sábado, 1 de julho de 2017

Sinal analógico será desligado no Recife e em 13 cidades de Pernambuco em julho

Um total de 600 mil kits de conversor e antena para sintonizar o sinal digital de televisão deve ser entregue no Recife e em 13 cidades vizinhas, onde o desligamento do sinal analógico está marcado para o dia 26 de julho. Os kits são distribuídos gratuitamente para famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, entregou ontem (30) o kit de número 400 no bairro de Pina, no Recife. Na região, 44% dos domicílios ainda possuem aparelho de televisão de tubo e, portanto, sintonizam apenas o sinal analógico. Uma portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações estabelece que é necessário que 90% dos domicílios contem com o sinal digital para que ocorra o desligamento da TV analógica.

Além do Recife, o sistema analógico será desligado em julho em Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista, e São Lourenço da Mata.

O desligamento da TV analógica em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Juazeiro do Norte (CE) e Sobral (CE) está marcado para 27 de setembro deste ano. A previsão de desligamento do sistema no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES) é em 25 de outubro. Em Belo Horizonte (MG) e na região metropolitana, deverá ser feito em 8 de novembro. E em várias cidades do interior de São Paulo - Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba deverá acontecer no dia 29 de novembro.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-07/sinal-analogico-sera-desligado-no-recife-e-em-13-cidades-de-pernambuco-em

Pacto Pela Educação de Iati

O município de Iati  passa por um momento rico em sua história. Iniciamos nossa gestão na Secretaria de Educação em fevereiro deste ano implantando o programa ‘Pacto Pela Educação’ que é uma Política de Gestão por resultados e desenvolvemos várias ações: Reordenamento da rede escolar; Redução de 15 turmas multisseriadas; Oferta de mais vagas no Ensino Fundamental nos anos iniciais e finais; Ampliação do programa de Transporte Escolar na zona rural, nos povoados de Santa Rosa, Quati e Bela Vista, além da cidade para atender a demanda de estudantes das 10 escolas que nucleamos; Realização até o momento de quatro formações continuadas para professores e coordenadores pedagógicos; Propiciamos diversas reuniões de alinhamento com a Equipe Gestora das escolas; Restabelecemos em parceria com a Secretaria de Educação do  Estado   o  Programa  Alfabetizar  com Sucesso; Adquirimos por convênio com a ADAGRO uma camionete Ranger para visitas técnicas as escolas e outros serviços da municipalidade.

Estamos capacitando Merendeiras, Motoristas e concluindo as nossas reuniões do Pacto com os pais dos nossos estudantes que tem sido um marco deste governo de prestar conta e ouvir as pessoas, traçar metas, definir estratégias, pactuando a responsabilização de todos com os indicadores educacionais, tendo como objetivo final melhorar a qualidade do ensino público colocado à disposição da sociedade de Iati.

No Pacto pela Educação de Iati, cada um faz a sua parte. Um só cardápio para todos os estudantes das escolas da cidade, povoados e sítios, garantindo alimentação com qualidade duas vezes por turno.

Já estamos confiantes nos bons resultados do nosso programa. A integração, professores, diretores e pais de alunos tem  sido aceito positivamente por todos.

Paulo Lins
Secretário Municipal de Educação

Arraiá da GRE resgata cultura das cinco regiões do Brasil

O mês de junho acaba  mas antes a GRE do Agreste Meridional encerrar o ciclo de festejos com o seu já tradicional Arraiá. Os servidores da sede da Gerência se vestiram a caráter, preparam as comidas típicas e entraram no clima da época mais nordestina do ano. Mas não só de Nordeste foi feito o São João da GRE. Neste ano, a proposta foi representar, por meio das cinco coordenações gerais, a diversidade das comemorações juninas nas cinco regiões que compõem o Brasil. As coordenações gerais de Desenvolvimento da Educação (CGDE), Integral e Profissional (CGIP), Planejamento e Articulação (CGPA), Gestão da Rede (CGGR) e Administração e Finanças (CGAF) pesquisaram e representaram as regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste, Sul e Nordeste, respectivamente, mostrando suas danças, comidas e trajes.

O resultado do talento e da criatividade das equipes foi uma festa animada, bonita, rica em cultura, e, é claro, bastante divertida.

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/2017/06/arraia-da-gre-resgata-cultura-das-cinco.html

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Reajustes de preços da gasolina e diesel podem ser diários, anuncia Petrobras

Créditos da Foto: Paraná Portal - Uol
A Petrobras anunciou hoje (30) mudanças na sua política de reajuste dos preços da gasolina e do diesel comercializados em suas refinarias em todo o país. Os reajustes poderão, a partir da próxima segunda-feira (3), ocorrer em menor espaço de tempo, com a possibilidade de ser até diários, dependendo das oscilações do preço do produto no mercado externo. A revisão da política de preços da estatal foi aprovada quinta-feira (29), pela Diretoria Executiva e comunicada hoje à imprensa e ao mercado pelos diretores de Finanças e Relacionamento com os Investidores, Ivan Monteiro, e de Refino e Gás Natural, Jorge Celestino.

“Com as alterações, a partir de segunda-feira (3), a área técnica de marketing e comercialização da companhia terá delegação para realizar ajustes nos preços, a qualquer momento, inclusive diariamente, desde que os reajustes acumulados por produto estejam, na média Brasil, dentro de uma faixa determinada (-7% a +7%), respeitando a margem estabelecida pelo Gemp (Grupo Executivo de Mercado e Preços)”, informou a diretoria.

Qualquer alteração fora dessa faixa terá que ser autorizada pelo grupo, composto pelo presidente da estatal Pedro Parente e pelos diretores executivos de Refino e Gás Natural e Financeiro e de Relacionamento com Investidores

Na avaliação do diretor Ivan Monteiro, a mudança “representa um novo marco na politica de preços da companhia ao dar maior liberdade e margem de ação à área comercial, que terá liberdade para praticar [para cima ou para baixo] reajustes até mesmo diariamente”.

