sábado, 23 de dezembro de 2017

MAGIA DE NATAL IMPULSIONA REDE HOTELEIRA E RESTAURANTES EM GARANHUNS

Em mais um fim de semana movimentado da programação da Magia do Natal em Garanhuns, a cidade atrai pessoas de diversos estados do Nordeste, o que ocasiona na lotação máxima da rede de hotéis e pousadas. A movimentação favorece diretamente outros setores da cidade, com destaque para a rede gastronômica, que já mostra um resultado positivo em seu faturamento. A expectativa ainda é que até o fim do evento, cerca de 800 mil visitantes devem ter passado pela cidade, injetando mais de 35 milhões na economia local.

O município dispõe de variadas opções de bares, restaurantes e lanchonetes, para poder atender aos visitantes em períodos festivos. De acordo com dados de uma pesquisa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico o movimento na rede alimentícia chega a aumentar 122% durante os fins de semana, resultado significativo para a economia local.

Muitos integrantes do trade turístico registraram o maior fluxo até o momento durante os dias 08 e 09 de dezembro, quando o evento trouxe shows de artistas como a cantora Joanna e o grupo The Fevers. “É um evento que veio a calhar, principalmente em uma época de crise. Esse fim de semana foi atípico, onde chegamos a receber inúmeras caravanas de turistas. Aproximadamente mil pessoas passaram por aqui”, afirmou o empresário Flávio Murilo, um dos responsáveis por duas lanchonetes especializadas no comércio de chocolates artesanais.

Faturamento que também se estende aos hotéis e pousadas de Garanhuns. Já que existem mais de 2500 leitos entre os meios de hospedagem cadastrados na Secretaria de Turismo e Cultura, e muitos registram altos índices de ocupação. 

Aquilles Soares
Secom/PMG

PROJETOS QUE FORAM DESTAQUES NO PGE E PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL SÃO PREMIADOS

Na última quinta-feira (21) professores, gestores e estudantes da Rede Estadual de Ensino participaram da VI Mostra de Experiências Pedagógicas Bem-Sucedidas e da III Mostra Estadual de Boas Práticas em Gestão Escolar das Escolas Públicas de Pernambuco, realizadas na Secretaria de Educação do Estado (SEE). Por todo o hall do bloco A foi possível ver banners nos quais estavam relatadas práticas pedagógicas exitosas realizadas em escolas da rede durante este ano. Os projetos foram inscritos e receberam destaques no Prêmio Professores do Brasil e Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017, promovidos pelo Ministério da Educação e Conselho Nacional de Secretários de Educação, respectivamente.

Um destes destaques presentes foi a Escola Professora Elvira Viana, em Garanhuns. Ela venceu a etapa local do Prêmio Gestão Escolar pelas suas boas práticas no gerenciamento das ações educativas no âmbito da unidade de ensino. Também de Garanhuns, o professor Alysson da Rocha Silva, da Escola Estadual São Cristóvão, participou do evento por ter recebido menção de destaque na etapa estadual entre todos os professores do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, inscritos no Prêmio Professores do Brasil. 

Fred Amancio, secretário de Educação do Estado de Pernambuco, comentou sobre a importância do reconhecimento destes trabalhos. “Nós, que acompanhamos a realização destes projetos, ficamos muito felizes com os resultados que eles tiveram. As práticas aqui apresentadas representam o melhor que temos na nossa rede de ensino, as dificuldades e os métodos adotados pelos gestores e professores para ultrapassar estas barreiras. Por isso, é importante reconhecer estes trabalhos, pois sabemos das dificuldades enfrentadas para que a educação seja colocada sempre em primeiro lugar”.

GRE- AM

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

CLIENTES PODERÃO ADERIR À TARIFA BRANCA DE ENERGIA A PARTIR DE JANEIRO

A tarifa branca é uma nova sinalização para os consumidores sobre a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo, informa a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A tarifa branca será oferecida para as unidades que são atendidas em baixa tensão, como residências e pequenos comércios. A partir de 1º de janeiro de 2018, todas as distribuidoras do País deverão atender aos pedidos de adesão à tarifa branca das novas ligações e dos consumidores com média mensal superior a 500 kWh.

Em 2019, deverão ser atendidas unidades com consumo médio superior a 250 kWh/mês e, em 2020, os consumidores de baixa tensão, qualquer que seja o consumo. Com a tarifa branca, o cidadão passa a ter a possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que consome a energia elétrica.

EM ABAIXO-ASSINADO, 1,5 MILHÃO PEDEM IMPEACHMENT DE GILMAR

Um abaixo-assinado cadastrado na plataforma Change pedindo o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes já tem mais de 1,5 milhão de assinaturas.

O documento do abaixo-assinado afirma que o juiz “proferiu diversas vezes decisões que contrariam a lei e a ordem constitucional”, como nas decisões em que mandou soltar o empresário Eike Batista e o ex-ministro José Dirceu.

“Gilmar Mendes, especialmente, concede reiteradamente habeas corpus a poderosos (Daniel Dantas recebeu dele um habeas corpus num domingo), demonstrando julgar com parcialidade e a favor de interesses que nem sempre coincidem com o bem comum. 

