sábado, 14 de dezembro de 2019

CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO - CE


Saiu o edital n°1/2019 do concurso Ministério Público - CE (MP – CE), que oferece 44 vagas a quem deseja se tornar Procurador de Justiça de Entrância Inicial. As remunerações são de R$ 30.404,42 e os selecionados no concurso irão trabalhar no estado do Ceará, seguindo a necessidade do Ministério Público local.

O Cebraspe será o responsável por aplicar as provas, utilizando o Método Cespe. Durante todas as etapas do concurso, haverá pelo menos um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para respaldar todo o processo.

Vagas do concurso Ministério Público - CE

Ao todo, 44 vagas serão ofertadas pelo concurso. Destas, 32 são de ampla concorrência, três estão reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e nove para candidatos que se autodeclararam negros. 

Taxa de Inscrição do concurso

Quem deseja concorrer ao cargo de Promotor de Justiça de Entrância Inicial deve se inscrever no site do Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 280,00. Ela pode ser feita do dia 2 de dezembro de 2019, ao dia 3 de janeiro de 2020, até às 18h, horário de Brasília.  

RECIFE (12.12.1987) - EM UM LUGAR DO PASSADO: POR MARCÍLIO REINAUX

Fonte: Jornal O Monitor
Acervo/Memorial Ulisses V. de Barros Neto

GARANHUNS (09.12.1987) - FALECIMENTO DE ANTÔNIO SARMENTO PONTES DE LIRA

Fonte: Jornal O Monitor
Acervo/Memorial Ulisses V. de Barros Neto

EFEMÉRIDES DESENVOLVIDAS PELA UBE NO ANO DE 2019

Reunião solene oficializando a instalação da União Brasileira de Escritores, UBE, Núcleo Caruaru. Casa Jornalista José Carlos Florêncio, Câmara Municipal de Caruaru

Programa semanal “Quartas às Quatro”, o mais longevo programa literário do Brasil. De fevereiro à dezembro toda quarta-feira.
Coordenadora : Colly Holanda.

- Programa mensal “O Cordel na UBE”, programa literário que resgata as origens históricas do cordel no  Brasil. De fevereiro à dezembro segunda terça-feira do mês.
Coordenadoras: Madalena Castro e Giselda Pereira.

- Jornadas Culturais: visita dos escritores da UBE as lideranças culturais e pontos históricos de inúmeros locais do Brasil. Durante o correr do ano de 2019.
Coordenadora: Fátima Almeida.

· João Pessoa-PB, Março
· São José do Egito-PE, Maio
· Tabira -PE, Maio
· Moreno-PE, Agosto
· Caruaru-PE, Novembro

- Admissão do escritor Antonio Carlos Secchin, na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho, no grau de Comendador, Julho de 2019.

- Interação com Escolas Municipais de Março à novembro de 2019 através do Programa Mensal  'O AMOR NA LITERATURA'
Coordenadoras: Adelaide e Vera Nóbrega.

1. EREM PROFESSOR BENEDITO CUNHA DE MELO
2. EREM CLOTILDE DE OLIVEIRA
3. ESCOLA DONA MARIA TERESA CÔRREA
4. EREM EURÍDICE CADAVAL- ITAPISSUMA
5. EREM GINÁSIO PERNAMBUCANO-CRUZ CABUGÁ
6. EREM SILVA JARDIM
7. EREM ALFREDO FREYRE
8. ESCOLA ROTARY DE NOVA DESCOBERTA
9. EREM BEBERIBE

- Núcleos criados em Pernambuco em 2019.
- Criação do Núcleo UBE/Olinda - PE
- Criação do Núcleo de Petrolina - PE
- Criação do Núcleo de Paulista - PE
- Criação do Núcleo de Caruaru - PE
- Criação do Núcleo de Sertânia - PE
- Ampliação do quadro de associados
18/01/2019 a 11/12/2019: 50 novos associados

- Indicação de conselheiros ao FUNCULTURA
· Rogério Generoso da Silva
· Carmem Lucia Couto Fonseca

- Participação na Feira Nacional de livros do Agreste Caruaru - 08 à 12 de Agosto de 2019.

