sábado, 17 de fevereiro de 2018

EX-JOGADOR DE VÔLEI GIBA TEM PRISÃO DECRETADA PELA JUSTIÇA

O ex-jogador de vôlei Giba teve prisão de 60 dias decretada por não pagamento de pensão alimentícia aos dois filhos que tem com a também ex-jogadora Cristina Pirv. A medida foi expedida no último dia 9 mas não executada pelo fato de o ex-capitão da seleção brasileira ter conseguido, nesta sexta-feira (16), uma liminar que suspende a ação até a realização de uma audiência em data ainda não definida. 

Segundo portal Saída de Rede, o astro estaria com pensão atrasada em dez meses - ele vem tentando diminuir o valor e pagando apenas parte do montante estipulado pela Justiça.

O advogado de Giba afirma não ter recebido nenhuma notificação relativa ao pedido de prisão. Já o advogado de Cristina confirma a informação e diz que tentará derrubar a liminar, de modo que o ex-jogador seja preso assim que voltar ao Brasil - ele está na Coreia do Sul em trabalho relativo às Olimpíadas de Inverno.

MINISTÉRIO PÚBLICO REALIZA SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO GÊNESIS NOS MUNICÍPIOS DE CATENDE, GARANHUNS E IATI

            

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu início, na madrugada de ontem sexta-feira (16 de fevereiro), à segunda fase da Operação Gênesis, deflagrada em dezembro do ano passado e que investiga desvio de recursos públicos e irregularidades em licitações em cidades do interior do Estado. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste: Catende, Iati e Garanhuns.

A Operação Gênesis 2 foi desencadeada pelo Grupo de Apoio Especializado de Enfrentamento às Organizações Criminosas do MPPE (Gaeco/MPPE), com o apoio operacional da Polícia Civil. Ao todo, participam da investida 42 agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, além de 12 servidores e membros do Gaeco.

O foco principal desta fase da Operação Gênesis é a cidade de Catende, na Zona da Mata Sul, a 115 quilômetros do Recife, onde houve busca e apreensão de documentos, notas fiscais, procedimentos licitatórios e computadores no prédio sede da Prefeitura e na Secretaria de Saúde, ambas localizadas na Praça Costa de Azevedo. Foi preciso o uso de aríete, alicate, pé de cabra e marreta para abrir portas e armários trancados com cadeados.

Também em Catende a sede da empresa Rodocar foi alvo de busca e apreensão. Em Garanhuns e Iati, o alvo foram as sedes da empresa Rodocar.

De acordo com o coordenador do Gaeco, procurador de Justiça Ricardo Lapenda, o grupo que atua burlando processos licitatórios nas cidades alvo da Operação Gênesis desviou R$ 18 milhões dos cofres da Prefeitura de Quipapá, também na Mata Sul, onde o Ministério Público de Pernambuco desarticulou um esquema criminoso em 14 de dezembro, na primeira fase da operação. “Há pelo menos sete empresas de fachada envolvidas”, resumiu Lapenda.“Vamos continuar com as investigações, por isso temos que manter a cautela e não podemos dar maiores detalhes para não atrapalhá-las”, completou o promotor de Justiça Frederico Magalhães.

http://www.mp.pe.gov.br/mppe/comunicacao/noticias/8994-ministerio-publico-deflagra-segunda-fase-da-operacao-genesis

CONVOCATÓRIA PARA O FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS 2018

Por Edméa Ubirajara

O Viva Dominguinhos chega à 5ª edição este ano e a Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns lançou ontem a convocatória para a seleção de propostas que poderão compor a programação do evento. O documento foi publicado no Diário Oficial dos Municípios/AMUPE desta sexta-feira (16), as inscrições devem ser realizadas até o dia 02 de março presencialmente ou via Correios. O Viva Dominguinhos será realizado no período de 19 a 21 de abril de 2018.

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas que devem comprovar com fotos, CDs, filmagens, releases, matérias em jornais, declarações de órgãos públicos, associações comunitárias ou culturais entre outras documentações a atuação como artista, há pelo menos seis meses. 

Para a inscrição presencial, o proponente deve se dirigir, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h30 às 14h, até à sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, situada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na Praça Dom Moura, bairro São José. Para envio via Correios, basta encaminhar a documentação para este mesmo endereço, com postagem até às 17h do dia 02 de março. Não serão aceitas inscrições via fax, internet ou qualquer outra forma de encaminhamento. 

