>>>>>>>>>>>>> MEMÓRIA - RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA HISTÓRIA

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

MEMÓRIAS DE GARANHUNS

Garanhuns, PE - Avenida Santo Antônio na década de 30

*Alberto da Silva Rêgo

SOCIEDADE PRADO SERRA BRANCA - Foi organizado em novembro de 1922, sendo a sua inauguração festivamente realizada no dia 22 de dezembro do ano citado. Tinha sede na Fazenda Serra Branca, de propriedade de Cícero Fonsêca, apaixonado por corrida de cavalos, alto comerciante no Recife. A primeira diretoria ficou constituída da seguinte maneira: presidente - Bernardino F. Guimarães, vice - Octávio Alves da Silva Rêgo, secretário - Alfredo Monteiro, tesoureiro - Cícero Fonsêca, juízes de partida - José de Almeida e João Leite, juízes de chegada - Cícero Fonsêca, Eurico Monteiro e José Luna, juízes de posta - Walfrido Fernandes, José Vasco e Antônio Florentino.

As corridas do Prado eram programadas para as manhãs dos domingos. Além da 'raia' de 2.000 metros havia uma arquibancada, um bar destinado à venda de bebidas e  uma bilheteria para venda de 'poules' e pagamento do rateio. Esta associação funcionou até fins de 1925.

ELPÍDIO BRANCO NO PRADO  - Havia uma corrida de cavalos em Garanhuns. Inaugurava-se, ali, o prado de Cícero Fonsêca. Souto Filho e Cícero Leite, ambos meus compadres, resolveram mandar um cavalo para uma corrida projetada. Pediram-me que eu acompanhasse, até ali, o meio-sangue, que seria transportado pela Great-Western. O potro, tido como uma valente corredor, perdeu, a final, para uma eguinha peba e bochuda, pertencente ao João Targino de Azevedo. O cavalo era, realmente, pra valer, mas ressentiu-se da viagem. O resultado é que o Soutinho e o Cícero perderam, naquele tempo, cinco contos de réis. 

VITRÚVIO CAMPELO - Em  2002, o vereador João Inocêncio Filho, presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, apresentou projeto que dá nome de Vitrúvio Campelo a uma artéria desta cidade. Vitrúvio Campelo foi uma das figuras que elevaram nossa terra, por muitos anos trabalhou no antigo serviço de água e luz de Garanhuns. Era seu chefe, o Dr. Ruber van der Linden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário