sábado, 12 de agosto de 2017

Prefeitura de Gravatá realiza Concurso Público com "Inscrição Gratuita"

A Prefeitura de Gravatá, em Pernambuco, sabendo da necessidade de contratar 1.162 novos servidores, torna público o edital nº 01/2017 de seleção pública simplificada, da qual poderão participar candidatos de níveis de escolaridade alfabetizado, fundamental, médio, técnico e superior. A remuneração a ser paga vai de R$ 937,00 a R$ 7.600,00, porém, existem funções que serão remuneradas por hora/ aula e plantão.

As funções com oportunidades são: Vigia, Fiscal de Feira, Zelador, Assistente Social, Cuidador de Sala, Instrutor de Informática, Interprete de Libras, Monitor de Banda, Monitor para o Transporte Escolar, Motorista, Nutricionista, Professor de Várias Modalidades, Psicólogo, Auxiliar de Serviços Gerais, Boiadeiro, Engenheiro Agrônomo, Jardineiro, Lombador, Magarefe, Mecânico / Soldador, Operador de Caldeira, Podador, Porteiro, Técnico Agrícola, Administrador de Cemitério, Agente de Limpeza de Canais, Arquiteto, Assistente Jurídico, Auxiliar de Engenharia, Auxiliar de Saneamento, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Cadista, Coveiro, Eletricista, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista/Ambientalista, Fiscal de Saneamento, Inspetor de Obras, Operador de Máquinas, Operador de Máquinas Pesadas, Supervisor Administrativo, Supervisor de Obras, Analista Clínico, Artesão, Assistente Financeiro, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista (Buco-Maxilo-Facial, Clínico, Endodontista, Protesista), Condutor de Veículo de Urgência, Copeiro Hospitalar, Cozinheiro Hospitalar, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Inspetor Sanitário, Maqueiro, Médico de Várias Especialidades, entre outros.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de agosto de 2017, via internet, no site www.admtec.org.br, de forma gratuita.

A seleção dos inscritos acontece por meio de avaliação de títulos e comprovação de experiência profissional, devendo os documentos para comprovação ser entregues nos dias 6 e 7 de setembro de 2017, das 9h às 17h, no endereço informado no edital.

O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.


https://www.concursosnobrasil.com.br/concursos/pe/concurso-prefeitura-de-gravata-pe.html

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Pedreiro salva capivara e anda oito quilômetros para entregar animal

A iniciativa e o esforço do pedreiro José Francisco da Silva, 36 anos, para salvar uma jovem capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) e entregá-la a ambientalistas que cuidassem corretamente do animal surpreenderam inspetores da Guarda Ambiental do Recife e membros da unidade de Fauna da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Após inúmeras tentativas em vão de conseguir apoio, com telefonemas a órgãos diversos, José Francisco levou a capivara num carro de mão do bairro de Roda de Fogo, Zona Oeste do Recife, ao Jardim Botânico, na BR-232, um trecho de aproximadamente oito quilômetros, segundo os inspetores.

A luta do pedreiro para salvar a capivara começou no final da tarde desta terça (8), quando voltava do trabalho e viu pessoas tentando matar o animal, que se encontrava num trecho do canal entre Roda de Fogo e Torrões. Jogavam pedras e pedaços de pau – inclusive a machucaram – e, conforme seu relato, alguns diziam até que iriam matá-la para comer com cachaça. “Aquilo não era certo. Fiz o que tinha que fazer, tomei a atitude de salvar o bicho e levá-lo a quem pode cuidar dele da melhor forma”, afirmou, ao entregar a capivara no final da tarde desta quarta (9) à CPRH.

Para chegar ao órgão ambiental estadual, entretanto, não foi fácil. José Francisco conta que, após resgatar a capivara e impedir que sofresse mais agressões, levou o animal para casa e, como já era noite, deixou para a manhã desta quarta a tarefa de dar a ele o destino certo, de forma a que possa retornar ao habitat natural. A tarefa, contudo, mostrou-se de difícil solução. “Liguei para tudo que é órgão e sempre diziam que não faziam resgate ou que não tinham carro no momento. Até que me falaram do Jardim Botânico e eu resolvi passar lá. Peguei o carro de mão do meu patrão e fui a pé mesmo”, contou.

No Jardim Botânico, gestores resolveram acionar a Guarda Ambiental do Recife. Aí entram na história os inspetores Júlio Melo e Felipe Cássio. “Quando ele falou por telefone que estava com o animal no carro, eu indiquei logo que levasse na CPRH. Foi aí que ele disse que era um carro de mão. Fiquei surpreso e nós fomos fazer o resgate, tinha que fazer isso. Sorte desta capivara que encontrou um homem como este”, elogiou Júlio.

A capivara (ainda não se sabe se macho ou fêmea) seguiu na manhã da quinta (10) para o Centro de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, onde passará por avaliação e por um período de reabilitação, antes de ser devolvida à natureza. “Estou feliz por estar aqui e saber que ela será bem tratada”, encerrou José Francisco, que foi muito elogiado pela sua iniciativa.

