sábado, 2 de março de 2019

SEDUC - AL ABRE NOVO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Divulgado o edital de processo seletivo n.º 003/2019, da Secretaria do Estado da Educação de Alagoas para composição de Banco de Dados de Professores Bolsistas Temporários, no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, na ação MEDIOTEC. Os contratados irão atuar em jornadas de até 20 horas semanais e farão jus a bolsa no valor de até R$ 20,00 h/a.

Inscrições

As inscrições somente serão realizadas, somente via internet, no endereço eletrônico http://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/, disponível no site da SEDUC/AL www.educacao.al.gov.br até o dia 10 de março de 2019.

Seleção

Para efeito de avaliação, serão atribuídos pontos de Titulação e de Experiência Profissional, cujo resultado provisório será divulgado no endereço eletrônico http://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/, a partir do dia 11 de março de 2019. Fonte: Concursos no Brasil.

sexta-feira, 1 de março de 2019

LULA TEM DIREITO RECONHECIDO E IRÁ AO VELÓRIO DO NETO


O ex-presidente Lula obteve da Justiça o direito de deixar a prisão na Polícia Federal em Curitiba para ir ao velório e enterro do neto Arthur Araújo Lula da Silva, de sete anos, que morreu nesta manhã, em decorrência de uma meningite; autorização foi concedida com base na Lei de Execução Penal; Lula seguirá para São Paulo em aeronave do governo do Paraná; velório será no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo (SP) e a cremação do corpo está prevista para as 12h deste sábado (2).  O Arthur nasceu quando o Lula enfrentava um câncer. Ele chegou como uma luz de esperança e energia para o Lula e dona Marisa.

DIVULGADA A TABELA DA PRIMEIRA FASE DA 6ª COPA DO AGRESTE DE FUTEBOL

Com início para o dia 10 de março de 2019, foi divulgada a tabela da 1ª fase da 6ª Copa do Agreste de Futebol Amador. Competição consolidada e que envolve fortes equipes do agreste meridional, tendo a frente da organização o ex-jogador de futebol Quincas Araújo.

Confira abaixo a tabela da primeira fase

Fonte: Blog do Ismaradona

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE INSCRIÇÕES PARA O EXAME SUPLETIVO 2019


A Secretaria de Educação e Esportes do Estado inicia, nesta sexta-feira (1º), o processo de inscrições para os interessados em realizar o Exame Supletivo 2019, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em etapas de Ensino Fundamental e Médio. Os interessados poderão se inscrever, exclusivamente, pelo site da Secretaria, na aba Supletivo 2019. O candidato que não tiver acesso à internet poderá utilizar, gratuitamente, os computadores das escolas públicas estaduais, mediante consulta prévia e autorização do gestor da escola. As inscrições seguem até o dia 31 de março. Clique aqui para acessar o edital.

No ato da inscrição, o participante deverá preencher todos os campos do formulário de solicitação e, após a confirmação dos dados e conclusão do preenchimento, realizar, obrigatoriamente, a impressão de seu comprovante ou anotar o número da inscrição, que servirá posteriormente para a impressão do Cartão de Inscrição. Poderão se inscrever no Exame Supletivo 2019, para a Etapa do Ensino Fundamental, participantes com 15 anos completos até a data da realização das Provas; e para a Etapa do Ensino Médio, participantes com 18 anos completos até a data da realização das Provas.

Os inscritos no Nível Fundamental se submeterão às provas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, arte e língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol). Já os inscritos no Nível Médio, passarão por provas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, biologia, física, química, filosofia, arte, sociologia e língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol). O candidato deverá atingir, no mínimo, média 6,0 em cada disciplina.

As provas serão realizadas no dia 06 de outubro, para o público em geral, no local determinado no Cartão de Inscrição do participante, conforme horários estabelecidos; e no dia 07 de outubro, para os apenados, Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), no local determinado no Cartão de Inscrição do participante (Unidades Prisionais, Cadeias Públicas, CASES e CASEM). O resultado final do Exame Supletivo nas Etapas de Ensino Fundamental e Médio será divulgado no site da Secretaria e nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs).

