sexta-feira, 27 de outubro de 2017

PROGRAMA IDENTIDADE JOVEM É LANÇADO EM PERNAMBUCO

Com apoio do Governo Paulo Câmara, foi lançado, na tarde desta quinta-feira (26), o Programa Identidade Jovem em Pernambuco. O evento foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, através da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), comandada por João Suassuna. O evento está dentro da grade da Semana Estadual da Juventude.

A abertura do evento ficou por conta da Banda Filarmônica XX de dezembro, do município de Feira Nova. Logo em seguida, a mesa foi composta por Thiago Mendes, coordenador de Relações Institucionais da Secretaria Nacional de Juventude (CNJ); Antônio Alves, Presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude; Gilmar Dias, Consultor da Unesco; Adriana Luz, Gerente de Juventude da SDSCJ; e João Suassuna, Secretário de Executivo da SEPCJ.

O Identidade Jovem é um programa criado pelo Governo Federal que visa facilitar o acesso dos jovens a eventos culturais, transporte interestadual e outros serviços, garantindo a gratuidade total ou parcial nos valores de ingressos e passagens. Muitos jovens que precisaram sair da sua cidade natal para estudar em outra cidade ou estado estão sendo beneficiados pelo programa, com a possibilidade de poder voltar às suas cidades de origem para visitar a família.

Para ter acesso ao programa, é necessário atender a três critérios: ter entre 15 e 29 anos, ter uma renda per capta de até dois salários mínimos, e estar com o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. Após obedecer a estes critérios, o jovem pode entrar no site da Caixa Econômica Federal, preencher os dados, e imprimir o cartão físico. Ou pode baixar o aplicativo em smartphone ou tablet e já começar a desfrutar dos benefícios.

Muitos jovens deixam de participar de eventos e atividades culturais por não terem condições financeiras. O programa surge justamente com o intuito de acabar com esta realidade e garantir direitos iguais para a juventude do Estado. “Hoje, Pernambuco está em quinto lugar no Brasil em números de usuários do ID Jovem. Mas, eu só vou sossegar, quando o nosso Estado estiver em primeiro lugar. Quero que esse direito seja conhecido por todos os jovens”, disse João Suassuna.

COLEÇÃO ICONOGRÁFICA BRASILIANA COM 2,5 MIL OBRAS É DISPONIBILIZADA NA INTERNET

Duas mil e quinhentas obras iconográficas do acervo da Biblioteca Nacional, do Instituto Moreira Salles (IMS), do Itaú Cultural e da Pinacoteca de São Paulo estão, a partir de hoje (27), disponíveis gratuitamente na internet no portal Brasiliana Iconográfica.  http://brasilianaiconografica.art.br/

O acervo é focado em obras que dizem respeito à cultura e história do Brasil a partir do século 16, época em que começam a circular os primeiros mapas e livros sobre a América Portuguesa, com pinturas e estudos científicos sobre a natureza do país. As imagens vão desde a chegada dos portugueses no século 16 até o início do século 20.

O portal dará acesso às imagens em alta definição, com recurso de zoom para que as obras possam ser observadas em detalhes. Também estão disponíveis informações sobre cada peça: origem, temas, histórias e ficha catalográfica.

Entre outras obras, a Biblioteca Nacional coloca no site desenhos originais de algumas das principais expedições científicas no território brasileiro, imagens que ilustraram publicações do século 19, e peças de artistas como Michelerie e Franz Keller.

Do acervo do Instituto Moreira Salles destaca-se o desenho Cidade de São Paulo (1825-1826), do artista inglês Charles Landseer, um dos únicos registros da área central da cidade do século 19, assim como a Cena na Rua Direita (atual Rua Primeiro de Março), do dinamarquês Paul Harro-Harring.

Do Itaú Cultural está disponível, entre outras obras, Povoado numa Planície Arborizada, óleo sobre madeira de Frans Post, datado do século 17, a primeira obra da Coleção Brasiliana Itaú. Entre os itens do acervo da Pinacoteca está uma das raras pinturas a óleo de Jean-Batiste Debret, datada de 1816, assim como um conjunto de desenhos em nanquim de Karl von Planitz para o álbum 12 vistas do Rio de Janeiro.

Agência Brasil.

GARANHUNS SERÁ SEDE DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE KARATÊ INTERESTILOS

A 14ª Edição do Campeonato Pernambucano de Karatê Interestilos será realizada em Garanhuns, no próximo domingo (29). O torneio é uma iniciativa da Federação Interestilos Pernambucana de Karatê.

A expectativa dos organizadores é que a competição reúna atletas de várias cidades pernambucanas. “Serão 52 categorias em disputa, sendo nas modalidades masculino e feminino, incluindo uma categoria especial para os deficientes e as idades variam entre 3 anos, que é a categoria fraldinha e 60 anos, o Máster”, registra o carateca Eguinaldo  Sylvestre, organizador da Competição.

A 14ª Edição do Campeonato Pernambucano de Karatê Interestilos acontecerá no Ginásio do Colégio Monsenhor Adelmar (CMA), a partir das 9h. A entrada é gratuita. O evento conta com a parceria da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos e da Academia Sylvestre de Karatê-Dô, além do apoio do Colégio Monsenhor Adelmar (CMA) e do Governo Municipal de Garanhuns, por meio das Secretarias de Saúde e de Juventude, Esportes e Lazer.

Secom/PMG.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

PERNAMBUCO CONQUISTA O TÍTULO DE MELHOR RECEITA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO NORDESTE

Pernambuco é o grande vencedor da Região Nordeste na 2º edição do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, com a receita do “Caldo Nordestino Nutritivo”. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (26), em Brasília, durante solenidade de premiação realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). A iguaria é preparada com macaxeira, bode, açafrão e couve flor. Parte dos ingredientes é cultivado na horta da escola e adquiridos através do Programa de Agricultura Familiar e do Merenda Escolarizada.

A merendeira Gilda Rosângela de Souza, da Escola Estadual Juazeiro, localizada na zona rural de Tracunhaém, levou o título de receita mais nutritiva destinada à merenda escolar. O concurso tem como objetivo valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na oferta de uma alimentação saudável ofertada aos estudantes das escolas públicas do país. Foram escolhidas as melhores receitas de cada região (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste). Os cinco grandes vencedores receberam premiação em dinheiro e troféu.