Fonte: CPRH

Iati 53 anos de Emancipação Política: Seu Povo, Sua História


Imagens de Iati.
Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iati

Considerando a situação do negro e as invasões ao Quilombo de Palmares, no século XVII , muitos negros fugiram e refugiaram-se em diversas regiões do Estado de Pernambuco.

No local conhecido como Açude Velho no Sítio Federação, localizado na atual Iati, fundaram um Mucambo, que em dialeto quibundo (língua de alguns negros vindo da áfrica), como prefixo "um" e acréscimo de Kambu, significa esconderijo, conto de escravos na floresta, quilombo, choça, casa velha, entre outros vocábulos quilombo.

O elemento que deu origem ao nome Iatí foi o indígena que significa: "Casa Nova" e surgiu da influência dos índios Carijós e Tupiniquins, localizado nas Serras dos Cavalos e Comunaty no município de Itaíba que outrora fez parte do município de Águas Belas e, deste último município ao emancipar-se ( 14/08/1964), recebeu o nome de Iati deixando para trás o Mucambo.

Formação de Iati

Data de aproximadamente 1.810 a formação do lugarejo Mucambo com a construção de uma fazenda pertencente ao Sr. Francisco Pereira da Costa que veio de Portugal juntamente com dois irmãos que domiciliaram-se nos sítios: Boa Vista e Passagem Cumprida. O tempo foi passando e o lugarejo transformando-se em povoado. Nesta época o lugar passou a ser conhecido por Povoado de São Paulo, devido ao Santo do mesmo nome que pertencia ao Sr. Manoel da Costa.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Mocambo, pela lei municipal nº 1, de 01 de junho de 1892, subordinado ao município de Águas Belas.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09 de dezembro de 1938, o distrito de Mocambo passou a denominar-se Iatí.

Alteração de Grafia

Iatí para Iati, teve sua grafia alterada, pela lei estadual nº 421, de 31-12-1948.

Elevado à categoria de município com a denominação de Iati, pela lei estadual nº 4.995, de 26 de dezembro de 1963, desmembrado de Águas Belas e sendo instalado município de Iati em 14 de agosto de 1964.

Aspecto Econômico

Data do ano de 1860, quando começaram as primeiras feiras da vila de Mucambo. Eram realizadas nos dias de domingo debaixo de uma árvore frondosa denominada "Gameleiro". Nos galhos desta árvore eram pendurados carnes de boi, cabra, ovelha, porco entre outras, eram realizados todos os tipos de negócio livremente.

Posteriormente foram negociados em grande escala a mamona e o algodão, culturas predominantes e responsáveis pelo desenvolvimento econômico da vila na época. Além desses produtos que eram destinados ao comércio, cultivava-se também feijão, milho, mandioca e batata doce produzidos em menor quantidade apenas para subsistência, realidade que continua até os nossos dias.

Após a época áurea da mamona e do algodão, veio a mandioca que ocasionou a melhoria de algumas pessoas nos anos 60 e 70.

Evolução Tecnológica

O primeiro foco da tecnologia, do Mocambo foi uma máquina de tecer algodão, além desta, existia um Engenho na saída da cidade no caminho onde hoje vai para o sítio Catolé, pertencente ao Sr. Antônio de Sá, um cidadão muito rico de origem Conselhense e que também era sócio de uma loja pertencente ao sr. Antônio Zuza, que após algum tempo passou para seu filho o Sr. Severino Zuza do qual o Sr. Julião Tenório era sócio. O primeiro automóvel passou pelo Mocambo no ano de 1918, com destino à Bom Conselho,  pertencia ao Sr. Nego Bruno e ao Sr. Chico Feliciano, mas o primeiro carro com destino a Garanhuns, pertencia ao Sr. Delmiro Gouveia, no ano de 1929, este por sua vez gerou grande tumulto no Mocambo. Além do Sr. Gerson Maranhão que passou pela vila na década de 20, o carro era de cor vermelha e por sua aparência com o apelido de barata. O primeiro lampião à chegar  no Mocambo era do Sr. Pedro Bernardino de Carvalho, que trouxe também o primeiro rádio de marca ABC. O primeiro avião que sobrevoou  o céu de Mocambo foi no ano de 1953. Ao passar este avião chamado de teco-teco teve falhas no  controle e por não encontrar lugar para aterrizar, caiu na propriedade do Sr. China Tenório, acabando com toda plantação de milho e feijão. Fato que provocou grande admiração ao povo de Mocambo.

A primeira TV chegou no ano de 1972, pertencia ao Sr. Geovani Diocleciano de Barros, na época acumulavam-se aglomerações de pessoas para assistirem aos programas e novelas.

Na década de 50, chegou em nossa vila o primeiro gerador de energia elétrica movido a óleo diesel, que gerava energia para algumas casas de Mocambo. Os postes eram de madeira e o gerador trabalhava das 17:00hs  às 22:00hs. Quando ocorria algum acontecimento como às festas de ano  prolongava-se por mais tempo.