O abaixo-assinado deve ser entregue ao Senado Federal e a  meta é chegar a 3 milhões de assinaturas.

Exame

QUINTETO VIOLADO SE APRESENTA NESTE SÁBADO (23) NA MAGIA DO NATAL

O penúltimo fim de semana da Magia do Natal de Garanhuns promete trazer uma programação com diversas atrações na sexta-feira (22) e no sábado (23). O Palco Prefeitura conta com apresentações durante as duas noites. Na Praça Souto Filho, o Polo Infantil tem sua edição final no sábado, a partir das 16h30min. O Desfile do Papai Noel também faz uma de suas últimas apresentações, às 18h do mesmo dia, na Avenida Santo Antônio. 

O Auto de Natal da Escola Elisa Coelho, da Trupe Professor Hildeberto Martins-Trhimar, será o primeiro espetáculo da noite da sexta-feira (22), no Palco Prefeitura. O momento inicia às 19h, em frente ao Palácio Celso Galvão. A Banda de Fanfarra Águia Dourada, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Frei Caetano de Messina, do município de Bom Conselho,  também se apresenta, seguida da Gold Hits Orquestra. Quem encerra a noite é a banda O Disco, que fará um show repleto de covers do grupo Roupa Nova. 

No sábado, a Praça Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa, vai se encher de encanto na última edição do Polo Infantil. A partir das 16h30min, o espetáculo “O verdadeiro sentido do Natal”, organizado pela Biblioteca Indústria do Conhecimento, do Sesi, e as “Histórias da Caixola” se apresentam no local. O Palco Prefeitura tem início às 19h, após o Desfile do Papai Noel, com as apresentações do Pastoril da Escola Jean Piaget e da cantora garanhuense, Amanda Back. A última atração será o Quinteto Violado, grupo nacionalmente conhecido, criado em 1970, no Recife.  No domingo (24), não haverá programação.

Daniela Batista
Secom/PMG

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

PAÍS TEM 11,8 MILHÕES DE ANALFABETOS

O país tinha 11,8 milhões de analfabetos no ano passado, divulgou o IBGE nesta quinta-feira (21). O número representa 7,2% da população de 15 anos ou mais. A taxa entre negros e pardos é de 9,9%, mais de que o dobro da de pessoas brancas (4,2%). Os dados fazem parte do módulo de educação da Pnad contínua, pesquisa domiciliar que abrange todo o território nacional. O IBGE compilou novos dados e ampliou a área de cobertura em relação às pesquisas anteriores sobre analfabetismo. Não há ainda série de comparação.

A investigação por raça ou cor é inédita e mostra que brancos têm mais acesso à educação no país do que negros. Populações mais velhas têm maior contingente de analfabetos. A taxa de analfabetismo de pessoas com 60 anos ou mais é a mais alta do país, de 20,4%, ou 6,07 milhões de pessoas.

A diferença racial também está presente nas faixas de idade mais avançadas. Entre negros nessa faixa, 30,7% são analfabetos. O mesmo indicador para brancos chega a 11,7% da população.

O contingente maior de analfabetos nas camadas mais velhas da população remonta deficiências de alfabetização no século passado. Já a diferença de acesso entre brancos e negros é explicada pelo fato de haver mais negros vivendo em áreas carentes do país.

"A pesquisa mostrou que o país continua com dificuldade de garantir educação para as camadas mais pobres da população", disse a pesquisadora do IBGE Helena Oliveira.

A diferença entre as regiões é grande. Enquanto no Nordeste, a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais é de 14,8%, no Sul (3,6%) e no Sudeste (3,8%) o indicador é quase quatro vezes menor.

IBGE

ERA DOS ROBÔS CHEGA ÀS ELEIÇÕES

A internet hoje é a segunda fonte de informação mais popular da população brasileira, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, da Presidência da República. Por meio da rede, citada por 89% dos entrevistados, é possível obter informações mais diversas do que aquelas disponíveis, por exemplo, nos poucos canais de TV aberta existentes no país. Porém, na rede mundial de computadores diferentes grupos têm usado artifícios para influenciar os debates ou ajudar a “viralizar” (disseminar) informações que lhes interessam, muitas vezes, sem que as pessoas que recebem os conteúdos saibam desses procedimentos.

O coordenador do Comitê, Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Maximiliano Martinhão, alerta que no próximo ano, durante a campanha eleitoral, a internet “sediará” esses debates. “Muitos dos embates entre planos de governo, propostas políticas, transparência e ética acontecerão nesse ambiente, fazendo com que o espaço de debate político criado por provedores de aplicações de conteúdos na internet se consolide cada vez mais como parte da esfera pública”. Diante disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições, com a atribuição de pesquisar, analisar e formular ações em relação a questões emergentes como as notícias falsas, as fake news.

Essas informações, contudo, são apenas a face mais aparente de um fenômeno mais profundo e relacionado à forma como determinados conteúdos circulam e ganham projeção na internet. Por trás do que vemos em múltiplas telas, há empresas de serviços de análise de dados, robôs e outros softwares e aplicativos que podem gerar a ampliação de determinados posicionamentos de forma artificial. O tema foi debatido no Seminário Internet e Eleições, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) este mês. No fórum, o ministro Luciano Fuck demonstrou preocupação com a existência da “fazendas de likes”, empresas que são contratadas para gerar “curtidas” em publicações de seus clientes.

Agência Brasil

SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA LANÇA CONVOCATÓRIO PARA O CARNAVAL 2018

Antes mesmo de findar o período natalino, a Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns lançou nesta quinta-feira (21) a convocatória para a seleção de propostas que poderão compor a programação do Carnaval de Garanhuns de 2018. Podem participar artistas, grupos musicais ou culturais, blocos carnavalescos, maracatus, escolas de samba e trios elétricos, entre outros que apresentem propostas condizentes com o período. As inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de janeiro presencialmente ou via Correios. O edital completo está disponível no site www.garanhuns.pe.gov.br e na edição do Diário Oficial dos Municípios/AMUPE desta quinta-feira (21), acessado pelo site www.diariomunicipal.com.br/amupe.

As inscrições presenciais deverão ser realizadas no período de 21 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 14h, na sede da Secretaria localizada no Centro Cultural, situado à Praça Dom Moura, S/N, São José. A documentação pode ser enviada via Correios, para este mesmo endereço, com postagem até às 17h do dia 11 de janeiro de 2018. Não serão aceitas inscrições via fax, internet ou qualquer outra forma de encaminhamento. 

Após o período de inscrições, as propostas serão submetidas à avaliação por parte da Secretaria de Turismo e Cultura, com resultados divulgados no site institucional, com data ainda a ser divulgada. O Carnaval de Garanhuns será realizado no período carnavalesco tradicional de 2018 marcado para o final da primeira quinzena de fevereiro. 

Edméa Ubirajara
Secom/PMG

ESTUDANTES APRESENTAM PROJETOS DE INTERVENÇÃO APÓS PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA GANHE O MUNDO

Um grupo de 15 pós-intercambistas do Programa Ganhe o Mundo (PGM) apresentou  na última terça-feira (19), na sede da GRE, os projetos de intervenção criados após a experiência de morar no exterior. A produção e a apresentação dos projetos correspondem à etapa final de participação no programa e representam a contribuição que estes jovens podem trazer para suas comunidades a partir do que aprenderam no intercâmbio.

Os estudantes, egressos de escolas estaduais dos municípios de Paranatama, Lagoa do Ouro, Garanhuns, Lajedo e São Bento do Una, apresentaram suas ideias inovadoras nas áreas de Meio Ambiente; Cultura e Esportes; Cidadania; Voluntariado; Sustentabilidade; e Educação, com uma proposta de oficina de teatro como ferramenta educacional. Todas elas baseadas na vivência com outras realidades culturais.

GRE-AM

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

EXPOSIÇÃO TRAZ MAMULENGOS CENTENÁRIOS AO RECIFE

Tombado como patrimônio imaterial da cultura brasileira desde 2015, o mamulengo ganha agora uma exposição dedica à arte do teatro de bonecos. A ação, na verdade, é uma consequência do Festival Sesi Bonecos do Mundo, que terminou no último dia 10. A mostra esteve em cartaz no Parque Treze de Maio, onde aconteceu o evento, e que não pôde ser vista por todos, já que ficou exposta por apenas dois dias. Agora, desta terça (19/12) até o dia 19 de janeiro, os recifenses poderão conferir em detalhe a história do mamulengo, com direito a personagens que estão há mais de 100 anos na estrada.

O acervo possui cerca de 165 títeres raros. Boa parte deles de Magna Modesto, em memória, umas das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema. Mas também estarão expostas verdadeiras relíquias cedidas por mestres mamulengueiros. “O boneco popular do brasileiro tem o mesmo DNA cultural das nordestinas e nordestinas desse país. É o fio misterioso na marionete é o cordão umbilical invisível e poderoso. Amarrado a nó cego pelas mãos marcadas do mestre mamulengueiro”, destaca a idealizadora do SESI Bonecos do Mundo e co-curadora da exposição Mamulengo: Patrimônio Imaterial Brasileiro.

Os visitantes poderão, ainda, acessar o aplicativo CO QUIZ, durante a exposição.  Uma forma lúdica e interativa de descobrir qual mamulengo seriam.

SERVIÇO:
Exposição Mamulengo
Praça do Arsenal, s/n – Recife
Período: 19 /12 à 19/01/2018
Entrada gratuita.

MUNICÍPIO DE SALOÁ COMPLETA 54 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Por Wellington Freitas

Há exatos 54 anos, no dia 20 de dezembro de 1963, Saloá foi emancipado e passou a figurar como um município legalmente constituído do estado de Pernambuco. Mas o que você sabe da história do seu município? Qual a origem do nome de Saloá? Quem lutou pela emancipação de Saloá? O que ocorreu após a emancipação? Nossa postagem será baseada em fatos históricos narrados no livro “A História de Saloá” escrito por *José de Freitas Sobrinho, que logo será publicado.

Qual a origem do nome Saloá? Saloá é certamente um nome de origem indígena, segundo o historiador, José de Freitas Sobrinho, nossa cidade possuiu quatro nomes. Primeiro recebeu o nome de “Barro”, depois “Rua Nova”, “Bela Vista” e por fim Saloá. Em 1945 o professor Mário Melo, então presidente do Instituto Nacional da Academia de Letras de Pernambuco em visita à nossa terra e após pesquisas sugeriu o nome de Saloá, que foi levado a consulta popular pelo Pe. Alfredo Dámaso, no que a população aceitou a proposição que era baseada totalmente na história.

Quem lutou pela emancipação de Saloá? O ano era 1958, quando o então vereador de Saloá, Elpídio José da Silva, apresentou na câmara municipal de Bom Conselho, projeto de lei que mexeu com os brios de muita gente, tornava Saloá independente. O projeto foi aprovado com seis (06) votos favoráveis e três (03) votos contra.

Saloá foi inscrito na Lei Orgânica dos Municípios Novos em data de 20 de dezembro de 1960 e oficializado somente em 20 de Dezembro de 1963, passando a figurar como município. Merecem gratidão o deputado estadual, Gervásio Vieira Pires e o deputado federal, Luis Antonio da Silva, defensores da emancipação de Saloá.

O que aconteceu após a emancipação? Após a emancipação política do nosso município, foi declarado interventor do município o legalmente cidadão, Antonio Alves de Souza (Antonio Ricardo), que conduziu os destinos de Saloá de 30 de Março de 1964 à 12 de Maio de 1965...

*JOSÉ DE FREITAS SOBRINHO, nasceu em 1928 e faleceu em 2006, foi escritor, poeta, farmacêutico (recebeu o título de Doutor dado pelo povo de sua terra), filósofo, antropólogo, vereador, vice-prefeito, criador da bandeira de Saloá e escreveu o livro a História de Saloá, no qual deteve-se por quase 50 anos em pesquisas.

BEZERRA COELHO JÁ PLANEJA ATO DE FILIAÇÃO DE SEU GRUPO POLÍTICO AO MDB EM 2018

O senador Fernando Bezerra Coelho planeja um grande ato de filiação de seu grupo político ao PMDB de Pernambuco tão logo chegue ao final o trâmite jurídico que, avalia, lhe dará formalmente o comando da legenda. Segundo ele, o desfecho deve ocorrer entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

Nesta terça (19), Bezerra Coelho já foi tratado pelo presidente nacional do partido, Romero Jucá, na convenção nacional do partido em Brasília, como novo comandante estadual da legenda, hoje oficialmente sob o comando do vice-governador Raul Henry, aliado do deputado federal Jarbas Vasconcelos, fundador do PMDB de Pernambuco. A questão está judicializada.

“Assim que finalizarmos esse processo, vamos fazer um grande ato, no final de janeiro ou início de fevereiro”, comentou o senador.

Na convenção, o PMDB anunciou alterações no estatuto da legenda e Jucá reafirmou que ocorrerá intervenção no diretório do partido em Pernambuco.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) FORMOU 250 ALUNOS ESTE ANO EM GARANHUNS

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma oportunidade para os alunos que por algum motivo tiveram que abandonar a sala de aula. Muitas dessas desistências se dão por motivos que fazem com que a pessoa fique desmotivada. Seja pelo problema mais comum, que é a necessidade de trabalhar, engravidar na adolescência, não ter condições de frequentar uma escola ou se envolver nos vícios das drogas.

Este ano, a Secretaria de Educação de Garanhuns formou 250 alunos das turmas da 4ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.

O momento de formatura foi comemorado por  familiares, as equipes gestoras das escolas que oferecem o EJA, equipe da Secretaria de Educação, a secretária da Mulher, Walkiria Alves e a professora Maria Luiza Melo (professora que coordenou por muitos anos o EJA no município). Todos essas pessoas que fizeram a diferença na vida desses alunos, estiveram juntas numa solenidade no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti com a participação da Orquestra Manoel Rabelo. "Nós sentimos realizados ao vermos o sorriso no rosto dessas pessoas e das suas famílias. A educação nos transforma. Todo sucesso para eles, hoje eles saem diferentes, modificados, a educação proporciona isso", pontuou a secretária de Educação, Eliane Vilar.

Gabriela Ramos
Secom/PMG.

CARTEL DE EMPREITEIRAS EM SP CAI COMO UMA BOMBA NO PSDB DE ALCKMIN

A revelação da existência do cartel das empreiteiras que tocaram diversas obras milionárias sob o tucanato em São Paulo caiu como uma bomba no PSDB.

Caciques da sigla passaram a terça (19) discutindo com aliados os eventuais efeitos sobre as principais candidaturas do partido, a começar pela hoje provável postulação do governador Geraldo Alckmin (SP) à Presidência.

Houve silêncio geral sobre o episódio, a começar pelo próprio Alckmin, que cancelou agenda pública na terça. A defesa inicial do governo deverá ser feita nesta quarta pela Secretaria de Transportes Metropolitanos.

O raciocínio da cúpula tucana é óbvio: mesmo que a investigação criminal sobre o caso demore a acontecer e/ou não encontre nada que comprometa o governador e auxiliares, já que o cartel operou em boa parte da gestão Alckmin, está dada munição para seus adversários.

E justamente no ponto considerado, em pesquisas internas, o mais forte de Alckmin: a reputação de honestidade pessoal, vital em tempos de Operação Lava Jato.

Como disse um dirigente da sigla, praticamente não importa se o tucano vai ou não ser implicado. A presença do tema na campanha, argumenta, já basta para causar embaraço ao governador.

Notícias ao Minuto

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

PROGRAMA MÃE CORUJA ENCERRA ATIVIDADES DE 2017 COM MOSTRA DE AÇÕES EXITOSAS

Uma mostra das ações vivenciadas no ano marcou ontem (18), na GRE do Agreste Meridional, o encerramento das atividades do Programa Mãe Coruja Pernambucana, na região, em 2017. As coordenações nos municípios contemplados pelo programa realizaram, por meio de banners, a exposição do trabalho desenvolvido no atendimento às mães e gestantes que participam dos Círculos de Educação e Cultura (CECs). 

No momento, foram demonstradas as atividades lúdicas desenvolvidas nas salas, o trabalho de planejamento, a promoção de diversos eventos, os cursos de qualificação e as visitas itinerantes realizadas nos CECs. Cada coordenador municipal trouxe, também, o relato de uma beneficiada pelo programa, demonstrando o quanto o acompanhamento feito pelo Mãe Coruja pernambucana é capaz de transformar realidades tão adversas. 

O Programa Mãe Coruja Pernambucana é uma ação intersetorial que envolve diversas secretarias do Estado de Pernambuco. Na Educação, tem o por objetivo consolidar a alfabetização e a melhoria do nível de escolaridade das famílias acompanhadas nos Círculos de Educação e Cultura.

GRE-PE

TJPE VAI INSTALAR CINCO NOVAS CÂMARAS DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO EM PERNAMBUCO

Com o apoio da Presidência, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPE, através da Gerência de Apoio e Desenvolvimento das Unidades de Serviços de Conciliação e Mediação, vai coordenar as referidas instalações. Atualmente, o TJPE conta com 26 câmaras de conciliação.

Contando com a parceria da Prefeitura de Toritama, a Câmara de Conciliação e Mediação da referida comarca será instalada nesta quarta-feira (20/12), às 14h. A unidade vai funcionar na Rua Eusébio Soares, 436, Centro. Os acordos celebrados serão homologados pela juíza da Vara Única e diretora do Foro de Toritama, Lorena Junqueira Victorasso.

A Câmara de Toritama será coordenada pela procuradora do Município, Edilma Cordeiro, e vai contar com a atuação de uma equipe composta por um subprocurador, um advogado e três estagiários do curso de Direito. No mesmo local, o Tribunal e a Prefeitura de Toritama também vão instalar a Casa da Justiça e Cidadania da comarca, além de uma unidade do Programa ProEndividados. 

Essa vai ser a quarta unidade da Casa de Justiça instalada em Pernambuco, com o objetivo de aproximar o Judiciário da população, oferecer serviços diversos nos campos de educação, direitos sociais e saúde prestar orientação jurídica e estimular a conciliação. Outras duas funcionam no Recife e uma em Olinda. Pelo ProEndividados, esse vai ser a segunda unidade no Interior, que já conta com uma em funcionamento em Caruaru.

Recife – A Comarca da Capital passará a contar com quatro novas Câmaras de Conciliação e Medição. Na quinta-feira (21/12), às 14h, acontece a instalação da Câmara da Faculdade Nova Roma (FNR). O instituto de ensino localiza-se na Estrada do Bongi, 425, bairro de Afogados.

Na sexta-feira (22/12), três unidades serão inauguradas. Às 9h, será instalada a Câmara da Faculdade Joaquim Nabuco (Uninabuco), localizada na Avenida Guararapes, 233, Centro; às 10h, acontece a instalação da unidade da Faculdade Salesiana do Recife (Fasne), com endereço na Rua Dom Bôsco, 551, bairro da Boa Vista; e às 11h, será a vez da Câmara de Conciliação da Faculdade Estácio Boa Viagem, localizada na Rua Padre Bernadino Pessoa, 512, bairro de Boa Viagem.

Os acordos celebrados em cada nova unidade da Capital vão ser homologados pelo coordenador adjunto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Recife, juiz João Maurício Guedes Alcoforado.

Micarla Xavier 
Ascom TJPE

TCE ALERTA SOBRE PROVIDÊNCIAS EM CASO DE FRUSTRAÇÃO DE RECEITA

O TCE vai enviar “Ofício-alerta” a 108 municípios pernambucanos para fins de cumprimento do artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse dispositivo determina que se for verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita não comportou o cumprimento das metas fiscais estabelecidas, os poderes e órgãos deverão promover, por ato próprio e nos montantes necessários, nos 30 dias subsequentes, limitação dos empenhos e da movimentação financeira.