ARTISTA PLÁSTICO DE IPOJUCA EXPÕE NOS ESTADOS UNIDOS

 Tela Carro-de-boi.
O Município de Ipojuca foi escolhido para representar Pernambuco através das telas do artista plástico Marcos Medeiros, na Feira Cultural e Científica: Brasil e Estados Unidos de 2 a 5 de novembro. O evento acontece em Boston na Universidade Famingham State University e conta com o apoio de entidades como Harvard, MIT e University de Massacusetts. Marcos Medeiros será recebido pelo governo de Massacusetts e o consulado – Geral do Brasil em Boston.

O projeto que levou o artista plástico Marcos Medeiros a fazer parte da feira Cultural e Científica: Brasil e Estados Unidos, foi idealizado pela   Faculdade de Ipojuca e terá também como representantes acadêmicos a diretora Laís Lacerda, o professor Paulo Gomes e Silas Pereira do Estaleiro Atlântico Sul.

A Feira Cultural será num espaço nobre onde com representações culturais brasileiras dos 27 estados, que vão representar o país na música, nas artes plásticas e na culinária, nas festas folclóricas, cultura religiosa, entre outros.

Estão confirmados diversos eventos, políticos e sociais paralelos como visita aos políticos na State House, museus, escolas primárias, teatro, comércio e empresariado local, Berkeley University, Consulado-Geral do Brasil em Boston e intercâmbio cultural com objetos simbólicos de cada estado brasileiro que serão doados para professores das escolas americanas.

Amupe

COMPESA VOLTA A ABASTECER A CIDADE DE ALAGOINHA

O município de Alagoinha, no Agreste do Estado, voltará a receber água pela rede de distribuição, após um período de seis anos em que a Barragem Ipaneminha esteve em colapso, em função da estiagem severa que atingiu a região nesse período. Para levar água às torneiras dos 15 mil moradores da cidade, a companhia realiza ações de recuperação das unidades do sistema de abastecimento da cidade. Apesar da Barragem de Ipaneminha, única fonte hídrica da cidade, ter sido beneficiada com as chuvas registradas no inverno deste ano, não foi possível retomar com a distribuição de água de imediato. “Como passamos muitos anos sem operar o sistema, vários componentes precisavam de reparos ou substituição de equipamentos e foi preciso executar uma série de intervenções para a retomada da distribuição de água na cidade", explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito. Está previsto iniciar, amanhã (27), a fase de pré-operação do sistema.

O gerente da Compesa adianta que a fase mais complexa é o teste dos 23 quilômetros da adutora, que transporta água da Barragem de Ipaneminha, localizada em Pesqueira, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Alagoinha. “Iremos injetar água na adutora já na sexta-feira e essa fase pode durar dias ou semanas, uma vez que será necessário um período de ajustes operacionais, permitindo que o sistema funcione com pressões e vazões satisfatórias”, esclarece o gerente da Compesa, Gilvandro Tito. Ele adianta que nessa fase é comum a ocorrência de vazamentos e, consequentemente, a suspensão do abastecimento para a realização dos serviços de reparo das tubulações. A expectativa é que a cidade será atendida, inicialmente, com um calendário de 3 dias com água e 27 sem.

Pesqueira - As ações realizadas no Sistema Ipaneminha também beneficiarão localidades da cidade de Pesqueira, no Agreste, que ainda estão sendo atendidas com carros-pipa. A previsão é que até o final de outubro seja iniciada a distribuição de água pela rede para o Loteamento Leonardo, Eucalipto, Vila Anápolis, Santo Antônio, Bairro Central e José Rocha. O restante da cidade de Pesqueira já vem sendo abastecida, desde o mês de junho deste ano, pelo Sistema Santana e Pedra D’Água. As cidades de Alagoinha e Pesqueira também serão beneficiadas com a obra da Adutora do Moxotó que tem previsão para ficar pronta em dezembro deste ano, um empreendimento de R$ 85 milhões, idealizado pelo Governo Paulo Câmara para atender 400 mil pessoas em dez cidades, sendo nove no Agreste e uma no Sertão, Arcoverde.

ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), está com inscrições abertas para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETE), na modalidade médio-integrado 2018. Ao todo, estão sendo ofertadas 6.075 vagas em 23 cursos técnicos em 35 unidades de ensino. Podem participar candidatos que concluíram o Ensino Fundamental em 2017 e ter idade máxima de 16 anos no ato da matrícula. As inscrições devem ser feitas até 12 de novembro, pelo site: www.educacao.pe.gov.br, no banner ETE (https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/). O edital também está disponível nesse link.

As provas serão aplicadas de 16 a 28 de novembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição. O resultado da primeira classificação será divulgado no dia 07 de dezembro, no site da Secretaria. O início das aulas está previsto para 05 de fevereiro de 2018.

Entre os cursos ofertados está Administração, Edificações, Rede de Computadores, Mecânica, Informática para Internet e Logística. As mais de seis mil vagas estão distribuídas em polos na Região Metropolitana do Recife, Agreste, Sertão e Zona da Mata. No Agreste Meridional, as oportunidades são para a ETE Governador Eduardo Campos, em São Bento do Una. 

ETE - Desde 2007, o Governo de Pernambuco vem realizando a expansão da rede de escolas técnicas no estado, visando garantir não só uma melhor infraestrutura, mas uma melhor educação para os estudantes pernambucanos, com a oferta da formação profissional. Naquele ano, Pernambuco tinha apenas seis escolas técnicas e hoje conta com 37 unidades. Tudo isso para que Pernambuco continue evoluindo na qualidade da educação pública.

GRE-AM

NOVA LEI POSSIBILITA ATRIBUIÇÃO DE INFRAÇÕES DO VEÍCULO AO CONDUTOR HABITUAL

O proprietário de veículo automotor ganhará o direito de indicar o nome do condutor habitual, que passará a ser o responsável pelas infrações de trânsito que cometer. É o que prevê a Lei 13.495/2017, sancionada na terça-feira (24) e publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da União. A norma entra em vigor daqui a 90 dias.

A nova lei tem origem em substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 60/2013, aprovado no Senado em maio de 2015 e na Câmara dos Deputados em agosto deste ano.

O principal condutor pode ser apontado pelo dono em comunicação ao órgão executivo de trânsito. O motorista indicado deve aceitar expressamente a indicação para que ela tenha validade. Depois disso, seu nome será inscrito no cadastro do veículo no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O principal condutor registrado assume a presunção da responsabilidade pelas infrações de trânsito cometidas com o veículo, responsabilidade que hoje cabe ao proprietário. Assim, não é mais necessário que o proprietário atravesse a atual burocracia necessária para transferir as sanções devidas — elas já serão aplicadas diretamente ao principal condutor. Esse procedimento só precisará ser executado se o infrator real não for o condutor indicado e nem o proprietário.

Caso o veículo seja vendido, o principal motorista indicado terá seu nome automaticamente desvinculado do Renavam. Outras hipóteses para a exclusão do nome do condutor são a indicação de outra pessoa para a condição ou um requerimento do próprio condutor ou do proprietário.

Para o relator no Senado, José Pimentel (PT-CE), o texto vai beneficiar muitos donos de carros e motos que são habitualmente usados por terceiros, como filhos, parentes ou profissionais.

Um dos trechos modificados por Pimentel no substitutivo foi a forma de identificação do principal condutor. O projeto original falava em inscrição do nome no documento do veículo, sendo necessária a emissão de um novo documento sempre que houvesse a nomeação de um condutor. Para Pimentel, esse procedimento não seria prático.

— Implicará custos desnecessários e maior burocratização no procedimento de inscrição e alteração do principal condutor — avaliou Pimentel, sugerindo a inscrição no Renavam, que é um sistema virtual.

Agência Senado 

GRANDE INAUGURAÇÃO DO BELA VISTA AQUA PARK EM IATI


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

CONFIRA A LISTA DOS DEPUTADOS PERNAMBUCANOS QUE VOTARAM COM TEMER

Com 251 votos favoráveis ao parecer da CCJ, que recomenda a rejeição da denúncia por obstrução da Justiça e organização criminosa, o Plenário acaba de salvar Michel Temer, que segue no cargo, mesmo tendo sido alvo de duas denúncias e sendo reprovado por mais de 90% da população; confira como votou cada parlamentar.

COMO VOTOU CADA DEPUTADO PERNAMBUCANO

Adalberto Cavalcanti (Avante) – ausente

André de Paula (PSD) – não

Augusto Coutinho (SD) – sim

Betinho Gomes (PSDB) – não

Bruno Araújo (PSDB) – sim

Daniel Coelho (PSDB) – não

Danilo Cabral (PSB) – não

Eduardo da Fonte (PP) – sim

Fernando Coelho Filho (PSB) – sim

Fernando Monteiro (PP) – sim

Gonzaga Patriota (PSB) – não

Jarbas Vasconcelos (PMDB) – não

João Fernando Coutinho (PSB) – ausente

Jorge Côrte Real (PTB) – sim

Luciana Santos (PCdoB) – não

Luciano Bivar (PSL) – sim

Marinaldo Rosendo (PSB) – sim

Mendonça Filho (DEM) – sim

Pastor Eurico (PHS) – não

Ricardo Teobaldo (Pode) – ausente

Sebastião Oliveira (PR) – sim

Silvio Costa (PTdoB) – não

Tadeu Alencar (PSB) – não

Wolney Queiroz (PDT) – não

Zeca Cavalcanti (PTB) – sim

PREFEITURA DE ALTINHO ABRE PROCESSO SELETIVO

A Prefeitura de Altinho - PE divulgou errata referente ao edital nº 002/2017 do processo seletivo que tem a finalidade de selecionar (em números atualizados) 154 candidatos de ensino fundamental, médio, técnico e superior, para contratação em caráter temporário.
Uma outra novidade diz respeito às inscrições, que agora poderão ser efetuadas presencialmente e via postal (carta com AR e Telegrama) também nos dias 30, 31 outubro, 1 e 3 de novembro de 2017, das 8h às 13h, nos seguintes endereços:

- Presencialmente na Secretaria de Obra, Viação e Serviços Urbanos, situada à Rua Dr. Gercino de Pontes, s/n, Centro, Altinho-PE  e na Secretaria de Saúde, situada à Rua Siqueira Campo, s/n, Centro, Altinho-PE;

- Via postal, endereçado ao Palácio Municipal Doutor Antônio Lins de Figueiredo, com sede na Rua Doutor Nestor Varejão, nº 51, Centro, Altinho/PE, CEP: 55.490-000.

Serão contratados profissionais nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Cozinheiro, Gari, Motorista, Assistente Social, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar Técnico Administrativo, Biomédico, Enfermeiro, Nutricionista, Fisioterapeuta, Técnico de Analises Clínicas, Técnico de Enfermagem e Técnico de Radiologia.

Os vencimentos a serem pagos vão de R$ 937,00 a R$ 1.600,00, para desempenhar atividades em carga horária de 30 a 40 horas semanais. A carga horária para a função Vigia, será em regime de 12 horas trabalhada, por 36 horas de descanso.

Os inscritos serão selecionados por meio de análise da capacidade profissional, de caráter eliminatório e classificatório, comprovada através da avaliação de Curriculum Vitae. Este processo seletivo terá validade de três meses, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por até igual período.



Concursos no Brasil

AS HISTÓRIAS DO RADIALISTA JOSÉ ARAÚJO LEITE (PAJEÚ): O NAMORADOR

             

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DE GARANHUNS PARTICIPA DE CURSO DO SUAS

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da secretária, Célia Sobral, e a assistente de Vigilância Socioassistencial, Karina Arruda, estão participando desde ontem (24), do curso de Plano Municipal de Assistência Social com ênfase na integração dos demais planos: de Ação, Plurianual (PPA), Pacto de Aprimoramento de Gestão e Decenal, do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O programa é desenvolvido pelo Ministério de Desenvolvimento Social, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco (SDSCJ).  O momento está sendo realizado no Seminário São José. 

