>>>>>>>>>>>> MEMÓRIA - RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

DR. ERONIDES DE HOLANDA COSTA

Casarão construído pelo Engenheiro-chefe da Great Western, Dr. Eronides de Holanda Costa. Atual Palácio Episcopal de Garanhuns

GARANHUNS -  Inauguração da linha férrea de Garanhuns em 28 de setembro de 1887. O Diário de Pernambuco, de 23 de setembro do mesmo ano publicou ampla reportagem na secção (Revista Diária). Por essa época deu-se o prolongamento da ferrovia Recife ao São Francisco que levou a linha até a cidade do Magano, ponto terminal dessa estrada.

Em 1886, foi dado começo à construção da Estação do início da "Rua Nova" do Imperador, atual "Avenida Dantas Barreto" em Garanhuns, onde se construíra o prédio em que funcionara o "Hotel Estrela" o primeiro no gênero na cidade. Exatamente no local onde  funcionou  o antigo Fórum da nossa Comarca. Foi um acontecimento importante na vida da nossa encantadora cidade. Muitas pessoas de destaque da vida política e administrativa do Estado (Província), estiveram presente ao ato festivo. Depois deste inesquecível acontecimento iniciaram-se as atividades dos administradores da referida Rede Ferroviária.

Dr. Eronides de Holanda Costa  - doutor Holanda como era conhecido, não era filho da nossa cidade. Aqui chegou com o coração cheio de esperança. Presenciara acontecimentos de grandes proporções, no sentido sócio-econômico. Engenheiro das Obras de estradas ferroviárias. Era responsável pelo desenvolvimento da velha "Great Western" entre nós. Porém não ficou somente nisso as suas atividades. Integrou-se em nossa vida social e construiu para época, suntuosa residência. Que depois foi ampliada e transformada no atual Palácio Episcopal de Garanhuns. Iniciou vários outros empreendimentos de grande porte. Homem de vasto conhecimento e de cultura sólida. Muito estimado pelos verdadeiros varões da nossa terra. Chegou a dominar, com a sua simpatia, todos os setores da vida social. Ao lado do grande Severiano Peixoto defendeu patrioticamente as mais amplas liberdades democráticas.  Homem de coragem pessoal  e de fino trato. Viveu em Garanhuns os dias marcantes de sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário