sábado, 21 de setembro de 2019

1º BIATHLON GARANHUNS


Nesse domingo (22), acontece o 1º BIATHLON GARANHUNS, competição individual que envolve dois desportos em simultâneo: a natação e a corrida. Teremos a participação de 87 atletas de 11 cidades.

prova de Natação será composta por 200 metros para homens e 150 metros para mulheres e acontecerá no Parque Aquático da  Associação Garanhuense de Atletismo (AGA). Já o percurso de 4,2km de corrida, será disputado na Avenida Rui Barbosa.  Todos os inscritos que completarem o percurso receberão uma medalha. Já os três primeiros colocados receberão troféus.

SIVALDO ALBINO CONFIRMA A VOLTA DO FESTIVAL DE JAZZ


Graças ao deputado Sivaldo Albino (PSB), Garanhuns terá de volta o Festival de Jazz, evento que trazia à cidade, no período do carnaval um considerável número de turistas, beneficiando grandes e pequenos hotéis, bares, restaurantes, artesãos e vendedores ambulantes.

O evento foi interrompido nos últimos anos, mas agora já está tudo certo para o retorno. Uma edição está programada para ser realizada ainda este ano e no próximo ano será promovido novamente, com um formato maior.

Em contato com o blog, Sivaldo disse que o evento somente será possível graças ao total apoio do presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, do Secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre e do governador Paulo Câmara.

Na foto acima Sivaldo está com Giovanni Papa Leo, Alexandre Marinho e Jackson Rocha Júnior, exatamente discutindo os detalhes do Garanhuns Jazz Festival. A primeira imagem mostra uma das últimas edições do evento. 

Os organizadores vão procurar se reunir com o prefeito Izaías Régis ou seus representantes, para definir a questão de local, data e outras tópicos em que há necessidade do envolvimento do município.

O Festival de Jazz e Blues, caso incorpore à sua programação cantores de um perfil mais popular ou classe média, como aconteceu no ano em que veio se apresentar Ivan Lins, tem tudo para ter ainda mais força do que antes, o que será muito bom para Garanhuns. (BLOG DO ROBERTO ALMEIDA).

PESQUISADORES CRIAM GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DE PERNAMBUCO


Por Manoel Severo Barbosa*

Com o apoio decisivo do Instituto Cariri Cangaço do Brasil, da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço -, da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço -, do GECC – Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará - e do GPEC – Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço -, além de outros ilustres grupos de discussão sobre o cangaço de todo o Brasil, nasce o GECAPE: Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco; um sonho ha muito acalentado por pesquisadores e apreciadores da temática do querido estado pernambucano, berço inconteste deste que se trata de um dos mais fortes fenômenos sociais do Brasil.

Tendo a frente um quarteto de ouro; pesquisadores; Luiz Ruben Bonfim, Conselheiro Cariri Cangaço, membro da ABLAC e SBEC; o pesquisador e professor Itamar Baracho; o pesquisador Wasterland Ferreira, membro da SBEC e Geraldo Ferraz; Conselheiro Cariri Cangaço, membro da ABLAC e SBEC; além de outros ilustres pesquisadores,escritores e admiradores da temática, o GECAPE nasce com a força do estado pernambucano; um dos mais ricos em memória, tradição e cultura, de todo nosso Nordeste.

Com a palavra Wasterland Ferreira:

Desde há muito sonhava com a formação de um grupo de estudos do fenômeno do Cangaço que fosse sério, imparcial e imbuído no propósito de, além de estudá-lo, promover análises e reflexões sobre o assunto proposto, como também valorizar e enaltecer cada vez mais a nossa rica história regional e pujante cultura nordestina. Portanto, compartilho com os amigos a criação do GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.

Na oportunidade, um dos mais festejados pesquisadores da temática cangaço, Dr. Frederico Pernambucano de Mello, proferirá importante e pertinente palestra sobre o ciclo histórico do Cangaço.

O GECAPE nasce com o apoio decisivo do Cariri Cangaço; 
da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço;
da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço;
do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará
e do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço.

Já o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo ressalta que:

A chegada do GECAPE nos enche de entusiasmo, sem dúvidas um grupo que já nasce grande, tamanho o talento de seus integrantes como também pela força 
querida terra pernambucana, isso é maravilhoso. O Cariri Cangaço se sente muito feliz em ser Patrono desse espetacular grupo, juntos haveremos de continuar construindo momentos importantes no resgate da historia do cangaço.

