sábado, 11 de maio de 2019

DOM VASCONCELOS É ELEITO PRESIDENTE DA REGIONAL NE 1 DA CNBB

Dom Vasconcelos
Imagem/Paróquia de Ipu

Na tarde da última quinta-feira (9) os bispos do Regional NORDESTE 1 (Ceará) reunidos na 57ª Assembleia Geral da CNBB elegeram a sua nova presidência. Foram eleitos os bispos:

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos – Bispo de Sobral – Presidente do Regional

Dom André Vital Félix da Silva – Bispo de Limoeiro – Vice Presidente do Regional  

Dom Valdemir Vicente Andrade Santos – Bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza – Secretário do Regional

Dom Luiz Gomes de Vasconcelos

Nasceu em Garanhuns PE, aos 12 de maio de 1963, filho primogênito de José de Vasconcelos Pontes e Marlene Gomes de Vasconcelos de uma família de seis irmãos.

Foi batizado aos 22 de maio de 1963 na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição (hoje N. Senhora do Perpetuo Socorro, dos missionários redentoristas em Garanhuns). Na mesma paróquia recebeu a primeira comunhão. Em 1979, na Catedral de Garanhuns, foi crismado por Dom Tiago Postma. Aos 12 de outubro de 1987, por ocasião da festa de Nossa Senhora Aparecida, foi instituído leitor e acólito na Paróquia de São Roque, bairro CECAP em Guarulhos, por Dom João Bergese bispo diocesano daquela Diocese. Aos 19 de agosto de 1989, domingo da Assunção de Nossa Senhora foi ordenado diácono na Igreja Matriz de Águas Belas–PE e aos 09 de dezembro de 1989, foi ordenado presbítero, pela imposição das mãos de Dom Tiago Postma na Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, onde fora batizado.

FORMAÇÃO

Fez o curso primário no Instituto São José das irmãs da Sagrada Providência do Menino Jesus em Garanhuns – PE. Cursou o primeiro grau maior e o segundo grau no Colégio Santa Sofia das Religiosas da Instrução Cristã, ingressando no Seminário Propedêutico em Garanhuns no ano seguinte. Em 1984 foi enviado para o Seminário Regional Nordeste II e iniciou o curso de filosofia no Instituto de Teologia do Recife – ITER. No ano seguinte foi enviado por seu bispo diocesano Dom Tiago Postma para o Seminário Diocesano de Guarulhos SP. Concluiu o curso de filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo em 1988. Em 2008 como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, obteve o diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Atestado de Qualificação em Formação Vocacional pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO PRESBITERAL

Três meses após sua ordenação presbiteral recebeu provisão de Administrador Paroquia da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição das Águas Belas e vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Itaíba PE, exerceu seu ministério por dez anos. Dedicou especial atenção aos Índios Fulni-ô de Águas Belas. Durante este período foi membro da equipe de formação sacerdotal diocesana. Em 1999 foi eleito membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da diocese. No ano 2000 foi nomeado por Dom Irineu Roque Scherer, Pároco da Paróquia do Sr. Bom Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento do Una e em 2002, eleito Coordenador Diocesano de Pastoral, ministério que deixou em 2005 quando foi estudar em Roma. Aos 31 de julho de 2008 recebeu provisão de Formador junto ao Seminário Interdiocesano em Caruaru por Dom Fernando Guimarães e aos 11 de dezembro daquele ano recebe de Dom Bernardino Marquió, bispo de Caruaru, a provisão como Reitor do Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores. Em 2011 Foi eleito presidente Regional da OSIB NE II.

EPISCOPADO

 21/03/2012 – Nomeado pelo Santo Padre, O papa Bento XVI, como Bispo Auxiliar de Fortaleza.

 11/06/2012 – Sagração episcopal por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, bispo de Garanhuns.

 06/07/2012 – Apresentação à Arquidiocese de Fortaleza como Bispo Auxiliar.

Fonte: Regional NE 1 da CNBB

WALMART ENCERRA SEU "COMÉRCIO ELETRÔNICO" NO BRASIL


O gigante norte-americano do varejo, o Walmart, anunciou nesta sexta-feira (10) que a empresa encerra a venda de produtos pelo seu comércio eletrônico no país e passa a manter uma pequena estrutura interna como apoio às vendas já feitas pelos consumidores. A corporação demitiu 90 funcionários que trabalhavam diretamente no setor de vendas online.

Desde 2017 o site da gigante do varejo americano operava apenas no modelo marketplace, ou seja, vendendo produtos de outros lojistas, os chamados “sellers”. Cerca de 70 das 90 pessoas que compunham essa área foram demitidas. As restantes serão realocadas dentro do próprio Walmart.

Em nota oficial, o Walmart confirmou que, de fato, encerrará as atividades de comércio eletrônico, hoje sendo responsável por uma mínima parte do faturamento no Brasil, e que continuará atendendo nas 400 lojas físicas de atacado e varejo.

sexta-feira, 10 de maio de 2019

RENATO SIQUEIRA É DIPLOMADO

Renato Siqueira e Rogério Generoso
Na quarta-feira, dia 8 de maio na Casa Rosada, sede da União Brasileira de Escritores, em solenidade coordenada pelo Dr. Paulo Sales, advogado que acompanhou todo o processo eleitoral e judicial que envolveu as  eleições 2019 da UBE, e com a presença do poeta e escritor Rogério Generoso representante da comissão eleitoral, o presidente eleito Renato Siqueira foi diplomado. Dr. Paulo Sales proferiu um brilhante discurso sobre os últimos acontecimentos que envolveu o processo eleitoral e afirmou que  a chapa liderada pelo escritor Renato Siqueira, foi inscrita dentro da legalidade, atendendo todos os preceitos estatutários e obedeceu rigorosamente o edital que regia as eleições. Diante do exposto não existia motivo para que a ação impetrada pela chapa União dos Associados, conseguisse êxito na ação ajuizada. Sendo assim o presidente foi eleito em um processo democrático e mesmo sendo chapa única atendeu o desejo da maioria dos votantes.

A UBE recebe como seu presidente um jovem escritor que já demonstrou que tem uma vasta experiência em todas as áreas, seja administrativa ou literária. O escritor Renato Siqueira já inicia  sua gestão buscando reestruturação e melhoramentos para a  instituição, pois o mesmo já encanta a todos com seu jeito simples de falar e de grande poder de liderança.

Sem dúvidas será um mandato com base na busca de parcerias para efetivar o fortalecimento  da instituição, esperamos nos próximos dias já o anúncio de algumas ações que em breve serão divulgadas. Renato reafirma que fará o possível para buscar os investimentos necessários e que a sua responsabilidade começou quando aceitou o convite para ser o candidato, sendo concretizado com  sua diplomação.

VEJA QUEM VOTOU CONTRA O GOVERNO NO DESTINO DO COAF E NA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

Deputados e senadores aprovaram em comissão especial, nesta quinta (9), a MP 870 da reforma administrativa. O texto ainda precisa ser analisado pelos plenários da Câmara e do Senado até o dia 3 de junho, quando a MP perde a validade.

Por destaques, os congressistas passaram o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça para o da Economia.

Além disso, tiraram do Incra e retornou para a Funai a demarcação de terras indígenas.

Também mantiveram um jabuti, trecho que não tem relação com a proposta, na MP. O relatório do senador Fernando Bezerra (MDB-PE) limitou a atuação dos auditores fiscais da Receita Federal e os proibiu de relatar aos órgãos fiscalizadores ilícitos encontrados sem autorização judicial prévia.

Veja como votaram os parlamentares em cada um desses casos: 

Sobre o destino do Coaf (14 a 11 para tirar do Ministério da Justiça)

SIM - PARA TIRAR O COAF DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Senadores:
Ciro Nogueira (PP-PI)
Rogério Carvalho (PT-SE)
Jayme Campos (DEM-MT)
Nelsinho Trad (PSD-MS)
Jean Paul Prates (PT-RN)

Deputados:
Valtenir Pereira (MDB-MT)
Elmar Nascimento (DEM-BA)
Célio Silveira (PSDB-GO)
Arthur Lira (PP-AL)
Marx Beltrão (MDB-AL)
Alexandre Padilha (PT-SP)
Luiz Carlos Motta (PR-SP)
Camilo Capiberibe (PSB-AP)
Subtenente Gonzaga (PDT-MG)

NÃO - PARA MANTER O COAF NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Senadores:
Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE)
Simone Tebet (MDB-MS)
Antonio Anastasia (PSDB-MG)
Rose de Freitas (Pode-ES)
Juíza Selma (PSL-MT)
Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
Otto Alencar (PSD-BA)

Deputados:
Filipe Barros (PSL-PR)
Danel Coleho (Cidadania-PE)
Diego Garcia (Pode-PR)

Sobre demarcação de terras indígenas (15 votos a 9 para delegar a demarcação à Funai)

SIM - DELEGAR A DEMARCAÇÃO PARA A FUNAI

Senadores:
Ciro Nogueira (PP-PI)
Rogério Carvalho (PT-SE)
Nelsinho Trad (PSD-MS)
Jean Paul Prates (PT-RN)
Rose de Freitas (Pode-ES)
Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
Otto Alencar (PSD-BA)

Deputados:
Valtenir Pereira (MDB-MT)
Daniel Coelho (Cidadania-PE)
Luiz Carlos Motta (PR-SP)
Camilo Capiberibe (PSB-AP)
Arthur Lira (PP-AL)
Alexandre Padilha (PT-SP)
Hugo Motta (PRB-PB)

NÃO - MANTER A DEMARCAÇÃO COM O INCRA

Senadores:
Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE)
Simone Tebet (MDB-MS)
Antonio Anastasia (PSDB-MG)
Juíza Selma (PSL-MT)
Jayme Campos (DEM-MT)

Deputados:
Filipe Barros (PSL-PR)
Diego Garcia (Pode-PR)
Elmar Nascimento (DEM-BA)
Joice Hasselmann (PSL-SP)

Fonte: Congresso em Foco

COORDENADOR NACIONAL DA CÂMARA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL RECEBE HOMENAGEM EM GENEBRA


Na 6ª feira, dia 03 de Maio de 2019, em concorrido encontro no âmbito do 33º Salon du Livre, no Palexpo, em Genebra, coordenado pela presidente Valquiria Imperiano e prestigiado pelo diplomata Leonardo de Souza, representante do Consulado Geral do Brasil em Genebra, o escritor Alexandre Santos, coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, recebeu o Diploma de Convidado de Honra da editora 'Cultive Art et Literature'.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

SESC GARANHUNS LEVA MUSICALIDADE INDÍGENA PARA O PARQUE RUBER VAN DER LINDEN

Grupo Memória Fulni-ô, do povo Fulni-ô - PE

O Parque Ruber Van der Linden, no centro de Garanhuns, vai receber a 22ª edição do Sonora Brasil, nesta sexta-feira (10/05), às 16h. Com entrada gratuita, o projeto, considerado o maior de circulação musical do país, vai apresentar a musicalidade e a cultura de grupos indígenas brasileiros. Na cidade, o público vai conhecer os grupos Dzubucuá, da comunidade Kariri-Xocó (AL), e o Memória Fulni-ô, do povo Fulni-ô (PE).

Ambos vão mostrar cantos e danças, embalados por instrumentos de sopro e percussão, através de um ritual tradicional tanto dos Kariri-Xocó quanto dos Fulni-ô: o toré. Trata-se de um ritual sagrado que envolve performance corporal e música. No caso dos indígenas alagoanos, as letras cantadas em português contribuem para a transmissão da história do povo ao falar de seu cotidiano religioso e histórico.

Já para o grupo pernambucano, o ritual é coletivo, cantado em dialeto próprio, sendo o mais antigo dessa comunidade. O grupo vai apresentar ainda as cafurnas, manifestações que se referem à dança, à música, aos modos de cantar, à profecia, ao estilo e tradição e à estética, que tratam de temas como a preservação da natureza, a reverência aos animais e a identidade indígena.

Com curadoria assinada por Sônia Guimarães, professora de música do Sesc, e pelas professoras de artes da instituição, Ailma Andrade e Cristina Barbosa, a programação também vai acontecer na Região Metropolitana do Recife e ne Sertão de Pernambuco. “Estamos com uma programação que se dividiu em etapas, conforme se mostraram ligações, diálogos, fazeres artísticos e experiências culturais, a partir e presente nos artistas locais e suas criações”, afirma Sônia.