- Participação na 'FELICIDADE - IV FEIRA DE LITERATURA INDEPENDENTE DA CIDADE DO MORENO' de 19 a 25 de Agosto 2019.

- Participação no 'FESTIVAL RECIFE DE LITERATURA A LETRA E A VOZ' - Recife, de 30/08 à 01/09 de setembro de 2019.

- Participação na XII Bienal internacional do Livro de Olinda - 04 à 13 de Outubro de 2019.

- Participação na IV Bienal internacional do livro do agreste Garanhuns - 23 à 27 de Outubro de 2019.

- Participação no SARAU DA SABEPE - Recife, 25 de Outubro de 2019.

- Participação na FEIRA LITERARIA DO SERTÃO - FELIS, Arcoverde, de 24 à 27 de Outubro de 2019.

- Participação na Feira Nordestina de livros Olinda de 30 de Outubro à 03 de Novembro de 2019.

- Participação na Festa literária do Pontal da Barra Maceió AL –12 à 14 de Novembro de 2019.

- Participação no PREMIO PAUL HARIS DE LITERATURA - RC  FREI CANECA 27 de Novembro de 2019.

- Participação no XII FLIS - FESTIVAL  LITERÁRIO INTERNACIONAL  DO SERTÃO, Sertânia- PE de 28 à 30 de novembro de 2019.

- Participação na FEIRA DE LITERATURA INFANTIL - FLITIN, Recife de 28/11 à 01 de dezembro de 2019.

- Participação na 'FEIRA INTERNACIONAL LITERÁRIA DE IPOJUCA' - Recife, de 17 à 21 de Dezembro de 2019.

- Primeira etapa da recuperação e reforma da sede da UBE- Dezembro 2019

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

TCE JULGA IRREGULARES PROCESSOS DE GESTÃO FISCAL DE CÂMARAS MUNICIPAIS

A Primeira Câmara do TCE julgou irregulares, na última quinta-feira (12), processos de Gestão Fiscal relativos à transparência pública das Câmaras Municipais de Aliança, Calçado e Palmares, todas do exercício financeiro de 2018.

Os responsáveis foram os então presidentes do Legislativo Municipal, Maria José de Oliveira, Severino Ramos dos Santos e Saulo Cristemes Crispim Acioli, respectivamente. Em relação à Aliança (processo n° 1924330-3) e Calçado (n° 1924325-0), a relatoria foi do conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho, já Palmares (n° 1924316-9) teve como relator o conselheiro substituto Marcos Nóbrega.

Nos votos foi apontado que as Câmaras não disponibilizaram em seu site oficial ou portal de transparência, informações e instrumentos relativos à gestão fiscal exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e pela Lei de Acesso à Informação, tais como a execução orçamentária e financeira. Tendo em vista o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco medido pelo TCE, as Câmaras tiveram o nível de transparência classificado como “insuficiente”.

Por estes motivos, além do julgamento pela irregularidade, foram aplicadas multas no valor de R$ 8.139,50 aos gestores de Aliança e Calçado e de R$ 8.396,50 ao gestor de Palmares.

Todos os votos foram aprovados por unanimidade, cabendo ainda recurso. Representou o Ministério Público de Contas na sessão a procuradora Eliana Lapenda Guerra.

Gerência de Jornalismo do TCE.

MORRE O SANFONEIRO BASTO PEROBA

Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 13 de dezembro, o renomado sanfoneiro da cidade de Bom Conselho Sebastião Pereira de Moraes, conhecido como Basto Peroba, de 76 anos.

Nos últimos meses, ele encontrava-se com a saúde bastante debilitada e faleceu em virtude de complicações após ter sofrido um infarto. Basto Peroba era um dos grandes nomes do meio musical não só de Bom Conselho, mas também de toda a região.