E conclui:

O Cariri Cangaço estará em peso prestigiando o lançamento do GECAPE, teremos além de mim, mais 11 Conselheiros, os fundadores; Luiz Ruben e Geraldo Ferraz; além de Manoel Serafim, Louro Teles, Junior Almeida, Antônio Vilela, Quirino Silva, Professor Pereira, Emmanuel Arruda, Jorge Remigio e Narciso Dias; que representam também o GPEC, como também estaremos representando oficialmente a ABLAC e nosso presidente Archimedes Marques e o GECC, de nosso presidente Ângelo Osmiro, ambos também Conselheiros Cariri Cangaço; e as presenças mais que honrosas de tantos amigos, vaqueiros da historia, como o Doutor Frederico Pernambucano de Melo e o querido amigo Paulo Britto, Paulo Dunga, Mabel Nogueira, Aninha Ferraz, Waguinho Ferraz, dentre tantos e tantos outros, por fim aos amigos Luiz Ruben, Baracho, Wasterland, Ferraz e todos os demais, avante!

O lançamento oficial do GECAPE acontece neste sábado  21 de setembro de 2019, a partir das 13 horas no auditório da Biblioteca Estadual de Pernambuco, Rua João Lira s/n , no bairro Santo Amaro, Recife-Pernambuco.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

HORA-AULA DE PROFESSORES EM GARANHUNS É RETIFICADA PELO TJPE COMO A PREVISTA NO ESTATUTO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL


A Segunda Turma da Primeira Câmara Regional de Caruaru, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por unanimidade, negou o recurso do município de Garanhuns contra tutela antecipada concedida, pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, que determinou que a Prefeitura volte a remunerar os professores com base na hora-aula prevista no Estatuto do Magistério do Estado de Pernambuco.

A remuneração é também aplicável aos professores municipais, no caso (hora-aula de 50 minutos, se diurna; e de 40 minutos, se noturna), e não com base em hora-aula de 60 minutos.

“A tese do município de Garanhuns tenderia a se espalhar por outros municípios, como forma de buscar economia em prejuízo da educação. A decisão do TJPE contribui para a defesa do princípio constitucional de valorização dos profissionais de ensino”, avaliou o promotor de Justiça Domingos Sávio Agra.

Segundo a recente decisão do TJPE, “a publicação da Lei Municipal nº 4400/2017 passou a aplicar a hora de 60 minutos, para fins de cômputo da carga horária e, portanto, de remuneração dos professores da rede municipal. Contudo, não consta na referida Lei Municipal nenhuma previsão legal que estipule que uma hora-aula corresponda a 60 minutos. De outro lado, o Estatuto do Magistério do Estado de Pernambuco, Lei no 11.329, de 16 de janeiro de 1996, estabelece em seu art. 15, a duração da hora-aula diurna em 50 minutos e da noturna em 40 minutos”.

“Assim, do que dos autos consta, pode-se concluir que o município, ao instituir o piso salarial dos professores, ampliou a hora-aula em 10 minutos, sem qualquer contraprestação remuneratória, o que representou aumento da carga horária. Uma vez que se afigurou ilegal a aplicação de horas-aula de 60 minutos, em descumprimento ao Estatuto do Magistério do Estado de Pernambuco, também aplicado aos professores municipais, resta inafastável que a continuidade do cômputo respectivo provoca danos aos professores, que deixariam de ser remunerados corretamente pelas horas trabalhadas. O que por si representa o perigo de dano em questão”, relatou o texto da decisão.

Para consultas, o número de Agravo de Instrumento é 0009883-93.2017.8.17.9000.

Fonte: MPPE

CAETÉS - ARMANDO DUARTE TEM CONTAS DE 2016 APROVADAS PELO TCE

Prefeito Armando Duarte
O  Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco TCE/PE, aprovou a prestação de contas de governo do município de Caetés relativa a 2016, ao dar provimento a recurso interposto pelo gestor Armando Duarte em sessão do pleno do TCE realizada no último dia 04/09.

Inicialmente as contas foram rejeitadas em primeira análise, por entender a segunda Câmara do TCE que não haviam sido cumpridos alguns dispositivos legais.

No exercício do seu direito de defesa o prefeito através de seus advogados, apresentou recurso ordinário com suas alegações, comprovando o efetivo cumprimento dos normativos legais, sendo tal recurso acolhido, revertendo o julgamento inicial e aprovando as contas do município de Caetés de 2016.

SESC INICIA OBRA DE R$ 2,9 MILHÕES EM TRIUNFO


O Sesc Pernambuco vai assinar, nesta sexta-feira (20/09), a ordem de serviço para dar início ao plano de investimentos da entidade em Triunfo, no Sertão de Pernambuco. Com valor aproximado de R$ 2,9 milhões, será construído um equipamento de lazer e reformados o centro de convenções do hotel e a Fábrica de Criação Popular. A solenidade será às 11h, durante a realização do Congresso de Tecnologia da Educação, no Centro de Convenções do Senac, em Caruaru, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto, do diretor do Sesc, Oswaldo Ramos, e do prefeito da cidade sertaneja, João Batista Rodrigues.

Com inauguração prevista para o primeiro semestre do ano que vem, a obra vai gerar 200 empregos, será realizada em 150 dias corridos e executada pela Plínio Cavalcanti & Cia, vencedora da licitação. “É um investimento que busca potencializar a captação de eventos corporativos para a cidade, criar um espaço de convivência e práticas esportivas para uso livre e modernizar nosso espaço de formação e difusão de práticas culturais“, ressalta Bernardo.

O Centro de Recreação de Triunfo terá pista de cooper, playground, banheiros e uma concha acústica para receber espetáculos de diversas linguagens culturais e eventos. Também serão disponibilizadas mesas para jogos de tabuleiro, e áreas para passeios de bicicleta, e de encontros, como piqueniques. São mais de nove mil metros quadrados de área aberta ao público em frente ao hotel do Sesc, no bairro de São Cristóvão, e expectativa de receber 2,5 mil pessoas por mês no local.

A Fábrica de Criação Popular, fundada em 2012 na antiga cadeia pública de Triunfo, e o Centro de Convenções, com capacidade para receber 200 pessoas em eventos no hotel, serão contemplados com obras de melhorias. No planejamento de intervenções, estão a substituição de piso, recuperação estrutural, manutenção de cobertura e revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias e pintura.

PROGRAMAÇÃO DA "MAGIA DO NATAL" É DIVULGADA

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

MUNICÍPIOS DO ARARIPE E DO AGRESTE SÃO CONTEMPLADOS NO GARANTIA-SAFRA 2017-2018

Os agricultores de mais seis municípios pernambucanos foram contemplados no programa Garantia-Safra 2017-2018, depois do pedido de reavaliação apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) à Coordenação Nacional do Programa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Depois da revisão, foram comprovadas as perdas nas cidades de Araripina, Santa Filomena e Trindade, no Sertão do Araripe; Orobó e Surubim, no Agreste Setentrional, e Saloá, no Agreste Meridional, que antes não tinham sido beneficiados. Nesses municípios, serão pagos R$ 10,36 milhões aos 12.193 mil produtores inscritos.

Na edição 2017-2018 do programa, foram inscritos 103 municípios, sendo 53 do Sertão e 50 do Agreste. Desse total, em 64 municípios foram confirmadas perdas acima de 50% das lavouras. Os outros 39, segundo o Ministério, não tiveram perdas comprovadas segundo os critérios do Garantia-Safra. Com o resultado da revisão, o MAPA dá por concluída essa edição do programa. A SDA está encaminhando para as prefeituras os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) utilizados pelo Ministério na verificação das perdas para que os gestores possam verificar os dados de seus municípios.

“Caso as prefeituras identifiquem alguma inconsistência nos dados, o município deve solicitar a retificação das informações para que o Estado possa entrar com novo pedido de reavaliação”, explicou o secretário Dilson Peixoto, acrescentando que a Coordenação Estadual do Garantia-Safra está à disposição dos gestores municipais para esclarecer qualquer dúvida.

“Alguns municípios reconheceram que não tiveram perdas na safra 17-18, mas aqueles que identificarem erros nos dados utilizados pela Coordenação Nacional do programa podem pedir a retificação ao órgão responsável pela informação e, a partir da retificação oficial, podemos entrar com novo pedido de reavaliação”, detalhou o coordenador estadual do Garantia-Safra, Tarcísio Pontes.

