sábado, 23 de fevereiro de 2019

O RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA

Por Clovis de Barros Filho*

São Paulo - Eu ia muito ao Rio até meados da década de 80, em férias. Visitava uma prima que morava ali bem do ladinho de Álvaro Chaves o campo do Fluminense. Costumava ficar um semana curtindo a Cidade Maravilhosa . O Rio apesar de já ser um cidade um pouco violenta não era nem de longe comparada com a dos dias atuais. Apesar de que mesmo 35 anos atrás sabia no fundo, sentia que a tendência era essa. Alguma coisa me deixava de orelha em pé. Ia muito à praia no Leblon, passeava sem receio pelos calçadões de Copacabana, tomava claro meu chopp gelado nas centenas de bares que margeiam a orla. Claro, ficava embevecido com a cor da água verde esmeralda do mar visto do Pão de Açúcar, do Corcovado, da vegetação exuberante serpenteando as montanhas de toda zona sul, das lindas mulheres que pareciam brotar da terra cada uma mais bonita que a o utra, da visão majestosa do velho Maraca, do aterro do Flamengo, do Flamengo, ficava espantado com a verdadeira idolatria que o carioca sem exceções sentia pelo Zico. 

O carnaval era outra coisa fantástica, atraia milhares de turistas para assistir a criatividade do pessoal do morro e das escolas de samba com seus inesquecíveis sambas enredo  alegorias e as multi coloridas fantasias dos seus integrantes. Fica a grande questão: o que aconteceu com o Rio? Será que como comentou o jornalista Alberto Helena Jr. no seu Blog Bola Virtual na Gazeta Esportiva onde mando alguns comentários, foi só a infiltração do crime organizado nas repartições públicas? Ou foi também o sonho utópico de que o jeito carioca de ser seria para sempre, imortal, pacífico onde todos poderiam se amar e viver livres leves e soltos num paraíso tropical? Infelizmente e a fatura desse sonho existia, foi se acumulando. Ela foi chegando aos poucos, devagarinho até que finalmente chegou e ninguém de sã consciência sabe quem, como e quando pagá-la. Ficamos todos muito tristes pelo Rio. O mais grave é que o Brasil parece fadado a se tornar agora um Grande Rio. 

*Clovis de Barros filho nasceu na Serra da Prata (Iatecá). Estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns do Admissão ao Científico onde concluiu em 1968. Reside em São Paulo desde 1970. É Licenciado e Bacharel em Química Industrial pela Universidade de Guarulhos e Químico Industrial Superior pelas faculdades Osvaldo Cruz/SP.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

FORMAÇÃO CONTINUADA CONTEMPLA COORDENADORES DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

Coordenadores de biblioteca das escolas estaduais da região participaram ontem (21) de formação continuada, promovida pela GRE do Agreste Meridional, na sede da instituição, com o objetivo de fortalecer a atuação dos educadores nesta função, considerando as bibliotecas escolares importantes espaços pedagógicos à disposição das unidades de ensino. Este foi o primeiro encontro formativo para coordenadores de biblioteca em 2019 e contou com cerca de 50 participantes. 

Recepcionados pela apresentação cultural da EREM Luiz Pereira Júnior, localizada no município de Caetés, que trouxe por meio de teatro musical e literatura uma recontagem da obra de Machado de Assis, os coordenadores de bibliotecas participaram de discussões orientadas para os temas “Biblioteca como espaço pedagógico de ensino e aprendizagem” e “Estudo da legislação pertinente à organização do acervo para o funcionamento da biblioteca”. 

A formação proporcionou, ainda, produção e socialização de atividade em grupo acerca da efetivação do trabalho nas bibliotecas escolares, levantando o debate sobre as possibilidades de atuação destes profissionais na escola. Por fim, houve a entrega da proposta do projeto “Cinema e Literatura na Escola”, com orientações para trabalhar o rodízio do acervo em DVDs de cinema na escola. Fonte: GRE-AM.

IATI - MAMÍFEROS QUATERNÁRIOS NO SÍTIO LAGOA CAVADA

Lagoa onde o geólogo Jonh Casper Branner encontrou restos de mamíferos quaternários durante sua primeira expedição ao Brasil
Sítio Lagoa Cavada, Iati - PE
Imagem/Anchieta Gueiros





Há 65 anos, o professor e pesquisador, João de Deus de Oliveira Dias em seu livro "Terra dos Garanhuns", faz um relato sobre a passagem por nossa região do geólogo americano Jonh Casper Branner durante sua primeira expedição ao Brasil no final do século XIX. Primeira expedição que levou o nome de "Branner-Agassiz Expedition" no ano de 1899.

