sábado, 13 de abril de 2019

ACADEMIA DE LETRAS DE GARANHUNS RETOMA ATIVIDADES CULTURAIS


A Academia de Letras de Garanhuns (ALG), durante os meses de janeiro e março deste ano, passou por um período de reestruturação institucional, visando aperfeiçoar sua organização interna, elaborar seu calendário de atividades do ano 2019, rever seu quadro de associados, trabalhar a partir de planejamento, propor de meios de maior aproximação com a sociedade, sanar suas finanças e reformar seus estatutos e regimento interno.

“Devo agradecer aos atuais acadêmicos a colaboração que deram e estão dando. Esse espírito colaborativo é de grande valia para o andamento da ALG. São colaborações que só enriquecem a nossa casa das letras e que nos ajudam a executar o nosso calendário 2019”, declarou Luís Afonso Jardim, Presidente da Academia.

Vencida esta etapa, a partir deste mês de abril, as atividades/sessões abertas da ALG serão retomadas e a população de Garanhuns deverá ser muito bem recebida, a fim de participar de palestras, mesas-redondas, debates, conferências, exposições, intervenções musicais, e tantas outras atividades voltadas para a literatura; e cultura, de um modo geral.

“Nosso maior objetivo é divulgar a cultura, literatura e resguardar a história de nossa região. Temos nos esforçado para que a Academia de Letras de Garanhuns seja sempre uma entidade atuante e que mantenha viva a memória de nomes ilustres, principalmente de nosso município”, explica Jardim.

Assim, já no próximo dia 26 de abril, a partir das 19h30, na Sede da ALG, haverá programação voltada para a cultura popular e a história de Garanhuns. Mais detalhes serão apresentados em breve.

IVO AMARAL - ADMINISTRADOR DO FUTURO

Edjenalva e Ivo Amaral
Imagem/aquinacozinha.com


Gildson Oliveira*

Por uma decisão do Governo, Eduardo Campos esteve na residência de Ivo e lhe comunicou que o próximo FIG será realizado em sua homenagem, por dois motivos.

Primeiro porque o Estado, definitiva e oficialmente, através de suas lideranças políticas, culturais, artísticas e o público em geral, reconhecem Ivo Amaral o único criador desse evento histórico atravessando o tempo na projeção turística  e econômica do município e da vasta região do Agreste Meridional. E, ainda hoje, 23 anos depois, ganhou fronteiras, enaltecendo o nome de  Garanhuns e do próprio Estado de Pernambuco.

O governador argumenta. como segunda opção para a homenagem, os 80 anos  que o ex-prefeito completará em 2014. É uma justificativa que poucos prefeitos e ex-prefeitos continuam a ser lembrados e respeitados pelo trabalho sério, evidenciando programas e projetos realizados e voltados unicamente em benefício da coletividade.

Foi preciso o governador Eduardo Campos se deslocar a Garanhuns, visitar Ivo em sua casa, na Avenida Rotary e, ali, na presença deste e de seus familiares, comunicar a decisão governamental de homenageá-lo reparando ingratidões e injustiças praticadas há tantos anos.

Ivo, de forma carinhosa e democrática, lúcido e ainda trabalhando, divide essa honraria com antigos assessores, funcionários e alguns amigos que o ajudaram a criar o 1º Festival de Inverno de Garanhuns, em julho de 1991.

Essa realização, anualmente promovendo Garanhuns e o Agreste é, tão somente, um pequeno detalhe de suas administrações como prefeito realizador e pioneiro em vários pontos. Os companheiros de mídia, como Roberto Almeida, Inaldo Sampaio, Ivanildo Sampaio, Joezil Barros, João Alberto e a colunista  Kitty  Lopes, dentre outros, atestam que Ivo Amaral e, sem a menor dúvida, o "administrador do futuro", o homem que governava com poucos recursos financeiros, pequenos repasses do Fundo de Participação dos Município (FPM).

Contendo gastos, conseguiu implantar galerias de águas pluviais, calçamento de ruas, reforma de pontos atrativos como o Alto do Magano, Parque Euclides Dourado, Pau Pombo, O Relógio Flores, instalado na Praça tavares Correia, único ainda hoje no  Norte/Nordeste, afora investimentos nas festividades tradicionais.

Durante o "Centenário de Garanhuns", em 04 de fevereiro de 1979, chegou a editar publicação específica enfocando a trajetória histórica do município. Não ficou só nisso. Nos mandatos de Ivo, Garanhuns foi a primeira cidade pernambucana a ter ruas e avenidas asfaltadas e, nessa época, era "invadida", semanalmente, por centenas de turistas e visitantes que lotavam hotéis e hospedarias.

É importante lembrar a construção de salas de aula na área rural, reforma do edifício da prefeitura e descentralização dos serviços. Cobriu a cidade de belas praças, ruas e avenidas, como a Rui Barbosa. Ali nos canteiros centrais, a mulher  de Ivo, Sra. Nalva Amaral, era a "artesã das flores", plantando rosas e transformando a cidade de Garanhuns em extensos jardins com hortênsias e gerânios.

Foram muitas  as realizações, num planejamento técnico sob o comando do saudoso Jaime Pinheiro, que estimulava o prefeito, varando madrugadas. É importante não esquecer o lado cultural e das artes.

Vários foram os lançamentos de livros, guias turísticos, encontro de poetas, violeiros, cantadores de cordéis, escritores, sanfoneiros e cantores, como Dominguinhos, que sempre estava em sua cidade natal animando noitadas de São João, São Pedro e Santo Antônio, não esquecendo Luiz Gonzaga, que encerrou os festejos do centenário em 04 de fevereiro de 1979 e presenteou Garanhuns com a música "Onde o Nordeste Garoa" em parceria com o compositor Onildo Almeida.

Também o comércio e a indústria recebiam incentivos diversos. Em resumo, este é o retrato, sem retoque, do ex-prefeito, agora plenamente justiçado pelo próprio governador do Estado, Eduardo Campos.

* O jornalista e escritor Gildson Oliveira, faleceu em 11 de novembro de 2014. Foi editor regional do Diário de Pernambuco por 30 anos e publicou, dentre outras obras "Luiz Gonzaga, o Matuto que Conquistou o Mundo", "Câmara Cascudo - Um Homem Chamado Brasil" e "Frei Damião - O Santo das Missões".

Texto transcrito do Jornal Correio Sete Colinas de dezembro de 2013.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

MPPE RECOMENDA PROPRIETÁRIOS DE ANIMAIS MANTEREM OS REBANHOS DISTANTES DA PE-340


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos proprietários de animais bovinos, equinos, caprinos e suínos do município de Betânia manterem suas criações dentro de suas propriedades, evitando que os animais não atravessem a Rodovia PE-340, nem permaneçam à margem dela. Em se tratando de zona urbana, o texto orienta que os animais não atravessem, nem permaneçam em via pública.

Segundo a promotora de Justiça Camila Spinelli de Melo, a Promotoria de Justiça de Betânia recebeu representação do Presidente da Câmara de Vereadores por providências quanto ao excessivo número de animais à margem da rodovia. “Existe um elevado número de inquéritos policiais recebidos tratando sobre mortes por acidente de trânsito ao longo da PE-340 provocadas por esses animais, muitos deles sem indiciamento, tendo em vista que os proprietários não são identificados”, citou a promotora.

Conforme a recomendação, os animais deverão se deslocar conduzidos por um guia, de modo que os rebanhos deverão ser divididos por grupos de tamanho moderado e separados por uns dos outros por espaços suficientes para não obstruir o trânsito. Já no caso da circulação, esta será realizada junto ao bordo da pista.

Por fim, o MPPE recomendou ao Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER) e ao Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran) que fiscalizem e apliquem medidas administrativas contra os proprietários dos animais, tais como o recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias, devolvendo-os apenas após o pagamento de multas e encargos devidos. Além disso, os proprietários também poderão ser responsabilizados civil e criminalmente pelos danos causados pelos animais.

Fonte: MPPE

CARTÃO POSTAL DE GARANHUNS ESTÁ SEM MANUTENÇÃO


Recebemos durante esta sexta-feira (12) no whatsApp do nosso blog, várias reclamações relacionadas a falta de manutenção por parte da prefeitura ao relógio de flores.

Segundo relatos, há cerca de uma semana, o relógio de flores,  a maior atração turística de Garanhuns, está parado sem marcar às horas. Os turistas que visitam a praça Tavares Correia diariamente estão sem entender porque a prefeitura não dá atenção ao nosso maior ponto turístico. Esperamos que governo municipal se sensibilize e realize a manutenção do nosso relógio de flores.

