sábado, 18 de novembro de 2017

MAGIA DO NATAL: SHOWS DO PALCO PREFEITURA ABREM PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA

Abrindo o segundo final de semana de programação da Magia do Natal em Garanhuns, nesta sexta-feira (17), o Palco Prefeitura recebeu diversas apresentações, responsáveis por animar a noite no principal polo do evento. Nos shows, o espetáculo ficou por conta da cultura popular brasileira, representada nas músicas e expressões culturais dos artistas.

A primeira atração foi o Grupo Infantil Doce Melodia, formado pelas crianças e pré-adolescentes da Escola Santo André, que encantaram o público com canções que marcam o período natalino. Em seguida, quem subiu ao palco foi a banda de Metais e Mix Natalinos da Escola de Referência João Fernandes, do município de São João, com uma apresentação repleta de elementos característicos de ritmos populares brasileiros. 

Antes mesmo do início dos shows, um grande número de visitantes já parava em frente ao Palácio Celso Galvão para conferir a decoração e luzes natalinas. “A decoração está primorosa, amamos também o Relógio das Flores, que está primoroso. Além disso, o povo daqui é muito atencioso e educado. Garanhuns está de parabéns e é uma cidade que me dá orgulho de ser pernambucana”, declarou Jânia Burgos, que veio do município de Maceió.

Carlinhos Sales foi a terceira atração do Palco Prefeitura. Com mais de 20 anos de carreira o recifense trouxe para Magia do Natal grandes clássicos da Música Popular Brasileira, interpretando composições de grandes nomes como o cantor Zé Ramalho. O vocalista Josué Melo e o Grupo Art Brasileira foram a última atração desta sexta-feira. Com cinco anos de carreira, os integrantes interpretaram grandes sucessos da atualidade e encerraram a noite com muita animação.

A expectativa é grande para a programação deste sábado (18) e domingo (19), dias em que a avenida Santo Antônio recebe o Desfile de Papai Noel, a partir das 18h, atraindo um grande número de pessoas. O Palco Prefeitura recebe amanhã, shows do Projeto de Natal do Erem Caetés e a banda Luiz Pereira Junior, a partir das 19h15. Em seguida é a vez do Grupo Nossa Arte com uma apresentação de reisado, e encerrando os shows do sábado, acontece o show de Celino Melo. 

Já no domingo, após o Desfile de Papai Noel,  a programação de shows começa com o Grupo Arte dos Movimentos Studio de Dança, às 19h. Logo após, quem sobre ao palco é Grupo de Flautas do Cras Magano, seguido pelo show dos Valvulados, e encerrando as apresentações quem sobe ao palco é o cantor Hercinho.

A Magia do Natal chega também ao distrito de São Pedro neste domingo. A peça “Auto do Natal”, da Trupe do Professor Hildeberto Martins (Trhimar), da Escola Elisa Coelho, será a primeira do Natal nos Distritos. O grupo se apresentará a partir das 17h30. A Companhia Fisa D’Arte e a Orquestra Manoel Rabelo também fazem parte da programação.

Aquilles Soares
Secom/PMG.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

PAULO CÂMARA ANUNCIA CONJUNTO DE AÇÕES PARA FORTALECER SEGURANÇA DE TODO ESTADO


Finalizando uma semana cheia de ações que reforçam o combate à violência, o governador Paulo Câmara reuniu, nesta sexta-feira  (17.11), prefeitos do Sertão, Agreste e Região Metropolitana, no Palácio do Campo das Princesas, para anunciar novos equipamentos para as Policiais Militar, Civil e Científica. Paulo assinou os Projetos de Lei para a criação do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (2º BIEsp) e da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM). Além disso, foram anunciados incrementos nos efetivos da PM dos municípios de Bonito e Afrânio, projetos para interiorização da Polícia Científica com a criação de novas delegacias para descentralização dos serviços e a criação de nove Delegacias de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). As medidas integram o Plano de Segurança de Pernambuco e reforçam o compromisso do Governo no combate à violência e ao crime organizado, contemplando um investimento de R$ 290,8 milhões para o setor.

"O intuito dos projetos é ir de encontro com as políticas que nós já tomamos, desde o início de 2015, em favor da segurança. Novas estruturas estão sendo criadas, como o batalhão que funcionará em Itapissuma. Ele vai dividir hoje os municípios que estão incluídos no batalhão de Paulista - teremos agora os dois batalhões. Estamos criando também o 2º BIESP, em Petrolina, da mesma forma que já instalamos uma unidade em Caruaru. Vamos ter batalhões especializados tanto na RMR, na Zona da Mata,  no Agreste e no Sertão. E isso com certeza dará respostas importantes no combate à criminalidade. Estamos criando estruturas como a CIPM de Lajedo e o reforço de outras companhias, porque nós queremos proteger e fazer com que o nosso cidadão tenha a certeza de que a polícia está trabalhando em seu favor, fazendo as prisões necessárias, as investigações e realizando as políticas de prevenção", ressaltou.

2º BIESP - Com a criação do 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIEsp) em Petrolina – o primeiro já está em funcionamento em Caruaru e foi inaugurado pelo governador Paulo Câmara na última terça-feira –, é a vez de o Sertão passar a contar com unidade especializada que antes só estavam presentes na Região Metropolitana do Recife. Integrarão o 2º BIEsp policiais do Batalhão de Choque, Radiopatrulha, Moto patrulhamento e Batalhão de Trânsito, o que proporcionará ao município a capacidade de fortalecer o combate a diversas modalidades de crimes na Região. Além disso, essas unidades atuarão de forma preventiva como reforço do patrulhamento rural e de trânsito nas diversas rodovias estaduais que cortam os municípios sertanejos. Também terão papel importante nas ações de pronta resposta, contribuindo para desmobilizar quadrilhas de assaltos a carros-fortes e a instituições bancárias que atuam em cidades do Sertão do Estado.

26ª BPM - A criação do 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM) ampliará as atividades de prevenção e combate aos crimes no Litoral Norte, englobando os municípios de Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Araçoiaba. Também ficarão sob a responsabilidade do 26º BPM quatro das sete unidades prisionais que atualmente funcionam na área de responsabilidade do 17º BPM. Essa nova divisão contribuirá para aprimorar o controle aos diversos crimes relacionados à comunidade carcerária. A região do Litoral Norte, além de contar com comunidades mais isoladas, o que demanda a necessidade de fortalecer as patrulhas rurais, ainda passa por um processo único de aumento da população, devido ao incremento da planta industrial. Além desse fator, possui uma população flutuante que chega a triplicar em determinadas épocas do ano, devido ao seu potencial turístico.