Naquela época Iati era um distrito (01/06/1892) pertencente ao  município de Águas Belas e denominava-se de Mocambo, sendo desmembrado de Águas Belas em 26 de dezembro de 1963, tornando-se município autônomo e com instalação em  14 de agosto de 1964.


RELATOS DO PROFESSOR JOÃO DE DEUS
   
A ocorrência dos fósseis de vertebrados superiores, em Garanhuns, tem sido em pequenos caldeirões, nos lagedos, ou em terrenos sedimentares, argilosos ou limosos, de pequenas bacias (cacimbas, barreiros), do Período Pleistocênio, caracterizado pelas espécies Megatherium cuvieri Lund, Cuvieronius brasiliensis Lund, Panochthus oliveira-roxo Castellanos, Toxodon expansidens Agassiz, Mastodon humboldtii Cuvier, etc.
Durante escavações para aprofundamento da lagoa foram encontrados vários restos de mamíferos quaternários por moradores desta região. A lagoa fica no sopé da Serra do Uruçu
Sítio Lagoa Cavada, Iati - PE
Imagem/Anchieta Gueiros


Os restos de mamíferos extintos, diz Luciano Jacques de Morais, têm aparecido em diversos lugares de Pernambuco e são encontrados, frequentemente, ao proceder-se a escavação de  tanques, denominação dada aos poços destinados ao armazenamento d'água. 
Material encontrado na Lagoa Cavada por um agricultor

Estes poços são abertos, tanto nos pontos altos como nos elevados da superfície, mas quase sempre em caldeirões ou fossas entulhadas por depósitos de aluvião. Ossos desses animais também costumam aparecer na estação seca nos fundos das lagoas e nos vales.

Jonh Casper Branner, em sua primeira expedição ao Brasil em 1899, encontrou restos de mamíferos quaternários na Lagoa da Lágea, Lageiro e Lagoa Cavada, entre Águas Belas e Garanhuns. Fonte: Terra dos Garanhuns do escritor e professor João de Deus de Oliveira Dias - 1954 - Foi mantida a grafia da época.


DR. JOHN CASPER BRANNER

Dr. Branner nasceu em New Market, Tennessee, em 1850, formou-se em Cornell em 1882 e recebeu seu Ph.D na Universidade de Indiana em 1885.

Em 1891, o Dr. Branner foi selecionado pelo presidente da Stanford, David Starr Jordan, como professor de geologia. Ele foi então conectado com a Universidade do Arkansas. Ele serviu como vice- presidente da Stanford de 1898 a 1913.
Dr. Jonh Casper Branner
Imagem/www.wikipedia.org
Em 1913, os curadores de Stanford o homenagearam com a presidência da universidade quando o Dr. Jordan foi promovido à chancelaria. Dr. Branner se aposentou como o segundo presidente da universidade em 1915, aos 65 anos. Ele também renunciou ao cargo de chefe do departamento de geologia e mineração, cargo que ocupou por 23 anos. Ele foi sucedido pelo Dr. Bailey Willis da USGeological Survey. Após a aposentadoria, ele foi nomeado pelo Presidente Wilson em 1916 para investigar a causa de grandes deslizamentos de terra que afetaram as operações do Canal do Panamá.

O Dr. Branner era uma autoridade reconhecida na geologia das repúblicas sul-americanas, especialmente no Brasil.

Durante sua última década ele liderou várias expedições ao Brasil e contemplou outra viagem, mas foi impedido por problemas de saúde.

MAPA DE JONH CASPER BRANNER NO BRASIL


Ele analisou e tratou a geologia do litoral do Nordeste Brasileiro na Branner-Agassiz Expedition (1899) e na Stanford Expedition (1911). As expedições indicam como a geomorfologia das bacias sedimentares, dos recifes de arenito e dos recifes de corais foi caracterizada sob uma perspectiva evolutiva darwinista. Branner integrou o modelo de pesquisa de campo da história natural com as práticas da biologia moderna e da geologia dinâmica, e interpretou a evolução da formação geológica a partir dos fatores físico-químicos. Os estudos zoológicos identificaram o lugar da variação e das adaptações evolutivas das espécies marinhas isoladas como fator auxiliar da seleção natural.