Aspecto Político


Antonio José de Souza  "Tonho de  Lula"
atual prefeito de Iati.
Em 14 de Agosto de 1964 o nosso município foi emancipado. A partir daí, foi crescendo a cada dia o desejo do seu povo de tornar aquele pequeno arruado nesta encantadora cidade, cercada de uma paisagem maravilhosa, tomada por algumas colinas e banhada pelo sol e luar do agreste que, alegra os seus habitantes e os que a visitam. Foi nosso município desmembrado de Águas Belas e teve como primeiro Prefeito nomeado pelo Governador do Estado, o Sr Julião Tenório de Santana.

Prefeitos do Município de Iati

1964 - Julião Tenório de Santana
1969 - José Tenório da Costa (Zé Piroca)
1973 - Manoel Nunes de Albuquerque
1977 - João de Oliveira Costa
1981 - José Soares da Costa
1985 - João de Oliveira Costa
1989 - Luiz Tenório Falcão
1993 - Manoel Tenório Alves
1997 - Luiz Tenório Falcão
2001 - Luiz Tenório Falcão
2005 - Hernani Tenório Falcão
2009 - Luiz Alexandre Falcão
2012 - Jorge de Melo Elias
2016 - Antonio José de Souza (atual prefeito)


Localização do município

O município de Iati está distante 282 km da capital do Estado com acessos pelas BR-432 e 232, via Garanhuns, está situado na região do Agreste de Pernambuco e localizado na Microrregião de Garanhuns, com uma área territorial de 635,138 km²(IBGE), equivalente a 0,36% do Estado, 1,46% da microrregião, 6,96% da microrregião, com 472 metros de altitude, além de ser formado, apenas pela sede, Bairro Bela Vista e pelos Povoados de Santa Rosa e Tancredo Neves (Quati). População de 19 056 habitantes. Estimativa/2016.

Principais Atividades Econômicas

Agricultura e Pecuária.

Clima

O tipo de clima é semi-árido com uma temperatura média de 30° C

Gentílico

Iatiense

Hino de Iati

O Hino retrata a história do município, suas riquezas, sua cultura, exalta o valor de Iati.

Iati nossa terra querida
Nosso chão, nosso lar é aqui
O teu nome descreve meiguice
És por todos amada Iati.

Iati hoje tens em teu seio
Vasto campo que é tão produtivo,
Os teus vales e as tuas colinas
E um povo que é sempre altivo.

(Refrão)
Salve, salve Iati
Nossa terra feliz
Tens de Deus a benção divinal
Nós cantamos com amor
Salve, salve Iati
Nosso canto será imortal

Teu colégio que é pioneiro
Elo forte, tão bravo e seguro
Educando e também instruindo

Nós rendemos também ao passado
Uma honra que é cheia de glória
É são paulo o nosso padroeiro
O seu nome ficou na história

Letra: Professor Expedito Guedes
Música: José Duarte Tenório (Puluca)

Pontos Turísticos

Sitio Arqueológico da Pedra Pintada
Mata Nativa da Grota do Pajeú
Rapel na antiga cachoeira na Serra da Grota do Pajeú
Cachoeira da Serra do Frio/Divisa Saloá com Iati

Fonte: Blog Iati do Povo e IBGE

GRE e SEEP fortalecem filosofia da Educação Interdimensional

A Coordenação Geral de Educação Integral e Profissional (CGIP) está desenvolvendo, nas escolas técnicas e de referência em ensino médio, um trabalho de alinhamento conceitual relativo à proposta filosófica da Educação Interdimensional. Os momentos envolvem equipe gestora e pedagógica, e procura disseminar práticas e vivências pautadas nos conceitos de Educação para Valores, Protagonismo Juvenil e Presença Educativa. Nesta semana, a formação chegou nas EREMs Professora Ismênia Lemos Wanderley, em Brejão, e Frei Caetano de Messina, em Bom Conselho, nos dias 07 e 08, respectivamente.

Já nesta quinta-feira, dia 10, a Secretaria Executiva de Educação Profissional esteve na EREM Dom João da Mata Amaral para mais uma edição do SEEP em Movimento, uma ação de itinerância da Secretaria de Educação em todo o Estado. Participaram, pela manhã, educadores de apoio das escolas técnicas e de referência em ensino médio, e, no período da tarde, gestores e assistentes de gestão das escolas de tempo semi-integral da região.

GRE-AM

Secretaria de Obras segue realizando recuperação de vias públicas em Garanhuns

À medida que o tempo vai se mantendo firme, o trabalho da Secretaria de Obras e Serviços Públicos avança em Garanhuns. Além de notificar as empresas responsáveis pelas pavimentações que foram danificadas durante o período chuvoso, equipes próprias da Prefeitura também colaboram na recuperação de vias públicas por toda a cidade. Esta semana, já foram beneficiadas a Rua Dr. José Mariano, no Centro e a Rua Deolinda Silvestre, no Francisco Figueira (Cohab 2). 

