sábado, 13 de julho de 2019

COMO COMPRAR UM AZEITE DE OLIVA VERDADEIRO

O NASCIMENTO DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

Ivo Tinô do Amaral 
Por Ivo Amaral*

Garanhuns, PE - Em um certo dia da minha primeira administração (1977 a 1982) à frente do Governo Municipal de Garanhuns, em uma das constantes visitas que me fazia o jornalista Marcílio Reinaux, ele me disse: "Prefeito, Garanhuns precisa ter um Festival de Inverno". Marcílio acabara de participar do Festival Cultural de São Cristóvão, em Sergipe, como conferencista e Professor de História da Arte da Universidade Federal de Pernambuco. Antes disso, ele havia participado do Festival de Inverno de Campos de Jordão, em São Paulo. Marcílio dizia estar muito impressionado com o sucesso e a repercussão daqueles dois eventos, e por isso indagava: "porque não criar um Festival de Inverno para Garanhuns?"

Como Prefeito senti, de pronto, uma forte motivação de pensar seriamente no assunto e respondi: "Que ideia fantástica, vamos à ela". Corria o ano de 1981. Desde então, teve início, na minha gestão de prefeito, um longo caminho que seria percorrido, por mim, pelo próprio Marcílio e por uma meia dúzia de pessoas que convoquei dentre os meus principais auxiliares. O professor Jaime Pinheiro, por exemplo, que integrava a minha equipe na Prefeitura, ficou também entusiasmado com a ideia e começou a articular meios e a listar providências que pudessem viabilizar a implantação do Festival.

Ivo Amaral e o governador Joaquim Francisco (1991)
Com o passar do tempo, em meio a tanto trabalho, tantas preocupações e problemas próprios a uma administração municipal, o assunto, por vezes, ficou pendente no seu andamento. Mas a cada tomada de posição, com novas e alentadoras providências, vislumbrava-se, cada vez mais, a possibilidade de, a médio prazo, se implantar o Festival de Inverno de Garanhuns. Em fevereiro de 1991, na minha segunda administração à frente da Prefeitura, criei a Comissão Organizadora do Festival, com a finalidade de estudar o assunto e propor as medidas necessárias com vistas à sua viabilização. E, decidi, na época, que o próprio prefeito deveria ficar à frente de tudo. O Festival precisava sair do papel.

Palco do 1ª Festival de Garanhuns

A Comissão era constituída pelas seguintes pessoas; os secretários Jaime Pinheiro, Luiz Henrique e Fernando Campos; os empresários Paulo Tavares e Luciano Oliveira; os jornalistas Gildson Oliveira e Marcílio Luna; os vereadores Paulo Gomes, Silvino Duarte e Audálio Ramos, e o arquiteto Marcílio Reinaux Maia (sobrinho do outro Marcílio) e que integrava a minha equipe, ocupando a Diretoria de Cultura), que se tornou um grande entusiasta da ideia, tratando, ele mesmo, enquanto arquiteto, dos aspectos espaciais e de ocupação do que viria a  ser o festival. O outro Marcílio, o tio atuou como consultor da Comissão Organizadora. Não podemos esquecer a inestimável contribuição de várias outras pessoas aos trabalhos desenvolvidos pela Comissão, em especial a de minha esposa, Edjenalva, de Suzana, esposa de Paulo Tavares e de Juracy Calado e  Graciete Branco.


Com o projeto pronto, com as providências necessárias bem definida e com expectativa de aporte de apoios e, consequentemente, de meios e recursos para se fazer um evento daquele porte, fomos, em Comissão por mim chefiada, ao encontro do Governador de Pernambuco, Joaquim Francisco.

Na audiência, o Governador ouviu tudo, atentamente, examinou os documentos apresentados e, antes mesmo de fazer indagações e se aprofundar no assunto, disse alto e em bom som: "Prefeito Ivo Amaral, eu compro a ideia". Nas conversas e entendimentos que se seguiram, o Governador dizia que aquele não seria um projeto apenas de Garanhuns.

Seria um Projeto que, se viabilizado, traria grandes benefícios para a região do agreste e para todo Estado. Para o Governador Joaquim Francisco, um festival de Inverno em Pernambuco era uma iniciativa pioneira com grande repercussão em toda sociedade. Estava certíssimo o Governador e a história do Festival de Inverno de Garanhuns é uma prova disso.

O então Secretário Estadual de Educação, José Jorge Vasconcelos, foi acionado pelo Governador bem como o então Presidente da Fundarpe, Rubem Valença Filho, o "Rubinho", que ficou maravilhado com o convite a pôs as mãos e o coração na tarefa de viabilização do Festival: uma grande contribuição. Afinal, o Rubinho tem suas origens em uma das grandes respeitadas famílias de Garanhuns, a família dos Valença, do padre Adelmar e de Amílcar (que foi prefeito do Município).

O Festival foi viabilizado e a sua primeira edição se deu em julho de 1991. Empresários, intelectuais, políticos, associações de classe, clube de serviço, escolas, colégios e faculdades formaram um verdadeiro mutirão em apoio ao evento, cada qual oferecendo a sua contribuição no somatório dos esforços que deu lugar ao Festival de Inverno de Garanhuns.

A História do Festival,  que tem 29 anos, é cheia de lances heroicos. A cada ano, os desafios são maiores. Mas, é necessário que se ressalte que o nosso empenho e a disposição de dezena de companheiros, verdadeiros idealistas, fizeram com que a luta travada desde aquele dia da visita de Marcílio ao meu Gabinete, com a ideia que trazia nas mãos, não tenha sido uma luta inglória. O Festival se tornou uma realidade e veio para ficar.

Essa história de 29 anos também registra um momento triste. Após a realização do primeiro festival, um grupo de "aventureiros", cujos integrantes não eram residentes, nem tinham origens em Garanhuns, arvorou-se de "dono" do festival. E esse grupo entrou na justiça com uma Ação Popular reivindicando "direitos autorais" sobre algo que não haviam criado, que não haviam organizado e que, em verdade, não lhe pertencia. Os integrantes desse grupo apenas, em um momento, "trabalharam" naquele festival. Mas a Justiça foi exercitada. A luta desse grupo foi inglória.

Devemos  ter sempre em mente que o Festival de Inverno de Garanhuns não pertence aos seus idealizadores, não pertence à Prefeitura Municipal, ao Governo do Estado, nem as empresas ou qualquer instituição, de direito público ou privado. O Festival de Inverno de Garanhuns pertence ao povo. E para isso ele foi criado, por um punhado de idealistas e sonhadores, como uma forma de demonstração de seu grande amor por Garanhuns.

*Ivo Tinô do Amaral foi vereador, vice-prefeito e prefeito por dois mandatos (1977/1982), (1989/1992) de Garanhuns e deputado estadual em duas legislaturas (1983/1986) e (1987/1990). Implantou o Relógio de Flores e criou o Festival de Inverno.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA FIG 2019


Quinta, 18

Teatro Luiz Souto Dourado - Abertura do FIG 2019
19h - O Som e a Sílaba (SP) l Teatro Adulto

Catedral Santo Antônio - Centro
21h - Tributo a Luiz Vieira - 90 anos, com Altemar Dutra Jr., Claudette Soares, Eliana Pittman e Márcio Gomes

Sexta, 19

Audiovisual - Cine Eldorado
Mostra Ambiental - Programação Infantil
10h30 - Militando pela Conservação (curta)*
10h50- Os Comedores de Meia (longa)*

Mostra Ambiental

21h - Mata da Pimenteira, Coração da Caatinga

Mostra Audiovisual - Programação Adulta

21h30 - Sessão Toca o Terror - Horror Brasileiro Contemporâneo
*Os filmes da Mostra ambiental são uma parceria do FIG com a Secretaria do Meio Ambiente e Agência do Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH)

Atividades Formativas

Local: SESC de Garanhuns

10h - Seminário A Arte Contemporânea em Perspectiva l Myriam Taubkin (Música) e João Cezar de Castro Rocha (Literatura)
14h - Seminário A Arte Contemporânea em Perspectiva | Kleber Mendonça Filho (Cinema) e Galiana Brasil (Artes Cênicas - Itaú Cultural)

Gastronomia

15h às 18h - Reunião Cultural das Juventudes de Povos Tradicionais, com Toninho Rocha - Comida de verdade (Vivência gastronômica)

Local: Quilombo Castainho

Artesanato

16h às 22h - Armazém das Artes e Negócios do FIG, com 75 stands
Local: Parque Euclides Dourado

Catedral de Santo Antônio - Centro

16h - Orquestra de Câmara de Pernambuco. Solista: Carmen Monarcha (Soprano). Regência: José Renato Accioly
21h - Ayrton Montarroyos - Mergulho no Nada

Teatro - Teatro Luiz Souto Dourado

18h - O Alienista (PE) l Teatro Adulto

Som na Rural - Parque Euclides Dourado

18h - Cibele do Cavaco
19h -  Mestre Anderson Miguel – Sonorosa (PE)
20h20 - Edmilson do Pífano (PE)
22h30 – Samico Rogério (PE)
23h30 - DJ Evandro Q?

Palco Dominguinhos - Esplanada Dominguinhos

20h – Gold Hits
21h - Hoje a Noite é a Maior - Homenagem a Biu Roque, com Alessandra Leão, Siba, a Fuloresta do Samba, Caçapa, Renata Rosa e Juliano Holanda
23h - Elba Ramalho - O Ouro do Pó da Estrada
0h30 - Show em homenagem à Jackson do Pandeiro, com Silvério Pessoa, Geraldo Maia, Lucinha Guerra, Lady Laay, Mari Periférica, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Maciel Salu e Luiza Fittipaldi

Sábado, 20

Praça da Palavra Jomard Muniz De Brito - Praça Souto Filho

9h - Abertura ao público
11h – Contação de Histórias - Luanda Ruanda, Contar e Contagiar, com Sthephany Metódio (PE)  e Alexandre Revoredo (PE) (FILIG)
13h – Atividades SEDUC (Secretaria de Educação)
14h – Atividades da GRE (Gerência Regional de Educação)
15h – Contação de Histórias - Heróis de Sete Cores, com Mônica Xavier

(PE)(CPRH/SEMAS)
15h30 – Recital - Lixo e eu com isso?, com Mônica Xavier (PE) (CPRH/SEMAS)
16h – Intervenção - prosÓDIO, com Coletivo Estopô Balaio (SP)
17h – Lançamento do Livro - Planet Hemp, Mantenha o respeito, com Pedro de Luna (SP)
19h – JMB entre as Famigeradas, Jomard Muniz de Brito (PE) homenageado da Praça da Palavra, conversa com Maria Alice Amorim (PE) e Sthephany Metódio (PE).

Patrimônio

10h às 20h - Exposição Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2008 – 2019)
Local: Praça Souto Filho (ao lado da Praça da Palavra)

Audiovisual Cine Eldorado
Mostra Ambiental - Programação Infantil

10h30 - Uchôa, a Mata Pulsante (curta)
10h50- Tito e os Pássaros (longa)

Artesanato

10h às 22h - Armazém das Artes e Negócios do FIG, com 75 stands
Local: Parque Euclides Dourado

Palco Cultura Popular Ariano Suassuna - Av. Santo Antônio - Centro

10h -Programação da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional
11h - Maestro Fábio César e Orquestra Raízes Pernambucanas
12h - Maracatu Nação Raízes de Pai Adão
13h - Coco das Estrelas
14h - Maracatu Piaba de Ouro
15h - Tribo Indígena Carijós do Recife
16h - Boi Faceiro
17h - Bloco Compositores e Foliões
18h - Afoxé Omim Sabá
19h - Samba De Coco das Irmãs Lopes