Em todo o Estado, 83,4 mil agricultores familiares foram contemplados com um benefício de R$ 850, divididos em cinco parcelas de R$ 170, somando um investimento que supera os R$ 70 milhões.

Foto: Edilson Júnior/SDA

TUXINHA E FORRÓ PÉ-DE-SERRA NO SESC NIGHT DE GARANHUNS DESTA SEXTA (20)

Uma nova edição do Sesc Night de Garanhuns será realizada nesta sexta-feira (20/09). A festa será comandada por Tuxinha e Forró Pé-de-Serra, a partir das 21h, no Salão de Eventos Jaime Pincho. Os ingressos podem ser adquiridos no dia da festa na Unidade.

“O Sesc Night é uma festa dançante, feita para todos os públicos”, indica o instrutor de Atividades Recreativas do Sesc Garanhuns, Marcos Gonçalves. A entrada custa de R$ 16. Trabalhadores do comércio de bens, serviços turismo e seus dependentes têm direito à meia-entrada e pagam apenas R$ 8. Menores de 18 anos devem ir acompanhados por algum responsável.

FPM - 2º DECÊNDIO DE SETEMBRO APRESENTA CRESCIMENTO DE 34,44%

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 2º decêndio do mês será no valor de R$ 636.627.720,37, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, o montante é de R$ 795.784.650,46. A soma dos dois primeiros decêndios mostra que o fundo está em crescimento de 45,87% dentro do mês, se comparado ao mesmo período de 2018, levando-se em conta a inflação do período. O repasse ocorre nesta sexta-feira, 20 de setembro.

A entidade esclarece que esse decêndio é, de modo geral, o menor do mês e representa em torno do 20% do valor esperado para setembro. Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), esse decêndio, quando comparado ao ano anterior, apresentou um crescimento de 34,44% em termos nominais, ou seja, sem considerar os efeitos da inflação. O acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 50,15%. Ao se considerar a inflação do período, o crescimento é de 30,61%.

Veja aqui o valor do 2º decêndio de seu Município. No estudo, constam os valores brutos do repasse do FPM e os seus respectivos descontos: 20% do Fundeb, 15% da saúde e 1% do Programa de Integração Social (Pasep).

Da Agência CNM de Notícias

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

CALÇADO - PREFEITURA PRECISA CUMPRIR SENTENÇA JUDICIAL E REFORMAR UNIDADE DE SAÚDE AO INVÉS DE CONTRATAR SHOWS PARA FESTIVAL DA LAVOURA


Em cobrança para que o município de Calçado cumpra a sentença judicial de reformar e adquirir equipamentos para a Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora de Lourdes, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura que não contrate atrações musicais e/ou realize despesas com recursos públicos o Festival da Lavoura, marcado para ocorrer de 27 a 29 de setembro na cidade.

Segundo o MPPE apurou, haverá a contratação de bandas e artistas, notadamente a atração musical do cantor Mano Walter, mediante remuneração parcial ou exclusiva de R$ 120.000,00.

Enquanto isso, uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), em 9 de maio e 12 de agosto deste ano, comprovou que persistem diversas irregularidades na Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora de Lourdes, relacionadas a problemas de infraestrutura e organizacional.

São elas: iluminação insuficiente para realização de atividades com segurança, falta de aparelho de raio-x, inexistência de bloco cirúrgico, falta de materiais, de medicamentos, de vacinas, falta de comissões, falta de certificado de regularidade de inscrição de pessoa jurídica, de alvará do corpo de bombeiros e da vigilância sanitária, falta de prontuário eletrônico, serviços de urgência e emergência em desconformidade com a legislação, falta de médico evolucionista, não possui classificação de risco, utilização de água para consumo humano em padrões inadequados, dentre outros.

“Dentre as reformas constantes dos relatórios de fiscalização, encontra-se a substituição total ou parcial do teto da unidade Mista de Saúde (tendo em vista a infiltração e mofo), que custaria aos cofres públicos, de acordo com a informação da Secretaria de Saúde Municipal, algo em torno de R$ 70.000,00, recurso que não estaria disponível nos cofres públicos para utilização imediata”, alertou a promotora de Justiça Mariana Albuquerque.