O velório de Basto Peroba está acontecendo na funerária Monsenhor Alfredo Dâmaso, em frente ao hospital municipal. Segundo familiares, o sepultamento será às 17 horas no cemitério Santa Marta em Bom Conselho.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

CENTRAL DE TRANSPLANTES COMEMORA 25 ANOS COM MAIS DE 22 MIL PROCEDIMENTOS

Neste mês de dezembro, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) comemora 25 anos de sua criação. A comemoração ocorreu na manhã desta quinta-feira (12.12), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), no Recife, com uma apresentação sobre a história da Central e homenagem aqueles que fazem parte dessa história. O serviço foi instituído pelo Governo de Pernambuco para contribui com a manutenção da esperança de quem aguarda por um órgão ou tecido para transplante, intermediando todo o processo, desde o diagnóstico de um potencial doador até o procedimento em si. A CT-PE foi a primeira do Norte e Nordeste e precede até mesmo a criação do Sistema Nacional de Transplantes, de 1997.

Nesses 25 anos, mais de 22 mil transplantes foram realizados para salvar diversas vidas. O maior quantitativo foi de córnea, com mais de 12,3 mil procedimentos, seguido de rim (4,5 mil) e medula óssea (2,7 mil). 

BALANÇO DE 2019 - Neste ano, entre janeiro e outubro, foram realizados 1.378 transplantes. Desse total, foram 647 de córnea, 324 de rim, 210 de medula óssea, 133 de fígado e 39 de coração.

FILA DE ESPERA - Atualmente, há 1.448 pacientes aguardando um órgão ou tecido em Pernambuco. A maior fila é a de rim, com 1.087 pessoas, seguida de córnea (188), fígado (113), medula óssea (29), coração (17) e rim/pâncreas (14).

Importante destacar que, desde meados de 2017, Pernambuco mantém o status de córnea zero. Isso significa que todo o paciente que tem indicação para o procedimento, e os exames necessários para ser inscrito na fila de espera, faz o transplante em até 30 dias.

CONCURSO PREFEITURA DE GURINHÉM - PB

A Prefeitura de Gurinhém, no estado da Paraíba, divulgou o edital normativo de seu concurso público nº 001/2019 que preencherá 119 vagas para profissionais de diferentes níveis de escolaridade. O concurso Gurinhém - PB será realizado pela CPCon / UEPB.

Além deste concurso público, seguem abertas as inscrições para o processo seletivo do município, que preencherá 38 vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

Vagas

Os candidatos de nível fundamental poderão concorrer aos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista (CNH AB), Motorista (CNH D), Operador de Máquinas, Tratorista e Vigia.

Os profissionais de níveis médio e técnico poderão disputar as vagas de Agente Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador, Eletricista, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos e Técnico em Enfermagem.

Para nível superior há oportunidades para Assistente Social, Biomédico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico, Nutricionista e Psicólogo Educacional.

Outras vagas de nível superior são destinadas a profissionais do magistério: Orientador Educacional, Professor do Ensino Fundamental, Professor de Ensino Religioso, Professor de Artes, Professor de Matemática, Professor de Ciências, Professor de História, Professor de Português e Supervisor Educacional.

O vencimento para estes profissionais varia de R$ 998,00 a R$ 5.000,00, podendo haver gratificação em alguns casos. A jornada de trabalho varia de 20 a 40 horas semanais.

Inscrições no concurso Gurinhém - PB

As inscrições serão realizadas entre os dias 18 de novembro e 18 de dezembro de 2019, apenas via internet, através do endereço eletrônico http://cpcon.uepb.edu.br.

O valor da taxa de inscrição é de: R$ 65,00 para os cargos de nível fundamental; R$ 85,00 para os cargos de níveis médio e técnico e R$ 105,00 para os cargos de nível superior.
Provas

THE FEVERS AGITA A MAGIA DO NATAL NESTE FIM DE SEMANA

A Magia do Natal de Garanhuns já se tornou um evento consolidado no calendário natalino de turistas de todo o Brasil. A festa, que segue até o dia 06 de janeiro, com programação artística até 31 de dezembro, recebe grandes apresentações da Super Oara e do grupo The Fevers, neste fim de semana. 

