sábado, 17 de junho de 2017

GARANHUNS - 60 ANOS DO CRIME DO "PADRE HOSANA"

Palácio do Bispo local onde o Padre Hosana assassinou Dom Expedito Lopes


Reportagem Especial do Jornal Folha de Pernambuco

Por Renata Coutinho 

Quipapá e Garanhuns, duas cidades do Interior pernambucano ligadas para sempre por uma história de violência inédita na Igreja Católica da América Latina. Noite de 1º de julho de 1957. Na Rádio Difusora de Garanhuns, uma notícia assustadora: o padre de Quipapá, Hosana Siqueira e Silva, acabara de disparar vários tiros de revólver contra seu superior, o arcebispo de Garanhuns, dom Expedito Lopes. Uma tragédia que muitos consideravam anunciada, fruto de um enredo que envolveu durante meses intrigas, brigas e desobediência entre os religiosos. Passados 60 anos do episódio, vários questionamentos ainda cruzam a história oficial do crime, multiplicando as versões sobre o assassinato. São esses enredos periféricos que mantêm vivos o mistério e as lendas que pairam sobre o caso. Neste folhetim da vida real soma-se ainda o arquivamento sobre a morte do padre, assassinado a pauladas em 1997, crime que ainda permanece sem solução. Ao longo das décadas, estes dois personagens continuam fortes no imaginário popular das duas cidades, seja pela gloriosa lembrança ou por uma quase necessidade de esquecimento. Se por um lado Garanhuns trata dom Expedito como santo, por outro Quipapá prefere apagar da memória a sombra da vilania do pároco que, para alguns, amaldiçoa a cidade.

Uma relação inflamada

Difícil encontrar alguém disposto a conversar sobre o crime do padre Hosana em Quipapá. Há quem acredite que ficar repetindo a história traz má sorte, além de constranger os parentes dos envolvidos. As poucas pessoas que conviveram com os protagonistas desta história acreditam que a tragédia poderia ter sido evitada, se não fosse a ação dos linguarudos do município. “Muito do que aconteceu foi culpa da língua do povo daqui. Diziam que ele tinha um caso com uma parente, mas não era verdade”, afirmou a poetisa Eri Luigi, 83 anos. Os boatos da época davam conta que o pároco mantinha um romance com uma prima, Maria José. A jovem morava com ele na casa paroquial, já teria feito um aborto e estaria esperando mais um filho do religioso. Devidamente informado pela população do desvio de conduta, dom Expedito exigiu que ele resolvesse a questão e deixasse a mulher. Maria José teria ido embora. Mas logo chegaram aos ouvidos do bispo a informação de que o padre arrumara uma substituta, de nome Quitéria.

Apesar dos vários relatos de troca de cartas entre o padre e suas amantes, onde estariam escritas confidências da vida a dois, os bilhetes sumiram. Eri Luigi, disse ter tido acesso, no passado, a algumas dessas correspondências, mas que nada havia de comprometedor. “Eu li muitas dessas cartas e ele era respeitador nelas. Não tinha nada disso, de caso”. Para ela, a má relação de Hosana com dom Expedito foi criada pela conjunção do disse-me-disse das beatas insatisfeitas com o temperamento forte e esquisito do padre, que algumas vezes viajava para sua fazenda no município de Correntes e deixava a população sem missa. O empresário Paulo Vieira, 70 anos, também aponta o fuxico da comunidade como estopim para a tragédia. “O que padre Hosana queria era que o bispo deixasse de dar ouvidos aos outros e soubesse da verdade aqui", disse. "O bispo também teve seus erros. O padre nunca teve mulher nenhuma. Isso só poderia acabar em coisa ruim”, lamentou. Viera era coroinha de Hosana naquele tempo e o descreveu como um “homem correto, de poucas palavras, mas de ação”. E também de atitudes intempestivas. Segundo alguns relatos, o pároco chegou a dar surras num vizinho bêbado que espancava as filhas e era agressivo com fieis. Ele ainda andava armado e atirava em cachorros que se aproximavam do seu cavalo, afirmam outros. Foi pelo conjunto da obra, e não apenas por seus romances, acreditam muitos, que dom Expedito, com aval do Vaticano, anunciaria na rádio a excomunhão de Hosana naquele 1º de julho.