11ª CIPM  - Já na região Agreste, o policiamento ostensivo será fortalecido com a criação da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar, que terá sede no município de Lajedo. A unidade ampliará as atividades de prevenção e combate ao crime na Microrregião de Garanhuns, provendo um policiamento mais eficaz nos municípios de Lajedo, Jupi, Jucati, Panelas, Jurema, Calçados, Ibirajuba e Canhotinho. Com a criação da 11ª CIPM, a Área Integrada de Segurança 18 (AIS-18), hoje atendida exclusivamente pelo 9º BPM, receberá reforço no policiamento ostensivo. A criação da companhia acabará por repercutir de forma positiva na Área Integrada de Segurança 14 (AIS-14), cuja área de responsabilidade será reduzida. Haverá a migração de três municípios – Panelas, Ibirajuba e Jurema –, aumentando, assim, o poder de enfrentamento à criminalidade na região.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, pontuou que as ações estratégicas realizadas nas polícias será essencial para proporcionar uma segurança maior para a população do Estado. "Hoje estamos aqui reunidos para fechar a semana com esse grande anúncio que é tão importante, não só para nossas operativas, mas para o povo pernambucano. Interiorização da Polícia Científica, já reclamado há muito tempo pela população, a Polícia Civil, da mesma forma, montou sua estrutura de delegacias especializadas. Agora, teremos nove novas delegacias de repressão ao narcotráfico espalhadas pelo Estado. São ações concretas, ações reais de enfrentamento à violência. A sensação de segurança é uma demanda que a população de Pernambuco já pede há muito tempo, e é esse o nosso dever: trabalhar com muito compromisso e seriedade, para que todos se sintam seguros aqui em Pernambuco", frisou.

Representando todos os prefeitos dos municípios beneficiados, Júnior Matuto (Paulista) destacou que a liderança do governador Paulo Câmara tem possibilitado o crescimento contínuo de Pernambuco. "Precisamos pensar nos pernambucanos e pensar como um todo. Governador, o senhor com muita serenidade e com um combustível que é a sua humildade, conseguiu equilibrar as contas do Estado. Mais uma vez, o senhor vem mostrando o seu compromisso com o povo de Pernambuco e, em especial, com a Região Metropolitana. Fico muito feliz e quero agradecer mais uma vez. Em momentos de crise se não tiver inteligência, responsabilidade e perseverança, as coisas não darão certo", concluiu.

Coordenador do programa Pacto Pela Vida, o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, lembrou que o Plano de Segurança Estadual tem apresentado  o efeito esperado para a diminuição da violência no Estado. "O nosso planejamento está em marcha, em mais um momento de entrega. No mês de maio estávamos aqui anunciando o plano de investimentos em nossas polícias e ele vem sendo concretizado com sucesso. Estamos investindo hoje nas três forças, na comissão militar, civil e científica. Ou seja, são ações de longo prazo, médio prazo e de curto prazo. Com mais polícias nas ruas, teremos mais sensação de segurança, que é isso o nosso povo pede. Com essas ações, certamente cairão - como já estão caindo -  os número de homicídios, porque o nosso pacto é pela segurança e pela vida", apontou.

REFORÇO EM BONITO E AFRÂNIO – Ainda na solenidade desta sexta, o governador Paulo Câmara anunciou o reforço do efetivo de duas unidades da Polícia Militar no Agreste (Bonito) e outra no Sertão do São Francisco (Afrânio). Com a conclusão da formação dos 1.322 PMs que atualmente estão na academia, prevista para março de 2018, será possível ampliar a tropa do Pelotão da cidade de Bonito, subordinado ao 4º Batalhão (sediado em Caruaru), e da 3ª Companhia de Afrânio, vinculada ao 5º BPM (localizado em Petrolina). Responsável pelo policiamento ostensivo de todo o município, recobrindo a zona rural e urbana, o pelotão de Bonito fica localizado às margens da PE-103, na entrada do município. A unidade realiza patrulhas motorizadas no território e conta ainda com o suporte da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). 

Já a 3º Companhia de Afrânio é responsável pelo policiamento em Dormentes e no distrito de Rajada (Zona Rural de Petrolina), além do município que sedia o equipamento. Localizada no Centro de Afrânio, a unidade poderá reforçar a prevenção e repressão de crimes nas zonas rurais e urbanas desses municípios. A quantidade de PMs destacada para a 3º Companhia e para o Pelotão de Bonito será definida após um estudo técnico que está sendo realizado pela corporação.

POLÍCIA CIENTÍFICA -  Visando à descentralização dos serviços de perícia criminal, medicina legal e identificação criminal e civil da Polícia Científica, o chefe do Executivo Estadual também  enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco, ainda na manhã desta sexta-feira, um Projeto de Lei que propõe a criação de seis novas unidades descentralizadas da Polícia Científica – além das três já existentes no Recife, em Caruaru e Petrolina. A interiorização da corporação tornará possível levar os serviços de perícia criminal, medicina legal e identificação criminal e civil para mais perto da população da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão. Elas terão sede nos municípios de Palmares e Nazaré da Mata, na Zona da Mata; Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri, Petrolina, e Salgueiro, no Sertão. Todas contarão com profissionais do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB).

O efetivo que atuará nas novas unidades será oriundo do último concurso público da Polícia Científica de Pernambuco, realizado em 2016. Serão 139 peritos criminais, 40 médicos legistas, 130 auxiliares de peritos, 73 auxiliares de legistas e 51 peritos papiloscopistas. Todos já estão participando do Curso de Formação da Polícia Científica, com término previsto para janeiro de 2018. A partir da interiorização das atividades da Polícia Científica, o Estado busca também reforçar o combate ao crime. Com maior celeridade nas perícias criminais e médico-legais, os inquéritos policiais serão otimizados, contribuindo para a redução da impunidade, especialmente em casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs).

GENÉTICA – O projeto de lei enviado à Alepe também determina a criação do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC), subordinado à Gerência Geral de Polícia Científica, no âmbito daSDS. A unidade realizará as perícias criminais no âmbito da genética forense. Também está prevista, no projeto de lei, a criação da Diretoria Integrada de Polícia Científica, das Gerências de Polícia Científica do Interior 1 e 2 e da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Gestão da Qualidade.