No sábado (14), às 18h, a cantora Andrea Amorim e as crianças dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) de Garanhuns iniciam a festa com a emocionante apresentação da Ave Maria, diretamente do Palácio Celso Galvão, abrindo o Desfile do Papai Noel. No Palco Prefeitura, às 19h30min, o grupo Mistura Fina se apresenta, seguido por Gilbertto e Banda. O conjunto The Fevers conclui a noite com chave de ouro.

CONCURSO PREFEITURA DE SAPÉ - PB

A Prefeitura de Sapé, no estado da Paraíba, publicou o edital nº 001/2019 referente ao seu concurso que irá preencher 218 vagas destinadas a profissionais de diferentes níveis de escolaridade e com vencimento variando de R$ 998,00 a R$ 2.853,47. O concurso Sapé - PB será realizado pela Comissão Permanente de Concursos (CPCON), da Universidade Estadual da Paraíba.

Vagas

Os profissionais com nível fundamental poderão concorrer às vagas de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Creche, Merendeira, Motorista CNH D, Motorista CNH B e Vigia.

Quem possuir nível médio e/ou técnico poderá disputar os cargos de Auxiliar de Saúde Bucal, Agente de Trânsito, Agente Fiscal de Meio Ambiente, Cuidador, Condutor Socorrista, Digitador, Monitor de Creche, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Auditor de Controle Interno, Técnico em Radiologia, Técnico em Edificações e Professor de Educação Básica*.

Os candidatos com curso superior poderão concorrer aos cargos de Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Enfermeiro, Educador Físico, Médico Pediatra, Médico Mastologista, Médico Ginecologista, Médico Neurologista, Médico Reumatologista, Médico Urologista, Médico Psiquiatra, Médico Cardiologista, Médico Gastroenterologista, Médico Otorrinolaringologista, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo e Procurador.

Prepare-se: Questões de concursos públicos
Também de nível superior, há vagas no magistério nos cargos de Supervisor Educacional, Professor de Artes, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Matemática, Professor de Português e Professor de Libras.

* As vagas de Professor de Educação Básica são para profissionais com magistério em nível médio ou com graduação em Pedagogia, desde que tenham habilitação na docência da educação inicial ou das séries iniciais do ensino fundamental.

Inscrições no concurso Sapé

As inscrições serão realizadas entre os dias 12 de dezembro de 2019 e 19 de janeiro de 2020, apenas via internet, através do endereço eletrônico http://cpcon.uepb.edu.br.

O valor da taxa de inscrição é de: R$ 65,00 para os cargos de nível fundamental; R$ 85,00 para os cargos de níveis médio e técnico e R$ 105,00 para os cargos de nível superior.

CONCURSO PREFEITURA DE IMPERATRIZ - MA

A Prefeitura de Imperatriz, no estado do Maranhão, retificou os editais de seu concurso público em andamento, cujo objetivo é recompor o quadro de servidores efetivos da administração pública.

O cronograma de eventos dos editais 002 e 003 foi alterado, com mudanças nas datas de inscrição e de prova. Houve ainda retificações em itens relacionados aos cargos, à pontuação das provas, ao conteúdo das provas, à comprovação de títulos e a outros pontos dos editais. Os candidatos devem conferir as retificações no site da FSADU.

Ao todo são disponibilizadas 563 vagas para contratação imediata, além de formação de cadastro reserva. A empresa responsável pela organização do concurso Imperatriz é a FSADU (Fundação Sousândrade).

Cargos e vencimentos concurso Imperatriz - MA

Edital nº 001/2019:

Nívei médio: Condutor de Ambulância, Técnico de Enfermagem, Técnico de Imobilização Ortopédica, Técnico de Laboratório e Análises Clínicas e Técnico em Radiologia.