A avaliação do diretor da Área de Refino e Gás natural, Jorge Celestino, “os ajustes que vinham sendo praticados, desde o anúncio da nova política em outubro do ano passado, não vinham sendo suficientes para acompanhar a volatilidade crescente da taxa de câmbio e das cotações de petróleo e derivados no mercado externo”.

No entendimento da diretoria da estatal, “com a revisão anunciada, a nova política de preços aprovada permitirá maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo e possibilitará à companhia competir de maneira mais ágil e eficiente, recuperando parte do mercado que vinha perdendo para os derivados importados”.

Os diretores fizeram questão de ressaltar que, com as alterações, “os princípios da política de preços, aprovada em outubro de 2016, permanecem inalterados, levando em consideração o preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação, impostos (PIS, Cofins e ICMS) e o nível de participação no mercado”.

No último reajuste anunciado pela Petrobras, ainda na vigência da atual política, feito no dia 14, o diesel subiu 5,8% e a gasolina 2,3%.

Os diretores anunciaram, ainda, que os reajustes futuros no preço dos combustíveis passarão a ser divulgados pela internet, no site da companhia (www.petrobras.com.br/precosdistribuidoras) e nos canais internos de comunicação aos clientes.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-06/reajustes-de-precos-da-gasolina-e-diesel-podem-ser-diarios-anuncia

Décima edição do concurso Arte Livre para estudantes de Pernambuco


O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PE convoca estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas do Estado para participarem da 10ª Edição do Concurso Arte Livre. O objetivo desse concurso é ampliar a discussão sobre os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, de forma a fortalecer o protagonismo infanto juvenil. A edição 2017 é dividida em três categorias: desenho, texto e vídeo.

Este ano o Arte Livre, que contempla os 184 municípios mais o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, terá como tema “Conselho Tutelar: Defensor dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Nessa perspectiva os alunos irão desenvolver trabalhos relacionados ao tema, em uma das três categorias. Esses trabalhos deverão ser entregues na sede o CEDCA/PE, até o dia 15 de agosto, para que os avaliadores possam definir os três primeiros colocados de cada categoria. Também serão premiados as escolas e os professores orientadores.

Os interessados em participar podem acessar o site www.cedca.pe.gov.br, onde encontrará o regulamento, ou ligar para o número 3184.7002/7003, para obterem maiores informações sobre o concurso.

ARTE LIVRE - Na 9ª Edição o tema foi Trabalho Infantil não é Legal”. Nesta edição, o concurso contou com a participação de 6.249 estudantes de 192 escolas públicas e privadas do Estado de Pernambuco, situadas em 40 municípios.

Foram encaminhadas ao CEDCA/PE 6.249 produções, sendo 4.374 da categoria desenho, 1.869 da categoria texto e 06 trabalhos encaminhados na categoria vídeo.

Serviço:

Local para entrega dos trabalhos
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
R. das Ninfas, 65, Boa Vista – Recife/PE
CEP: 50070-050

http://www.pe.gov.br/blog/2017/06/29/decima-edicao-do-concurso-arte-livre-para-estudantes-de-pernambuco/

São Lourenço da Mata recebe a 12ª edição do SLF MMA

Thawã Ril.
Buscando fortalecer o MMA como esporte e atrair cada vez mais atletas, adeptos e fãs para a modalidade, o São Lourenço Figth MMA, chega a sua 12ª edição, prometendo trazer um grande evento de MMA a cidade de São Lourenço da Mata. Durante o torneio, vinte e quatro atletas se enfrentam em um card que conta com 12 lutas. O evento será realizado no dia 08 de julho, à partir das 20h, no Flamengo Atlético Clube, que fica localizado na Rua Doutor Pedro Augusto C. Araújo – s/n, São Lourenço da Mata. Os ingressos custam entre R$ 20,00 e 200,00 e podem ser adquiridos no local no dia do evento ou através dos telefones: 987822206 e 998702891.

De acordo com o organizador, Emanuel Bruguelo, é importante para São Lourenço receber um evento que conta com diversos lutadores conhecidos em território nacional e internacional.

“Além de conhecer lutadores que estão no circuito internacional, como é o caso do thawã Rill, e viver a experiência das grandes competições, os atletas ganham destaque e valorização. Motivar jovens para a prática do esporte é um dos principais objetivos do Evento", disse Emanuel.

O SLF MMA preparou um card com 12 lutas para o torneio. O destaque fica por conta da luta principal da noite, que será travada pelo atleta Marcelo Selva, que encara Thawâ Rill, pelo cinturão interino meio-médio (até 77kg). Os combates serão mediados pelo árbitro Glauber Barbosa, que é, também, presidente da Associação de Árbitros de MMA de Pernambuco.  O evento conta, também, com a participação da modelo Amanda Silva, marcando presença como Ring Girl.

Além de prestigiar um excelente evento de artes marciais, quem for ao SLF MMA vai poder exercitar a solidariedade e até sair de roupa nova. Durante o evento, a MXA, marca especializada em roupas e materiais esportivos, promove o sorteio de algumas de suas peças. Os interessados em concorrer à premiação, podem adquirir um cupom durante o evento. O valor arrecadado, será destinado à turma de estudantes de Comunicação Social da Uninassau, que recentemente teve o dinheiro da formatura roubado por um colega de classe.

Confira a programação

01 Chambinho Silva x Jefferson Santos 57
02 Murilo Vieira x Adriano Druko 100
03 Brandon Lopes x Jorge Ferreira 70
04 Alyson Balão x Luanderson Tourinho 57
05 Jardel Silva x Fagner Rodrigues 70

Card principal:

06 Rick Ferreira x Maicon Mamute 77
07 Valdé Sousa x Victor Baracho 61
08 Ruan Julio x Ulisses Neto 77
09 Paulo Santana x Danilo Messias 77
10 Nuno Costa x Arlan Silva 61
11 Juan Carlos x Rogers Victor 66
12 Marcelo Selva x Thawâ Rill 77 – Disputa de cinturão (Interino)

Serviço: SLF MMA 

Local:Flamengo Atlético Clube. Rua Doutor Pedro Augusto C. Araújo – s/n, São Lourenço da Mata.
Data:8 de Julho
Hora:20h
Ingressos: R$20,00 Pista. R$30,00 Vip. 200,00 Camarote

Danilo Mensil
(81) 9- 85067496

Regulamentação do Cartão Reforma é publicada no Diário Oficial

O decreto que regulamenta o Cartão Reforma foi publicado hoje (30) no Diário Oficial da União. O objetivo do cartão é permitir que famílias com renda mensal de até R$ 2.811,00 tenham acesso a recursos públicos subvencionados para que possam fazer reformas de suas moradias. De acordo com o decreto, o valor da parcela da subvenção econômica será definido em termo de compromisso firmado entre o Ministério das Cidades e os entes responsáveis pelas ações do Programa Cartão Reforma, e será transferido ao ente apoiador, conforme andamento das ações do programa no município ou no Distrito Federal.

Para participar, o beneficiário deverá ser proprietário do imóvel e morar no local onde será feita a reforma. Terão prioridade famílias cujo responsável seja uma mulher, que tenham, entre os integrantes, idosos ou pessoas com deficiência.

O pagamento da parcela da subvenção econômica poderá ser feito de forma fracionada. O cartão será nominal e intransferível e tem validade de um ano, sendo necessário utilizar no período de vigência. A execução da obra de responsabilidade da família beneficiada receberá apoio de arquiteto e engenheiro. Eles verificarão a necessidade específica de cada residência.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-06/regulamentacao-do-cartao-reforma-e-publicada-no-diario-oficial

quinta-feira, 29 de junho de 2017

FIG 2017: Mart’nália e Isadora Melo estão confirmadas

Isadora Melo.
A voz rara e a maturidade musical de Isadora Melo vão abrir o 27º Festival de Inverno de Garanhuns. A jovem cantora pernambucana, já com uma trajetória firme, forjada nas rodas de choro e samba – e ainda nas parcerias com expoentes da nova música pernambucana – apresenta o álbum Vestuário no dia 20 de julho, no Teatro do Centro Cultural Alfredo Leite (Estação Ferroviária).

“Estou muito feliz e honrada de abrir o festival. Acompanho e vivo o FIG desde os meus 9 anos de idade. Garanhuns foi palco de shows e peças marcantes na vida e sei da importância de fazer parte desse evento. O show vai caminhar pelo disco Vestuário, além de algumas releituras, seguindo a mesma linha poética do disco”, antecipa a cantora. No palco, Isadora será acompanhada pelo seu “irmão postiço”, o músico Juliano Holanda; seu parceiro desde o início da carreira, o bandolinista Rafael Marques; o baixista Rogê Victor; e o acordeonista garanhuense Julio Cesar.

Alguns dos instrumentistas mais reverenciados da música brasileira também farão participações: o violoncelista e arranjador carioca Jaques Morelenbaum e o cantor e percussionista mineiro Maurício Tizumba. A cantora cearense Mona Gadelha também participa do espetáculo, em um momento especialmente elaborado para destacar a obra do grande homenageado do FIG 2017, o cantor e compositor Belchior.

O artista cearense, falecido no último mês de abril, ganhará ainda um tributo no maior polo do Festival – o Palco Mestre Dominguinhos -, na sexta-feira, 21 de julho, com a presença de grandes nomes da música nacional.

Neste mesmo palco, mas no dia 28/07, a sambista Mart’nália, que está em turnê do seu mais recente trabalho, o disco + Misturado, é presença confirmada.

Secom/PMG.

Criado Conselho de Clubes de Serviço em Garanhuns

Primeira Diretoria: Neide Brandão,
José Paulo, Ulisses Pereira (D) e Luiz Carlos (E).
Garanhuns possui dois clubes de Lions e dois de Rotary, e seus dirigentes resolveram criar um Conselho dos Clubes, para aproximar e discutir temas relevantes para Garanhuns e região. O Conselho será composto por 12 pessoas, sendo três indicações de cada clube,  o presidente e dois delegados. Na noite da terça-feira (27), no Restaurante Napolitana, o conselho foi formalizado e escolhida sua primeira diretoria que ficou com Neide Brandão (presidente), José Paulo da Silva (vice), Ulisses Pereira (secretário) e Luiz Carlos Andrade (2º secretário).

As reuniões serão mensais e buscarão fortalecer os serviços dos clubes, assim como debater temas que tenham impacto direto no desenvolvimento regional, em todos os segmentos econômicos e sociais.

http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/2017/06/rotary-e-lions-criado-conselho-de.html

Mansão do Forró encerra os festejos juninos em Caruaru

Luan Estilizado.
Será em grande estilo o encerramento do espaço que fez o maior sucesso durante o São João de Caruaru. A Mansão do Forró recebe Luan Estilizado, Benil e Davi Firma para fechar a temporada 2017. Os shows serão no próximo sábado (1º), a partir das 15h. O paraibano Luan Estilizado participou do programa Super Star e ficou entre os três melhores grupos musicais. Na apresentação, ele fará uma mistura de ritmos do forró tradicional ao estilizado, cantando sucessos como Solteiro na Sexta, Ai Que Saudade D'Ocê e Vai Ficar Querendo. 

Natural de Caruaru, Benil também promete não deixar ninguém parado. A carreira do artista é marcada pelas canções com letras românticas. Entre as principais músicas estão Esquece tudo e Coragem para falar. Nos shows, ele também lembra sucessos de Elba Ramalho, Gonzagão e Nando Cordel. 

Já Davi Firma está preparando um show inesquecível. Prata da casa, Davi e a banda Forró do Firma possuem uma média mensal de 15 apresentações por mês. Davi é conhecido pelo seu jeito inovador e por manter o seu repertório sempre atualizado acompanhando as tendências atuais. No repertório, não vão faltar Coração Teimoso, Decide Aí e Farreiro. 

A MANSÃO DO FORRÓ

Os produtores da TFM Promoções, leia-se Tonynho Rodrigues, Fred Gomes e Magno Cumaru, aproveitam a despedida da casa para celebrar o sucesso da segunda edição. Foram sete dias de muito forró e sertanejo, recebendo nomes como Gabriel Diniz, Jonas Esticado, Wallas Arrais, Geraldinho Lins e Novinho da Paraíba. 

Realizada pela TFM em parceria com a TV Asa Branca, a Mansão do Forró disponibiliza dois amplos espaços para o público, a Área Cultural (com trios pé de serra) e a Área de Shows. Há ainda uma praça de alimentação, com diversas opções gastronômicas. A Mansão do Forró tem capacidade para 700 pessoas. Uninassau, Skol, Chivas, Óticas Diniz e Honda patrocinam o espaço.

SERVIÇO:

Sábado (1/7), shows com Luan Estilizado, Benil e Davi Firma. Ingressos: R$ 50. Informações: (81) 3719-6819. A partir das 15h. Endereço: Rua Saldanha Marinho, 911, Maurício de Nassau, Caruaru

Mariana Layme
Mia Comunicação

Dinheiro Falso: Aplicativo do Banco Central ajuda identificar

O Banco Central disponibiliza na Google Play e Apple Store um aplicativo que ajuda a identificar as cédulas do Real que são verdadeiras.

O app consiste em analisar as duas gerações das cédulas lançadas em nosso país e lhe mostrar os pontos de segurança que cada uma possui. Ele não faz isso automaticamente, informando automaticamente a você se a cédula do Real é verdadeira ou falsa, mas mostra o que você deve verificar para diagnosticar isso.

Como instalo o App Dinheiro Brasileiro

Você pode abrir o Google Play em seu Android ou Apple Store em seu iPhone ou iPad e procurar pelo Dinheiro Brasileiro e mande instalar. Ou acesse as seguintes urls:



Como eu utilizo o App Dinheiro Brasileiro?

Após a instalação, basta abrir o app tocando em seu ícone no Android ou iOS.

Posicione a cédula em frente à câmera e pronto, a nota será identificada e serão mostrados os pontos que deve verificar, como a marca d’agua, faixa holográfica e áreas de alto relevo.

Agora é só pegar a nota de Real e ir verificando os pontos diretamente nela, pois o aplicativo não tem o poder de autenticar as notas automaticamente, já que muitos dos elementos de uma cédula precisam do tato para podermos identificar sua originalidade.

O app está disponível tanto em português quanto em inglês e espanhol e servirá para ajudar também os estrangeiros na identificação.

http://www.dicasparacomputador.com/programa-app-ajuda-identificar-dinheiro-brasileiro-falso

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Parceria entre GRE e 9º BPM multiplica Cultura de Paz nas escolas

Cerca de 90 alunos da Escola Professora Elisa Coelho, em Garanhuns, participaram na manhã de hoje (28), no auditório da unidade de ensino, da solenidade de conclusão do Curso de Orientação Contra a Violência Escolar, oferecido pelo Núcleo Integrado de Prevenção e Ações Comunitárias (NIPAC) do 9º Batalhão da Polícia Militar, a partir de uma parceria com o Núcleo de Articulação para Proteção Escolar (NAP) da GRE do Agreste Meridional.

O PROVE, como é conhecido o projeto, tem a finalidade de formar adolescentes comprometidos com atos de civismo e moral necessários ao melhor convívio no ambiente escolar, bem como protagonistas em ações comunitárias. Para isto, o curso, ofertado entre os dias 25 de abril a 31 de maio, foi dividido em dez lições, com temas voltados à prevenção de drogas, combate à violência doméstica, bullying, cidadania, sexualidade, o papel social juvenil, dentre outros, tendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como plano de fundo.

A gerente da GRE, Adelma Elias, participou da cerimônia e destacou o valor educativo de atividades como esta na formação integral dos estudantes. Ela chamou a atenção para a importância da escola , além de trabalhar com o cognitivo, compreender os estudantes como humanos com papéis sociais importantes na comunidade.

A iniciativa contou com a participação, também, de instituições da sociedade civil organizada de Garanhuns que acreditam na presença educativa da polícia nas escolas como uma alternativa eficiente na prevenção da violência e da disseminação da cultura de paz

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/2017/06/parceria-entre-gre-e-9-bpm-multiplica.html

Salgueiro e Sport decidem título do Pernambucano

Foto: Tudo TV.
O tão esperado segundo jogo da final do Campeonato Pernambucano irá finalmente acontecer nesta quarta-feira, às 21h45, no Estádio Cornélio de Barros. Após enfrentarem um adiamento, além da longa distância entre a partida de ida e o duelo decisivo, Sport e Salgueiro finalmente entrarão em campo para definir quem ficará com o título do Estadual. Na partida de ida, placar de 1 a 1 entre as equipes, em jogo que ficou marcado pela interferência do árbitro de vídeo, que acabou auxiliando na confirmação da marcação de um pênalti a favor do Salgueiro nos minutos finais de jogo. Aprovada, a novidade será novamente utilizada no jogo de volta. Neste duelo, o time que sair vencedor leva o titulo. Como não há gol qualificado, em caso de empate a partida irá para os pênaltis, independentemente do número de gols.

Com a longa distância entre o início do Estadual e a partida decisiva, ambos os times devem entrar em campo com diversas modificações, já que alguns jogadores que foram contratados no decorrer da temporada e já se firmaram nas equipes não conseguiram ser inscritos a tempo de disputar a final.

Pelo lado do Sport, o volante Patrick e o atacante Osvaldo, que têm sido titulares, irão perder a decisão justamente por este motivo. Não inscritos no Campeonato Pernambucano, os jogadores devem dar lugar a Rodrigo e Lenis, respectivamente. Além dos dois atletas, o Rubro-Negro também não terá o lateral esquerdo Mena, que desfalca a equipe há algum tempo por estar junto com a seleção chilena na disputa da Copa das Confederações. Como Sander, substituto imediato, também não pode entrar em campo por não estar regularizado na competição, Raul Prata deve ser improvisado na função.