PERÍODO QUATERNÁRIO

O Período Quaternário iniciou-se há 2,6 milhões de anos e compreende desde a época pleistocênica (de 2,6 milhões de anos até cerca de 10 mil anos atrás, referindo-se aos depósitos pós-pliocênicos) até a época holocênica (10 mil anos atrás até os dias atuais, incluindo fósseis de espécies existentes), estando dentro da Era Cenozóica. Compreende depósitos sedimentares juntamente com restos de animais e vegetais que vivem ainda hoje, espécies de mamíferos placentários (permitindo observar ancestrais de cavalos, e elefantes), sendo também a idade do Homem. As características mais marcantes deste período foram as glaciações e o aparecimento do homem, há apenas 1,8 milhões de anos.

VEJA NO VÍDEO ABAIXO OS ANIMAIS QUE VIVERAM NO PERÍODO QUATERNÁRIO


GARANHUNS: GIOVANNA AREIAS DISPUTA TÍTULO DE MISS MODEL TEEN BRASIL

Giovanna Areias

A garanhuense Giovanna Areias já está em Curitiba. A jovem chegou nesta quinta, 21 de fevereiro, à capital do Paraná onde disputará o concurso @missmodelteenbrasil. O confinamento começa nesta sexta, 22, no Hotel Master Curitiba onde as belas farão entrevistas e desfiles. Já a final do evento ocorre no Teatro Sesc da Esquina no próximo sábado, 23 de fevereiro. Disputam o título de Miss Model Teen Brasil cerca de 20 jovens de todo o pais. A vencedora será premiada com cinco mil reais, além da faixa e a coroa. 

Giovanna é a única representante de Pernambuco no concurso e conta com a torcida de todos, principalmente dos conterrâneos garanhuenses. "Venho me preparando com muito foco e determinação e, devido a isso, estou muito confiante. Torçam por mim", pontuou Giovanna. Fonte: http://www.vecgaranhuns.com/

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

CUPIRA: TCE JULGA IRREGULAR AUDITORIA ESPECIAL NO TRANSPORTE ESCOLAR DA CIDADE

A Segunda Câmara do TCE julgou irregular na última terça-feira (19) uma auditoria especial realizada no serviço do transporte escolar do município de Cupira nos anos de 2013 e 2014. O serviço foi prestado pela empresa WS Locações e Serviços Eireli, cuja contratação decorreu do Pregão Presencial 01/2013. Foi imputado um débito solidário no valor de R$ 879.449,49 à empresa que venceu a licitação, ao ex-prefeito Sandoval José de Luna e ao fiscal de transportes Rodrigo Loiola da Silva. Desse total, R$ 455.698,14 foi referente ao excesso de pagamento em 2013 e R$ 423.751,45 em 2014.

O relator do processo (tc n° 1509120-0) foi o conselheiro Carlos Porto, que aplicou multas individuais à pregoeira Karla Daniele de Carvalho Sobral Lima (R$ 8.215,50), Karlyane Morgana de França (R$ 8.215,50) e Rodrigo Loiola da Silva (fiscal de transporte municipal).

De acordo com o relatório de auditoria, foi constatada ausência de competitividade no Pregão, não realização dos serviços tal qual constava do contrato, renúncia de receita referente ao ISS não retido adequadamente, parte dos veículos próprios adquiridos para o programa “A Caminho da Escola” fazia rotas não prioritárias do transporte escolar, condutores sem certificados de formação de cursos, veículos em mau estado de conservação e contratação antieconômica. A empresa foi contratada pela importância de R$ 1.783.169,60 pelo período de um ano. Embora notificados, os interessados não apresentaram defesa.

Fonte: Gerência de Jornalismo do TCE-PE

GARANHUNS: AURIMAR FERREIRA LANÇA LIVRO SOBRE TIMIDEZ

O radialista Aurimar Ferreira lança a 3ª edição do Livro TIMIDEZ: NÃO A DEIXE FALAR POR VOCÊ. O evento acontece nesta quinta-feira, 21, às 20h, no plenário da Casa Raimundo de Moraes - Câmara Municipal de Garanhuns. Há mais de 20 anos Aurimar Ferreira atua na área de comunicação em rádios, jornais, revistas, assessoria de imprensa e instituições de ensino. Realizando palestras, ministrando cursos de Expressão Verbal - Desinibição ao Falar em Público, em todo o país, segundo sua assessoria, "colocando ao alcance de todos as vantagens da desinibição que proporciona a todo ser humano viver melhor, ter sucesso pessoal e profissional."