“Recursos públicos para áreas que, embora também inseridas na zona de ação pública, a exemplo das manifestações culturais e/ou artísticas, são menos prioritárias e de relevância muito inferior aos valores básicos da sociedade, representados pelos direitos fundamentais”, lembrou a promotora de Justiça. Fonte: MPPE.

ELEITORES DE SALOÁ, IATI E BOM CONSELHO PRECISAM FAZER O CADASTRO BIOMÉTRICO

Eleitores de Saloá e Iati, devem procurar o cartório eleitoral   de Saloá que fica localizado na  Av. Getúlio Vargas (de frente à escola São Vicente) em Saloá, com funcionamento das 8:00h às 14:00h.

Em Bom Conselho o eleitor deve se dirigir até a Av. Tenente Raul de Holanda Cavalcante, 112, conhecida como Avenida Nova, no centro da cidade.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para fazer o cadastro é necessário levar ao cartório documento oficial brasileiro de identificação com foto (RG, CNH, passaporte ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se tiver).

É importante que o eleitor faça um agendamento prévio pelo site do TRE (http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/solicitar-agendamento) ou baixando o aplicativo Agendamento Eleitoral para IOS ou Android.

PEDRA - TEATROSESC LEVA PROGRAMAÇÃO PARA O III FESTIVAL CULTURAL DA JUVENTUDE

O Peru do Cão Coxo
Imagem/Hans Von Manteuffel

O TeatroSesc vai levar para o terceiro Festival Cultural da Juventude programação com espetáculos cênicos e apresentações musicais. Realizado na cidade da Pedra, no Agreste Meridional de Pernambuco, o evento vai acontecer no período de 19 a 22 de setembro com atividades gratuitas em um palco montado pela prefeitura na Rua Vigário Tejo, no Centro. As atrações do TeatroSesc para o festival são os grupos Dama do Rei de Caruaru, o Samba de Coco Raízes de Arcoverde, o espetáculo “O Peru do Cão Coxo”, do grupo Galpão das Artes de Limoeiro, e George Silva e os Pariceiros de Arcoverde.

Serviço: TeatroSesc no III Festival Cultural da Juventude

Data: de 19 a 22 de setembro

Local: Rua Vigário Tejo, Centro – Pedra/PE

Gratuito

Programação

Quinta (19/09)

18h – Cavalhada (Música – Arcoverde)

19h – Stone Crew - Hip Hop (Dança – Pedra)

19h30 – Capoeira (Dança – Pedra)

20h – Sertão Maracatu (Música – Arcoverde)

21h – Dama do Rei (Música – Caruaru)

22h – Samba de Côco Raízes (Música – Arcoverde)

Sexta (20/09)

18h – O Peru do Cão Coxo (Teatro – Limoeiro)

19h – Bacamarteiros da Barriguda (Bacamartes – Pedra)

19h30 – Jetuns e Jetuins de Mandaru (Grupo de Pífano – Pesqueira)

20h – Samba de Côco Toype Ororubá (Música – Pesqueira)

21h – Giovana Freitas (Música – Pedra)

Sábado (21/09)

16h – Escola Pernambucana de Circo (Circo – Recife)

19h – Quadrilha Junina Arrastapé (Dança – Sanharó)

20h – Siriri (Dança – Pedra)

20h30 – George Silva e os Pariceiros (Música – Arcoverde)

Domingo (22/09)

17h – Espavento (Teatro – Arcoverde)

18h – Cabeça de Alho (Música – Arcoverde)

terça-feira, 17 de setembro de 2019

SECRETARIA DE TURISMO DE PERNAMBUCO LANÇA NOVA PLATAFORMA DE CURSOS A DISTÂNCIA

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, e em parceira com a Secretaria de Educação do Estado, lança, nesta quarta-feira (18), plataforma dedicada a cursos online. A ferramenta possibilitará ao visitante mais interatividade em qualificações que dizem respeito às pautas dedicadas ao turismo. Os cursos foram lançados ano passado, mas serão realçados através da plataforma. Ao todo, serão ofertadas 280 vagas, voltadas em três categorias disciplinares: Recreação e Lazer em Meios de Hospedagem, Inglês para Meios de Hospedagem e Enologia.