Teatro

11h - Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos (PR) - Teatro para Infância  
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
18h - Pa(Ideia) (PE) l Teatro Adulto 
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
21h - Bicho Doido (PE)

Local: Espaço de Teatro Alternativo (Av. Euclides Dourado)

Atividades Formativas

14h30 - Seminário Arte Contemporânea em Perspectiva - Angelo Monteiro, Márcio Abreu e Joana Darc
Local: SESC de Garanhuns

Gastronomia

15h às 18h - Reunião Cultural das Juventudes de Povos Tradicionais, com Toninho Rocha - Comida de verdade (Vivência gastronômica)

Local: Quilombo Castainho
15h às 18h - Mesa I (Sabedoria e ancestralidade)

Local: Quilombo Castainho
Participantes: Sônia Hirsch, Pedro Balensifer – IPA (Sementes Crioulas) e Laeticia Jalil  (UFRPE)

Circo - Parque Euclides Dourado

14h - O Circo da Família Vidal
16h30 - Disney Circo (PB)

Figuinho - Parque Ruber Van Der Linden

15h - Atividades Circenses e Agremiações Infantis
16h - Contação de estória
17h30 - Fada Magrinha

Catedral de Santo Antônio - Centro
16h - SaGRAMA e Antônio Nóbrega
21h - Buarqueanas - Alexandre Caldi e Quarteto Encore

Som Na Rural - Parque Euclides Dourado

18h - Coco Oco de Tebei (PE)
19h - Saga Hc
20h20 - Brisa Flow (MG)
22h30 - Devotos (PE)
23h30 - Evandro Q? (PE)

Palco Dominguinhos - Esplanada Dominguinhos

20h - Amanda Back
21h - Banda de Pau e Corda (PE)
22h - Mariana Aydar (SP)
23h - Zélia Duncan (RJ)
         Barão Vermelho

Domingo, 21

Praça da Palavra Jomard Muniz De Brito - Praça Souto Filho

10h – Lançamento do Livro | DiAnimal, com Alexandre Revoredo (Cepe Editora)
11h – Contação de Histórias | A intervenção Ayô - Histórias de griô, com Sthephany Metódio (PE) e Alexandre Revoredo (PE) (FILIG)
13h – Atividades SEDUC (Secretaria de Educação)
14h – Atividades da GRE (Gerência Regional de Educação)
15h – Debate | Literatura e técnicas de defesa pessoal em tempos de ataque institucional, Aleksander Aguilar Antunes (PE) conversa com Camilla de Melo (PE), Rodrigo Acioli (PE) e Thays Albuquerque (PE)
16h – Lançamento de Livro - Lutar é crime, Bell Puã (PE) conversa com Eduarda Nunes (PE)
17h – Lançamento de Livro - Tubarão Blues, Wellington de Melo (PE) conversa com Delmo Montenegro (PE) (Cepe Editora)
18h – Lançamento de Livro - Jogo de cena, com Andrea Nunes (Cepe Editora)
19h – Lançamento de Livro - Jackson do Pandeiro em quadrinhos, com Fernando Moura (PB)
20h – Lançamento de Livro - Submarino, com David Biriguy (PE).

Artesanato

10h às 22h - Armazém das Artes e Negócios do FIG, com 75 stands
Local: Parque Euclides Dourado

Patrimônio

10h às 20h - Exposição Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2008 – 2019)
Local: Praça Souto Filho (ao lado da Praça da Palavra)

Gastronomia

15h às 18h - Reunião Cultural das Juventudes de Povos Tradicionais, com Toninho Rocha - Comida de verdade (Vivência gastronômica)
Local: Quilombo Castainho
15h às 18h - Mesa II (Ecogastronomia: caminhos para sustentabilidade)
Local: Quilombo Castainho
Participantes: Ana Ribeiro (RJ), Eric Sawyer (IABS- INSTITUTO BRASILEIRO DE SUSTENTABILIDADE), Bruno Sardeiro (AL) - (Programa Ostras Depuradas de Alagoas) e Adilson Santana (PB)
18h às 19h30 - Lançamento do livro “Viver quer Viver”, de Sônia Hirsch, seguido de bate-papo
Local: Quilombo Castainho

Dança

10h às 16h - Oficinas abertas ao público - Três em Cena e King on the beats
Local: Parque Euclides Dourado
17h - Antílope, com Flávia Pinheiro (Recife-PE)
Local: Salão Jaime Pincho

Audiovisual - Cine Eldorado

Mostra Ambiental - Programação Infantil
10h30 - Os Guardiões da Natureza (curta)
10h50 - Sobre Rodas (longa)

Palco Cultura Popular Ariano Suassuna - Av. Santo Antônio - Centro

10h - Programação da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional
11h30 - Tcm Cachorro do Homem Miúdo
12h - Coco de Pontezinha
13h - Maracatu Águia Misteriosa
13h30 - Grupo Cultural Unidos com Alegria
14h - Mestre Antônio do Pife
14h30 - Reisado Garanhuns Cultural
15h - Nação do Maracatu Aurora Africana
16h - Afoxé Alafin Oyó
17h - Damas e Valetes De Olinda
18h - Yalu - Maracatu Percussivo
19h - Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias (Patrimônio Vivo)

Teatro

11h - Estórias Brincantes de Muitas Mainhas (PR) Teatro para Infância
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
18h - Roupa Suja (SP) l Teatro Adulto
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
18h - Opá, uma missão (PE)

Local: Som na Rural

21h - Exercício de Incerteza (SP)
Local: Espaço de Teatro Alternativo (Av. Euclides Dourado)

Circo - Parque Euclides Dourado

14h - Lançamento - Prêmio Palhaço Cascudo de Incentivo às Artes Circenses - 2019
16h30 - Cena Circo: Mostra de Números Circenses - India Morena (Patrimônio Vivo) - Duo Desmarcarar: A trupe - Malabares: Irmãos Michel - Mágica: Mickael Marvey - Lira/Trapézio: Escola Pernambucana de Circo - O Retirante: A Trupe - Quadrante Russo:
Marcella Ribeiro; Olavo Muniz - Parada: Circo Drag Show  - Contorção: Euler Kaleby - Malabares: Irmãos Michel l Lira e Palhaços: Escola Pernambucana de Circo.

Figuinho - Parque Ruber Van Der Linden

15h - Atividades Circenses e Agremiações Infantis
16h - Contação de estória
16h30 - Apresentação para o público infantil
18h - Apresentação para o público infantil

Catedral de Santo Antônio - Centro

16h - Orquestra de Câmara de Pernambuco, Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música, Grupo Vocal Liberi e Solistas. Regência: José Renato Accioly
21h - Leila Pinheiro

Som na Rural - Parque Euclides Dourado

18h - Opá, uma missão (PE)
19h - Raphael Costa (PE)
20h20 - Triinca
22h30 - Bruno Lins (PE)
23h30 - DJ Claudinha Summer (PE)

Palco Dominguinhos Esplanada Dominguinhos

20h - Neander
21h - Karina Buhr (PE)
22h - Letrux (RJ)
23h - Céu

Segunda, 22

Praça da Palavra Jomard Muniz De Brito - Praça Souto Filho

10h – Contação de Histórias - com a Trupe Animação (PE)
13h – Atividades SEDUC (Secretaria de Educação)
14h – Atividades da GRE (Gerência Regional de Educação)
16h – Lançamento de Livro - Na terceira margem do agora, Renata Santana (PE) conversa com Stefanni Marion (SP)
17h – Debate - A literatura do SLAM no papel: entre a poesia falada e a poesia escrita, Bell Puã (PE) conversa com Eduarda Nunes (PE)
18h – Debate - Pra escurecer o debate: todo poeta é multiverso, Fred Caju (PE) conversa com Bell Puã (PE) e Patrícia Naia (PE)
18h50 – Trazendo Jomard todo dia, Leituras com Lanna Pinheiro (PE) e Vadeilton  Gonçalo (PE) (SESC – PE)
19h – Literatura periférica e os movimentos de hip-hop, David Biriguy (PE) conversa com Mayk Andrelle (PB) (SESC - PE)
20h – Recital - O Bardo, com Adiel Luna (PE).

Dança

10h às 16h - Oficinas abertas ao público - Flávia Pinheiro e Kleber Cândido
Local: Sala de dança SESC
10h às 16h - Oficinas abertas ao público - Três em Cena e King on the beats
Local: Parque Euclides Dourado
17h - Poracê: O Outro em Nós com Cia DançUrbana (Campo Grande MS)
Local: Salão Jaime Pincho

Artesanato

13h às 20h - Armazém das Artes e Negócios do FIG, com 75 stands
Local: Parque Euclides Dourado

Patrimônio

14h às 20h - Exposição Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2008 – 2019)
Local: Praça Souto Filho (ao lado da Praça da Palavra)

Atividades Formativas
  
10h - 22 a 26 de Julho - Roadie/Diretor de Palco - Raminho Silva
Local: Casa dos Saberes - manhã e tarde
10h - 22 a 26 de Julho - Iluminação - Nathalie Revorêdo
Local: Casa dos Saberes - manhã e tarde
10h - 22 a 26 de Julho - Sonorização Thadeu Silva
Local: Casa dos Saberes - manhã e tarde
10h - 22 a 26 de Julho - Danças de Rua - Luziel Silva e Lucas Silva
Local: Funase - manhã e tarde
10h - 22 a 26 de Julho - Rimas e Métricas - MC Maggo
Local: Funase - manhã e tarde
10h - 22 a 23 de Julho - Oficina de Escrita: Memorialismo, Baús e Lampiões - Stefanni Marion
Local: Casa dos Saberes
10h - 22 a 24 de Julho - Direção Artística - Myriam Taubkin
Local: Casa dos Saberes
10h - 22 a 25 de Julho - Produção Cultural - Rômulo Avelar
Local: Casa dos Saberes
14h - 22 e 23 de Julho - Origami: dobraduras para ecogastronomia - Eva Duarte
Local: Castainho
14h - 22 e 23 de Julho - Aproveitamento Integral dos Alimentos | Adriana Borges
Local: Castainho
14h - 22 a 26 de Julho - Documentando - Marlom Meirelles
Local: Casa dos Saberes
14h - 22 a 26 de Julho - Cinema de Animação - Tiago Delácio
Local: Casa dos Saberes
14h - 22 a 26 de Julho - Circo - EPC
Local: Funase

Audiovisual -  Cine Eldorado

Mostra Ambiental - Programação Infantil
10h30 - Navegando no Canal de Santa Cruz (curta)
10h50 - Os Comedores de Meia (longa)

Palco Cultura Popular Ariano Suassuna - Av. Santo Antônio - Centro

10h - Programação da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional
11h30 - Coco Catolé
12h - Benedito Da Macuca
13h - Maracatu De Baque Solto Feminino Coração Nazareno
14h - Reisado Mestre João Tibúrcio
14h30 - Grupo Percussivo Adama - Cortejo
15h - Sandoval Ferreira
16h - Coco Popular De Aliança
17h - Boi Pintado Do Mestre Grimário
18h - Cavalo Marinho Estrela Brilhante
19h - Dona Glorinha Do Coco

Catedral De Santo Antônio - Centro

16h - Sheyla Costa - Na Pele de Elis, com Orquestra Matéria Prima
21h - Leonardo Neiva (Canto) e Leo Mancini (Violão/Guitarra)

Circo - Parque Euclides Dourado

16h - Um Show de Risos e Alegria - Circo Itinerante NAWELLINGTON

Teatro

18h - Processo de Conscerto do Desejo (RJ) l Teatro Adulto
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
21h - É Aquilo que Nunca Deixou de Ser (PE)
Local: Espaço de Teatro Alternativo (Av. Euclides Dourado)

