sábado, 2 de dezembro de 2017

FALECEU O PROFESSOR DAVID GUEIROS VIERA

Professor David Gueiros Vieira.
Faleceu na última quinta-feira (30) em Brasília - DF, aos 88 anos,  David Gueiros Vieira,  professor, conferencista e um dos maiores especialistas brasileiros em História da Questão Religiosa do Brasil. PHD em História da América Latina pela American University em Washington, DC, e Mestre pela Universidade de Richmond, na Virgínia. Considerado pela extensão e profundidade de suas pesquisas, um dos maiores especialistas brasileiros na área de História de questão religiosa do Brasil.

Contudo, sua paixão mesmo sempre foi a História Familiar, que ocupou o espaço principal do seu interesse sobre os eventos do passado. Assim ao longo de sua vida acumulou documentos e anotações sobre a Família Gueiros. Ao se aposentar, em 1996, passou a utilizar todo esse acervo para escrever a história dessa família.

LIVRO TRAJETÓRIA DE UMA FAMÍLIA: A HISTÓRIA DA FAMÍLIA GUEIROS

Neste livro, o Professor David Gueiros Vieira traça a história da Família Gueiros. Desde suas raízes coloniais, mostrando como esta família participou de alguns eventos cruciais da história do Brasil.


A Inquisição e seus horrores começa em Portugal, sob pressão do Rei da Espanha. Para poupar sua sobrinha e aia, a Rainha D. Catarina a manda para Pernambuco. Séculos depois, na Revolução de 1930, um descendente dessa menina, Optato Gueiros, trava batalha com os revolucionários, até  a última bala, em defesa do Palácio do Governo de Pernambuco. Seu primo, Ruben Gueiros, saia a cavalo, pelo sertão afora, tentando salvar um cunhado que fora aprisionado por Lampião. Alguns anos depois, Nehemias Gueiros eleva o Primeiro Ministro Winston Churchill, da Inglaterra, a "Cavaleiro da Ordem dos Jagunços".

O livro escrito por David Gueiros Vieira está repleto de histórias interessantes sobre esta família. De bárbaros colonizadores, transformaram-se em evangelizadores e profissionais liberais, tendo suas atividades se expandido por todo o Brasil e por outros países.

“Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito; pois vou preparar-vos lugar. E se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou estejais vós também.” ( Jo 4: 2-3 ).

DEZEMBRO COMEÇOU COM MÚSICAS RELIGIOSAS E MPB NO PALCO PREFEITURA


Idades e repertórios variados, um público atento e participativo. A sexta-feira (01) começou com músicas religiosas no Palco Prefeitura durante a Magia do Natal de Garanhuns. O público ovacionou a cada solo ou canção entoada pelos membros de igrejas locais. A garanhuense Carla Marques apresentou clássicos da Música Popular Brasileira encerrando a noite.

O coral infantil da Igreja Presbiteriana Central apresentou parte da cantata preparada para este Natal. Cerca de 50 crianças apresentaram 'Procurando o Rei', narrando passagens bíblicas. A segunda atração foi o Coral do Presbitério de Garanhuns com a cantata ‘Por Amor’. O grupo é formado pelos membros das igrejas presbiterianas do município. Em seguida, cantando canções exaltando passagens da vida de Cristo, o Coral da 4ª Igreja Presbiteriana. O Ministério Sal da Terra, composto por cristãos de várias denominações, preparou um show especial para a noite se adaptando ao período natalino. O grupo, conhecido também pelas obras sociais que organiza, ainda ressaltou a reflexão sobre o significado do Natal com passagens bíblicas.

Carla Marques, garanhuense, encerrou a sexta com o show ‘Pérolas Brasileiras’, de clássicos da Música Popular Brasileira. Um repertório primoroso marcou a apresentação. “Quando a gente se apresenta para o povo da nossa terra isso é de extrema importância porque os nossos podem ter acesso ao trabalho que fazemos há tantos anos. Só tenho a agradecer a oportunidade”, disse.

Para Francione Dantas da Silva, que veio junto a um grupo de 14 pessoas do Rio Grande do Norte, tudo estava lindo. “Sempre ficamos impressionadas com tanta beleza. Para mim, o Palco Prefeitura foi o melhor”, declarou. A colega de viagem, Edinaide Gomes, lembra que elas sempre viajam, mas as particularidades de Garanhuns a fazem única como destino. “No Nordeste, ainda não tinha visto um evento como esse”, completou.

