sábado, 5 de outubro de 2019

LIONS CLUBE DE GARANHUNS RECEBE SUA GOVERNADORA DISTRITAL



TRANSPORTE ALTERNATIVO É REGULAMENTADO EM PERNAMBUCO


O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (4), o decreto que institui o Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros Intermunicipal Complementar no Estado de Pernambuco, excetuando a Região Metropolitana do Recife (RMR). A medida, que autoriza a circulação dessa modalidade, ocorreu durante o Seminário Todos por Pernambuco.

"Ficamos cientes dessa questão do transporte e dessa legislação que foi sancionada pelo presidente da República no mês de agosto. É, claramente, uma lei feita por pessoas que não conhecem o Nordeste, nem Pernambuco, e não sabem da importância de um trabalho feito com dignidade, por pessoas que chegam a locais que ninguém chega, garantindo o ir e vir da população. Diante disso, nós não tivemos dúvidas: vamos fazer diferente do que a gente está vendo acontecer no Brasil. Através desse decreto, todos vão poder atuar dentro da lei e, acima de tudo, com a garantia do Estado de que eles vão ter tranquilidade para exercer sua função em Pernambuco", afirmou o governador.

De acordo com o Artigo 2º contido no decreto: “O transporte complementar intermunicipal caracteriza-se pelo serviço de transporte de usuários prestado, mediante autorização prévia do Poder Público, entre municípios distintos, exceto na circunscrição da Região Metropolitana do Recife – RMR, independentemente de suas localizações no território estadual, com origem, paradas e destino.” O documento também define que somente estarão autorizados a prestar o serviço de transporte complementar intermunicipal os veículos micro-ônibus, mini ônibus, mini bus e micro bus.

A normatização do Transporte Complementar é resultado dos trabalhos da Comissão Especial instituída pelo Decreto 47.807, de 19 de agosto de 2019, que percorreu todo o Estado discutindo com os representantes do segmento a melhor forma para a regulamentação. As regras de atuação para quem realiza o transporte remunerado de passageiros intermunicipal no interior do Estado serão apresentadas por meio de resolução da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) – órgão fiscalizador do sistema - prevista para ser publicada no Diário Oficial na próxima terça-feira (8). 

Caso a regulamentação não fosse realizada em Pernambuco, a partir do dia 09 de outubro esse tipo de serviço seria proibido, depois das alterações do Artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, pela lei 13.855, sancionada pela Presidência da República este ano. A mudança na legislação determina que o transporte alternativo (ônibus ou van escolar sem autorização ou transporte remunerado de pessoas) passa a ser considerado como infração gravíssima, com multa e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, a regra federal prevê a remoção do veículo como medida administrativa. Com Informações do Portal Folha de Pernambuco

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

COMEÇA NESTE SÁBADO A MOSTRA MARCOS FREITAS

Lia de Itamaracá
Imagem/Janine Moraes/MinCultura

As tradições culturais afro-brasileiras serão o mote da 11ª Mostra Marcos Freitas – Território das Artes que o Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc (CPC) realiza de 5 a 29 de outubro, em Garanhuns. Com o tema “Afrobrasilidades” e uma programação descentralizada, vai contar com a participação, dentre outros, de Lia de Itamaracá; os Mestres Ciço Gomes e Assis Calixto que trazem as diversas sonoridades do Coco; Gabi da Pele Preta, representante da nova cena musical pernambucana; Guitinho da Xambá e Conceição dos Prazeres, que trazem a ancestralidade dos rituais africanos; Gonzaga de Garanhuns, mestre do Reisado; Adiel Luna e o escritor nigeriano Sunny. Também estarão presentes outros grandes nomes do cenário artístico cultural de Garanhuns e do Estado.

As ações envolvem atividades nas linguagens do audiovisual, artes visuais e cênicas, música e literatura. “A Mostra traz à discussão questões sobre ancestralidade, pertencimento, liberdade, oralidades, territórios de saberes e fazeres e como estes temas se relacionam entre Garanhuns e as cidades do Corredor Cultural que compõe seu entorno”, explica Josimar Araújo, coordenador geral do projeto. A Mostra Marcos Freitas também vai tratar de como descobrir “caminhos” de diálogo do que se produz no interior do estado e de que forma pode-se reverberar para além das fronteiras territoriais das cidades, junto aos artistas e fazedores culturais, com a perspectiva de desenvolver redes de articulação e discussão sobre mercado e espaços de trabalho para esta cadeia criativa pulsante e latente.

Neste sábado (05), primeiro dia da Mostra, as apresentações serão no Castelo de João Capão, a partir das 13h. Com entrada gratuita, o público vai poder assistir a uma vasta programação, com música, literatura, agroecologia e meio ambiente, cinema, artesanato e brechó. Na terça-feira (08), a abertura oficial acontecerá às 16h, no Hall do CPC, com a apresentação dos artistas Guitinho de Xambá e Conceição dos Prazeres (PE), em um espetáculo concebido especialmente para a Mostra, onde a história e musicalidade de uma nação estarão em cena através do corpo, voz e ritual destes “encantadores”. A programação completa pode ser conferida pelo site do Sesc: https://www.sescpe.org.br/2019/10/01/29090/.

Serviço:

11ª Mostra Marcos Freitas – Território das Artes

Data: de 5 a 29 de outubro em Garanhuns
Sábado (05/10) – Castelo de João Capão

Ajodun Oba (Festa do Rei)

13h | Mercado e Consumo Consciente - Brechó e Artesanato - Coletivo Arte na Rua

14h | Tecnologia Alternativa: Agroecologia, Sustentabilidade e Meio Ambiente – Roda de Conversa com Tainá Gouveia (PE) e mediação de Morgana Brandão (PE)

16h | Canarinho da Simbaíba (Documentário) – Comunidade Quilombola Curiquinha dos Negros – Duração: 30m (Livre)

17h | Negras Poesias – Coletivo Poético (PE)

18h | Loas – Mestre Juarez do Timbó e Coco Terra da Lua (PE)

19h | Agreste Profundo – Rogério Diniz (PE), Gido Silva (PE) e Fabrício Cajueiro (PE)

Terça (08/10) Hall do CPC Sesc

Iyá Ni Wurá, Babá Ni Digi (Mãe é Ouro, Pai é Vidro)

16h | Do Ritmo Ao Rezo – Guitinho da Xambá (PE) e Conceição dos Prazeres (PE).

ESCRITOR CLÁUDIO GONÇALVES PREPARA LIVRO SOBRE O REI ROBERTO CARLOS

O título do livro será 'Detalhes de uma Vida'
Imagem/olharconceito.com.br

O escritor garanhuense, Cláudio Gonçalves, autor dos livros: Os Sitiados - A Hecatombe de Garanhuns e a Cobertura Jornalística da Hecatombe de Garanhuns, um das obras mais reveladoras sobre os trágicos acontecimentos ocorrido em Garanhuns em 15 de janeiro de 1917, está em fase de produção do seu novo trabalho, que tem previsão para lançamento no próximo ano. O livro contará a trajetória artística do Rei Roberto Carlos, cujo título será Detalhes de uma Vida.

O escritor reuniu durante seis anos de pesquisas um extraordinário acervo de jornais, revistas, livros, depoimentos e entrevistas. Entre as preciosidades do acervo estão várias edições de jornais de todo o país e revistas como a do Rádio, Intervalo, Manchete, Cruzeiro, que acompanharam a trajetória de Roberto Carlos desde o seu surgimento no cenário musical a sua consagração internacional.

Detalhes de uma Vida está sendo escrito tendo como referência o gênero literário romântico, mas o autor não criará personagens nem ambientes fictícios, a história será narrada mantendo fielmente os acontecimentos, temporalidade e espaços. O autor pretende envolver os leitores no ambiente musical da Era do Rádio com as disputadas acirradas pelos títulos de Rei e Rainha do Rádio, a chegada do Rock ao Brasil, o fenômeno da Jovem Guarda, a vitória de Roberto Carlos em San Remo e o inicio das baladas românticas que consagrou Roberto Carlos como um dos maiores intérpretes romântico do Brasil e do exterior, mas tudo isso começa em 19 de abril de 1941, quando em Cachoeiro do Itapemirim nasce o menino Zunguinha, que com o seu talento irá além do horizonte daquela cidade conquistar os maiores palcos do mundo. São detalhes tão pequenos dessa obra revelados pelo autor que presta uma homenagem ao seu ídolo, e que tem reconhecido durante as pesquisas a grandeza da música brasileira, com seus vários gêneros e cantores que foram contemporâneos de Roberto Carlos e que terão também suas histórias contadas no livro.

CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO SÃO INSTALADAS EM GARANHUNS


Iniciou nesta semana, em Garanhuns, a montagem do sistema de videomonitoramento que irá contribuir para a fiscalização de segurança e trânsito. Ao todo, 11 câmeras integram o processo, distribuídas entre a avenida Rui Barbosa, no bairro Heliópolis; avenida avenida Dantas Barreto, no centro; e nos cruzamentos das ruas XV de novembro com Nilo Peçanha, rua Cleto Campelo com a praça Souto Filho, avenida Caruaru com rua Amaury de Medeiros, avenida Santo Antônio com rua Melo Peixoto e rua Dom José com Nilo Peçanha. O serviço deve ser concluído até a segunda semana do mês de outubro. Após o início do funcionamento, haverá prazo de 15 dias para período educativo e de orientação. 

