sábado, 3 de março de 2018

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA ACADEMIA DE LETRAS DE GARANHUNS, BIÊNIO 2018/2019

Sede da Academia de Letras de Garanhuns 
Edital de convocação da Assembleia Geral de Eleição:

A Academia de Letras de Garanhuns, na pessoa do seu presidente, Luís Afonso de Oliveira Jardim, no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto e Regimento Interno, vem por meio do presente, convocar os associados adimplentes para a Assembleia Geral de Eleição, com vistas à eleição para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, Tesoureiro e Conselho Fiscal. A Assembleia Geral de Eleição será realizada no dia 17 de março de 2018 na sede da entidade, Rua XV de Novembro 287, Bairro Centro, cidade de Garanhuns, Estado de Pernambuco a partir das 19 horas. 

As chapas interessadas deverão apresentar seus pedidos de inscrição a partir da formação da Comissão Eleitoral e terão 10 dias contados da publicação do presente Edital para regularizar as suas candidaturas. As inscrições devem seguir as normas conforme disposição do artigo VI, Paragrafo único, do Estatuto e Regimento Interno da ALG. As chapas homologadas serão divulgadas ao final das inscrições nos principais meios de comunicações da cidade.

 E assim, para que se dê cumprimento, eu Luís Afonso de Oliveira Jardim, Presidente da ALG, determino a publicação do Presente. 

Garanhuns, 01 de março de 2018.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVULGA NOVA DATA PARA ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO

A Secretaria de Educação divulgou na tarde desta sexta-feira (2), que o processo seletivo simplificado para monitores educacionais, monitores de transporte escolar e agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial será aberto novamente na próxima quarta-feira (7). As inscrições devem ser feitas até a terça-feira (13). Os editais que oficializam o novo calendário serão publicados na próxima segunda-feira (5), no Diário Oficial dos Municípios/Amupe.

O candidato deverá informar dados pessoais e fornecer cópias dos documentos da carteira de identidade, CPF, comprovante da última votação eleitoral, comprovante de endereço, certificado de reservista (para os candidatos do sexo masculino até o limite dos 45 anos), curriculum vitae de forma detalhada (identificação dos títulos e especialmente da carga horária dos cursos de aperfeiçoamento, seminários e a experiência profissional), duas fotos 3x4, documento que comprove a escolaridade em conformidade com a habilitação exigida, comprovação de títulos e de experiência profissional.

As inscrições para a seleção são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Siqueira Campos, nº 75, das 08h às 12h e das 14h às 17h, no auditório. Cinco por cento do total das vagas serão destinadas para pessoas com deficiência (PCD).

A Secretaria de Educação informa que a divulgação do resultado preliminar dos candidatos aprovados deve ser realizada no dia 15 de março. O resultado definitivo sairá no dia 21 de março.

Secom/PMG

sexta-feira, 2 de março de 2018

MEC DIVULGA SEGUNDA CHAMADA DO ProUni

Os estudantes que aguardam o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem conferir a lista dos pré-selecionados no site do programa. O resultado foi divulgado na tarde de hoje (2).

Os candidatos convocados têm de hoje até o dia 9 de março para comparecerem às instituições de ensino e entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é desclassificado. Quem ainda não foi convocado pode aderir à lista de espera de 16 a 19 de março.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Nesta edição, foram ofertadas aproximadamente 243 mil bolsas. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais. As integrais se destinam aos estudantes com renda per capita de até 1,5 salários mínimos. Já as bolsas parciais contemplaram os candidatos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Podem concorrer às bolsas brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenham obtido nota superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação. É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos um dos requisitos a seguir: ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em instituição privada como bolsista integral, possuir alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

STF MANTÉM APLICAÇÃO DA FICHA LIMPA A POLÍTICOS CONDENADOS ANTES DE 2010

O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve nesta quinta-feira (1º) a aplicação do alcance da Lei da Ficha Limpa. Para os magistrados, a penalidade pode ser aplicada para políticos condenados por abuso de poder econômico ou político antes de 2010, quando a lei foi aprovada. A Ficha Limpa passou a valer na eleição de 2012.