Apesar das dificuldades para escalar o time, o técnico Vanderlei Luxemburgo foca apenas no desempenho dentro de campo para que o Sport possa se sagrar campeão. “Ganhar é sempre bom. Eu estou chegando para um jogo decisivo, e para o Sport é extremamente importante ganhar o Campeonato Pernambucano. Vai chegar à final jogando fora de casa e é fundamental vencer. É mais um título que queremos conquistar. Não se ganha com história ou com nome. O Sport tem que estar preparado”, declarou o treinador.

Pentacampeão pernambucano com o Sport, Durval também mostrou foco na disputa pelo título. “Nosso time está se encaixando direitinho, voltando a jogar um futebol bastante competitivo. Agora vamos enfrentar essa final diante do Salgueiro e vamos trabalhar para que a gente possa jogar bem e ser campeão”, disse. “Título nunca é demais, é sempre bem-vindo. É a realização de todo um trabalho, um planejamento. Desde o início do ano nós estamos trabalhando para ser campeão e espero que consigamos nosso objetivo na quarta-feira”, acrescentou.

A fase do Sport antes de chegar ao confronto é boa. O Leão vem de uma vitória por 1 a 0 diante do Santos, em plena Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, e chega ao duelo em alta, já que deixou a zona de rebaixamento da competição, ocupando no momento a 15ª posição do torneio nacional, com 12 pontos. Maior campeão do Campeonato Pernambucano, o Rubro-Negro busca seu 41º título.

Se a distância entre os jogos da final afetou o Sport, com o Salgueiro não foi diferente. Além de perder o meia Valdeir, que deixou a equipe para se transferir para o Desportivo Aves, de Portugal, o Carcará também não poderá contar com três novos reforços, que vêm atuando na Série C, mas não foram regularizados a tempo. São eles o volante Diego Aragão, o meia Diogo Peixoto e o zagueiro Rafael Araújo.

Em contrapartida, o Salgueiro pelo menos pode comemorar um novo reforço. O meia Dadá, que havia fraturada a tíbia e não jogaria a final se ela tivesse sido realizada anteriormente, já retornou aos gramados e deve iniciar a partida entre os titulares.

Ao contrário do Sport, a fase do Salgueiro não é boa. Disputando a Série C do Campeonato Brasileiro, o Carcará é o lanterna do Grupo A, com apenas cinco pontos. A equipe do interior pernambucano, porém, acredita que o inédito título estadual pode levantar a moral do elenco e da torcida em busca de uma retomada na atual temporada.

FICHA TÉCNICA

SALGUEIRO X SPORT

Local: Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE)
Data: 28 de junho de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Árbitro de vídeo: Péricles Bassols (PE)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos SP)

SALGUEIRO – Mondragon; Toty, Ranieri, Maurício(Luís Eduardo) e Paulo Vitor(Daniel); Rodolfo, Moreilândia, Jaildo e Dadá; Álvaro e Jean(Willian Lira)
Técnico: Evandro Guimarães

SPORT – Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval(Henríquez) e Raul Prata; Rodrigo, Rithely, Everton Felipe e Diego Souza; Lenis e André
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

http://www.gazetaesportiva.com/campeonatos/pernambucano/apos-adiamento-sport-e-salgueiro-decidem-titulo-do-pernambucano/

Distrito de São Pedro terá festa em homenagem ao santo católico


Será realizada nesta quarta-feira (28), a Festa de São Pedro, no distrito de mesmo nome, zona rural de Garanhuns. A partir das 21h, se apresentarão a Quadrilha Luminar e as bandas Los Marotos e Forró de Verdade. A programação religiosa será amanhã, data em que se comemora o Dia de São Pedro, um dos santos juninos da Igreja Católica. O evento tem o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

Secom/PMG.

Pelo quarto ano seguido, Pernambuco tem a menor taxa de abandono escolar do país

A Rede Estadual de Educação de Pernambuco conquistou, pelo quarto ano seguido, o primeiro lugar nacional com a menor taxa de abandono escolar no Ensino Médio. O dado consta no Censo Escolar 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Em 2015, a taxa era de 2,5% e, atualmente, possui taxa de abandono escolar de 1,7%, dado que continua apontando as escolas de Pernambuco como as mais atrativas do país. O segundo estado com a menor taxa de abandono foi São Paulo, com 4,5%, seguido do Espírito Santo, com 4,6%.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), a Rede Estadual também conquistou o primeiro lugar no ranking nacional, com apenas 1% de taxa de abandono, empatado com o estado de Santa Catarina. O Mato Grosso segue em terceiro lugar, com 1,3%. Em 2015, Pernambuco estava em terceiro lugar nacional, com taxa de 1,5%.

Também houve crescimento da taxa de aprovação, tanto no Ensino Médio como nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Entre 2015 e 2016, segundo o Censo Escolar, o crescimento da taxa de aprovação em Pernambuco aumentou de 88,1% para 90,9%, no Ensino Médio. Na comparação com os Anos Finais do Ensino Fundamental, a taxa saiu de 85,9% para 89,6%.

O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, comemorou os resultados de redução da taxa de abandono. “É uma grande satisfação ter mantido o primeiro lugar no Ensino Médio e ter avançado no Ensino Fundamental. Isso demonstra que nossos estudantes veem a educação como o melhor caminho para conquistar seus sonhos e, para nós, que estamos no caminho certo nessa busca incessante da melhoria da educação em Pernambuco”.

http://www.pe.gov.br/b/14723

CNJ autoriza uso do WhatsApp para intimações judiciais

A decisão foi tomada por unanimidade durante o julgamento que contestava a decisão da corregedoria do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que proibiu a utilização do aplicativo no juizado Civil e Criminal da Comarca de Piracanjuba (GO).
Segundo o CNJ, a comunicação de atos processuais pelo WhatsApp começou em 2015 e rendeu ao juiz da comarca de Piracanjuba, Gabriel Consigliero Lessa, destaque no Prêmio Innovare daquele ano. O uso do aplicativo de mensagens como forma de agilizar e desburocratizar procedimentos judiciais foi regulamentado na comarca em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil do município.

