sábado, 4 de agosto de 2018

FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS PODEM ENTRAR EM GREVE

Os trabalhadores dos Correios podem entrar em greve em todo o país a partir das 22h da próxima terça-feira (7), segundo federações ligadas à categoria. O motivo é a falta de acordo entre os profissionais e a empresa para fechar a convenção coletiva deste ano.

Dentre as principais reivindicações dos funcionários da estatal estão reajuste salarial de 5%, mais R$ 300 de aumento. Eles também querem manter o plano de saúde como está e ainda incluir sete exames obrigatórios.

Segundo Douglas Melo, diretor de comunicação da Findect (federação dos trabalhadores e trabalhadoras) e do sindicato de São Paulo, até o momento, a empresa não apresentou nem ao menos a reposição da inflação para os salários.

De acordo com ele, a proposta dos Correios é dar um reajuste que corresponde a 60% do que foi pedido pelos funcionários, que tem como base o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

59% DOS ELEITORES NÃO SABEM EM QUEM VOTAR

A alta insatisfação com a corrupção e o descrédito com a classe política fazem com que a parcela dos eleitores com intenção de votar em branco ou nulo e a de indecisos seja a mais alta das últimas cinco eleições, aponta a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Eleições 2018, divulgada nessa quinta-feira (2) pela Confederação Nacional da Indústria, em parceria com o Ibope.

Questionados de forma espontânea sobre o candidato que vai ganhar seu voto - sem apresentar uma lista de candidatos -, 31% dos entrevistados disseram que vão votar em branco e 28% não souberam ou não quiseram responder à pergunta, o que indica indecisão. Quando apresentados a uma lista de candidatos, 59% apresentaram uma escolha, mas apenas 27% dizem que não vão mudar a opção por estarem convictos.

Para tomar a decisão, 84% dos eleitores vão se informar pela imprensa (TV, rádio, jornais e revistas e sites de notícias) e 26% vão utilizar as redes sociais como fonte de informação. (Folha de PE).


quinta-feira, 2 de agosto de 2018

EAD PERNAMBUCO OFERECE MAIS DE 800 VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS EM GARANHUNS

A Secretaria de Educação de Pernambuco abriu, para o segundo semestre de 2018, processo de inscrições para cursos técnicos na modalidade de Educação à Distância (EAD) em todo o Estado. Ao todo, são 73.550 vagas distribuídas em nove cursos. A novidade para este ano é que não há mais provas de seleção. Os interessados precisam acessar o site da Secretaria de Educação (www.educacao.pe.go.br), ler o edital e realizar a inscrição. 

No Agreste Meridional, as vagas estão disponíveis em Águas Belas, Bom Conselho, Garanhuns, Lajedo e São Bento do Una. Para Garanhuns, a oferta é de cursos semipresenciais, que funcionam na Gerência Regional de Educação (GRE), com 160 vagas nos turnos da tarde e da noite; e de forma à distância, para a recém-inaugurada Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna, que oferta 670 vagas neste edital. 

Os cursos ofertados são Administração, Biblioteconomia, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Logística, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos, Secretaria Escolar e Segurança do Trabalho. As inscrições seguem até o próximo dia 08 de agosto. O edital com todas as informações está disponível em https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/.

GRE-AM

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

CÂNCER DE PRÓSTATA TEM NOVO TRATAMENTO APROVADO PELA ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão de indicação terapêutica do medicamento Xtandi (enzalutamida) para o tratamento de homens com câncer de próstata não metastático resistente à castração. O produto será comercializado na forma farmacêutica de cápsula gelatinosa, com concentração de 40 miligramas (mg).

O produto tem registro na Anvisa desde dezembro de 2014, com indicação aprovada como antineoplásico para o tratamento de câncer de próstata metastático resistente à castração, em adultos que são assintomáticos ou ligeiramente sintomáticos, após falha de terapia de privação androgênica. Também tem uso aprovado para tratamento de câncer de próstata metastático resistente à castração em adultos que já tenham recebido terapia com docetaxel.

Segundo a agência, estudos realizados pela indústria apontam que o Xtandi apresentou melhora na sobrevida livre de metástases. Testes indicaram que o medicamento reduziu em 70,8% o risco de agravamento da doença quando comparado ao placebo, além de ter aumentado a mediana da sobrevida livre de metástases de 14,7 meses (no grupo placebo) para 36,6 meses no grupo da enzalutamida (diferença de 21,9 meses). Com informações da Agência Brasil

III FEIRA DA AVICULTURA DO NORDESTE


A prefeitura de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, realizará a 3ª edição da Feira de Avicultura do Nordeste (Aviuna), evento que acontece durante a 21ª Corrida da Galinha, movimentando a economia do município.