Os ministros julgaram a ação em outubro. Na ocasião, definiram que os políticos se tornam inelegíveis por oito anos, e não três, como era a lei quando eles foram condenados.

Nesta quinta, eles discutiram se haveria uma "modulação" sobre o alcance dessa decisão -se a aplicação da Ficha Limpa valeria apenas a partir de 2018.  No entanto, seis dos 11 magistrados entenderam que, na prática, essa "modulação" anularia os efeitos da decisão de outubro. Assim, mantiveram a Ficha Limpa como requisito de elegibilidade para o político.

Na prática, a decisão do STF pode barrar a candidatura na eleição de 2018 daqueles que foram condenados no primeiro semestre de 2010 -a regra da inelegibilidade dos oito anos da Ficha Limpa passou a valer em junho daquele ano, ou seja, depois disso já valia para todo mundo. E, para quem foi condenado até 2009, o prazo de oito anos termina no fim de 2017 (antes do registro das candidaturas da próxima eleição).

A Ficha Limpa determina que a Justiça Eleitoral deve barrar candidatos condenados "em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos oito anos seguintes".

Folha de Pernambuco

quinta-feira, 1 de março de 2018

COPA AGRESTE DE BADMINTON 2018

Créditos da foto: Globo Esporte
O evento acontece no dia 17 de Março, na Quadra Municipal Maria da Glória e visa valorizar os atletas da região e principalmente a juventude escolar do Agreste Pernambucano.

O badminton começou a ser praticado em Brejo da Madre de Deus no ano de 2016 através do Projeto Social do Jovem Professor de Educação Física, Francisco Matheus, tornando-se assim a modalidade que vem ganhando mais adeptos na cidade e com ótimos resultados estaduais.

Com cerca de 40 praticantes em Brejo e 300 em todo o Agreste, o município obtém nos últimos anos um grande crescimento da modalidade, onde na sede, existem praticantes em todas as Escolas do Município, seja ela da Rede Municipal, Estadual e Particular. Sendo assim, a Federação Pernambucana de Badminton, que tem realizado diversas competições sempre convida a equipe Brejense para participar das Competições e agora em 2018 a cidade terá a honra de receber mais uma edição da Copa Agreste de Badminton.

“Nosso objetivo é oferecer um grande evento a todos os participantes e que seja um grande evento unificando todas as cidades participantes e fortalecendo ainda mais o Badminton do Estado”, comenta o professor e organizador do evento, Francisco Matheus.

Blog Agreste Notícia

MARINA CORRE PARA AMPLIAR BANCADA DA REDE E NÃO FICAR FORA DE DEBATES

A pré-candidata Marina Silva (Rede Sustentabilidade) se prepara para disputar novamente a Presidência da República e, na terceira tentativa, acumula uma série de desafios a pouco mais de cinco meses da data limite para registrar da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 15 de agosto. A falta de dinheiro para financiar a campanha e a ausência de um vice já eram barreiras difíceis no caminho de Marina. A debandada de dois dos quatro deputados federais da legenda criou, agora, um novo obstáculo.

A bancada sofreu as baixas na terça-feira 27, com a saída dos deputados Aliel Machado (PR) e Alessandro Molon (RJ). Eles migraram para o PSB, legenda pela qual Marina disputou a eleição de 2014. Com isso, a sigla está revendo as negociações que buscavam atrair apenas mais um parlamentar para compor a bancada e, assim, garantir o mínimo de cinco deputados para ter presença garantida nos debates eleitorais. O deputado Miro Teixeira (RJ), que segue na Rede, tenta minimizar o risco de Marina ficar fora de debates na tevê e outros meios de comunicação. “Nenhuma emissora vai realizar um debate sem a Marina”, diz.

Rodrigo Martins (PSB-PI), integrante do grupo dissidente da legenda que apoia o governo Michel Temer, foi convidado nesta terça-feira 27 por um emissário de Marina, o deputado João Derly (RS) o outro integrante da Rede na Câmara. "É muito pouco provável que eu vá para a Rede. Eu já tinha conversado com outros partidos antes e a Rede chegou um pouco atrasada", afirma Martins, que se diz próximo de entrar no PRB.