Nível superior: Professor - Educação Infantil e Séries Iniciais, Professor nas áreas: (Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática), Pedagogo, Psicopedagogo, Cirurgião Dentista - Buco Maxilo, Cirurgião Dentista - Clínico Geral, Cirurgião Dentista - Pacientes Especiais, Enfermeiro, Enfermeiro do Trabalho, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Especialista - Anestesista, Médico Especialista - Angiologista, Médico Especialista - Cardiologista, Médico Especialista - Cirurgião Geral, Médico Especialista - Cirurgião Pediátrico, Médico Especialista - Endocrinologista, Médico Especialista - Gastroenterologista, Médico Especialista - Gastroenterologista Pediátrica, Médico Especialista - Hematologista, Médico Especialista - Infectologista, Médico Especialista - Intensivista, Médico Especialista - Nefrologista, Médico Especialista - Nefrologista Pediatra, Médico Especialista - Neurocirurgião, Médico Especialista - Neurologista. Médico Especialista - Oftalmologista, Médico Especialista - Ortopedista, Médico Especialista - Otorrinolaringologista, Médico Especialista - Pediatra, Médico Especialista - Pneumologista, Médico Especialista - Psiquiatra, Médico Especialista - Radiologista, Médico Especialista - Reumatologista, Médico Especialista - Segurança do Trabalho, Médico Generalista, Médico SAMU Regulador / Intervencionista, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

As inscrições referentes a este edital já foram finalizadas. As provas objetivas estão previstas para serem realizadas em 15 de dezembro de 2019.

Edital nº 002/2019:

Nível Médio: Agente de Defesa Civil, Agente de Fiscalização, Agente de Fiscalização Fazendária, Agente de Inspeção de Abate de Animais, Agente de Receita, Operador de Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho.

Nível Superior: Auditor de Controle Interno, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Contador, Agente Municipal de Trânsito, Administrador, Analista de Sistemas - Desenvolvimento, Arquiteto Urbanista, Assistente Social, Biólogo, Economista, Educador Físico, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Especialista em Trânsito, Engenheiro Florestal, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro Segurança do Trabalho, Médico Veterinário, Pedagogo, Químico e Turismólogo.

Edital nº 003/2019:

Nível Superior: Procurador.
Edital nº 004/2019:
Nível Médio: Instrutor de Libras e Intérprete de Libras.

Os vencimentos variam de R$ 1.150,00 a R$ 7.366,80.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, no endereço http://www.fsadu.org.br/, das 10h do dia 09 até as 18h de 24 de dezembro de 2019, para os editais 002 e 003. Já as inscrições do novo edital publicado nº 004/2019, serão aceitas entre os dias 09 e 26 de dezembro de 2019. Para as vagas do edital 001 as inscrições já foram encerradas.

A taxa de inscrição varia de R$ 90,00 a R$ 220,00.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

DOM VASCONCELOS COMPLETA 30 ANOS DE SACERDÓCIO

Papa Francisco nomeou Dom Vasconcelos Bispo de Sobral

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo de Sobral, completou na última segunda-feira, dia 9, trinta anos de ordenação sacerdotal. Uma Missa na Catedral Sé de Sobral, às 18h30 marcou a data. Além do clero diocesano e demais convidados, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom esteve entre os presentes à celebração.

Desde a infância Dom Vasconcelos tinha o desejo
de ser padre
Dom Vasconcelos, como é conhecido, conta que sempre pensou em ser padre, desde a infância. Foi criado em uma paróquia dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, Pernambuco. Aos 12 anos já desempenhava diversos serviços pastorais como círculos bíblicos e oração do Terço nas casas. Ao terminar o ensino médio, resoluto, foi com um familiar à Cúria Diocesana para dizer de sua intenção de ser padre.

Era o final da década de 70.  A Igreja estava saindo de uma crise vocacional pós Vaticano II. Foi o mesmo período em que o então Papa João Paulo II lançou a Exortação Apostólica “Pastore Dabo Vobis” (Eu vos darei pastores). “Depois de  questionar sobre meu interesse, o Vigário Episcopal me encaminhou para os encontros vocacionais”, relembra o bispo que está há quatro anos está  pastoreado a Diocese de  Sobral.