O livro Timidez - Não a deixe falar por você, traz relatos de pessoas comuns, artistas, políticos, empresários, esportistas e do próprio autor de como superaram a timidez. A obra é um alento para quem convive com o problema. Lançado em outubro de 2010, pela Exterior Editora o livro foi divulgado no Brasil e na Itália. A primeira edição foi esgotada em apenas seis meses. “O mito de que o brasileiro não gosta de ler cai por terra. O meu trabalho que não é tão conhecido chega em sua terceira edição, então só me resta agradecer”, comemora o escritor. O trabalho é resultado de experiências vividas pelo próprio autor que se define como um ex-tímido crônico que perdeu inúmeras oportunidades na vida devido sua timidez e ressalta que é possível conviver com o problema, mas é preciso enfrentar, ousar, arriscar…

A obra escrita numa linguagem simples e fluente, rico em exemplos e casos reais, ajudará o leitor a aprender sucessivamente: As causas da Timidez e como vencê-la.

Além de reunir elementos para subsidiar ações de enfrentamento do problema, o livro dar dicas e trata do assunto no aspecto psicológico, para isso contou com a parceria da psicóloga Ivone Cubarenco.

O livro pode ser adquirido em bancas de jornal, livrarias ou através do e-mail: aurimarjornalista@yahoo.com.br

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

GRAVATÁ GANHA SUPERPARQUE DE AVENTURA


O município de Gravatá vai ganhar um superparque de aventura, que já está sendo construído numa área de um milhão e seiscentos mil metros quadrados. Neste sábado, o Parque Karawá-tã será apresentado à imprensa.

No espaço para prática do turismo de aventura, ecoturismo, entretenimento, treinamento corporativo, educação e pesquisa ambiental, haverá já na primeira fase três tirolesas, incluindo uma com 850 metros de extensão para duas pessoas, trilhas contemplativas e de aventura, arvorismo, arco e flecha, rapel; paredão de escalada, aquaball, circuito bike, paintball e tobogã com 120 metros de extensão.

Além disso, haverá toda infraestrutura, com equipamentos de suporte, como centro de visitantes, auditório, cinco lanchonetes, restaurante, três lojas, estacionamento para 700 veículos e 10 estações de embarque e desembarque.

Estão sendo investidos no projeto R$ 22 milhões. O modelo de viabilidade do Parque de Aventura está estruturado de forma aberta para a participação de segmentos privados e públicos. Na sua partida, conta o apoio da Prefeitura de Gravatá e o financiamento do Banco do Nordeste.

A previsão de início de funcionamento para junho deste ano.

ARTILHEIRO DO CAMPEONATO BAIANO 2019 É DE CORRENTES-PE

João Rodrigues Filho Neto, 34 anos, natural de Correntes-PE começou a carreira em 2006, no Sport Recife. E tem passagens por vários clubes do Nordeste, como o Central-PE, Cabense-PE, Sampaio Corrêa-MA, entre outros clubes do futebol brasileiro. o atleta tem em seu currículo o título do Campeonato Baiano de 2011, e uma Série B do Brasileirão também em 2011, Ambos pelo Esporte Clube Bahia. Atualmente o atleta está no Atlético de Alagoinhas-BA, Que ocupa a 7° posição no campeonato baiano 2019. João é um dos destaques da sua equipe na boa campanha que o time vem fazendo no Estadual deste ano com 6 gols marcados até o momento.

Ficha Técnica

Nome - João Rodrigues Filho Neto

Posição - Atacante

Nascimento - 19/08/1984

Naturalidade - Correntes (PE)

Altura - 1,62 m

Clubes - Sport (2006), América-RN (2007), Central-PE (2008), Cabense-PE (2008), Ferroviário-CE (2009), Nacional-AM (2009), CRB-AL (2009), Bahia de Feira-BA (2010, 2011 e 2012), Sampaio Corrêa-MA (2011), Bahia (2011), Portuguesa (2011) e Ipatinga-MG (2012), Fluminense de Feira (2016).

Fonte: Blog do Ismaradona

BAILE DE CARNAVAL DOS ESCRITORES SERÁ NA CASA ROSADA DA RUA SANTANA


Nesta quarta-feira 20 de fevereiro de 2019, em encontro com início para as 18h, na sequência da 708ª sessão do programa Quarta às Quatro, junto com as comemorações do 61º aniversário da entidade, a União Brasileira de Escritores (UBE) vai realizar o tradicional Baile Carnavalesco "Escritores em Folia" com a participação de orquestras de frevo. concurso de fantasia e de estandartes.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

GOVERNO DE PERNAMBUCO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, abre inscrições para o processo de ingresso em cursos técnicos no Estado nesta terça-feira (19). Os nove cursos ofertados são na modalidade EAD (educação à distância); semipresencial; e profuncionário (para profissionais da Educação). Podem participar qualquer pessoa que já tenha concluído o Ensino Médio ou estudantes do 2° ou 3º ano desta etapa de ensino.