Confira os municípios disponíveis para realização das provas: Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Camaragibe, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Floresta, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes (centro), Jaboatão dos Guararapes (Prazeres), Limoeiro, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Palmares, Petrolina, Recife (zona: centro/norte/sul), Salgueiro e Vitória de Santo Antão.

Outras informações podem ser obtidas através dos números (81) 3183-8375 / 3183-8382/ 3183-8392.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

GRUPOS DA COPA AGRESTE DE FUTSAL 2019


Com previsão de  início para o próximo dia 15 de março, a Copa Agreste de Futsal 2019.  A organização  tem a frente César Brasil e Ivison Rodrigues que divulgaram os grupos que terão cinco equipes em cada grupo. A tabela dos jogos será divulgada em breve.

RADIALISTA VALDIR MARINO SOFRE ACIDENTE, MAS PASSA BEM


O Sr. Ivo Amaral, diretor-presidente da Rádio FM Sete Colinas, comunica que o radialista Valdir Marino sofreu um pequeno acidente em sua residência.  Valdir está internado no Hospital Dom Moura, onde recebeu atendimento, fez radiografia e uma tomografia da cabeça e seu estado é estável.

Valdir Marino é poeta, locutor, repórter, ator, cantador de histórias e um membro atuante em defesa da cultura da cidade. 

Desejamos ao nosso amigo Valdir Marino melhoras  e uma rápida recuperação. 

MACHADOS: CPRH E CIPOMA APREENDEM 83 AVES SILVESTRES


Oitenta e três aves silvestres – quase todas típicas do bioma caatinga – foram apreendidas por equipes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) em residências e um sítio do município de Machados, no Agreste no Estado. Três autos de infração foram emitidos pela Agência ambiental. Juntos, eles totalizam multa de R$ 5,6 mil por criação ilegal de animais silvestres.

A ação ocorreu na tarde da terça-feira (26). Acompanhados de policiais militares da Cipoma, agentes do setor Florestal da CPRH retornavam de atividades no Agreste Setentrional quando avistaram muitas gaiolas em residências do município. Partiram então para nova fiscalização, o que resultou nas apreensões de aves de diversas espécies, entre elas cancão, patativa, galo de campina, craúna, concriz, sibito, trinca-ferro, sabiá, tiziu e dois papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva).

As aves são o principal alvo dos traficantes e, em consequência, são os animais silvestres mais presentes nas reabilitações do Cetas Tangara. No balanço de 2018, por exemplo, o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco acolheu 13.406 animais, a maioria aves (11.011 – 82%) e grande parte (7.662 – 77%) proveniente de apreensões no combate ao tráfico e comércio ilegal. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria da Agência pelo fone (81) 3182-8923. Fonte: Blog do Governo de Pernambuco.

PERNAMBUCO IMORTAL

Por Clovis de Barros Filho*

São Paulo - Se tem um estado brasileiro com histórias de lutas esse estado é o de Pernambuco. Nosso estado sempre foi caracterizado por lutas ao longo da história mostrando que seu povo é guerreiro e não aceita ser escravo de ninguém. A negativa do Governo de Pernambuco em aceitar as ordens esdrúxulas e estapafúrdias do ministro colombiano Velez Rodriguez lotado no Ministério da Educação no Brasil obrigando a que todos os alunos cantem o Hino Nacional, e mais do que isso sejam filmados, só nos engrandece. Cantar o Hino Nacional é mais que um orgulho é um dever de todos os brasileiros. Desde que seja cantado no devido lugar em eventos oficiais ou quando de livre vontade por quem quer que seja. No entanto, você usá-lo  politicamente para promover governos e entidades é um crime. O Hino nacional foi banalizado nesse país faz tempo. Até a CBF que como chama o jornalista Ednaldo Santos da Rádio Jornal "A casa bandida do futebol" obriga os times até em jogo de casados e solteiros, a cantá-lo. Isso tem que acabar. E aqui vamos fazer ser claros. Não é só o Hino Nacional não. 