O outro não foi dado por Augusto Carvalho (SD-DF), que confirmou, por meio de sua assessoria, a sondagem da Rede e a recusa ao convite. Ele negou que deseja deixar o Solidariedade.

Carta Capital

CÂMARA APROVA PROJETO QUE REGULAMENTA UBER, CABIFY E 99

Após mais de três horas de debates, a Câmara dos Deputados aprovou ontem (28) o Projeto de Lei (PL) 5587/16, que regulamenta os serviços de transporte com aplicativos como Uber, Cabify e 99 POP. O PL segue para sanção do presidente Michel Temer. Na única alteração ao texto vindo do Senado, o plenário rejeitou, por 283 votos a 29, a mudança que retirava dos municípios a competência de regulamentar os serviços de transporte por meio de aplicativos.

Câmara permite a município regulamentar Uber; licença é dispensada

Os deputados mantiveram duas alterações ao texto feitas pelo Senado e, dessa forma, o texto final excluiu a necessidade de autorização prévia emitida pelo poder público municipal para o motorista de aplicativo nos municípios em que houver regulamentação. Além disso, também prevaleceu a mudança do Senado que retirou a obrigatoriedade de o motorista do aplicativo ser o proprietário, fiduciante ou arrendatário do veículo, assim como a de usar placa vermelha.

Entre as regras de fiscalização previstas no PL aprovado estão a exigência de contratação de seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), além da necessidade de inscrição do motorista como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O PL também estabelece que o motorista deve ser portador de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior que tenha a informação de que ele exerce atividade remunerada. Aquele que descumprir as regras terá seu trabalho caracterizado como transporte ilegal de passageiros.

Agência Brasil

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

MINISTÉRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA ABRIRÁ CONCURSO PARA A PF E PRF

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, informou, ao anunciar hoje (28) a equipe do novo ministério, que foi autorizado a abrir concurso para as polícias Federal e Rodoviária Federal, com 500 vagas para cada corporação. A promessa é que os certames sejam realizados ainda em 2018. O ministro informou ainda que o orçamento da pasta será de R$ 2,7 bilhões. Após reunião com o Ministério do Planejamento, ficou decidido que não haverá contingenciamento das verbas do órgão.

O ministro Jungmann anunciou que vai marcar um encontro dos ministros de Segurança de todos os países da América do Sul para discutir a situação das fronteiras, e defendeu que uma autoridade do continente coordene a discussão do tema.

Raul Jungmann anunciou os nomes que formarão a equipe da pasta. O general Carlos Alberto Santos Cruz acumulará a Secretaria-Executiva e a Secretaria Nacional de Segurança Pública; o diplomata Alessandro Candeas será o chefe de gabinete; o delegado Rogério Galloro será o diretor da Polícia Federal; Renato Borges Dias fica na direção da Polícia Rodoviária Federal, e Carlos Felipe de Alencastro, como diretor do Departamento Penitenciário Nacional.

FARMÁCIAS DO LAFEPE FUNCIONARÃO COMO CONSULTÓRIOS

As farmácias do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) começaram a passar por uma reestruturação que permitirá uma ampliação do leque de serviços e uma mudança no perfil das unidades. Seguindo uma tendência nacional, as 35 unidades espalhadas pelo Estado passarão a ofertar consultórios farmacêuticos até o próximo semestre. Neles, sob o comando de farmacêuticos, será possível fazer atendimentos como dosagem de glicose, aferição de pressão e orientação sobre uso correto de medicamentos.

O primeiro passo para a remodelagem das farmácias foi dado com a requalificação física dos prédios. A ideia é fechar os ambientes com vidro e climatizá-los. As obras já começaram em algumas unidades do Recife e Região Metropolitana e uma licitação foi aberta para dar conta das demais que ficam na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão. A concorrência tem valor estimado de R$ 456.280,45 e deve ser finalizada até o fim de março. As obras no Interior devem estar concluídas até o fim de junho para que o novo modelo saia do papel no início do próximo semestre.