FIG 2019 - SEBRAE REALIZA CAPACITAÇÃO PARA ARTESÃOS


O planejamento para o 29º FIG – Festival de Inverno de Garanhuns está a todo vapor. A edição 2019 de um dos maiores eventos culturais do Nordeste será realizada na segunda quinzena do mês de julho e já gera expectativa tanto de artistas que se apresentam nos diversos polos montados na cidade quanto do público que lota, principalmente, a Praça Mestre Dominguinhos, onde acontecem os principais shows musicais.

Outro atrativo bastante visitado no período do FIG é o Armazém da Arte e Negócios, que é instalado no Parque Euclides Dourado. Em 2018, os artesãos que expuseram seus produtos nos 76 estandes montados no local conseguiram uma movimentação financeira de R$ 350 mil. O Sebrae é o realizador do evento e, no ano passado, teve parceria com a Fundarpe/Secult-PE e a Prefeitura de Garanhuns. O recurso investido foi na ordem de R$ 136, 6 mil.

E para preparar os artesãos da região de Garanhuns para o 29º FIG, a Unidade Agreste Meridional do Sebrae realiza, a partir desta segunda-feira (15/04) uma série de cinco treinamentos que vão abordar temas como a produção de artesanato com materiais recicláveis, embalagens artesanais, o cálculo de preço de venda, decoração e layout de estandes e qualidade do atendimento ao turista. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no próprio Sebrae (Av. Rui Barbosa, 671 – 1º Andar – Heliópolis) ou pelo site: www.loja.pe.sebrae.com.br/combos.  

As capacitações serão realizadas em cinco segundas-feiras, sempre das 13h às 17h, no auditório do Sebrae Agreste Meridional. A primeira será nesta segunda (15) com o tema “Artesanato em Materiais Recicláveis”. No dia 22, os artesãos receberão informações sobre “Embalagens Artesanais”. Ainda em abril, no dia 29, os produtores aprenderão “Como calcular preço de vendas”. Em maio, mais dois treinamentos: “Decoração e Layout de Estandes” (06/05) e “Qualidade no atendimento ao turista” (13/05).

O investimento em cada capacitação é de R$ 15, mas os interessados podem optar pelo combo, ou seja, o pacote completo com os cinco treinamentos, investindo R$ 50

SENADO APROVA PROPOSTA QUE DESTINA EMENDAS DIRETAMENTE AOS COFRES MUNICIPAIS

Foi aprovada em dois turnos no Plenário da Casa e agora segue para a Câmara dos Deputados. Para garantir celeridade e atendendo ao pleito municipalista, os parlamentares também aprovaram requerimento para que os dois turnos ocorressem nesta terça-feira, 9 de abril – o rito legislativo determina um número mínimo de sessões.

O texto determina repasse direto dos recursos das emendas parlamentares para os Municípios, sem convênio, sem interferência no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), sem contingenciamento e com execução semelhante ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) comemora a decisão – que teve apenas três votos contra, uma abstenção e 62 favoráveis –, e vai acompanhar a tramitação na Câmara.

Os líderes da Casa já tinham entrado em acordo para pautar a proposta na sessão plenária na semana passada, mas, em razão da agenda Legislativa e da oportunidade de coincidir a votação com o maior evento municipalista do país, eles adiaram. 

Fonte: Agência CNM de Notícias

quinta-feira, 11 de abril de 2019

EMPREGOS - VAGAS PARA SEXTA-FEIRA (12) EM PERNAMBUCO


A Agência do Trabalho/SINE-PE é uma unidade técnica da SETEQ, em parceria com o Ministério do Trabalho, responsável pela coordenação de ações. A Agência do Trabalho atua em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Emprego - SINE, de forma integrada em todas as unidades, mediante aprovação de suas ações pela Comissão Estadual de Emprego (CEE-PE).

Clique aqui e confira as vagas disponíveis pela Agência do Trabalho de Pernambuco.

EMPREGOS - PREFEITURA DE TORITAMA - PE ABRE VAGAS PARA MOTORISTA ESCOLAR

A Prefeitura de Toritama, no estado do Pernambuco, através da SEDUC - Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, publicou o edital nº 003/2019 referente ao seu processo seletivo simplificado que irá preencher 11 vagas, todas elas para o cargo de Motorista de Transporte Escolar, com remuneração de R$ 1.350,00 para 40 horas semanais.