O Hino de Pernambuco também. Qualquer joguinho de futebol, tome o hino do estado. Pernambuco precisa começar a dar o exemplo. Voltar a assumir o seu lugar de honra que lhe cabe na história, como um estado forte, de tradições política e de lutas imemoráveis mais que permanecem vivas na nossa mente. Nós andamos de cabeça baixa e precisamos levantá-la antes que seja tarde. Pernambuco precisa deixar de ser só mais um estado esquecido do Nordeste e assumir o seu papel histórico. Precisamos nos orgulhar do nosso querido estado. Precisamos colocar mais bandeiras nas nossas fronteiras mostrar a nossa presença, demarcar claramente nosso território, mostrando que aqueles que aqui aportam estão adentrando a um estado que orgulha o seu povo e o Brasil. Precisamos mostrar que Pernambuco não aceita ingerência de analfabetos políticos e puxa-sacos do governo federal muito menos vindos da Colômbia.

*Clovis de Barros filho nasceu na Serra da Prata (Iatecá). Estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns do Admissão ao Científico onde concluiu em 1968. Reside em São Paulo desde 1970. É Licenciado e Bacharel em Química Industrial pela Universidade de Guarulhos e Químico Industrial Superior pelas faculdades Osvaldo Cruz/SP.

TÚLIO GADÊLHA CRITICA MINISTRO E DESAFIA BOLSONARO


Em meio à polêmica envolvendo a carta do ministro da Educação às escolas, o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) criticou nesta quarta-feira (27) a postura do governo Bolsonaro de instrumentalizar escolas, professores e alunos para fazer propaganda política com o slogan de campanha e desafiou o presidente a cantar o hino nacional corretamente.

O deputado federal destacou que todas as semanas ocorrem algum escândalo. “Essa semana a presepada foi a carta do Ministro da Educação aos diretores de escolas, solicitando que organizem professores e alunos perfilados para execução do hino nacional. Eu até acho uma boa ideia. Inclusive, desafio o presidente Jair Bolsonaro a cantar o hino corretamente”, declarou Gadêlha, em seu primeiro discurso.

O pedetista sugeriu, então, que fossem filmadas as instalações precárias e as más condições das escolas e cobrou responsabilidade. “Nenhum governo pode estar acima de tudo e nenhuma crença, acima de todos”, afirmou.

O ministro da Educação enviou nesta semana carta às escolas pedindo que diretores filmassem professores e alunos, sem autorização dos pais, cantando o hino nacional e gritando o slogan da campanha de Bolsonaro. Fonte: Blog do Edmar Lyra

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

ARAPIRACA: PREFEITURA ABRE PROCESSO SELETIVO COM MAIS DE 600 VAGAS


A Prefeitura de Arapiraca - AL abriu o edital n° 001/2019 de processo seletivo com a finalidade de preencher 667 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários são de até R$ 4.000,00, em carga horária de 30 e 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Manutenção de Ambientes; Auxiliar de Operador de Máquina Perfuratriz; Coveiro; Encanador; Jardineiro; Motorista de Caminhão Caçamba Basculante; Operador de Máquina Perfuratriz; Operador de Pá Carregadeira; Operador de motoniveladora; Operador de Retroescavadeira; Operador de Trator Esteira; Pintor; Tratorista Agrícola; Agente de Portaria; Agente de Vigilante; Auxiliar de Manutenção Predial; Eletricista; Motorista; Motorista de Caminhão; Pedreiro; Assistente Administrativo; Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Funerários; Cadastrador Imobiliário; Monitor Psicossocial; Técnico de enfermagem; Técnico em Software Cad; Técnico em edificações; Assistente Social; Educador Físico; Enfermeiro; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Nutricionista e Psicólogo.

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição no site pss.arapiraca.al.gov.br, no período de 28 de fevereiro a 06 de março de 2019.

Após a inscrição online, o candidato deverá levar o formulário de inscrição impresso e já preenchido, com todos os documentos comprobatórios em envelope, até o Ginásio Municipal João Paulo II, localizado na Rua Delmiro Gouveia, no Parque Ceci Cunha, no bairro Senador Teotônio Vilela, em Arapiraca, para validar a participação no processo seletivo.