Neste sábado, a partir das 16h, tem início a programação do Polo Infantil, montado na Fonte Luminosa, na Praça Souto Filho. Estão previstas contação de histórias, poesia, leitura e teatro com o Centro Social Monsenhor Callou, a Biblioteca Comunitária Ler é Preciso - Maurílio Matos, a professora Jackelinne Brasileiro com a poesia É Natal em Garanhuns e a Companhia Fisa D’arte. 

A Magia do Natal é realizada pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e conta com patrocínios da Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Banco do Brasil, Ferreira Costa, Uninassau, Mano Imóveis, Casa das Balas, Farmácias FTB e Café Ouro Verde. A programação oficial está disponível no site www.garanhuns.pe.gov.br

APP - A "Magia do Natal" conta pela primeira vez com um aplicativo oficial. O app disponibiliza a programação do evento, guias turísticos, gastronômico e comercial. O aplicativo foi desenvolvido pela ArMidia Desenvolvimentos, empresa de Garanhuns, em parceria com a Prefeitura e está disponível para download para o sistema Android.

Edméa Ubirajara
Secom/PMG.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE GARANHUNS PARTICIPA DA BIENAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO

A Secretária de Educação, Eliane Vilar, participou na noite de ontem (30), da Bienal de Arquitetura de São Paulo. À convite da empresa ActionAid Brasil, a secretária foi convidada para participar do evento Cidades Seguras para as Mulheres: Experiências e Práticas, realizado em parceria com a Bienal. Sessões focadas na questão da violência contra a mulher em espaços públicos nas cidades, na participação e protagonismo das mulheres são alguns dos temas que estão sendo abordadas durante a ação.

A ActionAid Brasil promove ações de promoção aos direitos humanos, a fim de garantir os direitos das mulheres. Em Garanhuns, a empresa iniciou o projeto em 2015, juntamente com a Secretaria da Mulher, ano em que a secretária era responsável pela pasta. Devido a isso, Eliane esteve na mesa “Protagonismo na prática: A cidade planejada por mulheres”, com o intuito de contribuir para o debate com a experiência da Campanha Cidades Seguras para as mulheres de Garanhuns. 

Daniela Batista
Secom/PMG

SUPREMO MANTÉM VALIDADE DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (30) pela constitucionalidade do Programa Mais Médicos, criado em 2013 para melhorar o atendimento na saúde pública. Por 6 votos a 2, a Corte considerou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade protocolada pela Associação Médica do Brasil para questionar a validade do programa.

A Corte entendeu que a Medida Provisória (MP) 621/2013 é constitucional, inclusive nos artigos que permitiram a contratação de médicos estrangeiros sem revalidação do diploma e alterações nos cursos de medicina para enfatizar o atendimento na saúde básica.

Durante o julgamento, a ministra da Advocacia-Geral da União (AGU), Gracie Mendonça, defendeu a validade da norma e afirmou que a criação dos Mais Médicos foi baseada no entendimento de que os estudantes de medicina também devem ter formação para atuar na atenção básica e no serviço de urgência. A ministra também citou que 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção básica ao cidadão.

"O que se buscou foi construir um grande programa que viesse trazer um olhar diferenciado, em especial para aquelas comunidades mais carentes, e em especial para aquela população presente em municípios que viviam praticamente em estado de extrema pobreza", disse Gracie.

Agência Brasil

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2017 É ENCERRADA

Ao longo do ano de 2017, equipes gestoras e professores de 30 escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns receberam formações continuadas do projeto Maria da Penha vai à Escola. A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Mulher (Secmul), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), é reconhecida em todo o estado de Pernambuco e tem como objetivo principal disseminar informações para sensibilizar os estudantes sobre o cenário da violência contra a mulher. Nesta quarta-feira (29), os servidores encerraram as atividades do ano num encontro realizado nas dependências do Serviço Social do Comércio (Sesc). 

Na ocasião, os professores acompanharam a palestra intitulada “Interfaces entre o racismo e a violência doméstica e familiar contra a mulher”, ministrada pela professora doutora da Universidade de Pernambuco (UPE), Tárcia Regina da Silva, além de terem prestigiado o recital do poeta quilombola César Monteiro, com reflexões do seu livro “Um poema para preta”, que aborda a resistência da mulher negra num espaço repleto de preconceito. 