Entre as novidades, uma turma do curso de Enologia estará focada exclusivamente na região de Águas e Vinhos, privilegiando as cidades de Lagoa Grande, Petrolina, Orocó, Cabrobó, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista.

As inscrições para a primeira etapa dos cursos EAD estarão disponíveis para os usuários de 18 a 25 de setembro, com início das aulas programado para 1º de outubro. As qualificações são ofertadas pela Secretaria do Estado de Educação (Seduc) para estudantes do ensino médio e quem aspira especializar-se nas áreas dedicadas ao turismo. 

Os cursos técnicos correspondem ao processo de qualificação de um ano de duração. As disciplinas contam com dois meses de duração, guiadas por turismólogos e suporte técnico da casa. O edital e a ficha de inscrição estão no site da Setur-PE/Empetur: http://www.setur.pe.gov.br/web/setur  

GIVALDO NA LUTA PELA DUPLICAÇÃO DA BR-423


segunda-feira, 16 de setembro de 2019

SEBRAE E SENAC PREPARAM LOJISTAS DE GARANHUNS PARA BLACK FRIDAY

Uma das datas mais aguardadas pelos consumidores dos EUA, a Black Friday, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e o comércio já se prepara para o 29 de novembro, dia especial de descontos. É também o início das vendas das festas de fim de ano e, para que os lojistas de Garanhuns e do Agreste Meridional estejam preparados para receber os clientes, o Sebrae, em parceria com o Senac, realiza neste mês de setembro o “Venda Melhor Black Friday”, com oficina e curso realizados no auditório da Unidade Agreste Meridional do Sebrae/PE, que fica na Avenida Rui Barbosa, 671, no bairro Heliópolis, em Garanhuns.

SERVIÇO

Programa “Venda Melhor Black Friday”
Onde: Unidade Agreste Meridional do Sebrae/PE | Avenida Rui Barbosa, 671, Heliópolis, Garanhuns

Quando: 

19/09 – Oficina “Monte sua Campanha e venda mais pela Internet”, das 18h às 22h (R$ 10)

de 23 a 27/09 – Curso “Venda Mais e Melhor na Black Friday”, das 19h às 22h (R$ 80)

Combo oficina + curso: R$ 85

Outras informações: 0800 570 0800 ou (87) 3221.3333 (Sebrae) | (87) 3764.2703 (Senac)

Imagem/Pexels por Pixabay

DR. PAULO SALES ASSUME NÚCLEO DA UBE DE OLINDA

Escritores Renato Siqueira e Paulo Sales
O escritor e advogado Paulo Sales toma posse como presidente do Núcleo da União Brasileira de Escritores (UBE) de Olinda, no próximo dia 24 de setembro às 15h. A solenidade será na Câmara Municipal de  Olinda. 

"Dr. Paulo Sales vem se destacando no mundo literário de nosso Estado, e terá uma participação efetiva no debate sobre políticas públicas de interesse dos escritores e parcerias com entidades da cadeia produtiva do livro. Teremos um núcleo muito atuante em Olinda", afirmou Renato Siqueira presidente da UBE.

Diretoria do Núcleo da UBE Olinda - PE

Presidente: Paulo Henrique Melo Sales
Vice-presidente: Riverdes Coelho Falcão
Secretário: Patrick Barbosa
1º Secretário: Ivan Maurício
Tesoureira: Helena Almeida

CLÍNICA DE BOVINOS DE GARANHUNS COMPLETA 40 ANOS

Início das atividades da Clínica de Bovinos de Garanhuns em 1979
Imagem/UFRPE
GARANHUNS - Em 30 de julho de 1979, era inaugurada em Garanhuns a primeira clínica de bovinos do Brasil. Foi um empreendimento da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) e que ficou localizada na Fazenda de Criação do Departamento Animal (DPA). Os trabalhos para instalação da referida Clínica, contou com o apoio decisivo da Secretaria de Agricultura do Estado e da Prefeitura de Garanhuns, administração de Ivo Tinô do Amaral. Tratou-se de uma extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco ao interior do nosso Estado. A região de Garanhuns subia mais um degrau no sentido do desenvolvimento.