De acordo com o Tribunal, o não cumprimento deste “alerta” configura “infração administrativa” contra as finanças públicas, sujeitando o gestor ao pagamento de uma multa no valor de 30% dos seus vencimentos anuais. O Ofício também solicita aos prefeitos o envio do Departamento de Controle Municipal (DCM), no prazo de cinco dias úteis, informações sobre as providências adotadas pela administração municipal, para o cumprimento da LRF, bem como cópias dos documentos comprobatórios.

Os cinco municípios com maior frustração de receita (diferença entre a receita prevista e a efetivamente arrecadada) até o segundo bimestre de 2017 foram Caruaru (- R$104.524.925,88), Cabo de Santo Agostinho (- R$ 28.845.023,41), Paulista (- R$ 28.308.176,35), Palmares (- R$ 27.535.009,21) e São José do Belmonte ( - R$ 18.101.437,33). 

Os interessados poderão clicando aqui saber os 108 municípios que serão alertados de acordo com o 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal.  

TCE-PE

NOTA DE PESAR - FALECIMENTO DE LUZINETTE LAPORTE

O Governo Municipal de Garanhuns lamenta o falecimento da professora e escritora, Luzinette Laporte de Carvalho, ocorrido na noite de ontem (18). Luzinette exerceu o cargo de Secretária de Educação de Garanhuns, de Diretora do Departamento Regional de Educação. A literatura foi o grande destaque da sua trajetória profissional, autora de diversos livros, era integrante da Academia de Letras de Garanhuns. Recebeu muitas homenagens em vida, dá nome ao Laboratório de Autoria Literária do Sesc Garanhuns. Em 2013, a escritora foi homenageada no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e deu nome a II Bienal Internacional do Livro do Agreste Meridional em 2014. Diante de tão triste notícia, o prefeito Izaías Régis decreta a partir de hoje, luto de três dias, ficando a bandeira do município hasteada a meio mastro. Os nossos sinceros sentimentos e que Deus traga o conforto à família.

PAULO CÂMARA DESTACA UNIÃO DE FORÇAS NO DESENVOLVIMENTO DE PERNAMBUCO

O governador Paulo Câmara ressaltou a importância da união de forças para que Pernambuco continue no caminho do desenvolvimento. A declaração foi dada, nesta segunda-feira (18.12), na confraternização aliado Partido Social Democrático (PSD), realizada no Bairro do Recife.

"O PSD tem nos ajudado a governar este Estado e a melhorar a vida do nosso povo. Sei que 2018 será um ano de desafios. Ano que vem, serei um governador ainda mais orgulhoso e mais determinado a trabalhar por um Pernambuco de mais igualdade e justiça. E quero governar junto com o PSD para continuar nesse mesmo caminho", afirmou.

O gestor estadual foi recebido pelo presidente estadual da legenda, deputado federal André de Paula, e por outras lideranças políticas. Paulo também destacou as conquistas do Estado nos últimos anos. "Chegamos ao final de 2017 de cabeça erguida, com a certeza de que Pernambuco está de pé, trabalhando, e que será um dos primeiros estados a superar essa crise e gerar emprego e renda para a população".

BRASIL PERDEU 9,5% DAS FLORESTAS ENTRE 2000 E 2014

O Brasil perdeu aproximadamente 9,5% de suas florestas entre 2000 e 2014, de acordo com mapeamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período, as áreas agrícolas avançaram, bem como as pastagens.

As informações estão disponíveis na nova plataforma digital lançada pelo instituto, que permite o acompanhamento das mudanças na cobertura vegetal, na ocupação e nas atividades agropecuárias em todo o território nacional.

O Monitoramento de Cobertura e Uso da Terra feito pelo IBGE apresenta informações cartográficas de 8,5 milhões de km² do território nacional

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE (PE) REABRE PROCESSO SELETIVO

Estão reabertas as inscrições para quem se interessar pelo processo seletivo simplificado da Prefeitura de São José do Belmonte. A seleção é regulada pelo edital n.° 001/2017 e tem como finalidade promover a admissão temporária de servidores de nível alfabetizado.

As 52 vagas oferecidas são para Gari e os profissionais aprovados e contratados terão como contrapartida um salário mínimo mensal, para cumprimento de carga horária de até 40 horas por semana.

As inscrições gratuitas podem ser feitas presencialmente até o dia 22 de dezembro de 2017,  na sede da Prefeitura, devendo ser preenchido antes um formulário de inscrição, disponível no site oficial:  www.saojosedobelmonte.pe.gov.br.