A secretária da Mulher de Garanhuns, Walkíria Alves, enfatizou sua satisfação em finalizar mais um ciclo de trabalhos desse projeto. Para ela, o Maria da Penha vai à Escola tem crescido a cada ano e tem deixado sua contribuição na formação de jovens mais conscientes socialmente. “Essa nossa atuação vem desde o mês de março. A gente leva temáticas relacionadas à violência doméstica, e não somente da lei que recebeu o nome de Maria da Penha, mas também questões de respeito, justiça, igualdade, papéis sociais e as formas de minimizar a violência. O professor então conhece esse histórico e fica apto a transferir conhecimento aos alunos”, detalha a titular da pasta. 

Na prática, o projeto percorre salas da educação infantil (creche), passa pelos anos iniciais e vai até alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A diretora de ensino da Seduc, Cynara Alves, conta que através do contato com os professores, a temática da mulher tem sido evidenciada nas mais diversas atividades executadas em sala de aula. “A gente tem percebido que os alunos têm compreendido que a prevenção à violência contra a mulher é emergente em nossa sociedade e eles têm aprendido a identificar isso no dia a dia deles, o que tem trazido resultados diretos no número de denúncias. A intenção é ampliar e fortalecer a parceria com a Secretaria da Mulher, temos isso como meta”, finalizou. 

Cloves Teodorico
Secom/PMG 

IMAGENS DO PADRE CICERO EM JUAZEIRO DO NORTE (1925)


                

Créditos do Vídeo: Cariri das Antigas

Compilado de belas imagens de Juazeiro do Norte em 1925, produzidas por Lauro Reis Vidal e posteriormente processadas por Alexandre Wulfes. Naquele ano a cidade e região seriam balançadas com a visita do então Presidente do Estado (equivalente ao de governador) Moreira da Rocha, a Escola de Aprendizes de Marinheiros e outras tantas autoridades da terra e de fora, na ocasião também tivemos a inauguração da estátua em bronze do levita, esculpida por Laurindo Ramos, assim como também lançamentos de pedras fundamentais de obras, entre outros acontecimentos.

Vemos com grande admiração prédios importantes para a nossa história e arquitetura, o aspecto das principais vias da cidade, os entornos da nossa querida Praça Padre Cícero (à época chamada de Almirante Alexandrino), a frota de veículos da nossa região e grandes personalidades políticas e de outras esferas da sociedade, o povo, muito pouco lembrando, aparece como coadjuvante em nossas feiras ao ar livre, nas calçadas a admirar a carreata de calhambeques e outras tantas ocasiões.

MINISTRO DA CULTURA ANUNCIA MUDANÇAS NA LEI ROUANET

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, anunciou hoje (30), na capital paulista, mudanças na aplicação da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

Com as alterações, a nova instrução normativa da lei teve o número de artigos reduzido de 136 para 73.

Em coletiva no Instituto Tomie Ohtake, onde participava do 9.º Encontro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, Sá Leitão disse que as mudanças trazem regras mais claras, que visam promover dinamismo e desburocratização ao processo, desde a aprovação do projeto até a prestação de contas. A ideia é atrair mais investimentos para o setor cultural. A Lei Rouanet é o principal mecanismo de fomento à cultura no país.

Entre os itens alterados, está a possibilidade de o incentivador do projeto promover sua marca com ações de marketing e de reforço na promoção dos projetos apoiados, o que antes era considerado vantagem indevida. De acordo com o Ministério da Cultura, "não fazia sentido restringir que as empresas fizessem essas ações relacionadas ao seu patrocínio, usando recursos próprios".

"O mecanismo de fiscalização será a análise rigorosa do orçamento dos projetos. Desta forma, teremos clareza de que não há previsão de destinação de recurso incentivados para ações de marketing das empresas", disse o ministro.

HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA FAZER A RENOVAÇÃO DO FIES DESTE SEMESTRE

O prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre deste ano termina às 11h59 de hoje (30). Quem não renovar o contrato dentro do prazo ficará sem o financiamento para este semestre, mas poderá tentar novo aditamento no semestre que vem.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), até a manhã de hoje, cerca de 15% dos estudantes ainda não tinham feito a renovação. O prazo já foi estendido duas vezes e, de acordo com o MEC, não haverá mais prorrogação.

Esta quinta-feira também é o último dia para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento.