Som na Rural - Parque Euclides Dourado

19h - Arrete
20h20 - Laranjão Em Ritmo e Poesia (PE)
22h30 - Matalanamão
23h30 - DJ Claudinha Summer (PE)

Palco Dominguinhos - Esplanada Dominguinhos

20h - Cafuringa e Banda
21h – Kitara (PE)
22h - Amigas do Brega (PE)
23h30 - Priscila Senna (PE)

Terça, 23

Praça da Palavra Jomard Muniz De Brito - Praça Souto Filho

10h – Contação de Histórias - com Cinthia Nayara (PE)
11h – Contação de Histórias - Pé de sonho e outras histórias (espetáculo em português e libras), com o Grupo êBA! (SP)
13h – Atividades SEDUC (Secretaria de Educação)
14h – Atividades da GRE (Gerência Regional de Educação)
15h – Recital - Um real de poesia, com Eduardo Libório (PE) (Prefeitura de Garanhuns)
16h – Debate - Um acidente de trem em câmera lenta: conversa sobre publicação independente, com Fred Caju (PE), Philippe Wollney (PE) e Rodrigo Acioli (PE)
17h – Lançamento de Livro - Autismo: anjo azul, com Cícero da Silva Neto (PE)
18h – Performance - O cordel interpretado, com Jefferson Moisés (PE)
18h50 – Trazendo Jomard todo dia, Leituras com Lanna Pinheiro (PE) e Vadeilton Gonçalo (PE) (SESC – PE)
19h – Do fantástico insólito à vida cotidiana, tudo vira Literatura, Amâncio Siqueira
(PE) conversa com João Paulo Parísio (PE) (SESC – PE)
20h – Recital - Chã de fogo, com Enoo Miranda (PE) e Philippe Wollney (PE).

Dança

10h às 16h - Oficinas abertas ao público - Flávia Pinheiro e Kleber Cândido
Local: Sala de dança SESC
10h às 16h - Oficinas abertas ao público - Três em Cena e King on the beats
Local: Parque Euclides Dourado
11h às 13h30 - Oficina de Dança Moderna - Sérgio Galdino
Local: Espaço Bailarte
15h30 - Desvios Tático-Estratégicos para sobreviver à vida Urbana com Três em Cena. Ação Interação Estétics com o Grupo King oh the beats (Recife-PE) e participações locais Local: Parque Euclides Dourado
17h - Estudo para Epifânia com Dual Cena Contemporânea (São Paulo-SP)
Local: Salão Jaime Pincho

Patrimônio

9h às 12h / 14 às 17h - Educação Patrimonial - Oficina de elaboração de Inventários Participativos
Local: Casa do Saber – Escola Henrique Dias
14h às 20h - Exposição Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2008 – 2019)
Local: Praça Souto Filho (ao lado da Praça da Palavra)

Palco Cultura Popular Ariano Suassuna - Av. Santo Antônio, Centro

10h - Programação da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional
12h - Gervásio do Coco
13h - Maracatu Leão Formoso de Nazaré da Mata
14h - Roda de Sanfona I
15h - A La Ursa Rosinha
15h30 - Grupo Nova Ciranda
16h - Reisado da Apae
17h - Troça Carnavalesca Mista Batutas de Água Fria
18h - Boi Maracatu
19h - Banda Saboeira (Patrimônio Vivo)

Artesanato

13h às 20h - Armazém das Artes e Negócios do FIG, com 75 stands
Local: Parque Euclides Dourado
Atividades Formativas
10h - 23 e 25 de Julho - Dança Moderna | Sérgio Galdino
Local: Espaço Bailart

Audiovisual - Cine Eldorado

Mostra Ambiental - Programação Infantil
10h30 - Protetores da Biodiversidade e Sustentabilidade (curta)
10h50 - Tito e os Pássaros (longa)
Mostra Ambiental - Programação Adulta
21h - Uchôa, a Mata Pulsante (curta)
21h30 - O Silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras
Espaço Mamulengo - Parque Euclides Dourado
15h - Mamulengo Arte da Alegria - Mestre Bel
16h - Mamulengo Nova Geração
Circo - Parque Euclides Dourado
16h - O Sonho do Palhaço Preguinho - Montagem Circo

XV VIRTUOSI na Serra

16h - Adam Marec, violão
21h - Orquestra Jovem de Pernambuco - Rafael Garcia (regente), Ana Lucia Altino (piano), Leonardo Altino (cello)
Local: Igreja de Santo Antônio

Teatro

18h - Tebas Land (RJ) l Teatro Adulto
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
21h #MEDUSAMUSAMULHER (PE)
Local: Espaço de Teatro Alternativo (Av. Euclides Dourado)
Palco Instrumental - Parque Ruber Van Der Linden - Pau-Pombo
17h - Baião di Três
18h - Mestre Chocho e Grupo Unidos Dos Guararapes (Patrimônio Vivo)
19h - Augusto Silva e Frevo Novo
20h - Maestro Duda (PE)
Som Na Rural - Parque Euclides Dourado
21h20 - Grande Encontro Reggae Roots (Afonjah, Ívano e Marcelo Santana)
22h30 – DJ Karla Gnom (PE)

Palco Pop - Rodoviária/Parque Euclides Dourado

17h - Banda Primeiro Andar (PE)
18h - Cassio Oli (PE)
19h - Cacá Machado (SP)
20h20 - Jards Macalé (RJ)

Palco Dominguinhos - Esplanada Dominguinhos

20h - Nando Azevedo
21h - Anastácia e Terezinha Do Acordeon (Espetáculo O Amor De Anastácia) - SP/PE
22h - Maciel Melo (PE)
23h30 - Roberta Miranda (PB)