Prof. Sílvio Camerino Paes Barreto
Imagem/UFRPE
No dia 20 de julho daquela ano chegava à Garanhuns uma comitiva formada pelo Reitor da UFRPE, Prof. Naldo Halliday Pires Ferreira, Prof. Hans Merkt, Diretor do Instituto de Andrologia e Inseminação Artificial dos Animais Domésticos da Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover (Alemanha) e o Diretor do Serviço Acadêmico para Estrangeiros da referida Escola, o qual recebeu no dia 19 , às 17h, o Título de "Honoris Causa" da UFRPE.

HISTÓRIA

A História da Clínica de Bovinos de Garanhuns (CBG) remonta ao ano de 1960. Naquele período, o professor Sílvio Camerino Paes Barreto, do curso de Medicina Veterinária da UFRPE, mantinha parceria técnico-científica com o pesquisador Hans Merkt, docente da Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade de Hannover. A partir desse relacionamento, o docente da UFRPE foi indicado para ser bolsista pesquisador pela Fundação Alexander von Humboldt (AvH), da Alemanha, a fim de fortalecer a buiatria em Pernambuco.

“A UFRPE, necessitando justificar ao Ministério da Educação a minha saída do país, fez constar no processo que os meus conhecimentos adquiridos serviriam de base para a implantação de uma clínica pela Universidade Rural”, afirmou o professor Sílvio Camerino Paes Barreto, por ocasião dos 35 anos da CBG, em 2014.

Paralelamente e nos anos que se seguiram, a UFRPE encaminhava à Garanhuns estudantes do curso de Medicina Veterinária para a realização de estágios na área de buiatria, por meio de iniciativas do professor Cristovão Colombo, docente da UFRPE. Os alunos permaneciam e realizavam seus estágios na Fazenda de Criação vinculada à Secretaria de Agricultura de Pernambuco, local onde atualmente é sediada a Clínica de Bovinos de Garanhuns.

Na década de 1970, a UFRPE firma oficialmente um convênio com a Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover. Também participa do convênio a Secretaria de Agricultura de Pernambuco. Em 1979, é fundada a Clínica de Bovinos de Garanhuns, tendo como primeiro diretor o professor Sílvio Camerino Paes Barreto, que também foi o coordenador do convênio com a Universidade de Hannover.

Abaixo seguem algumas ações de destaques desse processo:

- 1979 a 1980: Primeiro Curso de Especialização em Clínica e Reprodução de Bovinos. Dividido em dois módulos, o curso contou com a participação dos docentes alemães Dr. H. Merket, Dr. G. Assmus, Dr. H. Lotthamer, Dr. K. F. Weitze, além de docentes brasileiros ex-bolsistas da Alemanha: Sílvio Camerino P. Barreto, e Dr. Eduardo Birgel, da Universidade de São Paulo (USP);

- 1981: Curso em Parasitologia Aplicada em Ruminantes. Ministrado pelo professor doutor M. Stoye, em Garanhuns;

- 1981: Curso de Extensão sobre Diagnóstico da Mastite Bovina. Ministrado pela profa. Dra. U. Weigt, em Garanhuns;

- 1981 a 1982: Segundo Curso de Especialização em Clínica e Reprodução de Bovinos. Realizado em dois módulos. O curso teve a participação dos docentes alemães Dr. H. Merkt, Dr. G. Assmus e docentes brasileiros ex-bolsistas da Alemanha: Sílvio Camerino P. Barreto e Dr. Eduardo Birgel (USP).

Ao longo desse período, professores da UFRPE realizaram doutoramento na Escola de Medicina Veterinária de Hannover. Em paralelo a essas realizações, houve o estabelecimento de um docente alemão para permanência de longa duração na Clínica de Bovinos de Garanhuns: no período de julho de 1978 a dezembro de 1980 o professor Dr. K. F. Weitze atuou no ensino de graduação e pós-graduação, como também na estruturação da CBG. O docente orientou diversas dissertações de mestrado e participou de bancas examinadoras no Brasil. Ao longo dos anos, outros minicursos e palestras foram realizadas com a presença de pesquisadores alemães, como a professora Dra. A. R. Günzel e o professor Dr. W. Jöchle, entre outros.

Nos primeiros anos de funcionamento da CBG, foram feitos intercâmbios, com a vinda a Garanhuns de estudantes alemães de Hannover para a realização de estágios. Ao mesmo tempo, a CBG também recebia alunos da Escola Nacional de Veterinária de D’Alfort, da França.

