sábado, 20 de abril de 2019

POSSE DA NOVA DIRETORIA DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES SERÁ EM 08 DE MAIO


Cumpridos todos os requisitos, o presidente José Renato Siqueira decidiu que a posse festiva da diretoria da UBE para o biênio 2019-2020 será em 08 de maio, por ocasião da instalação do Ano Literário Eugênia Menezes.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente – José Renato Siqueira
Vice-presidente – Marcos de Andrade
1º Vice Presidente – Taciana Valença
2º Vice Presidente – Givaldo Calado
Secretário Geral – Ed Arruda
1º Secretário – Zélia Prímola
2º Secretário – Salete Rego Barros
Tesoureiro Geral - Lúcia Souza
1º Tesoureiro – Giselda Pereira
2º Tesoureiro – Elias Azulay
Administrador Geral – Eugênia Menezes
1º Administrador – Bernadete Bruto
2º Administrador – Colly Holanda

DIRETORIA TEMÁTICA

Diretor de Artes Cênicas – Vera Nóbrega
Diretor de Artes Visuais – Wando Pontes
Diretor de Comunicação – Edilene Soares
Diretor de Cultura – Ney Fernando Perracini
Diretor de Direito autoral – Sílvio Hansen
Diretor de Eventos – Neilton Lima
Diretor de Extensão Escolar – Alberico Fernandes
Diretor de Formação e Capacitação – Francisco Mesquita
Diretor de Intercâmbio Estadual – Carlos Janduy
Diretor de Intercâmbio Internacional – Valquiria Imperiano
Diretor de Intercâmbio Nacional – Cosme Rogério
Diretor Jurídico – Petrucia Camelo
Diretor de Línguas faladas no Brasil – Ulisses Pereira
Diretor de Música – Ronaldo César
Diretor de Patrimônio, Memória e Acervo – Ismael Gaião
Diretor de Pesquisa, Ciência e Tecnologia – Carlito Barreito Campello
Diretor de Relações Institucionais – Fernando Tavares
Diretor Social – Adelmo Camilo

CONSELHO FISCAL

Socorro Costa, Fátima Almeida e Leony Muniz (suplentes) Paulo de Melo, Luciene Aguiar e Madalena Castro

sexta-feira, 19 de abril de 2019

PREFEITURA DE CAMARAGIBE - PE REALIZA PROCESSO SELETIVO

A Prefeitura Municipal de Camaragibe - PE por meio da Secretaria de Assistência Social/SEAS, divulgou o edital n° 01/2019 de processo seletivo para compor o quadro de funcionários da pasta. Ao todo serão 60 vagas oferecidas, com duração de 12 meses podendo ser prorrogado por mais 12.

As vagas oferecidas pelo seletivo são para os cargos de Coordenador (Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Advogado, Sociólogo), Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Digitador, Auxiliar Administrativo e Educador Social. Os salários chegam até R$ 2.007,00, em carga horária de 30 e 40 horas semanais.

O seletivo se dará em duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira etapa será análise curricular e a segunda será entrevista individual.

As inscrições serão gratuitas e conforme o anexo I do cronograma, devem ser realizadas a partir do dia 22 de abril e seguirá até o dia 30 de abril de 2019, na Secretaria de Assistência Social, das 8h às 12h e das 13h às 16h. É necessário levar no ato da inscrição o RG, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado, além de outros documentos.

As entrevistas ocorrerão entre os dias 27 de maio e 07 de junho, e o resultado final será divulgado no dia 11 de junho de 2019.

Fonte: Concursos no Brasil

quinta-feira, 18 de abril de 2019

FPM - SEGUNDO DECÊNDIO DE ABRIL SERÁ CREDITADO NESTA QUINTA (18)

Os Municípios irão partilhar nesta quinta-feira, 18 de abril, o montante de R$ 680,7 milhões referente ao segundo repasse de abril do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse valor tem como base de cálculo o período entre os 1º e 10 deste mês e com o desconto da retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que esse decêndio geralmente é o menor do mês e representa em torno de 20% do valor esperado para o mês inteiro.

