sexta-feira, 27 de setembro de 2019

DIRETORIA DO NÚCLEO DA UBE DE OLINDA TOMA POSSE

Confira no vídeo a solenidade de posse

Na terça-feira (24), o escritor, advogado e poeta Paulo Sales, assumiu a presidência do núcleo da União Brasileira de Escritores (UBE) de Olinda, tendo como secretário o escritor Patrick Barbosa. A tesoureira será Helena Almeida, o  vice-presidente Riverdes Coelho Falcão e 1° Secretário Ivan Maurício. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de  Olinda, e contou com a presença do presidente da União Brasileira de Escritores, Renato Siqueira.

Créditos do vídeo: Câmara Municipal de Olinda - PE
https://www.youtube.com/watch?v=XbHBgCmcRkc&t=40s

BALA DE GENGIBRE PRODUZIDA EM CARUARU É EXPORTADA PARA EUROPA

Balas fazem lembrar a infância, festas de aniversário, brincadeiras. Mas em Caruaru, bala é assunto sério, um negócio familiar. Desde 2003 as balas de gengibre Balarama são produzidas no bairro Indianópolis. A produção, que começou bem artesanal, era de 50 balas por dia, hoje chega a 750 kg de balas por dia, dá quase 200 mil unidades. Os projetos não param: exportar, construir uma nova fábrica em um distrito industrial e até entrar na programação dos festejos juninos são algumas das atividades do planejamento da empresa.

O empreendedor Eduardo Luz lembra que começou em 2003, mas só procurou o Sebrae quase dez anos depois. Fez curso de gestão empresarial, passaporte para exportação e o Sebraetec, “a ideia era impulsionar o ecommerce”, explicou. Mas depois da participação no EINNE ( Encontro Internacional de Negócios do Nordeste ), surgiram contatos do Peru, Bolívia, Canadá, Estados Unidos e Portugal. “Já começamos a exportar para Portugal”, comemora Eduardo Luz.

Em quase 15 anos de trabalho, a Balas Balarama teve o maquinário modernizado, um engenheiro de alimentos entrou para a equipe, o design das embalagens dos produtos foi alterado e toda a identidade visual foi modificada. A empresa tem certificados que permitiram uma parceria com uma distribuidora de farmácias e com uma distribuidora de produtos naturais, aumentando os pontos de venda, “nós queremos oferecer um produto natural e funcional”, explicou Eduardo ao fazer referência às propriedades medicinais do gengibre. A matéria-prima é produzida em uma área que eles têm em Bonito, no Agreste, e o “cultivo de gengibre é todo orgânico, não usamos nenhum agrotóxico”, destacou.

Por Rosangela Araújo
Dupla Comunicação
Imagem/Lorena Rocha

TORITAMA - TCE JULGA ILEGAIS CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS NA PREFEITURA


A Segunda Câmara do TCE julgou ilegal na sessão desta quinta-feira (26) 143 contratações temporárias realizadas pela prefeitura de Toritama no exercício de 2018 (Processo n° 1821502-6), tendo como responsável o prefeito Edilson Tavares de Lima. O relator do processo foi o conselheiro substituto Adriano Cisneiros.

De acordo com o relatório técnico dos auditores, as contratações foram realizadas no segundo e no terceiro quadrimestres do citado exercício para diversas funções. No entanto, acrescenta, não se destinaram a atender as demandas temporárias de excepcional interesse público e sim a “burlar” o preceito constitucional do concurso público. Além do mais, dizem ainda os auditores, o limite de gasto com pessoal já estava extrapolado no período em que se deram as contratações.

DEFESA – Notificado para apresentação de defesa, o interessado alegou que assumiu a prefeitura em 2017 e que precisou de tempo de “reorganizar” a máquina administrativa. 

“Ocorre que as contratações realizadas pelo município nesse ano foram consideradas legais, por se tratar do primeiro ano de uma nova gestão, não sendo razoável, todavia, que, passados quase dois anos da gestão, ainda não exista nem mesmo edital para a realização de concurso público”, rebateu Adriano Cisneiros.

Ainda segundo o relator, a “emergencialidade dessas contratações foi causada pela própria omissão do ente em realizar um concurso público (o último ocorreu no ano 2000) abrangendo todos os cargos necessários para o funcionamento da prefeitura”. Por esse motivo, determinou ao gestor que faça um levantamento sobre as necessidades de pessoal com vistas à realização do concurso público, negando, consequentemente, os registros dos servidores contratados temporiamente. Não foi aplicada multa ao prefeito, que ainda pode recorrer desta decisão para o Tribunal Pleno.

Fonte: Gerência de Jornalismo do TCE

SALOÁ - CACHOEIRA DO QUEMAS É PALCO DE ESPORTE DE AVENTURA



Longe da civilização, se reconectando com nossa morada ancestral, a natureza. Um cenário como esse é um convite ao esporte de aventura. Localizada no município de Saloá - PE a 'Cachoeira do Quemas' que é frequentada aos finais de semana dos meses mais chuvosos, é palco de aventureiros praticantes do 'rapel'.

No último final de semana, com o apoio e suporte de localização do saloaense, Gustavo Motta, a equipe Trip Aventura, de Garanhuns, que é formada pelos instrutores, Bruno, Rogério e Sidney Lima, estiveram praticando o esporte de aventura, descendo os cerca de 70 metros da cachoeira dependurados em cordas.


Conseguir sair da zona de conforto e vivenciar experiências incríveis, dar chance ao imprevisível e se deixar surpreender com a natureza e consigo mesmo é inerente aos aventureiros. A equipe veio anteriormente conhecer a localidade e detectar se haviam pontos de ancoragem para a pratica esportiva.

Essa foi a segunda vez que a Trip Aventura, realizou rapel em Saloá, tendo passagens nos municípios de Gravatá, Belo Jardim, Bonito, Venturosa, Santa Cruz do Capibaribe e também no Vale do Catimbal em Buíque. Analisam que o local tem potencialidades para outros esportes de aventura.

Gustavo Motta, explica que o próximo passo é levar a equipe para conhecer/observar a cachoeira do 'Cú do Bicho' afim de verificarem a viabilidade da pratica do rapel na localidade.

Esportes de aventuras são aqueles praticados em ambiente natural que envolvem um risco calculado. Basicamente, são formas de explorar a natureza e diferem entre si pelo ambiente em que acontecem, a forma de deslocamento e os equipamentos utilizados.

Com Informações e imagens do Blog do Wellington Freitas

LAGOA DO CARRO - MPPE AJUIZA AÇÃO DE IMPROBIDADE CONTRA PREFEITA E DUAS SECRETÁRIAS MUNICIPAIS


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil pública por atos de improbidade administrativa em desfavor da prefeita de Lagoa do Carro, Judite Santana Silva, e das secretárias de Saúde, Rosinete da Silva, e de Assistência Social, Dyeniheiris Ferreira. De acordo com as informações levantadas pela Promotoria de Justiça local, elas teriam burlado o princípio do concurso público ao contratar servidores públicos em 2017 sem a realização de concurso ou seleção pública.

De acordo com o promotor de Justiça Ariano Aguiar, as contratações foram alvo de análise pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que julgou, em dezembro de 2018, que a admissão de pessoal foi feita de forma irregular.

“Além da ausência de fundamentação para as contratações temporárias sem seleção simplificada, o TCE alertou para o fato de que a admissão de pessoal se deu quando o município estava acima do limite prudencial de despesas com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Fica evidente a má-fé da gestão municipal, ainda mais considerando que Lagoa do Carro não realiza concurso público desde 2003”, apontou o promotor de Justiça.

Diante das irregularidades, o MPPE requereu à Justiça a condenação das três pela prática de atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública, cujas sanções previstas em lei incluem o ressarcimento dos danos, se houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

RENATO SIQUEIRA SERÁ HOMENAGEADO COM O 'TROFÉU DESTAQUE NORDESTE 2019'


José Renato Siqueira, escritor, contador, jornalista, presidente da executiva nacional da União Brasileira de Escritores (UBE), receberá no próximo dia 27 de outubro, em Gravatá, agreste pernambucano, o Troféu Destaque Nordeste, e terá sua biografia publicada na 1ª Edição do Livro Destaque Nordeste. 

O prêmio é um reconhecimento para os melhores profissionais do Nordeste ano 2019. O evento tem como objetivo reconhecer o trabalho de profissionais da literatura, jornalismo, escritores, advogados, juízes, prefeitos, deputados, vereadores, poetas, médicos e outros seguimentos.

Renato teve o apoio imprescindível de escritores da região do Agreste Meridional para em agosto de 2016 implantar o Núcleo da UBE em Garanhuns, assumindo a presidência da Instituição Literária e, em apenas 2 anos, fez uma gestão exemplar, ganhou destaque e confiabilidade no meio dos escritores, graças ao seu comprometimento com as causas literárias, respeito e bom relacionamento com os demais núcleos.

Participou de diversos eventos literários Brasil à fora, assumindo a Câmara de Desenvolvimento Literário e Cultural do Agreste e a tesouraria da Executiva Nacional da UBE.

Em janeiro de 2019 é eleito presidente da entidade,  o fundador do núcleo Garanhuns entra para  história da União Brasileira de Escritores como o mais jovem escritor a assumir à presidência da UBE Nacional e o primeiro membro do interior do Estado a ser eleito ao cargo maior da entidade fundada em 1958. Pela primeira vez, nos 60 anos de história da UBE, o  presidente saiu de um núcleo do interior.

Nascido no agreste  pernambucano, Renato desde muito cedo despontava talento para literatura.

SEIS CURSOS NA PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO DA ECI/SGE


A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) promoverá, em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), seis cursos dentro da programação do mês de outubro. Ao todo, serão capacitados presencialmente 140 colaboradores do Poder Executivo Estadual, em temáticas como gestão de riscos, tecnologia e convênios. Como todas as atividades foram planejadas para atender demandas específicas de alguns órgãos e entidades, as turmas já estão com todas as vagas preenchidas, não havendo inscrições de novos participantes.

Para os servidores da própria Controladoria, foram identificados três temas que serão trabalhados durante todo o período: “Introdução à gestão de risco”, “Inteligência artificial: fundamentos e aplicabilidades com ênfase em compliance” e “Banco de dados: introdução e conceitos essenciais”. Foram disponibilizadas 62 vagas para os cursos, que serão ministrados por Allisson Procópio, da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE); Álvaro Pinheiro, analista em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação da ATI e coordenador de Sistemas da PGE; e Alexandre Otávio e Taciana Amorim, também da equipe da DOGI, respectivamente.

Já destinada ao público externo, a programação da ECI contemplará servidores do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e das secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA); Turismo (Setur); e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ); além da Companhia Pernambucana de Habitação e Obras (Cehab), Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) e Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural).