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no Sistema Informatizado do Fies.

Para os aditamentos simplificados, a renovação é formalizada com a validação do estudante no sistema. No caso do aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa) para finalizar a renovação.

SEE LANÇA EDITAL DO PROGRAMA GANHE O MUNDO 2018

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) divulgou nesta quarta-feira (29) o lançamento do edital 2018 do Programa Ganhe o Mundo (PGM). A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença do governador do Estado, Paulo Câmara, e do secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, além de deputados, estudantes, professores, autoridades nacionais e internacionais. Na cerimônia, foram apresentadas novidades do PGM Tradicional e das modalidades Musical e Esportivo. O edital será divulgado no dia 1º de dezembro.

A partir de 2018, os programas de intercâmbio serão ampliados nos seus números de vagas e terão a inclusão de outros países na grade oficial de idiomas do curso de línguas. Antes, o programa ofertava 25 vagas para os estudantes irem à Espanha. Na nova edição, o número de vagas será ampliado para 65. Outra novidade é a inserção da Colômbia e Alemanha como países de destino. Em fevereiro de 2018, cinco estudantes da Rede Estadual de Ensino irão para a região de Berlim onde participarão do programa internacional de intercâmbio no DID Deutsch-institut. Para essa nova edição, cinco escolas irão ofertar o alemão por meio do PGM.

O Programa Ganhe o Mundo Musical também será ampliado na nova edição 2018. O programa que antes contava com 10 vagas passará a oferecer 20. As vagas serão divididas entre dois países: Canadá e Espanha. Os estudantes estudarão em escola tradicional e escola de música. O aprimoramento do Programa Ganhe o Mundo Esportivo também estará na edição 2018. O programa que atendia 20 estudantes passará a contemplar 25 com destino ao Canadá.

“O Programa Ganhe o Mundo é muito mais do que um programa para você aprender uma segunda língua. É muito mais que um programa para que os nossos estudantes possam ter uma experiência de passar um semestre letivo no exterior. Essa nova geração de pernambucanos, é uma geração muito mais conectada com o mundo e com certeza vai contribuir para o nosso desenvolvimento” falou Amancio.

O governador falou que o programa, além de ser pioneiro, é inovador e tem feito a diferença na vida dos estudantes pernambucanos. “Queremos oferecer uma educação inclusiva, que abra os caminhos, que mostre as oportunidades e que dê a certeza para todos que estão fazendo seu dever possam alcançar seus sonhos. O Programa Ganhe o Mundo é o reconhecimento dos jovens pelo seu esforço, porque tiraram notas boas, porque fizeram os cursos de língua e foram aprovados” encerrou.

GRE-AM

LEILÃO DE VEÍCULOS É REALIZADO NESTA QUINTA-FEIRA (30) EM GARANHUNS

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) promove, nesta quinta-feira (30), seu terceiro leilão de veículos. Dessa vez, estão sendo leiloados um total de 140 veículos, sendo 121 motocicletas e 19 automóveis. Os lances estão previstos para iniciar a partir das 10h, no clube da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), localizada na avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis. Os interessados já tiveram a oportunidade de, previamente, darem seus lances via internet - mas também poderão participar presencialmente. Nos últimos dias, os possíveis compradores também tiveram a oportunidade de visitar o pátio onde estavam os veículos. 

De acordo com informações da organização, os veículos apreendidos e disponíveis para venda foram divididos em mais de 100 lotes. A expectativa é que a iniciativa tenha saldo positivo, como nas edições anteriores. “Esperamos, mais uma vez, um grande público. As pessoas já estão se habituando a participar e se interessam cada vez mais, e com isso toda a população ganha, pois a arrecadação é revertida na manutenção da sinalização do trânsito de Garanhuns e em equipamentos para a atuação da Guarda Municipal”, enfatiza o presidente da AMSTT, Elielson Pereira. 

Serviço - Leilão de veículos apreendidos (3ª edição)
Data: 30 de novembro 
Local: Clube AGA
Hora: 10h 
Entrada gratuita 

Cloves Teodorico
Secom/PMG.

STF PROÍBE USO DO AMIANTO EM TODO O PAÍS

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (29) proibir uso do amianto do tipo crisotila, material usado na fabricação de telhas e caixas d’água. A decisão dos ministros foi tomada para resolver problemas que surgiram após a decisão da Corte que declarou a inconstitucionalidade de um artigo da Lei Federal 9.055/1995, que permitiu o uso controlado do material.