A medida atende duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sendo elas a 471/13, de dezembro de 2013, que regulamenta a utilização de sistemas de vídeo para fiscalizações de trânsito em estradas e rodovias, autoriza o agente de trânsito a autuar condutores e veículos por descumprimento das normas gerais de circulação captadas pelo sistema, atribuindo a responsabilidade pela emissão do auto de infração, além de solicitar a implantação de sinalização; e a resolução 532/15, de junho de 2015, que inclui e autoriza a fiscalização por câmeras de monitoramento nas vias urbanas.  

Fonte: Secom/PMG 

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

SIVALDO ALBINO SOLICITA REEDIÇÃO DE LIVRO SOBRE 'A HECATOMBE DE GARANHUNS'

O deputado estadual, Sivaldo Albino, fez um apelo ao Presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Ricardo Leitão, para que este verifique a possibilidade de reedição do livro “A Anatomia de uma Tragédia - A Hecatombe de Garanhuns”, de autoria do historiador Mário Márcio de Almeida Santos.

Em 17 de maio de 1992, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, era lançado oficialmente pelo historiador Mário Márcio de Almeida Santos, o seu livro “Anatomia de uma Tragédia - A Hecatombe de Garanhuns”, evento presidido pelo então prefeito do município, Ivo Tinô do Amaral, que contou com forte presença de intelectuais, políticos, professores, autoridades e pessoas da sociedade de Garanhuns e da capital pernambucana.

Este livro narra, com muita fidelidade, uma das tragédias mais marcantes da história política de Pernambuco, ocorrida em Garanhuns, no dia 15 de janeiro de 1917, fato que resultou na morte de 18 pessoas, em consequência do assassinato do então deputado estadual Júlio Brasileiro, no Recife, pelo Capitão Francisco Sales Vila Nova.

Este episódio custou a morte de chefes de tradicionais famílias de Garanhuns, consideradas adversárias do parlamentar assassinado, além de policiais que faziam a guarda dos cidadãos custodiados na Cadeia Municipal, local usado numa tentativa de busca de proteção, tendo em vista à chegada de cerca de 100 jagunços na cidade, insuflados pela viúva do parlamentar. 

GARANHUNS DO MEU TEMPO

Time do Comércio Futebol Clube: J. Gaspar (Juiz), Newton, Sady, Antero, Antônio Leite, Zé Tenório, Manú, Mário Lira, Carneiro, (?), Antônio Lira e Caboclo Pinheiro

A vida esportiva de Garanhuns era bem movimentada. Duas grandes agremiações manipulavam toda a atividade social e esportiva da nossa cidade. Era o Sport Club de Garanhuns, (grafia com S) cores vermelho e preto e o Comércio Futebol Clube, cores preto e branco. O Sport teve vários Presidentes se destacando entre outros o trabalho de Vitor Moura, médico, irmão do 1º Bispo de Garanhuns. Vários anos depois encontrei o Dr. Vitor Moura, no Rio de Janeiro, dirigindo o setor de Assistência Social do Prefeito Henrique Dosworth, na campanha pela habilitação popular em substituição as favelas. Vitor Moura, dedicava também especial atenção ao problema  do velho desemparado dirigindo albergue do Boa Vontade. 

Outro atuante Presidente do Sport foi também um médico, o Dr. Luiz Guerra, que exerceu durante muito tempo o seu mandato, sendo reeleito várias vezes. Na sua gestão o Sport teve fase áurea, inclusive construção de sede própria, campo de futebol, arquibancada e vários programas sociais e artísticos. Os seus bailes sociais e de carnaval foram acontecimentos que marcavam época. Antes da sede própria, os bailes do Sport eram realizados no edifício do Paço Municipal, à rua de Santo Antônio. 

O seu quadro de futebol teve presença de Péricles, Sebastião Popó, outros astros de primeira grandeza daquele tempo. O maior rival do Sport era o Comércio, presidência por muito tempo de um grande médico, o sergipano Tavares Correia, a quem a nossa cidade muito deve.

No seu time, as figuras ainda lembradas de Mário Lira, Antônio Lira, Sady Orany, e tantos outros que suavam as camisas na fase maravilhosa do amadorismo. Rivais durante todo o tempo o Sport e o Comércio se juntavam quando as disputas passavam para o campo do regionalismo interiorano e quando era necessário defender o nome de Garanhuns. Todas as dificuldades passavam e tudo se integrava na bandeira da cidade. Ninguém era do Sport, ninguém do Comércio, todos eram Garanhuns e mais nada. Outras agremiações surgiram: o América, o Iracema, mas tiveram vida curta. O Sport e o Comércio marcaram época no Garanhuns do meu tempo, nas suas festas sempre lembradas, na sua refinada atividade social, empregando as figuras de maior representação da cidade.