Fonte: Claudio Rodrigues
Dupla Comunicação

FPM - PRIMEIRO DECÊNDIO DE MAIO SERÁ CREDITADO NA SEXTA-FEIRA (10)

Os Municípios irão partilhar na próxima sexta-feira, 10 de maio, o montante de R$ 5,2 bilhões referentes ao 1º decêndio do mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse valor já está descontado a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que esse decêndio, geralmente, é o maior dos repasses previstos para maio por representar quase a metade do valor repassado aos Municípios.

O motivo para a transferência ser considerada a mais alta é que o primeiro decêndio sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias (20 a 30 do mês anterior). Em termos nominais, a transferência será de R$ 6,5 bilhões.

A CNM informa que, de acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o 1º decêndio de maio de 2019, comparado com mesmo decêndio do ano anterior, apresentou crescimento de 8,28%. Quando o valor do repasse é deflacionado, ou seja, levando-se em conta a inflação do período e comparado ao mesmo período do ano anterior, o aumento é de 4,19%.

O gestor pode conferir o valor do 1º decêndio que será creditado para o seu Município com informações por coeficientes e por Estado. A íntegra da nota do FPM elaborada da CNM consta os valores brutos do repasse do FPM e os seus respectivos descontos: 20% do Fundeb, 15% da saúde e 1% do Pasep. Acesse aqui os detalhes da nota.

Da Agência CNM de Notícias

quarta-feira, 8 de maio de 2019

CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) republicou o edital nº 38/2019, trazendo diversas mudanças em relação à publicação anterior. O intuito do concurso UFPE agora é preencher um total de 36 vagas integrantes do seu quadro de servidores técnico-administrativos.

Os contratados irão receber remuneração inicial composta pelo vencimento básico (entre R$ 1.945,07 e R$ 4.180,66, conforme a classe do cargo).

As lotações serão nas unidades da UFPE situadas em Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru.

Cargos do concurso UFPE

São ofertadas vagas para os cargos de Assistente de Alunos, Assistente de TI, Confeccionador de Instrumentos Musicais, Editor de Imagem, Técnico de Laboratório (Informática, Mecânica, Mineração, Morfofuncional), Técnico em Audiovisual, Técnico em Química e Técnico em Segurança do Trabalho.

Também há chances para Tradutor e Intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais, Analista de Tecnologiada Informação/Área:Suporte/Redes, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Físico.

Inscrição Concurso UFPE

Os interessados deverão efetuar a inscrição por meio do site www.cec.ufpe.br. As inscrições serão recebidas até o dia 9 de junho de 2019.

No site informado, é necessário preencher o formulário eletrônico, contendo dados como números dos documentos de identidade e CPF, e endereço para contato, inclusive, e-mail.

A taxa de inscrição será de R$ 78,00, para os cargos pertencentes aos níveis de classificação C e D, e de R$ 125,00, para os cargos de nível de classificação E.

Poderão requisitar a isenção da taxa de inscrição, os candidatos que comprovarem insuficiência de recursos para arcar com seu pagamento e doadores voluntários de medula óssea.

Provas

Todos os candidatos serão submetidos à provas objetivas, que serão realizadas na nova data provável de 20 de outubro de 2019, na Região Metropolitana do Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. 

O prazo de validade do concurso UFPE será de um ano, a contar da publicação no Diário Oficial da União da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFPE.

FREI DAMIÃO DE BOZZANO EM CAPOEIRAS - PE



Créditos do Vídeo - Maravilhas de Capoeiras
Última Missão de Frei Damião em Capoeiras Pernambuco

TCE, MPCO E MPPE EMITEM RECOMENDAÇÃO SOBRE FESTAS JUNINAS

O Tribunal de Contas, o Ministério Público de Contas e o Ministério Público do Estado expediram nesta quarta-feira (08) uma recomendação conjunta aos prefeitos dos 184 municípios pernambucanos no sentido de que evitem a realização de despesas com festas juninas, especialmente shows, quando a folha de pessoal do município estiver em atraso, inclusive nos casos que atinjam apenas uma parcela dos servidores, como comissionados e temporários.

Notícias veiculadas pela imprensa, bem como denúncias de recorrentes atrasos de salários em municípios do Estado, encaminhadas pelos cidadãos aos órgãos de controle, ensejaram a decisão.