DENARC - No âmbito da Polícia Civil, o governador Paulo Câmara assinou um Projeto de Lei que propõe a criação de nove Delegacias de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), espalhadas do Litoral ao Sertão. O texto, assim como os outros projetos, será encaminhado para votação na Assembleia Legislativa do Estado.  As delegacias especializadas no combate ao tráfico de entorpecentes fazem parte da estratégia de segurança adotada pelo Governo de Pernambuco para diminuir os números dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Mais da metade dos assassinatos registrados no Estado têm relação direta com a disputa de território na venda de drogas ou em consequência de dívidas pelo uso das substâncias. Cada delegacia terá um delegado titular, um adjunto, um escrivão e três agentes. Pernambuco já conta com três delegacias do Denarc que atuam na capital e Região Metropolitana do Recife. Com a implantação das outras nove, o Estado passará a ter 12 Delegacias Especializadas no Combate ao Narcotráfico.

Os municípios beneficiados com as novas sedes do Denarc serão Cabo de Santo Agostinho, na RMR, Goiana, na Mata Norte, Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, Caruaru e Garanhuns, situadas no Agreste pernambucano e Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina, todas as quatros no Sertão do Estado. A previsão é que as delegacias possam entrar em funcionamento ainda no primeiro trimestre de 2018, com a chegada do novo efetivo da Polícia Civil, que está em formação na Academia de Polícia do Estado (Acadepol). Com a exceção de Caruaru, que está em operação desde setembro deste ano. 

Estiveram presentes na solenidade os prefeitos Madalena Britto (Arcoverde), Josimara Yotsuya (Dormentes), Tato (Ilha de Itamaracá), Rafael Cavalcanti (Afrânio), Joami (Araçoiaba), Gustavo Adolfo (Bonito), Marcílio (Cabrobó), Zé de Irmã Teca (Itapissuma), Marivaldo Andrade (Jaqueira), Agnaldo Inacio (Jurema), Altair Junior (Palmares), Júnior Matuto (Paulista), Miguel Coelho (Petrolina), Eudo Magalhães (Xexéu); o deputado federal, André de Paula; os deputados estaduais, Isaltino Nascimento, Laura Gomes, Lucas Ramos, Waldemar Borges, Aluísio Lessa, Clodoaldo Magalhães, Eduíno Brito, Romário Dias, Diogo Morais; A gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos; o comandante geral da PMPE, Cel Vanildo Maranhão; o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle; os secretários estaduais Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Antônio de Pádua (Defesa Social), Nilton Mota (Casa Civil), Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação), Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial) e João Campos (Chefia de Gabinete).

SEGUNDA (17) COMEÇA A ETAPA DE PAGAMENTO DO PIS-PASEP A IDOSOS

Os aposentados com valores nas contas do PIS-Pasep na Caixa e no Banco do Brasil (BB) podem sacar a partir de hoje (17). É a segunda etapa do calendário de pagamento, divulgado em setembro por esses bancos.

Na última terça-feira (14),  417 mil aposentados, correntistas do BB e da Caixa, foram beneficiados com o crédito em conta, representando pagamentos no valor de R$ 446 milhões.

Os pagamentos começaram em outubro. Na primeira fase, homens e mulheres com mais de 70 anos foram beneficiados. Para aqueles que ainda não sacaram, não há data limite para retirar o dinheiro, os recursos continuarão no fundo à disposição dos correntistas.

Até quarta-feira (15), R$ 764 milhões já haviam sido pagos, beneficiando 693 mil pessoas.

Mais de R$ 9 bilhões, pertencentes a cotistas com mais de 70 anos – ou seus herdeiros, em caso de falecimento – continuam à disposição. Os bancos lembram que se a pessoa não puder comparecer à agência, por motivo de saúde por exemplo, o saque poderá ser feito por procuração.

Os cotistas do Pis-Pasep que têm contas na Caixa e no Banco do Brasil, mas que não receberam o crédito automático, devem procurar as agências para atualizar os cadastros. A falta do CPF, por exemplo, impede o depósito automático. Regularizando os dados cadastrais, o saque pode ser feito.

Tem direito às cotas o trabalhador cadastrado no Fundo entre 1971 e 04/10/88, que ainda não tenha sacado o saldo total da conta individual de participação. A MP 797/2017 alterou a idade para saques. Passaram a ter direito não apenas os trabalhadores com idade superior a 70 anos, mas também os aposentados e as mulheres com 62 anos ou mais e homens a partir de 65 anos.

Maiores informações podem ser obtidas nos sites da Caixa e do Banco do Brasil ou pelos telefones 0800 726 0207 (Caixa/Pis), 0800 729 0001 e 4004-0001 (BB/Pasep)

NOTA INFORMATIVA - PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Finanças, informa oficialmente que o pagamento do 13º salário dos servidores municipais será efetuado no próximo dia 13 de dezembro. O valor, que contribuirá diretamente como injeção econômica nas vendas de final de ano no comércio local, será pago de maneira integral. 

Secom/PMG.

CULTURA AFRO: SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA É RESGATADA EM OFICINA DO CRAS QUILOMBO

Para tranquilizar seus filhos nas viagens a bordo dos navios que faziam o transporte de escravos da África para o Brasil, as mães africanas rasgavam as próprias vestes e criavam pequenas bonecas para simbolizar amuletos de proteção nos pequeninos durante a travessia marítima. Na história, o ato ficou conhecido como Abayomi, que significa ‘Encontro precioso’. Com o objetivo de criar identificação cultural e em alusão ao Dia da Consciência Negra, vivenciada na próxima segunda-feira (20), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Quilombo promove, até esta sexta-feira (17), uma oficina de criação das bonecas. 

Ao todo, 40 crianças, de 6 a 14 anos de idade, e que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), participam da oficina, que iniciou na última terça-feira (14). Na atividade, eles utilizam material 100% natural - retalhos de tecidos diversos, adquiridos nas próprios comunidades quilombolas locais - e soltam a imaginação, usando a criatividade como peça-chave na reprodução das bonecas. As aulas têm a orientação de educadores sociais. 

Estão participando da oficina moradores das comunidades Estivas, Castainho e Timbó. De acordo com a coordenadora do Cras Quilombo, Fabíola Vasconcelos, a identificação com a história pôde ser vista de imediato, quando o grupo foi em busca dos tecidos nas residências das comunidades. “Algumas pessoas disseram que conheciam as bonecas, quando conversávamos sobre o que seria a atividade, então isso mostra o quanto é significativo o ato de criar novas peças e repassar isso para as gerações mais novas”, finaliza a servidora. 

Cloves Teodorico
Secom/PMG 

FPM: MUNICÍPIOS RECEBEM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (20) MAIS DE 602 MILHÕES

Na próxima segunda-feira, 20 de novembro, os Municípios recebem o repasse do segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante transferido será de R$ 602.119.486,82, já descontada a dedução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que, em valores brutos, isto é, incluindo a dedução do Fundeb, o valor é de R$ 752.649.358,53.

De acordo com um levantamento feito com base em repasses anteriores do FPM, o segundo decêndio de novembro de 2017, comparado com mesmo período de 2016, apresentou queda de 7,23% em termos nominais, ou seja, levando em conta os valores sem considerar os efeitos da inflação. Por sua vez, o montante apresenta crescimento de 3,54% em comparação ao ano anterior quando são somados os dois decêndios.

Já o valor real do repasse do segundo decêndio de novembro em relação ao mesmo decêndio de 2016 representa queda de 9,51% quando são consideradas as consequências da inflação. Entretanto, o acumulado dos dois decêndios apontou crescimento de 1% em relação ao ano anterior.

Acumulado neste ano

A CNM contabiliza que o montante do FPM repassado ao longo de 2017 até o segundo decêndio de novembro totaliza R$ 80,419 bilhões. Isso significa aumento de 9,48% em relação ao montante transferido aos Municípios no mesmo período do ano anterior, sem considerar os efeitos da inflação. A entidade ressalta que no montante é levado em consideração o repasse de R$ 3,999 bilhões referente ao 1% de julho e previsto na Emenda Constitucional 84/2014. O valor total, quando levado em conta os efeitos da inflação, apresenta crescimento de 5,73% do Fundo acumulado em 2017 em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) estima um crescimento de 13,6% no acumulado de novembro em relação a novembro do ano passado. No entanto, o aumento foi de apenas 3,54% até o segundo decêndio desse período. Diante disso, a CNM recomenda cautela aos gestores e pede atenção ao gerir os recursos municipais, pois o cenário político e econômico brasileiro ainda é incerto. Confira aqui a íntegra da Nota do FPM com os valores repassados.

CNM

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

IATI - FESTA POPULAR NA COMEMORAÇÃO DOS SEUS 20 ANOS

Sr. Audálio Tenório de Albuquerque, autor do Projeto
 de Lei que  regulamentou a criação do Município
 de Iati
Créditos da foto:
http://cariricangaco.blogspot.com.br/
Por Francisco da Costa

A cidade de Iati vestiu-se de noiva para viver intensamente os seus 20 anos de existência. Iati na terça-feira amanheceu sorrindo. Seus habitantes davam-se as mãos e recebiam        os  convidados num clima de confraternização jamais visto. O prefeito, os vereadores, os funcionários públicos e povo, todos estavam felizes. Parecia que Deus pôs a mão sobre a cidade e à todos abençoou, dizendo a João de Oliveira Costa: "segura na  mão do povo e vai".

Os eventos maiores que marcaram a comemoração dos 20 anos de instalação do Município de Iati assim aconteceram: Às 10 horas houve a Missa Solene concelebrada pelos Carmelitas Frei Hélio e Frei Leão, de Bom Conselho; Logo após às 11 horas ocorreu a Sessão Solene na Câmara Municipal, que assinalou a Concessão do Título de Cidadão Iatiense ao Sr. Audálio Tenório, ex-prefeito de Águas Belas, ex-deputado estadual pelo PSD,  líder político regional e autor do  Projeto de Lei que regulamentou a criação do município de Iati (Lei nº 4.995. de 20 de dezembro de 1963), sancionada pelo então governador Miguel Arraes de Alencar. O homenageado não compareceu à solenidade, fez-se representar pelo ex-prefeito de  Águas Belas Airton Diógenes Ubirajara, seu sobrinho e por D. Maria das Dores sua esposa.
Governador Miguel Arraes de
 Alencar, sancionou a Lei de
 criação do Município
de Iati
Durante a solenidade na Câmara Municipal de Iati, falaram os seguintes oradores: Vereador Alberto Tenório Ramos,  Presidente da Câmara, vereador José Heleovaldo, Airton Diógenes Ubirajara, representante do homenageado, Deputado José Tinôco, representante do município  na Assembleia Legislativa, Bel. Evanderly Félix da Costa, Secretário Geral da CODEAM e o prefeito do município, Sr. João de Oliveira Costa, que fez uma prestação de contas de sua administração.

Depois da conclusão da solenidade na Câmara Municipal, o prefeito João de Oliveira Costa, convidou os presentes para o almoço de confraternização em sua residência, entre os quais o Juiz de Direito de Águas Belas, Dr. Romão Sampaio e o Delegado de Polícia de Iati, Sargento Hamilton, além de vereadores, líderes políticos locais e regionais entre outros convidados.

Durante o almoço, houve um relato geral sobre assuntos políticos e econômicos de Iati, da região e do País, destacando-se sobretudo, aqueles concernentes às eleições presidenciais. 

A grande festa foi encerrada às 16 horas com um desfile pelas principais ruas da cidade, dos alunos do Colégio Municipal Torquato Soares e de outras escolas do 1º grau, pertencentes à rede municipal de ensino. Fonte: Jornal O Monitor de 18 de agosto de 1984.

GARANHUENSE RECEBE MEDALHE DE OURO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA NO RIO DE JANEIRO


Após competir com 18 milhões de estudantes, cerca de 500 jovens de todo o país participaram na última terça-feira (14) da premiação de medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMP), que aconteceu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre eles, Augusto Sérgio Belarmino Leite, da Escola Professora Elvira Viana. Com 13 anos de idade e estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, ele recebeu a medalha de ouro ao lado da gerente da GRE do Agreste Meridional, professora Adelma Elias.

Antes de receber o resultado, divulgado no final de 2016, Marcelo já demonstrava confiança no seu desempenho. “Estava muito ansioso pelo resultado da olimpíada porque eu havia estudado bastante e sabia que tinha feito uma boa prova. Enquanto esperava o resultado eu dizia a minha mãe: ‘eu vou ganhar a medalha de ouro, eu sei que vou’. Estou muito feliz”, comentou o aluno que, de acordo com os professores da escola, se destaca em todas as disciplinas. 