*Alfredo Vieira
Jornalista, historiador e escritor

TCE PUBLICA RESOLUÇÃO SOBRE PARCELAMENTO DE MULTAS


O Tribunal de Contas publicou, no Diário Oficial da última sexta-feira (27), a Resolução TC nº 59/2019 que estabelece critérios para o parcelamento dos valores das multas aplicadas em processos referentes a entes municipais. As multas fazem parte das sanções impostas aos gestores públicos por meio das decisões do TCE e são revertidas ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do TCE.  

Os valores poderão ser parcelados, a requerimento do interessado, em até 12 parcelas, e a partir da nova Resolução, elas não poderão ser inferior a R$150,00. As parcelas terão acréscimo de índice de correção monetária e taxas de juros de mora calculados nos mesmos percentuais e forma dos créditos tributários da Fazenda Estadual, limitando-se aos percentuais estabelecidos pela União para seus créditos fiscais.

Pela nova Resolução também é possível dividir os valores em até 60 parcelas, por meio de autorização do Vice-Presidente do TCE, se o devedor comprovar que o pagamento na forma regular comprometerá o seu sustento familiar.

A Resolução também estabelece que o atraso na quitação de qualquer parcela por prazo superior a 30 dias, contados da data prevista para o seu pagamento, implicará o vencimento antecipado do saldo devedor. Em seguida o débito será encaminhado para a Procuradoria-Geral do Estado, para fins de inscrição na Dívida Ativa do Estado e de adoção de meios judiciais e extrajudiciais de cobrança, inclusive o protesto dos títulos e a inscrição nos cadastros de inadimplência.

Ao final do pagamento integral, se requerida, o Tribunal expedirá a certidão de quitação ao responsável. A nova Resolução revogou a anterior (TC nº 07 de 2011), que disciplinava o mesmo assunto.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

MPPE COBRA QUE A PREFEITURA DE LAJEDO PUBLIQUE EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO EM ATÉ 180 DIAS

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Lajedo, Rossine Cordeiro, deflagrar as ações necessárias para adequar o quadro de servidores municipais com a realização de concurso público para o preenchimento de vagas. O MPPE estipulou um prazo de 180 dias para que a gestão publique o edital do certame.

A recomendação foi expedida diante do descumprimento de um cronograma apresentado pelo próprio secretário de Administração do município em maio do ano passado, quando a gestão municipal indicou que realizaria o concurso até novembro de 2018. O cronograma não foi cumprido e Lajedo continua sem realizar nenhum concurso desde 200, de modo que o município mantém mais servidores temporários e comissionados que efetivos em seus quadros.

“As informações fornecidas pela Prefeitura de Lajedo evidenciam a prática da contratação temporária para o exercício de funções típicas de cargos efetivos, sem observância dos requisitos estabelecidos na Constituição Federal. O provimento de cargos em comissão tampouco obedece às regras previstas pela Lei Maior”, destacou a promotora de Justiça Giovanna Mastroianni de Oliveira, no texto da recomendação.

CAMINHADA ECOLÓGICA EM GARANHUNS


IVO AMARAL, GIVALDO CALADO E FERNANDO RODOLFO SERÃO HOMENAGEADOS PELA CÂMARA

Ivo Amaral
Do Blog do Carlos Eugênio

A Câmara de Vereadores de Garanhuns homenageará três figuras públicas do Município com a oferta de Medalhas. Trata-se do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado Estadual Ivo Amaral; o ex-vereador Givaldo Calado de Freitas e o atual deputado Federal Fernando Rodolfo.

Seu Ivo, como é carinhosamente tratado, assim como Givaldo, receberão a Medalha Vereador Hermínio Sampaio de Melo, que homenageia os Ex-Vereadores que se destacaram durante os seus mandatos em favor do Município. Já Rodolfo, que tem apenas nove meses de mandato político, será agraciado com a Medalha Osvaldo Ferreira da Silva, pelo Mérito Político, sobretudo por sua atuação na Câmara Federal em defesa de Garanhuns.

Givaldo Calado
Nascido em Lajedo, mas com alma garanhuense, Ivo Amaral está plenamente lúcido aos 85 anos. Dentre as principais marcas do seu trabalho como homem público estão o Relógio de Flores, que encanta filhos e visitantes da Cidade e o Festival de Inverno, principal evento de Garanhuns e um dos maiores do gênero no Brasil. 

Já Givaldo Calado, que é empresário, assumiu os cargos públicos de Secretário de Cultura e de Vereador de Garanhuns, se destacando, tanto na Prefeitura, quanto na Casa Raimundo de Moraes. Enquanto Fernando Rodolfo vem atuando com destaque na Câmara dos Deputados após ser eleito, em 2018, com quase 53 mil votos. Ainda não há uma data prevista para entrega das comendas.

Deputado Fernando Rodolfo

VAGAS DE EMPREGO PARA ESTA TERÇA-FEIRA (02) EM PERNAMBUCO


Click na imagem

terça-feira, 1 de outubro de 2019

IRMÃ CÂNDIDA - DEDICAÇÃO AO EVANGELHO E À EDUCAÇÃO


INSCRIÇÕES PARA O 2º PRÊMIO PERNALONGA DE TEATRO PRORROGADAS ATÉ 7 DE OUTUBRO


As inscrições do 2º Prêmio Roberto de França (Pernalonga) de Teatro foram prorrogadas até o dia 7 de outubro e agora mais proponentes poderão disputar nas cinco categorias da distinção. Para participar, é preciso estar inscrito na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (http://www.mapacultural.pe.gov.br), onde são feitos os registros de participação (http://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/171/). As propostas precisam ter estreado em salas localizadas dentro do território pernambucano até o ano de 2017. Os participantes podem optar por se inscrever em Iniciativa Coletiva, Iniciativa Individual, Espetáculo Adulto, Espetáculo para Infância e Espetáculo Solo. No total, serão distribuídos R$ 90 mil em premiações na iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe.

Segundo as regras, será considerada apenas uma proposta de cada coletivo artístico, independente da inscrição ser de um ou mais proponentes, sendo considerada a última recebida. Por outro lado, propostas indicadas e não contempladas na primeira edição do prêmio poderão concorrer este ano novamente.

A premiação para as categorias Iniciativa Coletiva, Espetáculo Adulto e Espetáculo para Infância é de R$ 18 mil. Para Iniciativa Individual e Espetáculo Solo, de R$ 9 mil. Além disso, até dez iniciativas poderão receber recompensas que, no total, contabilizem R$ 18 mil.

O lançamento do 2º Prêmio Pernalonga de Teatro aconteceu no dia 22 de agosto, durante a programação da I Mostra Pernalonga de Teatro, que ocupou o Teatro Arraial Ariano Suassuna e recebeu na sua abertura o dramaturgo premiado Sérgio Mamberti para um bate-papo com a plateia.

SAMARA E SEU CHÁ DE FRALDAS


Ontem, à noite, estivemos, eu e Emília, no “Chá de Fraldas” de Samara, que era só alegria e muita emoção, sobretudo no instante em que ela usou da palavra, para agradecer a presença da gente amiga em sua homenagem. Emília, também muito emocionada, dizia a alguns amigos e amigas que “INSISTA, PERSISTA e nunca DESISTA”, se referindo a mim. Foi uma grande noite ao lado de tantos jovens.



CONCURSO PREFEITURA DE OROBÓ - PE COM 173 VAGAS


A Prefeitura de Orobó, no estado de Pernambuco, divulgou o edital de seu concurso público nº 001/2019 que abre 173 vagas, sendo 160 de ampla concorrência e 13 destinadas a portadores de deficiência. As oportunidades são para profissionais de vários níveis de escolaridade. O concurso Orobó - PE será realizado pela Contemax - Consultoria Técnica e Planejamento.

Vagas

Cargos de nível fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais e Merendeira;

Cargos de níveis médio e técnico: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Edificações e Técnico em Enfermagem;

Cargos de nível superior: Assistente Social, Contador, Educador Físico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico em diversas especialidades, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Professor em diversas disciplinas e Psicólogo.

A remuneração para os cargos varia de R$ 998,00 a R$ 6.000,00.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre os dias 01 de outubro e 06 de novembro de 2019, apenas via internet, através do endereço eletrônico www.contemaxconsultoria.com.br.

O valor da taxa de inscrição é de: R$ 80,00 para os cargos de nível fundamental; R$ 100,00 para os cargos de níveis médio e técnico e
R$ 120,00 para os cargos de nível superior.

SEBRAE PROMOVE EM GARANHUNS SEMINÁRIO SOBRE NOVAS FORMAS DE VENDAS

Fred Rocha
Inovação é a palavra-chave para o sucesso dos negócios, principalmente quando se trata de vendas. Para discutir esse tema, o Sebrae, em parceria com o Senac, traz para Garanhuns um dos mais requisitados palestrantes especialistas em varejo do país: Fred Rocha, convidado do “Seminário Varejo 4.0” que acontece no dia 08 de outubro, às 19h30, no auditório do Hotel do Sesc. Ele vai mostrar aos participantes as novas técnicas para impulsionar as vendas na palestra “Pare de Vender do Jeito Velho”. As inscrições estão abertas, custam R$ 50 e podem ser feitas na loja virtual www.loja.pe.sebrae.com.br ou na Unidade Agreste Meridional do Sebrae, que fica na Avenida Rui Barbosa, 671, 1º andar, no bairro Heliópolis.