O dia fatídico

“Naquele dia o padre celebrou uma missa muito dura contra dom Expedito. Logo depois, disse para o povo que logo mais eles teriam uma notícia vinda de Garanhuns sobre o bispo, mas ninguém esperava algo tão trágico. Foi um sofrimento muito grande para todos e, principalmente, para as duas cidades”, relembrou a religiosa Maria do Carmo Ferreira, 34 anos, sobre o episódio que o avô lhe contara várias vezes na infância. O pároco, sabendo da iminência da excomunhão que seria lida na Rádio Difusora, partiu de Quipapá com a ideia de também usar o microfone para se defender. Tomou o trem e, já em Garanhuns, seguiu de táxi para a rádio. Mas foi proibido de entrar e falar. Enfurecido, seguiu para a casa do bispo. Era perto das 18h30. “Dom Expedito tinha acabado de jantar quando bateram à porta. Assim que ele abriu, padre Hosana, sem dar uma palavra, disparou três vezes à queima roupa. Um tiro no braço e dois no tórax”, contou a missionária Terezinha Araújo Correia, 60 anos, atual curadora do Memorial Dom Expedito Lopes, localizado em Garanhuns. Tudo foi muito rápido. Hosana fugiu para o Mosteiro de São Bento, confessou o crime e pediu proteção de vida, já prevendo que seria caçado pelas autoridades. Enquanto isso, a agonia do bispo ganhava as ruas. Sem ambulância na cidade, ele foi transportado para o hospital na própria cama, colocada sobre uma caminhonete. Na unidade de saúde, recebeu apenas transfusões de sangue e depois de oito horas, já na madrugada do dia 2, morreu.

O nascimento de um mártir

Dom Expedito Lopes era o 5ª bispo da Diocese de Garanhuns e o que menos tempo ficou no posto. Em pouco mais de dois anos no cargo, foi assassinado. Mas também passou a ser aclamado como santo pela população. “A morte chamou muito a atenção das pessoas. Mesmo sabendo quem o feriu, ao invés de ficar revoltado, ele logo perdoou seu algoz. E no leito de morte pedia repetidamente que rezassem pelo padre Hosana”, comentou a missionária Terezinha. O sofrimento do bispo já era encarado como um ato de fé de um mártir e, desde então, passaram a dizer que ali estava um homem santo. Os relatos de milagres relacionados ao bispo logo começaram a aparecer. Entre eles, a de um dentista da cidade que acudiu o religioso baleado e teve as calças molhadas pelo sangue. As vestes foram guardadas e depois usadas como relíquia no difícil parto da esposa que corria risco de morte e se salvou. Mas o milagre mais famoso na época foi o de uma criança alagoana que atribuiu a cura de uma deficiência no pé à interseção do bispo. Pouco depois da morte, ainda na década de 50, as cartas de milagres que não paravam de chegar motivaram a abertura de um processo de canonização na Santa Sé. A religiosa Cândida Araújo, 87, velou a cabeceira da cama do bispo no hospital e é uma fervorosa defensora da santidade do bispo. “Tenho fé de que ainda verei dom Expedito no altar do Senhor.” A tesoureira da Cúria de Garanhuns, irmã Joelma Pinto, disse que o processo estava parado e foi reaberto em 2003, mas anda devagar. “Toda a parte que dependia de nós aqui no Brasil foi feita. Existe uma parte posterior que é feita em Roma e depende de termos uma pessoa lá, que tenha todas as competências necessárias para acompanhar o estudo e fazer a position, que é um documento com todos os fatos, virtudes e relatos de história de santidade dele”, explicou. Enquanto isso, o fervor na cidade não esmorece. “Ainda hoje as intenções de missas de agradecimento à intercessão de dom Expedito na Catedral continuam. São de três a cinco por mês, em agradecimento por graças alcançadas”, afirmou a missionária Terezinha.

A sombra da maldição

Padre Hosana era um homem popular no rastro de um comportamento contraditório para quem se dizia um homem de Deus. Desde sua ordenação, a relação dele com Garanhuns sempre foi complicada. Apesar de ter cursado o seminário na cidade, a equipe de formação da Diocese o classificou com inapto. Ele viajou ao Sul do País para obter a ordenação. Voltando a Pernambuco, teria sido transferido de duas paróquias por se envolver em atritos com os fieis.