As vagas são temporárias e o contrato será válido entre os dias 06 de maio e 31 de dezembro de 2019.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre os dias 04 e 23 de abril de 2019, das 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que fica localizada na Av. Dorival José Pereira, s/n, Parque das Feiras, nº 1370, em Toritama - PE.

Fonte: Concursos no Brasil

PERSONALIDADES QUE RECEBERAM A MEDALHA DO CENTENÁRIO DE GARANHUNS EM 1979

Silvia Miranda Galvão
DECRETO Nº 643

"Outorga "MEDALHA DO CENTENÁRIO" e dá outras providências".

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS, no uso de suas atribuições e, tendo em vista o que determina o Artigo 2º do Decreto N° 570/78, de 04.01.1978,

DECRETA:

Art. 1º - Fica outorgada à Senhora:

SILVIA MIRANDA GALVÃO

e aos Senhores:

ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA
EVERALDO DE OLIVEIRA SANTOS
FRANCISCO FERREIRA LEAL
ISRAEL H. DE CARVALHO
JOAQUIM TIMÓTEO DA SILVA
JOSÉ DUDA DE BARROS
JOSÉ FERREIRA MACIEL
JOSÉ MARIA BRASILEIRO VIANA
JOSÉ RODRIGUES DA SILVA
LEOPOLDINO CARDOSO DA SILVA
LETÁCIO DE BRITO PESSOA
MANOEL CIPRIANO SOBRINHO
PEDRO DA SILVA MAIA
RIVADÁVIA CORREIA DE MELO

a "MEDALHA DO CENTENÁRIO", em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, em prol do desenvolvimento Sócio-Comunitário do Município de Garanhuns, nos seus primeiros cem anos de emancipação política.

Art. 2º - O presente Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

PALÁCIO MUNICIPAL CELSO GALVÃO, em 31 de janeiro de 1979

IVO TINÔ DO AMARAL

PREFEITO

quarta-feira, 10 de abril de 2019

EMPREGOS - VAGAS EM PERNAMBUCO PARA QUINTA-FEIRA (11)


A Agência do Trabalho/SINE-PE é uma unidade técnica da SETEQ, em parceria com o Ministério do Trabalho, responsável pela coordenação de ações. A Agência do Trabalho atua em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Emprego - SINE, de forma integrada em todas as unidades, mediante aprovação de suas ações pela Comissão Estadual de Emprego (CEE-PE). 

Clique aqui e confira as vagas disponíveis pela Agência do Trabalho de Pernambuco.

TCE - AUDITORIA APONTA NEPOTISMO NA PREFEITURA DE ITAPISSUMA

Auditoria Especial realizada pelo Tribunal de Contas apurou denúncia de prática de nepotismo na prefeitura de Itapissuma, tendo como responsável o prefeito José Bezerra Tenório Filho.

A denúncia encaminhada ao TCE em 2017, apontava possíveis irregularidades em 09 nomeações para cargos comissionados, feitas pela Administração Municipal naquele ano, por se tratarem de parentes do prefeito da cidade. Na lista, constava a admissão da servidora Tammyres dos Santos Silva, lotada no gabinete do prefeito.

Tammyres é sobrinha de José Bezerra Tenório Filho, filha da secretária de Saúde do município, Dilma Maria dos Santos Silva e neta da secretária de Ação e Serviço Social, Teresa Maria dos Santos Tenório.

Em seu voto, o relator do processo (n° 1852499-0), conselheiro Valdecir Pascoal, afirmou não haver elementos suficientes para considerar irregulares as admissões de oito servidores citados na denúncia, levando em consideração o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre nomeações para cargos em comissão de Secretários Municipais. 

No entanto, o conselheiro considerou que a contratação entre janeiro de 2017 a outubro de 2018 da sobrinha do prefeito como assessora administrativa, configura prática de nepotismo e "viola diretamente os artigos 1º, 3º, 5º e 37, da Constituição Federal, bem assim entendimento pacífico deste Tribunal de Contas e do Supremo Tribunal Federal, notadamente a Súmula Vinculante nº 13, sendo o responsável pela mácula, o prefeito José Bezerra Tenório Filho".