Em valores brutos, ou seja, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 850, 5 milhões. Apesar de ser considerado o menor repasse de abril, de acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o 2º decêndio deste mês, comparado com o mesmo repasse de 2018, apresentou crescimento de 12,77% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação). Quando é levado em conta o acumulado do mês de abril, em relação ao mesmo período do ano anterior, também é apontada a tendência de aumento que chega a 9,42%.

No caso de ser considerado o valor do repasse deflacionado, levando em conta a inflação do período e comparado ao mesmo período do ano anterior, o crescimento chega a 8,07%. A soma do 1º e 2º decêndio também mostra que o fundo representa aumento de 4,87% dentro do mês. Nesse caso, foi feita a comparação com o mesmo período de 2018 e com a inflação do período.

Acesse aqui a íntegra da nota.

Fonte: Agência CNM de Notícias 

quarta-feira, 17 de abril de 2019

CONCURSO PREFEITURA DE GUARABIRA - PB


A Prefeitura Municipal de Guarabira - PB dá inicio à realização de um novo concurso público nº 001/2019, visando selecionar candidatos de níveis fundamental, médio e superior, para ocupação de 192 vagas imediatas. O concurso será organizado e executado pela empresa CPCon – Comissão Permanente de Concursos.

Vagas

Nível fundamental: Auxiliar de Limpeza Urbana, Auxiliar de Serviços Diversos, Coveiro, Merendeira, Operador de Máquinas Pesadas, Vigilante Municipal;

Níveis Médio e Técnico: Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Aux. De Consultório Dentário, Agente Arrecadador, Eletricista, Fiscal de Obras, Motorista - Categoria D, Professor de nível médio, Técnico em Enfermagem;

Nível Superior: Assistente Social, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Bibliotecário, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico PSF, Angiologista, Cardiologista, Veterinário, Ultrassonografista, Neurologista, Mastologista, Gastroenterologista, Ecocardiografista, Médico Cabeça e Pescoço, Pediatra, Psiquiatra, Endocrinologista, Reumatologista, Urologista, Proctologista, Neuropediatra, Ortopedista, Socorrista, Nutricionista, Odontólogo Ortodontista, Odontólogo Endodontista, Pedagogo, Psicólogo, Professor de várias disciplinas, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Supervisor Escolar e Procurador Municipal.
Os vencimentos ofertados vão de R$ 998,00 a R$ 2.550,00, para trabalhar em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Como se inscrever

As inscrições serão aceitas no período de 10h do dia 22 de abril até às 23h59min do dia 19 de maio de 2019, via internet, no endereço eletrônico: http://cpcon.uepb.edu.br; O valor da taxa de inscrição vai de R$ 60,00 a R$ 100,00.

Fica reservado o percentual de 5% do total de vagas existentes, deste edital para os candidatos portadores de necessidades especiais, em função compatível com a sua aptidão.

Fonte: Concursos no Brasil

EDITAL COM 1.000 VAGAS DO CONCURSO DA SEE PB DEVE SAIR NESTA QUARTA (17)


A publicação do aguardado edital de abertura de inscrições do concurso público da SEE-PB (Secretaria Estadual de Educação da Paraíba) deve ocorrer já nesta quarta-feira, 17 de abril. A confirmação é do próprio governador João Azevedo, nesta segunda-feira, 15 de março, durante o programa "Fala Governador", transmitido por uma rede social. A seleção deverá contar com uma oferta de 1.000 vagas para professores na rede estadual. 

A distribuição das vagas pelas respectivas disciplinas será a seguinte: artes (72 vagas), biologia (150), educação física (68), filosofia (6), física (47), geografia (72), história (78), língua espanhola (18), língua inglesa (61), língua portuguesa (195), matemática (199), química (28), sociologia (6).

Fonte: Portal FolhaPE

terça-feira, 16 de abril de 2019

HERÓIS ANÔNIMOS


Por Clovis de Barros*

São Paulo - Morar numa vila com pouco mais de mil habitantes e relativamente longe da cidade grande não é fácil. Não há infra-estrutura, nem diversão, o comércio é fraco só para subsistência, não há médicos, dentistas, nada. Mais o povo consegue sobreviver usando a criatividade improvisando e substituindo os profissionais por pessoas criativas, inteligentes verdadeiros heróis anônimos. E era exatamente isso que acontecia quando passei minha infância na Prata. Havia heróis anônimos e artistas que minimizavam a falta de profissionais. Me lembro muito bem do Alfaiate figura hoje em extinção. O alfaiate era Seu Júlio que com sua velha máquina de costura Singer produzia peças que eram verdadeiras obras de arte. Você era medido de cima a baixo todas as medidas eram tiradas rigorosamente o que garantia uma calça, um paletó,  ou camisa da mais alta qualidade. O bom mesmo era ir lá acompanhar o andamento do trabalho. Seu Júlio não se importava ia fazendo as encomendas devagar. Os pedidos demoravam à vezes meses mais valia à pena ver o produto final. Outra pessoa muito querida e que prestava um ótimo serviço era o sapateiro Lola. Além dos consertos, Lola era um mestre na produção de alpercatas de couro amarelo com costuras que formavam bonitos desenhos. Desfilar com uma daquelas alpercatas personalizadas era o máximo. E o que não dizer do seu João dos Santos, o dono da Farmácia. Seu João fazia de tudo menos claro, cirurgias. Mais pequenos curativos e fórmulas fitoterápicas era com ele. Entrar na Farmácia era como entrar num laboratório. O cheiro de remédio era forte e havia de tudo ali para curar ou amenizar a dor de quem o procurava. E o marceneiro? O marceneiro era o Sr. Viterbo especialista em cadeiras, mesas e banquinhos de sentar. Suas peças eram bonitas e bem trabalhadas. Havia também o eletricista que fazia reparos na rede elétrica ou nas casas. O eletricista era Zominho casado com minha tia Maria um sujeito muito inteligente. Se você necessitasse urgente de uma ferramenta não haveria problemas. Era só ir à oficina do Sr João Justo, o Ferreiro. Lá, as peças eram forjadas no fogo a carvão ativado pelo fole de lona. A visão do Seu João Justo trabalhando naquele calor atiçando as brasas no fole mais o som provocado pelas peças sendo moldadas na bigorna era assustador. No entanto, ele fazia da profissão um meio de vida do qual se orgulhava. Não poderia deixar de falar do contador de causos e grosador Manoel Viegas e sua companheira Pureza. Manoel Viegas era um poeta infelizmente bebia muito e em qualquer lugar que fosse sempre tinha ao lado sua fiel companheira Pureza que não dispensava um garrafa de um bebida que era uma mistura de cachaça com erva-doce. Os dois animavam as tardes da vila contando causos e recitando poesias e cordel improvisado. 

Não poderia deixar de citar o Seu Mendes o dono do cartório. Foi lá que aprendi datilografia de graça em troca da arrumação de livros e limpeza das máquinas de datilografia, as magníficas máquinas Remington. Além de limpar as máquinas e cuidar de arquivar livros do cartório, me sobrava tempo para ler grandes obras como a Ilíada, Odisseia e a Eneida. As mulheres também tinham um papel importante na vida das pessoas na vila. A Parteira uma bonita  negra chamada Maria do Pau Ferro que inclusive fez o parto desse que vos escreve. Ela certamente com sua habilidade fez o parto de centenas de pessoas na Vila. Dona Regina Lucena além de ótima cozinheira, era uma doceira de mão cheia sua especialidade era a buchada, sarapatel, peru recheado e os assados. Porém, os doces de caju em compota eram bom demais. Nos finais de ano Dona Regina se desdobrava para atender os pedidos. Todas essas pessoas marcaram um época, deram o melhor de si para a nossa sociedade. Verdadeiros heróis de nossa pequena comunidade.

*Clovis de Barros filho nasceu na Serra da Prata (Iatecá), - PE. Estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns do Admissão ao Científico onde concluiu em 1968. Reside em São Paulo desde 1970. É Licenciado e Bacharel em Química Industrial pela Universidade de Guarulhos e Químico Industrial Superior pelas faculdades Osvaldo Cruz/SP.

PEDRA MONTADA, ÁGUAS BELAS - PE


Pedra Montada - Sítio Pedra Montada, região de Curral Novo - Águas Belas - PE
Fonte/Arquivo Público Municipal de Águas Belas - Apmab
Imagem/Tié Braz - Por José Luciano

segunda-feira, 15 de abril de 2019

GARANHUNS - ESPETÁCULO DA PAIXÃO CONFIRMA SUA TEMPORADA 2019


Espetáculo Jesus Alegria dos Homens - A Paixão de Cristo de Garanhuns, já deu a largada nos preparativos para a temporada de apresentações deste ano. Completando neste de 2019, vinte e nove anos de encenação no Alto do Magano, o evento é sempre esperado por milhares de espectadores e faz parte das celebrações nos dias da Semana Santa em Garanhuns. Os ensaios se iniciaram desde o dia sete deste mês de abril e seguem-se até a quarta-feira dia 17/04, enquanto as demais ações de produção agilizam as providencias necessárias para a realização dos espetáculos.

Este ano, a peça tem como principal patrocinador a Prefeitura de Garanhuns. A diretoria da Associação Teatral Jesus Alegrias dos Homens, realizadora do evento, decidiu não participar do edital do Pernambuco de Todas as Paixões, promovido pelo Governo do Estado e concorrer aos recursos destinados a essas produções no estado. O que vinha ocorrendo anualmente, tendo a Associação obtido a aprovação em todas as edições do projeto por mérito próprio. O motivo foi o atraso de praticamente um ano, do repasse financeiro conquistado em 2018, e que quase comprometeu a credibilidade do evento diante de seus fornecedores e prestadores de serviços, numa relação de seriedade e confiança construída há mais de duas décadas.

Assim sendo, o espetáculo será realizado com os recursos financeiros garantidos pela prefeitura e parceiros do comercio local. Como em anos anteriores, o Prefeito Izaías Régis destina toda atenção e apoio ao evento, além dos serviços de infraestrutura na área cenográfica, que envolvem várias secretarias do governo municipal. Esse trato de credibilidade e confiança vai garantir a temporada deste ano nos limites razoáveis de sua produção. Os recursos diminuídos justificam a redução de um dia da temporada, ficando as apresentações apenas na quinta e sexta feira (18 e 19). Mas, as modificações provocadas pela redução financeira não comprometem a qualidade artística do espetáculo em nada. Até acabam por proporcionar ao público novidades de conforto e bem estar. A direção de produção, a cargo de Fernando Lima e Jefson Fitipaldi, informa que este ano serão colocadas cadeiras individuais e cobertura em toldos em toda a área destinada ao público espectador, protegendo do sereno e de possíveis chuvas no período.

O espetáculo também volta a ser aberto ao público permitindo que sua plateia assista aos dois dias de espetáculos gratuitamente. Teremos estacionamento com segurança, policiamento reforçado, através da presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, a contratação de seguranças particulares em um número bem maior do que em anos anteriores, ambulâncias, participação da AMSTT no controle do trânsito e outras providências fazem parte do complexo que vão garantir mais uma temporada de sucesso do evento.

SERVIÇO:

Espetáculo: Jesus Alegria dos Homens

Dias: 18 e 19 de abril

Horário às 19:30 horas

Local: Alto do Magano

RENATO SIQUEIRA VAI COMANDAR O FUTURO DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES

Renato Siqueira
Eleito em 17 de janeiro de 2019 , o escritor Renato Siqueira conta com uma grande rede de articulação, seja nos meios literários ou político-partidários, com uma ampla facilidade de relacionamentos sustentados com uma grande influência. A nova gestão da UBE, pode se tornar uma das mais prósperas dos últimos anos, com sua simplicidade em fazer amizades, o presidente eleito já conta com diversos estados da federação apoiando o seu mandato.