Com a decisão, tomada por 7 votos a 2,  não poderá ocorrer a extração, a industrialização e a comercialização do produto em nenhum estado do país. Durante o  julgamento não foi discutido como a decisão será cumprida pelas mineradoras, apesar do pedido feito por um dos advogados do caso, que solicitou a concessão de prazo para efetivar a demissão de trabalhadores do setor e suspensão da comercialização.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

FREI DAMIÃO NAS SANTAS MISSÕES EM GUARABIRA (PB)


         

Créditos do Vídeo: Armando Souza

MARCOS LORETO É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO TCE

O conselheiro Marcos Loreto foi eleito nesta quarta-feira (29), por aclamação, presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco para o biênio 2018-2019. Ele tomará posse no dia 10 de janeiro próximo em substituição ao conselheiro Carlos Porto. Também foram eleitos o conselheiro Dirceu Rodolfo para a vice-presidência, o conselheiro João Carneiro Campos para a Corregedoria, o conselheiro Ranilson Ramos para a diretoria da Escola de Contas, a conselheira Teresa Duere para a Ouvidoria, o conselheiro Valdecir Pascoal para a presidência da Primeira Câmara e o conselheiro Carlos Porto para a presidência da Segunda. Todos foram eleitos por unanimidade.

Loreto, em sua primeira manifestação no Pleno após a eleição, agradeceu a confiança dos colegas, prometeu realizar uma “gestão de continuidade” pautada no planejamento estratégico do órgão, e disse que sua principal prioridade à frente dele será a “intransigência” no combate à corrupção.

“Temos vários instrumentos de orientação aos gestores públicos, como o site ‘Tome conta’, por exemplo, e agora devemos caminhar no sentido de sermos intransigentes no combate à corrupção. É isto o que a sociedade espera de nós”, disse o presidente eleito.

Parabenizaram-no por sua eleição, desejando-lhe também sucesso na presidência, todos os outros conselheiros além dos conselheiros substitutos Marcos Nóbrega, Ruy Ricardo e Carlos Pimentel, e o procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel.

Eles também parabenizaram o presidente Carlos Porto pelo encerramento de sua gestão, enaltecendo o seu espírito democrático e a autonomia que deu aos subordinados para o desempenho de suas funções. Porto agradeceu os elogios, frisando, no entanto, que só fará sua despedida oficial na última sessão do pleno marcada para a segunda semana de dezembro.

TCE-PE

SERRA TALHADA DO PASSADO: FESTA DE INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA


Festa de inauguração da Estação Ferroviária de Serra Talhada - PE  Década de 1950.
Créditos da foto: Pernambuco Arcaico.


MORADORES DA ZONA RURAL PODEM TER AUTORIZAÇÃO PARA POSSE DE ARMA DE FOGO

Moradores da zona rural poderão ser autorizados a adquirir uma arma de fogo para utilizar na segurança de sua família e propriedade. Essa permissão está no PLS 224/2017, do senador Wilder Morais (PP-GO), aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (29).

A proposta modifica o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), e o relatório é do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que recebeu 11 votos a favor e cinco contrários. Houve uma abstenção. Se não for apresentado recurso para votação pelo Plenário do Senado, o PLS 224/2017 será enviado, diretamente à Câmara dos Deputados.

Exigências

A proposição impõe algumas condições para os residentes na zona rural conquistarem o direito. Além de serem maiores de 21 anos, os interessados precisarão apresentar documento de identificação pessoal, comprovante de moradia e atestado de bons antecedentes.

Essas três exigências já são feitas para quem mora na zona rural e atua como caçador para prover a subsistência de sua família. Mas, nesse caso, o Estatuto do Desarmamento estipula a idade mínima de 25 anos para o caçador de subsistência ter o porte de arma concedido pela Polícia Federal.

Agência Senado

NOVEMBRO AZUL É REALIZADO NO MERCADO 18 DE AGOSTO

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Garanhuns, nesta quarta-feira (29), no Mercado 18 de Agosto, uma ação em alusão a Campanha Novembro Azul, tendo como foco das atividades os comerciantes do local. No local, o público presente foi beneficiado por meio de ações de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, sífilis e HIV, corte de cabelo, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações nutricionais.