Os candidatos inscritos serão selecionados com base nos títulos dos candidatos, quando serão apreciados cursos realizados e/ou experiência na área de atuação pretendida. A entrega dos títulos deverá ser efetuadas juntamente com sua inscrição para a avaliação curricular e, por fim, as contratações serão para o prazo de um ano, prorrogável por igual período. 


segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

LIVRO CONTA A VIDA E A CARREIRA DE JOSÉ PIMENTEL

Prestes a estrear a nova temporada da Paixão de Cristo do Recife, o ator José Pimentel vai ter sua vida e carreira contadas em livro. O autor é o jornalista Cleodon Coelho, que escreveu as biografias de Lilian Lemmertz e de Janete Clair. Já em fase de finalização, o livro mostrará que nem só de Jesus Cristo viveu o trabalho do ator. Entre inúmeras peças, ele esteve no elenco original do "Auto da Compadecida", lançada em 1956. Pimentel, no entanto, já conhecia Ariano Suassuna desde os anos 40: o escritor havia sido seu professor. O curioso é que, quando a peça foi mostrada pela primeira vez no Recife, passou quase despercebida.

Foi preciso que ela ganhasse um importante prêmio no Rio de Janeiro e o respeito de nomes como uma jovem e já respeitada Fernanda Montenegro para conquistar o público e a mídia locais. A biografia faz parte da coleção Memória, da Cepe.

GOVERNO ALTERA PACOTE DE BONDADES EM TROCA DE APOIO

A equipe econômica de Michel Temer (PMDB) vai fazer alterações no pacote de bondades anunciado em troca de apoio para a votação da reforma da Previdência em 2018. De acordo com a Folha de S. Paulo, as medidas negociadas deverão sofrer alterações, como a liberação de verba a municípios, o projeto que permite o parcelamento de dívidas (Refis) de micro e pequenas empresas e o que dá aval a União, Estados e municípios para venderem ao setor privado o direito sobre créditos parcelados, a chamada securitização.

Integrantes do Ministério da Fazenda avaliam que, sem a reforma da Previdência, o governo não terá dinheiro para cumprir compromissos e manter a meta fiscal do ano que vem, fixada em um deficit de R$ 159 bilhões.

Os primeiros prejudicados serão prefeitos e deputados. Temer havia prometido - caso a reforma fosse aprovada - que iria liberar mais R$ 3 bilhões aos municípios em 2018, desde que metade desses recursos fosse utilizada em projetos na área da saúde.

O presidente também remanejou R$ 5,3 bilhões do Orçamento de 2018 para repassá-los aos parlamentares às vésperas da eleição.

Segundo integrantes da equipe econômica, o governo terá que cortar várias dessas medidas e amenizar algumas delas, que não poderão ser totalmente suspensas.

A votação da reforma da Previdência foi adiada para fevereiro. Ao longo da semana, o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) estava pessimista quanto à aprovação da reforma, o governo sabia nunca ter chegado perto dos 308 votos necessários na Câmara.

Notícias ao Minuto

FUTEBOL DE SURUBIM E CAMPEÃO REGIONAL E ESTADUAL DOS JOGOS ABERTOS DE PE 2017

O município de Surubim se sagrou Campeão Regional e Estadual dos Jogos Abertos de Pernambuco 2017 na modalidade Futebol de Campo, a final aconteceu na manhã deste domingo (17), em Serra Talhada, no sertão do Estado. A equipe surubinense venceu pelo placar de 4x2 contra a equipe de Lagoa do Carro, a equipe derrotada era tricampeã no Campeonato. 

De acordo com o Diretor de Esportes de Surubim, Ilário Pio, é um título inédito. "Há mais de 30 anos de competição nesta modalidade, Surubim participa pela primeira vez e se consagra campeã. Quero neste momento agradecer a todos em especial a esses guerreiros, que pela superação atingiram nosso objetivo. Nosso obrigado à nossa prefeita, Ana Célia por ter nos dado essa oportunidade, à todos que contribuíram. Um grande abraço de todos!" finalizou Ilário.

Os atletas chegaram em Surubim no carro de bombeiros e foram recepcionados com muita energia positiva.

TCE CONDENA PREFEITO DE ESCADA A RESTITUIR R$ 2,3 MILHÕES

Uma auditoria especial realizada pelo TCE no município de Escada durante o exercício financeiro de 2016, com o objetivo de analisar contratos de execução de obras para reforma de diversas unidades escolares, encontrou irregularidades relativas a serviços pagos e não executados, além de fiscalização irregular e ineficiente, que causaram um prejuízo total no valor de R$ 2.355.145,53

O processo teve como interessado o atual prefeito Lucrécio Jorge Gomes da Silva, além de Carlos Eduardo Alves de Lima, engenheiro civil responsável pela fiscalização das obras da prefeitura e o engenheiro civil, Luciano Silva Felix de Figueredo, responsável por atestar medições que contemplavam serviços em quantidades maiores que as realmente executadas. O relator do processo (nº 1604680-8) foi o conselheiro João Carneiro Campos.

RESSARCIMENTO – Devido às irregularidades encontradas, o relator julgou irregular a auditoria, na última terça-feira (12). Além disso, determinou ao prefeito Lucrécio Jorge Gomes, juntamente com a empresa Momento Construções Ltda-EPP que restituam ao município a importância de R$ 2.355.145,53 solidariamente com Carlos Eduardo Alves de Lima (no valor de R$ 1.346.574,28) e Luciano Silva Felix de Figueredo, no valor de (R$ 1.008.571,25).

