos pequenos negócios foi abaixo dos 24 anos. Nesse caso, as micro e pequenas empresas empregaram 2,8 milhões de trabalhadores em 2016, 55,5% a mais que o 1,8 milhão contratado pelas médias e grandes no mesmo período.

A análise mostrou ainda que tanto as empresas pequenas quanto as grandes dão preferência à contratação de trabalhadores mais jovens. A maioria dos contratados nos dois tipos de empresa têm entre 25 e 39 anos. Nas micro e pequenas empresas pessoas dessa faixa etária representaram 47,5% dos contratados no ano passado. Nas médias e grandes empresas, corresponderam a 47,4%.

Os trabalhadores acima de 65 anos representaram um percentual muito pequeno dos contratados em 2016: 0,3% nas micro e pequenas empresas e 0,2% nas médias e grandes. Quando compara-se a quantidade de contratados em números absolutos, no entanto, os pequenos negócios saem à frente. Enquanto médios e grandes empresários contrataram 11.120 pessoas nessa faixa etária em 2016, os pequenos empreendedores contrataram 24.454, o equivalente a 120% a mais.

domingo, 4 de junho de 2017

OS 200 ZÉ DA CIDADE DE LAJEDO - PE


Wilson China  / 2014

Resolvi fazer pesquisa
Só pra ver como é que é
Descobri que em Lajedo
Tem um punhado de Zé
Alguns que já morreram
E outros que estão de pé.

Contrariando a música
E fazendo meu banzé
Mostro pra todo mundo
E não é coisa qualquer
Que não é só na Paraíba
Que existe tanto Zé.

Meu Lajedo Querido
Por si mostras o que és
Grande celeiro de artistas
Poetas e menestréis.
Agora eu peço licença
Para falar dos seus Zés.

Veja só o resultado
Queiram me acompanhar
Pesquisei e perguntei
Ao povo deste lugar
Vou mostrar neste Cordel
Quanto Zé eu vou falar.

Zé Vicente e Zé do Talho
Zé Gaguinho forrozeiro
Zé Pelado, Zé Macambira
E também Zé Borracheiro
Zé Panela e Zé Bispo
Zé da Beata e Zé Celeiro.

Dr. Zé Alberto é dentista
Tem Zé Branco e Zé Preto
Zé esteves cantador
Que cantava no coreto
Zé Cajú e o Zé Dino
Zé Mulher e Zé Galeto.

Zé de Bia, Zé do Carmo
Zé Cocada e Zé Crispim
Zé do Bode e Zé Mané
Zé Gato e Zé Fumim
Zé Pangola e Zé Izidio
E Zé de seu Joaquim.

Zé Pedro pai de Adeilzo
Zé Braguinha e Zé de Nuta
Zé Merquire era meu pai
Que não fugia da luta
Zé Arnaldo é metalúrgico
E seu Zé que vende fruta.

Zelito e Zé Mário de Lelé
Zé Mochila e Zé Pretinho
Zé Cosme e Zé Baixinho.

Zequinha do cachorro quente
Zé Braúna e Zé de Tião
Lembrei de Zezé do Cartório
Zezinho de João Jordão
Saudoso Zé da Madalena
Na sanfona um campeão.

Zé de Basto e Zé Leite
E Zezinho Cozinheiro
Zé Aurélio da COHAB
Zé Dentista e Zé Pedreiro
Zé Maria de Iza
Zé Ita e Zé Fogueteiro.

Seu Zé do Mungunzá
Zé Bento comerciante
Zé Amaral de Salobro
Zé Lima foi estudante
Zé Papa Vento pedreiro
Zé Piaba ambulante.

Zé Baixinho da Caçamba
Zé de Sátiro pipoqueiro
Zé Bimbau e Zé celer
Zé Cosme foi fazendeiro
Zé Belo ex-vereador
Zé Vital era Bicheiro.

Zé Laurindo e Zé de Juca
Zé Daniel foi Padeiro
Zé de Sales Escriturário
Zé Rocha faz fogareiro
Zé Burgos foi político
Zé Maria do Candeeiro.

Zé Candeia e Zé bigode
Zé de Rafael pedreiro
Zé do Saco é motorista
Zé Coelho é bodegueiro
Seu Zezé da padaria
E Zezinho cachaceiro.

Zé Lacerda e Zé Matuto
Zé de Júlio e Zé de Jarino
Zé Antonio de Tungueira
Zé Crisostomo e Zé Menino
Zé Corujão e Zé da Pedra
Zé Roberto e Zé Quirino.

Zé Nicolau e Zé de Psiu
Seu Zé Deca da oficina
Zé Inácio e Zé das Máquinas
E também Zé de Porcina
Zé de Quitério e Zé Crente
Zé do Grude contamina.

E o Zezinho de Baiano
Escreve verso popular
Zé Rosa que foi eleito
Pra Lajedo governar
Zé Mariano ainda é
Músico deste lugar.

Zé da Jega poda árvore
Zé Nivaldo é professor
Zé Pretinho e Zé Caetano
Zé Calça Feita vendedor
Zé Homem da COMPESA
Zé Chico e Zé de Chicor.

Zé Pereira da Madalena
Zé da Água Zabumbeiro
Zé Gago hoje té cego
E continua maloqueiro
Zé Rufino do moinho
Zé do Foto e Zé Ribeiro.

Zé Tostão, Zé Caxaramba
Zezinho Carioca e Zé do Ouro
Zé Nonato foi prefeito
Nas urnas deu um estouro
Zé do Gorro e Zé do Gás
Zé Viana e Zé de Louro.

Zezinho do Olha D'água
Zé Paulo que é cantor
Zé Rocha e Zé de Pai
Zé Luiz e Zé Pastor.
Zé Braga e Zé Jordão
Zé de Holanda tocador.

Zé de Dona Nêga e Zé Brás
Zé de Afrânio e Zé Senhor
Zé de Jonas Motorista
Zé de Lima professor
Zé Coco do Ônibus
Zé Maria ex-vereador.

Zé Cordeiro da Gráfica
Zé carlos Relojoeiro
Zé de Zulmira e Zé Boi
Zé Bispo e Zé Barbeiro
Zé Correia e Zé Tomaz
E Zé de Chico Funileiro.

Zé de Tereza e Zé Galego
Zé Monteiro da vidraçaria
Zé de Zito e Zé de Zulmira
Zé Vicente e Zé de Lia
Zé de Ginu Zé de Chianca
Zé Berto e Zé Anania.

Zé Antonio que é maestro
Zé Carro da serraria
Zé Preto de Dedé Mofado
No Olho d'água tem Zé Maria
O mestre Zezinho Carpinteiro
Zé Cabeleira e Zé Vigia.

Zé Trupé e Zé Cambista
Zé Luiz e Zé Pintor
Zezé Perna de Alicate
Era atleta amador
Zé Onofre pai de Berto
Zé Duda e Zé Doutor.

Zé Alberto de Peinha
Na CELPE tinha Zé Cancão
Zé Felix era pifeiro
O melhor da região
Seu Zequinha alfaiate
Me lembrei de Zé Fofão.

Seu Zé das Bicicletas
Zé Liar e Zé lambreta
Zé Auri e Zé Pencor
Zé Maria de Riqueta
Zé de Noza e Zé Neco
Zé de Lôzo e Zé Perneta.

Zé de Pedrinho taxista
Zé que vende Coentro
Zé Aureliano pedreiro
Zé trocador de Jumento
Zezé de Cirilo e Zé Pindoba
E chegou Zé Passo Lento.

Zé Clovis de Chico Doido
Zé Aluízio "Perninha santa"
Zé Milton é Seresteiro
Sua voz nos encanta
Zé de Lulu, Zé Anastácio
Zé Cambista e Zé Panta.

Zezinho Lauça e Zé Lêdo
Zé Mucica carreteito
Em frente ao Industrial
Morou Zequinha Salgueiro
Zeca Ferreira conserta rádio
Zé Ivo que é motoqueiro.

Falei em mais de 200 Zé
Escrevi de forma correta
Seu Zé Paulo Barbosa
É nome de poeta
Além de ser escritor
Fazia a rima correta.

Nunca pensei que na vida
Tanto Zé eu conhecia
E junta-los em um Cordel
Pensei que não conseguia
Quanto mais Zé eu lembrava
Mas outra Zé me aparecia.

Acredito que em versos
Eu fiz a coisa direito
Perdoe-me se deixei algum
De fora deste folheto
Mas todos que eu falei
Merecem nosso respeito.

Que Deus abençoe o Zé
Do sítio ou da cidade
Letrado ou analfabeto
Pois todos tem capacidade
De viverem muito felizes
Até com uma tenra idade.

Pra mim foi uma alegria
Escrever este Cordel
Memorizei os nomes
Decorar é meu papel
Pra eles e seus familiares
Eu tiro o meu Chapéu.

O nome Zé é Bonito
Mas tem gente que não quer
Eu me chamo Wilson China
Minha mãe quase bota Zé
Até o pai adotivo de cristo
Tem o apelido de Zé.

Wirge! Com tanto Zé
Isso até parece praga
Lajedo é cheio de Zé
Somente o tempo apaga
Ontem falei com Zé Augusto
No mercado de Zé Chaga.

Finalizando o Cordel
Encontro de tanto Zé
Isso foi satisfatório
Tudo fiz com muita fé
O Cordel ficou bonito
Sobrou Zé pra ser escrito
Ave Maria! Quanto ZÉ.