sexta-feira, 23 de agosto de 2019

PRESIDENTE DA UBE GARANTE MAIS ESPAÇO PARA ESCRITORES DE CARUARU E REGIÃO

Renato Siqueira e Agildo Galindo
O escritor Renato Siqueira, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), e Agildo Galindo, presidente  da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL), e presidente da UBE Núcleo de Caruaru, estiveram reunidos na sede da ACACCIL em Caruaru para definir os ajustes finais da participação da nova instituição na Feira Nacional do Livro do Agreste  (FENAGRESTE) que acontece entre 4 e 8 de Setembro em Caruaru.

A Fenagreste é um evento muito importante para os escritores da Região. Renato Siqueira vem realizando um ótimo trabalho frente à presidência da UBE, com a  ampliação do quadro de associados, deu  início a um grande programa de parcerias visando oportunizar e valorizar os escritores do Agreste e do Sertão  do nosso Estado. O recém formado  núcleo de Caruaru já inicia suas atividades coordenando a 4º edição da Fenagreste.

Dr. Agildo Galindo  demonstra ser um  grande articulador, na verdade podemos afirmar que trata-se de um grande ativista cultural. O núcleo vai receber um stand exclusivo e espaço na programação oficial. Afirmou, Renato Siqueira.

COMPESA RETOMA ABASTECIMENTO DE ÁGUA DOS MUNICÍPIOS DE SALOÁ E ÁGUAS BELAS


Os moradores de Saloá e Águas Belas, no Agreste Meridional, têm uma boa notícia para comemorar. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou que o abastecimento de água das duas cidades, via rede de distribuição, foi retomado devido às últimas chuvas que ajudaram a recuperar o volume das barragens da Prata, localizada em Saloá, e de Lamarão, em Águas Belas. As cidades estavam sendo abastecidas por caminhões-pipa desde que a Barragem da Prata e Lamarão entraram em colapso em novembro de 2018 e fevereiro de 2019, respectivamente.

A Barragem de Saloá, que tem aproximadamente 250 mil metros cúbicos, recuperou seu volume hídrico em 50%, o que corresponde a 125 mil metros cúbicos. Com isso, a Compesa passou a abastecer os moradores diariamente. Já Barragem de Lamarão alcançou sua capacidade total de 150 mil metros cúbicos permitindo que a companhia abasteça a cidade de Águas Belas em um regime de oito dias com água e oito dias sem. “As chuvas foram providenciais nesse momento e a Compesa agiu rapidamente para retomar os sistemas de abastecimento das duas cidades. Os volumes acumulados garantem água nas torneiras para os moradores de Águas Belas até novembro e de Saloá até dezembro de 2019. O calendário de Águas Belas está sendo elaborado e, em breve, também será divulgado”, informa o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Igor Galindo.

O gerente lembra que a Compesa continua trabalhando em duas obras estruturadoras que beneficiarão a cidade de Águas Belas diretamente: a implantação do Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga e o trecho da Adutora do Agreste que fica entre os municípios de Pedra e Iati - onde estão sendo assentados 38,4 quilômetros de tubulações e recebe o investimento de R$ 42 milhões, recursos do governo federal. Já o Sistema Adutor de Poços de Tupanatinga consiste na perfuração de 20 poços tubulares no Aquífero Tacaratu (Bacia do Jatobá), localizado nos municípios de Ibimirim e Tupanatinga, que terão a capacidade de produzir 200 litros de água, por segundo. A obra está orçada em R$ 54 milhões (recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional) e deve ser concluída até abril de 2020.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

ASTUR/PE REALIZA O 2º ENCONTRO DE SECRETÁRIOS E DIRIGENTES MUNICIPAIS DE TURISMO EM SANTA MARIA DA BOA VISTA


Nos dias 23 e 24/08 a Astur - Associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco, tem encontro com os secretários de turismo municipais, em Santa Maria da Boa Vista. Na pauta uma vasta programação para discussão dos rumos do turismo em Pernambuco.

Consta na agenda diversas atividades a exemplo da troca de intercâmbios entre as regiões turísticas Circuito Turístico Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba de Minas Gerais e Região Turística Ilhas e Lagoas do São Francisco/PE. Quem vai falar dobre o tema é Mabel Aquino, diretora de Turismo de Petrolândia e Charles Sá, secretário de Turismo de Belém do São Francisco.

Em outro momento haverá palestra sobre Todos Juntos pelo Turismo - Uma experiência vivida pelo ex-presidente da Astur e atual auditor de Controle Externo do TCE.  O também auditor de Controle Externo do TCE, Vaudo Araújo aborda sobre contratação, execução e fiscalização de infraestrutura para eventos.