TCE-PE

PROJETO RETIRA TAXA DE ILUMINAÇÃO DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO MUNICÍPIO DE QUIXABA

Enquanto em cidades da região, vereadores sacrificam quem já paga tantos tributos, a Câmara Municipal de Quixaba está discutindo o Projeto de Lei que altera algumas normas de arrecadação de impostos. As alterações estão sendo feitas para adequar a realidade tributária do município.

Os vereadores manifestaram preocupação em relação aos valores de atualização da tabela de tributos e a classificação por faixa de renda. Nas indicações de emenda apresentada, uma delas foi a retirada da cobrança da taxa de iluminação pública. O projeto continua no âmbito da Comissão de Finanças Contas e Orçamento e deve ser votado em primeiro e segundo turno antes do recesso parlamentar. O exemplo deveria ser seguido por outras Casas Legislativas.

Blog do Itamar

MAGIA DO NATAL: ARTISTAS DE GARANHUNS SÃO DESTAQUE NO PALCO PREFEITURA

A noite deste domingo (17) foi de grande público na avenida Santo Antônio, onde diversas famílias e turistas pararam para conferir mais um Desfile de Papai Noel e os shows musicais do Palco Prefeitura. Encerrando mais um fim de semana da Magia do Natal em Garanhuns, que foi marcado por apresentações de artistas nacionalmente conhecidos. 

As crianças e adolescentes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) do município, encantaram os presentes durante o Desfile de Papai Noel, que na próxima semana, será realizado nos dias 23 e 25 de dezembro.

Um grupo com mais de 80 crianças, de 06 a 14 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de Correntes vieram acompanhar o cortejo. “É uma realização de um sonho. Porque o grupo é de crianças carentes que geralmente não tem acesso a um evento como este, estão todos encantados com o Papai Noel”, afirmou a professora Juliete Bezerra.

No Palco Prefeitura, a companhia Fisa D’ Arte iniciou as apresentações. O grupo formado por Isabel Bortnik e Filipe Bortnik, uniu música, teatro e dança como forma de abordar o verdadeiro sentido do Natal. Em seguida foi a vez dos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Luís Pereira Junior, do município de Caetés, com um repertório que variou de grandes composições da bossa nova, ao ritmo sertanejo universitário. O grupo foi criado em 2016 e conta com 7 participantes.

A Banda Outono trouxe os sucessos do rock nacional, canções como “Há Tempos” e “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana, animaram o público presente. Em seguida, foi a vez de Lucas Notaro e os Corajosos subirem ao palco. O artista já se apresentou em diversos festivais de música do estado e encerrou a programação de hoje.

A Magia do Natal é realizada pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Ferreira Costa, Uninassau, Mano Imóveis, Casa das Balas, Farmácias FTB e Café Ouro Verde. A programação oficial está disponível no site www.garanhuns.pe.gov.br

APP – A “Magia do Natal” conta pela primeira vez com um aplicativo oficial. O app disponibiliza a programação do evento, guias turísticos, gastronômico e comercial. O aplicativo foi desenvolvido pela ArMidia Desenvolvimentos, empresa de Garanhuns, em parceria com a Prefeitura e está disponível para download para o sistema Android.

Aquilles Soares e Daniela Batista
Secom/PMG

domingo, 17 de dezembro de 2017

MAIORIA DOS JUÍZES DO PAÍS RECEBEM ACIMA DO TETO DE R$ 33 MIL

Um levantamento que analisou folhas de pagamento entregues este mês ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por tribunais de todo o país indica que juízes da esfera estadual recebem remunerações superiores ao teto constitucional.

De acordo com o jornal O Globo, nos últimos meses, 71,4% dos magistrados dos Tribunais de Justiça (TJs) dos 26 estados e do Distrito Federal somaram rendimentos superiores aos R$ 33.763 pagos aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) — valor estabelecido como máximo pela Constituição.

A reportagem indica que, dos mais de 16 mil juízes e desembargadores dos TJs, 11,6 mil ultrapassaram o teto. A remuneração média desse grupo de magistrados foi de R$ 42,5 mil.

Um terço do rendimento mensal é baseado em auxílios, gratificações e pagamentos retroativos. O levantamento realizado pelo O Globo desconsiderou os benefícios a que todos os servidores dos Três Poderes têm direito: férias, abono permanência e 13º salário.

No entanto, a publicação destaca que não é possível afirmar que os pagamentos são irregulares e ferem a lei. Segundo a Constituição, é definido o teto os salários dos ministros do STF, mas há uma margem para exceções ao retirar “parcelas de caráter indenizatório previstas em lei” do cálculo.

A argumentação usada pelos tribunais cita que determinados auxílios, como moradia e alimentação, e os chamados direitos eventuais, não são considerados na conta do teto constitucional. De acordo com os órgãos, as resoluções do CNJ, que fiscaliza o Judiciário e especifica quais auxílios devem ficar de fora do limite, são seguidas.

Notícias ao Minuto