Para a corporação, será realizada a primeira de três capacitações sobre “Regime de adiantamento”. A expectativa é que, até o final deste ano, cem pessoas sejam qualificadas nessa temática. Aos demais órgãos e entidades, foram preparadas duas turmas que abordarão o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). No módulo inicial (A), serão tratados os atos preparatórios e execução, e, no seguinte (B), execução e prestação de contas. As aulas ficarão a cargo de Thaysa Paiva, da Diretoria de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE), e Marília de Souza Leão, servidora da Cehab.

Os detalhes de toda a programação do mês de outubro da Escola de Controle Interno (ECI/SCGE) estão disponíveis no site www.scge.pe.gov.br.

UNIVERSITÁRIOS VISITAM NASCENTE DO RIO UNA

Na manhã da quarta-feira (25), um grupo de alunos do curso de Agronomia, da Unidade Acadêmica de Garanhuns, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG/UFRPE realizou uma visita técnica à nascente do Rio Una, no Sítio Piado, na divisa entre os municípios de Capoeiras e Caetés, no Agreste de Pernambuco. Os estudantes que cumprem o curso ‘Qualidade da Água’, estavam acompanhados pela professora de Engenharia Ambiental, Klenna Lívia. O presidente da ONG Brigada Ambiental Una Vivo Capoeiras Nessa Luta, Gilvan Costa acompanhou o grupo na visita.

A visita técnica serviu para os alunos conhecerem a nascente, que é intermitente, e não tem correnteza de água no momento. Na nascente, os estudantes realizaram marcações de localização com GPS, fotografaram e coletaram água para analises em uma barragem existente no local. Com Informações e Imagens do Blog Capoeiras.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

CENSO 2020 - IBGE LANÇA SELEÇÃO COM 2.658 VAGAS TEMPORÁRIAS


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira (25) edital para preenchimento de 2.658 vagas temporárias do Censo Demográfico 2020. As oportunidades são para Coordenador Censitário de Subárea - com salário de R$ 3,1 mil - e Agente Censitário Operacional - cuja remuneração é de R$ 1,7 mil. 

As inscrições começaram nesta quarta e seguem até as 16h de 15 de outubro, exclusivamente no site da Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa inscrição custa R$ 58 para coordenador censitário e R$ 42,50 para agente censitário. Segundo o edital, são 1.343 vagas para coordenador e 1.315 para agente.

Para coordenador, é exigido ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de categoria B, no mínimo. Já para as vagas de agente censitário, os candidatos devem ter ensino médio completo. A previsão de duração do contrato é de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação em caso de necessidade do IBGE. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Fonte: Folha de Pernambuco.

ATUAÇÃO DO TCE EM LICITAÇÕES GERA ECONOMIA DE MAIS R $ 76 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS


RECIFE - Em setembro a análise de diversos procedimentos licitatórios de prefeituras e órgãos do Estado, rendeu uma série de benefícios financeiros para os cofres públicos.

Boa parte dos benefícios ocorreram a partir da avaliação da adequação de valores licitados. Entre eles, vale destacar o de R$ 10.960.731,38 na prefeitura de Garanhuns, após análise, pela Inspetoria Regional de Arcoverde (IRAR), da aquisição de materiais de construção para uso de diversas secretarias do município, que levou a publicação de Cautelar e posterior cancelamento do Pregão.

Outras avaliações feitas em processos licitatórios, com redução do valor inicial licitado, geraram uma economia de R$ 4.449.231,14 na Prefeitura de Afogados da Ingazeira, R$ 4.416.457,28, na prefeitura de Custódia e de R$ 4.424.739,13 na Prefeitura de Sertânia.

Ao longo do exercício de 2019 os trabalhos do Tribunal já geraram, até o momento, benefícios de R$ 76.462.575,57 aos cofres públicos.

Fonte: Gerência de Jornalismo do TCE 

VEREADOR ZAQUEU ASSUME PRESIDÊNCIA DO PP EM GARANHUNS


O deputado federal e líder do Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte, recebeu a visita do vereador de Garanhuns, Zaqueu Lins. Na ocasião, Zaqueu confirmou sua pré-candidatura a prefeito pelo PP e comemorou o apoio que recebeu. “Estou feliz com a confiança e apoio de Dudu da Fonte e do deputado estadual, Claudiano Martins”, declara o pré-candidato que também assume a presidência do PP em Garanhuns.

Zaqueu está em seu quinto mandato como vereador de Garanhuns, sendo o mais votado da história da cidade. “Quero representar o Progressistas em Garanhuns e trabalhar pela saúde e educação desse município que tanto amo”, afirma o vereador.

CUPIRA REALIZA O PRIMEIRO FESTIVAL DE CONFECÇÃO

Semana com negócios, conhecimento e diversão no Primeiro Festival de Confecção em Cupira que será realizado de 26 a 29 de setembro na Praça de Eventos Mestre Zuza. O evento tem como objetivo promover o encontro entre indústria, comércio e clientes do setor de confecção.  O Sebrae é um dos apoiadores do Festival. “Eventos como esse chamam a atenção, dão visibilidade ao setor que gera emprego e renda. Além de estar alinhado à missão do Sebrae de apoiar pequenos empreendedores, no surgimento e consolidação de seus negócios”, explicou o analista do Sebrae Francisco Braga.

A programação do Festival de Confecção em Cupira conta com palestras, shows, desfiles e um espaço para expositores, fabricantes e fornecedores de máquinas, matéria prima e serviços. O Sebrae levará duas palestras que serão realizadas no sábado (28): WhatsApp como ferramenta de vendas e Facebook e Instagram como ferramenta de negócios. A inscrição é gratuita e deve ser feita no local.