Diversos representantes de Assistência Social do Estado estão participando da formação. O curso busca atender às diretrizes e princípios estabelecidos na Política Nacional de Educação Permanente do Suas, abordando temáticas como “Diagnóstico socioterritorial: coleta, organização e análise dos dados e informações necessárias para a construção do Plano Municipal de Assistência Social (Pmas)” e estrutura do Pmas.

“A participação de todos os municípios nesta formação é muito importante. Este curso tem o objetivo de elaborar o Plano Municipal, que é um documento fundamental para a Assistência Social, com uma melhor qualidade que ajuda também no atendimento aos usuários”, explicou Lívia Lira, ministrante do curso.

Daniela Batista
Secom/PMG.

COMPESA RECEBE 15 CONJUNTOS DE MOTO-BOMBA QUE COLOCARÃO EM FUNCIONAMENTO A ADUTORA DO MOXOTÓ

Todos os 15 conjuntos motor-bomba que colocarão em funcionamento as três estações elevatórias de água bruta (sistemas de bombeamento) da Adutora do Moxotó já foram recebidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A montagem desses equipamentos, com capacidade entre 400 e 500 CV cada, já foi iniciada e, em breve, serão testados. A expectativa é que a nova adutora fique pronta até o mês de dezembro deste ano e possibilite antecipar a chegada da água do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco em nove cidades do Agreste, e Arcoverde, no Sertão, regiões que sofrem com ciclos de seca extrema. A Adutora do Moxotó foi a alternativa encontrada pelos  técnicos da Compesa para dar funcionalidade às tubulações já assentadas da Adutora do Agreste e abastecer a população nessas cidades, beneficiando 400 mil pessoas.

A Adutora do Moxotó transportará uma vazão de 450 litros de água, por segundo, para atender os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Dez conjuntos motor-bomba já haviam sido entregues para a companhia no início do mês, e o restante dos equipamentos chegaram hoje (24).Essa adutora tem 70 quilômetros de extensão e está 70% concluída. “Estamos trabalhando muito para cumprir a determinação do governador Paulo Câmara, que é entregar a obra no final do ano”, informa o diretor Técnico e de Engenharia, Rômulo Aurélio Souza. Ele revela que ainda existe a preocupação com o repasse dos recursos para a finalização do empreendimento, mas que está confiante que a água consiga chegar nas torneiras da população dentro do prazo previsto.

A Adutora do Moxotó, um investimento de R$ 85 milhões viabilizado pelo Governo Paulo Câmara, vai permitir o abastecimento dessas dez cidades com água da Transposição, mesmo antes da obra do Ramal do Agreste ficar pronta - que será executada pelo governo federal. A nova adutora vai transportar água até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arcoverde, cidade onde o sistema será interligado à Adutora do Agreste. “Os nossos técnicos encontraram na Adutora do Moxotó a alternativa técnica mais viável para atender à população dessas cidades que tem sofrido muito com os efeitos da seca”, finalizou o diretor.

TRE-PE DESAPROVA CONTAS DO PSDC

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) desaprovou, por unanimidade, as contas do diretório regional do Partido Social Democrata Cristão (PSDC). O partido terá de devolver R$ 18.769,84 ao Tesouro.

Deste montante, R$ 3.992,74 são referentes a recursos cuja origem não foi identificada. Os outros R$ 14.777, 10 são relativos a contribuições que não foram efetivadas como manda a legislação. O PSDC também ficará dois meses sem receber recursos do fundo partidário. O julgamento é referente ao exercício financeiro de 2014.

Em sessão realizada na manhã da última segunda-feira (23), a relatora do processo, desembargadora eleitoral Erika de Barros Lima Ferraz, se fundamentou no parecer da unidade técnica do Tribunal, que identificou várias irregularidades na prestação de contas, solicitou que o partido se explicasse e este nada fez para corrigir sua prestação de contas.

Assim como a unidade técnica do TRE-PE, o Ministério Público Eleitoral também entendeu que as contas deveriam ser desaprovadas. Segundo a desembargadora, entre as irregularidades, foram encontrados recursos sem origem comprovada e CPFs divergentes. 

TRE-PE

ESCOLA DE CONTAS OFERECE CURSO SOBRE COMPRAS PÚBLICAS

Os processos de contratações públicas ainda apresentam uma série de deficiências na maior parte das instituições brasileiras, principalmente em função da falta de planejamento e do não cumprimento das especificações do que se pretende adquirir, gerando descontrole e prejuízo para a Administração Pública.

Com o intuito de capacitar os servidores que atuam na áreas de compras, patrimônio e nas funções de gerenciamento de aquisições de bens e de serviços, a Escola de Contas vai realizar o curso “Compras Públicas”, com o instrutor Thiago Parísio, analista de gestão e membro da Comissão de Licitação do TCE-PE. O curso acontecerá nos dias 30 e 31, no período de 8h às 17h10, com intervalo para almoço, na sede da Escola.  

A capacitação pretende apresentar aos alunos os principais conceitos teóricos relacionados à área, conciliando com práticas bem-sucedidas capazes de promover o aprimoramento da gestão de aquisições de bens e de serviços, conscientizando os gestores e servidores que atuam nas áreas de compras sobre a importância de ações para minimizar a falta de controle com o dinheiro público e tornar a gestão mais eficiente. A capacitação será dividida em seis módulos: Introdução, legislação pertinente, especificações, fornecedores, planejamento de aquisições e pós-compra.

Para conferir a programação completa de cursos, os interessados devem acessar a página da Escola de Contas. As inscrições podem ser feitas até a quinta-feira anterior ao começo do curso. 

Para mais informações e inscrição clique no link abaixo ou entre em contato pelo (81) 3181.7928 ou gaec@tce.pe.gov.br.

"SAÚDE NA ESCOLA" AMPLIA ATENDIMENTOS PARA ESTUDANTES EM GARANHUNS

Por Aquilles Soares

Representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação estiveram reunidos, nesta terça-feira (24), para debater sobre o Programa Saúde na Escola (PSE), que visa desenvolver ações mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento clínico dos alunos da Rede Municipal de Ensino. O momento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, e teve a presença dos profissionais da Diretoria de Ensino, coordenação de Atenção Básica, além de servidores responsáveis pelo desenvolvimento do programa nas escolas.