Outra novidade é que todas as farmácias do laboratório passarão a ofertar serviços de ótica, quando somente cerca de 20 contavam anteriormente. Aquisições de lentes e armações em maior volume e mais modernas já foram iniciadas. Com informações da Folha de Pernambuco.

TRIUNFO O "OÁSIS DO SERTÃO" É INTEGRADA ENTRE AS CIDADES DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo e balizar políticas públicas, além de orientar o repasse de verbas federais.

De acordo com a nova categorização, três cidades do Sertão de Pernambuco registraram crescimento pelo setor: Araripina, Itacuruba e Triunfo, seja por terem aumentado o número de empregos por meio do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de visitantes domésticos e internacionais.

“A melhoria de destinos como Araripina, palco de festas de Carnaval e de São João, e Triunfo, com várias construções antigas e chamada de ‘Oásis do Sertão’ pelo seu clima mais ameno, mostra que as cidades têm trabalhado para fortalecer a atividade turística. No que diz respeito ao Ministério do Turismo, estamos atentos às demandas do setor, como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços”, frisa o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Blog Farol de Notícias

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

LIVRO "MEMORIAL DO DIA SEGUINTE" PERMITE UM NOVO OLHAR SOBRE A REVOLUÇÃO DE 1817

O livro Memorial do dia seguinte, a Revolução de 1817 em documentos da época, edição conjunta da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e Arquivo Público Estadual, será lançado no próximo dia 1º de março, a partir das 18h30, no Arquivo, na Rua Imperador, no Centro do Recife. Além do livro, o Arquivo abre exposição com os documentos históricos originais que deram origem ao livro.

Organizado pelo jornalista Evaldo Costa e pelos pesquisadores Hildo Leal da Rosa e Débora Cavalcantes de Moura, o livro reúne 106 documentos raros de vários acervos do próprio Arquivo Público que permitem compreender de que forma se deu o cotidiano das pessoas no pós-revolução e a brutal repressão da Coroa portuguesa aos revolucionários.

A publicação é o resultado de um minucioso trabalho de pesquisa que durou mais de um ano. A equipe do Arquivo dedicou meses de trabalho árduo à missão, manuseando documentos seculares, transcrevendo-os, interpretando caligrafias e resgatando sentidos de texto produzidos em ortografia da época.

Pela primeira vez estão sendo disponibilizadas de forma ordenada e classificada, transformando-se em fonte de valor inestimável desse importante momento da história de Pernambuco e do Brasil, assegura o diretor do Arquivo Público Estadual, jornalista Félix Filho.

O lançamento do livro Memorial do dia seguinte integra a programação oficial do bicentenário da Revolução de 1817.

Serviço: 

Lançamento de Memorial do dia seguinte, a Revolução de 1817 em documentos da época
Data: 01.03.2018, quinta-feira
Horário: 18h30
Onde: Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano
Endereço: Rua Imperador, 371, Santo Antônio

DIRIGIR DE RESSACA PODE SER TÃO PERIGOSO QUANTO BÊBADO

Dirigir embriagado pode resultar em uma grande multa ou até em perder a carteira de motorista, como também coloca a sua vida e a dos outros em perigo.

Se você já sabe isto e não arrisca conduzir mesmo quando só bebeu um ou dois copos, ótimo. Mas e no dia seguinte?

Um estudo pedido pela Ford e realizado pelo instituto alemão Meyer-Hentshel alerta que dirigir de ressaca não é seguro.

Aos imitarem os efeitos que o ‘estado de ressaca’ pode provocar, os pesquisadores verificaram que tanto a atenção como as capacidades ao volante ficavam comprometidas – mesmo quando a bebedeira já tinha passado.

Ou seja, mesmo sem álcool no sangue, dirigir de ressaca pode ser perigoso e “há estudos científicos que mostram que a capacidade para conduzir diminui tanto como no momento em que tem álcool no sangue”, disse Gundolf Meyer-Hentschel, CEO do instituto Meyer-Hentschel, segundo cita o site M de Mulher.