O uso do aplicativo é facultativo às partes que voluntariamente aderirem aos termos de uso. Segundo o CNJ, a norma também prevê a utilização da ferramenta apenas para a realização de intimações e exige a confirmação do recebimento da mensagem no mesmo dia do envio; caso contrário, a intimação da parte deve ocorrer pela via convencional.

Ao CNJ, o magistrado da comarca de Piracanjuba justifica que o recurso tecnológico se caracterizou como um aliado do Poder Judiciário, reduzindo custos e evitando a morosidade no processo judicial. Em seu relatório, a conselheira Daldice Santana, relatora do processo, apontou que a prática reforça a atuação dos Juizados Especiais, orientados pelos critérios da oralidade, simplicidade e informalidade.

O CNJ informou que, para proibir a utilização do WhatsApp, a Corregedoria-geral de Justiça de Goiás havia justificado a redução da força de trabalho do tribunal; a falta de regulamentação legal para permitir que um aplicativo controlado por empresa estrangeira, no caso o Facebook, seja utilizado como meio de atos judiciais; e ausência de sanções processuais nos casos em que a intimação não for atendida.

Segundo a conselheira relatora, diferentemente do que foi alegado pelo tribunal, a regulamentação para o uso do aplicativo em Piracanjuba detalha toda a dinâmica para a realização das intimações, estabelecendo regras e também penalidades para o caso de descumprimento e “não extrapolou os limites regulamentares, pois apenas previu o uso de uma ferramenta de comunicação de atos processuais, entre tantas outras possíveis”.

http://nbnbrasil.com.br/2017/06/28/cnj-autoriza-uso-do-whatsapp-para-intimacoes-judiciais/

Ministério da Saúde pretende reduzir açúcar em alimentos

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse ontem (27) que o governo pretende assinar um acordo com a indústria para reduzir a quantidade de açúcar em alimentos processados, como ocorreu com o sódio. Desde 2011, a indústria retirou mais de 17,2 mil toneladas de sal dos alimentos, segundo balanço divulgado em junho. “Assim como a diminuição do sódio, esse semestre ainda assinaremos o acordo de redução de açúcar, e a educação será feita a partir da portaria interministerial Saúde na escola e isso vai nos permitir melhorar o controle da obesidade através do ensino de melhores hábitos de consumo e também da conscientização para o exercício físico”, disse Barros em um painel sobre consumo de açúcar durante o Ethanol Summit 2017, em São Paulo. O evento discute energias renováveis, particularmente o etanol e produtos derivados da cana-de-açúcar.

Segundo Barros, o ministério também trabalha para melhorar a rotulagem dos alimentos industrializados em relação às quantidades de açúcar e sal dos produtos. “Melhorar a rotulagem, com dosador de sal e açúcar, pois é preciso que as pessoas entendam com clareza o quanto adicionam [sal e açúcar] na comida.” Outra ação da pasta, em parceira com a Associação das Indústrias da Alimentação (Abia), será a proibição do refil de refrigerante em lanchonetes de fast food.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-06/ministerio-vai-assinar-acordo-com-industria-para-reduzir-acucar-em-alimentos

IV Conferência Municipal de Saúde

Será realizada nesta quarta-feira (28), a partir 08h, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema “O Plano Municipal de Saúde e a organização do acesso aos serviços de saúde”. O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns, e conta com o apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde. Durante a oportunidade estarão presentes profissionais da área e a população em geral tendo como objetivo o amplo debate, para assim subsidiar o plano municipal de saúde.

A partir das 08h30min acontece a formação de mesa, seguida pelo pronunciamento das autoridades. Logo após, serão realizadas palestras sobre “O Fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde e seus reflexos na valorização do trabalho e da educação” e “Planejamento e Execução das Ações de Saúde”.

Às 10h40min haverá um coffe break entre os participantes, e a partir das 11h será levantado o terceiro tema, que é “Vigilância na Saúde e na Integralidade do Cuidado”. Após as palestras, terão início os debates e discussões por eixos temáticos, encerrando a conferência às 17h.

Secom/PMG.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Programa Jovens Embaixadores com inscrições abertas

A edição 2018 do Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, está com inscrições abertas até o dia 09 de agosto. A ação, realizada em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, proporciona aos estudantes da rede pública a experiência de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. O programa foi criado em 2002 e já embarcou mais de 500 estudantes da rede pública.

Podem participar jovens estudantes – de 15 a 18 anos – que estejam regularmente matriculados no ensino médio da rede pública. Além disso, precisam ter conhecimento da língua inglesa, excelente desempenho escolar, ter perfil de liderança e experiência em atividades de responsabilidade social.

Os interessados em participar do processo seletivo devem atender aos requisitos exigidos pelo Programa Jovens Embaixadores e preencher o formulário disponível no site: www.jovensembaixadores.org/2018. O programa permite aos participantes aprimorar suas habilidades em liderança, conhecer uma nova cultura, interagir com jovens americanos e buscar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES - Foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2002 e o primeiro grupo viajou em 2003. Em 2010 o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano e foi criado um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Desde 2003, 517 jovens brasileiros já participaram do programa. Os parceiros nessa iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/2017/06/programa-jovens-embaixadores-com.html

Reparo na estrada do Sítio Papa Terra é realizado

A recuperação de estradas vicinais continua na zona rural de Garanhuns. Atendendo a pedidos dos moradores do Sítio Papa Terra, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente refez alguns trechos da via para proporcionar mobilidade. À medida que as chuvas forem diminuindo, os reparos continuarão em outras comunidades rurais seguindo um cronograma de atividades.

Secom/PMG.

Bicentenário da Revolução de 1817 dá nome à taça da final do Campeonato Pernambucano de 2017

Engajada nas homenagens que vêm sendo realizadas pela passagem do Bicentenário da Revolução de 1817, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) oficializou, nesta segunda-feira (26.06), que o campeão do Campeonato Pernambucano de Futebol 2017 receberá taça inspirada no movimento separatista. O comunicado foi feito durante reunião entre o governador Paulo Câmara, o presidente da entidade, Evandro Carvalho, e dirigentes de Salgueiro e Sport – clubes que disputam, na próxima quarta-feira (28.06), a partida final do torneio,  no município de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco.