As histórias sobre sua personalidade violenta o acompanharam por toda a vida. E ganhou novos holofotes depois da série de julgamentos que enfrentou. Foram três, no total. No primeiro, recebeu uma pena de menos de três anos. No segundo, foi absolvido e, no último, foi condenado a 19 anos de prisão. Na cadeia, segundo jornais da época, teria dito que se tivesse a chance mataria Expedito 100 vezes, porque deu a Diocese um santo, e por isso deveriam lhes ser grato. Excomungado e banido, mesmo assim vestia bata, realizava missas e batizados, seja dentro da cadeia ou fora dela. Hosana foi solto depois de cumprir menos da metade da pena. Chegou a visitar o túmulo do bispo e lutou para conseguir o perdão da Santa Sé, o que obteve pouco antes de ser brutalmente assassinado em novembro de 1997. Ele estava com 84 anos, morava em uma propriedade rural em Correntes e foi atingido com golpes de madeira na cabeça. Vizinhos agricultores com quem ele tinha desavenças chegaram a ser acusados, mas não havia provas suficientes. De lá para cá as investigações não avançaram e o processo foi arquivado. Para alguns supersticiosos, a morte dos religiosos tem ligação com uma suposta má sorte que ronda Quipapá. Uma antiga lenda da cidade aponta que o nome do local foi obra do diabo. Para os céticos, o sangue que marcou a história das duas cidades é a prova de que é a Igreja é feita por homens. Homens que vêm de uma sociedade marcada por descontroles sociais, econômicos e políticos.

http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/interior/2017/06/17/NWS,31423,70,704,NOTICIAS,2190-LIGADAS-POR-CRIME-GARANHUNS-PODE-TER-SANTO-QUIPAPA-VIVE-SOMBRA-VILAO.aspx

Assaí Atacadista projeta crescimento de 20% no Nordeste

O São João no Nordeste é uma data muito importante para a cultura e também para o varejo. Tradicionalmente, as vendas de produtos relacionados ao período apresentam crescimento bastante significativo em relação a outras épocas do ano. Com os consumidores prontos para comemorar a data, o Assaí Atacadista reforçou os estoques com os itens típicos dos festejos e muitas ofertas. Claudemir Carmo, diretor regional da rede para o Nordeste, explica que todas as lojas da região estão com ações especiais para a data e se transformaram em um grande arraial para aquecer a festa. “Fechamos parceria com nossos principais fornecedores e estamos com um jornal de ofertas especial de São João, com inúmeras promoções, que vão além dos produtos à base de milho como canjiquinha, canjica, milho de pipoca, flocão e farinha de milho, utilizados na produção de várias receitas tradicionais. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas, doces populares, leite condensado, embutidos e carnes também estão saindo bastante”, comenta.

Com um mês inteiro de festejos, as vendas aumentam ainda mais com a proximidade da data oficial do São João, comemorado no dia 24 de junho. “Seguindo o desempenho de resultados desde o inicio do mês de junho, a expectativa do Assaí é aumentar em 20% a venda de itens sazonais em todas as suas unidades na região Nordeste, na comparação com o mesmo período do ano passado”, afirma.

http://www.blogdasppps.com/2017/06/sao-joao-aquece-vendas-e-assai-atacadista-projeta-crescimento-de-20-no-nordeste.html

Pacto Pela Educação de Iati: Cuidar bem de todos é a prioridade

Capacitação das Merendeiras do Município.
Com o Governo Tonho de Lula, o município de Iati, passa por um momento rico em sua história. Iniciamos nossa gestão na Secretaria de Educação em fevereiro deste ano implantando o programa Pacto Pela Educação que é uma Política de Gestão por Resultados e desenvolvemos várias ações: Reordenamento da rede escolar; Redução de 15 turmas multisseriadas; Oferta de mais vagas no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais; Ampliação do programa de Transporte Escolar na zona rural, nos povoados de Santa Rosa, Quati e Bela Vista, além da cidade para atender a demanda de estudantes das 10 escolas que nucleamos; Realização até o momento de quatro formações continuadas para professores e coordenadores pedagógicos; Propiciamos diversas reuniões de alinhamento com a Equipe Gestora das escolas; Restabelecemos em parceria com a Secretaria de Educação do Estado o Programa Alfabetizar com Sucesso; Adquirimos por convênio com a ADAGRO uma camionete Ranger para visitas técnicas as escolas e outros serviços da municipalidade.

Estamos capacitando Merendeiras, Motoristas e concluindo as nossas reuniões do Pacto com os pais dos nossos estudantes que tem sido um marco deste governo de prestar conta e ouvir as pessoas, traçar metas, definir estratégias, pactuando a responsabilização de todos com os indicadores educacionais, tendo como objetivo final melhorar a qualidade do ensino público colocado à disposição da sociedade de Iati.

No Pacto pela Educação de Iati, cada um faz a sua parte. Um só cardápio para todos os estudantes das escolas da cidade, povoados e sítios, garantindo alimentação com qualidade duas vezes por turno. 

Já estamos confiantes nos bons resultados do nosso programa. A integração, professores, diretores e pais de alunos tem sido aceito positivamente por todos.