Todas as atividades foram executadas pelos alunos das turmas dos cursos de técnico em enfermagem e do curso de cabeleireiro. “Viemos com uma ação de caráter preventivo, que integra também o Novembro Azul, além de abranger a intenção da Secretaria de priorizar as questões voltadas para o cuidado desses trabalhadores”, afirmou a coordenadora pedagógica do Senac, Ana Karenina.

Ao todo, foram realizadas 184 aferições de pressão arterial, mais de 170 testes rápidos, entre sífilis e HIV, e 45 testes de glicemia capilar, que beneficiaram os comerciantes e demais pessoas que passaram pelo mercado. Adelmo Siqueira, de 50 anos, atua como marchante e aproveitou a oportunidade para realizar exames e cuidar da saúde.

De acordo com a titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins, “Esta ação social veio em benefício daquelas pessoas que trabalham diariamente promovendo a movimentação da economia no município no Mercado 18 de Agosto, que também completou 50 anos de inauguração neste mês”, lembrou a secretária municipal, Janecélia Marins.

Aquilles Soares 
Secom/PMG

SINAFLOR: NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE ORIGEM PARA PRODUTOS FLORESTAIS

Um workshop voltado para o setor produtivo será realizado na próxima quinta-feira (30), das 9h às 12h, no auditório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), em Casa Forte, para debater com empreendedores o novo Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).  A iniciativa é da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em parceria com o Ibama, e os interessados em participar podem se inscrever por um link acessado a partir do site do órgão ambiental estadual (www.cprh.pe.gov.br).

Desenvolvido e instituído pelo Ibama (Instrução Normativa nº 21/2014), o Sinaflor deverá ser utilizado por todos os Estados, a partir de janeiro de 2018. Abrange as atividades florestais, empreendimentos de base florestal e projetos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). A plataforma pretende  ser uma aliada no combate ao desmatamento ilegal, controlando todo o processo de origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais, desde a autorização de exploração até o transporte, armazenamento, industrialização e exportação.

Com a interligação dos dados dos diferentes entes federativos, a plataforma pretende agilizar a certificação dos Planos de Manejo Florestal Sustentável e oferecer mais segurança à transferência de créditos de madeira ao sistema do Documento de Origem Florestal (DOF). Para um acompanhamento real da dinâmica de desmate nos Estados,  todas as informações serão integradas à base do Cadastro Ambiental Rural (CAR), conforme informação do Ministério do Meio Ambiente.

O workshop tem como público-alvo empreendedores e responsáveis técnicos.  Ele segue um cronograma estabelecido que incluiu, também, capacitação do novo sistema junto aos órgãos ambientais estaduais.

CPRH

MAIS DE 1,1 MIL CIDADES ESTÃO EM ALERTA PARA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

O Ministério da Saúde divulgou ontem  (28) o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRa). O indicador aponta que 357 cidades estão em situação de risco para a ocorrência de dengue, zika e chikungunya, pois nelas mais de 9% dos imóveis visitados continham larvas do mosquito. Já 1.139 municípios estão em situação de alerta. Isso significa que entre 1% e 3,9% dos imóveis locais tinham larvas. E 2.450 municípios foram classificados como satisfatórios por apresentarem percentual menor de 1% para presença de larvas.

O LIRa analisou dados de 3.946 cidades, entre o início de outubro e a primeira quinzena de novembro. O número é considerado recorde e decorre da resolução da Comissão Tripartite, que tornou obrigatória, no início deste ano, a disponibilização das informações.

Cerca de 1.600 municípios não realizaram ou não informaram o índice de infestação. Caso isso não seja feito até o dia 14 de dezembro, quando será publicado o relatório final, as cidades serão apenadas com a suspensão da segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, conforme pactuado na comissão.

Regiões

Em relação às regiões, o Nordeste foi a que registrou o maior número de municípios em situação de alerta: 41% dos que enviaram as informações. Depois vem o Norte (40,4%), Centro-Oeste (20,1%), Sudeste (19,32%) e Sul (13,66%). No Centro-Oeste e no Nordeste, o maior número de focos foi registrado em depósitos de armazenamento de água, como em toneis e barris. O ministério aponta que a questão da força as famílias a armazenarem água. De acordo com o ministro, Ricardo Barros, equipes estão em campo para informar a população sobre como fazer o armazenamento, sem gerar criadouros do aedes.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

COM REDUÇÃO DE 12,72%, ÚLTIMO FPM DE NOVEMBRO SERÁ R$ 1,9 BILHÃO

O último repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês será de R$ 1.938.784.111,30, em valores brutos, partilhado entre as 5.568 Prefeituras nesta quinta-feira, 30 de novembro. Quando se considera a retenção constitucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), o montante reduz para R$ 1.551.027.289,04.