“Como governador de Pernambuco, tenho que agradecer à Federação Pernambucana de Futebol e aos clubes por essa oportunidade de estarmos homenageando a Revolução de 1817. A taça representa o reconhecimento do movimento, que lutou por liberdade, justiça e por um Brasil melhor. Mais uma vez, em períodos difíceis como esse que estamos passando, é importante estarmos lembrando de um momento que buscou um País melhor”, avaliou o governador Paulo Câmara.

O gestor estadual também registrou a importância do esporte na vida da população e afirmou que “o futebol se encaixa na história de Pernambuco”. “O futebol pode ajudar muito, como sempre ajudou, na formação de jovens e no futuro deles, podendo dar oportunidade aos atletas de terem uma vida melhor”, concluiu.

Para Evandro Carvalho, a gravação do Bicentenário de 1817 na taça é um reconhecimento da FPF da importância do movimento para o Estado. “Reconhecemos a grandeza da história de Pernambuco. Além disso, é uma oportunidade que a Federação teve de se aliar e de se alinhar ao governador Paulo Câmara na homenagem à Revolução Pernambucana. Então, a FPF e os clubes pernambucanos tiveram e têm o maior prazer em instituir o troféu em homenagem ao Bicentenário”, pontuou, complementando que, este ano, será a primeira vez que uma final do Campeonato Pernambuco acontece no Interior do Estado.

http://www.blogdasppps.com/2017/06/bicentenario-da-revolucao-de-1817-da-nome-a-taca-da-final-do-campeonato-pernambucano-de-2017.html

Mutirão de atendimentos oftalmológicos atendeu cerca de 5.500 estudantes do Agreste Meridional

Cerca de 5.500 estudantes do Agreste Meridional foram beneficiados, entre os dias 12 e 21 de junho, no salão da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA) do mutirão de atendimentos oftalmológicos realizado pela Fundação Altino Ventura (FAV) e pela ONG americana OneSight, em parceria com o Governo de Pernambuco por meio do Projeto Boa Visão. Com adesão massiva das escolas estaduais da região, os estudantes realizaram consultas, fizeram exames e ganharam óculos – conforme a necessidade identificada – de forma gratuita.

A Secretaria de Educação de Pernambuco, por meio da GRE do Agreste Meridional, foi a responsável por identificar, nos estudantes da rede estadual, aqueles que têm necessidades de realizar consulta médica, além de mobilizar as escolas para garantir o público esperado para o atendimento. Como resultado, a felicidade em enxergar melhor estava estampada nos olhos, agora munidos de óculos, dos estudantes em diversos municípios da região. 

Alguns deles receberam, já no dia seguinte, os óculos na própria escola. A entrega para os demais foi realizada na manhã de hoje (22), no salão da AGA, com a participação de João Campos, Chefe de Gabinete do Governo do Estado. Aqueles que apresentaram, no ato da consulta, necessidades de exames especializados, serão acompanhados pela Fundação Altino Ventura.

Só da rede estadual, cerca de 7.700 alunos do Agreste Meridional foram identificados com necessidades médicas e encaminhados para consulta oftalmológica. Os demais que não participaram do mutirão serão atendidos na UPAE de Garanhuns, dentro das atividades regulares do Projeto Boa Visão.

Participação do Programa Ganhe o Mundo

Um dos destaques do mutirão foi a participação de pós-intercambistas do Programa Ganhe o Mundo como tradutores entre os profissionais da OneSight, provenientes de diversas nacionalidades, e os estudantes atendidos. A ex-aluna da rede estadual Joyce, que já passou pela experiência do intercâmbio, foi uma das que se dispuseram para utilizar o conhecimento da língua inglesa, adquirido com a participação no programa estadual, na operacionalização desta ação social. “Estou muito orgulhosa de ter participado deste projeto como intérprete, pois retribuir meu conhecimento como pós-intercambista para os outros desperta uma grande curiosidade para aqueles que estão com esta oportunidade agora. Sou grata por ter sido convocada para este belo trabalho, pois é com estes passos que cada dia vou adiante”, comenta Joyce sobre a sua participação.

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/

Reforma da Previdência: Pesquisadores criticam dados do governo

Pesquisadores criticaram, em audiência pública da CPI da Previdência promoveu, ontem segunda-feira (26), as estimativas populacionais e financeiras adotadas pelo governo para definir o déficit da Previdência Social. Segundo os pesquisadores, os critérios usados pelo governo para as projeções registram vícios e podem comprometer os cálculos finais.

O pesquisador Carlos Renato Lisboa Frances, da Universidade Federal do Pará (UFPA), integrou uma equipe que estudou as projeções governamentais, com base nos documentos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) entre 2002 e 2017. Ele criticou os critérios usados pelo governo para as projeções previdenciárias. Conforme divulgado pela imprensa, o governo aponta que o peso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no produto interno bruto (PIB), em 2060, poderá ser de 17,5% ou até de 23%. Daí, segundo o governo, a necessidade da reforma.

- As inconsistências nos modelos de projeção do governo descredenciam qualquer avaliação séria sobre esses números – criticou Frances.

O professor Carlos Patrick da Silva também participou da pesquisa e criticou os dados inconsistentes nos registros dos benefícios do INSS, a falta de memória dos cálculos nos documentos da LDO e a ausência de descrição dos cálculos da reforma previdenciária. Como exemplo, Carlos da Silva disse que a equipe identificou uma diferença de 6.638 registros no espaço de um ano apenas para homens de 65 anos aposentados por idade que recebem acima do piso. Segundo o pesquisador, essa diferença compromete a credibilidade dos cálculos do governo.

- A reforma da Previdência não pode ser baseada nas projeções do governo, pois há muitos erros nos cálculos – alertou.

Projeções enviesadas

O professor Marcelino Silva da Silva, também da UFPA, afirmou que as projeções costumam ser “enviesadas” no curto prazo. Segundo o pesquisador, a equipe de pesquisa percebeu que variáveis de mercado são consideradas constantes ao longo do tempo projetado pelo governo – o que comprometeria até o princípio matemático dos cálculos.