De acordo com dados da prefeitura, Cupira conta com mais de 500 fabricos que movimentam a economia, o que permite que o município ocupe o quarto lugar entre os cinco maiores produtores de confecção do polo têxtil do Agreste. Ainda segundo a prefeitura, a cidade se destaca pela produção de bolsas e enxovais de bebês que representam 60% da produção local, mas produz, também, fardamentos profissionais, esportivos e escolares, artigos de cama, mesa e banho, moda praia, íntima e fitness.

Serviço:

Primeiro Festival de Confecção e Cupira
De 26 a 29 de setembro
na Praça de Eventos Mestre Zuza
Palestras WhatsApp como ferramenta de vendas e Facebook e Instagram como ferramenta de negócios
Inscrições gratuitas no local

CARUARU - BIENAL DO BARRO 2019 OFERECE CURSO SOBRE HISTÓRIA DA ARTE


A II Bienal do Barro convida a todos para participar do curso “O que é a Bienal do Barro?”, que irá acontecer no próximo dia 01 de outubro, terça-feira, das 14h às 18h, no auditório do Museu do Barro, em Caruaru. O curso irá abordar conteúdos sobre ensino da arte, história da arte, arte contemporânea e apresentar as propostas da Bienal do Barro para esta nova edição. As inscrições são gratuitas através do e-mail educativobienaldobarro@gmail.com

Os interessados deverão enviar e-mail com as seguintes informações: nome completo, endereço, telefone, atividades profissionais em que atua e justificar (com texto curto) o motivo de seu interesse no curso. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 25 de setembro.

Conteúdo:

• Introdução à História da Arte (1 hora/aula) • Trajetória do ensino da arte no Brasil (1 hora/aula) • O que é Arte Contemporânea? (1 hora/aula) • O que é a Bienal do Barro? (1 hora/aula).

Imagem/Lúcia Padilha

ANCESTRALIDADE E TECNOLOGIA PAUTAM 2º SEMINÁRIO FILIG DE LEITURAS


Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário Filig de Leituras, que vai acontecer no próximo dia 26 de setembro, das 8h às 12h, no Sesc Garanhuns. Com a proposta de continuar aprofundando os caminhos para fortalecer a presença da ancestralidade nas pautas educacionais, o evento é direcionado para mediadores de leitura, bibliotecários, professores e estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras.

A entrada do Seminário, realizado pela Ferreira Costa, idealizadora do projeto junto com a Proa Marketing Cultural e Projetos, é gratuita e a inscrição acontece pelo link: encurtador.com.br/eoAUZ. Tendo como mote central a interseção da tecnologia com a identidade negra, o encontro vai trazer a comunicadora e coordenadora do laboratório de tecnologias e inovação cidadã (Labcoco), Mãe Beth de Oxum, e Daniel Albuquerque, que é produtor fonográfico e também técnico do laboratório.

Com mediação do coordenador de Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco, Bruno Câmara, vão falar sobre “Narrativas ancestrais e mitologia africana em jogos digitais”. Na conversa, vão trazer o “Contos de Ifá”, tecnologia social que se aproxima, em especial, da juventude na formação dessa geração e na idealização, construção e utilização de plataformas digitais como forma de aliar tecnologia à identidade negra e matizes africanas.

IVO AMARAL SERÁ HOMENAGEADO COM A MEDALHA COMEMORATIVA DOS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE PERNAMBUCO

Ivo Tinô do Amaral




Natural de Lajedo (PE), Ivo Amaral adotou Garanhuns como sua terra natal, aos 12 anos de idade, e nela construiu sua trajetória como servidor público. Foi vereador, vice-prefeito, prefeito por dois mandatos, e  deputado estadual em duas legislaturas.

Ivo Amaral foi eleito deputado estadual para o seu primeiro mandato em 1982, e reeleito em novembro de 1986 onde teve uma votação expressiva na Região, sendo votado em mais  de 100 municípios pernambucanos. É durante seu segundo mandato que Ivo torna-se deputado Constituinte.

Para homenagear os que fizeram parte da elaboração da Constituição de 1989, a  Assembleia Legislativa de Pernambuco, através  da Resolução nº 582/2019,  'Cria a Medalha Comemorativa em homenagem dos 30 anos da Constituição do Estado de Pernambuco'.

A Medalha será outorgada aos Parlamentares Constituintes vivos, "in memoriam" e aos funcionários do Poder Legislativo, que representarão todos os servidores que participaram do processo de elaboração do texto constitucional. 

A Medalha terá na face principal a logomarca dos 30 anos da Constituição Pernambucana em alto relevo, a data de 1989-2019 em baixo relevo, um floreado como uma coroa grega em baixo relevo e um contorno com as inscrições "Assembleia Legislativa de Pernambuco e o nome ALEPE em baixo relevo e um contorno com as inscrições "Assembleia Legislativa de Pernambuco - A Casa de Todos os Pernambucanos".

A Carta Magna de Pernambuco foi o marco legal de um dos momentos mais importantes da história de Pernambuco e do Brasil. A Constituição de Pernambuco, em consonância com a Constituição Federal, promulgada em 1988, tinha o compromisso de contribuir com "a busca da igualdade entre os cidadãos pernambucanos. 

A Carta Magna do Estado foi promulgada um ano após a aprovação da Constituição Brasileira de 1988, numa sessão histórica com a presença de diversas personalidades políticas e autoridades oficiais. A elaboração do texto foi um trabalho intenso, que envolveu deputados, juristas, funcionários e a sociedade civil – esta última através de inúmeras reivindicações. Ao final, a Constituição assegurou aos cidadãos pernambucanos direitos sociais, liberdades plenas, princípios fundamentais da administração pública e o controle de inconstitucionalidade por omissão.