Outras palestras e atividades com visitas técnicas aos principais atrativos turísticos de Santa Maria da Boa Vista e a cidade vizinha de Orocó , estão previstas nas abordagens  de avaliação pelos Turismólogos da Artur. Ainda haverá visita ao município de Orocó, nas Águas e Vinhos e a ilha e Igreja de São Félix com apresentação da tribo Trukas. O gerente da AD Diper, Álvaro Franca também presente, discute sobre Arranjos Produtivos Locais. (Com Informações do Portal Amupe).

CONSÓRCIO DO NORDESTE AVANÇA EM NEGOCIAÇÕES PARA AÇÕES CONJUNTAS ENTRE OS ESTADOS


A vice-governadora Luciana Santos foi a representante do Governo de Pernambuco na reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que aconteceu nesta quarta-feira (21), em Teresina (PI). Ela substituiu o governador Paulo Câmara que esteve em agenda em Petrolina, em mais uma rodada dos seminários Todos Por Pernambuco.

Os governadores aproveitaram o encontro para avançar no planejamento estratégico do Consórcio e discutir um mapa das oportunidades de investimentos no nordeste. “O consórcio é a consolidação de um esforço muito saudável, de um conceito integrado que entende que nós temos situações muito parecidas, sejam de problemas históricos como a ausência de um projeto nacional de desenvolvimento que incluísse as regiões e enfrentasse as desigualdades regionais, até questões condicionantes como as similaridades na convivência com o semiárido ou no potencial turístico, por exemplo, então temos que buscar convergência também nas questões econômicas”, avaliou Luciana Santos.

Durante os trabalhos da tarde, foi anunciada a constituição de um grupo de trabalho para acelerar os arranjos necessários para a compra coletiva de insumos e equipamentos de saúde. Na próxima terça-feira (27), os secretários de Saúde se reunirão em Salvador na perspectiva de que possam publicar o primeiro edital de compra coletiva ainda no mês de agosto.

Também foi decidida a data e agenda da visita do consórcio à Europa, que deve acontecer em novembro com reuniões na Alemanha, França, Espanha e Itália. De acordo com Rui Costa, governador da Bahia e presidente do consórcio em 2019, a inclusão de Portugal no roteiro está em negociação. Outro ponto anunciado foi a realização de reunião técnica em Fortaleza, já na próxima semana, para afunilar os detalhes do Termo de Referência para parceira público-privado na área de tecnologia e informação. A proposta denominada Nordeste Conectado visa, principalmente, atração de investidores internacionais.

Além de Luciana Santos (PE) participaram da reunião os governadores Flávio Dino (MA); Rui Costa (BA); Belivaldo Chagas (SE); João Azevedo (PB); Fátima Bezerra (RN), Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), e os vice-governadores Luciano Barbosa (AL) e Regina Sousa (PI).  A próxima reunião discutirá como ponto principal a Reforma Tributária e acontecerá em Natal (RN), com data a ser definida entre os dias 15 e 17 de setembro, período que a capital recebe o Encontro Brasil – Alemanha.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

FOTO DE TAMANDUÁ FUGINDO DO FOGO VIRA SÍMBOLO DA AMAZÔNIA EM CHAMAS


Uma imagem simboliza neste momento a devastação da Amazônia feitas pelas queimadas. Trata-se de uma fotografia de Araquém Alcântara que registrou a fuga de um tamanduá mirim que fugia das labaredas que ardem e calcinam a floresta tropical amazônica.

A imagem percorre o mundo e sensibiliza as redes sociais. Ao lado da hashtag #PrayforAmazonia, a fotografia do animal em desespero chama atenção para a tragédia em curso no norte e centro-oeste do país. (Blog do Esmael Moraes).

ALUNOS SÃO DIPLOMADOS


Na manhã dessa terça-feira (20), no bairro da Liberdade, ocorreu a diplomação dos alunos e alunas dos Cursos de Beleza, realizados nos bairros de São José, Liberdade e COHAB II.

Foram ministradas 261 horas aulas, e os diplomados se encontram habilitados a exercerem uma importante profissão, cujo mercado cresce a cada dia.

Os cursos foram ministrados por “LUCIA EMÍLIA S’PAÇO CURSOS”, e contou com o apoio de empresários da cidade. “Fico muito feliz por ter participado desse projeto. Sua agenda fora a capacitação de mão de obra, esta ao encontro do mercado de trabalho.

Vamos agora partir para outras áreas como marcenaria, serralharia, encanação, eletricidade... Enfim, profissões que o mercado está aí para absorver. A iniciativa deve constar de uma boa política pública, e nós devemos estar prontos para cobrar essa medida de nossos governantes”, discursou Givaldo Calado de Freitas, um dos apoiadores do projeto.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Assessoria de Imprensa e Amanda Maciel

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA 1º SEMINÁRIO FILIG DE LEITURAS

Ana Helena Ithamar
Abrindo o calendário das ações formativas deste ano, o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns vai promover, no próximo dia 30 de agosto, o 1º Seminário Filig de Leituras. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas através do link: http://bit.ly/2GQtkVZ. São 250 vagas.

