sábado, 4 de novembro de 2017

PREFEITURA DE BREJÃO REALIZA CONCURSO PÚBLICO

A Prefeitura de Brejão lançou o edital n° 001/2017 de concurso público que visa o preenchimento de vagas de todos os níveis de escolaridade. O certame será organizado pela empresa Advise.

As oportunidades são para Agente Arrecadador, Agente de Controle Interno, Agente de Disciplina, Agente Sanitário, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Controle Interno, Auxiliar de Sala de Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Cuidador Educacional, Eletricista, Enfermeiro, Enfermeiro do PSF, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo Escolar, Gari, Guarda Municipal, Marceneiro, Motorista Escolar, Motorista I, Motorista I (Ambulância), Motorista II, Nutricionista Escolar, Odontólogo do PSF, Operador de Abastecimento de Água, Operador de Máquina, Operador de Microcomputador, Pedreiro , Professor Anos Finais (6º ao 9º Ano – Ciências), Professor Anos Finais (6º ao 9º Ano – Educação Física), Professor Anos Finais (6º ao 9º Ano – Geografia), Professor Anos Finais (6º ao 9º Ano – História), Professor Anos Finais (6º ao 9º Ano – Inglês), Professor Anos Finais (6º ao 9º Ano – Matemática), Professor Anos Finais (6º ao 9º Ano – Português), Professor Anos Iniciais (1º ao 5º ), Psicólogo, Secretária(o) Escolar, Técnico Contábil, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem do PSF, Técnico Educacional em Informática e Vigia Escolar.

Os interessados deverão efetuar suas inscrições no período de 10 de novembro a 7 de dezembro de 2017. O edital completo estará disponível no saguão da Prefeitura de Brejão, localizada na Praça Melquíades Bernardo, 01, Centro, bem como, no site www.advise.net.br.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, edição de 2 de novembro de 2017, página 24, acessível pelo link http://200.238.105.211/cadernos/2017/20171102/1-PoderExecutivo/PoderExecutivo(20171102).pdf

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

CPRH COM INSCRIÇÕES ABERTAS AO PRÊMIO VASCONCELOS SOBRINHO 2017

A Agência Estadual de Meio Ambiente  (CPRH) lançou na última quarta-feira (1º) o Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2017, que chega este ano a sua 27ª edição. O Prêmio, com inscrições abertas até o dia 24 deste mês, é um reconhecimento do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da CPRH, a pessoas físicas, empresas e instituições (governamentais e não governamentais) que realizem ações e projetos com o objetivo de promover a melhoria das condições ambientais ou desenvolva ações socioambientais.

Criado em 1990, o Prêmio tem o nome do engenheiro agrônomo e ambientalista Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), um dos pioneiros na área de estudos ambientais no Brasil.  Para este ano, o regulamento apresenta  novas categorias: Projetos e Práticas Educacionais do  Ensino Fundamental  I,  II e  Médio;  Imprensa;  Destaque Empresarial e Bem-estar Animal, além das categorias que já estavam contempladas nas  edição anteriores:  Responsabilidade Ambiental, Personalidade do Meio Ambiente;  Projetos e Práticas do  Ensino Superior;  Iniciativa Comunitária e  Destaque Municipal.

Para se inscrever, os interessados devem acessar a página da CPRH na internet (www.cprh.pe.gov.br), onde está publicado o regulamento, preencher corretamente os espaços solicitados e enviar o trabalho concorrente. Fotos e vídeos complementares também podem ser enviados, desde que não ultrapassem cinco megabites de informações.  Para tirar dúvidas, enviar e-mail para comunicação@cprh.pe.gov.br.

PROGRAMAÇÃO DO NOVEMBRO AZUL TEM INÍCIO EM GARANHUNS

Na última quarta-feira (01), a Secretaria Municipal de Saúde deu início às atividades da campanha Novembro Azul, que contará com uma programação de ações itinerantes voltadas para saúde do homem, apontando para importância do combate ao câncer de próstata, da consciência acerca de exames regulares e do diagnóstico precoce da doença. A primeira ação foi realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-423, com a blitz da “Lei Azul”.