Sendo assim, o relator julgou irregular a nomeação da servidora Tammyres dos Santos Silva e aplicou multa ao gestor no valor de R$ 8.215,50. O conselheiro determinou ainda à administração do município que observe os princípios da Administração Pública no que se refere às admissões de pessoal, sob pena de multa com base na Lei Estadual nº 12.600/2004.

O voto foi aprovado por unanimidade pela Primeira Câmara do TCE, em sessão realizada na última terça-feira (09), cabendo ainda recurso por parte do interessado. Representou o Ministério Público de Contas o procurador Gilmar Severino Lima.

Fonte: Gerência de Jornalismo do TCE

terça-feira, 9 de abril de 2019

VAGAS DE EMPREGO PARA QUARTA-FEIRA (10) DE ABRIL EM PERNAMBUCO


A Agência do Trabalho/SINE-PE é uma unidade técnica da SETEQ, em parceria com o Ministério do Trabalho, responsável pela coordenação de ações. A Agência do Trabalho atua em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Emprego - SINE, de forma integrada em todas as unidades, mediante aprovação de suas ações pela Comissão Estadual de Emprego (CEE-PE). 

Clique aqui e confira as vagas disponíveis pela Agência do Trabalho de Pernambuco.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DO AGRESTE DE FUTEBOL 2019


Movimentando os três grupos do Agreste de Futebol, tivemos duas goleadas e respectivamente as duas equipes que golearam assume a liderança de seus grupos, o Santa Cruz no Grupo A e o Novo Paladar no Grupo C. Juventude foi até Jupi e empatou com o Atlético e deixou de ser 100% na competição. Aconteceram duas vitórias dos visitantes na rodada. 

Confira abaixo a classificação de cada grupo:


Fonte: http://ismaradona.com.br

IATI - CENÁRIOS DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Serra do Uruçu - Sítio Aguazinha,  Iati - PE
Imagem/Anchieta Gueiros
















CAPOEIRAS - ORIGEM E O SIGNIFICADO DO NOME DA MINHA CIDADE

Cidade de Capoeiras - PE em 1973
Imagem/Euclides Júnior/Blog Capoeiras

Capoeiras, no vale do Ipojuca, abriga em suas terras a nascente do rio Una e os remanescentes de antigos quilombos, no Sítio Imbé. Inicialmente foi um distrito de São Bento do Una, emancipando-se pela lei estadual nº 4998, de 21-12-1963. Seu nome significa, segundo o Houaiss, "terreno roçado regularmente, cuja vegetação se compõe basicamente de ervas e arbustos" e seria derivado do tupi ka'pwera, de ko: roça + pwera: "que já foi". Mário Melo considera ser "corruptela de  cáa-poera, "mato extinto, mata cortada ou destruída" que "costuma confundir-se com capueira, de co-poéra, roça extinta, roça velha, abandonada e já invadida pelo mato". José de Almeida Maciel define como mata extinta ou destruída. Fonte: Pernambucânia do escritor Homero Fonseca.

FPM - PRIMEIRO REPASSE DE ABRIL SOMA MAIS DE R$ 3 BILHÕES

O primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) — que será creditado na quarta-feira, 10 de abril — distribuirá R$ 3.198.220.357,79 entre as prefeituras brasileiras. O valor já considera a retenção destinada ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em relação ao mesmo decêndio de abril de 2018, a quantia teve crescimento de 8,74%. Quando considerada a inflação do período, o aumento é de 4,99%. O levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) está baseado nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Também no acumulado do ano, o valor total do fundo apresenta crescimento positivo em comparação ao mesmo período de 2018. De janeiro até o primeiro decêndio de abril de 2019, a evolução no total repassado é de 10,88% (sem considerar os efeitos da inflação).


Fonte: Agência CNM de Notícias

PAPA FRANCISCO RECONHECE VIRTUDES HEROICAS DE FREI DAMIÃO DE BOZZANO


A Arquidiocese de Olinda e Recife e a Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil, da Congregação dos Capuchinhos, começaram a semana com a graça de uma notícia importante: o Papa Francisco autorizou promulgar, nesta segunda-feira (08/04), o decreto pelo qual reconhece as virtudes heroicas do Frei Damião de Bozzano e de outros servos de Deus. A decisão ocorreu em audiência com o Reverendíssimo Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, no último dia 6 de abril de 2019, no Vaticano. A partir de agora, Frei Damião ganha o título de Venerável, com o povo de Deus aguardando o dia em que seja declarado beato e, depois, santo.