O seletivo será feito por meio de uma prova objetiva em caráter eliminatório.

A prova será realizada provavelmente no dia 07 de abril de 2019, e qualquer alteração será divulgada no site oficial da Prefeitura web.arapiraca.al.gov.br e no mural de publicação do Centro Administrativo Antônio Rocha, com antecedência mínima de 3 dias.

A publicação do resultado final e definitivo para homologação sairá no dia 22 de abril de 2019, até às 24 horas. 

O seletivo terá validade pelo período de um ano a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. Fonte: Concursos no Brasil.

PALMARES: CÂMARA AFASTA PREFEITO POR 90 DIAS


A Câmara de Vereadores de Palmares, na Mata Sul, afastou do cargo nesta terça-feira (26) o prefeito Altair Junior Bezerra da Silva (MDB), após conclusão da CPI que investiga irregularidades em relação a empréstimos consignados realizados pela prefeitura 

Dos 15 vereadores de Palmares, o Relatório foi aprovado por 13 votos (maioria absoluta), com abstenção do vereador João do Pial e o impedimento do vereador Luciano Júnior, por ser o relator da proposição.

De acordo com o regimento interno, o prefeito afastado deve ser citado, e a decisão do afastamento publicada no Diário Oficial do Estado. Além do prefeito também foi afastado do cargo o secretário de finanças da prefeitura de Palmares, Dgérson Clécio Pessoa de Melo.

Uma comissão começará os trabalhos de apuração das acusações ainda sem data definida. Se as irregularidades forem comprovadas será aberto o processo de cassação, se não ele retorna ao cargo de prefeito.  O vice-prefeito. Agenaldo Lessa assume durante o período dos 90 dias. 

O relatório de CPI da Câmara de Palmares que apurou indícios de irregularidades na gestão do prefeito,  lido na noite da terça feira citou que o prefeito de Palmares deixou de enviar documentos solicitados pela comissão. Em contato por telefone um secretário do prefeito informou que o prefeito irá recorrer da decisão. Com informações do Portal PE10.

FPM: COFRES MUNICIPAIS RECEBEM R$ 2 BILHÕES DO ÚLTIMO DECÊNDIO DE FEVEREIRO

O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro decêndio de fevereiro será creditado nesta quinta-feira, 28 de fevereiro. Prefeituras brasileiras receberão R$ 2.060.995.797,18, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante chega a R$ 2.576.244.746,48.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a base de cálculo para este decêndio é dos dias 11 a 20 de fevereiro e geralmente representa 30% do valor esperado para o mês inteiro. Em comparação com o mesmo decêndio de 2018, de acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o montante teve um crescimento de 13,17% em termos nominais (valores sem considerar os efeitos da inflação). Já o acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, aumentou 1,95%.

Confira os valores do seu Município por coeficiente e por Estado.

Da Agência CNM de Notícias

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

SESC GARANHUNS REALIZA PRÉVIA DE CARNAVAL COM IDOSOS E CRIANÇAS


Nesta quarta-feira (27/02), o Centro de Garanhuns se rende ao som do frevo durante o desfile do Bloco Sesc Folia. A concentração será às 8h, na sede do Sesc, e o percurso será pela Avenida Santo Antônio, principal via do comércio da cidade. A saída do bloco será às 9h e vai contar com a participação dos alunos e pais da Escola Sesc, dos grupos de jovens e idosos e funcionários da Unidade. Os trabalhadores do comércio também podem acompanhar a folia.

A prévia do Sesc Folia já é tradicional às vésperas do Carnaval. Cerca de 500 pessoas devem participar do desfile. O bloco será animado por um mini trio elétrico que vai tocar os principais ritmos carnavalescos de Pernambuco. 

FLORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RECEBEM PREMIAÇÃO DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Nesta segunda-feira (25), o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, em parceria com o UNICEF e Neonergia realizou mais um Seminário Estadual Programa Educação Integrada. Na ocasião foram compartilhadas, práticas exitosas vivenciadas, com estudantes da Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais que, tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação infantil e do ensino fundamental ofertado pelas redes municipais de educação.