Os estudantes Elian Alessandro Lima dos Anjos e Letícia Costa Oliveira Silva, ambos da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra (Garanhuns), também fizeram bonito na OBEMP. Eles marcaram a presença no pódio recebendo medalhas de bronze. Além deles, outros 44 estudantes do Agreste Meridional foram contemplados com Menção Honrosa na competição. 

A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e financiada pelo MEC - Ministério da Educação e pelo MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A premiação realizada nesta semana corresponde ao resultado da edição de 2016. De acordo com o IMPA, 99,6% municípios brasileiros tiveram inscritos naquele ano.

GRE-AM 

O PROJETO "UM ESCRITOR NA MINHA ESCOLA" FOI REALIZADO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

Durante essa semana, a Escola Oscar Francisco, localizada no Sítio Cachoeirinha dos Franciscos, vivenciou o Projeto um Escritor na Minha Escola. Esta ação é desenvolvida pelo Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns (SEDUC), que proporciona a comunidade escolar conhecer o autor e suas respectivas obras literárias. O projeto contempla a apresentação dos livros, a vivência de atividades pedagógicas sobre estes na escola e a culminância das atividades com uma visita do autor à unidade escolar.

Foram vivenciados verdadeiros momentos de magia e alegria, com as ilustres visitas das autoras Cláudia Lins, Suzana Moraes e Mariane Bigio, que têm se encantado pelo trabalho desenvolvido pela equipe docente e estudantes. Neste segundo semestre, três escolas foram contempladas. As autoras visitaram as escolas: Maria Tavares do Nascimento, Prof.ª Amélia Maria e a Escola Oscar Francisco da Silva. 

Secom/PMG.

MAIS POLICIAIS NAS RUAS DE GARANHUNS E REGIÃO

Determinado a reforçar o combate à violência, o governador Paulo Câmara comandou, nesta quinta-feira (16.11), mais uma importante ação do Plano de Segurança de Pernambuco. Dessa vez, a medida oficializou o incremento de mais 40 homens e mulheres no 9º Batalhão da Polícia Militar, que vão reforçar o policiamento ostensivo nas ruas de Garanhuns e mais 19 municípios da Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). Além do incremento no efetivo, o batalhão já recebeu três novas viaturas para as operações da Patrulha Maria da Penha, Proteção ao Turista e Patrulha Escolar. 

"É mais um movimento que nós estamos fazendo na busca de melhorar os índices de segurança do nosso Estado. A violência aumentou no Brasil todo nesses últimos anos e aqui em Pernambuco não foi diferente. A partir do momento que nós contratamos 1.500 novos policiais militares que já estão nas ruas, decidimos que era preciso reforçar o efetivo de todo o Estado. Estão vindo inicialmente 40 policiais aqui para o batalhão de Garanhuns, fora o recompletamento dos diversos destacamentos que já foram efetivados. Estamos também, a partir de janeiro, mandando delegados para preencher todas as delegacias de Pernambuco. Então, o Agreste Meridional terá um reforço importante. A partir do mês de março do próximo ano, são outros 1.300 policiais que irão às ruas para reforçar ainda mais o policiamento, seja na parte preventiva ou na parte de repressão", apontou o governador.

O chefe do Executivo estadual destacou ainda a criação de uma nova Companhia Independente da Polícia Militar, que terá sede no município de Lajedo. "Os policiais se somarão também aos já presentes no batalhão de Garanhuns e terão uma nova estrutura que nós vamos criar - os estudos estão sendo finalizados e vamos mandar um projeto para a Alepe - para a criação da Companhia Independente de Lajedo, que vai ajudar a própria cidade e municípios vizinhos, reforçando o policiamento aqui do batalhão de Garanhuns", finalizou.

Além de beneficiar a população de Garanhuns, os novos PMs vão atuar nos municípios de Capoeiras, Jucati, Jupi, Lajedo, Calçado, Caetés, São João, Angelim, Canhotinho, Paranatama, Brejão, Saloá, Palmeirinha, Correntes, Lagoa do Ouro, Terezinha, Bom Conselho, Iati e Águas Belas. O objetivo é expandir o policiamento ostensivo, prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança dos moradores e visitantes da região.

Para o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o resultado dos investimentos de segurança realizados pelo Governo do Estado irão refletir em uma maior segurança para a população pernambucana. "Esse efetivo hoje está chegando aqui em Garanhuns, a primeira parte deles, são 40 policiais militares, com novas viaturas - são 26 novos carros - demonstram o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e com ações reais para proporcionar mais segurança para a população", finalizou.

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, destacou que a implantação de novas ações serão possíveis graças ao recompletamento do batalhão de Garanhuns com os novos homens e mulheres integrados. "Com o incremento desses 40 e depois dos próximos 40, totalizando 80 policiais militares, o batalhão vai conseguir incrementar várias ações operacionais na área do 9º Batalhão. Teremos a Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar e o Policiamento Rural, com a ativação de mais uma Patrulha Rural. Então, é mais um esforço do Governo do Estado, provendo a Polícia Militar de efetivo e de meios logísticos e humanos para desempenhar um bom trabalho", ressaltou.

Também estiveram presentes na agenda no município os prefeitos Luiz Aroldo (Águas Belas), Izaías Régis (Garanhuns), Elizabeth Santana (Brejão), Armando Duarte (Caetés), Expedito Nogueira (Calçado), Neide Reno (Capoeiras), Antônio Souza (Iati), Marcos Patriota (Jupi), Rossine Cordeiro (Lajedo), Marcelo Neves (Palmeirinha), Valmir Pimentel (Paranatama)e Matheus Calado (Terezinha)

O PLANO "A" DE LULA PARA AS ELEIÇÕES DE 2018

Por Renata Bezerra

Presidente do TRF4, onde se dará o julgamento do ex-presidente Lula, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, declarou recentemente o seguinte: "Minha expectativa inicial é que, até agosto do ano próximo, o tribunal já estaria em condições de julgar este processo. É um interesse da própria nação e dos réus envolvidos". Refere-se a recurso do ex-presidente Lula. Caso uma condenação em segunda instância saia antes das eleições, isso deixaria o petista inelegível e, pela atual jurisprudência do STF, poderia acarretar prisão. 