Entre as ruas atendidas nos últimos dias ainda estão: 15 de Novembro, Júlio Brasileiro, Melo Peixoto, Inácio Correia de Melo, Dom José, Bom Conselho, Caetés e Rua Francisco Gueiros. As equipes também trabalharam na Avenida Caruaru, Ruas Coronel Antônio Souto, Coronel Antônio Victor, Afonso Pena, Praça Dom Pedro ll, Ruas Tomé Cavalcante, Manoel Clemente, Luiz Roldão de Araújo, Marechal Rondon, Napoleão Galvão, Carmelinda Vieira, Armando Machado, Monsenhor Arruda, Agamenon Magalhães, Antônio Cesário Brasileiro, Santos Dumont, Orlando Wanderley e Avenida Lions.

Nesta quinta-feira (10) também tiveram início os trabalhos na Avenida Euclides Laurindo de Souza (Avenida Sul). Uma equipe da construtora Ancar drenou a água empoçada e está retirando o asfalto para refazer o trabalho. Ainda não há prazo para a conclusão desta obra, mas as intervenções terão continuidade nos próximos dias. 

Para esta sexta-feira (11) está planejada uma ação na Rua Flauberto Elias, no bairro Dom Hélder Câmara (Cohab 3).

Edméa Ubirajara
Secom/PMG. 

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Reforma Política: Distritão valerá nas eleições de 2018 e 2020

A comissão especial da Câmara que analisa a reforma política aprovou na madrugada de hoje (10) um destaque que modificou o texto-base aprovado na noite de ontem (9) da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03 e alterou o sistema eleitoral para as eleições de 2018 e 2020, que passará a ser feita pelo chamado distritão. Por esse sistema, serão eleitos os candidatos mais votados para o Legislativo, sem levar em conta os votos recebidos pelo conjunto dos candidatos do partido, como é o sistema proporcional adotado atualmente.

O texto apresentado originalmente pelo deputado Vicente Candido (PT-SP), mantinha o sistema eleitoral atual para 2018 e 2020 e estabelecia que o sistema de voto distrital misto, que combina voto majoritário e em lista preordenada, dever ser regulamentado pelo Congresso em 2019 e, se regulamentado, passa a valer para as eleições de 2022.

A mudança foi aprovada por 17 votos a 15, em destaque do PMDB, com apoio das bancadas do DEM, do PSDB, do PSD e do PP e o distritão seria um modelo de transição ao distrital misto, que valeria a partir de 2022, mantendo a necessidade de regulamentação pelo Congresso.

“Nós precisamos de um tempo para montar a distribuição dos distritos no Brasil. E o 'distritão' caminha para esse novo sistema, quebrando com o sistema proporcional que gerou um desgaste enorme até hoje”, disse o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ).

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) considera a mudança de modelo na votação para o Legislativo essencial. “O modelo atual está esgotado. Não dá para fingir que está tudo bem e continuar com o sistema atual, vamos de 'distritão' na transição para um sistema misto mais elaborado e transparente a partir de 2022”, disse.

Oposição

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) considerou o distritão “um modelo elitista, no qual prepondera a presença individual, quando o Parlamento é, por natureza, coletivo na sua atribuição”.

O líder da Rede, deputado Alessandro Molon (RJ), argumentou que nada impede que a transição seja o modelo proporcional. “Não é verdade que adotar o distritão seja uma transição, o maior risco é que se torne permanente com a eleição de um Congresso em 2018 completamente diferente do atual e que dificilmente vai regulamentar o distrital misto”, disse.

O presidente da comissão que analisa a proposta, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), adiou a votação dos destaques de bancada que ainda não foram analisados para as 10 h desta quinta-feira.

Fonte: Agência Brasil.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A Pifeira "Zabé da Loca" faleceu no último sábado na Paraíba

A Pifeira  Zabé da Loca era natural de
Buíque em Pernambuco.
A agricultora e artista popular Zabé da Loca, reconhecida nacionalmente, sobretudo por sua participação em eventos da agricultura familiar como tocadora de pífanos, morreu no sábado (5), aos 93 anos, de causas naturais, na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. Com a morte da artista a Prefeitura de Monteiro decretou luto oficial por três dias. Nos últimos anos, Zabé lutava contra a doença de Alzheimer.

Isabel Marques da Silva nasceu em Buíque, em Pernambuco, e ganhou o apelido “Zabé da Loca” por morar com a família em uma gruta de pedra (loca) por mais de 25 anos.

No sábado, o velório da pifeira foi realizado na casa da família e no Memorial Zabé da Loca, no assentamento Santa Catarina, a cerca de 320 quilômetros de João Pessoa; e, no domingo, no Centro Cultural de Monteiro, com a presença de familiares, amigos, admiradores e de uma banda de pífanos.