Para realizar a inscrição, que segue até o dia 27 de fevereiro, é necessário que os candidatos realizem o cadastro no site da Secretaria de Educação e Esportes, através do banner de Escola Técnica Estadual (ETE), na página inicial. Em seguida, todos vão receber um e-mail, onde devem complementar as informações da pré-matrícula, além de submeter de forma eletrônica a documentação exigida conforme o edital. Após realizar esses dois processos, os matriculados já podem iniciar as aulas, que começam entre 4 e 8 de março, a depender do curso escolhido.

Estão sendo ofertados os seguintes cursos: Administração; Biblioteconomia; Desenvolvimento de Sistemas; Design de Interiores; Logística; Multimeios Didáticos; Recursos Humanos; Secretaria Escolar; e Segurança do Trabalho.

No Agreste, as cidades de Águas Belas, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Lajedo, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una e Surubim têm escolas que servirão de espaço para os encontros presenciais. 

Para maiores informações sobre o processo de inscrição, os telefones são 3183.9862 e 3183.9866. Fonte: GRE-AM.

VENTUROSA: MPPE COBRA MAIS TRANSPARÊNCIA NO USO DE VEÍCULOS DA CÂMARA

Após constatar indícios de irregularidades no uso dos veículos oficiais da Câmara de Vereadores de Venturosa, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao presidente da casa adotar uma série de medidas para dar mais transparência sobre o uso dos carros.

De acordo com o promotor de Justiça Igor de Albuquerque, ficou comprovado um gasto aparentemente excessivo com combustível, uma vez que a Câmara adquire cerca de 800 litros por mês para os dois carros que possui. “A falta de controle nos gastos públicos e a desobediência das normas financeiras podem ocasionar malversação ou desvio de recursos, o que pode constituir ato de improbidade administrativa a ser imputado ao responsável por tal ato”, alertou o promotor de Justiça.

Assim, o representante do MPPE recomendou ao Poder Legislativo que disponibilize mensalmente, no Portal da Transparência da Câmara, informações completas sobre os gastos com o abastecimento dos veículos oficiais. Os dados mínimos exigidos são a marca e modelo dos carros; ano de fabricação; placa; total de combustível adquirido; valor pago pelo combustível; quantidade de litros abastecidos no mês; e a leitura dos hodômetros de cada veículo.

Além disso, o MPPE recomendou que a Câmara de Vereadores passe a usar algum sistema de controle interno do uso dos veículos oficiais, com o objetivo de registrar a data e hora de retirada e devolução dos carros; o nome do vereador ou servidor que se utilizou do veículo; a leitura do hodômetro nos momentos da retirada e devolução do veículo; o motivo do uso do veículo; e as informações sobre cada abastecimento, com total de litros de combustível adquiridos e o valor pago. O presidente da Câmara também deve proibir que sejam abastecidos veículos com hodômetros quebrados ou defeituosos.

Para garantir que os veículos da Câmara não sejam usados para o cumprimento de interesses particulares, o promotor de Justiça ainda recomendou que os vereadores e servidores se abstenham de utilizar os veículos em tarefas que não sejam de estrito interesse público, nos finais de semana, feriados e fora do horário de expediente, com exceção de eventuais deslocamentos para cumprir suas atribuições profissionais. Após o encerramento do horário de expediente, os veículos devem ser guardados no pátio da Câmara ou em outro órgão municipal, sendo proibido permanecerem em residências de particulares.

Por fim, o poder público deve promover a identificação dos veículos por meio de adesivos, fazendo constar a expressão uso exclusivo em serviço. O presidente da Câmara de Vereadores de Venturosa tem um prazo de 20 dias para informar ao MPPE se acata ou não as medidas recomendadas. Fonte: MPPE.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

SELEÇÃO INTERNA PARA EDUCADOR DE APOIO

Estão abertas, desde o último sábado (16), as inscrições para o processo de cadastramento e habilitação de professores do quadro efetivo da Secretaria de Educação e Esportes do estado de Pernambuco para exercer a função de educador de apoio nas escolas da Rede Estadual. As inscrições são gratuitas e possuem três etapas: análise de requisitos, experiência e títulos; avaliação escrita e avaliação do plano de trabalho. O cadastro é feito exclusivamente pelo site da Secretaria, através deste link. As inscrições seguem abertas até o dia 25 deste mês. O resultado preliminar da primeira etapa será divulgado no dia 8 de março.