Após o período de inscrições, as propostas serão submetidas à avaliação por parte da Secretaria de Turismo e Cultura, com resultados divulgados no site institucional. O edital completo está disponível nos sites www.garanhuns.pe.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/amupe.

Secom/PMG

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

GARANHUNS: PROGRAMAÇÃO DO BLOCO DAS PIRIGUETES DA VILA 2018



O carnaval continua em Garanhuns com o Desfile das Piriguetes da Vila do Quartel, neste final de semana, dias 17 e 18 de fevereiro.

As Piriguetes (homens vestidos de mulher) desfilam pelo 7º ano, na maior animação. As ruas de acesso a Praça da Vila do Quartel serão interditadas e as pessoas serão revistadas, proporcionando uma melhor segurança aos foliões. 

A realização é de Sivaldo Albino.

Programação:

Sábado, dia 17, a partir das 16h
Paredões 
Banda The Maderada
Vanio Bahia 

Domingo, dia 18, a partir das 15h
Paredões
Belinha Lisboa - Puxando o bloco das Piriguetes da Vila Lacerdópolis com o Trio Elétrico Pixote 
Fechando o evento Ycaro & Vitório

Blog do Ronaldo Cesar

GOVERNO FEDERAL DECIDE DECRETAR INTERVENÇÃO NA SEGURANÇA DO RJ

O presidente Michel Temer decidiu no início da madrugada desta sexta-feira, 16, decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro. O Exército passará a ter responsabilidade sobre as polícias, os bombeiros e a área de inteligência do Estado, inclusive com poder de prisão de seus membros. O interventor será o general Walter Braga Neto. Na prática, o oficial vai substituir o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), na área de segurança. A decisão do governo federal contou com o aval de Pezão.

Pela Constituição, cabe ao presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), convocar sessão para que as duas Casas Legislativas aprovem ou rejeitem a intervenção em dez dias. O decreto, que será publicado ainda nesta sexta-feira, tem validade imediata.

Enquanto a intervenção vigorar, não pode haver alteração na Constituição. Ou seja, nenhuma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pode ser aprovada. É o caso da reforma da Previdência, que começa a ser discutida na segunda-feira pela Câmara. Uma ideia é decretar a intervenção e suspender seus efeitos apenas por um dia, para a votação das mudanças nas regras da aposentadoria.

ALERTA DE CHUVAS MODERADAS E FORTES PARA ESTA SEXTA-FEIRA (16)

A população residente na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Mata Sul e Agreste de Pernambuco deve ficar atenta a intensas chuvas nas próximas 24 horas. A previsão para essas regiões, emitida no final da tarde desta quinta-feira (15) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), é  de chuvas de moderada a forte a partir das 21 horas desta quinta. O alerta é válido até o início da noite desta sexta (16) e há previsão também de alagamento na RMR.

Segundo a Apac, as chuvas serão provocadas por uma faixa que fazem parte da Zona de Convergência Intertropical (Zcit). O fenômeno, de acordo com o meteorologista Fabiano Prestrelo, circunda todo o planeta, concentrando mais na linha do Equador. No entanto, em determinados períodos do ano, a Zcit tem variações, podendo se deslocar tanto para o Hemisfério Norte quanto para o Hemisfério Sul.

APAC

O BRASIL É O OITAVO PAÍS DO MUNDO EM PRODUÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

Pórtico na entrada da cidade de Caetés em Pernambuco
Créditos da foto: alamy.com
O Brasil subiu uma posição, passando o Canadá, e agora ocupa o oitavo lugar no ranking mundial que afere a capacidade instalada de produção de energia eólica, segundo o Global Wind Statistic 2017, documento anual com dados mundiais de energia eólica produzido pelo Global Wind Energy Council (GWEC).

Em 2017, o país conseguiu “adicionar 52,57 GW de potência eólica à produção mundial, totalizando 539,58 GW de capacidade instalada”, informou ontem (15) a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica), que reúne empresas do setor.

Em 2016, o Brasil ultrapassou a Itália no ranking e passou ocupar a 9ª posição. Atualmente, o país conta com 12,76 GW de capacidade de energia instalada, contra os 12,39 GW do Canadá. A China, ocupa a primeira posição, com 188,23 GW; seguida pelos Estados Unidos, com 89,07 GW, e a Alemanha, com 56,132 GW de capacidade instalada. A India, Espanha, o Reino Unido e a França completam o ranking dos sete primeiros.

A Região Nordeste aparece na frente na capacidade de produção de energia a partir dos ventos, com 135 parques, o Estado de  Pernambuco conta hoje com 34 parques e 781,99 MW de capacidade instalada.

Os números apontam para um crescimento da matriz de energia eólica no país. O segmento já é responsável por 8,3% da energia produzida no Brasil, percentual ainda distante dos 60,9% produzido pelas hidrelétricas, mas já próximo dos 9,3% da produção das usinas de biomassa, que ocupam o segundo posto no ranking nacional.

A energia produzida pelas usinas eólicas chegou a ser responsável por 64% da energia consumida na Região Nordeste, no dia 14 de setembro do ano passado. A Abeeolica estima que o Brasil, cuja capacidade instalada é 12 GW, tenha potencial eólico superior a 500 GW.

A Região Nordeste aparece na frente na capacidade de produção de energia a partir dos ventos. Com 135 parques, o Rio Grande do Norte é o estado que mais produziu energia usando ao força dos ventos. São 3.678,85 MW de capacidade instalada. Em seguida, com 93 parques e 2.410,04 MW de capacidade instalada, vem a Bahia. Em terceiro lugar vem o Ceará, que conta com 74 parques e tem 1.935,76 MW de capacidade instalada.

Em quarto lugar aparece o Rio Grande do Sul. O estado tem 80 parques e 1.831,87 MW de capacidade instalada. Em seguida vem o Piauí, com 52 parques e 1.443,10 MW instalados, e Pernambuco com 34 parques e 781,99 MW de capacidade instalada.

A expectativa é de que nos próximos seis anos devem ser adicionados mais 1,45 GW de capacidade eólica no país, decorrentes dos leilões de energia realizados em dezembro do ano passado. A Abeeolica estima que 18 milhões de residências sejam abastecidas com a energia eólica.

Segundo a associação, os dados no ranking de nova capacidade instalada no ano, o Brasil está em sexto lugar, tendo instalado 2,02 GW de nova capacidade em 2016. O Brasil caiu uma posição, já que o Reino Unido subiu do nono para o quarto lugar, instalando 4,27 GW de capacidade de energia eólica em 2017.

Agência Brasil

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

ALIANÇA PT E PSB: LULA RECEBE RENATA CAMPOS E PAULO CÂMARA


Por Juliana Gomes

O ex-presidente Lula recebeu, nesta quinta-feira (15), o governador Paulo Câmara e Renata Campos, em São Paulo. O aperto de mãos mostra que a volta da aliança entre PSB e PT em Pernambuco é prego batido e ponta virada. Com isso, os petistas terão vaga certa na chapa majoritária da Frente Popular. 

O mais provável é que o ex-prefeito João Paulo, que apareceu com Paulo nos Papangus de Bezerros, ocupe uma das vagas ao Senado. A outra ficaria para o deputado federal Jarbas Vasconcelos, crítico ferrenho do PT, mas que já admitiu a aliança. Por outro lado, a vereadora Marília Arraes, que tem percentual para subir nas pesquisas, deve ser candidata à Câmara Federal, assim como o senador Humberto Costa, um dos fiadores do retorno dos petistas ao ninho socialista.

Na reunião desta quinta (15), também participaram o chefe de gabinete do governador, João Campos, a presidente nacional do PT e senadora, Gleise Hoffman, e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Com informações da Folha de Pernambuco.

PREFEITURA DE CAMARAGIBE ABRE SELEÇÃO SIMPLIFICADA COM 55 VAGAS

A Prefeitura Municipal de Camaragibe abre, nesta quinta-feira (15), as inscrições para uma seleção simplificada para professores da educação básica e motoristas para a Secretaria de Educação. Ao todo, serão 55 vagas. A seleção é temporária, pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses.

Os cadastros deverão ser realizados por correspondência enviadas via Sedex ou AR para a própria secretaria ou presencialmente, mediante a entrega da ficha de inscrição devidamente preenchida e das cópias dos documentos de RG ou Carteira de Trabalho, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado em envelope lacrado.

A seleção será realizada em uma única etapa de avaliação de currículos, a qual valerá 100 pontos, sendo eliminado o candidato que não comprovar os requisitos mínimos para a contratação e não atingir a pontuação mínima de 30 pontos. O resultado final será divulgado no dia 17 de março.

Acesse o link abaixo:

TCE: CONTAS DE TAQUARITINGA DO NORTE DE 2013 SÃO JULGADAS IRREGULARES

A Primeira Câmara julgou irregular, no último dia 08, a Prestação de Contas de gestão da Prefeitura de Taquaritinga do Norte, relativas ao exercício financeiro de 2013, sob a responsabilidade do ex-prefeito José Evilásio de Araújo.

No voto, o relator do processo (n° 1720782-4), conselheiro substituto Marcos Nóbrega, apontou falhas relativas à ausência de recolhimento de parte das contribuições previdenciárias devidas pela Prefeitura Municipal, Fundo Municipal de Saúde e Fundata (Fundação Municipal de Saúde de Taquaritinga do Norte) ao Regime Geral de Previdência Social, tanto da parte dos servidores, R$ 413.449,93 que representa 27,58% do devido, como da parte patronal, R$ 2.594.031,44, que corresponde a 63,91% do devido.

Por essas razões, as contas de gestão foram julgadas irregulares e foi imputada multa de R$ 15.811,00, ao ex-prefeito e também para Shieley Feitosa Araújo Braga, ordenadora de despesas da Fundata e Ronaldo Veiga de Oliveira, ordenador de despesas do Fundo Municipal de Saúde.

CONTAS DE GESTÃO - As contas de gestão se referem aos atos dos gestores que ordenam despesas, assim, poderão ser responsáveis pelas contas de gestão os prefeitos, os presidentes das Mesas Diretoras das Câmaras Municipais e os gestores dos órgãos e entidades integrantes da administração direta (Prefeitura) e indireta municipal, compreendidos os Fundos Especiais, as Autarquias, as Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público Municipal, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista. Na análise das contas de gestão, o TCE-PE avalia se a execução orçamentária, financeira e patrimonial de cada unidade obedeceu aos trâmites legais e está em conformidade com os princípios previstos na Constituição Federal.

TCE-PE

CARNAVAL DE 2018 TEVE REDUÇÃO NA CRIMINALIDADE

Com reforço de 32% no lançamento de policiais em relação a 2017, o Carnaval de 2018 em Pernambuco apresentou redução em todas as modalidades criminosas, fazendo da festa deste ano uma das que mais trouxe sensação de segurança à população e aos visitantes. Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) demonstram, por exemplo, queda de mais de 50% em Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) e de 25% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), nos quatro dias de festa.

Entre a 0h do sábado (10/02) e as 23h59 de terça-feira (13/02), foram registrados 59 CVLIs, contra 79 do Carnaval do ano passado. O maior decréscimo se deu no interior, em que houve redução de 36,6% nos casos, seguida da Região Metropolitana (-17,4%) e da capital (-6,7%). O único homicídio cometido em foco de folia foi registrado no bairro de Comporta, em Jaboatão dos Guararapes (RMR), no domingo (11/02). Uma jovem de 23 anos foi esfaqueada por uma mulher enquanto era segurada por outra, durante o desfile do bloco Estrela da Tarde. Uma suspeita já está presa e a outra foi identificada e é procurada pela polícia. No ano passado, foram três mortes em focos de folia oficiais.

No mesmo período de 2018, registraram-se 783 CVPs – 50,4% a menos que nos quatro dias de Carnaval de 2017, com 1.580. A redução se deu em todas as regiões, com destaque para a RMR, com 54%. O dia de menor incidência de roubos foi a terça-feira, com 65% de redução em relação ao ano anterior. Especificamente no caso dos roubos a ônibus, a diminuição foi ainda maior: nove casos notificados, contra 27 no ano anterior (-67%). Somente em focos de folia, foram 617 roubos e furtos no Carnaval de 2018, 19,8% a menos que no Carnaval anterior, que havia registrado 769 casos.