No encontro foram discutidas novas parcerias na área, a expansão e o fortalecimento das iniciativas entre Estado e setor privado.

Entre os 17 municípios que participam da Educação Integrada, Flores foi contemplado com duas premiações é o que comemora a Secretária de Educação, Graciete Braga.

“Apenas 5 (cinco) municípios foram escolhidos com as melhores experiências e nós fomos premiados, através do 3° ano B da Escola Desembargador Adauto Maia, Professora Cristiane  e, da educação infantil da Escola Imperador Pedro I, tema: Brincando no Sítio do seu Lobato. Professora: Lívia Carneiro”, detalhou. Fonte: Amupe.

UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES COMEMORA 61º ANIVERSÁRIO


Na última 4ª feira, dia 20 de fevereiro de 2019, em solenidade carnavalesca na sequência da 708ª sessão do programa Quarta as Quatro, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) comemorou o 61º aniversário da entidade. Na ocasião, a primeira dama Adelaide Rego leu mensagem do presidente Alexandre Santos, falando da importância da cooperação, da alegria, da harmonia e da vontade de construir. 

A União Brasileira de Escritores  – UBE, foi fundada em 17 de janeiro de 1958, nas dependências de “O Gráfico Amador”, no Recife em decorrência de uma campanha liderada pelo escritor Paulo Cavalcanti, que se tornou seu primeiro presidente e foi produto da transformação da Associação Brasileira de Escritores – ABDE, entidade criada em 1945, com seccionais em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. 

Abelardo da Hora, o poeta e artista plástico avançado, criador do atelier Arte Moderna e do ambiente que propiciou a geração de movimentos como os de Cultura e Teatro Popular do Nordeste, foi presidente da ABDE, que contou com a participação de Paulo Cavalcanti, Carlos Pena Filho, Parmínio Asfora, Maurílio Bruno e Clóvis Melo. 

A ABDE sofreu cisão profunda em 1950, o que levou Paulo Cavalcanti a criar a UBE, e assim recompor a unidade fragmentada dos escritores. Surgindo com a denominação “União”.  

Carlos Pena Filho foi aclamado presidente da Assembleia Geral e organizou os eventos que constituíram a primeira Diretoria eleita: Paulo Cavalcanti: presidente, Carlos Moreira: 1º vice, Cesário de Melo: 2º vice, Mauro Almeida: 1º secretário, José Gonçalves de Oliveira: 2º secretário e Edmir Domingues: tesoureiro. 

Suas atividades foram suspensas durante o período da Ditadura de 1964. Em 1984, uma grande campanha liderada pelo grande escritor Paulo Cavalcanti, a UBE ressurge novamente, com força. A sede foi uma sala no Espaço Pasárgada, na Rua da União. Recebeu, inicialmente, em comodato, da Prefeitura do Recife, na gestão do prefeito Gilberto Marques Paulo, que sancionou a Lei 15.740/92, um casarão na Rua de Santana, 202, Casa Forte, onde instalou sua sede própria, a Casa do Escritor Pernambucano, e que, agora, passa pelo processo final da doação, autorizada pela Lei 16.631/2000 de autoria do então vereador Admaldo Matos e sancionada pelo então prefeito Roberto Magalhães. 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

BOM CONSELHO: LUIZ CLÉRIO É HOMENAGEADO NO CARNAVAL DE ZÉ PULUCA


O diretor do jornal “A Gazeta”, Luiz Clério Duarte, foi homenageado com um boneco na 6ª edição do Carnaval de Zé Puluca deste ano (2019). O proprietário do periódico quinzenal “A Gazeta” que há 28 anos leva informações de Bom Conselho e região com vários colunistas e enviada aos bonconselhenses residentes em todo o território nacional, sendo também vendida em Bom Conselho e região a um valor simbólico.

O lançamento do calunga ocorreu no sábado (23), na quadra do Educandário Menino Jesus, onde estiveram presentes familiares e funcionários do educandário.

O filho do Sr. Luiz Clério, Carlos Duarte, juntamente com seus familiares, guardaram a sete chaves essa homenagem, causando bastante emoção ao homenageado e a todos os presentes.

No domingo o “Gazeteiro” tomou as ruas de Bom Conselho, juntamente com os bonecos de Zé Puluca e os outros bonecos dos homenageados nos anos anteriores. Fonte:  http://oargonautabc.blogspot.com/

PALMEIRINA: MPPE RECOMENDA MUNICÍPIO MANTER SALÁRIOS DOS SERVIDORES EM DIA


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Palmeirina, Marcelo Neves, que adota as medidas necessárias para regularizar o pagamento dos salários de servidores públicos, aposentados, pensionistas e contratados do município. O gestor tem um prazo de 30 dias para comprovar ao MPPE a regularização dos vencimentos, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis.

De acordo com o promotor de Justiça Carlos Henrique Almeida, o Sindicato dos Servidores Públicos de Palmeirina informou à Promotoria de Justiça local que havia atrasos no pagamento dos vencimentos referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018 e de janeiro de 2019. O Ministério Público convocou uma reunião para discutir o tema e, na ocasião, os representantes do município não apresentaram qualquer justificativa para os atrasos.

“Além de desatender o direito dos servidores públicos, o atraso no pagamento pode repercutir no próprio serviço por eles prestado, o que enseja a tutela administrativa e judicial por parte do Ministério Público”, ressaltou o promotor de Justiça. Fonte: MPPE.

17ª MISSA E DESFILE DOS VAQUEIROS ACONTECEU NESTE DOMINGO EM CAPOEIRAS


A fé do sertanejo, a cultura nordestina e a preservação das nossas tradições estiveram juntas na 17ª MISSA E DESFILE DOS VAQUEIROS da cidade de Capoeiras, Pernambuco, realizada no domingo, 24/02/2019. O evento ocorreu na Feira Parque Manoel Reino da Silva, e teve a organização do radialista Ernandes Oliveira.

A programação que se estendeu durante todo dia, começou às 09h, com a acolhida aos cavaleiros e amazonas; por volta das 11h, Monsenhor José Augusto abençoou os participantes; no inicio da tarde houve o desfile pelas principais ruas da cidade; em seguida foram realizadas provas para os vaqueiros paramentados. Durante o evento houve apresentações de toadeiros, entrega de troféus, e no final da tarde e inicio da noite teve shows com Eduardo & Jaine e com Vanderlei Aboiador. Fonte: Blog Capoeiras.

BOM CONSELHO - ORIGEM E O SIGNIFICADO DO NOME DA MINHA CIDADE

Igreja Matriz da Sagrada Família em Bom Conselho - Década de 50
Imagem/A  Gazeta Digital

Os primeiros habitantes do território onde hoje está a cidade de Bom Conselho foram os índios fulniôs e xucurus. Segundo a Associação Municipalista de Pernambuco (2006), em 1630, no período da invasão holandesa, organizou-se na localidade uma comunidade negra  rebelde chamada de Quilombo de Pedro Papacaça. O nome, ao que tudo indica, se refere à estratégia utilizada pelos habitantes de esconderem-se nas matas, sobreviventes da caça. Em 1645, a comunidade foi desmantelada por uma expedição militar holandesa chefiada por Blaer Reijmbac. Em 1712, a família Vilela, de Portugal, adquiriu essas terras e deu início à organização da fazenda Papa-caça. A população cresceu e o lugarejo adquiriu status de freguesia em 1887. Desde 1860 passou a denominar-se Bom Conselho em razão da construção do monumental Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, o primeiro educandário de grande porte para a educação feminina no Nordeste, fundado pelo capuchinho frei Caetano de Messina, em 1853. Fonte: Livro Pernambucânia do escritor Homero Fonseca.