A despeito disso, estar inelegível não impedirá Lula de ser candidato. A questão veio à tona em seminário sobre a reforma eleitoral, ocorrido em Garanhuns, no último dia 8. O advogado eleitoral Bruno Martins discorreu sobre a legislação que permite candidaturas sub judice - enquanto estiver pendente recurso contra o indeferimento. "O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão", diz o art. 16-A da lei eleitoral. Por outro lado, Lula concorrer sub judice pode não ser impedimento para o PT ter um presidente empossado em 2019. Nesse caso, a chapa "puro-sangue" poderia ser uma alternativa. O advogado eleitoral lembra o prazo para a troca de candidato no artigo 13 da Lei 9.504: "Tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 dias antes do pleito, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esse prazo". 

Em outras palavras, no último dia permitido pela legislação, o PT poderia ir à Justiça Eleitoral, solicitando a mudança de chapa e o vice poderia ser alçado à condição de titular. Fernando Haddad tem sido citado como nome provável para uma construção.

Outro caminho

Sobre a possibilidade de prisão mediante condenação em segunda instância, já há ministros do STF se mobilizando para rever o entendimento, a exemplo de Gilmar Mendes. Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Mello têm concedido liminares em habeas corpus em sentido contrário à definição que já se deu em plenário. Caso essa mudança de entendimento se concretize, Lula também pode chegar ao período eleitoral em condições de concorrer.

Folha de Pernambuco

ESTUDO DIZ QUE 1% DA POPULAÇÃO POSSUI METADE DA RIQUEZA MUNDIAL

Apenas 1% da população do planeta possui nada menos do que a metade da riqueza mundial, destacou um novo estudo que mostra o fosso crescente entre os ricos e o resto dos cidadãos.

De acordo com o Relatório de Riqueza Global de 2017, preparado pelo Instituto de Pesquisa do Credit Suisse, que foi lançado na última terça-feira, as pessoas mais ricas do mundo viram sua fortuna subir de 42,5% no auge da crise financeira, que começou em 2008, para 50,1% em 2017.

"A participação de 1% seguiu uma tendência ascendente desde a crise, superando o nível de 2000 em 2013 e atingindo novos picos durante todos os anos desde então", apontou o relatório.

Comparando os ganhos de riqueza entre países, os Estados Unidos continuam a liderar. Após a crise financeira, o país continuou sua série de vitórias ininterrupta e adicionou US$ 8,5 trilhões para a riqueza mundial.

Em contraste, o relatório apontou que a desigualdade continuou a aumentar no mundo. A riqueza caiu novamente este ano na África, na região da Ásia-Pacífico e na América Latina, e as previsões para os próximos cinco anos não são favoráveis.

De acordo com o estudo, a riqueza mundial continuará a crescer a uma taxa semelhante à da última metade da década e deverá atingir US$ 341 trilhões até 2022.

Espera-se que as economias emergentes gerem riqueza a uma taxa mais rápida do que os seus pares desenvolvidos, e provavelmente alcançarão uma participação de 22% na riqueza global no final do período de cinco anos.

A riqueza é um componente chave do sistema econômico, especialmente na aposentadoria, e para reduzir a vulnerabilidade a choques como desemprego, doenças ou desastres naturais. com informações do Sputnik.

Noticias ao minuto

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

GLOBO E TELEVISA PAGARAM PROPINAS POR DIREITOS DAS COPAS DE 2026 E 2030, DIZ TESTEMUNHA

Por Brendan Pierson

Uma testemunha da acusação no julgamento por corrupção de três ex-dirigentes do futebol testemunhou nesta quarta-feira que o mexicano Grupo Televisa e a brasileira Globo participaram de uma propina de 15 milhões de dólares para um executivo da Fifa para assegurar direitos midiáticos para as edições de 2026 e 2030 da Copa do Mundo.

Alejandro Burzaco, ex-chefe da companhia de marketing esportivo Torneos y Competencias, testemunhou por um segundo dia em um tribunal dos Estados Unidos, acrescentando detalhes ao testemunho de terça-feira de que Televisa, Globo e Fox Sports estavam envolvidas nas propinas.

No primeiro julgamento em uma investigação dos EUA sobre subornos envolvendo a Fifa, Burzaco disse a membros do júri em tribunal federal no Brooklyn nesta quarta-feira que a Torneos, Televisa e Globo pagaram propina para Julio Humberto Grondona, um executivo da Fifa que morreu em 2014.

Burzaco disse que a Torneos e a Fox Sports, uma unidade da Twenty-First Century Fox, eram parceiras em uma venture de marketing esportivo, a T&T Sports Marketing Ltd.

A porta-voz da Fox Sports Terri Hines disse na terça-feira que a parceria da T&T era com uma afiliada da Fox Sports, a Fox Pan American Sports, que era de propriedade majoritária de uma empresa de private equity, e que a Fox Sports não possuía “controle operacional” sobre a T&T.

“Quaisquer sugestões de que a Fox Sports sabia ou aprovava quaisquer propinas são enfaticamente falsas”, disse.

A Globo informou na terça-feira que “não pratica nem tolera qualquer pagamento de propina” e que irá cooperar com autoridades dos EUA.

A Televisa se negou a comentar na terça-feira e não pôde ser contatada imediatamente nesta quarta-feira. As três companhias midiáticas não foram acusadas no caso nos EUA.

O testemunho de Burzaco descreveu propinas para dirigentes em troca de direitos midiáticos no futebol internacional, incluindo pagamentos regulares chegando até a dezenas de milhões de dólares para direitos da Copa América e Copa Libertadores.

Jorge Delhon, um advogado argentino que trabalhava para o programa de TV estatal Futebol para Todos, cometeu suicídio na noite de terça-feira, horas após Burzaco testemunhar que Delhon recebeu propinas, segundo a polícia argentina.

Os três ex-dirigentes em julgamento nos EUA são Juan Ángel Napout, ex-presidente da Conmebol e da federação do Paraguai; Manuel Burga, ex-presidente da federação peruana; e José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

Burzaco testemunhou que estava envolvido no pagamento de propinas para todos os três. Em declarações de abertura na segunda-feira, os advogados dos ex-dirigentes negaram recebimento de propinas.


GOVERNO MUNICIPAL REALIZA CAMPANHA PARA REGULARIZAÇÃO DE DÉBITOS

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Finanças, realiza até o fim do mês de dezembro, a campanha do “Refis”, para regularização de débitos junto à Prefeitura. A iniciativa tem o intuito de promover a adesão dos munícipes para que estes possam negociar e quitar suas pendências relacionadas a impostos e taxas do Governo Municipal. Para convocar a população, a Secretaria está realizando um trabalho de panfletagem nas principais vias da cidade, além de veicular comunicados nos bairros através de carro de som e propagandas de rádio.

É possível negociar impostos como IPTU, ISS e demais taxas em atraso à vista, com desconto de 100% no valor dos juros e multas. O contribuinte pode também optar pelo parcelamento de até 12 vezes da dívida, com 75% de desconto nos juros e multas. Ou em até 36 vezes, tendo desconto de 50%.

Tais acordos só poderão ser feitos até o dia 29 de dezembro de 2017, último dia útil do ano, como forma de facilitar a quitação, como explica o secretário municipal de Finanças, Flávio Eloia. “A campanha é importante para todas as partes, permitindo a satisfação do contribuinte, que está em débito, além de aumentar a arrecadação do município. Lembrando que esta é a última oportunidade para negociação de dívidas, pois a lei do Refis só será válida até o final deste ano”, afirmou. 

Os interessados podem realizar o pagamento total ou parcelado acessando o portal da Prefeitura, no site: www.garanhuns.pe.gov.br , ou procurando a Secretaria de Finanças, no Palácio Celso Galvão, localizado na avenida Santo Antônio, nº 126, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no telefone (87) 3762-7016.

Por Aquilles Soares
Secom/PMG.

EX-PREFEITO É MULTADO POR DESCUMPRIMENTO DA "LEI DE TRANSIÇÃO"

A Segunda Câmara do TCE, na sessão desta terça-feira (14), aplicou uma multa no valor de R$ 4.000,00 ao ex-prefeito de Lagoa Grande, Dhonikson Amorim (2013-2016), por descumprimento de dispositivos da Lei Complementar Estadual nº 260/2014, que regulamentou o processo de transição no Governo do Estado e nas prefeituras pernambucanas. O relator do processo foi o conselheiro substituto Ricardo Rios.

A partir de representação feita por Abnilton Alves do Amaral, coordenador da equipe de transição do prefeito eleito em 2016, Vilmar Capellaro, O TCE instaurou uma auditoria especial a fim de averiguar o suposto descumprimento desta Lei, que se originou de um projeto apresentado na Assembleia Legislativa pela então deputada Raquel Lyra, hoje prefeita de Caruaru.

De acordo com a representação, o então prefeito “Dhoni” Amorim deixou de cumprir as seguintes obrigações previstas na Lei Complementar: ausência de acesso ao cadastro de pessoal e à lista dos fornecedores e prestadores de serviços; ausência de acesso à lista dos contratos e ao cadastro de bens móveis e imóveis; não disponibilização dos dados sobre a dívida ativa, sobre o almoxarifado, sobre o regime jurídico dos servidores e sobre o regime próprio de previdência.

CONTRADITÓRIO – O ex-prefeito alegou em sua defesa que os documentos solicitados pelo seu sucessor já constavam no site da prefeitura e que o não encaminhamento deles não causou qualquer embaraço à nova gestão municipal. Requereu, por isso, que a auditoria fosse julgada “regular com ressalvas” por entender que as falhas, “de natureza formal”, não causaram qualquer dano ao erário.

Após examinar as contrarrazões apresentadas pelo ex-prefeito, a equipe de auditoria do TCE chegou à conclusão de que restaram algumas infrações à “Lei de transição”, tais como ausência de acesso ao cadastro do pessoal ativo, não disponibilização da lista dos fornecedores, prestadores de serviços e respectivos contratos; falta de informações sobre o inventário dos bens móveis e imóveis, não disponibilização dos termos de parceria firmados no final da gestão e ausência de informações sobre a contabilidade municipal.

O relator do processo, no entanto, considerando o relatório dos auditores e a defesa apresentada pelo ex-prefeito, entendeu ter havido descumprimento à Lei Complementar durante a transição de governo, julgou regular, com ressalvas, o objeto da auditoria, mas aplicou a multa ao ex-prefeito, determinando que o presente processo seja anexado à prestação de contas do município do exercício de 2016.

TCE-PE

REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PE ABRE MATRÍCULAS PARA 2018

As matrículas para as mais de 82 mil vagas disponíveis para estudantes novatos da Rede Estadual de Ensino começam na próxima quinta-feira (16), a partir das 7h. O cadastro é feito exclusivamente pelo site da Secretaria Estadual de Educação e segue até o dia 30 de dezembro. O início do ano letivo está previsto para 05 de fevereiro de 2018. Alunos que já estudam nas escolas estaduais têm renovação automática.

Do total de 82.080 vagas disponibilizadas, são 16.987 para escolas do Recife, 18.671 para a Região Metropolitana e 46.422 para o interior. Ao todo, serão 175 mil vagas disponíveis, das quais as outras 93.167 estão reservadas para estudantes oriundos de redes municipais de ensino. 

A matrícula deverá ser efetivada entre 2 e 17 de janeiro diretamente nas escolas estaduais. Para confirmar a inscrição, os estudantes, os pais e/ou os responsáveis precisarão apresentar número da inscrição online, cópia da certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, uma foto 3x4 recente, comprovante de residência com CEP, documento de transferência, cópia da carteira de vacinação e comprovante de tipo sanguíneo e fator RH.

O cadastro deve ser preenchido até o final pelos pais ou responsável (ou pelo próprio estudante, se maior de 18 anos) e pede informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final desse processo, será gerado um protocolo com a confirmação da matrícula realizada.

Informações

A Secretaria disponibiliza o número gratuito 0800 286 0086, com atendimento das 7h às 21h, para dúvidas e informações. Escolas com laboratórios de informática com internet estarão disponíveis para realização da matrícula. Atualmente, cerca de 603 mil estudantes estão matriculados nas 1.057 escolas estaduais.

Escolas de Referência

Do total de vagas disponibilizadas, 10.056 serão para as Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem). Serão 3.342 para o Grande Recife e 6.714 para o interior. 

Folha PE

terça-feira, 14 de novembro de 2017

FAMÍLIA DILETIERI - UM PEDACINHO DA ITÁLIA EM GARANHUNS

Por Cláudio Gonçalves

A tradicional família italiana, os Diletieri, chegaram ao Brasil em 1908, aportando no Rio de Janeiro em um navio de imigrantes. Depois Nicolau Diletieri, sua esposa Maria Diletieri e seus filhos: Angela, Miquelina, Carmen, Inês e Domingos Diletieri Primo, também carinhosamente chamado pela família de Duda, vieram para Garanhuns, onde iniciaram a sua vida comercial.