Trajetória

Zabé da Loca aprendeu a tocar pífano aos sete anos, com o irmão Aristides, e desde então não parou mais. Além de ter participado de eventos por toda a Paraíba, a artista popular fez apresentações em Natal (RN), Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e em Brasília (DF). Zabé mostrou sua arte principalmente em eventos ligados à agricultura familiar, como a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

A carreira artística começou em 2003, quando Zabé, aos 79 anos de idade, ainda morava na gruta. O talento da agricultora foi descoberto pelo Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), do então Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), durante uma atividade do programa de bibliotecas rurais Arca das Letras. No mesmo ano, ela gravou seu primeiro CD, Canto do Semiárido, com composições próprias e uma versão de Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

O segundo CD de Zabé da Loca, Cantos do Semiárido, foi lançado durante uma apresentação na comunidade do Leitão de Carapuça, em Afogados da Ingazeira (PE). Entre as pessoas na plateia estava o então ministro da Cultura, Gilberto Gil. No mesmo ano, ela recebeu o prêmio “Mulher Forte 2003 Ana Maia”, em João Pessoa, onde também recebeu o título de Cidadã Paraibana.

Apresentou-se em 2004 no Fórum Cultural Mundial, ao lado de Hermeto Pascoal. Em 2008, gravou o CD Bom Todo – Zabé da Caverna para o Mundo, lançado no ano seguinte no Sesc Pompéia, em São Paulo. Ainda em 2008, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. Também foi eleita, aos 85 anos, “Revelação da Música Popular Brasileira”, no Prêmio da Música Brasileira de 2009.

Em 2011, Zabé da Loca foi tema de matéria especial do Globo Rural, que viajou até Monteiro para contar a sua história.

Click no link abaixo para ouvir um pouco de Zabé da Loca:


Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB

ITEP busca parcerias para incubadora de empresas em Garanhuns

Dando continuidade ao processo de estruturação da incubadora de empresas de base tecnológica de Garanhuns, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) promoveu reunião, ontem terça-feira (08), com o objetivo de apresentar o empreendimento a potenciais instituições parceiras. “Nesta fase, buscamos o apoio de instituições que possam contribuir para a estruturação da incubadora. Esperamos firmar termos de cooperação técnica em sintonia com a natureza do projeto, que é servir à região, atendendo a cadeias produtivas como a de laticínios com ações diversas”, afirma o gerente de Tecnologia e Empreendedorismo do ITEP, Geraldo Magela.

Participaram da reunião representantes de instituições como Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Centro Tecnológico de Laticínios e Prefeitura de Garanhuns. A ideia é que as parcerias fomentem atividades como capacitações, palestras e oficinas, além de aporte de recursos financeiros para a implantação da incubadora, que será integrada à Universidade de Pernambuco (UPE). Está prevista para o final do mês uma nova apresentação sobre o projeto, voltada a estudantes, profissionais e sociedade local.

Papa-Capim dos meus sonhos vai disputar eleições em 2018

Cláudio dos Santos Nogueira, o famoso Papa-Capim, planeja disputar um cargo nas eleições de 2018. Ele se filiou nesta terça-feira, 8, ao Partido Social Democrático (PSD) de Alagoas. Quem anunciou a surpresa eleitoral para o ano que vem foi o secretário de Governo de Coruripe e presidente do partido no estado, Maykon Beltrão.

“Na sede do PSD, em Maceió, Dinho abonou sua ficha de filiação ao partido visando o pleito eleitoral de 2018. Desde já, quero agradecer ao novo membro do PSD Alagoas que agora integra o quadro de filiados”, escreveu Beltrão em suas redes sociais. Cláudio dos Santos Nogueira, o famoso Papa-Capim, planeja disputar um cargo nas eleições de 2018.

Ele se filiou nesta terça-feira, 8, ao Partido Social Democrático (PSD) de Alagoas. Quem anunciou a surpresa eleitoral para o ano que vem foi o secretário de Governo de Coruripe e presidente do partido no estado, Maykon Beltrão.  “Na sede do PSD, em Maceió, Dinho abonou sua ficha de filiação ao partido visando o pleito eleitoral de 2018. Desde já, quero agradecer ao novo membro do PSD Alagoas.

O Caps AD vem incentivando hábitos saudáveis entre pacientes

Nesta quarta-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, em parceria com os integrantes do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), realizou uma ação com os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD. Durante a oportunidade, que aconteceu no Parque Euclides Dourado, foram promovidas palestras, atividades físicas e brincadeiras com o intuito de promover uma maior interação entre os participantes.

Ao todo, 26 pacientes integraram o momento, que contou com uma palestra da nutricionista Bianca Rodrigues sobre os tipos de alimentação durante o processo de abstinência e desintoxicação de substâncias químicas. “Neste mês estamos recebendo os residentes do Dom Moura e o que fizemos aqui foi colocar em prática a ideia do Caps de promover a inserção daqueles que estão sendo acompanhados”, declarou a enfermeira Lívia Rodrigues.

Em seguida, os pacientes também participaram de uma atividade com o educador físico Uriel Pessoa, que fez uma breve explicação sobre a importância de manter hábitos saudáveis no dia-a-dia. “Estamos sempre nas discussões em grupo, e verificamos a oportunidade de desenvolver a atividade ao ar livre, bem como a discussão sobre os alimentos”, afirmou Daniel Barbosa, que é integrante do Programa de Residência Multiprofissional.