O processo de canonização, no entanto, é demorado e inclui cuidadosa documentação. No Recife, o capuchinho frei Jociel Gomes é o responsável pelo encaminhamento dos documentos e relatórios referente à causa junto ao Vaticano. Após nove anos de trabalho reunindo e organizando dados, testemunhos e documentos, frei Jociel Gomes da Silva enviou a documentação do processo para o Vaticano em 28 de junho de 2012 com a autorização e as bênçãos do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Somente agora, quase sete anos depois, chegam as boas novas sobre o Venerável Frei Damião de Bozzano.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

PREFEITURA DE ALTINHO - PE REALIZA PROCESSO SELETIVO

Prefeitura de Altinho através da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos e da Secretaria Municipal de Educação, faz saber aos interessados da abertura de inscrições referentes ao processo seletivo simplificado n.º 001/2019.

São disponibilizadas 29 vagas para os cargos de Coveiro, Jardineiro, Lombador, Auxiliar de Operação de Saneamento Básico, Fiscal de Adultora, Cuidador(a) Escolar de Crianças/Adolescentes Especiais e Professor de Português – Ensino fundamental anos finais (6° a 9° ano), com salários de até R$ 1.725,00.

As inscrições serão recebidas no período de 8 a 19 de abril de 2019, das 8h às 13h, na sede da Prefeitura de Altinho, situada à Rua Dr. Nestor varejão, 51, centro, Altinho-PE, CEP 55490-000 ou via postal endereçado com AR (Aviso de Recebimento).

Os candidatos serão avaliados por meio da capacidade profissional, de caráter eliminatório e classificatório, cuja comprovação dar-se-á através da avaliação de Curriculum Vitae e Prova Discursiva.

Na data provável de 20 de abril de 2019, será realizada a prova discursiva com início às 9h (horário local) e duração máxima de 2 (duas) horas, na Escola Municipal Professora Maria do Socorro Rodrigues da Silva, situada à Rua Inácio de Arruda, s/n, Cohab, Altinho-PE.

A partir do dia 2 de maio de 2019, será divulgado o resultado final do processo de seleção pública no Diário Oficial da AMUPE, nas sedes da Prefeitura de Altinho, na Secretaria Municipal de Obras e Educação, bem como divulgação no endereço eletrônico www.altinho.pe.gov.br. Fonte: Concursos no Brasil

PERSONALIDADES QUE RECEBERAM A MEDALHA DO CENTENÁRIO DE GARANHUNS EM 1979

Ivo Amaral e Luciano Oliveira
Imagem/Jornal Correio Sete Colinas


DECRETO Nº 642

"Outorga "MEDALHA DO CENTENÁRIO"  e dá outras providências".

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS, no uso de suas atribuições e, tendo em vista o que determina a Artigo 2º do Decreto Nº 570/78, de 04.01.1978,

DECRETA:

Art. 1º - Fica outorgada às Senhoras:

MARIA MERCÊS DE LIMA TAVARES CORREIA
NOÊMIA GOMES COSTA

e aos Senhores:

JOSÉ MARIA DOURADO
JOSÉ DA COSTA DOURADO
JOSÉ LUCIANO DE OLIVEIRA
MANOEL PAULO DE MIRANDA
MANOEL VICENTE DA CRUZ GOUVEIA
ORLANDO EUCLIDES WANDERLEY
JOSÉ GOMES DA SILVA
SEVERIANO FERREIRA DE MORAES FILHO

a "MEDALHA DO CENTENÁRIO", em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, em prol do desenvolvimento Sócio-Econômico do Município de Garanhuns, nos seus primeiros cem anos de emancipação política.