Podem participar professores que tenham vínculo ativo com a secretaria, além de formação em Licenciatura Plena; possuir, no mínimo, dois anos de efetivo exercício docente na Educação Básica em escola pública ou privada e apresentar plano de trabalho no ato da inscrição. Professores que já atuam temporariamente como educador de apoio devem se inscrever no processo de cadastramento e habilitação, caso tenham interesse em permanecer no exercício da função. 

Estão dentro das atividades diárias do educador de apoio: participar da construção, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico da escola; coordenar, sistematizar, acompanhar e avaliar as ações pedagógicas e de docência da escola; Assim como coordenar o monitoramento pedagógico das turmas, sob sua responsabilidade na escola, dentre outras. 

GARANHUNS: APÓS ATUAÇÃO DO TCE CÂMARA CANCELA LICITAÇÃO


Uma análise de licitação da Câmara Municipal de Garanhuns feita este mês pelo Tribunal de Contas resultou em uma economia de quase 750 mil reais para os cofres do município. O Pregão Eletrônico nº 001/2019, seria realizado no próximo dia 18 de fevereiro para atender ao Poder Legislativo de Garanhuns, o objeto tratava da locação de 13 automóveis, todos ‘zero quilômetro’ e ano 2019 A relatoria é do conselheiro Dirceu Rodolfo.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Municípios do último dia 1º de fevereiro. A contratação não incluía a necessidade de motorista, nem o fornecimento de combustível e o valor estimado era de R$ 748.966,95.

Um levantamento realizado pela equipe técnica da Inspetoria Regional de Arcoverde, no Sistema Integrado de Orçamento e Gestão da Informação (SIOGI) do TCE, comprovou a desproporcionalidade do valor envolvido. A partir da análise dos documentos solicitados à Câmara Municipal, a equipe do Tribunal observou que os gastos seriam quase cinco vezes superiores a média de veículos alugados em Garanhuns nos últimos quatro anos, correspondente a R$ 162.427,12.

O estudo apontou ainda que a licitação era tão dispendiosa que o valor da locação poderia ser suficiente para adquirir cerca de 30 veículos novos com o preço aproximado de R$ 50.000,00, somente na gestão do atual presidente que é de dois anos.

Diante das recomendações do Tribunal, o presidente do legislativo daquele município, Daniel da Silva, decidiu revogar o certame, publicando a decisão no Diário Oficial da AMUPE do último dia 15, e gerando uma economia de R$ 748.966,94. Fonte: TCE-PE.

LAJEDO - "O CLÃ" DA FAMÍLIA AMARAL

Dom João da Mata Andrade e Amaral
Imagem/Diocese de Cajazeiras-PB
Por Antônio Oliveira

São os homens que constroem a História, e ai daqueles que se omitem no processo de formação da identidade de um povo! Seus nomes logo serão relegados ao esquecimento, sua  memória alijada da mente das novas gerações. Às grandes famílias que "fizeram" Lajedo, a exemplo dos Ferreira (pioneiros), Oliveira, Braga, Dornelas, Cordeiro, Vilaça e outras de menor projeção, mais uma vem juntar-se, ocupando seu lugar de direito, mercê a dedicação de seus membros e a relevância de seus atos: os Amaral.

Tudo começou com o casal do Coronel Francisco Francelino do Amaral (Seu França) e Deolinda Francisca do Amaral (Dona Dora): sua transferência da Fazenda Boqueirão, do município de Altinho (terra também de Vicente Ferreira), para sua vasta propriedade, à época território de Canhotinho, cortada pelas águas do riacho Salobro, e  por isso mesmo denominada Fazenda Salobro, nascedouro do povoado que muitos anos à frente receberia a designação de Imaculada, por influência dos padres salesianos.

De início apenas o casarão senhorial e modestas habitações destinadas à acomodação dos agregados e serviços da herdade. Logo mais, em 1914, é construída uma ermida em louvor a Imaculada Conceição, capela ainda existente e que abriga os restos mortais da quase totalidade dos familiares.