De acordo com os cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o montante repassado em 2016, o decêndio será 12,72% menor, em termos nominais. No entanto, ao analisar os outros repasses, o Fundo em novembro registou retração de 1,82%. A verba total repassada aos cofres municipais no penúltimo mês deste ano foi de R$ 6,6 bilhões. No mesmo período de 2016, o valor chegou a R$ 6,7 bilhões.

De janeiro até agora, o Fundo de Participação dos Municípios acumulou R$ 82,358 bilhões, o que corresponde a um aumento de 8,83%, em relação ao mesmo período do ano anterior, sem considerar os efeitos da inflação. Segundo esclarecimento da CNM, o saldo positivo se justifica pelo repasse adicional de R$ 3,999 bilhões, transferido em julho. A verba foi garantida pela Emenda Constitucional (EC) 84/2014 que aumentou em mais 1% o repasse dos Impostos de Renda e Sobre Serviços (IR e ISS) para os governos locais.

Porém, quando se considera os efeitos da inflação, o Fundo acumulado em 2017 apresentou crescimento de 5,14%. Assim, a soma de todos os repasses de novembro contrariou as previsões da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), de R$ 5,402 bilhões. Em relação às estimativas, a redução entre o previsto e o realizado é de 2,14%.

Veja o levantamento aqui

CNM

GARANHUNS BIKE RACE SERÁ REALIZADO NESTE DOMINGO (3)


Numa realização do Grupo Pedalada da Amizade, Garanhuns vivencia no próximo domingo (3) o 1º Garanhuns Bike Race. Trata-se de um evento de Mountain Bike, que contará com mais de 100 participantes, oriundos de Garanhuns e de diversas cidades nordestinas.

A concentração e largada do evento acontecem em frente ao Castelo de João Capão. Os participantes farão um percurso de 42km, disputando em seis categorias: Elite; Máster; Feminino; Turismo e Nelore (para ciclistas com mais de 90kg). “Vamos contar com ambulância, carro de apoio, pontos de hidratação, premiação e um percurso que chamará a atenção pela beleza e simbologia: a Centenária Trilha do Trem, entre os municípios de São João e Garanhuns”, registra Haroldo Veloso, um dos organizadores do evento.

O 1º Garanhuns Bike Race tem largada prevista para as 9h e conta com o patrocínio de empresas da cidade e do Governo Municipal de Garanhuns, através da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e das secretarias de Saúde, Comunicação Social e Juventude, Esportes e Lazer, além de apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF); 9º BPM e 71º BI Mtz.

Secom/PMG.

PERNAMBUCO RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ A 13ª FEIRA DE TURISMO RURAL

O turismo rural é um segmento que vem contribuindo para a interiorização, valorização do patrimônio histórico-cultural e na geração de emprego e renda na Zona Rural. Pensando nisso, Pernambuco sediará pela primeira vez a Feira de Turismo Rural – Ruraltur, projeto realizado pelo SEBRAE-PE. A 13ª edição evento acontece até 30 de novembro, no Hotel Portal de Gravatá, no município Gravatá, no Agreste pernambucano.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur participa da feira num espaço localizado na entrada principal do evento, denominado “Descubra o Turismo Rural de Pernambuco”, onde haverá atendimento aos visitantes e distribuição de folheterias promocional do destino, incluindo o Guia Rota Rural. Além disso, será apresentada uma ação onde serão trabalhadas as experiências dos visitantes com a exibição do vídeo “Paisagens Sonoras - Um passeio pelos sons e imagens das regiões da zona da mata até o sertão do estado”. Despertando os sentidos e imprimindo sensações de vivências da zona rural do interior.