Para aprimorar a triagem e acompanhamento dos alunos será elaborada uma estratégia de articulação durante as próximas semanas, entre as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e escolas municipais, com o apoio de uma psicóloga e uma nutricionista, que vão realizar atendimento especial, focado em diversos eixos de promoção da saúde, como prevenção à obesidade, combate ao Aedes aegypti e cuidados com a saúde bucal.

Secom /PMG

terça-feira, 24 de outubro de 2017

DOCUMENTÁRIO VIDA DE VAQUEIRO: DIRETOR ARY VASCONCELOS (VADINHO)


           

PALESTRA SOBRE REGISTRO DE GRANJAS CONSCIENTIZA PRODUTORES EM LAJEDO

O coordenador estadual de sanidade avícola da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Francisco David ministrou, ontem (23), uma palestra sobre a importância e os pré-requisitos para o registro de granja para os avicultores da cidade de Lajedo, no Agreste do Estado. O evento teve como objetivo conscientizar os produtores sobre a necessidade de implementar medidas de biosseguridade, visto que elas garantem a proteção dos plantéis, seja com a adoção de tecnologias ou com práticas que visam diminuir o risco de entrada de agentes infecciosos e contaminantes nas instalações de produção. O encontro contou com a participação de 120 pessoas, integrados da Avícola Santa Quitéria e produtores independentes.

Segundo o produtor Adilson José, a palestra foi interessante, pois orientou os produtores a ter consciência da importância das normas de qualidade. “Isso ajuda nós, que somos integrados, ajuda a empresa e ainda mostra uma parceria com a Adagro. Se essas medidas forem seguidas, teremos um frango com mais qualidade”, explicou José.

O Coordenador do programa de sanidade avícola, Francisco David lembrou da importância do cadastro de granjas, pois é por meio dele que o serviço oficial pode dar respostas mais rápidas e eficazes em caso de foco de alguma doença. Ele ainda ressaltou algumas ações que devem ser implementadas pela granja, para que o estabelecimento adquira o seu registro na Adagro. “ O prazo para o registro de granja se encerra em fevereiro do próximo ano e só temos registradas apenas 5% das granjas, esse número precisa aumentar, pois o prazo está perto de terminar”, finalizou.

NEPOTISMO NO PIAUÍ: PREFEITA TEM ATÉ 48 HORAS PARA EXONERAR O MARIDO

A prefeita da cidade de Pajeú do Piauí, município a 412 quilômetros de Teresina, foi acusada pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI) de praticar nepotismo [ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes]. O promotor de Justiça José William Pereira Luz foi quem requereu ajuizou a ação.

Sebastiana Vieira de Carvalho é prefeita da cidade de Pajeú e teria contratado o marido para assumir um cargo comissionado na cidade, o de chefe de gabinete.  Para o MP-PI, ao nomear o próprio cônjuge para o exercício do cargo, ela praticou ato de nepotismo, violando o princípio da moralidade. Com isso, o Ministério determinou que a prefeita exonerasse imediatamente o marido do cargo.

O Juiz de Direito José Carlos da Fonseca Lima Amorim considerou procedente o pedido, concedendo tutela de urgência. Ele fixou o prazo de 48 horas para que a prefeita procedesse à exoneração, sob pena de aplicação de multa diária e pessoal no montante de R$ 500.

Fonte: Cidadesnanet

LUTA OLÍMPICA MUDA A VIDA DE JOVENS DO INTERIOR DE PERNAMBUCO

Equipe durante treinamento com professor Elison.
Por Roger Casé

Você é adolescente e mora no interior. Descobriu uma modalidade esportiva que pouca gente pratica na região. E pra treinar, usa um uniforme até então desconhecido na cidade.

- Perguntavam se eu dançava balé. Eu dizia: não, pratico luta.

Luciano Silva, de dezenove anos perdeu as contas de quantas vezes usou essa defesa pra espantar os engraçadinhos de Garanhuns, cidade localizada no interior de Pernambuco. A luta que ele pratica é o westling, a luta olímpica. Campeão no brasileiro júnior deste ano até o ano passado morava num abrigo para órfãos.

O convite para integrar a equipe de luta da cidade partiu do treinador Elison Dantas.

- Luciano foi um menino que nós achamos e que chegou a viver num abrigo. O encontramos e treinamos. Hoje em dia é o maior exemplo que nós temos porque estuda muito, é uma pessoa extremamente servidora. Hoje em dia é o numero um do Brasil na greco (luta greco-romana) e número dois no estilo livre (categoria até 54kg).

A luta olímpica se divide em duas modalidades. A grego-romana em que é possível atacar apenas da cintura para cima e a estilo livre em que até as pernas podem ser alvos. A vida do treinador também é dividida. Entre duas nações. Elison nasceu em Garanhuns, agreste de Pernambuco, a 230km do Recife. Aos vinte anos se mudou para os Estados Unidos e se formou na Universidade de Oklahoma. Lá aprendeu as regras e a prática do esporte.

Na volta ao Brasil criou uma associação com nome gringo. A Wrestling and Education for All (WEFA). Luta Olímpica e Educação para Todos, numa tradução que ele nem faz questão que seja feita. E ele tem uma ótima explicação para essa preferencia da pronuncia estrangeira.

Parcerias que ajudam a pagar o aluguel e as despesas da academia que funciona desde 2013. O lugar virou referencia na região e tem outros medalhistas nos brasileiros junior e cadete. A potiguar Rose Brito, de vinte anos, é bicampeã brasileira e este ano foi promovida para a seleção sênior. Para chegar ao novo patamar, trocou o calor de Natal, no Rio Grande do Norte, pelo friozinho de Garanhuns.

- É muito diferente, aqui faz muito frio e lá é muito quente. Mas é bom para treinar - disse Rose.

Ela tem trabalhado tão forte que há um ano mora no centro de treinamento da WEFA. Mas para os alunos do professor Elison, tão importante quanto os treinos, são os estudos. Ninguém precisa pagar para estar no grupo, mas um bom desempenho na escola é o bilhete de entrada.