Além disso, o número de agressões/vias de fato entre o sábado e a terça-feira foi de 82, contra 128 no mesmo período de 2017. Isso significa uma redução de 35,9% nos casos. Quanto aos estupros e atos obscenos, o número de ocorrências registradas também caiu: de 7 em 2017 para 4 em 2018 (-42,9%).

CÂNCER NA INFÂNCIA: MAIS DE 300 MIL DIAGNÓSTICOS TODOS OS ANOS

No Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância, lembrado hoje (15), a Childhood Cancer International (CCI), alerta para a necessidade de ações globais conjuntas para enfrentar o que chama de desafio crescente imposto pela doença. Dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer indicam que cerca de 215 mil casos são diagnosticados todos os anos em menores de 15 anos, além de 85 mil casos entre adolescentes de 15 a 19 anos.

“Apesar de o número de crianças com câncer ser bem menor quando comparado à incidência global da doença em adultos, o número de vidas salvas é significativamente maior: as taxas de sobrevivência em países de alta renda chegam a uma média de 84% e estão melhorando de forma consistente mesmo em áreas com menos recursos no mundo onde há apoio local e internacional”, destacou a CCI, por meio de nota.

A campanha alerta ainda para a disparidade no acesso ao tratamento do câncer infantil em países de baixa e média renda, onde vivem 80% das crianças e adolescentes com câncer. De acordo com o comunicado, crianças e adolescentes na África, na Ásia, na América Latina e em partes do Leste e Sul europeu não têm acesso apropriado nem mesmo a medicamentos essenciais e cuidados especializados.

“Atualmente, o local onde a criança reside muitas vezes determina sua habilidade de sobreviver ao câncer infantil”, concluiu a entidade, composta por 188 organizações membro de um total de 96 países.

Agência Brasil

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2018: "FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA"

Na manhã desta quarta-feira (14), na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi aberta oficialmente a Campanha da Fraternidade (CF) 2018. Este ano, a Campanha trata da “Fraternidade e a superação da violência”. O presidente da entidade, cardeal Sergio da Rocha, e o secretário-geral, dom Leonardo Steiner, receberam autoridades para o evento: a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, o coordenador da Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência e Redução de Homicídios, deputado Alessandro Molon, e o presidente da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Carlos Alves Moura.

NEPOTISMO EM AMARAJI (PE): MPPE PEDE AFASTAMENTO DE TIA DO PREFEITO

Em defesa dos princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade administrativa, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Amaraji, Rildo Reis Gouveia, que exonere sua tia Madalena dos Santos Reis designada para o cargo de administração hospitalar no Hospital Municipal Alice Batista.

De acordo com o Supremo Tribunal Federal, por meio da Súmula Vinculante nº 13, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, viola a Constituição Federal.

O promotor de Justiça Ivan Viegas recomendou aos chefes dos poderes Executivo e Legislativo exonerar, no prazo de 30 dias, servidores ocupantes de cargos comissionados que possuam relação de parentesco até terceiro grau de autoridade nomeante ou servidor investido em posição de chefia, direção ou assessoramento.

No mesmo prazo, deverão ainda ser rescindidos os contratos temporários de pessoas que se enquadrem na mesma situação. E, por fim, o prefeito e o presidente da Câmara devem destituir de funções gratificadas todos os servidores, efetivos ou não, que possuem relação de parentesco com autoridades nomeantes ou investidas nas funções já mencionadas.

O promotor de Justiça também recomendou que ambos encaminhem ao MPPE, até dez dias após adotarem as medidas recomendas, a relação de todos os servidores exonerados de cargos comissionados, dos contratados que tiveram seus contratos encerrados e dos destituídos de funções gratificadas em razão do atendimento à recomendação ministerial.

MPPE

ProUni: RESULTADO DA PRIMEIRA CHAMADA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) foi divulgado hoje (14), na internet. Os candidatos pré-selecionados têm até o próximo dia 23 para apresentar nas instituições de ensino os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição.

Após conferir o resultado do ProUni, o candidato pré-selecionado deve verificar na instituição os horários e o local de comparecimento para apresentar as informações necessárias. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação. A lista com a documentação a ser apresentada está disponível na página do programa.

Para quem não foi pré-selecionado ainda haverá a segunda chamada a ser divulgada no dia 2 de março.

O ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, serão ofertadas 242.987 bolsas de estudo entre integrais e parciais.