Dom Vasconcelos foi ordenado aos 26 anos

Na entrevista reveladora que fez ao Programa Fazendo Barulho (link da entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=CMrl7LB_gRU&feature=emb_logo), o Bispo conta como foi desafiadora o período de sua formação. “Eu que imaginava o seminário como um prédio grande e com capela, missa diária, biblioteca…Deparei-me com uma realidade diferente. O Bispo alugou uma casa na periferia e me mandou para lá com os meus colegas”, explica Dom Vasconcelos,  que depois deste período continuou a formação em Recife.

Na etapa seguinte  de preparação rumo ao sacerdócio um novo desafio surgiu. O então seminarista precisou passar por um transplante de córnea. Foi quando teve de ser enviado para um centro mais avançado, em São Paulo. “Fui  enviado para o Seminário de Guarulhos. Foi naquela Diocese onde fiz o curso de Filosofia e de Teologia”. Concluídos os estudos foi enviado para o período de estágio pastoral.

Dom Vasconcelos foi ordenado padre aos 26 anos e passou dez anos na primeira paróquia que assumiu. Dezesseis anos após ordenado foi enviado a Roma para estudar as origens do cristianismo. Em 2005, mais um desafio. O então padre foi nomeado pelo Papa Emérito Bento XVI Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, e dez anos depois, pelo Papa Francisco foi nomeado Bispo da Diocese de Sobral.

Atualmente Dom Vasconcelos é também o presidente do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. 

BUMBA MEU BOI GANHA TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

A celebração do bumba meu boi, no Maranhão, agora é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O reconhecimento foi dado pela Unesco nesta quarta-feira (11), após reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, em Bogotá.

O bumba meu boi passa a ser reconhecido mundialmente depois de ter ganhado, em 2011, o título de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foi o Iphan, inclusive, quem elaborou a candidatura da festa maranhense.

Agora, a celebração se junta a outros cinco bens culturais brasileiros já reconhecidos pela Unesco. São eles o frevo do carnaval de Recife, o samba de roda do Recôncavo Baiano, a pintura corporal e arte gráfica dos wajãpi, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a roda de capoeira.

Segundo o Iphan, o bumba meu boi foi reconhecido como complexo cultural pois agrega diversos bens. Além das performances dramáticas e musicais, há a dança coreografada e as expressões materiais, que incluem o artesanato e a confecção de
instrumentos.

Realizado no Maranhão e em outros lugares do Nordeste, o bumba meu boi tem raiz no catolicismo popular e influências de cultos afro-brasileiros. O enredo gira em torno da figura do boi, e traz a representação de diversos personagens da história brasileira, como um índio e um vaqueiro.

Tradição secular, o bumba meu boi também envolve a devoção a São João, São Pedro e São Marçal. Por isso, é encenado durante festas juninas e arraiais, tomando São Luís durante os meses de junho e julho. Com informações do Portal Folha de Pernambuco.

CEIA DE NATAL DA FUNDAÇÃO TERRA REUNIRÁ MAIS DE 3.000 PESSOAS

ARCOVERDE -  Natal é um momento especial de comemoração da vida e do espírito de solidariedade. Todos os anos, desde 1984, a Fundação Terra realiza uma linda ceia para mais de 3.000 pessoas em situação de vulnerabilidade, celebrando o nascimento do Menino Jesus. Este ano, o jantar será realizado, no sábado (21/12), a partir das 17h, na sede da instituição, no bairro de São Cristóvão, em Arcoverde.

Esse encontro tem a missão de fortalecer os laços de afeto e da espiritualidade que unem os colaboradores da instituição, os voluntários e a comunidade atendida. “A ceia de Natal é um momento celebrativo em que acontece o serviço aos mais pobres dos pobres, nessa periferia (antiga Rua do Lixo), simbolizando, nesse gesto concreto, o que realizamos ao longo de todo ano, em forma de testemunho e serviço”, afirma o Padre Airton Freire, presidente instituidor da Fundação Terra.

Para ele, este é um momento especial para quem não teria condições de ter uma ceia em família. “A ceia de Natal é o momento em que os pobres sentam à mesa e nós passamos para servi-los; afinal de contas, toda a razão de ser desta Obra consiste em servir aqueles que, por sua condição de vida, são de Deus seus filhos amados, os preferidos”, completa o padre.

A programação do evento inicia, às 17h, com a presença do Padre Airton na manjedoura, celebrando simbolicamente o nascimento do Menino Deus. Na sequência, ele segue em cortejo até o salão onde é celebrada a Santa Missa. Às 18h, acontece a apresentação musical com a participação de crianças e adolescentes atendidos pelos projetos mantidos pela organização. Às 19h, inicia a distribuição da ceia natalina à comunidade atendida. No domingo (22/12), às 9h da manhã, o Padre Airton celebra a Santa Missa, na sede da Fundação Terra.

Para ajudar na realização do evento, é possível doar depositando uma quantia em das seguintes contas bancárias.

Airton Freire de Lima
CPF: 138.440.404-04
Banco do Brasil 
Agência: 0068-x
Conta: 6542-0

Fundação Terra Maracanaú 
CNPJ: 12658530/0002-91
Banco do Brasil
Agência: 2879-7
Conta: 29778-X

Associação dos servos de Deus
CNPJ: 0473 8865 0001/00 
Banco do Brasil 
Agência: 0068-x 
Conta: 10346-2

Outros projetos da Fundação Terra também realizaram a Ceia de Natal. Mais de 1.000 pessoas participaram da confraternização, sendo 200 no Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), no Centro do Recife (PE), 200 na unidade Cariri, em Juazeiro do Norte (CE), e 650 na unidade Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE).

CONCURSO PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE - RN

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN (nº 01/2019), que servirá para reforçar o quadro de pessoal da Administração Direta (saúde, administração, trânsito, assistência social, educação, segurança, meio ambiente) e a Indireta (basicamente, o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de SGA).

Sem realizar grande seleção desde 2011, o novo concurso Prefeitura de São Gonçalo do Amarante contempla postos de trabalho para todos os principais níveis de escolaridade.

A organização completa do concurso está sob os cuidados do IBFC. Na Prefeitura e suas unidades administrativas são ofertadas, no total, 547 vagas, 28 delas reservadas às pessoas com deficiência. Já no SAAE de SGA estão disponíveis 36 vagas, duas dessas reservadas para candidatos com deficiência.

Os salários mensais previstos para início de ingresso no funcionalismo de SGA - RN variam de um mínimo (R$ 998,00) a até R$ 3.002,03.

Cargos do concurso Prefeitura de São Gonçalo do Amarante:

Os cargos constantes do edital são os seguintes: Administrador, Agente Administrativo (Administração Direta e SAAE), Agente de Trânsito, Analista de Controle Interno – Contador, Analista de Sistema (Administração Direta e SAAE), Arquiteto – Especializado em Trânsito/Tráfego, Arte Educador, Assistente Social, Técnico em meio ambiente, Tecnólogo de Informação, Turismólogo, Zootecnista, Analista Ambiental (SAAE), Bioquímico, Biólogo, Contador (Administração Direta e SAAE), Técnico em Edificações, Técnico em eletromecânica, Cuidador Social e Economista.

Também haverá chances para Engenheiro Ambiental, Engenheiro Mecânico (SAAE), Gestor de Recursos Humanos (SAAE), Operador de Sistemas de Água e Esgoto (SAAE), Químico (Químico), Técnico em Eletromecânica (SAAE e Administração Direta), Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Engenheiro Civil – Especializado em Tráfego, Engenheiro Civil (Administração Direta e SAAE), Engenheiro Florestal, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Estatístico, Farmacêutico, Fiscal Ambiental, Fiscal de Serviços Urbanos, Fiscal Urbanístico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Guarda Municipal e Geógrafo.