São Bento do Una é o maior produtor de ovos das regiões Norte e Nordeste, ocupando o 5ª colocação no Brasil. O município possui 59 produtores de pequeno, médio e grande porte, que geram 13 mil empregos diretos e indiretos, o município produz mais de 200 toneladas de frangos por semana e 10 milhões de ovos por dia.

Durante a feira acontecerá palestras, simpósios, capacitações, exposições, atividades culturais, competições, shows, lá é uma grande oportunidade de negócios e de troca de conhecimentos, resultando em potencializar cada vez mais a avicultura e a agroindústria e o agronegócio.

A estrutura será montada no parque de exposições Eládio Porfírio de Macedo, onde será montado 70 stands com espaço para palestras e lanchonetes. Com informações da TV SBUNA

6º CONGRESSO EUCARÍSTICO DIOCESANO


A Diocese de Garanhuns, com seu bispo, Dom Paulo Jackson, unido ao povo de Deus, nas alegrias jubilares do seu centenário, vem por meio deste convidar Vsa. e Ilmª Família para o VI Congresso Eucarístico Diocesano, que acontecerá entre os dias 02 e 05 de Agosto, nesta sede diocesana.

05/08 - 15h - Grande Solenidade de Encerramento do Centenário e do Congresso, em frente à Catedral

terça-feira, 31 de julho de 2018

PROCURA

O Céu de Garanhuns
Créditos da foto: Minube
Por José Hildeberto Martins 

Ando à procura 
De um deleitoso encantamento. 
Quero esquecer pecados penitentes
E afrontar ventos impetuosos e cortantes
Que maceram minha alma.
Quero enterrar tudo que é desditoso, 
Vontades e esforços frustrados, 
Nas águas profundas dos mares;
E, após forte espumar e ranger, 
Olhar para o céu sem fim,
Deus erguendo o polegar
Sorrindo para mim.

CANDIDATOS DO ProUni TÊM ATÉ HOJE PARA ADERIR À LISTA DE ESPERA

Os candidatos que não foram pré-selecionados na primeira ou na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm hoje (31) para manifestar interesse na lista de espera.

O prazo de adesão começou ontem (30). O interessado deve obrigatoriamente confirmar, na página do ProUni, o interesse na bolsa. A divulgação do resultado da lista de espera será na quinta-feira (2).

O ProUni é um programa do Ministério da Educação, em vigência desde 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

ANATEL DEVE MUDAR REGRAS PARA IMPEDIR COBRANÇAS APÓS ROUBO DE CELULAR

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) altere a regulamentação dos serviços de telefonia móvel para impedir a cobrança de mensalidades de clientes que comunicarem perda, roubo ou furto do celular. A decisão, da qual ainda cabe recurso, vale para todo o país e foi proferida na última quarta-feira (25), mas foi divulgada ontem (30) pelo tribunal.

De acordo com a assessoria do tribunal, a Justiça Federal em Florianópolis (SC) considerou procedente o pedido do Ministério Público Federal (MPF). A Anatel recorreu ao tribunal, mas a 4ª Turma decidiu, por unanimidade, negar o apelo. Para o relator do caso, juiz federal Sergio Renato Tejada Garcia, ficou demonstrada a omissão da agência reguladora no caso. (Agência Brasil).

segunda-feira, 30 de julho de 2018

AULAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GARANHUNS VOLTAM AMANHÃ (31)

Cerca de 18 mil estudantes irão voltar às aulas do segundo semestre do ano letivo 2018 da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns a partir de amanhã (31). Após um período de recesso de 15 dias, mais de mil professores que fazem parte de uma rede de 52 escolas e sete creches, estarão de portas abertas para receber os alunos do campo e sede.

“Após 15 dias de recesso, estamos voltando às aulas amanhã. No próximo sábado, dia 4, todos gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino irão se reunir para analisar os resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco de 2017 e iremos traçar estratégias para o segundo semestre de 2018, para que a prova deste ano tenha resultados ainda melhores”, explicou a coordenadora de Ensino, Cláudia Oliveira.

Secom/PMG

RESULTADOS DO FIES 2018 SERÃO DIVULGADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (30)

Os resultados do Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018 serão divulgados nesta segunda-feira (30) no site do programa.

 Cerca de 155 mil vagas de financiamento, sendo 50 mil com juro zero, serão ofertadas nesta edição

Estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010 e tiveram média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero) puderam participar da seleção.

Os candidatos ao Fies precisam renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Já na modalidade P-Fies (quando o agente financeiro é o banco), a renda familiar mensal bruta per capita deve ser de de três a cinco salários mínimos.