"A despeito do mencionado cenário de inadimplência com as folhas de pagamento, diversos municípios pernambucanos sinalizam a iminência de realização de gastos com o São João, especialmente festas e shows, Nos municípios com dificuldades financeiras que sofrem com a carência de recursos públicos, impõe-se ao administrador o dever de otimizar a alocação de tais recursos na satisfação das necessidades mais prementes da população, em sintonia com o postulado da eficiência previsto no “caput” do art. 37 da Constituição Federal de 1988 ", diz a recomendação.

Os prefeitos que descumprirem a recomendação podem ser responsabilizados com aplicação das sanções previstas em lei, como rejeição de contas e multa e, ainda, a apuração da prática de atos de improbidade administrativa, com o consequente ajuizamento da ação pertinente.

Fonte: Gerência de Jornalismo do TCE

MPPE AJUÍZA AÇÃO POR IMPROBIDADE CONTRA PREFEITO DE SIRINHAÉM


Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da Promotoria de Justiça da Sirinhaém, ingressou, na última terça-feira (30), com ação por ato de improbidade administrativa contra o prefeito Franz Araújo Hacker, por ter realizado contratações temporárias ilegais no exercício financeiro do ano de 2017. No entendimento do MPPE, o gestor afrontou diversos princípios da administração pública, como legalidade, impessoalidade e eficiência.

Por essa razão, o Ministério Público requereu à Justiça sua condenação às sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal n.º 8.429/92), que incluem o ressarcimento integral do dano aos cofres públicos, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público por três anos.

De acordo com o promotor de Justiça Daniel Gustavo Meneguz Moreno, as irregularidades foram identificadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em auditoria técnica. “Foi constatado que a Prefeitura de Sirinhaém realizou, através de seu gestor, 535 contratações temporárias ilegais, sob a alegação de excepcional interesse público, para diversos cargos, no 1º quadrimestre do exercício de 2017”, narrou o promotor de Justiça no texto da ação.

Conforme o documento, além das contratações temporárias ilegais terem ocorrido sem a realização de processo seletivo simplificado, 515 das 535 contratações foram efetuadas antes da data de encerramento das inscrições do processo suspenso. “Ademais, as pessoas contratadas constavam em banco de dados existente na Prefeitura, fato que atenta diretamente contra os princípios constitucionais da isonomia e impessoalidade”, destacou o promotor Daniel Gustavo.

Ainda segundo o promotor, Franz Araújo Hacker está a frente do Poder Executivo de Sirinhaém desde o ano de 2013, enquanto que o último concurso público para os cargos das contratações ocorreu no ano de 2010. Por essa razão, o Ministério Público de Pernambuco também ajuizou, em junho de 2018, ação civil pública objetivando a realização de concurso público pelo Município de Sirinhaém, para todos os cargos, para a qual ainda aguarda uma decisão.

Fonte: MPPE

terça-feira, 7 de maio de 2019

FALECEU EM GARANHUNS O PROFESSOR EVANDO DOS SANTOS

O professor Evando dos Santos, foi aluno do Colégio Diocesano de 1954 a 1964, sendo que no período de março de 1956 a junho de 1965, estudou no Ginásio do Arraial, fundado pelo Padre Adelmar. Quando o Padre Adelmar era diretor do Colégio Diocesano trabalhou como professor  de 1966 a 1981, segundo Evando foram anos abençoados em sua vida. Trabalhar com o Padre foi um aprendizado ímpar na minha formação de educador e cristão.

O professor Evando tinha  74 anos e seu corpo será velado na funerária Suissa. Amanhã  às 14h haverá missa de corpo presente na capela do Colégio Diocesano.

Evandro dos Santos, foi professor do Colégio Diocesano,  Estadual Jerônimo Gueiros, Santa Sofia e XV de Novembro, sendo também  presidente  da associação dos ex-alunos do Colégio Diocesano.

INSCRIÇÕES PARA O 12º FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO SÃO PRORROGADAS


As inscrições para o 12º Festival de Cinema de Triunfo foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (13). Até lá, cineastas de todo o Brasil podem inscrever curtas e longas-metragens para concorrer à Mostra Competitiva do evento, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, entre os dias 29 de julho e 10 de agosto, no Cineteatro Guarany, localizado em Triunfo, no Sertão do Pajeú. Mais informações estão disponíveis no endereço www.cultura.pe.gov.br/editais.

Este ano, pela primeira vez, as inscrições serão completamente on-line, por meio da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco. Os realizadores deverão acessar o link www.mapacultural.pe.gov.br/projeto/191 para se cadastrarem como agentes culturais e preencher o formulário eletrônico disponível no endereço citado. Em anexo, deverão ser enviadas três fotos de divulgação do filme. No formulário de inscrição, também deverá ser informado o link para acesso ao filme e a sua senha de exibição, quando for necessário.

Vale destacar que serão aceitas inscrições de filmes brasileiros de quaisquer formatos, desde que tenham sido finalizados entre janeiro de 2017 e os meses vigentes de 2019 e que possuam cópia de exibição em formato digital FullHD (resolução 1.920 x 1.080).

Cerca de 36 filmes serão selecionados. A lista será divulgada no portal Cultura.PE até o dia 21 de junho de 2019. Os títulos serão avaliados por uma Comissão de Mérito, composta por, no mínimo, três pessoas, representantes da Gerência de Política Cultural da Secult-PE e por profissionais da área, de reconhecido saber e competência no campo Audiovisual, indicados pelo Conselho Consultivo do Audiovisual e designadas pela Secretaria Estadual de Cultura. Com um orçamento total de R$ 200 mil, o festival distribui prêmios em dinheiro para os melhores filmes eleitos pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular, além do Troféu Caretas.

Esclarecimentos e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail audiovisualpe@gmail.com ou pelo telefone (81) 3184-3076.

Fonte: Secult-PE

segunda-feira, 6 de maio de 2019

SESC GARANHUNS PROMOVE ENCONTRO DE ESCRITORES


Nesta quarta-feira (8/5), o Sesc Garanhuns recebe os escritores Juliana Leite (RJ) e Tobias Carvalho (RS), vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2018, para um encontro que terá uma mesa de conversa e lançamento de livros. O evento terá início às 19h30, no Salão Jaime Pincho, na Unidade. Também haverá uma exposição com todas as obras premiadas do concurso. A entrada é gratuita.

Lançado pelo Sesc há 16 anos, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de serem incluídos nas ações literárias da instituição, os autores premiados têm seus livros publicados e distribuídos pela Editora Record.

Nascida em 1983, em Petrópolis, Juliana Leite é mestre em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Seu primeiro romance, "Entre as mãos", traz o enredo de Magdalena, que sofre um acidente determinante em sua vida. Ao acordar de um período de coma, ela precisará reaprender a falar e a lidar com um novo corpo, agora marcado por limitações e cicatrizes definitivas.

Já Tobias Carvalho nasceu em Porto Alegre, em 1995, e é estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Venceu a categoria Contos com "As coisas", sobre homossexuais cujas histórias se entrelaçam e se contrapõem sob diferentes gêneros e olhares.

IBGE VAI CONTRATAR 234 MIL TEMPORÁRIOS PARA CENSO 2020


Foi anunciado hoje (06) a contratação temporária de até 234,4 mil profissionais para atuarem no Censo 2020, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os profissionais serão contratados a partir de janeiro de 2020. A autorização está em portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (6). Do total de vagas, 196 mil serão para recenseador que coleta as informações junto à população. Outra atividade com número alto de vagas é o de agente censitário supervisor (23.578). Serão contratados ainda supervisores, coordenadores censitários e agentes censitários operacionais.

A contratação dos profissionais depende de aprovação prévia em processo seletivo simplificado. O contrato terá duração de até um ano, prazo que pode ser prorrogado de acordo com a necessidade de conclusão dos trabalhos.

O edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será publicado no prazo de até seis meses com detalhes sobre a escolaridade exigida para cada atividade e a remuneração. Nas últimas seleções, a exigência era de ensino fundamental completo para o cargo de recenseador.

domingo, 5 de maio de 2019

FUTEBOL - SPORT DE IATI VENCE O SANTA CRUZ E ESTÁ NA SEMIFINAL DA COPA AGRESTE 2019

Sport de Iati

Com uma boa vitória por 2 x 0 sobre o Santa Cruz do Riacho Dantas de Calçado, no Estádio Clementino Lima em Lajedo, o Sport de Iati é o primeiro classificado para semifinal da Copa do Agreste de Futebol 2019. Hoje teremos Seleção de Paranatama x Juventude de São João na segunda partida das quartas de final, e nos dias 11 e 12 de maio as outras duas partidas restantes das quartas de final.

Fonte: Blog do Ismaradona

OS IRMÃOS DE LAMPIÃO


Créditos do vídeo: Cangaço na Literatura
Apresentação: Robério Santos
Produção: Xiquita Filmes
Traços biográficos, em ordem cronológica, dos nove irmãos Ferreiras, filhos de José Ferreira da Silva  e D. Maria Vieira Lopes

1 - Antônio - Nascido a 15 de julho de 1895. Batizado na capela de São Francisco pelo Padre Quincas, sendo padrinhos os avós maternos, Manuel Pedro Lopes e D. Maria Jacosa Vieira. recebeu o nome de Antônio em homenagem ao avô paterno, Antônio Ferreira Lima. Incomparável amestrador de cavalos, almocreve, agricultor, feireiro. Entrou no cangaço acompanhando Lampião, em 1920, aos 25 anos de idade. Tinha o apelido de "Esperança". Terrível no comando de retaguardas arrasadoras.

Voz geral, inclusive daqueles que combateram Lampião, por exemplo, os nazarenos sargentos Lero (Aureliano de Souza Nogueira), Lero Chico (Aureliano Flor) e Luís Soriano:

- "Enquanto existiram Antônio Ferreira, Luís Pedro e Antônio Rosa, a volante da Nazaré não teve vez!" Eles eram uma espécie de três Mosqueteiros do Rei - o Rei do Cangaço, Lampião.

Morreu Antônio Ferreira de um acidente de tiro, em 1926, aos 31 anos de idade.

Avó materna e pais de Lampião com seus
irmãos. Bico de pena de Lauro Villares
utilizando antigos retratos
2 - Livino - Nasceu a 7 de setembro de 1896. Batizado na capela de São Francisco, sendo padrinhos Luís Barbosa Nogueira e Gertrudes Vieira, irmã de sua avó D. Jacosa. Seu padrinho de crisma, Manuel Alexandre Gomes Lima, "Neco Jurubeba", de família de Tacaratu, irmão do Major Inocêncio Lima Jurubeba, residente em Betânia e ex-prefeito de Custódia, tio do ex-deputado Metódio Godoi. Mais dado a almocrevia. Também agricultor e feirante. Entrou igualmente para o cangaço em 1920, acompanhado do seu irmão Virgulino. Tinha o apelido de "Vassoura", o que bem definia sua atuação nos combates, sempre na vanguarda, com coragem indômita, varrendo aos inimigos do campo de batalha ou perseguido-os frontalmente. Dotado de excelente pontaria. ferido no combate do Tenório, em junho de 1925, do que veio a falecer, contando apenas com 29 anos de idade.

3 - Virgulino - Nasceu a 4 de junho de 1898. Virgulino, aos três meses de nascido, foi levado à pia batismal por seus avós maternos, que lhe foram os padrinhos de vela. Padre Quincas, o vigário, encantado com os olhinhos vivos daquela criança irrequieta, apertando-lhe carinhosamente as bochechas e sem intenção de ser profeta, disse uma coisa que, por coincidência, deu certo:

- "Sabem o que quer dizer o nome Virgulino?" - perguntou ele.

- "O nome, seu vigário, foi tirado do Lunário Perpétuo" respondeu a madrinha.

- "Virgulino - explicou o padre - vem de vírgula, quer dizer, pausa, parada". E arregalando os olhos: - "Quem sabe , o sertão inteiro e talvez o mundo vão parar de admiração por ele!"

A primeira comunhão de Virgulino, com sete anos de idade, foi na festa do orago da capela de São Francisco, em 1905. Durante a primeira e grande desobriga quaresmal de Floresta, em 1912, foi Virgulino, aos catorze anos de idade, crismado pelo recém-empossado primeiro bispo Dom Augusto Álvaro da Silva, sendo padrinho o Padre Manuel Firmino, vigário de Mata Grande, em Alagoas, vindo só para isto. Lampião morreu em 28 de julho de 1938.
  