TRÊS MEDICAMENTOS TÊM LOTES SUSPENSOS E INTERDITADOS PELA ANVISA

A Anvisa publicou nessa segunda-feira (26) a suspensão de dois lotes de medicamentos e a interdição cautelar de um terceiro produto. Todos os casos foram motivados pelos resultados insatisfatórios identificados no controle de qualidade dos produtos.

Somaflex

Foi determinada a suspensão do lote 917278 do medicamento Somaflex (diclofenaco sódico) 100mg, comprimido revestido, fabricado pela empresa EMS. Sigma Pharma Ltda. Conforme Laudo de Análise Fiscal emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, o lote 917278, com validade 11/2018, apresentou resultado insatisfatório para a análise de aspecto.

O Somaflex e o Unasyn tiveram um lote suspenso cada. O genérico Cloridrato de Propranolol sofreu interdição cautelar também em um lote.

Unasyn

O medicamento Unasyn, sulbactam sódico + ampicilina sódica, pó para solução injetável, 1,0 G + 2,0 G; teve o lote N1791505 suspenso. A decisão foi tomada depois que a própria empresa identificou um corpo estranho dentro de um frasco do lote N1791505 do produto.

A empresa fabricante Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda. comunicou o recolhimento voluntário. Assim, está suspensa a distribuição, comercialização e o uso do lote do produto em todo o território nacional.

Cloridrato de Propranolol

Também foi interditado o medicamento genérico Cloridrato de Propranolol, 40mg, comprimido, lote 211151 (Val. 02/2019), fabricado pela empresa Pharlab Indústria Farmacêutica SA. O produto apresentou resultado insatisfatório nos ensaios de rotulagem secundária e aspecto, que avaliam a aparência e as características físicas do produto respectivamente.

Anvisa

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO CULTURAL "ARTES NA ESTAÇÃO" SERÁ NESTA TERÇA (27) NO CENTRO CULTURAL

Poeta e Declamador Sandoval Ferreira
A terceira Exposição Cultural Artes na Estação será aberta  hoje (27), às 9h30, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Nesta edição estarão o artista plástico Wando Pontes e o poeta Sandoval Ferreira. 

O artista plástico irá expor uma série de quadros que retratam os principais pontos turísticos de Garanhuns. Já o poeta e declamador de poesia de cordel estará expondo os livros de sua autoria. 

A Exposição Cultural Artes na Estação segue até o dia 27 de março e é aberta a todo o público. O horário de funcionamento é das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO TSE, CIDADÃOS DEFENDEM VOTO IMPRESSO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discutiu hoje (26), em audiência pública em sua sede, em Brasília, a implementação do voto impresso nas eleições deste ano, que está prevista em uma lei aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional.

Apesar de prevista na legislação, a Justiça Eleitoral já afirmou, desde o ano passado, durante a presidência do ministro Gilmar Mendes no TSE, que não tem condições técnicas e financeiras de imprimir todos os votos nas eleições deste ano. Segundo a corte, a impressão ficará restrita a 5% das cerca de 600 mil urnas.

Quase todas as 20 pessoas que subiram à tribuna durante a audiência pública, nesta segunda-feira, defenderam a implementação do voto impresso em todo o país, ainda neste ano. “Cumpram a lei”, pediu o presidente da União Nacional dos Juízes Federais (Unajuf) Eduardo Cubas.

AUDITORIA DO TCE DÁ ORIGEM A AÇÃO CIVIL CONTRA PREFEITO DE TACARATU

Com base em representação externa do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) ajuizou uma ação civil pública por atos de improbidade administrativa contra o prefeito do município de Tacaratu, José Gerson da Silva, relacionados a contratações temporárias no exercício do ano de 2015. Atualmente ele está em seu segundo mandato.

O MPPE usou como base para a ação uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (Processo TC 1505556-5) que, segundo o promotor de Justiça José da Costa Soares, “apresenta forte material probatório”. 

Entre as irregularidades apontadas pelo relatório de auditoria constam, realização de 396 contratações temporárias, no exercício de 2015, sem indicar a necessidade de excepcional interesse público, como exige o art. 37 da Constituição Federal, burlando o princípio do concurso público e a extrapolação do limite de 54% com despesa de pessoal, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, alcançando 55,03% da receita corrente líquida. O processo, sob a relatoria do conselheiro Ranilson Ramos, foi julgado ilegal pelo TCE em abril de 2017.