- A gente pega no pé nas notas de todo mundo, porque não adianta ser medalhista, conseguir uma Bolsa Atleta (programa de incentivo financeiro do Governo Federal)... Amanhã perde uma Bolsa Atleta, a medalha passa, mas vai ser o quê? Tem que ter uma universidade, tem que ter um curso universitário, alguma coisa, tem que fazer a diferença.

Diferenças são tão respeitadas na academia que abrem espaço para o inusitado. Um aluno nota dez, daqueles apaixonados por séries de TV, livros e cálculos teria chance nesse universo? Claro que sim! Clívia Ramos, de catorze anos, medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude, já sabia sobre a emoção de um pódio antes de disputar o campeonato em Curitiba. Em 2015 foi vice-campeã na olimpíada de matemática de Pernambuco. Nerd raiz, na opinião do treinador. Apenas mais uma atleta, na opinião dela.

- Não se trata só de ser inteligente ou não, ou gostar muito de matemática ou não. Quando você gosta realmente de uma coisa, as outras coisas são fúteis, sabe? Não importam tanto. Como gostar de matemática, como gostar de ler livros, como gostar de lutar... - falou Clívia.

Manoela Lopes, que também tem 14 anos, foi medalha de prata em Curitiba. O desempenho nos jogos escolares foi legal mas é menos importante que o real motivo dela ter entrado nessa: o amor pelo esporte.

Uma nova familia que ajuda a combater todo tipo de preconceito. Da roupa ao modo de se comportar. Pros meninos de Garanhuns todo dia é dia de luta. E unidos fica mais fácil de ganhar.

globoesporte.com

II PRÊMIO ARIANO SUASSUNA CONTEMPLA DEZ VENCEDORES


Pelo segundo ano consecutivo disseminando e fomentando práticas culturais de raízes populares, o Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia foi entregue nesta terça-feira (24.10), em cerimônia no Teatro Arraial, que também leva o nome do homenageado da premiação. Comandada pelo governador Paulo Câmara, a solenidade bonificou dez vencedores, sendo oito no segmento de Cultura Popular, e duas no segmento de Dramaturgia. Os premiados foram agraciados com valores entre R$ 7 e R$ 15 mil, totalizando um incentivo R$ 117 mil. Na ocasião, também foi lançado o edital para a realização da 3ª edição do certame, em 2018.

“Ariano Suassuna deve estar muito contente por saber que o prêmio que leva seu nome está conseguindo fazer com que a cultura de Pernambuco continue cada vez mais viva, cada vez mais presente, revelando tantos talentos e, ao mesmo tempo, valorizando os talentos que já existem”, ressaltou o governador. Paulo Aproveitou a oportunidade para garantir aos artistas pernambucanos o apoio do Governo do Estado na preservação e promoção dos valores culturais. “Os desafios de fazer cultura são grandes, principalmente em momentos econômicos tão difíceis, mas vamos continuar buscando alternativas de investir e valorizar a nossa arte”, reforçou.

A segunda edição do prêmio registrou um total de 68 inscrições, sendo 35 para “Cultura Popular” e 33 para “Dramaturgia”. O primeiro incluiu as categorias “Mestres” e “Grupos” das quatro macrorregiões: Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Este segmento foi bonificado com valores de R$ 10 mil (Mestre) e R$ 15 mil (Grupos), cada. Já no segmento da Dramaturgia, foi premiada a categoria “Teatro Adulto” com R$ 10 mil (primeiro lugar) e R$ 7 mil (segundo lugar).

Motivada pelo inestimável legado de Ariano para a cultura brasileira, a iniciativa visa reconhecer, valorizar e incentivar práticas de transmissão de saberes e fazeres da Cultura Popular, além de estimular a escrita dramática e revelar novos dramaturgos, como explica o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja. “O motor permanente da arte é a inovação, mas também é a sua ligação com a sua raiz. E essa inspiração da arte popular nos garante a reprodução da arte como um todo. Por isso, nos inspiramos em Ariano para replicar esses valores tão importantes que formam a nossa cultura”, frisou.  

O secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ) e neto de Ariano, João Suassuna, falou em nome da família do homenageado. “Uma homenagem justa e merecida, em um local simbólico para Ariano, inaugurado por ele enquanto secretário de Cultura, em 1997. Um local que representa a resistência, assim como Ariano e todos que fazem e cultivam a cultura popular”, lembrou. A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, também comemorou a concretização de mais uma edição do prêmio. “Esse ato é muito importante e necessário porque os nossos artistas precisam que haja esse tipo de incentivo por parte do Governo, e é isso o que a gente tem buscado fazer”, frisou.

Janduir Santos, de 33 anos, fundador do Grupo Bacamarteiros Batalhão 56, um dos vencedores da categoria Grupos, agradeceu a conquista do prêmio e ressaltou a importância de eventos como esse para a disseminação dos diversos segmentos populares. “É uma grande satisfação poder participar dessa iniciativa e saber que a nossa expressão da cultura popular está sendo valorizada. É a primeira vez que a gente participa e estamos muito honrados de vir do Agreste e mostrar o trabalho cultural dos bacamarteiros aqui”, celebrou. Fundado no município de Riacho das Almas, o grupo é formado por 42 integrantes.

AS HISTÓRIAS DO RADIALISTA JOSÉ ARAÚJO LEITE (PAJEÚ): O PASSARINHO E O GAVIÃO

            

EXPOSIÇÃO CULTURAL ARTES NA ESTAÇÃO TERÁ MÚSICA, LITERATURA E ESCULTURAS EM MADEIRA

Por Daniela Batista

O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti está sediando a Exposição Cultural Artes na Estação desde o mês de setembro e busca promover um espaço de valorização às diversas manifestações culturais da cena local. Dando continuidade à iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, mais quatro artistas: Herick Faustino, Carlos Guedes e Marcos e Mayrton Siqueira irão expor suas obras a partir de hoje (24). A abertura está marcada para às 10h e o acesso é gratuito.

Herick Faustino é natural de Garanhuns e começou a tocar aos 2 anos de idade, quando ganhou um tambor de sua avó. Na adolescência, ele formou grupos musicais com fortes influências em ritmos afro brasileiros. Para a exposição, o instrumentista traz mais de 15 instrumentos, que mostram a evolução da percussão desde o tambor até a bateria. “O objetivo é atingir os jovens e artistas da cidade, para que eles possam conhecer e descobrir de onde vêm esses belos instrumentos. A exposição é uma educação musical para todos”, afirmou o instrutor de percussão. 

O campo da literatura também terá seu espaço. O professor Carlos Guedes, autor do livro “História de Garanhuns: Da Colônia à República”, irá expor essa e mais sete obras de sua autoria que abordam assuntos relacionados à história e geografia do município. O garanhuense é professor no curso de Graduação em Geografia, na Universidade de Pernambuco.

O artesanato será representado por pai e filho. Marcos e Mayrton Siqueira são artesãos e trazem a arte da pintura em madeira. Os artistas possuem uma identidade própria que marcam as peças da família, demonstrando de forma muito expressiva o cotidiano, crenças e religiosidade. 

A Exposição Cultural Artes na Estação que apresenta mais três componentes da arte e cultura  do nosso município, estará aberta ao público de domingo a domingo, a partir das 10h seguindo até às 16h. A entrada é gratuita. 

Secom/PMG.

MUNICÍPIOS APRESENTAM NOVO ÍNDICE DE CONVERGÊNCIA CONTÁBIL

O Tribunal de Contas divulgou nesta segunda-feira (23), o Índice de Convergência e Consistência Contábil (ICCpe) dos 184 municípios pernambucanos, referente ao exercício de 2017. O levantamento foi realizado com base nas informações e demonstrativos contábeis presentes nas prestações de contas de 2016, apresentadas pelas prefeituras ao TCE.

Em relação aos patamares alcançados no estudo do ano passado, verificou-se que 106 dos 184 municípios avaliados (57,6%) apresentaram notas mais elevadas, demonstrando evolução na qualidade da informação prestada ao Tribunal de Contas, enquanto 78 prefeituras (42,4%) tiveram uma diminuição nas notas.

O ICCpe foi lançado em 2016 pelo Tribunal de Contas com o intuito de verificar o cumprimento, por parte das administrações municipais, das regras e normas previstas pela nova contabilidade pública brasileira e exigidas pela Secretaria do Tesouro Nacional e pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A ferramenta permite ao Tribunal atestar o nível de consistência das informações registradas nos demonstrativos contábeis e nas prestações de contas enviados pelas unidades gestoras ao TCE, em busca de uma maior qualidade e confiabilidade dos dados fornecidos, contribuindo assim para mais transparência na gestão pública.

"Esse estudo representa um importante instrumento de auditoria contábil utilizado pelo Tribunal de Contas, pois para uma análise mais consistente, imparcial e comparável das contas públicas e do desempenho governamental se faz necessário o alinhamento dos padrões e normas contábeis para sua elaboração", afirmou o presidente do TCE, Carlos Porto.

METODOLOGIA - A elaboração do ICCpe leva em consideração critérios como estrutura e forma de apresentação dos balanços orçamentário, financeiro e patrimonial, demonstrações das variações patrimoniais, fluxo de caixa, consistência dos saldos de balanços, entre outros. Para cada prestação de contas é calculado um índice, que varia entre 0 e 194 pontos. De acordo com o valor obtido, os municípios são enquadrados em cinco níveis de convergência e consistência contábil, sendo eles, DESEJADO, ACEITÁVEL, MODERADO, INSUFICIENTE e CRÍTICO.

RANKING - De acordo com o levantamento divulgado, das 184 prefeituras de Pernambuco, 139 (75,5%) encontram-se nos níveis ACEITÁVEL e MODERADO, 35 (19%) atingiram o nível INSUFICIENTE e dez (5,5%) foram enquadrados no nível CRÍTICO. Nenhum município atingiu o nível DESEJADO de convergência.

O município de Canhotinho, continua liderando o ranking do TCE com um dos maiores índices de convergência contábil do estado (95,36%), atingindo o nível ACEITÁVEL.  Em última posição está a Ilha de Itamaracá com 16,75% de convergência, no nível CRÍTICO, com diminuição de sua nota que antes encontrava-se em 47,42%. 

Em 2016, nenhuma prefeitura foi enquadrada no nível ACEITÁVEL de convergência, mas este ano 10 municípios (5,4%,) atingiram o patamar, o que demonstra que a atuação pedagógica do Tribunal de Contas na busca da melhoria da gestão pública obteve êxito.

ALTERAÇÕES - Este ano foram incluídos no ICCpe mais 13 itens, sendo dois de convergência e 11 de consistência, que serão analisados comparativamente em 2018 com os dados da prestação de contas do exercício de 2017. "A cada exercício serão incorporados novos itens de consistência ao levantamento", afirmou Maria Elza Galliza, diretora do Departamento de Controle Municipal do TCE. "É uma forma de garantir a conformidade das informações, propiciar maior confiabilidade dos dados registrados nos demonstrativos contábeis e consequentemente, oferecer maior segurança aos relatores dos processos e à Câmara dos Vereadores, quando do julgamento das contas prestadas pelos prefeitos", disse ela.

"O ICCpe, analisado pelo segundo ano, vem se consolidando como um indicador de excelência na contabilidade pública, pois consegue traduzir, de forma compreensível ao cidadão, a situação de cada município em relação às exigências normativas de contabilidade do país e a sua posição em comparação com os demais órgãos públicos, além de contribuir para o trabalho de auditoria e apreciação das prestações de contas por parte do TCE", afirmou o chefe de gabinete da presidência  e auditor das contas públicas, João Eudes Bezerra Filho.   

Click no link abaixo e veja o resultado das 184 prefeituras pernambucanas.

DICAS DE EMPREGO: COMO FAZER UM BOM CURRÍCULO PARA O PRIMEIRO EMPREGO

Se você é um jovem que procura uma oportunidade de conseguir seu primeiro emprego, com certeza já se deparou com a necessidade de elaborar um currículo, como todos sabemos essa tarefa nem sempre é fácil, e ainda mais quando se trata do primeiro currículo.