Paulo Lins
Secretário Municipal de Educação

Baixe o APP GUIA Festival de Inverno de Garanhuns 2017


A 6ª edição do aplicativo vem repleta de novidades e funcionalidades para os usuários e turistas que vão curtir o Festival de Inverno de Garanhuns. O App Guia do FIG já é sucesso, neste ano chegamos à mais uma edição do aplicativo, que está repleta de novidades e funcionalidades para os usuários e turistas que vão curtir o Festival. O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é um dos eventos mais importantes do estado de Pernambuco e preparamos tudo nos mínimos detalhes para você aproveitar.

Com o App Guia do FIG 2017, você não perde mais nenhuma informação e fica conectado com todas as atualizações do evento. Entre as funcionalidades do App Guia do FIG estão todas as informações sobre a Programação dividida por polo de animação, uma área na qual os usuários podem ver todas as atualizações do FIG publicadas nas Redes Sociais, guia comercial com lojas e serviços em Garanhuns e uma área exclusiva, a "Nossa Escolha", com destaque para as melhores lojas e serviços e os melhores bares, restaurantes e lanchonetes selecionados pelo App.Tratando-se de um guia completo para quem vai participar do FIG 2017, o App Guia do FIG é ideal, também, para os turistas, que podem conferir uma lista completa com as melhores dicas sobre hotéis e pousadas em Garanhuns, disponível na opção "Onde Ficar", enquanto a “Onde Ir" apresenta uma seleção com pontos turísticos e locais de entretenimento para o público já ir se esquentando.

O App já está disponível para baixar ele vai te ajudar a se programar com o evento e saber tudo o que precisa para ter os melhores dias em Garanhuns. Com disponibilidade para os sistemas Android e iOS, o App apresenta uma interface bem simples, com botões fáceis e todas as informações organizadas em seções. Com poucos cliques, você fica sabendo tudo! Quer saber tudo sobre o FIG 2017?  Então, baixe na App Store ou na Google Play, é grátis!

Para mais informações acesse: www.guiadofig.com


Arretada Comunicação

Anvisa determina suspensão de uso e distribuição de vacina contra rotavírus

Foto: O Imparcial.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da distribuição e do uso de 16 lotes da vacina Rotarix, imunizante oral utilizado para a proteção contra diarreia e vômito causados pela infecção por rotavírus humano. A decisão foi publicada ontem (16) no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a agência foi identificada desvio de qualidade na vacina em decorrência da “perda de integridade das bisnagas, durante o processo de fabricação, que resultou no vazamento das bisnagas contendo a vacina”.

As vacinas, fabricadas pela empresa GlaxoSmithkline, na Bélgica, são distribuídas no país pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos. Além da suspensão, a Anvisa também determinou o recolhimento dos lotes com data de validade vigente que ainda estiverem disponíveis no mercado.

Perivasc

A Anvisa também determinou a suspensão da importação, distribuição, comercialização e uso do medicamento Perivasc (diosmina + hesperidina), utilizado no tratamento das manifestações da insuficiência venosa crônica, como varizes, sequelas de tromboflebites e úlceras varicosas.

O medicamento é fabricado pela empresa espanhola Kern Pharma e importado para o Brasil pela Eurofarma Laboratórios S.A. Segundo a Anvisa, a inspeção realizada no período de 6 a 20 de janeiro deste ano considerou insatisfatórios os procedimentos para a elaboração do produto. O laudo para a suspensão da importação, distribuição e comercialização do produto se baseou nas “não conformidades detectadas durante inspeção para verificação de Boas Práticas de Fabricação na empresa”. Com a decisão, a empresa importadora deverá recolher os medicamentos que ainda estiverem em circulação no mercado.

Álcool Flop's

Outro produto que teve suspensa sua distribuição, comercialização e uso foi o Álcool Flop’s 46, fabricado por Indústria e Comércio de Produtos Químicos Tangará Ltda. Laudo da Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG) verificou que o lote 003 apresentou resultado insatisfatório em ensaio de teor alcoólico, aspecto e rotulagem. O estoque do lote do produto deverá ser recolhido pelo fabricante.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-06/anvisa-determina-suspensao-de-uso-e-distribuicao-de-vacina-contra-rotavirus

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Cantora de Forró Eliza Clivia e o marido morrem em acidente de carro

Cantora Eliza Clivia.
No início da tarde desta sexta-feira (16) a cantora paraibana Eliza Clivia, 36 anos, ex-vocalista da Banda Cavaleiros do Forró,  e o marido o baterista Sérgio Ramos morreram em um acidente de trânsito no Centro de Aracaju, segundo o produtor da cantora Jailson Souza.
A cantora, que iniciou a carreira solo há quatro meses, estava em Aracaju para divulgar um show, que seria realizado na noite desta sexta-feira (16), e fazer entrevistas.

De acordo com Souza , ela e o marido estavam em um veículo que bateu em um ônibus nas esquinas das ruas Arauá e Maruim, quando retornavam de uma entrevista. Além do casal, outras três pessoas da equipe estavam no carro foram socorridas, com ferimentos leves, e encaminhadas a um hospital de Aracaju. E segundo a polícia, elas foram identificadas como: Cleberton José dos Santos, João Paulo Tavares da Silva e Paulo Teixeira de Carvalho.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou através de nota o estado de saúde das vítimas: Cleberton José dos Santos, 35 anos, dirigia o carro de passeio, foi retirado das ferragens e estava consciente, desorientado, com sangramento auditivo, mas sem sinais de fratura. Paulo Teixeira de Carvalho, 38 anos, estava sem sinais de fratura e reclamando de dor lombar. João Paulo Tavares da Silva, 32 anos, também não apresentou fratura e apresentou dores no tórax.

http://blogdojaksonfitipaldi.blogspot.com.br/2017/06/cantora-de-forro-eliza-clivia-e-o.html

Governo de Pernambuco entrega mais 53 viaturas para as Polícias Militar, Científica e Civil


O governador Paulo Câmara entregou, ontem (15.06), mais 53 viaturas com o objetivo de fortalecer as ações da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e da Polícia Científica. Desse total, 36 caminhonetes serão destinadas ao policiamento ordinário da PM no Agreste e no Sertão do Estado. Outras 16 atuarão nas gerências de Polícia Científica do Recife e do Interior do Estado e uma reforçará a Polícia Civil . Os veículos - todos do modelo Hilux 4x2 - estarão nas ruas a partir de hoje e fazem parte da renovação de frota que acontece a cada dois anos. A ação integra o Plano de Segurança de Pernambuco, lançado em abril, que prevê investimentos de cerca de R$ 300 milhões na área.

"Estamos reforçando a nossa frota, substituindo e ampliando o número de viaturas para que as forças de segurança possam atuar da melhor maneira. O Plano de Segurança está estruturando todas as áreas da nossa segurança pública, o que nos dá a certeza de que Pernambuco avançará muito na construção de uma cultura de paz", destacou o governador Paulo Câmara.

Para a renovação e ampliação das frotas, está previsto um investimento de mais R$ 80 milhões para continuar as entregas de novas viaturas em 2017. Ao todo, serão 320 novas caminhonetes e outros 487 novos veículos do tipo hatch e utilitários para todas as regiões do Estado. Também está sendo providenciada a aquisição de 700 novas motocicletas e 3,5 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Já o Batalhão de Choque receberá 12 novos veículos, são eles: três micro-ônibus, quatro vans com 16 lugares cada, quatro caminhonetes 4x4 e um ônibus com 40 lugares.

Entre outras ações já anunciadas e que também integram o Plano de Segurança de Pernambuco estão a mudança da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) para a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), composto por 300 profissionais especializados; a sanção da Lei que cria o 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), em Caruaru; a promoção de oficiais, subtenentes e sargentos da PMPE; e a criação da 9ª Companhia Independente da PM em Araripina, que atuará no policiamento ostensivo do município.

http://www.pe.gov.br/blog/2017/06/16/governo-de-pernambuco-entrega-mais-53-viaturas-para-as-policias-militar-cientifica-e-civil/

Inscrições abertas para o Concurso UPE 2017

As inscrições  estão abertas seguindo até 16 de julho de 2017, pelo site da UPENET (www.upenet.com.br). A taxa é de R$ 100 para os cargos de analista técnico em gestão universitária e médico e de R$ 70 para o cargo de assistente técnico em gestão universitária. 

As oportunidades oferecidas pela universidade serão para vagas nas Unidades de Educação e de Saúde em Arcoverde, Caruaru, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Garanhuns, Mata Norte, Mata Sul, RMR e o Complexo Hospitalar da Universidade.

Especialidades do edital UPE

Da oferta total, 157 são destinadas ao cargo de analista técnico de gestão universitária, 222 para assistente técnico de gestão universitária e 9 voltadas aos médicos. As remunerações variam de R$ 1.157,98 a R$ 7.514,74, para jornada de 30hs semanais.

São chances para administrador, analista de sistemas, assistente social, bibliotecário, biomédico, contador, biólogo, engenheiro, fisioterapeuta, pedagogo, psicólogo, secretária executiva, terapeuta ocupacional e tradutor, todos para nível superior.