Como exemplo de um possível vício, Marcelino da Silva citou a taxa de crescimento da população idosa, que não poderia ser considerada constante pelo governo. Isso, porque o Brasil vive hoje o pico desse crescimento – que não se manterá constante até 2060. Assim, com base nas projeções de crescimento do PIB do próprio governo, o crescimento da população idosa será sempre menor que o crescimento do PIB até 2060. Para o pesquisador, é difícil confiar nas projeções governamentais.

- Esses números são usados para assustar mesmo. Mas não faz sentido pensar que só o envelhecimento da população pode comprometer o PIB. É possível que o crescimento econômico possa reduzir o impacto do crescimento da população idosa –declarou.

Para o professor Solon Venâncio de Carvalho, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), não é possível projetar, com base nas informações do governo, o que vai ocorrer em 2060. Ele confirmou que também identificou vários erros de projeção nos documentos da LDO e disse que é possível identificar erros de cálculo até mesmo no projeto da LDO para 2018 (PLN 1/2018).

- Como cidadão, isso me preocupa. Não estamos sugerindo, mas podemos criticar como está sendo feito – lamentou.

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/06/26/pesquisadores-criticam-dados-do-governo-para-justificar-reforma-da-previdencia

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Secretaria de Agricultura libera R$ 4 milhões para produtores de leite

O Programa Leite de Todos, do Governo do Estado de Pernambuco, irá liberar esta semana R$ 4 milhões aos lacticínios credenciados ao programa. O Governador Paulo Câmara tem priorizado esta ação não só do ponto de vista operacional, como também nos aportes financeiros necessários para garantir a regularidade dos pagamentos aos produtores pernambucanos. Na sua gestão, o chefe do executivo estadual já liberou aproximadamente R$ 57 milhões, com mais de 23 milhões de litros de leite distribuídos.

O Secretário Nilton Mota vem participando de audiências e reuniões com os produtores. “Estamos construindo um novo momento para a cadeia, no sentido que o estado de Pernambuco possa recuperar sua produção de 2,8 milhões de litros por dia alcançado antes da estiagem”, pontuou.

Dentre um conjunto de ações, Nilton Mota solicitou também ao Ministério do Desenvolvimento Social e a Conab a atualização do preço pago ao produtor de leite de vaca.

Segurança alimentar - O Programa Leite de Todos tem como principais benefícios a geração de renda para produtores de leite de base familiar e a garantia da segurança nutricional de crianças e nutrizes em vulnerabilidade alimentar. Atualmente, são distribuídos 55 mil litros de leite por dia por 501 entidades cadastradas.

http://www.pe.gov.br/blog/2017/06/26/secretaria-de-agricultura-libera-r-4-milhoes-para-produtores-de-leite/

Inscrições de artesãos para o Festival de Inverno começam hoje

A Secretaria de Turismo e Cultura realiza, de hoje (26) a 30 de junho, as inscrições de artesãos que pretendem vender os produtos durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece de 20 a 29 de julho de 2017. Para expor e comercializar as peças, os interessados precisam ir até à sede da Secretaria, localizada no Centro Administrativo I, na Rua Joaquim Távora, s/n, Heliópolis, das 8h às 13h. Para mais informações, o telefone de contato é  (87) 3762-7077.

Gabriela Ramos
Secom/PMG.


Convocação de candidatos que ficaram na lista de espera do Sisu começa hoje

A partir de hoje (26), os candidatos que ficaram na lista de espera da segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vão começar a ser convocados. O chamamento dos estudantes para a matrícula será feito pelas instituições de ensino, mas os candidatos devem acompanhar as convocações da lista de espera na instituição pela qual tenha manifestado interesse.

A lista de espera do Sisu foi aberta aos candidatos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, tendo ou não feito a matrícula. A lista é restrita à primeira opção de vaga do candidato.

O Sisu é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação que oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse processo seletivo, foram ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

Agência Brasil.

domingo, 25 de junho de 2017

Folclore Político: Que Nem Tartaruga

Marco Maciel
Foto: Correio do Grande Recife.
1985 - Marco Maciel, ministro da Educação, recebe a visita de atletas de várias modalidades. Vão reivindicar mais verbas para o esporte amador. Maciel atende a todos com atenção, reconhece que o esporte amador necessita de mais atenção por parte do Governo Federal. Após mais de uma hora de audiência, Maciel chama um assessor e pede que anote as reivindicações. Alguns desses atletas, mais ousados, insinuam que o ministro deveria praticar esportes. Outros afirmam nunca ter tomado conhecimento de qualquer modalidade de esporte que tivesse sido praticada pelo ministro.

Maciel aproveita a deixa e diz:

- A tartaruga nunca praticou nenhum esporte, nunca fez atletismo, mas vive, em média, 100 anos.

Aí, todo mundo cai num riso. E ninguém mais lembra a falta de costume de Maciel de praticar esportes,

Fonte: Livro Folclore Político "Do Chinês no Palanque ao Pequinês das Princesas" de Carlos Cavalcante e Jaques Cerqueira. Editora Comunicarte.

Prefeitura de Paranatama (PE) abre processo seletivo

A Prefeitura de Paranatama, no Pernambuco, divulgou o edital de processo seletivo (nº 01/2017) com a finalidade de selecionar candidatos de ensino superior, para ocupação de 12 vagas imediatas, em caráter temporário. As chances são para Médicos Generalistas de plantões de 24 horas ou 40 horas semanais. Os vencimentos ofertados vão de R$ 6.000,00 a R$ 7.500,00.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de julho de 2017, de forma presencial na Secretaria de saúde, Praça João Correia de Assis, 28 – Centro desta cidade, Correios ou por e-mail: saude.paranatama.inscricoes@gmail.com.

Os inscritos serão selecionados através de prova de títulos, que devem ser apresentados no ato das inscrições.

A validade do processo seletivo é de um ano, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.


https://www.concursosnobrasil.com.br/concursos/pe/concurso-prefeitura-de-paranatama-pe.html