A 13º Feira de Turismo Rural – Ruraltur oferece roteiro com opções de lazer e proporciona uma viagem histórica aos destinos do interior dos Estados do Nordeste. “Participar de eventos para fomentar esse segmento do turismo é de suma importância. Queremos estimular os pernambucanos e turistas a conhecerem mais e melhor os destinos campestres do Estado, através da contemplação de belas imagens, sons e dos diversos equipamentos do turismo rural”, comenta o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

PROGRAMA MISSÃO PEDAGÓGICA NO PARLAMENTO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDIÇÃO 2018

Seguem até o dia 13 de dezembro as inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento, edição 2018. O processo seletivo é válido para professor regente, coordenador ou orientador pedagógico de escolas públicas. De todos os inscritos, serão sorteados eletronicamente 432 educadores, sendo 16 por estado. O projeto é uma formação para educadores que desejam levar para suas escolas aprendizados sobre cidadania, política, democracia e Poder Legislativo. 

O programa compreende duas fases. A fase presencial acontecerá na Câmara dos Deputados e abordará conteúdos e metodologias sobre educação para a democracia nas escolas e temas relativos ao parlamento de forma contextualizada e reflexiva. Nessa fase do programa a Câmara dos Deputados irá arcar com todas as despesas dos participantes. Na fase a distância os professores irão desenvolver em sua escola um projeto de educação para a democracia tendo o Poder Legislativo como foco de interesse. A conclusão com êxito de toda formação garante um certificado de 120 horas.

Serviço:

Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2018

Inscrições: até o dia 13 de dezembro de 2017

Processo seletivo - Curso "Educação para Democracia e o Parlamento": de 19 de fevereiro a 6 de abril de 2018, com carga horária de 30 horas, na modalidade a distância

Encontro Presencial: 4 a 8 de junho de 2018, em Brasília

Módulo a distância: de 30 de julho a 9 de novembro de 2018


Para edital e inscrição, clique no link abaixo:


GRE-AM

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

PREFEITURA DE CARUARU ABRE PROCESSO SELETIVO

A Prefeitura de Caruaru - PE lançou dois novos editais (n°s 06 e 07/2017) de processos seletivos simplificados que visam preencher, por tempo determinado, um total de 75 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários variam entre os valores de R$ 2.000,00 e R$ 3.500,00, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

Há 35 vagas ofertadas no edital n° 006/2017, para as funções de Controle Interno, Auditoria, Fiscalização, Auditoria e Legalização de Tributos Municipais, Planejamento, Orçamento e Gestão e Gestão Administrativa. Já o edital n° 07/2017, disponibiliza 40 vagas para a função de Apoio à Auditoria e Fiscalização.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 29 de dezembro de 2017, através do site selecoes.caruaru.pe.gov.br, sem taxa.

O seletivo terá prova online, prova escrita, entrevista e análise de títulos. A prova escrita está marcada provavelmente para os dias 7 de janeiro de 2018, em locais a serem ainda divulgados. Já os gabaritos preliminares sairão nos dias informados nos respectivos editais.

O prazo de validade dos seletivos será de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final na imprensa oficial, podendo ser prorrogado por igual período.

Concursos no Brasil

MAIS DE 600 ATLETAS SÃO ESPERADOS NA GARANHUNS NIGHT RUN

Garanhuns sedia no próximo sábado (2), a Garanhuns Night Run, uma corrida noturna realizada pela empresa FMX Sports, em parceria com o Governo Municipal de Garanhuns, através das secretarias de Saúde e de Juventude, Esportes e Lazer, além da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT). A largada, chegada e premiação da Garanhuns Night Run acontecerão defronte ao Parque Euclides Dourado. O evento cuja largada acontece as 19h30 (prova de 5km), conta com o apoio da Unopar Garanhuns; 9º BPM e 71º BI Mtz, além de patrocinadores.

A Garanhuns Night Run conta com a direção técnica da Federação Pernambucana de Atletismo e tem o objetivo de desenvolver e difundir a prática saudável da atividade física, por meio da corrida de rua, proporcionando a saúde e bem-estar através do esporte. Mais de 600 participantes se inscreveram para a prova que será disputada nas distâncias de 5Km (Corrida); 3Km (Caminhada) e 300 metros de Corrida Kids, exclusiva para crianças com idades entre 3 e 12 anos.

Os kits, compostos por camisa 100% poliamida, medalha personalizada, chip de cronometragem e número de peito, serão entregues na Duo Academia na próxima sexta (1), das 14 à 21h, e no sábado (2), das 8h as 15h. Para retirada do kit é necessário que o concorrente esteja portando documento de identidade, comprovante de inscrição e a entrega de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social, para que sejam distribuídos junto as famílias carentes do município.

 Secom/PMG.