Click no link abaixo e saiba mais sobre a Promulgação da Constituição de Pernambuco em 1989:

http://blogdoanchietagueiros.blogspot.com/2019/05/ivo-amaral-assina-nova-constituicao-de.html

terça-feira, 24 de setembro de 2019

PAULO CÂMARA DEFENDE UM PLANETA MAIS HUMANO NA SEMANA DO CLIMA DE NOVA IORQUE


NOVA IORQUE - O governador Paulo Câmara participou, nesta terça-feira (24.09), de uma série de eventos da Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Como representante do Consórcio Nordeste - que reúne os nove Estados da região - ele assinou a Carta de Santa Fé, reforçando o compromisso de Pernambuco e do Nordeste com o desenvolvimento sustentável e a construção de uma agenda ambiental avançada. Ao discursar no encontro com líderes do Under 2 Coalition, o governador afirmou representar os 56 milhões de nordestinos e os outros milhares de brasileiros que não desejam a destruição das florestas, as agressões à natureza e à vida no planeta, e sim a busca de novos rumos para o futuro.

"Vamos, juntos, fazer com que esse nosso compromisso saia do papel e ganhe o mundo, e vamos trabalhar para formar e consolidar a coalizão dos Estados, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos", afirmou Paulo Câmara, advertindo que o Nordeste não aceitará, passivamente, a adoção de medidas ultrapassadas, criminosas e ambientalmente irresponsáveis. "Estamos assumindo posições e ações que nos permitam avançar no que for possível e também atuar para barrar os retrocessos. Somos muitos no nosso País, atentos a esse debate, inquietos com as ameaças que a própria humanidade e algumas lideranças têm causado ao meio ambiente", reforçou.

O governador reafirmou sua disposição de dedicar esforços, estudos e experiências no combate aos processos destrutivos e na construção de alternativas renováveis para proteger e conviver de forma saudável com os recursos naturais. "Isso não se efetiva sem uma política clara, com ações contundentes a favor de um meio ambiente protegido, com trocas positivas, e jamais na agressão, exploração e destruição. Uma ideia não pode abrir mão de gestos, de atitude e de coragem para enfrentar interesses mesquinhos, imediatistas e materialistas", disse.

Paulo Câmara destacou ainda que Pernambuco tem fortalecido as estruturas públicas na área ambiental, e criticou as lideranças brasileiras que vêm seguindo uma contracorrente, caminhando no sentido inverso ao que a história ensina, contrário ao futuro. E fez um alerta: "Não há espaço para arrependimentos. O mal que se faz ao ambiente é um dano cada vez mais irreversível. É uma autodestruição".

Ressaltando que a ONU tem uma agenda positiva dedicada aos movimentos sustentáveis, apontando o ano de 2030 como um marco, o governador assegurou que esse referencial está presente em Pernambuco e no Nordeste, que seguem os caminhos universalmente pactuados. "Buscamos um futuro em que crianças não precisem faltar às aulas para fazer greve, tentando alertar os adultos de que eles estão promovendo uma ameaça em escala global", afirmou.

Por último, Paulo Câmara informou que o Fórum Pernambuco de Mudanças Climáticas está ativo e que foi implantado o Plano Estadual Ambiental, dentro dos preparativos do Estado para sediar, em novembro próximo, a Conferência Nacional de Mudanças Climáticas, prévia da COP 25. "A nossa política é de construção com respeito, diálogo e responsabilidade com Pernambuco, o Nordeste, o Brasil e com um mundo melhor. Nada diferente disso é aceitável. Somos defensores dos movimentos coletivos, da mobilização e da união. Não ficaremos insensíveis aos apelos de tantos, no mundo inteiro", completou.

CARBONO NEUTRO - À tarde, Paulo Câmara participou do HUB Ação e Recompensa, discutindo as reduções de emissões de carbono necessárias, na próxima década, para combater mudanças climáticas, o que deve determinar a maneira com que estados, regiões, cidades e empresas que demonstram alta responsabilidade por suas ações climáticas poderão atrair inovação e investimentos.

O governador falou em nome do Fórum Nordeste e do grupo Governadores pelo Clima, formado em abril, com o auxílio do Centro Brasil Clima (CBC) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Todos, segundo relatou, comprometidos com a permanência no Acordo de Paris e com o cumprimento da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) assumida pelo Brasil em 2015.

Paulo Câmara reafirmou que, diante dos riscos de retrocesso por parte do governo federal, os Estados brasileiros assumiram resolutamente seu papel na preservação e conservação ambiental. "As batalhas decisivas dar-se-ão nos territórios dos Estados. Pernambuco, desde o meu saudoso antecessor, o governador Eduardo Campos - tragicamente desaparecido em 2014 - vem desenvolvendo grandes trabalhos de adaptação às mudanças climáticas. Somos muito vulneráveis à elevação do oceano e à desertificação e estamos promovendo as energias limpas, como a solar, o uso de biocombustíveis para reduzir o uso dos combustíveis fósseis, o reflorestamento e a defesa do nosso grande ecossistema regional: a Caatinga", explicou.

O governador narrou ainda o processo de transformação por que passa o Arquipélago de Fernando de Noronha em um território de carbono neutro e um showroom de tecnologias limpas e sustentáveis, esclarecendo que, em breve, todos os veículos que circulam na ilha serão elétricos, a produção de energia local será totalmente limpa e o lixo, totalmente reciclado. "Temos que trabalhar por um planeta carbono neutro na metade desse século. Pernambuco, juntamente com outros Estados que lidero no Consórcio Nordeste, vai cumprir seu papel na NDC brasileira e ir além, rumo a uma estratégia de longo prazo carbono neutro", disse.

A estratégia para isso, segundo Paulo Câmara, inclui articular alianças com outros Estados brasileiros, prefeituras, iniciativa privada, terceiro setor e universidades, atraindo investimentos para uma economia sustentável, geradora de empregos, renda e qualidade de vida. "Sabemos que não há um Planeta B. O único que temos é este, que necessita ser descarbonizado e tornar-se mais justo", concluiu o governador.

TCE JULGA ILEGAIS CONTRATAÇÕES REALIZADAS PELA PREFEITURA DE SÃO CAETANO


Em sua sessão desta terça-feira (24), a Segunda Câmara do TCE de Pernambuco julgou ilegais 713 contratações temporárias realizadas no município de São Caetano, em 2018, pelo prefeito Jadiel Cordeiro Braga. Ele e sua secretária municipal de saúde, Isabelle Pontes Braga Neves, foram penalizados com a aplicação de uma multa, que deve ser recolhida aos cofres do TCE no prazo de 15 dias após o trânsito em julgado desta decisão.

O prefeito alegou que as contratações se deram por “excepcional interesse público”, previsto no artigo 37, inciso IX da Constituição, porém, segundo o conselheiro substituto e relator do processo, Ruy Harten Júnior, esta excepcionalidade não ficou demonstrada, tampouco o interesse de realizar um concurso público.

“A única fundamentação apresentada pelo prefeito para as contratações ora apreciadas foi basicamente o fato de o último concurso ter sido realizado em 2012, não existindo concursados e serem convocados e insuficiência de pessoal para a continuidade da prestação dos serviços públicos”, disse em seu voto o relator.

De acordo com ele, não restaram caracterizados a temporariedade e o excepcional interesse público para as contratações realizadas, não foi feita uma seleção pública simplificada e houve infração à Lei de Responsabilidade Fiscal, dado que a prefeitura já extrapolara o limite de gastos com a folha quando fez os contratos temporários. Por fim, o relator determinou o envio de cópias do processo (Nº 1855375-8) ao próprio Jadiel Braga ou a quem vier a sucedê-lo para que tome as providências necessárias a fim de que as irregularidades sejam sanadas. 

Os interessados ainda podem recorrer da decisão. Representou o Ministério Público de Contas na sessão o procurador Cristiano Pimentel.

Fonte: Gerência de Jornalismo do TCE

ACADEMIA DE LETRAS DE GARANHUNS PROMOVE PALESTRA SOBRE 'DRAMATURGIA'

Prof. Dr. Moisés Monteiro
Na próxima sexta-feira (27/09), às 19h30, em sua própria Sede, a Academia de Letras de Garanhuns (ALG) estará promovendo a palestra intitulada “A Dramaturgia Brasileira”, que será proferida pelo Prof. Dr. Moisés Monteiro de Melo Neto (UPE/Campus Garanhuns).

Para o presidente da Academia, Luis Afonso de Oliveira Jardim, o evento, que é aberto ao público em geral, é mais uma ação que a entidade literária promove no intuito de atrair público diverso para a ALG.

“Além de fomentarmos o debate sobre literatura, também objetivamos que outras linguagens, como a da dramaturgia, possa atrair um público plural para a Academia. Nesta ocasião, esperamos contar com pessoas que tenham interesse em conhecer com profundidade aspectos da dramaturgia brasileira”, declara Jardim.  

CONCURSO PREFEITURA DE JATAÚBA - PE

A Prefeitura de Jataúba anunciou que irá realizar concurso público, a ser regido pelo edital n.º 001/2019. O aviso do edital está publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco, do dia 23 de setembro de 2019.

As informações necessárias aos candidatos e o edital completo serão disponibilizados a partir do dia 30 de setembro de 2019, no endereço eletrônico do município de Jataúba - www.jatauba.pe.gov.br/

Os candidatos também poderão conferir toda a documentação no site da organizadora responsável, a Planejar Concursos (www.planejarconcursos.com.br).

Fonte: Concursos no Brasil

3º CIRCUITO DE QUEIJOS ARTESANAIS DE PERNAMBUCO

Município da Pedra  recebeu na manhã do último sábado, 21 de setembro, o 3º Circuito Pernambucano de Queijos Artesanais.

O projeto da Assembleia Legislativa de Pernambuco com o apoio da Prefeitura da Pedra tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade do produto e orientar os produtores na sua comercialização. O evento reuniu 18 produtores de queijo de cidades como Pedra, Buíque, Venturosa, Alagoinha e São bento do Una com cerca de 23 produtos apresentados.

“A Pedra possui a maior bacia leiteira do estado e abastece diversas queijarias. Receber um evento como este é de extrema importância para a nossa cidade e uma forma de incentivar vários produtores a sair da clandestinidade. As pessoas têm cada vez mais buscado produtos com qualidade e com selo de certificação por que ele significa confiável. O nosso município está mapeando os produtores e pretende orientar os que trabalham de forma clandestina para que possam crescer no mercado.”; destacou o Prefeito Osório Filho.

No Circuito da Pedra os vencedores na categoria queijo de manteiga foram:

1.º Lugar: Laticínios Luiza – Venturosa

2.º Lugar: Laticínios Vale Lac – Pedra

3.º Lugar: Laticínios Santa Luzia – São Bento do Uma

4.º Lugar: Laticínios Ramos – São Bento do Uma

5.º Lugar: Laticínios Teresa – São Bento do Uma

Na categoria queijo coalho os vencedores foram:

1.º Lugar: Laticínios Cober Lac - Alagoinha

2.º Lugar: Laticínios Luiza - Venturosa

3.º Lugar: Laticínios Caboclo - Pedra

4.º Lugar: Laticínios Queijo Nobre - Venturosa

5.º Lugar: Laticínios Leite Nobre – Venturosa

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

CONCURSO PREFEITURA DE BELO JARDIM - PE COM 376 VAGAS


A Prefeitura de Belo Jardim - PE, lançou um novo edital n° 01/2019 com o fito de preencher 376 vagas, mais cadastro de reserva em cargos que exigem ensino fundamental, médio, técnico e superior. O concurso Belo Jardim - PE será realizado por meio da Faculdade de Ciências de Timbaúba - FACET Concursos.

Os vencimentos iniciais para os aprovados neste concurso são de até R$ 3.500,00. Serão reservadas vagas aos portadores de necessidade especial, na proporção de 5%, a serem oferecidas em obediência à Legislação vigente.

Cargos

Nível fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Jardineiro, Magarefe, Magarefe/Fateira, Magarefe/Lombador, Mecânico e Servente de Pedreiro.

Nível médio e técnico: Agente de Combate às Endemias, Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Farmácia, Eletricista, Motorista de Ambulância, Motorista "D", Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Técnico Agrícola, Técnico em Desenhos, Técnico em Edificações, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico de Operação em Raio X, Técnico de Projetos, Técnico de Segurança de Trabalho e Vigia.

Nível superior: Assistente Social, Arquiteto, Biomédico, Contador, Coordenador Executivo, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal Fazendário, Fisioterapeuta, Fiscal Sanitário, Fonoaudiólogo, Médico Anestesiologista, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral Plantonista, Médico Cirurgião Geral, Médico Dermatologista, Médico Ginecologista, Médico Infectologista, Médico Obstetra, Médico Gastroenterologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Ortopedista, Médico Urologista, Médico Radiologista, Médico Sanitarista, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Procurador, Professor, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Língua Inglesa, Professor de Matemática, Professor de Ciências Naturais, Professor de Geografia, Psicólogo Escolar, Psicólogo Clínico e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 25 de outubro de 2019, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.facetconcursos.com.br, ou de forma presencial, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17 horas, no ponto de apoio localizado na Biblioteca Pública Municipal, que fica na Av. Germiniano Maciel, Centro, Belo Jardim-PE.

A taxa de inscrição será de R$ 60,00 para cargos de nível fundamental, R$ 80,00 para os de nível médio e técnico e R$ 100,00 para os cargos de nível superior.

Fonte: Concursos no Brasil

REALIZADO COM SUCESSO O 1º BIATHLON DE GARANHUNS



O 1° Biathlon de Garanhuns aconteceu ontem (22) e recebeu a participação de mais de 80 atletas do município e cidades vizinhas. O evento  foi realizado na piscina da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), com 200 metros para homens e 150 para as mulheres. Já a prova da corrida aconteceu na avenida Rui Barbosa e composta por um percurso de 4,2 km. 

O campeonato foi idealizado pelos professores de natação do Clube AGA, Mano Pereira, Ivaldo Tavares e Everton Lima. O evento marcou o início das festividades do aniversário de 90 anos da AGA, e contou com o apoio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT), Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, Clínica Sentir, Gostomil, Dr. Mauro Melo, Farmácia Renascer, Lívia Maciel Acupunturista, Corretor  Eduardo Tavares, Posto Rui Barbosa, H2O e Federação Pernambucana de Triathlon.

Na oportunidade o presidente da Federação de Triathlon de Pernambuco, Rolnan Gueiros, anunciou que  a partir de 2020 a prova vai fazer parte do calendário Pernambucano.











VEREADOR TONHO DE BELO DEFENDE LUTA DOS PROFESSORES DE GARANHUNS

Vereador Tonho de Belo do Cal

Do Blog do Cisneiros

O vereador Tonho de Belo do Cal está comemorando a decisão da justiça em favor dos professores do município de Garanhuns.

A Segunda Turma da Primeira Câmara Regional de Caruaru, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por unanimidade, negou o recurso do município de Garanhuns contra tutela antecipada concedida, pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, que determinou que a Prefeitura volte a remunerar os professores com base na hora-aula prevista no Estatuto do Magistério do Estado de Pernambuco.

A remuneração deve aplicável aos professores municipais com base na hora-aula de 50 minutos, se diurna; e de 40 minutos, se noturna, e não com base em hora-aula de 60 minutos.

“A tese do município de Garanhuns tenderia a se espalhar por outros municípios, como forma de buscar economia em prejuízo da educação. A decisão do TJPE contribui para a defesa do princípio constitucional de valorização dos profissionais de ensino”, avaliou o promotor de Justiça Domingos Sávio Agra.

Segundo a recente decisão do TJPE, o agravante (o município), após “a publicação da Lei Municipal nº 4400/2017 passou a aplicar a hora de 60 minutos, para fins de cômputo da carga horária e, portanto, de remuneração dos professores da rede municipal. Contudo, não consta na referida Lei Municipal nenhuma previsão legal que estipule que uma hora-aula corresponda a 60 minutos. De outro lado, o Estatuto do Magistério do Estado de Pernambuco, Lei no 11.329, de 16 de janeiro de 1996, estabelece em seu art. 15, a duração da hora-aula diurna em 50 minutos e da noturna em 40 minutos”.

“Assim, do que dos autos consta, pode-se concluir que o município, ao instituir o piso salarial dos professores, ampliou a hora-aula em 10 minutos, sem qualquer contraprestação remuneratória, o que representou aumento da carga horária. Uma vez que se afigurou ilegal a aplicação de horas-aula de 60 minutos, em descumprimento ao Estatuto do Magistério do Estado de Pernambuco, também aplicado aos professores municipais, resta inafastável que a continuidade do cômputo respectivo provoca danos aos professores, que deixariam de ser remunerados corretamente pelas horas trabalhadas. O que por si representa o perigo de dano em questão”, relatou o texto da decisão.

Para consultas, o número de Agravo de Instrumento é 0009883-93.2017.8.17.9000

O vereador Tonho de Belo do Cal ao lado do vereador Professor Márcio foram os únicos a ficarem ao lado dos professores, os demais 11 vereadores, dos 13 que compõem a câmara dos vereadores de Garanhuns, votaram pela decisão que agora a justiça em segunda instância acaba derrubar. (Com informações do Ministério Público de Pernambuco)

Vereadores que votaram a favor dos professores:

Tonho de Belo do Cal

Professor Márcio

Vereadores que votaram na decisão, contra a vontade dos professores e que agora foi derrubada pela Justiça:

Alcindo Correia

Ari Jr.

Audálio Filho

Betânia da Ação Social

Carla de Zé de Vilaço

Daniel da Silva

Gersinho Filho

Gil PM

Luzia da Saúde

Marinho da Estivas

Zaqueu Naum Lins

domingo, 22 de setembro de 2019

II SEMINÁRIO NACIONAL DE GOVERNANÇA PARA O TURISMO - EDIÇÃO MARAGOGI - ALAGOAS


O evento tem como objetivo primordial discutir e promover as boas práticas de governança junto aos Municípios turísticos brasileiros. Nesse seminário, que tem caráter nacional, será abordado o eixo temático “Turismo em Unidades de Conservação”. Concomitantemente, será realizada a Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil – Edição Maragogi – Alagoas.

II Seminário Nacional de Governança para o Turismo e Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil – Edição Maragogi ­ – Alagoas

Dias: 10 a 12 de outubro de 2019

Local: Salinas All Inclusive Resort, Rodovia al 101 norte km 124 Maragogi/AL


Fonte: Amupe

Lançamento do Livro "Anatomia de uma Tragédia - A hecatombe de Garanhuns"

Historiador Mário Márcio entrega ao prefeito Ivo Amaral, o 1º exemplar de 'Anatomia de Uma Tragédia - A Hecatombe de Garanhuns'

No domingo 17 de maio de 1992,  no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, era lançado oficialmente pelo historiador Mário Márcio de Almeida Santos, o seu livro 'Anatomia de uma Tragédia - A Hecatombe de Garanhuns', assistido por numeroso público, inclusive intelectuais desta cidade e da Capital.

A mesa dos trabalhos foi constituída pelo prefeito Ivo Amaral, vice, Esdras Lima, prof. Claubi Góis, diretor da Dere, representante do secretário de Educação do Estado, Rui Bezerra de Oliveira, secretário-adjunto da secretaria do Interior e Justiça do Estado, vereador Paulo Gomes, Severino Guimarães e Joaci Laurindo de Souza, ex-prefeito de Garanhuns Amílcar da Mota Valença, Audálio Alves, da Academia de Letras de Pernambuco, que representou também a presidência da Fundarpe, jornalista do Diário de Pernambuco Lêda Rivas, Potiguar Matos, Diretor do Arquivo Público do Estado Jordão Emerenciano, Cel. Antônio Mendonça, secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Garanhuns, Ivan Gomes, presidente da Associação Comercial de Garanhuns, jornalista Humberto Moraes, representando o Grêmio Cultural Ruber van der Linden e a Academia de Letras de Garanhuns, Carlindo Lopes, presidente do Rotary Clube local e o jornalista Ulisses Pinto.

Além das autoridades, presentes o mundo intelectual da cidade, secretários municipais, professores e o povo em geral, a senhora Mabel de Morais e Silva Santos, esposa do autor do livro que recebeu da 1ª dama Edjenalva  Amaral uma corbeille de flores.

O primeiro orador foi o Dr. Rui Bezerra de Oliveira representando o secretário de Justiça do Estado. Potiguar Matos, historiou muito bem o sentido da importante obra. Falou em seguida o autor do livro, dizendo que na certa sairia um segunda edição pois estava quase esgotada a 1ª e que receberia com bom grado, dados sobre a Hecatombe, em forma de cartas, mensagens. Fez na ocasião um verdadeiro hino de amor a Garanhuns.

Ulisses Pinto, também falou a respeito do historiador, cujo pai foi telegrafista nesta cidade e o seu avô, Dr. João Pacífico dos Santos, promotor  público da Comarca, na época do sangrento acontecimento.

O poeta Audálio Alves, disse palavras elogiosas sobre a grande obra do professor Mário Márcio, o prefeito Ivo Amaral encerrou a solenidade, falando do  contentamento de presidir uma acontecimento de grande significado para a cultura e para o povo de Garanhuns.

Houve um coquetel e na ocasião foram autografados cerca de 140 livros.

Todos os oradores enalteceram a luta do grande homem de letras, Potiguar Matos, diretor do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, em sua luta em  prol da edição de uma obra científica, histórica e filosófica intitulada "Anatomia de uma Tragédia - A Hecatombe de Garanhuns".