D. Edjenalva, Ivo Tinô e D. Francisca Amaral Tinô em 1989

Seu França e Dona Dora deram origem a uma prole de oito filhos, sendo quatro rapazes e quatro moças, estas, senhoras de excelente formação, educadas que foram nos rígidos e admiráveis princípios que norteavam os lares de antigamente, exemplo de mães e esposas:

MARIA - Casada com Severiano Pereira da Costa, ex-administrador do distrito de Lajedo, comerciante de destaque aqui e, posteriormente, na cidade de Esperança-PB. Pais da médica obstetra Maria Auxiliadora, residente no Rio de Janeiro.

TEREZA - Esposa de Manuel de Carvalho e Silva (Seu Né), fazendeiro e que exerceu a função de oficial do Registro Civil da localidade de Queimadas, do município de Jurema. Não tiveram filhos.

VERÔNICA -  Desposou José Firmino Burgos, oficial do Registro Civil em Lajedo, Tabelião Público, tornando-se, mais tarde, prefeito do município. Pais de Madalena e Bernadete.

FRANCISCA (Chiquinha) - Casou com Ismael Tinô, policial, delegado em algumas cidades, continuando, após o exercício, como servidor do Estado, no Departamento do Fomento Agrícola em Garanhuns. Progenitores de Ivo Tinô do Amaral, ex-deputado estadual e, por duas vezes, prefeito do município de Garanhuns; Ivone e Ivonete.

Quanto aos homens tiveram as mais  diversificadas atividades possíveis. Vejamos:

MANUEL - Escritor, jornalista, funcionário da Empresa dos Correios e Telégrafos, em Recife. Autor de livros, dentre os quais Caras & Caretas, em que enfoca o perfil de várias personalidades intelectuais da sua época. Casado com Dona Amélia Gomes, enfermeira, tiveram dois filhos: Márcio e Marcelo.

MAMEDE - Senhor do Engenho Brejinho (Canhotinho), fazendeiro, comerciante em Olho d'Água de Dentro e Queimadas de Jurema. Foi ainda, administrador, por longos anos, da propriedade Quatis, pertencente a Santa Casa de Misericórdia. No governo Arraes teve seus interesses fundiários prejudicados pela política de reforma agrária empreendida pelo governador. Sua esposa, Dona Djanira Cordeiro Bezerra, deu-lhe os seguintes filhos: Arlindo, Abelardo, Abigail, Geraldo, Terezinha e Áurea Deolindo (Aurita).

JOÃO DA MATA - Este seguiu a carreira eclesiástica. Ordenado sacerdote aos 23 anos, ocupou inúmeros cargos na hierarquia católica: secretário do Bispado de Nazaré da Mata (PE), capelão da Usina Aliança, vigário de Nazaré e vigário geral da Diocese. Pároco em Queimadas, Bom Jardim e Limoeiro. Em 24 de março de 1934 é surpreendido com a indicação para Bispo de Cajazeiras (PB) e, posteriormente, para as Dioceses de Manaus (AM) e Niterói (RJ), onde está sepultado.

JOSÉ - Acadêmico. Durante a mocidade teve suas andanças pela cidade do Rio de Janeiro. No Salobro tornou-se fazendeiro e comerciante. Ocupou postos na política local: vice do prefeito Antônio Dourado e vereador à Câmara Municipal. Foi meu padrinho de crisma. Casado com a senhorita Maria Anunciada Cadengue, de uma das nossas tradicionais famílias, o casal gerou um quarteto de Marias do Socorro, da Conceição, do Rosário e de Lourdes. Viva Maria! Zé Amaral faleceu em Garanhuns à 21 de novembro de 1969.

Concluo aqui a sumaríssima crônica desse ilustre clã cujos membros tão bem representaram nossa gente: Deolinda, Manuel, Mamede, João da Mata e José, hoje emprestam seus nomes a educandários e ruas na cidade em Quatis e em Imaculada. Fonte: O Jornal.

A MANIA DO GASPAR

Por Clovis de Barros Filho*

São Paulo - O  Gaspar tinha um problema sério. Alguém quem sabe sua mãe ou avó contaram para ele ainda adolescente, que pessoas que tinham os dentes entrevelados (remontados) não eram confiáveis, era  pessoas más. O rapaz cresceu com essa certeza na sua cabeça. No começo ninguém reparou muito a mania que ele começara a cultivar.  Quando conversava com alguém seu olhar se detinha principalmente em observar a boca do seu interlocutor de uma forma esquisita. À noite quando chegava em casa não era incomum Gaspar contar para a sua mãe já meio atônita com a mania desenvolvida pelo filho, que fulano de tal era uma pessoa ruim, pois descobrira que seus dentes eram entrevelados. O tempo foi passando e as pessoas a cada dia começavam mais e mais a perceber que Gaspar tinha algum desvio de personalidade. A partir daí muita gente quando tinha que falar com ele colocava disfarçadamente uma mão sob a boca no intuito de evitar os olhares indiscretos do rapaz sobre os seus dentes e sua  boca. 