Já para o nível médio as funções são: assistente administrativo, técnico administrativo, técnico em contabilidade, técnico em arquivo, técnico em informática, técnico em saúde bucal, técnico de laboratório, técnico em secretariado, técnico de enfermagem, técnico em edificações, técnico em radiologia e atendente de clínica odontológica.

O último concurso para servidores da UPE aconteceu em 2012, com apenas 50 vagas disponibilizadas apenas para as unidades de educação da Universidade no interior.

Etapas concurso UPE 2017

A avaliação será constituída de prova escrita objetiva para quem concorrer ás vagas de assistente e gestão universitária. Para os cargos de médico e analista de gestão universitária haverá duas etapas: teste de conhecimentos e habilidades, de caráter eliminatório e classificatório e prova de títulos, apenas de caráter classificatório.

A avaliação escrita consistirá de 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 para português, 10 para raciocínio lógico e 20 para conhecimentos específicos de cada cargo.  O tempo total de duração da prova será de  04 (quatro) horas, sendo aplicada no dia 27 de agosto de 2017 no Recife e nos municípios de Nazaré da Mata, Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina.

O prazo de validade do concurso se esgotará em 02 (dois) anos a contar da data da homologação de seu resultado final no Diário Oficial, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período através de Portaria Conjunta SAD/UPE, a critério da Universidade de Pernambuco.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 26 de setembro.

Detalhes concurso UPE: 

Concurso: Universidade de Pernambuco (Concurso UPE).
Banca organizadora: Upenet
Cargos: Assistente; Analista
Escolaridade: Nível médio e  superior
Número de vagas: 388 + CR
Remuneração: Até R$ 7.514,74
Inscrições: de 15 de junho a 16 de julho de 2017
Valor da inscrição: R$ 100 ou R$ 70
Data prova objetiva: 27 de agosto de 2017

https://blog.grancursosonline.com.br/concurso-upe-2017/

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

São muitas as formas de violência contra a pessoa idosa: maus-tratos físicos e psicológicos, coação, exploração econômica, negligência, restrição de liberdade, dor. 

A violência contra idosos é considerada um fenômeno mundial. Não são raros casos de idosos agredidos por quem deveria cuidá-los. Essas violações acontecem, geralmente, com idosos dependentes de cuidados especiais, que não têm mobilidade, que estão enfermos ou perderam as forças para lutar.

Neste cenário, que infelizmente tem atravessado gerações, foi criado em 2006 o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Uma iniciativa da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa e da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de criar uma consciência social e política da existência desse tipo de violência.

A população idosa cresce e se diversifica em vários países. E no Brasil não é diferente. Estudos indicam que até 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no País. É preciso garantir um envelhecimento digno e pleno.

É fundamental lançar um olhar mais atento, mais apurado a este tipo de violência permanente: mais de 80% dos casos de violência contra idosos acontece dentro de casa, onde os cuidados são negligenciados.

O Brasil possui um conjunto de leis – como o Estatuto do Idoso –, além de dispositivos e ações interdisciplinares, que promovem o envelhecimento saudável e asseguram o cumprimento de direitos garantidos por lei; participação social e cuidados de atenção especial à saúde.

A pessoa idosa merece ser bem tratada, e isso não pode e nem deve ser encarado como um simples favor, mas como dever de todos.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-06/historia-hoje-dia-mundial-de-conscientizacao-da-violencia-contra-pessoa-idosa

quarta-feira, 14 de junho de 2017

HPV: Público masculino entre 11 e 14 anos podem ser imunizados

Foto: g1.globo.com
Desde janeiro deste ano, o calendário nacional de vacinação incluiu a vacina contra o HPV para meninos de 12 e 13 anos. A partir deste mês de junho, o Ministério da Saúde (MS) decidiu ampliar essa faixa etária para garotos entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Desde o início da incorporação, 38.069 jovens pernambucanos tomaram a primeira dose e 1.308 a segunda. Com esse acréscimo de faixas etárias, a expectativa é beneficiar cerca de 345 mil rapazes.

A vacina protege contra quatro subtipos mais frequentes do vírus HPV (6, 11, 16 e 18). “Além de tomar a primeira dose da vacina, os pais e responsáveis precisam ficar atentos para que seja feita a segunda dose após seis meses. Só assim o esquema ficará completo e os jovens protegidos”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.

A vacinação contra o HPV possibilita a prevenção de cânceres de pênis, ânus e orofaringe, além das verrugas genitais. Além disso, vacinar o público masculino também contribui para a prevenção das mulheres e deve impactar positivamente no perfil epidemiológico das infecções atribuídas ao HPV em ambos os sexos.

Além dos meninos, a vacina contra o HPV também é fornecida para as meninas entre os 9 e 13 anos, também em duas doses. No caso desse público, a proteção se dá para os cânceres de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

Os postos de saúde também vacinarão jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids. Nesses casos, serão três doses, com intervalo de dois e seis meses após a primeira dose. 

http://www.pe.gov.br/blog/2017/06/14/hpv-vacinacao-e-ampliada-no-publico-masculino-agora-jovens-entre-11-e-14-anos-podem-ser-imunizados/

Prefeitura de Garanhuns informa funcionamento das feiras no Dia de São João

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente informa que as feiras livres que seriam realizadas no sábado (24) serão antecipadas para a sexta-feira (23). A mudança se deve ao feriado de São João. Sendo assim, as feiras livres da Boa Vista e da Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga), passam a ser na sexta-feira, no horário habitual de realização. Na semana seguinte, o dia de realização das feiras voltam ao normal. 

Secom/PMG.

Homem Desaparecido em Garanhuns: João da SUCAM


Um homem está desaparecido desde a manhã desta segunda-feira (12), quando saiu da cassa que mora com a família no bairro Brasília, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco.

João Batista Bezerra Maciel, (João da SUCAM), de 59 anos, apresenta um quadro depressivo e está em tratamento.

Qualquer informação que leve a sua localização, deve ser imediatamente informada a família pelos fones: (87) 9 9609 0673 ou (87) 9 8164 6838.

terça-feira, 13 de junho de 2017

MEC libera orçamento para obras do IFPE

Foto: Portal Belo Jardim em Foco.
O ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho, anunciou, nesta segunda-feira (12), a liberação de R$ 17,49 milhões para duas obras do IFPE: R$ 16,35 milhões para a construção da sede definitiva do Campus Abreu e Lima e R$ 1,14 milhão para o saneamento do Campus Belo Jardim.

Este é um marco importante para o IFPE. A sede definitiva do campus dará ainda melhores condições para o desenvolvimento da educação, com novas instalações e equipamentos. Para Belo Jardim, as obras de saneamento darão nova vida a um campus de grande dimensão", declarou o ministro.

O anúncio foi realizado no Escritório do Ministério da Educação, em Recife, e contou com a presença da reitora do IFPE, Anália Ribeiro, e do pró-reitor de Administração do Instituto, Rozendo França. Também participaram da reunião a diretora geral do Campus Abreu e Lima, Maria de Fátima Cabral, o diretor geral do Campus Belo Jardim, Francisco das Chagas, o diretor de Administração e Planejamento do Campus Abreu e Lima, Cleilton Pereira, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Romero Filho, além de outros integrantes das equipes do IFPE e do MEC.

http://www.ifpe.edu.br/noticias/mec-libera-orcamento-para-obras-do-ifpe/view

Paróquia de Bom Conselho completa 180 anos

A comunidade católica do município de Bom Conselho está em festa. É que nesta segunda-feira, 12 de junho, a Paróquia de Jesus, Maria e José que atualmente tem como pároco o Padre Marcelo Protázio,  completou 180 anos de criação.
Neste tempo, acolheu, de portas abertas, milhares e milhares de fiéis, realizou inúmeros batizados e casamentos, e muitos foram os que realizaram a sua primeira comunhão na paróquia, dentre outros momentos importantes da história da instituição.

A história da Paróquia de Jesus, Maria e José se mistura a fé e devoção dos católicos conselhenses, e de tantos outros de várias localidades que participaram direta ou indiretamente destes 180 anos de existência da paróquia. Texto: Tiago Padillha.

http://vereadorwellingtonfreitas.blogspot.com.br/2017/06/paroquia-de-bom-conselho-180-anos-de.html

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Projeto Travessia: Gestores realizaram encontro na GRE do Agreste Meridional

A GRE do Agreste Meridional realizou na última sexta-feira (09) um encontro com os gestores das escolas estaduais que ofertam turmas do Projeto Travessia de todo o Estado de Pernambuco. Com o tema “Por uma Educação para o Desenvolvimento do Ser”, o evento é promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco, por meio da Gerência de Programas de Correção de Fluxo, e pela Fundação Roberto Marinho.

Pela manhã, o encontro contou com uma palestra do Dr. Luiz Schettini Filho, que conduziu uma conversa sobre o tema “Quem sou eu”. Ele é teólogo, filósofo e psicólogo. Desenvolve sua atividade profissional nos últimos 45 anos em Psicologia Clínica, especialmente na área de psicoterapia de crianças e adolescentes. Além disto, é autor de livros como “Pedagogia da Ternura” e “Educar com Afeto”.

O período da tarde é dedicado a um Colóquio Pedagógico, com estudos de textos, exibição de vídeo e apresentação do projeto Qualifica, que faz parte da metodologia do Travessia.

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/2017/06/gestores-de-escolas-que-ofertam.html

Garanhuns terá três feriados em junho

Igreja Matriz de Santo Antônio.
A Prefeitura de Garanhuns informa que serão feriados os dias 13, 15 e 24 deste mês. No dia 13 de junho (terça-feira) comemora-se o Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, sendo assim um feriado municipal. No dia 15 de junho (quinta-feira), é celebrado pela Igreja Católica o Corpus Christi com a realização de celebrações religiosas e a confecção de um imenso tapete, com cenas bíblicas retratadas pelos fiéis com pó-de-serra, na Avenida Santo Antônio, principal via do centro da cidade. Já no sábado (24 de junho) é comemorado o Dia de São João, também de tradição católica, considerado uma das maiores festas juninas, principalmente no Nordeste. Desta forma, nos dias úteis que são feriados, não haverá aula na rede municipal, nem atendimento nos prédios públicos. Serviços de SAMU e limpeza urbana funcionam normalmente. 

Secom/PMG.

MEC divulga nesta segunda-feira resultado do ProUni do 2º semestre

O Ministério da Educação divulgará nesta segunda-feira (12) o resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017. Estão sendo oferecidas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior. O resultado estará disponível na página do programa na internet. Até o dia 19 de junho, os estudantes pré-selecionados deverão procurar as instituições de ensino para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações levará, automaticamente, à reprovação do candidato.

Podem concorrer às bolsas do ProUni estudantes brasileiros da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares, que não tenham diploma de curso superior. É preciso ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame e não ter tirado zero na redação.

Os candidatos que pleitearem bolsas integrais devem ter renda familiar bruta mensal per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio. No caso da bolsa parcial, a renda familiar não pode ser maior que três salários mínimos.

Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.

O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas. A primeira está marcada para amanhã e a segunda está prevista para 26 de junho. Na segunda chamada a comprovação das informações deverá ser feita de 26 a 30 de junho.

Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Nesse caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-06/mec-divulga-amanha-resultado-do-prouni-do-segundo-semestre

domingo, 11 de junho de 2017

Concurso CONTER e CRTRs abre 2.295 vagas

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) divulgou o edital para realização de concurso público unificado destinado ao provimento de vagas e formação de cadastro de reserva dos quadros de pessoal do próprio CONTER e dos respectivos Conselhos Regionais (CRTRs). Sob a execução do Instituto Quadrix, o seletivo oferece mais de 70 imediatas e destinará 2.217 oportunidades para formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Administrativo, Agente Fiscal, Assistente Administrativo, Recepcionista, Agente Fiscal, Serviços Gerais, Contador, Advogado, Auxiliar Administrativo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Assistente Financeiro, Motorista, Assistente Financeiro JR e Assistente Administrativo JR.

As chances serão para lotação em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Aracajú, Maceió, Salvador, Goiânia, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá, Vitória, Recife, Natal, São Luís, Teresina, Porto Velho e Manaus. O menor salário inicial oferecido será de R$ 937,00 e o maior de R$ 3.800,00, acrescido de benefícios como auxílio transporte e alimentação, plano de saúde e outros, pelo regime CLT.

Aos candidatos com deficiência e aos candidatos negros o edital assegura o direito de inscrição, sendo reservado o percentual legal específico para cada uma dessas categorias.

Para quem deseja participar da concorrência, será admitida a inscrição exclusivamente via site www.quadrix.org.br, solicitada até o dia 10 de julho de 2017. A taxa de inscrição é de:

- R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental;
- R$ 60,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 70,00 para os cargos de nível superior.

O concurso consistirá de prova objetiva para todos os candidatos e provas de títulos e experiência profissional, somente para os inscritos para cargos de nível superior que forem habilitados na prova objetiva, seguindo os quantitativos previstos.

A prova escrita objetiva para as vagas do CONTER, em Brasília, será realizada no dia provável 30 de julho de 2017, na própria capital federal. Já os que concorrerem às vagas dos CRTRs farão as provas no dia 06 de agosto de 2017 nas cidades de Brasília, Aracaju, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Goiânia, Maceió, Manaus, Recife, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, Teresina e Vitória.

A validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.