FOQUE EM SEUS PONTOS POSITIVOS

Provavelmente se você está fazendo um Currículo Para Primeiro Emprego, uma tarefa difícil é colocar experiencias anteriores, afinal de contas é bem provável que você ainda não tenha nenhuma. Por isso você deve focar em seus pontos positivo e não em coisas que você ainda não possui.

DESCREVA SUAS HABILIDADES

Um ponto muito importante em um Currículo é descrever suas habilidades, mas lembre-se de colocar apenas habilidades que você realmente possui, não tem inventar ou aumentar fatos. O mais importante é que seja sincero.

COLOQUE CURSOS E TREINAMENTOS 

Sempre é muito importante citar em seu currículo suas capacidades profissionais, isso pode vim através de cursos que você assistiu. Cursos como informatica, línguas entre outros pode ser um grande diferencial em sua Currículo.

Lembre-se sempre que ao fazer o seu Currículo Para Primeiro Emprego, você está mostrando para quem empresa quem você é. Como se fosse um resumo de suas qualificações e do porque você pode ser útil para empresa.

PONTO IMPORTANTE PARA SE COLOCAR NO CURRÍCULO PARA PRIMEIRO EMPREGO

Agora vamos citar aqui algumas coisas que é muito importante que você coloque em seu Currículo.

Modelo simples e limpo, Lembre-se de transmitir seriedade em seu Currículo;

Coloque Seus dados Pessoais, como Nome, Endereço, Pelo menos um endereço de Email e Telefones para contato;

Sempre descreva suas habilidades e Cursos;

Coloque o porque você é uma boa escolha para a empresa e como você pode ajudar;

Sempre descreva o tipo de oportunidade que deseja.

Fonte: Meu Primeiro Emprego

HISTÓRIA E FUNDAÇÃO DE ÁGUAS BELAS






TEMER TORRA R$ 12 BILHÕES PARA COMPRAR VOTOS E BARRAR DENÚNCIA

No vale-tudo para escapar da segunda denúncia da PGR na Câmara, Michel Temer já mexeu em R$ 12 bilhões dos cofres públicos; valor inclui, entre outras coisas, alívio de dívidas e multas e liberação de emendas sem contar o que foi negociado entre cargos e benesses de valor inestimável, como a mudança no combate ao trabalho escravo; só de emendas parlamentares pagas desde o início de setembro foram R$ 881 milhões. Mas houve ainda uma frustração de receita com o novo Refis, estimada até o momento em R$ 2,4 bi; a desistência de privatizar Congonhas no ano que vem, cuja outorga era estimada em R$ 6 bi, e, por fim, a possibilidade de abdicar de R$ 2,8 bi com a anistia de parte das multas ambientais prevista no decreto editado na segunda-feira.

IATI - CASSIMIRO RAIMUNDO

Cassimiro Raimundo despalhando  Milho. Fica
aqui nossa homenagem à este trabalhador. Homem simples
e de um grande coração -   Iati outubro de 2017.

CÂNCER DE MAMA: GOVERNO REAJUSTA VALOR PAGO POR EXAMES PARA O DIAGNÓSTICO

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (23), um reajuste nos valores pagos a estados e municípios por exames de diagnóstico do câncer de mama. Ao todo, serão investidos mais R$ 9,4 milhões para identificação de tumores. Todos as formas de diagnóstico atualmente utilizadas serão reajustadas, mas o governo espera que a medida estimule especialmente a oferta dos exames mais precisos e triplique o total de procedimentos realizados.

“Dentro do espírito do Outubro Rosa, que é o mês da prevenção e combate ao câncer de mama, nós estabelecemos uma política de incentivo à confirmação de diagnósticos. Quanto mais cedo confirmado o diagnóstico, mais chances de cura e mais rápido, barato e confortável é o tratamento”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Questionado sobre a relação entre o aumento dos recursos e a expectativa de ampliação de diagnósticos, ele explicou que “aumentando o valor do exame, espera-se a oferta do mercado desses serviços”. Segundo Barros, como já há um crescimento do número de mamografias realizadas no país, com isso cresce também a demanda por outros procedimentos para confirmação. Entre 2010 e 2016, o número de mamografias realizadas aumentou em 35%, passando de 3 milhões para mais de 4 milhões de exames no período. Do total de mamografias realizadas, 62,2% foram em mulheres entre 50 a 69 anos.

A portaria que confirmou o aumento dos valores repassados para exames foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (20). Ela estabeleceu que o gasto com reajuste dos valores dos procedimentos pelo gestor estadual e municipal deverá ser objeto de pactuação no âmbito das Comissões Intergestores Bipartite (CIB) de cada estado.

Segundo a diretora da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS), Maria Inez Gadelha, a maior parte desses procedimentos é efetivada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de entidades não-públicas, como beneficentes e filantrópicas, que integram o sistema e, portanto, receberão os recursos.

Segundo Maria Inez Gadelha, os procedimentos diagnósticos mais precisos para detectar o câncer de mama são: punção por agulha grossa, biópsia e anatomopatológico. O valor do primeiro passará de R$ 68,43 para R$ 140; o segundo, de R$ 24 para R$ 45,83; e o último, de R$ 35 para R$70. Menos precisos, os exames com agulha fina e o citopatológico também foram reajustados. Os valores unitários passaram de R$ 33,24 para R$ 66,48 e R$ 15,97 para R$ 35,34, respectivamente. 

“O médico é que decide que tipo de exame ele deseja para confirmar um eventual tipo de câncer que ele suspeita. São indicações clínicas, não tem a ver com o eventual valor desses procedimentos”, apontou o ministro da Saúde durante entrevista coletiva para a imprensa.

Em 2016, foram registrados 69,3 mil exames e a expectativa é que neste ano o número ultrapasse 200 mil. A estimativa é fechar 2017 com 22.848 punções aspirativas de mama por agulha fina; 22.848 citopatológicos; 68.543 punções por agulha grossa; 31.987 biópsias e 100.530 anatomopatológicos.

Agência Brasil.