Com o apoio dos policiais, as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Programa Nacional de Imunização (PNI) e da Atenção Básica, abordaram motoristas de veículos de pequeno e grande porte, principalmente caminhoneiros, para assim divulgar e distribuir informações sobre a saúde do homem.

Ao todo, foram realizados 126 testes, entre HIV, sífilis e hepatite C; além de 60 vacinações de difteria, tétano e hepatite B. Também foi realizada a distribuição de mil preservativos, além da aferição de pressão arterial dos participantes.

A próxima ação do Novembro Azul acontecerá no 9° Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), na próxima terça-feira (07), às 09h. “Sabemos do tabu que é esta discussão entre alguns homens, por isso a iniciativa é ir até eles, em estabelecimentos e locais públicos, para assim evitar que os pacientes deixem para procurar assistência quando a doença já tiver se desenvolvido”, afirmou a coordenadora de Saúde do Homem, Juliana Benjoino.

Por Aquilles Soares
Secom/PMG.

ESTUDANTE REPRESENTARÁ GARANHUNS NO PROGRAMA JOVEM EMBAIXADORES 2018


O Brasil conheceu no último dia (31) os nomes dos novos Jovens Embaixadores, selecionados para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Pernambuco tem dois representantes no grupo de 50 alunos de todo o país. Dentre eles, Alice Aurora de Melo Santana, da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns. 

Para vencer a seleção, Alice precisou demonstrar ser exemplo em sua comunidade, em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Ela e os demais selecionados visitam – em janeiro de 2018 – a capital dos Estados Unidos, seus principais monumentos, participam em reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais. Após a primeira semana em Washington, os participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.

A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

GRE-AM

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

MARCOS ANTÔNIO VENCE CORRIDAS EM CARUARU E RECIFE

Marcos Antônio.
O atleta Marcos Antônio Pereira conquistou dois novos títulos para a carreira. Ele venceu no último final de semana corridas em Caruaru e em Recife. Em Caruaru, no último sábado (28), Marcos Antônio venceu os 10km da Corrida Aliança pela Vida, promovida pela Unimed. Jair José ficou na 3ª colocação, enquanto Miriam Franco foi campeã entre as mulheres. 

Já no domingo (29), em Recife, Marcos Antônio repetiu a dose ao cruzar a linha de chegada dos 10km do Circuito Sesi de Corridas em primeiro. Gilmar de Oliveira ficou em 2º. Já entre as mulheres destaque para Rosen Mayara, que conquistou a 3ª colocação e Rosângela Vieira que chegou na 5ª colocação. Na prova dos 5km, Garanhuns também foi destaque: Gleison Santos, em 2º; Jair José, em 3º; Silvan Silva, em 5º, e Miriam Franco, na 2ª colocação entre as mulheres, fecharam a participação da equipe local na prova. 

Os corredores da Equipe de Atletismo de Garanhuns são patrocinados pelo Governo Municipal de Garanhuns, através do Bolsa Atleta, e contam com o apoio da Uniodonto/Garanhuns.

Secom/PMG.

PROJETO QUE REGULAMENTA UBER É APROVADO NO SENADO COM ALTERAÇÕES

O Senado aprovou na noite de ontem (31) o projeto que regulamenta o uso dos aplicativos de transporte no país como Uber, Cabify e 99. Os senadores aprovaram o texto que veio da Câmara com duas principais alterações: retiraram a exigência da chamada placa vermelha e a obrigatoriedade de que os motoristas sejam proprietários dos veículos que utilizarem para a comercialização do serviço.

Como foi alterada, a proposta precisa agora ser apreciada novamente pelos deputados. Na votação, os parlamentares aprovaram duas emendas acolhidas pelo relator, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), e rejeitaram outras sugestões de alteração do texto, como a que limitava a 5% o valor cobrado pelas empresas aos motoristas de aplicativos. O texto-base do projeto foi aprovado por 46 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção. 

terça-feira, 31 de outubro de 2017

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA COMEÇA AMANHÃ

Pernambuco quer se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação e o primeiro passo para a mudança é a alteração no calendário de vacina. Na campanha de novembro só devem ser vacinados os animais mais novos, ou seja, os bovinos e búfalos com até dois anos de idade.

Cerca de 520.000 animais devem ser imunizados nessa etapa em todo o Estado. Apesar da vacinação só ser obrigatória para os animais mais jovens, o produtor deve declarar todo o rebanho nos escritórios da Adagro. Pernambuco tem hoje aproximadamente 1,8 milhões de bovinos.

O produtor que não vacina paga multa, de no mínimo R$60,00 e aquele que não declarar o rebanho (atualização cadastral) fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal e obter declarações da Adagro. De acordo com as metas do Ministério da Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (Mapa) o estado de Pernambuco deve ficar livre da doença sem vacinação em 2020.

A retirada da vacina faz com que Pernambuco conquiste outros mercados consumidores que possuam exigências sanitárias mais rigorosas, contribuindo assim para o aumento de exportações e da receita do Estado. Também alteraram a estratégia de vacinação os estados de Alagoas, Paraíba, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Gran­de do Norte e Pará.

QJ DO ENEM PROMOVE AULÕES GRATUITOS PELO YOUTUBE

No próximo sábado (04), das 9h às 13h20, o QG do Enem – empresa de cursos online – transmitirá gratuitamente e ao vivo, pelo Youtube, um aulão focado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Professores especialistas nas áreas de Linguagens, Humanas e Redação resolverão questões de temas recorrentes do exame. O segundo aulão será no sábado seguinte, dia 11 de novembro, no mesmo horário, em que serão trabalhadas as disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática.

Os interessados em assistir os vídeos devem acessar www.esquenta.enem.com.br no dia e horário marcado. Além dos aulões, os candidatos contam com o Esquentinha Enem, que consiste em aulas preparatórias que serão transmitidas ao vivo, diariamente, entre 30 de outubro a 10 de novembro. Para participar do Esquentinha, os estudantes precisam acessar www.aluno.enem.com.br.

Confira abaixo toda a programação:

04 de novembro - Linguagens, Humanas e Redação

9h00 - 9h30 Abertura 
9h30 - 10h20 Linguagens - profs. Marco Laurindo e Marina Rocha
10h20 - 11h10 Geografia -profs. João Felipe e Rômulo Barud
11h10 - 11h40 Intervalo
11h40 - 12h30 História - profs. Marcelo Tavares, Leonardo Bahiense e Márcio Branco
12h30 - 13h20 Redação - profs. Raphael Torres, Gabriela Jardim e Orlando Stiebler (Atualidades)

11 de novembro - Ciências da Natureza e Matemática

9h00 - 9h30 Abertura 
9h30 - 10h20 Biologia - profs. José Drummond e Pedro Rocha
10h20 - 11h10 Química - profs. Gabriel Cabral e Helton Moreira
11h10 - 11h40 Intervalo
11h40 - 12h30 Física - profs. Fábio Vidal e Rafael Moura
12h30 - 13h20 Matemática - profs. Rodrigo Sacramento e Sandro Davison

GRE-AM

ABERTURA DO NOVEMBRO AZUL FOI REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE GARANHUNS

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta segunda-feira (30), na Câmara Municipal de Vereadores, a solenidade de encerramento da campanha Outubro Rosa e abertura do Novembro Azul. O momento proporcionou uma ampla discussão entre o público presente, no intuito de conscientizar acerca da necessidade de prevenção do câncer de mama, de colo do útero e câncer de próstata.

Durante a ocasião, a coordenadora da Atenção Básica, Anne Cotias, que esteve representando a titular da pasta, Shisneyda Furtado, realizou um balanço de todas as atividades de coleta de citologia, palestras sobre câncer do colo de útero e orientações sobre autoexame da mama que foram vivenciadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, e em outros setores da pasta.

Em seguida, os participantes assistiram uma palestra com o mastologista Paulo Batista, que explicou questões acerca do câncer de mama, bem como os fatores de risco e exames para diagnóstico da doença. “Sabemos que o câncer ainda é uma doença que possui os seus estigmas, mas desde que ele seja diagnosticado e tratado no começo, tem cura. A equipe da secretaria se empenhou muito bem, além dos incentivos e palestras nas unidades de saúde”, afirmou o profissional.

As atividades que serão desenvolvidas neste mês, pela campanha Novembro Azul também foram apresentadas pela coordenadora da Atenção Básica, Juliana Benjoino. Tendo início nesta quarta-feira (01), em uma blitz junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), alertando para a importância do Novembro Azul, com distribuição de preservativos, realização de testes rápidos e panfletagem.

Aquilles Soares
Secom/PMG.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO REALIZA "MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS"

No intuito de oportunizar aos agentes envolvidos na Educação do Campo a partilha de experiências bem sucedidas, frutos do trabalho pedagógico realizado para – e pelas – comunidades rurais de municípios da região, a GRE do Agreste Meridional promoveu no último dia 26, na sede da Gerência, a I Mostra de Experiências Exitosas da Educação do Campo, com o tema “Convivendo no Campo e disseminando os saberes”.

Participaram do evento coordenadores, professores e estudantes da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campo, em comunidades localizadas nos municípios de Águas Belas, Bom Conselho, Caetés, Canhotinho, Correntes, Iati, Lajedo e São Bento do Una. Por meio de exposições e apresentações culturais, eles demonstram uma parte do trabalho que é desenvolvido nas localidades e seus desdobramentos no entorno dos espaços formativos. 

A ação foi realizada pelo Núcleo de Educação do Campo (NEC) da GRE do Agreste Meridional, que tem como finalidade acompanhar, fortalecer e desenvolver ações voltadas para a construção de uma política para Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e na modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Campo, consolidando a concepção e os princípios pedagógicos expressos nos Marcos Regulatórios da Educação.

GRE-AM

CONTRAN DETERMINA A IDENTIFICAÇÃO DE AGENTE DE TRÂNSITO QUE APLICOU MULTA

Quem for multado e quiser identificar o agente de trânsito que aplicou a penalidade poderá buscar essa informação na internet. Listas com os códigos e nomes dos agentes e autoridades de trânsito que atuam na fiscalização e são responsáveis por autuação de infrações deverão estar disponíveis na internet para pesquisa.

A determinação está na Resolução 709 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União.

A lista deve ficar disponível no portal de cada órgão que compõe o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A resolução prevê também que sejam publicadas na internet cópias dos convênios de fiscalização de trânsito firmados pelos órgãos e entidades executivas de trânsito.

De acordo com o Contran, o intuito das medidas é ampliar a transparência nos processos de infração de trânsito, bem como a garantir a ampla defesa. A resolução  entra  em  vigor  a partir da publicação no Diário Oficial.

PREFEITURAS RECEBEM REPASSE EXTRA DE FPM

Os Municípios recebem hoje  a terceira e última parcela de outubro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que, em valores reais – ao se considerar a inflação – o repasse apresenta uma queda de 0,83% comparado ao mesmo período em 2016. Em valores nominas – valores sem considerar os efeitos da inflação – o 3º repasse apresenta um crescimento de 1,43%.

O montante do valor a ser distribuído entre os 5.568 Municípios será de R$ 2.071.714.950,98 – valor calculado com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Já em valores brutos – somado o Fundeb – o total é de R$ 2.589.643.688,73.

Até o momento, o FPM repassado aos Municípios ao longo de 2017 totaliza R$ 75,750 bilhões. A CNM explica que esse valor representa um aumento de 9,87% em relação ao montante transferido aos Municípios, no mesmo período de 2016 - sem considerar os efeitos da inflação. Vale ressaltar que nesse montante leva-se em consideração o repasse de 1% de julho previsto na Emenda Constitucional 84/2014 – que representou cerca de R$ 3,999 bilhões de reais a mais repassados aos Municípios. Considerando os efeitos da inflação, o Fundo acumulado em 2017 apresenta crescimento de 6,07% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Confederação alerta que a previsão da STN para os próximos dois meses é de queda. Por isso, a CNM solicita aos gestores municipais que fiquem atentos e tenham cautela ao gerir os recursos municipais, pois tal repasse pode variar de acordo com fatores macroeconômicos.

Repasse extra

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou em comunicado extraordinário que na última sexta, 27 de outubro, os Municípios  receberam um repasse extra de FPM no valor de R$ 382.502.656,23 – sem considerar o valor do Fundeb. Em valores brutos – somando o Fundo – o montante será de R$ 478.128.320,29.

A CNM esclarece que este repasse ocorre separadamente porque a Receita Federal tem um programa que parcela as dívidas de vários impostos. Portanto, quando a pessoa jurídica ou até mesmo a pessoa física efetua o pagamento da guia de pagamento do Refis, a RFB classifica por estimativa a quantia de cada imposto que foi recolhida, separando o que é Imposto de Renda (IR) e Imposto de Produtos Industrializados (IPI) e efetua os repasses correspondentes ao FPM.

A Confederação destaca que esse repasse extra é uma conquista da entidade que a muito tempo vem lutando junto à Receita Federal, para que a classificação dos refinanciamentos dos tributos seja efetudada de forma mais ágil. 

NOTA INFORMATIVA - FERIADO 02 DE NOVEMBRO

A Prefeitura de Garanhuns informa que não haverá expediente na próxima quinta-feira (02), data em que é celebrado o Dia de Finados. Durante o feriado nacional não haverá aula na rede municipal, nem atendimento nos prédios públicos. Serviços de SAMU e limpeza urbana funcionam normalmente. O Parque Ruber Van der Linden funcionará das 6h às 17h30 e o Parque Euclides Dourado das 5h às 19h. Na sexta-feira (03), o expediente será normal na gestão municipal.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, por conta do feriado, as feiras livres da Oliveira Lima (Heliópolis) e Ceaga (São José) serão realizadas na quarta-feira, dia 1º de novembro, a partir das 5h. Já a tradicional feira de flores estará aberta na quarta e quinta, das 5h às 17h, ao lado do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.

SERVIDORES DA SAÚDE RECEBEM TREINAMENTO PARA USO DE TABLETS

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, vai implementar em Garanhuns um novo sistema de tecnologia para o auxílio do trabalho em campo dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Para isso, serão distribuídos até o final deste ano tablets para estes profissionais, que também serão treinados, com o intuito de informatizar a saúde pública e aprimorar o acompanhamento de pacientes.

A Prefeitura de Garanhuns, viabilizou essa aquisição em um processo que envolveu muitas etapas, sendo iniciada ainda no começo  deste ano. 

Na última sexta-feira (27), a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de São Pedro, recebeu o treinamento e realizou a sincronização dos tablets junto ao sistema e-SUS, que informatiza e conecta os serviços de saúde. O processo foi coordenado pelo supervisor de sistemas de informação da Atenção Básica, Adeildo Baía. “Este primeiro momento é essencial para os agentes se acostumarem com o equipamento que vem para melhorar a qualidade nas visitas realizadas”, afirmou.

A nova ferramenta possibilitará atendimentos em tempo real, com envio de dados diretamente para o sistema do Ministério da Saúde; além do uso de GPS para auxiliar na localização de residências e ruas.

De acordo com a secretária de Saúde de Garanhuns, Shisneyda Furtado, a conquista é de grande importância para unir a tecnologia em auxílio do trabalho já desempenhado pelos profissionais. “Agora podemos contar com uma forma mais rápida e eficiente de organizar e avaliar pacientes de todos os bairros e comunidades do município”, finalizou.

A agente Rosa Maria Neves exerce há 22 anos a função, e comemora a iniciativa. “Será muito proveitoso trabalhar assim, porque não vai ter mais fichas e deixa o atendimento mais prático. Nos dando mais opções para verificar o perfil de cada família”, afirmou.

Aquilles Soares 
Secom/PMG