Maria Eduarda Dias, 26 anos, já faz parte do serviço há dois anos e comenta a experiência de poder participar da ação. “Foi um momento em que podemos nos conhecer novamente, brincar e viver um momento de criança. Nessas oportunidades a gente se exercita, interage um com o outro e de certa forma isso une aquilo que estamos procurando, que é recuperação”, finalizou.

Aquilles Soares 
Secom/PMG

Ovo produzido em Pernambuco será rastreado

Pernambuco será o primeiro estado do Brasil
a adotar o sistema.
A medida visa dar maior segurança ao consumidor na hora de comprar ovos, além de organizar e regulamentar o trânsito e o comércio de ovos. Cada ovo terá um código impresso na sua própria casca. Pela numeração o consumidor poderá saber a procedência do produto. Informações sobre a data de produção, o registro na Adagro e a origem do produto poderão ser conferidos individualmente.

Pernambuco será o primeiro estado do Brasil a adotar o sistema. Ovos com código de rastreabilidade já são comuns na Europa, países como França, Suiça, Suécia já comercializam os produtos com códigos individualizados.

Os produtores pernambucanos terão 90 dias para aderirem a nova regra. Com as novas regras os ovos poderão ser comercializados a granel, isto é, em unidades, visto que as informações necessárias não estarão mais na embalagem e sim no produto. Com as informações o consumidor saberá de qual granja está vindo o ovo e também saberá a data em que ele foi produzido, evitando assim a compra de produtos vencidos.

Pernambuco é o maior produtor de ovos e carne do Nordeste. Em relação aos demais estados brasileiros, é o 5º maior produtor de carne e o 8º maior produtor de ovos, o que torna o Estado autossuficiente em ovos e responsável por 85% do consumo de carne de frango em Pernambuco.

http://www.adagro.pe.gov.br

Projeto com Povo XuKuru ganha prêmio Georg Marcgrave

Índio XuKuru e extensionista do Instituto  Agronômico de Pernambuco (IPA), Iran Neves Ordonio recebeu o  prêmio Georg Marcgrave de Bioversidade e Desenvolvimento Sócio Ambiental, na última quinta-feira (03), às 14h. A comenda é concedida pela Centro Cultural Brasil-Alemanha.

Ele representou o grupo Coletivo da Agricultura Indígena Xukuru do Ororubá – Jupago Kreká e a Associação Indígena Xukuru do Ororubá, que concorreu com o projeto “Viveiro de Mudas e Horta Comunitária/Pedagógica Xukuru como estratégia de fortalecimento das práticas de defesa, proteção e zelo a Nature Sagrada”, realizado em Pesqueira.

O projeto visa implementar um espaço de produção de mudas e cultivo de plantas tradicionais (não convencionais) através de um viveiro de mudas e de horta pedagógica como ferramentas de apoio ao processo coletivo de gestão territorial e ambiental  Xukuru. Dessa forma, são utilizadas metodologias que reforcem o potencial pedagógico do espaço e fortaleçam também o caráter produtivo que venha a suprir as demandas internas de mudas para reflorestamento, além de animar os circuitos de economias solidárias.  Entre as ações está prevista a implantação de viveiro comunitário / pedagógico de Mudas do Povo Xukuru e uma horta comunitária / pedagógica.

Apoiam o projeto a UFPE, UFRPE e, destacadamente, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que vem desenvolvendo junto a Associação Indígena Xukuru e o coletivo da agricultura Xukuru – Jupago Kreká, uma Assistência Técnica e Extensão Rural específica – Ater Indígena. Além de ONG´s, a exemplo do Conselho Indigenista missionário – CIMI.

http://www.ipa.br/novo/interna-noticias.php?idNoticia=1454

A investigação por parte do MP virou "terra de ninguém", afirmou Gilmar Mendes

Ministro do STF Gilmar Mendes.
Créditos da foto: Diário do Amapá.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse ontem (8) que a investigação criminal do Ministério Público (MP) virou "terra de ninguém”. A nova crítica à atuação do MP foi feita durante a sessão da Segunda Turma da Corte, responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato.

Ao votar em um caso envolvendo a questão da prisão antes do trânsito em julgado, o ministro criticou os procedimentos internos de investigação realizados pelo órgão.

“Aqui nós temos uma série de questões que precisamos talvez passar em revista. O ministro Celso de Mello e eu somos muito preocupados em relação a uma outra questão que me parece que terá de ser revisitada, que é a questão da investigação por parte do Ministério Público. Isto virou um pouco terra de ninguém. Não obstante, o que se ouve? Que hoje é um festival de investigação sem sequer controle judicial. Fala-se que na Procuradoria-Geral hoje haveria 2,8 mil PICs, chamado procedimento de investigação criminal, sem nenhuma figura de controle”, disse o ministro.

Os chamados PICs são regulamentados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e foram chancelados na decisão do STF que julgou constitucional o poder de investigação do MP. Em nota, a Procuradoria-Geral da República (PGR) disse que o número de procedimentos citados por Gilmar Mendes está errado.