PREFEITO LAVOISIER - MUDANÇA PARA VALER

Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794)
Imagem/história licenciatura
Por Clovis de Barros Filho*

São Paulo - Dizem os mais pragmáticos: na natureza nada se cria tudo se copia. Errado. Essa é uma versão no mínimo simplista demais e além de tudo enganosa da verdadeira  Lei de Lavoisier da Conservação das Massas que diz exatamente o contrário: na natureza nada se cria, nada se perde,  tudo se transforma. A política é a arte de realizar o impossível, da transformação. Porém é  muito difícil aqui no Brasil pelo menos, você verificar que um prefeito usa a criatividade para fazer da sua administração um modelo mais participativo da população, de transformação que rediscuta prioridades e crie inovativos projetos. Não se sabe lá o por quê disso, mais o fato é que, dez entre dez prefeituras com raríssimas exceções  fazem algo diferente, no sentido de tornar o período de sua administração mais eficaz, criativa e inovadora. Começa ano e termina ano e é sempre a mesma ladainha. Faltam verbas para a educação, saúde pública, é dívida com pessoal etc. etc. etc... Será que não dá para fazer diferente? Por que não se governa por exemplo por prioridades? Por que não se nomeia duas frentes que impactam diretamente a sociedade e que são uma demanda prioritária dela? Vou dar dois exemplos. 

A saúde e a educação são dois problemas seríssimos em todos os municípios brasileiros sejam eles pequenos, médios ou grandes que afetam violentamente o dia a dia do cidadão ávido por uma saúde e educação de  qualidades. Por que não dar prioridade máxima para essas duas áreas e deixam outros projetos como por exemplo recuperação vias públicas que envolvem investimentos muito pesados em stand by? Sei que não é fácil fazer. Sei que não é fácil, pois além da reorganização da administração pública como um todo, se a população não for devidamente preparada e orientada para tal, poderá haver um desgaste político muito grande para o prefeito. Porém, os resultados a médio e longo prazos com o novo modelo poderá reverter a situação e apontar uma novo modelo de gestão num país cujas verbas para os municípios são escassas. Poderiam ser implantados o "Ano da saúde" ou mesmo o "Ano da Educação" onde a maioria dos recursos da prefeitura e o esforço da administração pública seria priorizado e direcionado para cumprir as metas previamente traçadas. Os demais projetos seguiriam seu fluxo normal, com os orçamentos mais enxutos ou mesmo até temporariamente suspensos. Será que não daria certo? O problema é que para fazer isso o prefeito teria que ter coragem de enfrentar resistências políticas pesadas advindas do lobby empresarial. 

Das áreas que sofreriam corte mesmo que temporário, e ai meu amigo é que  o bicho pega. O grande problema é que empresários não pensam na população, eles pensam primeiramente no seu bolso e como tal, nenhum deles quer postergar seus ganhos e lucros, mesmo que sejam por um curto espaço de tempo. O prefeito que tentar fazer isso certamente teria grandes dores de cabeça, mais os resultados futuros poderiam ser compensadores. Uma boa dose de conversa, espírito inovador e vontade de mudar são sem dúvidas fortes aliados para esse desafio.

*Clovis de Barros filho nasceu na Serra da Prata (Iatecá). Estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns do Admissão ao Científico onde concluiu em 1968. Reside em São Paulo desde 1970. É Licenciado e Bacharel em Química Industrial pela Universidade de Guarulhos e Químico Industrial Superior pelas faculdades Osvaldo Cruz/SP.

FRENTE DO POVO SEM MEDO NAS RUAS CONTRA REFORMA NA PREVIDÊNCIA

Movimentos sociais que integram a Frente do Povo Sem Medo começam nesta semana uma grande campanha contra a reforma da Previdência. Além de atuação nas redes sociais, com divulgação de vídeos, eles planejam distribuir cartilhas contra as mudanças, de porta em porta, nas periferias do país.

A linha mestra da campanha é o discurso de que a “reforma é uma covardia contra os pobres” e que a mira dos governantes deveria se voltar para o enfrentamento dos muito ricos. 

Artistas serão chamados a dar corpo ao movimento. Haverá ainda um abaixo-assinado contra a reforma. A ideia é, a partir de março, realizar uma série de  manifestações de rua, começando pelo Nordeste.