“Para que se comprove que a contratação por tempo determinado se destina a atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, como preconiza a Constituição Federal, é imprescindível que se demonstrem os motivos que levaram a administração a contratar. O gestor não só não apresentou os documentos exigidos pela Resolução do Tribunal de Contas 01/2015, relativos às referidas contratações temporárias, como, também, não expôs os motivos ensejadores do excepcional interesse público, por uma única razão: eles nunca existiram”, frisou o promotor José da Costa Soares.

TCE

VEM AÍ O JULGAMENTO DO "TRENSALÃO"

Em dezembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) quebrou o sigilo de três investigações de cartéis atuantes em obras rodoviárias e metroviárias no estado de São Paulo e deixou no ar a suspeita de vingança do presidente Michel Temer (MDB) contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Será por vingança – e chantagem – que o caso do “trensalão” desponta no horizonte?

O inquérito sobre bandalheiras em obras paulistas de metrô e trem foi concluído na área técnica do Cade e está pronto para ser levado ao plenário, contou uma fonte do órgão a CartaCapital. O julgamento depende de duas pessoas nomeadas por Temer. O presidente do conselho, Alexandre Barreto de Souza, e o superintendente-geral, Alexandre Cordeiro Macedo.

Cabe à Superintendência abrir e fechar inquéritos, comandar investigações. E, à Presidência, decidir a pauta plenária. No “trensalão”, bastaria Macedo, que passará boa parte do primeiro semestre em viagens ao exterior, querer e pedir o julgamento. E Souza marcar a data.

Carta Capital

NORTE E NORDESTE PASSAM A RECEBER NESTA SEGUNDA (26) ALERTA DE DESASTRES NATURAIS

Os estados das regiões Norte e Nordeste passam a contar a partir de hoje (26) com o serviço do sistema de alerta de desastres naturais via mensagens de texto (SMS). Com isso, o sistema, que tem por objetivo prevenir e orientar as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências, passará a cobrir todo o Brasil.

O sistema envia o alerta por mensagens de texto para os celulares em caso de iminência de desastres naturais. O envio das mensagens ficará a cargo do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios. A partir do próximo ano, a implantação deverá ocorrer gradualmente para outros estados.

A mensagem de texto que a população receberá da Defesa Civil será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido.

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

Agência Brasil

domingo, 25 de fevereiro de 2018

LIGAÇÕES DE FIXO PARA MÓVEL FICAM MAIS BARATAS A PARTIR DE HOJE

A partir deste domingo (25), as ligações locais e interurbanas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a redução das chamadas locais vai variar entre 10,58% e 12,75% e a das tarifas interurbanas, entre 3,98% e 7,41%.

A queda vai ocorrer devido à redução das tarifas de interconexão, que é o valor cobrado de uma empresa pelo uso da rede de outra operadora para a realização de serviços. O cálculo das tarifas é feito pela Anatel. De acordo com a agência, as tarifas de interconexão foram usadas inicialmente para subsidiar a instalação de redes das operadoras móveis.

A redução das tarifas vale para as ligações originadas nas redes das concessionárias de telefonia fixa – Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel – destinadas às operadoras móveis. O preço médio das ligações locais de telefone fixo para móvel vai passar de R$ 0,18 para R$ 0,12, sem imposto.

Para as ligações interurbanas feitas de fixo para móvel com DDD iniciando com o mesmo dígito, por exemplo, DDDs 61 (Brasília) para 62 (Goiânia), o preço médio cairá de R$ 0,55 para R$ 0,39. Enquanto o preço médio das demais ligações interurbanas de fixo para celular, vai ser reduzido de R$ 0,62 para R$ 0,45.

Desde 2014, a tarifa de interconexão vem caindo e novas reduções devem acontecer até 2019. A lista com a redução de cada concessionária está disponível no site da Anatel. Com informações da Agência Brasil. 

Notícias ao Minuto