Nascido no interior de Pernambuco,  desde muito cedo já despontava o talento para literatura.  Renato Siqueira torna-se presidente da UBE, o mais novo da historia dos últimos 60 anos da associação de escritores mais antiga do Brasil, fundada em 17 de janeiro de 1958. Sua marca fica registrada quando Renato Siqueira assumiu o comando do núcleo da UBE no município de Garanhuns, cidade de um grande potencial para a cultura, podemos afirmar que se trata de um grande celeiro cultural, onde em dois anos de mandato o município de Garanhuns se torna conhecido em todo o Brasil nos meios culturais podemos afirmar que o jovem e experiente escritor pode ser chamado de um grande ativista cultural, uma locomotiva para o desenvolvimento da literatura.

Na verdade nem o próprio Renato Siqueira achava que iria tão longe, mas devido a sua competência em tudo que faz, e justo toda essa ascensão nos meios literários, a expectativa e muito grande para os próximos dois anos de gestão da UBE, acreditamos que será uma grande revolução na literatura brasileira, o novo presidente afirma que ira buscar novas parcerias na iniciativa privada e publica, que vai garantir o incentivo e a prática da leitura, manutenção, preservação do livro e a valorização dos escritores brasileiros.

Neste momento tão importante, podemos e devemos acreditar no novo gestor, pois o mesmo já demonstrou competência e bastante experiência na sua trajetória, sem dúvidas a  UBE, estará sob o comando de um jovem que ira buscar mais investimentos estruturais, além de expandir o crescimento e ampliação de núcleos e secções em todos estados da federação. Com a eleição de Renato Siqueira, todos ganham, inclusive Garanhuns e o agreste meridional pelo valor que será agregado, e a certeza de um marco muito importante para a literatura e as artes em geral.

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS PODERÁ GANHAR MUSEU


Reunido com o Secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto, na tarde da última sexta-feira (5/4), o deputado Sivaldo Albino levou algumas reivindicações relacionadas ao Festival de Inverno de Garanhuns.

A criação do Museu Dinâmico do FIG e de um centro de produção audiovisual, pleito inclusive aprovado por unanimidade pelo Plenário da Alepe, através de indicação parlamentar, foi um dos assuntos ao qual o Secretário de Cultura se mostrou bastante receptivo e otimista, sobretudo porque acredita na possibilidade de captação de recursos junto à iniciativa privada para concretizá-los.

Ademais, Gilberto Freyre também mostrou-se simpático à antiga reivindicação da sociedade de Garanhuns de ter uma espécie de comitê permanente do FIG, formado por representantes dos órgãos estaduais, municipais, do comércio, dos artistas, da imprensa, da rede hoteleira, enfim, um arranjo institucional onde todos possam, a cada ano, avaliar, discutir e sugerir melhorias e inovações para o aperfeiçoamento do Festival.

"Fiquei muito satisfeito com a reunião porque o Secretário, com sua habitual atenção, nos ouviu atentamente e considerou todos os nossos pleitos como sendo viáveis, sinalizando com forte possibilidade de concretização", disse Sivaldo.

Segundo o parlamentar, seria um grande presente para o município e para os amantes do festival receber no próximo ano um Museu do FIG, justo quando o Festival completa 30 anos de existência.

"Além de se tornar um novo ponto turístico do município, teríamos finalmente um local de preservação da memória do Festival, onde munícipes e turistas poderão assistir às apresentações do FIG o ano inteiro", destacou o deputado.


Na oportunidade Sivaldo também fez questão de visitar Teresa Amaral, filha do ex-prefeito Ivo Amaral, criador do FIG, técnica da Fundarpe que ele considera uma das melhores e mais competentes do estado, e que poderá dar uma grande contribuição no planejamento e execução dos pleitos apresentados ao secretário.

Fonte: Blog do Roberto Almeida