As integrais são destinadas aos estudantes com renda per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais atendem aos candidatos que tenham renda familiar per capita de até três salários mínimos.

INCLUIR PESSOAS EM GRUPOS DE WHATSAPP SEM CONSENTIMENTO PODE VIRAR CASO DE POLÍCIA

Na última semana, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou um projeto de lei que torna infração passível de multa a inclusão de pessoas, sem consulta, em grupos virtuais de redes como o Facebook e o WhatsApp, por exemplo.

De autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a proposta pretende alterar o Marco Civil da Internet para “exigir o prévio consentimento do usuário nos processos de cadastramento e envio de convites para participação em redes e mídias sociais”.

“Hoje todos nós, cidadãos, estamos sujeitos a sermos incluídos em qualquer grupo de rede social. Em qualquer grupo, WhatsApp, Facebook, todos. E se nós não tivermos o interesse de participar de determinado grupo, nós é que temos de nos manifestar, o indivíduo. Ou seja, uma inversão da lógica de toda a legislação brasileira”, pontuou.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

ELEIÇÕES 2018: CANDIDATOS PODERÃO USAR RECURSOS PRÓPRIOS NAS CAMPANHAS

O candidato poderá usar recursos próprios em sua campanha até o limite de gastos estabelecido para o cargo ao qual concorre, diz o texto da Resolução 23.553, cujo relator foi o ministro Luiz Fux, que desde o dia 6 ocupa a presidência do TSE.

Haverá limite de gastos com as campanhas. De acordo com a resolução, no caso da disputa pela Presidência da República, o valor máximo com gastos de campanha será de R$ 70 milhões. Nas eleições para o cargo de governador, os valores vão de R$ 2,8 milhões a R$ 21 milhões, conforme o número de eleitores do estado. Para a disputa a uma vaga no Senado, os limites variam de R$ 2,5 milhões a R$ 5,6 milhões, conforme o número de eleitores do estado. Para deputado federal, o limite é de R$ 2,5 milhões e de R$ 1 milhão para as eleições de deputado estadual ou distrital.

As doações, entretanto, ficam limitadas a 10% dos rendimentos brutos auferidos pelo doador no ano anterior à eleição. Os bens próprios do candidato também poderão ser objeto de doação. Mas somente podem ser utilizados na campanha eleitoral quando demonstrado “que já integravam seu patrimônio em período anterior ao pedido de registro da respectiva candidatura”.

A resolução diz ainda que, além da doação ou cessão temporária de bens e serviços, as doações poderão ocorrer inclusive por meio da internet. No caso das doações bancárias, deverá constar o CPF do doador. Já “as doações financeiras de valor igual ou superior a R$ 1.064,10 só poderão ser realizadas mediante transferência eletrônica entre as contas bancárias do doador e do beneficiário da doação.”

A resolução regulamenta também outra novidade, a possibilidade de financiamento coletivo da campanha por meio de plataformas na internet. Para tanto, a plataforma deverá ter cadastro prévio na Justiça Eleitoral. Serão exigidos, ainda, o recibo da transação, identificação obrigatória, com o nome completo e o CPF do doador; o valor das quantias doadas individualmente, forma de pagamento e as datas das respectivas doações.

TSE

CACHORRO IMPRESSIONA FAMILIARES AO VELAR CORPO DA DONA

A boxer Belinha esteve ao lado da dona durante todo o processo do tratamento de um câncer. Telma Maria Pereira de Andrade faleceu e a cadela impressionou a família por permanecer perto da dona ao longo do velório, ocorrido em Teresina.

"E como um anjo ela passou a noite toda ao seu lado. Mamãe dizia que era a sua enfermeira. A Belinha, como foi batizada por Telma Maria, mostrou ser a companheira mais que fiel. Amor, vida, morte e ensinamentos. Alguns vão dizer que sou um idiota em postar a foto do caixão da minha mãe, mas uma imagem pode ensinar muita gente a amar os animais, e que animais não são só animais, pois eles são puramente amor. #saudade", escreveu o filho de Telma, Dionísio Neto, no Facebook.

"No velório ela ficava em pé quando as pessoas se aproximavam do caixão. Ela subia e ficava vigilante. Acho que era porque minha mãe dormia na rede. Ela ficava embaixo também durante a noite toda", contou ao G1.

Notícias ao Minuto

CARNAVAL AGITOU O BAIRRO DA BOA VISTA

O Carnaval 2018 em Garanhuns chegou ao bairro da Boa Vista nesta segunda-feira (12).  O palco, montado na Praça Dom Pedro II recebeu shows de artistas locais, que contaram com a apresentação de Priscila das Virgens. 

Quem deu início as apresentações no Palco da Boa Vista foi o Grupo Nossa Arte, que há mais de 20 anos trabalha a inclusão e o aprendizado com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). 

Em seguida, foi a vez da cantora Nathálya Vianna, animar o público presente com um repertório carnavalesco, e com a participação dos cantores Marcelo Francisco e Diego Maldonado, que se apresentaram nesse domingo (11), no Palco Magano. 

Encerrando a programação, o garanhuense Nando Azevêdo subiu ao palco com uma mistura de forró e frevo. Ainda teve espaço no repertório para homenagens ao ilustre Dominguinhos e também Luiz Gonzaga. “É um projeto mais elétrico, e por coincidir com a data do aniversário de Dominguinhos, vamos incluir também as músicas dele, com uma roupagem mais voltada para essa proposta”, declarou o cantor.

Secom/PMG

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

WHATSAPP: APLICATIVO REVELA CONTEÚDO DE MENSAGENS APAGADAS

O WhatsApp liberou, no fim do ano passado, o recurso de apagar mensagens enviadas em até sete minutos. Mas vamos ser sinceros: quem não fica supercurioso ao ler o aviso "esta mensagem foi apagada pelo remetente"?

O aplicativo WA Delete for Everyone promete acabar com este problema e revelar o conteúdo das mensagens excluídas. De acordo com a revista 'Veja', a plataforma aproveita uma falha do mensageiro.

Usuários do sistema Android podem baixar o aplicativo de forma gratuita. Após baixar, é preciso liberar que o aplicativo tenha acesso às notificações do WhatsApp. O recurso, contudo, é limitado e o usuário precisa concordar com uma série de avisos como “este é um erro no WhatsApp e nosso aplicativo pode não ser capaz de mostrar mensagens excluídas assim que o bug for corrigido”.

Segundo a reportagem, o usuário poderá ter acesso ao conteúdo escondido assim que concordar com os termos.

Notícias ao Minuto

INSCRIÇÕES PARA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA VÃO ATÉ 18 DE MARÇO

As escolas interessadas em participar da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica têm até o dia 18 de março para se inscrever no site oba.org.br.

A competição é aplicada em 13 mil colégios do ensino fundamental e médio de todo o país. Os participantes concorrem a 40 mil medalhas e também recebem certificados. Não há taxa de inscrição para escolas ou participantes da olimpíada.

As provas vão ocorrer no dia 18 de maio e estão divididas em quatro níveis: três para os alunos do ensino fundamental e um para os do ensino médio.

A avaliação tem dez perguntas em cada etapa: três de astronáutica e sete de astronomia. A maioria exige apenas raciocínio lógico. No mesmo dia do teste, também haverá a Mostra Brasileira de Foguetes.

Cerca de 60 alunos do ensino médio com as melhores notas em astronáutica serão selecionados para participar da Jornada Espacial. Outros melhores colocados na competição vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica. Com informações da Agência Brasil.

domingo, 11 de fevereiro de 2018

PAULO CÂMARA E JOÃO PAULO JUNTOS EM BEZERROS E A OPOSIÇÃO ACABOU BATENDO EM RETIRADA

O governador Paulo Câmara e o ex-prefeito do Recife João Paulo apareceram juntos no papangu de Bezerros reforçando a informação de que eles podem compor a chapa majoritária da Frente Popular. Paulo e João Paulo entoaram juntos Madeira de Lei que cupim não rói, música que imortalizou a campanha de Eduardo Campos em 2006, numa interação total.

A presença de João Paulo e Paulo Câmara no camarote do carnaval de Bezerros deixou constrangidos os atores da oposição. Fernando Bezerra Coelho, Bruno Araújo, Fernando Filho e outros membros da oposição não esperavam encontrar a comitiva do governador no mesmo horário e acabaram batendo em retirada porque o camarote só tinha capacidade para 40 pessoas.