“A estatística do mês de julho de 2017 do gabinete do procurador-geral da República mostra que a Assessoria Jurídica Criminal possui apenas 626 procedimentos em análise, sendo que 112 deles tratam de conflito de atribuição entre Ministérios Públicos que deve ser resolvido pelo procurador-geral, por decisão do Supremo Tribunal Federal. Há outros procedimentos remanescentes no gabinete que dizem respeito às áreas de Assessoria Jurídica Constitucional, Assessoria Jurídica Cível, Assessoria Jurídica de Tutela Coletiva, Secretaria de Cooperação Internacional, entre outras”.

A polêmica sobre a competência do Ministério Público para realizar investigações criminais não é nova. Promotores e procuradores divergem de delegados civis e da Polícia Federal, que pretendem ter exclusividade nas investigações. Em 2013, uma proposta de Emenda à Constituição (PEC 37) que retirava do MP o poder de investigação entrou em tramitação na Câmara dos Deputados, mas foi rejeitada pelo plenário da Casa.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/node/1086278

terça-feira, 8 de agosto de 2017

TRE-PE abre processo seletivo para estágio em parceria com a SEE

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 71 vagas de estágio no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), destinadas a estudantes da rede estadual de ensino de escola regular. As vagas estão distribuídas para os níveis médio e técnico, e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto, pelo site da Secretaria Estadual de Educação (SEE). A divulgação do resultado preliminar dos selecionados será divulgada no dia 22.

Das 71 vagas ofertadas, 32 são para contratação imediata, 39 para cadastro de reserva. Dez por cento desse total serão asseguradas para pessoas com deficiência. Estudantes do nível médio interessados em participar devem estar matriculados no primeiro ou segundo ano, ou estar cursando o primeiro ou segundo módulo do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já os do nível técnico devem estar matriculados no primeiro ou segundo ano do Ensino Médio e técnico integrado, ou cursando o primeiro ou segundo módulo do Ensino Médio e técnico nas modalidades subsequente ou Ensino à Distância (EAD).

O processo seletivo será feito com base no coeficiente de rendimento escolar (média geral) obtido pelo estudante no ano letivo ou no último módulo cursado de 2017. Todos os selecionados devem ter disponibilidade para cumprir uma jornada de 25 horas semanais de estágio, de acordo com o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais, onde os estagiários atuarão. O estágio terá a duração de um ano, e a convocação será feita a partir do mês de setembro. 

Confira o edital no link abaixo:


Clique no link abaixo para realizar a sua inscrição:


http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/2017/08/tre-pe-abre-processo-seletivo-para.html

Inclusão digital para Comunidade Quilombola em Garanhuns

Aprender a utilizar computadores corretamente é de extrema importância na sociedade atual. Pensando nisso, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) está disponibilizando um curso de computação para os moradores da Comunidade Quilombola Sítio Estrela. A formação é resultado da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A turma é composta por 20 assistidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Quilombo.

No treinamento, os participantes estão aprendendo noções intermediárias dos programas de computador. O instrutor, Marcos Alexandre, destaca a importância de levar o curso para a comunidade. “Essa formação pode contribuir em todo tipo de desenvolvimento. A informática hoje está envolvida em tudo. Eles tendo acesso aos programas que os computadores oferecem vão poder comercializar os produtos que eles mesmos fazem aqui, vão poder negociar e fazer compras. Todo um mundo se abre com o computador”, enfatiza.

A moradora do sítio Estrela Maria Isabela Alves, 21 anos de idade, explicou que o fato da capacitação ser em sua comunidade facilitou o deslocamento. “Eu estou gostando da oportunidade de fazer esse curso. Quero muito fazer uma faculdade e acho que saber usar o computador vai ajudar na hora de fazer os trabalhos. Além disso, é mais perto do que ter que ir à área urbana, o que dificultaria”, diz a pré-universitária.   

Os alunos da formação são encaminhados por meio do Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal, e receberão certificado de 20 horas ao final das aulas. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Garanhuns informa que outros cursos serão disponibilizados, e suas respectivas informações serão divulgadas em breve.

Daniela Batista e Cloves Teodorico
Secom/PMG

Iati realiza festa de Emancipação Política nos dias 19 e 20 de agosto


Ministério do Esporte abre inscrições para o Bolsa Atleta

Créditos da imagem: www.paraiba.com.br
O Ministério do Esporte abre hoje (8) as inscrições para o programa Bolsa Atleta 2017. O novo edital foi publicado nessa segunda-feira (7) no Diário Oficial da União. As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 22 e o processo seletivo terá como base os resultados obtidos pelos atletas em 2016.

Segundo o ministério, podem concorrer à bolsa os atletas  que conquistaram bons resultados em competições nacionais e internacionais e que estejam vinculados a uma entidade de prática desportiva. No entanto, para a modalidade Bolsa Estudantil, os desportistas serão selecionados nos Jogos Escolares e nos Jogos Universitários Brasileiros.

Os valores das bolsas variam de acordo com cada categoria - atleta de base (R$ 370,00), estudantil (R$ 370,00), nacional (R$ 925,00), internacional (R$ 1.850,00), e olímpica/paralímpica (R$ 3.100,00). O atleta contemplado receberá o equivalente a 12 parcelas do valor definido na categoria.