Palco Forró - Rodoviária/Parque Euclides Dourado

22h - Belinha Lisboa
23h - Zelyto Madeira (PE)
0h - Gennaro (PE)

Quarta, 24

Praça da Palavra Jomard Muniz De Brito - Praça Souto Filho

9h - Aberta ao público
10h - SESC no FIG - Guarda Poesia - Declamadores: Daniel Luciano (PE), Giovana Candido (PE), Lanna Pinheiro (PE), Vadeilton Gonçalo (Bairro do Magano, às 10h e às 15h, na Praça da Palavra)
10h – Contação de Histórias - com a Tropa do Balacobaco (PE)
11h – Contação de Histórias - A vaca minuciosa, com Pochyua Andrade (PE)
13h – Atividades SEDUC (Secretaria de Educação)
14h – Atividades da GRE (Gerência Regional de Educação)
15h – Contação de Histórias - A vaca minuciosa, com Pochyua Andrade (PE)
16h – Debate - Autonomia editorial e os novos suportes para narrativas, com Fred Caju (PE)
18h50 – Trazendo Jomard todo dia, Leituras com Lanna Pinheiro (PE) e Vadeilton Gonçalo (PE) (SESC – PE)
19h – Movimento Tropicalista: Rupturas e Legados, Jaqueline Salomé (PE) conversa com Moises Monteiro Neto (PE) (SESC – PE)

Palco Cultura Popular Ariano Suassuna - Av. Santo Antônio - Centro

10h - Programação Da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional
12h - Dona Del Do Coco & Ciranda
12h30 - Cortejo De Manifestações Populares: Cavalhada Tamboril -Junina Pé Na Roça - Grupo Cultural Raízes Do Nordeste -Quadrilha Luar Do Sertão - Junina Arrocha O Nó - Quadrilha Os Filhos De Lampião
13h Às 15h - Cavalhada Tamboril
Um Sertão Arretado Do Bom - Junina Pé Na Roça A Cabra E A Praga - Grupo Cultural Raízes Do Nordeste Na Coroa Do Rei, Há Um Brilho De Esperança - Quadrilha Luar Do Sertão O Lamento De Um Nordestino - Junina Arrocha O Nó Folguedo - Quadrilha Os Filhos De Lampião
15h15 - Bloco Folguedos De Surubim
16h - Afoxé Baba Orixalá Funfun
17h - Maracatu De Baque Solto Leão Tucano De Nazaré Da Mata
18h - O Coco De Pareia
19h - Maracatu Nação Camaleão

Artesanato

13h às 20h - Armazém das Artes e Negócios do FIG, com 75 stands
Local: Parque Euclides Dourado
Atividades Formativas
10h - 24 e 25 de Julho - Inventário Participativo - Márcia Hazin e Marcelo Renan
Local: Espaço Patrimônio - manhã e tarde
10h - 24 a 26 de Julho - Dança Contemporânea - Jan Macedo
Local: Sala de Dança -SESC - manhã e tarde

Dança

10h às 16h - Oficinas abertas ao público - Studio Viegas de Dança e Jan Macedo Local: Studio Dançarte
17h - Fragmento de amor em casa
Local: Salão Jaime Pincho
17h30 - Abaixo do Equador
Local: Salão Jaime Pincho

Patrimônio

9h às 12h; 14 às 17h - Educação Patrimonial - Oficina de elaboração de Inventários Participativos
Local: Casa do Saber – Escola Henrique Dias
14h às 20h - Exposição Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2008 – 2019)
Local: Praça Souto Filho (ao lado da Praça da Palavra)

XV VIRTUOSI na Serra

16h - Leonardo Altino (cello) e Ana Lucia Altino (piano)
21h - Ilya Ramlav (piano)
Local: Igreja de Santo Antônio

Audiovisual - Cine Eldorado
Mostra Ambiental - Programação Infantil

10h30 - Mata da Pimenteira, Coração da Caatinga (curta)
10h50 - Sobre Rodas (longa)

Programação Adulta

21h - Jackson - Na batida do Pandeiro, de Marcus Vilar e Cacá Teixeira. Documentário sobre o homenageado FIG 2019

Espaço Mamulengo - Parque Euclides Dourado

15h - Mamulengo Tomé
16h - Mestre Zé Lopes (Patrimônio Vivo)

Circo - Parque Euclides Dourado

16h - Star Kids - Circo das Estrelas

Teatro

18h - A Ira de Narciso (RJ) l Teatro Adulto
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
21h - Birita Procura-se (SP)
Local: Espaço de Teatro Alternativo (Av. Euclides Dourado)

Palco Instrumental - Parque Ruber Van Der Linden - Pau-Pombo

18h - Pedro Franco (RS)
19h - Henrique Annes (PE)
20h - João Camarero (SP)

Som Na Rural - Parque Euclides Dourado

21h20 - Agda Moura (PE)
DJ Karla Gnom (PE)

Palco Pop - Rodoviária/Parque Euclides Dourado

17h - Tatupeba (PE)
18h – Rapadura (CE)
19h - Diomedes Chinaski (PE)
20h20 - The Baggios (SE)

Palco Dominguinhos - Esplanada Dominguinhos

20h - Hercinho (PE)
21h - Amaro Freitas (PE)
22h - Otto (PE)
23h30 - Lenine (PE)

Palco Forró - Rodoviária/Parque Euclides Dourado

22h - Mirely Araújo
23h - Banda Segnos (PE)
0h - Dudu Do Acordeon (PE)