Art. 2º - O presente Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

PALÁCIO MUNICIPAL CELSO GALVÃO, em 31 de janeiro de 1979

IVO TINÔ DO AMARAL

                                                        PREFEITO                                                                        

GARANHUNS TEM GRANDEZA

Águas de São Pedro / SP - Fontanário Municipal
Imagem/Ken Chu/Expresso Studio


Por Clovis de Barros Filho*

São Paulo - A postagem feita pelo Sr. Luiz Roldão no Blog de Roberto Almeida sob o título "Garanhuns tem Grandeza" merece aplausos. Já tinha escrito aqui mesmo nesse Blog do Anchieta Gueiros sob esse assunto, mostrando as potencialidades da nossa cidade. Sem entrar no mérito das disputas políticas acho que o que ele escreveu é perfeito. Garanhuns precisa ser analisada como um cidade com potencial muito maior para se inserir no estado e no Brasil como de fato, uma potência no turismo. Como disse Luizinho Roldão Garanhuns é privilegiada por seu clima, sua natureza e sua localização estratégica no estado. Mais sentimos que há muito mais espaço para novos investimentos em todas as áreas, particularmente no turismo, que sempre foi a vocação principal da cidade. O Turismo não significa só eventos, passeios a lugares bonitos de se ver. O conceito turismo hoje é muito mais abrangente e amplo,  significa por exemplo um polo de saúde de referência. Garanhuns por suas águas, por seu clima por sua natureza já deveria ter um polo de saúde muito mais sofisticado o que sem dúvidas iria criar como acontece com o Recife e outras cidades brasileiras, o "turismo de saúde" que iria fortalecer as atividades do comércio e serviços gerando muito mais emprego e renda. É obvio como disse o Sr. Luizinho Roldão que o esforço, a vontade política dos dirigentes políticos é um fator primordial para darmos um passo à frente.

*Clovis de Barros filho nasceu na Serra da Prata (Iatecá), - PE. Estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns do Admissão ao Científico onde concluiu em 1968. Reside em São Paulo desde 1970. É Licenciado e Bacharel em Química Industrial pela Universidade de Guarulhos e Químico Industrial Superior pelas faculdades Osvaldo Cruz/SP.

domingo, 7 de abril de 2019

O SERESTEIRO DE ÁGUAS BELAS

ÁGUAS BELAS -  Vista parcial de Águas Belas. Ruas 7 de Setembro e XV de Novembro e ao fundo a Serra do Comunaty, na década de 70.
Imagem/Arquivo Público Municipal de Águas Belas - Apmab




Por Maria Maura Melo*

Uma voz que cantava em serenata,
No esplendor da fria madrugada,
Vem juntar-se ao murmúrio da cascata

Era aquele seresteiro apaixonado, que aproveitava o silêncio de uma pequena cidade do interior, onde as noites são tranquilas e escuras, para aliviar o peso de uma nostalgia, cantando aos acordes de seu violão, debruçado no balaústre da ponte, fitando as águas da ribeirinha, que passavam, entoando também seu murmúrio, como se compreendessem as queixas daquele coração, e chorava como todas as fontes choram.

Oh!... fonte que estás chorando,
Não tardarás a secar...
Também meus olhos são fontes,
Que não param de chorar

E continuando a sua canção, seguia a passos lentos se dirigindo para a gameleira da matriz, em frente a casa Iracema. Recostado no tronco daquela árvore gigantesca, cujos ramos se elevaram como se quisessem tocar as nuvens, que partiam dos píncaros da Serra do Comunaty, abrigava durante o dia, os mercadores da feira. Naquele tempo não havia açougue, e era ali que vendiam a carne, pendurada em forquilha de madeira. Vendiam também caldo-de-cana, frutas, galinhas, etc.

A lua em sua caminhada, enchendo o mundo de luz e vida, com o encanto da deusa dos poetas, o chamava para mais um passeio ao sopé da Cruz e ele cantava a sua despedida daquela noite de boemia:

Recorda-te de mim quando cismares
Em uma tarde de saudade infinda,
Quando a brisa brincar entre os palmares
Recorda-te de mim que te amo ainda

Mas o tempo tudo destrói, hoje nada mais resta. O seresteiro que era o Sérgio Malta, o destino levou-o para terras estranhas e não mais voltou. O balaústre e a ponte, não resistindo aos açoites de uma cheia violenta, se foram também. A gameleira e o cruzeiro, foram destruídos pela mão do homem, não respeitando a natureza e o prazer humano.

Resta apenas a ribeirinha que chora ainda, e o meu velho coração chora também, lembrando o passado mergulhado em meu mundo de recordações.

* A poetisa Maria Maura Melo, nasceu em Águas Belas, Pernambuco, em 8 de setembro de 1900. Filha de Braz de Melo e Silva e Maria Felismina de Melo, publicou  aos 86 anos o Livro "Emoções da Minha Vida"