Na palestra, Fred Rocha chama a atenção do público sobre o jeito velho de vender, uma forma antiquada que se apega apenas à política de preços. Para ele, não adianta se ater apenas aos valores, mas é preciso que os empreendedores tenham uma estratégia de reprogramação comercial para adequar seus negócios aos novos tempos para, assim, conquistar o novo consumidor.

ALEXA RANK BRASIL- BLOG DO ANCHIETA GUEIROS OUTUBRO DE 2019

Click na Imagem

Ranking Alexa

O Alexa é aceito no mundo inteiro e reconhecido pelas mais importantes e sólidas empresas como um dos parâmetros de aferição de dados na internet. As Agências de Propaganda sempre estão de olho nos sites, blogs e portais à partir deste ranking, e governos - em todas as esferas - já manifestaram acompanhar sua evolução. 

O Ranking Alexa  mostra uma lista de todos os sites e blogs da internet ordenados por tráfego, registrando em qual posição o tráfego do seu site ou blog  ocupará em relação aos milhões de sites e blogs do mundo, como também em qual colocação o seu site está entre os milhares de sites do Ranking do Brasil.

Muito se fala em site, blog e portal mas existe uma confusão conceitual entre eles.  Acompanhe abaixo as definições do que cada um representa:

Site

Qualquer projeto na web é um site, a palavra é uma variação da palavra sítio, usada no português  para referenciar os espaços na web. Porém, o site lembra modelos mais tradicionais na web, onde a linguagem utilizada é formal e geralmente utilizada para representar uma empresa ou determinado produto. O site possui páginas abertas com conteúdos atualizados em tempos maiores. 

Blog

Um blog tem as mesmas funções de um site, porém sua atividade é muito maior. A estrutura de um blog é mais dinâmica e pode ser organizada de forma cronológica. O foco está na temática, podendo ser construído de forma individual ou em grupo.

A linguagem usada é um pouco menos formal e permite combinações de textos, imagens, vídeos e links. A adição e edição de conteúdo também é mais simples. 

No que diz respeito a interatividade, o feedback do leitor é espontâneo quando existe a possibilidade da ativação de comentários.

Portal

Os portais são sites que possuem várias “portas” para conteúdos e assuntos diferentes. É basicamente um site que funciona como um aglomerado de distribuição.

A estrutura de um portal comporta áreas relacionadas a assuntos categorizados. Deve conter um motor de busca ativo que abranja toda a área de serviços disponíveis.

No site do Alexa você pode verificar o ranking do seu site ou blog no Brasil e no Mundo. Click no link abaixo!


Ranking de blogs, sites e portais de Pernambuco (01/10/2019)

faroldenoticias.com.br/ -  Rank Brasil - 2,508

jornaldesafio.com.br/ - Rank Brasil - 2,687

http://www.portalagresteviolento.com.br/ - Rank Brasil -  3,661


www.didigalvao.com.br/ - Rank Brasil - 4,751

http://www.aquinacozinha.com/ - Rank Brasil - 4,993

www.seligabelojardim.com.br/ - Rank Brasil - 5,165

www.carlosbritto.com/ - Rank Brasil - 6,079

www.blogdomagno.com.br/ - Rank Brasil - 8,952

blogdosilvalima.com.br/ - Rank Brasil - 9,552

https://blogdoelvis.com.br/tag/petrolina-pe/ - Rank Brasil - 10,134

www.blogtvwebsertao.com.br/ - Rank Brasil - 10,539

edmarlyra.com/ - Rank Brasil - 10,840

darciorabelo.com.br/ - Rank Brasil - 11,231

www.blogdorobertoararipina.com.br/ - Rank Brasil - 11,277

https://www.emanoelcordeiroemnoticias.com/ - Rank Brasil - 12,251

giro.matanorte.com/ - Rank Brasil - 12,284

GARANHUNS - PEDRO VELOSO É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO PELO PT

Blog do Roberto Almeida

Médico Pedro Veloso admitiu que é pré-candidato a prefeito de Garanhuns pelo Partido Trabalhadores (PT).

Com a definição do cardiologista, o PT de Garanhuns passa a ter dois pré-candidatos: ele mesmo e o empresário Hélder Carvalho, do Studio C, que já vem trabalhando o seu nome há mais tempo.

Decisão de quem dos dois realmente irá para a disputa caberá aos dirigentes do partido, que podem até realizar uma prévia com participação de todos os filiados.

No Partido dos Trabalhadores a prática é decidir as coisas pelo voto, democraticamente,  e é isso que deve ocorrer em Garanhuns.

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

PANELAS - MPPE RECOMENDA À PREFEITA HOMOLOGAR RESULTADO DE CONCURSO

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeita de Panelas, Joelma Duarte de Campos, que homologue, através do ato administrativo competente, o resultado do concurso público para o preenchimento de cargos públicos na administração municipal.

Segundo o edital retificado do concurso público da Prefeitura de Panelas, o prazo para divulgação do resultado final estava previsto para 29 de julho de 2019. Porém, não houve homologação. O promotor de Justiça Filipe Pinheiro da Silva atestou que não há indicação de qualquer irregularidade no certame que impeça a homologação do concurso público e que o prazo de dois meses após o resultado é um período excessivo para a prática do ato administrativo.

A prefeita Joelma Duarte de Campos tem um prazo de 15 dias, a partir do recebimento da recomendação, para responder ao MPPE se acata ou não as medidas recomendadas.

ESCOLA DE CONTAS LANÇA NOVO CURSO GRATUITO DE ADMISSÃO DE PESSOAL


A Escola de Contas Públicas está com inscrições abertas para o novo curso gratuito “Admissão de Pessoal no Serviço Público”, como parte do seu Programa de Interiorizaçāo. O curso tem carga horária de 20h/a e será ministrado por Suzana Neves, auditora de controle externo do TCE-PE, formada em Administração e Direito. 

No conteúdo programático serão abordados os temas: Admissão de Pessoal; Regime Jurídico;  Concurso Público e Contratação Temporária; Provimento Derivado; Cargos de Provimento em Comissão; Acumulação De Cargos; Empregos e Funções Públicas e Remessa dos Atos de Admissão para fim de registro junto ao Tribunal de Contas.

Os cursos do Programa de Interiorização são exclusivos e gratuitos para servidores públicos de órgãos jurisdicionados do TCE. “O Programa de Interiorização tem o objetivo de levar capacitações para servidores de todo o Estado de Pernambuco, visando otimizar a aplicação de recursos públicos, e colaborar com a missão dos Tribunais de Contas do controle externo das contas públicas”, ressaltou o conselheiro diretor da Escola, Ranilson Ramos.

Programação

CARUARU | 15 e 16/10

PETROLINA | 05 e 06/11

GARANHUNS | 19 e 20/11

Horário: 08h às 18h.

Para inscrições acesse o site da Escola. Maiores informações pelo telefone: (81) 3181-7942 ou o email: gpdi@tce.pe.gov.br. 

FPM - TERCEIRO DECÊNDIO DE SETEMBRO SERÁ DE R$ 2 BILHÕES

O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro decêndio do mês será creditado nas contas das prefeituras nesta segunda-feira, 30 de setembro. O valor total soma R$ 2.007.080.556,61, já considerada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em relação ao mesmo decêndio de 2018, contando a inflação, houve queda de 2,65%, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Porém, ao considerar todo o mês de setembro, há crescimento quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Nesse caso, o aumento é de 23,93%, em valores também corrigidos pela inflação.

Veja o levantamento completo aqui.

Da Agência CNM de Notícias

domingo, 29 de setembro de 2019

CONCURSO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ - ALEPI


A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI) retificou o edital nº 01/2019 referente ao seu concurso público que irá preencher 41 vagas destinadas a profissionais de níveis médio, técnico e superior. O concurso ALEPI será executado pela COPESE e as atualizações devem ser conferidas pelos candidatos.

Vagas

Assessor Técnico Legislativo (nível médio / técnico): Taquigrafia, Informática, Cerimonial Público, Radiodifusão e área administrativa;

Consultor Legislativo (nível superior): Redação de Atas e revisão de debates, Direito, Contabilidade, Tecnologia da Informação, Comunicação Social e Biblioteconomia.

A remuneração inicial é de R$ 2.310,14 para Assessor Técnico Legislativo e de R$ 4.068,39 para Consultor Legislativo. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre os dias 24 de setembro e 06 de novembro de 2019, apenas via internet, através do endereço eletrônico www.ufpi.br/copese.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 para os cargos de níveis médio e técnico e de R$ 120,00 para os cargos de nível superior.

CONCURSO PREFEITURA DE PORTO SEGURO - BA COM MAIS DE 2 MIL VAGAS


A Prefeitura de Porto Seguro, na Bahia, lançou o mais novo edital n° 01/2019 de concurso público destinado ao preenchimento de 579 vagas imediatas e 1.487 para formação de cadastro reserva para profissionais de níveis Médio/Técnico e Superior. O concurso Porto Seguro - BA será executado pelo Instituto Brasil de Educação (IBRAE).

O vencimento ofertado varia de R$ 1.250,00 a R$ 8.333,60. A carga horária será de até 40 horas semanais.

As vagas ofertadas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde; Agente de Combate às Endemias; Agente de Trânsito; Arquiteto; Arquivista; Assistente Social; Auxiliar de Classe; Biólogo; Enfermeiro; Engenheiros: Agrimensor, Agrônomo, Ambiental, Civil e de Pesca; Médico; Médico do Trabalho; Nutricionista; Pedagogo; Procurador; Professor Nível I de: AEE, Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Libras, Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogo; Psicólogo; Técnico: Agrícola e Agrimensor; Técnico em Edificações e Enfermagem.

Os interessados neste concurso deverão fazer suas inscrições durante o período de 30 de setembro a 27 de outubro de 2019, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ibrae.com.br. O valor da taxa varia de R$ 60,00 a R$ 150,00.

CONCURSO CÂMARA DE TAQUARITINGA DO NORTE - PE


A Câmara de Taquaritinga do Norte, divulgou o edital nº 01/2019 referente ao seu concurso público que irá preencher 15 vagas para profissionais de níveis médio e superior. O concurso Câmara de Taquaritinga do Norte - PE será executado pelo Instituto de Administração e Tecnologia - ADM&TEC.

Vagas

Cargos de nível médio: Assistente de Chefe de Divisão, Assistente Legislativo, Assistente Técnico e Chefe de Divisão;
Cargos de nível superior: Assistente de Diretoria, Coordenação de Controle Interno, Procurador Jurídico e Contador.

O vencimento para os cargos acima varia de R$ 998,00 a R$ 2.100,00. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais para todos os cargos.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre os dias 30 de setembro e 08 de novembro de 2019, apenas via internet, através do endereço eletrônico www.admtec.org.br.

O valor da taxa de inscrição é de:

R$ 100,00 para os cargos de nível médio e R$ 120,00 para os cargos de nível superior.

IVO AMARAL RECEBE VOTO DE APLAUSOS DA ALEPE

Ivo Amaral e Sivaldo Albino

Por iniciativa do deputado estadual Sivaldo Albino (PSB), a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou Voto de Aplausos ao ex-prefeito de Garanhuns,  e ex-deputado estadual, Ivo Tinô do Amaral, pela homenagem que lhe será prestada, pela Assembleia Legislativa do Estado, por ocasião das comemorações dos 30 anos da promulgação da Constituição do Estado de Pernambuco.

"Na condição, portanto, de representante de Garanhuns e da região agreste, aqui nesta Casa, eu não poderia deixar de registrar que o meu querido amigo, eleitor e conselheiro, de quem tenho a honra, inclusive, de ser seu porta-voz neste Parlamento, estará aqui entre nós recebendo este oportuno e significativo distintivo, que lhe será tão honrosamente concedido.

Por tudo que fez por Garanhuns e pelo agreste pernambucano, Ivo Amaral, certamente estará muito honrado em receber a Comenda em homenagem aos 30 anos da Constituição Estadual. Mas é verdade também, que será igualmente honroso para o nosso egrégio parlamento, poder homenagear alguém da envergadura do nosso ex-prefeito e ex-deputado, que, felizmente, aos 85 anos de idade, encontra-se lúcido, acompanhando passo a passo a vida política de Garanhuns e administrando, junto com sua família, a emissora de rádio da qual é proprietário.

Como ex-vereador, ex-vice-prefeito, ex-prefeito e ex-deputado, Ivo Amaral galgou quase todos os degraus que um cidadão pode alcançar em sua vida pública. Exerceu com competência, altivez e dignidade todos eles. Está, portanto, apto a receber a Medalha uma vez que, além de grande parlamentar, foi também deputado constituinte, tendo contribuído fortemente para a elaboração da nossa Constituição que vigora até os dias de hoje.

Seu Ivo, como é carinhosamente chamado pelos seus amigos e correligionários, foi o prefeito que operou a transformação da Garanhuns-cidade-pequena em Garanhuns cidade de porte médio, deixando sua marca nos quatro cantos da cidade. Foram dezenas de escolas construídas, pavimentação de dezenas e dezenas de ruas, investimento na saúde, ação social, cultura, construção do Espaço Cultural Luís Jardim, criação do Festival de Inverno, reforma da Praça Tavares Correia com instalação do Relógio de Flores", salientou Sivaldo Albino.