Motivado pelas notícias que eram remetidas a família na Itália por Nicolau Diletieri sobre o clima, as belezas naturais e a prosperidade da cidade de Garanhuns, seu sobrinho Domingos Diletieri decidi vir com a sua esposa Anna Maria Diletieri Rizzuto, seus filhos Angelina, Alice, Gerusa, Giuseppe, seu irmão Pietro Rocco, conhecido por Roque e o seu tio Angelo Diletieri residir na Terra do Clima Maravilhoso.  

GARANHUNS - AV. SANTO ANTÔNIO

Não demorou muito tempo para que Nicolau e Domingos Diletieri se tornassem comerciantes de destaques em Garanhuns. Nicolau Diletieri com sua loja de tecidos, armarinhos, ferragens, secos e molhados, localizada na Rua Severiano Peixoto, e Domingos Deletieri com seu armazém de cerais, secos e molhados na Rua do Comércio, a Rua Grande ou Santo Antônio, atualmente as lojas Mundo Infantil e Ômega. 

Na Hecatombe de Garanhuns, a família Diletieri não tiveram nenhuma participação, também não sofreram ameaças, mas três episódios marcaram a vida da família naquela triste segunda-feira de 15 de janeiro de 1917. O primeiro episódio foi quando os jagunços saiam pelos portões dos fundos da residência da casa de Ana Duperron, portões que davam acesso a Rua do Cajueiro, naquele momento Domingos Diletieri estava na casa do seu tio Nicolau quando por uma das frestas de uma veneziana testemunhou a passagem daqueles homens que atacariam a cadeia minutos depois, contando ele ao todo vinte três homens armados.

O Segundo episódio aconteceu logo após o ataque à cadeia. O delegado Meira Lima obrigou Nicolau Diletieri a receber em sua casa os jagunços feridos, onde estava um médico que foi providenciado pelo oficial. Na casa de Nicolau Diletieri foi socorrido o bravo sargento Pedro Malta, que conseguiu escapar ao ataque com um leve ferimento no ombro.

O terceiro episódio e que marcou uma das maiores injustiças no processo da Hecatombe de Garanhuns foi à prisão de Nicolau Diletieri, indiciado pelo juiz Francisco Ribeiro Pessoa de fornecer querosene para os jagunços incendiarem as casas comerciais dos adversários políticos de Júlio Brasileiro, o mesmo ocorrendo com o capitão Thomaz Maia. Sendo presos, mas após provarem a inocência foram soltos meses depois.  

Domingos Diletieri passado alguns meses da Hecatombe de Garanhuns acabou comprando a casa de Mirandolina Souto de Miranda, viúva de Argemiro Miranda, casa que ficava na Rua do Jatobá, atualmente onde funciona a agência dos Correios, localizada na Praça Jardim. Domingos Deletieri e Argemiro Miranda eram bons amigos e juntos foram fundadores da União Comercial em 1909, sendo Nicolau Diletieri o seu primeiro tesoureiro.  

FOTO ANTIGA DE ÁGUAS BELAS

Festa da Árvore em Águas Belas em 21 de setembro de 1938
Acervo: Pernambuco Arcaico

FORAM INICIADAS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DO ASFALTO DA AVENIDA RUI BARBOSA

Durante a manhã desta terça-feira (14), se deu início o processo de recapeamento asfáltico da Avenida Rui Barbosa, no trecho que vai do início da avenida, nas proximidades do Batalhão de Polícia Militar, até o Relógio de Flores. 

Deste ponto até o trecho em que se localiza o Seminário São José vai ser realizado a recuperação do asfalto, que apresentou problemas após a sua execução.  O serviço vai ser refeito pela GL Empreendimentos, empresa responsável pela obra. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Pedro Maia e o vice-prefeito, Haroldo Vicente, estiveram no local para acompanhar os serviços.

Secom PMG

EM AÇÃO NO SERTÃO, CPRH FECHA RINHA DE GALO, APREENDE ARMAS, MADEIRA ILEGAL E ANIMAIS SILVESTRES

Com três equipes agindo ao mesmo tempo, reunindo os setores de fiscalização industrial, florestal e da fauna, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promoveu, na última semana, uma ampla ação ambiental no Sertão do Araripe.  Em operação iniciada na segunda (6) e que prosseguiu até a manhã da sexta (10), 262,5 metros de madeira ilegal, 198 animais silvestres - a maioria aves, vítimas do tráfico, algumas em risco de extinção ­­-, oito espingardas e dois caminhões foram apreendidos; sete calcinadoras (fábricas de cal e gesso) com problemas de operação foram intimadas e terão prazo para se regularizar; e uma rinha de briga de galo, com 18 animais vítimas de maus-tratos, foi desativada. Ao todo, as multas aplicadas somam R$ 77.300,00 mil.

Batizada de Operação Lenha Branca, em referência à madeira e ao pó presente nas fabricações de gesso, a ação teve o apoio de policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente  (Cipoma) e da Polícia Militar de Ouricuri e Araripina. Foram percorridos principalmente os municípios de Ouricuri, Trindade, Exu, Ipubi e Araripina, com intervenções pela manhã, tarde e noite. A apreensão das armas, um apoio direto ao Pacto pela Vida, ocorreu durante abordagens nas zonas rurais.

A rinha para briga de galo que foi desativada funcionava em área rural do município de Ipubi. Na ação, além das imagens degradantes do local, com algumas penas soltas e marcas de confrontos em suas paredes, os agentes ambientais constataram outros sinais de maus-tratos aos animais, que encontravam-se sem água e comida, provavelmente por dias seguidos. A multa aplicada foi de R$ 5 mil. No local também foram apreendidos 30 pássaros em cativeiro.

Ao longo dos cinco dias da operação, foram fiscalizados inúmeros empreendimentos. Por falta de licença de operação (LO) e/ou por estoque de madeira ilegal, sete das 25 calcinadoras fiscalizadas foram intimadas pelos agentes ambientais e terão que se regularizar ou serão fechadas. Em toda a ação, foram abordados 28 caminhões. Parte da madeira apreendida era transportada em dois deles que saíram do Piauí com destino ao município de Trindade, um com o DOF (Documento de Origem Florestal) inválido e outro sem o documento, necessário para o registro de madeira legal.

A operação também apurou denúncias de desmatamento em regiões do Araripe, mas não se constatou a prática de infrações nos locais denunciados.

CPRH