A programação, que acontece das 8h às 12h, será no Sesc e é direcionada a mediadores de leitura, bibliotecários, profissionais e estudantes de Letras e Pedagogia e professores de Garanhuns e da região. “Essa agenda educativa cresce e se consolida a cada ano porque se propõe a olhar o caminho percorrido pelo conhecimento até chegar às crianças”, reflete Pietra Costa, representante da Ferreira Costa, idealizadora do projeto junto com a Proa Marketing Cultural e Projetos.

Após credenciamento e solenidade de abertura, com apresentação do itinerário da leitura e um passeio pelo Filig, O público vai assistir ao seminário “Vozes e afetos da africanidade nas múltiplas histórias brasileiras”, que será ministrado pela advogada, mestre e doutora em Serviço Social e cofundadora do Instituto Ella Criações Educativas, Ana Helena Ithamar Passos. Com mediação de mediação de Stephany Medódio, do Coletivo Tear, a temática do encontro vai se pautar na implementação da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino da história e cultura afro nas instituições de ensino. A proposta é levantar questões sobre xenofobia, racismo e demais posturas discriminatórias, traçando a conexão do passado com a realidade atual e como fortalecer uma rede de combate a essas práticas.

A definição dos temas centrais dos seminários está ancorada no tema do Filig deste ano “Africanidades - um mundo de histórias e memórias”, que vai acontecer em outubro na cidade de Garanhuns. “Vamos trabalhar todos os meses, até a realização do Festival, os nomes e obras de escritores e ilustradores que atuam sob esse tema, ampliando o fomento desse saber”, comenta o curador do Filig e dos seminários, Luciano Pontes.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

RENATO SIQUEIRA GARANTE MAIS ESPAÇO PARA ESCRITORES DO AGRESTE

Alvertine Lima, Deusa Lima, Albérico Fernandes e Renato Siqueira

O Presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), escritor Renato Siqueira, o vice-presidente  da UBE núcleo Garanhuns, escritor Albérico Fernandes, e o produtor cultural Alvertine Lima, representante da ANDELIVROS - Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros participaram de um encontro nesta terça-feira (20) nas dependências do Hotel Village, em Garanhuns, agreste pernambucano. No encontro foram definidos ajustes entre os representantes das instituições referentes a IV Bienal Internacional do Agreste, que vai acontecer em Garanhuns de 23 a 27 de outubro, evento que vai  reunir grandes nomes da literatura brasileira.

Renato Siqueira anunciou que a parceria visa fortalecer às instituições e a valorização dos escritores regionais, adiantou ainda que esse ano o evento vai ser regionalizado, buscando sempre a valorização local. Dentre os avanços ficou definido no encontro que o núcleo de Garanhuns terá uma participação ampla no evento, desde espaço na programação e stand exclusivo para os escritores .

Desde que assumiu a Presidência da UBE, Renato Siqueira vem fechando parcerias importantes para a instituição, buscando sempre ampliar o quadro de associados e garantindo espaço e buscando oportunizar os escritores. Entre os avanços conquistados a entidade agora conta com um calendário de atividades já definido até o mês de dezembro, afirmou, Renato Siqueira.

SESC INSCREVE PARA OFICINA SOBRE PRODUÇÃO EM AUDIOVISUAL NA UNIDADE DE GARANHUNS

O Circuito Sesc de Formação Audiovisual promove em Garanhuns uma atividade voltada para jovens que têm experiência com a produção cinematográfica. Trata-se da oficina “Produção Executiva para Audiovisual”, que será realizada no período de 26 a 30 de agosto, sempre das 18h às 22h, no Sesc. As inscrições podem ser feitas no Ponto de Atendimento da Unidade (Rua Manoel Clemente, 136, no Centro da cidade). O investimento é de R$ 30, mas os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes têm desconto e pagam R$ 15. A atividade é para jovens com mais de 18 anos.

A facilitadora será Tarsila Tavares, colaboradora da Carnaval Filmes e sócia da Voragem Produções Ilimitadas. Sua assistente será Fernanda Moraes, consultora de marketing e gestora de redes sociais que contribui com a Voragem Produções Ilimitadas. O objetivo é apresentar o processo de planejamento da produção executiva de um filme, da concepção da ideia, à elaboração do projeto, exibição e distribuição da obra. Os filmes de baixo orçamento serão o foco da oficina. A oficina vai abordar ainda a atividade profissional no Brasil, com recorte específico na recente produção audiovisual de filmes pernambucanos. 

Esta é a segunda atividade realizada em Garanhuns este ano pelo Circuito Sesc de Formação Audiovisual. Em maio, foram realizadas duas oficinas de cinema animado para crianças. De acordo com a coordenadora do projeto, Naruna Freitas, o audiovisual é muito presente na vida das pessoas, por isso o Circuito busca promover uma reflexão crítica e criativa sobre o consumo do audiovisual. “Queremos compreender a forma como podemos interferir nessa cadeia produtiva com desejos e anseios, a fim de formar um indivíduo autônomo com senso crítico, já que essas formações também ampliam as possibilidades de inserção no mercado de trabalho audiovisual”, explica.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

CONCURSO PREFEITURA DE CHÃ GRANDE - PE


A Prefeitura Municipal de Chã Grande - PE dá inicio à realização de um novo concurso público, regulado pelo edital nº 001/2019, visando selecionar candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, para ocupação de 100 vagas imediatas. Concurso Chã Grande - PE será organizado e executado pela empresa IDHTEC – Instituto de Desenvolvimento Humano e Tecnológico.

Os cargos com vagas são: Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Anestesista, Cirurgião Geral, Cirurgião Obstetra, Clínico Geral, Ginecologista Obstetra, Ortopedista, Psiquiatra, Professor de Educação Física, Educação Infantil e Ens. Fundamental I, Letras, Matemática, Agente Administrativo, Motorista – CNH Cat "D”, Operador de Máquinas – CNH Cat. “D”, Técnico de Enfermagem, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente Comunitário de Saúde e Serviços Gerais.

Os vencimentos ofertados vão de R$ 998,00 a R$ 10.000,00, para trabalhar em carga horária de até 40 horas semanais.

Os interessados devem realizar suas inscrições das 08:00 horas do dia 23 de agosto de 2019 às 23:59 do 24 de setembro de 2019, no sitio da organizadora: www.idhtec.org.br, mediante o pagamento da taxa de inscrição:  R$ 95,00 Nível Superior; R$ 75,00 Nível Médio e R$ 60,00 Nível Fundamental.

Fonte: Concursos no Brasil

GARANHUNS DO MEU TEMPO

Garanhuns, PE - Ponto de ônibus na Avenida Santo Antônio em frente ao Cine Glória (Década de 50)
Alfredo Leite Cavalcanti foi o pioneiro dos transportes coletivos e salvo engano de nossa parte, a primeira pessoa em Garanhuns a possuir automóvel de praça, ou melhor de aluguel. Era um Ford, cor preta e quatro portas, apelidado de "banheira" e "pé duro". Mais tarde, foi substituído por um Ford "bigode". O automóvel de Alfredo Leite, não chegava para as encomendas e tinha dias que se tornavam difíceis alugá-lo para serviços ou passeios, pois o seu proprietário era quem dirigia o veículo com cuidado e presteza. Naqueles tempos, apesar de estradas somente carroçáveis e ruas empedradas, se constituía alta recreação passeio em automóvel nos domingos pelas ruas de Garanhuns. O nosso boníssimo Alfredo Leite a todos atendia e se desdobrava em atenções quando servia aos seus  inúmeros amigos.

Mais tarde, com a evolução natural da cidade, Alfredo Leite iniciava uma frota de coletivos, "micro-ônibus" que faziam ponto na Rua Santo Antônio em frente ao Cinema Glória e dali partiam para as três linhas principais da cidade: Arraial - Heliópolis, Boa Vista - Rua das Correntes e Rua da Areia. Aos sábados, as suas linhas se estendiam para os lugares mais próximos como Brejão, São João e São Pedro, vilas que depois se transformaram em cidades e municípios. Apesar do pioneirismo do nosso Alfredo Leite, Garanhuns já havia tomado contato com o automóvel. Um carro de qualidade Inglesa ou Italiana, todo metálico, talvez um Bugatti, fazia viagens periódicas entre Garanhuns e Pedra de Delmiro Gouveia, trazendo os altos funcionários da Fábrica de Linhas da Pedra, para apanhar o trem da Great Western. A presença do vistoso veículo, com capota de lona bem luzidia e acessórios colocados na parte  externa de seus paralamas laterais chamavam a atenção da meninada e dos populares que faziam ponto em nossas ruas.

Dos carros de aluguel, Garanhuns passou também aos carros particulares, em rápida ascensão. O médico Luiz Guerra, o comerciante Antônio Pedroza, o fazendeiro Figueira entre outros, todos começaram a adquirir os seus veículos próprios, servindo as suas famílias e a dos seus amigos, ora nos passeios pela cidade, ora nas viagens mais longas aos municípios e cidades limítrofes.

Assim Garanhuns caminhava com o progresso e liderava as cidades do interior pernambucano.

Alfredo Vieira
6 de novembro de 1976