O programa tem como prioridade apoiar os atletas de esportes que compõem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Posteriormente, o benefício é voltado para atletas de modalidades conhecidas como “não olímpicas” (que não fazem parte das Olimpíadas).

“A expectativa é manter o programa no mesmo patamar dos anos anteriores, beneficiando cerca de 6 mil atletas na primeira fase do edital”, informa o Ministério do Esporte.

Inscrição

As inscrições podem ser feitas exclusivamente no site do ministério, que mostra os requisitos específicos exigidos para cada categoria.

http://www.esporte.gov.br/index.php/institucional/o-ministerio/45412-contatos

O Bolsa Atleta é considerado o maior programa de patrocínio esportivo individual e direto do mundo. De acordo com o Ministério do Esporte, o principal objetivo é contribuir com a formação de atletas para representar o país em competições nacionais e internacionais.

Desde 2005, quando o programa foi criado, cerca de 20,7 mil atletas foram beneficiados com 51 mil bolsas. O Investimento ultrapassa R$ 890 milhões.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-08/ministerio-do-esporte-abre-inscricoes-para-o-bolsa-atleta

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Inscrições para o 10º Concurso Jovem Senador

Atenção estudantes do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas de todo país, com idade até 19 anos. Seguem até o dia 18 deste mês as inscrições para o 10º Concurso de Redação do Senado federal, do Projeto Jovem Senador. O tema deste ano é “Brasil plural: para falar de intolerância” e as inscrições são feitas através do envio da ficha de inscrição e redação para a Secretaria de Educação do Estado. Serão selecionados, em processo de três etapas, 27 vencedores, um por unidade da Federação.

Cada unidade de ensino participante seleciona uma redação para representá-la e encaminha à Secretaria de Educação da sua unidade da Federação. O endereço e os procedimentos para o envio da redação estão disponíveis no site: www.senado.leg.br/jovemsenador.

Já na segunda etapa, cada Secretaria de Educação seleciona três redações, sem classificá-las, e encaminha ao Senado Federal com a documentação completa. Na terceira, e última etapa, a comissão julgadora do Senado Federal avalia e julga as 81 redações finalistas e seleciona 27 vencedoras — uma de cada Estado —, classificando o primeiro, o segundo e o terceiro lugares nacionais.

Os alunos vencedores viajarão com todas as despesas pagas para Brasília para participar, durante uma semana, de atividades legislativas. O objetivo é proporcionar conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo.

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/

Último dia para inscrições no curso gratuito preparatório para o Enem

Jovens oriundos de escolas públicas, que residem exclusivamente em Garanhuns, com idades entre 17 e 25 anos, e que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017) terão a oportunidade de se preparar para a prova gratuitamente. As inscrições terminam hoje. As aulas serão semanais, aos sábados, de Redação, Língua Portuguesa, Matemática e Geometria.  A Ação integra o projeto Preparando o Futuro, idealizado pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. 

Para se inscrever, basta baixar o formulário disponível no link: http://www.garanhuns.pe.gov. br/curso-preparatorio-para-o- enem-ficha-de-inscricao/, preencher, imprimir e anexar cópias da Identidade; do CPF; do comprovante de residência e da Declaração Escolar de que está cursando o 3º ano ou o Certificado de Conclusão do Ensino Médio em Escola Pública, bem como do comprovante de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017). Depois, basta entregar a documentação (formulário preenchido e cópias dos documentos), até esta segunda-feira, na sede da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, que fica localizada no Parque Euclides Dourado e funciona das 8 as 14h. Cem vagas serão disponibilizadas.

As aulas terão início no próximo dia 19 de agosto e seguirão até 4 de novembro, véspera da 1ª avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As atividades serão ministradas pelos professores Mônica Pereira e Marcelo Araújo, que possuem larga experiência no segmento de preparação de Concursos Públicos. As Aulas serão no auditório da ACIG, que fica localizado na rua Dr. José Mariano, nº 141, no Centro.

Secom/PMG.

Inscrições para o Encceja 2017 abrem nesta segunda-feira

Créditos da imagem: Via Carreira.
Os interessados em obter certificação dos estudos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 podem fazer a inscrição para a prova nesta segunda-feira (7), a partir das 10h, por meio do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições são gratuitas e vão até o dia 18 de agosto.


O Encceja é destinado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal. Os candidatos podem obter os diplomas do ensino fundamental ou médio por meio da prova, basta fazer a opção pelo nível de ensino que deseja obter no momento da inscrição. Para pleitear a certificação do ensino fundamental o candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de aplicação do exame. No caso da certificação do ensino médio é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos.

A prova será realizada no dia 22 de outubro, e não mais em 8 de outubro, como anunciado anteriormente.

No portal do Encceja é possível se informar sobre as competências que serão cobradas na prova e baixar materiais para estudo.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-08/inscricoes-para-o-encceja-2017-abrem-na-proxima-segunda-feira-