A família de Lampião reunida pela última vez
4 - Virtuosa - Nasceu em 1900. Morando em Poço do Negro, casou-se em 1919, com Luís Marinho, sobrinho de Antônio Matilde. Por causa das perseguições mudou-se Luís para Alagoas, daí tomando parte em várias lutas de seu tio. Depois da morte de José Ferreira, transferiu-se Luís, com sua mulher e dois filhos, para Propriá, Sergipe. As perseguições continuando, foi embora, em 1930, sozinho para São Paulo, deixando a mulher com três filhos; Francisco, José e Francisca. E a partir do início de 1931, deixou de dar notícias. João Ferreira, estando nessa época em Picos, no Piauí, mandou buscar essa sua irmã e fixou-se numa casa que, para ela e os filhos, comprou no Juazeiro do Padre Cícero. Morreu Virtuosa ali no Juazeiro, em 1934. Os filhos Francisca  e Francisco ficaram morando em Juazeiro; José, após a morte da mãe, entrou no grupo de Lampião, a 25/07/1938, em Angico. No dia que seria sua investidura no cangaço, houve o ataque a Angico, escapando ileso da tragédia e desaparecendo.

5 - João - Nasceu em 1902. Dos cinco filhos de José Ferreira da Silva apenas João não quis entrar para o cangaço. Mas mesmo não tendo participado dele, chegou a ser preso, judiado, humilhado, maltratado, e mesmo assim não quis usar vingança. Faleceu em 11 de agosto de 1981.

6 -Angélica - Nasceu em 1904. Casou-se em 1926, no Juazeiro, com o almocreve potiguar Virgínio, morrendo, meses depois de peste bubônica, de cuja febre não resistiu 24 horas. Virgínio era tipão robusto de quase dois metros de altura. Muito ativo e trabalhador. Viúvo, entrou em 1927 para o cangaço recebendo o apelido de "Moderno", comandando um dos grupos de Lampião. No primeiro semestre de 1936, atuou na região pernambuco-paraíba do Tigre, na Serra do Ororubá, em Pesqueira, nas ribeiras do Ipanema e do Moxotó, morrendo em outubro do mesmo ano.

7 - Maria (D. Mocinha) - Veio à luz do dia em 1906. Notável por sua grande beleza. Casou-se, em 1925, no Juazeiro, com Pedro Raimundo de Queirós, empregado da Fábrica da Pedra e depois vendedor de redes, com burrama de almocreve. Pedro morreu de acidente. A viúva veio morar em Pedra de Delmiro, Alagoas, com seus dois filhos e suas duas filhas: Expedito, Iraci, Valdeci (menina) e José. Depois mudou-se para Camaragibe, zona da mata alagoana.

8 - Ezequiel - Nasceu em 1908. Afilhado de Joaquim Godoi (irmão do ex-deputado Metódio Godoi) Com  a morte de Livino e Antônio, entrou, em 1927, aos 19 anos de idade, para o cangaço, no grupo de seu irmão Lampião. Tomou o nome de "Ponto Fino", justificado pela sua pontaria rápida e segura. Inteligente e de uma valentia desassombrada. Seria, na certa, com o tempo, o sucessor de Lampião, segundo a opinião de Luís Pedro, cangaceiro lugar-tenente de Lampião. Morreu valentemente, em combate na Várzea do Touro, Bahia, em 1932, aos vinte e três anos de idade.

9 - Anália - Nascida em 1910. Genista, voluntariosa, decidida, respondona e destemida. Casou-se em 1931, em Pedra de Delmiro, Alagoas, com Eliseu Norberto, "redeiro" ou vendedor de redes fabricadas em Caraibeiras (Tacaratu), indo morar em  Várzea do Pico, sertão alagoano. Morreu de parto gêmeo, em 1941, deixando três filhos: José Norberto, Rivaldo Norberto e João Norberto.

Todos os nove irmãos nascidos na fazenda Ingazeira, foram batizados na capela da vila de São Francisco.

Fonte: Lampião, Seu Tempo e Seu Reinado de Frederico Bezerra Maciel