Mais a coisa não parou por ai. A reação de Gaspar veio logo. Já não se dava por satisfeito em apenas observar a boca e os dentes dos seus interlocutores de uma forma normal sem forçar a barra. A partir de então deu um jeito bizarro de checar os dentes do pessoal. Passou a literalmente forçar a abertura da boca dos mais desavisados sob as mais estapafúrdias desculpas. Uma hora inventava que a pessoa estava com um inseto na boca. Outras vezes que os dentes eram muito bonitos. Outras ainda que a pessoa estava com a gengiva sangrando e por ai seguia desfilando um montão de barbaridades, só para verificar se o cara tinha os dentes entrevelados. A surpresa maior estava para acontecer. Gaspar simplesmente do nada parou de importunar as pessoas. A notícia correu rápido na cidade. Aconteceu um milagre. Gaspar estava curado. Os amigos comemoraram. A família mandou rezar uma missa. O povo já poderia andar tranquilo pelas sem ter que proteger a boca quando conversava com Gaspar. O Natal finalmente chegara. Numa comemoração de fim de ano, rodeado de amigos e familiares  e já livre definitivamente da sinistra mania e esbanjando enorme euforia, ele deu a seguinte notícia: amigos é com imensa alegria que comunico a todos vocês que passei no vestibular de odontologia. 

*Clovis de Barros filho nasceu na Serra da Prata (Iatecá). Estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns do Admissão ao Científico onde concluiu em 1968. Reside em São Paulo desde 1970. É Licenciado e Bacharel em Química Industrial pela Universidade de Guarulhos e Químico Industrial Superior pelas faculdades Osvaldo Cruz/SP.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

IATI - CENÁRIOS DO AGRESTE DE PERNAMBUCO



Vendedor de Fumo de Rolo - O tradicional fumo de rolo ainda faz muito sucesso entre alguns fumantes. É uma tradição que ainda é mantida em muitas feiras livres do Nordeste. 
Iati - PE
Imagem/Anchieta Gueiros

CAJAZEIRAS: PREFEITURA REALIZA CONCURSO PÚBLICO

A Prefeitura de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, por meio do edital n.º 001/2019, abriu inscrições para o concurso público destinado ao provimento de 189 cargos efetivos atualmente vagos do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal. De acordo com o edital, são ofertadas vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, cuja remuneração varia de R$ 998,00 a R$ 3.850,95.

Cargos 

Agente Administrativo; Agente de Transito; Agente Fiscal de Obras; Arquiteto; Arquivista; Assistente Social; Auditor Interno; Auxiliar de Consultório Dentário; Auxiliar de Serviços Gerais; Condutor Socorrista SAMU; Contador; Coveiro, Cozinheiro, Cuidador, Educador Físico, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo, Civil, Elétrico e Ambiental); Farmacêutico; Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Intérprete de Libras, Médico (Auditor Regulador, Dermatologista, Gástrico, Mastologista, Neurologista, Obstetra, Oftamologista, Oncologista, Ortopedista e Otorrinolaringologista.

Também haverá vagas para Médico Pediatra, Plantonista, Psiquiatra e Urologista; Merendeira; Monitor; Monitor de Creche; Monitor de Apoio de Transporte Escolar; Monitor do CCA; Motorista; Motorista de Caçamba; Nutricionista; Odontólogo; Operador de Computador; Operador de Máquinas; Pedreiro; Porteiro CCA; Procurador; Professor B I; Psicólogo; Psicólogo CCA; Psicopedagogo; Servente de Obras; Técnico (Agrícola, Enfermagem, Contabilidade, Edificações e Geo Processamento); Terapeuta Ocupacional; Veterinário e Vigilante.

Vale lembrar, que serão reservadas 5% das vagas aos candidatos com necessidades especiais, desde que sua deficiência seja compatível com o cargo.

Para inscrever-se no concurso, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.idib.org.br até às 23h59min do dia 17 de março de 2019, preencher corretamente a ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição nos seguintes valores. Fonte: Concursos no Brasil.