Quinta, 25

Praça da Palavra Jomard Muniz De Brito - Praça Souto Filho

10h – Contação de Histórias - com a Cia. Fisa d’Arte (PE)
10h - SESC no FIG - Guarda Poesia - Declamadores: Daniel Luciano (PE), Giovana Candido (PE), Lanna Pinheiro (PE), Vadeilton Gonçalo (Bairro do Magano, às 10h e às 15h, na Praça da Palavra)
11h – Contação de Histórias | Bichos, cantos e encantos, com Toni Edson (AL)
13h – Atividades SEDUC (Secretaria de Educação)
14h – Atividades da GRE (Gerência Regional de Educação)
16h – Debate - Jornalismo cultura pernambucano (Cepe Editora)
18h – Lançamento de Livro - Povo da Xambá resiste 80 anos da repressão aos terreiros em Pernambuco, com Marileide Alves (PE) (Cepe Editora)
18h50 – Trazendo Jomard todo dia, Leituras com Lanna Pinheiro (PE) e Vadeilton Gonçalo (PE) (SESC – PE)
19h – A poesia e o movimento concretista no Brasil, César Monteiro (PE) conversa com Jailson Lima (PE) (SESC – PE)

Palco Cultura Popular Ariano Suassuna - Av. Santo Antônio, Centro

10h - Programação da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional
12h - A Cocada
13h - Maracatu de Baque Solto Leão da Fortaleza
13h30 - Boi Dourado de Limoeiro
14h - Roda de Sanfona Ii
15h - Bacamarteiros Mandacarú de Abreu E Lima
16h - Afoxé Obá Ayrá
17h - Escola de Samba Rebeldes do Samba
18h - Maracatu Raízes do Sertão
19h - Banda da Polícia Militar

Patrimônio

9h às 12h; 14h às 17h - Salvaguarda dos Reisados de Pernambuco - Reisados do Agreste
Local: Casa do Saber – Escola Henrique Dias
10h às 20h - Exposição Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2008 – 2019)
Local: Praça Souto Filho (ao lado da Praça da Palavra)

Audiovisual - Cine Eldorado
Mostra Ambiental - Programação Infantil / Acessibilidade

10h30 – Militando pela conservação ambiental
10h50 – Mostra com acessibilidade comunicacional
Atividades Formativas
10h - Salvaguarda dos Reisados de Pernambuco - Beatriz Bruzantin
Local: Casa dos Saberes (manhã e tarde)

Artesanato

10h às 22h - Armazém das Artes e Negócios do FIG, com 75 stands
Local: Parque Euclides Dourado

Espaço Mamulengo |- Parque Euclides Dourado
15h - Tropa do Balacobaco

Circo - Parque Euclides Dourado

16h - O Mundo Mágico do Palhaço Nervosinho - Circo Itinerante Millenium

Dança

10h às 16h - Oficinas abertas ao público - Studio Viegas de Dança e Jan Macedo
Studio Dançarte
17h - Querendo... com Entre Nós Coletivo (Natal-RN)
Local: Salão Jaime Pincho

Teatro

18h - Aqueles Dois (MG) l Teatro Adulto
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
21h - Ato de Comunhão (RJ)
Local: Espaço de Teatro Alternativo (Av. Euclides Dourado)

XV VIRTUOSI na Serra

16h - Gilson Filho (violino)
Luis Felipe Oliveira (piano)
21h - Luis Felipe Oliveira (piano)
Local: Igreja de Santo Antônio

Palco Instrumental - Parque Ruber Van Der Linden - Pau-Pombo

18h - Aglaia Costa
19h - Ivson Trio (PE)
20h - Mano A Mano

Som Na Rural - Parque Euclides Dourado

21h20 - Uana Mahim (PE)

Palco Pop - Rodoviária/Parque Euclides Dourado

17h - Blues for Us
18h - André Macambira
19h - Igor De Carvalho (PE)
20h20 - Eddie (PE)

Palco Dominguinhos - Esplanada Dominguinhos

20h - Celino Melo (PE)
21h - Cláudio Rabeca (Participação de Nicolas Krassik, Rafael Marques, Juliano Holanda e Grupo Bongar)
22h - Tony Garrido (RJ)
23h30 - Fafá De Belém e Guitarradas Do Pará (PA)

Palco Forró - Rodoviária/Parque Euclides Dourado

22h - Nathalya Viana (PE)
23h - Bia Marinho (PE)
0h - Josildo Sá (PE)

Sexta, 26

Praça Da Palavra Jomard Muniz De Brito - Praça Souto Filho

10h – Contação de Histórias - com O Tapete Voador (PE) (Cepe Editora)
11h – Lançamento de Livro + Contação de Histórias| A engenhoca, com Thiago Corrêa (PE) e Yalle Feitosa (PE)
13h – Atividades SEDUC (Secretaria de Educação)
14h – Atividades da GRE (Gerência Regional de Educação)
15h – Recital - Sarau Miró, com Miró (PE) (Cepe Editora)
16h – Contação de Histórias - Cataventos de alegria, com O Tapete Voador (PE)
18h – Lançamento de Livro - Recife, com Fred Jordão (PE) (Cepe Editora)
18h50 – Trazendo Jomard todo dia, Leituras com Lanna Pinheiro (PE) e Vadeilton Gonçalo (PE) (SESC – PE)
19h – Literatura e Memória: Arte Como Resistência, conversa com João Martins (PE) e Stephany Metódio (PE) (SESC – PE)
20h – Lançamento de Livro - Cordel: escrita feminina em Pernambuco – Um breve mapeamento, com Shirley Rodrigues (PE) e Eulina Fraga (PE)

Patrimônio

10h às 20h - Exposição Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2008 – 2019)
Local: Praça Souto Filho (ao lado da Praça da Palavra)

Dança

10h Às 16h - Oficinas Abertas ao Público - Studio Viegas de Dança e Jan Macedo
Studio Dançarte
15h30 - Entre Ruas Com Studio Viégas de Dança (Recife-PE)
Local: Parque Euclides Dourado
17h - A Rainha e o Lugar com André Jabor (Rio De Janeiro-RJ)
Local: Salão Jaime Pincho