Em reconhecimento ao trabalho realizado pelos pesquisadores alemães, a UFRPE outorgou o título Doutor Honoris Causa aos docentes:

Prof. Dr. H. Merkt – 1979;

Prof. Dr. W. Brass – 1986;

Prof. Dr. K. F. Weitze – 1999.

Com ativa presença na bacia leiteira no Agreste, a CBG atende 800 animais ao ano. Cerca de 150 são equinos e 650 são ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos).  Para dar conta dos atendimentos são 8 profissionais de Medicina Veterinária auxiliados por oito residentes e oito estágios. São cerca de 90 propriedades acompanhadas pelos profissionais, que atendem rebanhos de animais na região. “Nós percebemos a satisfação e o retorno das pessoas”, declarou Nivaldo Azevedo ao falar da acolhida e recepção dos proprietários atendidos. 

A Clínica de Bovinos desenvolve atividades nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, laboratório clínico, diagnóstico por imagens e anátomo-patológico em ruminantes e equídeos por meio do atendimento hospitalar à comunidade rural, procurando orientar e solucionar problemas de ordem sanitária. Foi nesse espaço que, há 25 anos, o professor José Augusto Bastos atua construindo com assistência técnica pela clínica ao produtor do campo. “Nós trabalhamos de domingo a domingo; ou seja, há atendimento em situações emergenciais durante à noite relacionadas a partos de vacas, que é um problema sério na região. Isso cria problemas grandes para o produtor e, ao mesmo tempo, ele sabe onde pode ser amparado”, destaca o docente ao falar que a clínica tem se preocupado não só com orientação, mas com atendimento emergencial aos animais. Atualmente, 15% do atendimento da clínica é em torno de obstetrícia. 

Fonte: 

http://ufrpe.br/br/content/cl%C3%ADnica-de-bovinos-da-ufrpe-completa-40-anos-de-contribui%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-sociedade

https://www.cbg.ufrpe.br/node/11

Jornal O Monitor

domingo, 15 de setembro de 2019

ATIVIDADE TURÍSTICA EM PERNAMBUCO CRESCEU 4,1% EM JULHO


O turismo tem sido uma das atividades mais expressivas no Brasil, apesar do panorama persistente de crise econômica. Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quinta-feira (12), aponta o aumento da receita de hotéis, restaurantes e locadoras de automóveis no mês das férias: a média de crescimento da atividade turística nacional foi de 4,4%. Os dados foram revelados na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que compara o mês de julho deste ano com o mesmo período em 2018. Pernambuco ocupa a sexta posição do ranking dos Estados que sentiram aumento deste índice. Foram 4.1%.

“Os dados divulgados pelo IBGE sobre a atividade turística no Brasil mostram o crescimento significativo de Pernambuco. Fomos o quinto Estado no ranking nacional. Isso comprova que estamos no caminho certo, mantendo a preocupação de proporcionar ao visitante equipamentos de qualidade, boas condições para apreciar a nossa cultura e o nosso patrimônio. A atividade turística tem um grande potencial de geração de emprego e renda para o nosso povo e o Governo de Pernambuco está consciente da força do segmento”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes. 

Além de Pernambuco, oito dos 12 Estados do País pesquisados pelo IBGE tiveram crescimento nas taxas de serviços das atividades turísticas em julho. O Espírito Santo liderou o ranking (9,6%), seguido do Rio de Janeiro (8,8%), Bahia (5,8%), Minas Gerais (5,6%), São Paulo (5,3%) e, logo atrás do Estado, o Ceará (2,1%).

Levando-se em conta todo o primeiro semestre de 2019, entre janeiro e julho, Pernambuco aparece ainda melhor no ranking, em terceiro lugar. A taxa nacional do período mostrou crescimento de 3,2%, com, novamente, oito Estados registrando aumento: Ceará (8,5%), São Paulo (7,1%), Pernambuco (3,1%), Goiás (2,3%), Bahia (2,2%), Espírito Santo (1,9%), Minas Gerais (1,7%) e Rio de Janeiro (0,8%). Os índices acompanham um aumento crescente ao longo dos últimos meses. Em junho, as atividades turísticas já haviam crescido 2,6% em relação ao mesmo período de 2018.

Imagem: Guga Matos