Palco Cultura Popular Ariano Suassuna - Av. Santo Antônio - Centro

10h - Programação da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional
12h - Quadrilha Mulambembes de Perna de Pau
13h - Tribo de Índio Tupinambá
14h - Grupo de Coco Miudinho de Xambá
14h30 - Reisado Juvenil Cultura de Garanhuns
15h - Associação De Bacamarteiros do Município de São João - Cortejo
16h - Coco de Fulô
17h - Maracatu de Baque Solto Leão Formoso de Tracunhaém
18h - Orquestra de Pau e Cordas Evocações
19h - Maracatu Nação Pernambuco

Artesanato

10h às 22h - Armazém das Artes e Negócios do FIG, com 75 stands
Local: Parque Euclides Dourado

Audiovisual - Cine Eldorado

Mostra Ambiental - Programação Infantil
10h30 - Uchôa, a Mata Pulsante (curta)
10h50 - Bia Desenha (série animada)

Teatro

11h - O Espelho Da Lua (Pe) Teatro para Infância
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
18h - Espetáculo A Ser Definido l Teatro Adulto
 Local: Teatro Luiz Souto Dourado
21h - Terrorismo (Pe)
Local: Espaço De Teatro Alternativo - Av. Euclides Dourado

Circo - Parque Euclides Dourado

16h - Arte, Magia e Mistério no Circo Alakazam - Circo Mágico Alakazam

XV VIRTUOSI na Serra

16h - Iamaká
Local: Igreja de Santo Antônio

Palco Instrumental - Parque Ruber Van Der Linden - Pau Pombo

17h - Estação Brasil (PE)
18h - Kalouv (PE)
19h - Confeitaria (MG)
20h - Jonathan Ferr (RJ)

Som Na Rural - Parque Euclides Dourado

20h - Batekoo (PE)
21h20 - Tuyo (PR)

Palco Pop - Rodoviária/Parque Euclides

17h - Banda Uscafuçu (PE)
18h - Abacaxepa (SP)
19h - Jr Black - Show especial em homenagem a Noriel Vilela. Part. Isaar França Gabi da Pele Preta e Adalberto
20h - MV Bill (RJ)

Catedral De Santo Antônio - Centro

21h - Duo Siqueira Lima

Palco Dominguinhos - Esplanada Dominguinhos

20h - Belo Xis (PE)
21h30 - Carla Rio (PE)
23h - Gerlane Lops (PE)
0h30 - Alcione (MA)

Palco Forró - Rodoviária/Parque Euclides Dourado

23h - Banda Quero Xote (PE)
0h - Luizinho Calixto (PE)
01h - George Silva

Sábado, 27

Praça da Palavra Jomard Muniz de Brito - Praça Souto Filho

9h - Aberta ao Público
10h – Outras Palavrinha· Contação de Histórias, com Yalle Feitosa (PE)· Reisado Mirim da Convivência com Mestre Gonzaga de Garanhuns  (Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco)
13h – Atividades SEDUC (Secretaria de Educação)
14h – Atividades da GRE (Gerência Regional de Educação)
15h – Contação de Histórias | Na estrada do Era uma vez, com a Cia. Fisa d’Arte (PE)
17h – Lançamento de Livro - Meu peito é feito de festa, com Paulo Bráz (PE)

Palco Cultura Popular Ariano Suassuna - Av. Santo Antônio – Centro

10h - Programação da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional
11h30 - Maracatu Leão Misterioso
12h - Coco dos Pretos
13h - Bloco Lírico Pierrot de São José
14h - Reisado Santíssimo Redentor
14h30 - Grupo Cultural Raio de Luz - Quadrilha Junina
15h - Banda de Pífano Nossa Senhora das Graças
16h - Boi Diamante de Arcoverde
17h - Afoxé Omo Nilê Ogunjá
18h - Maracambuco
19h - Mestre Galo Preto (Patrimônio Vivo)

Atividades Formativas

10h - Reisado - Luiz Gonzaga
Local: Praça da Palavra
10h - Outras Palavras - Yalle Feitosa
Local: Praça da Palavra

Patrimônio

10h às 20h - Exposição Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2008 – 2019)
Local: Praça Souto Filho (ao lado da Praça da Palavra)

Artesanato

10h às 22h - Armazém das Artes e Negócios do FIG, com 75 stands
Local: Parque Euclides Dourado

Teatro

11h - Tagarelando (RJ) (Teatro Para Infância)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
18h - A Palavra Progresso Na Boca Da Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa (RJ)
(Teatro Adulto)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
21h - Desmontagem Evocando Os Mortos - Poéticas Da Experiência (RS)
Local: Espaço De Teatro Alternativo (Av. Euclides Dourado)

Circo - Parque Euclides Dourado

14h - Circo Alves, 115 Anos De Tradição - 03 Gerações No Picadeiro - Circo Itinerante Alves
16h30 - Circo Alves, 115 Anos De Tradição - 03 Gerações No Picadeiro - Circo Itinerante Alves

Catedral de Santo Antônio - Centro

16h - Boca Livre
21h - João Bosco

Palco Instrumental - Parque Ruber Van Der Linden - Pau Pombo

17h - Fábio Aladdim Trio
18h - Gian Correa (SP) E Rogério Caetano (GO)
19h - Di Steffano (DF)
20h - Quinteto Da Paraíba Convida Escurinho (PB)

Som Na Rural - Parque Euclides Dourado

21h20 - Sofia Freire (PE)

Palco Pop - Rodoviária/Parque Euclides Dourado

17h - Milena Braz e Banda
18h - Mulamba (PR)
19h - Ave Sangria (PE)
20h20 - Francisco El Hombre (SP)

Palco Dominguinhos - Esplanada Dominguinhos

20h - Andrea Amorim
21h - Maciel Salu (PE)
22h - Mundo Livre (PE)
23h - Mariene de Castro (BA)
0h30 - Maria Rita

Palco Forró - Rodoviária/Parque Euclides Dourado

23h - Forró Pesado de Garanhuns
0h -  Andrezza Formiga (PE)
01h - Quinteto Violado (PE)