Na área médica, haverá oportunidades para Médico Cardiologista, Médico Generalista, Médico Fisiatra, Médico Geriatra, Médico Ginecologista, Médico Neurologista, Médico Neuropediatra, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Perito, Médico Psiquiatra, Médico Urologista, Médico Veterinário.

Ainda no setor da Saúde, o concurso Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN abrirá vagas para Músico Terapeuta, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Nutricionista, Odontólogo Buco Maxilo Facial, Cirurgião Dentista, Auxiliar de Saúde Bucal, Terapeuta Ocupacional, Odontólogo Diagnóstico Oral, Odontólogo Endodontista, Enfermeiro, Odontólogo para Portadores Necessidades Especiais (PNE), Odontólogo Periodontista, Odontólogo Protesista e Odontólogo Radiologista.

Para a Educação as chances serão para Educador Social, Educador Físico, Professor de 1º ao 5º ano, Professor de Artes, Professor de Ciências, Professor de Educação Física Superior, Professor de Educação Infantil, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português, Professor de Religião, Professor Intérprete de libras, Psicólogo, Psicólogo Organizacional, Psicopedagogo, Sociólogo e Supervisor Escolar.

Como se inscrever no concurso SGA - RN

Os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico do IBFC (www.ibfc.org.br), das 9h do dia 05 de dezembro de 2019 até às 22h do dia 06 de janeiro de 2020.

O valor necessário para confirmação da inscrição será de R$ 45,00 (cargos de nível fundamental), R$ 55,00 (nível médio) ou R$ 70,00 (vagas de nível superior).

CONCURSO E SELEÇÃO PÚBLICA PREFEITURA DE IBIRAPITANGA - BA COM MAIS DE 500 VAGAS

A Prefeitura de Ibirapitanga, no estado da Bahia, divulgou dois editais com o objetivo de preencher um total de 505 vagas. São 385 vagas na seleção pública e mais 120 vagas no concurso Ibirapitanga - BA. O salário para estes profissionais varia de R$ 998,00 a R$ 15.000,00.

A banca executora será a CONPEVEM - Concursos Públicos Pesquisas Eventos e Marketing.

Vagas no concurso Ibirapitanga

Seleção Pública

Os candidatos de nível fundamental poderão concorrer às vagas de Auxiliar Administrativo, Agente de Serviço Gerais, Motorista CNH B, Vigilante, Copeira, Auxiliar de Infraestrutura Escolar, Motorista CNH D, Almoxarife, Auxiliar Mecânico, Coveiro, Eletricista, Fiscal de Obras, Mecânico, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Retroescavadeira, Operador Patroleiro, Operador de Rolo Compactador, Pedreiro, Pintor, Tratorista, Oficineiro e Visitador.

Quem possuir o ensino médio ou técnico poderá disputar as vagas de Agente Administrativo, Atendente de Apoio Escolar, Entrevistador, Orientador, Supervisão de Programas, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico e Digitador.

Os candidatos com nível superior poderão concorrer às vagas de Assistente Social, Psicólogo, Advogado, Médico, Psicopedagogo, Farmacêutico, Odontólogo, Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista e Educador Físico.

Concurso público

Os candidatos de nível fundamental poderão concorrer ao concurso Ibirapitanga nos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista CNH B, Motorista CNH D e Vigia.

As vagas de nível médio ou técnico se destinam aos cargos de Assistente Administrativo Escolar, Assistente Financeiro, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Alimentação Escolar, Auxiliar de Biblioteca Escolar, Digitador, Recepcionista, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem e Técnico em Radiologia.

Quem possuir nível superior poderão concorrer aos seguintes cargos do concurso público: Assistente Social, Coordenador Pedagógico, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Médico Ginecologista, Médico Plantonista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Nutricionista Escolar, Professor e Psicólogo.

Inscrições

As inscrições serão realizadas na Câmara Municipal de Vereadores, que fica localizada na Praça Grande Loja Unida Da Bahia, s/n, 1º andar, no centro de Ibirapitanga - BA.

As inscrições ocorrem das 08 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, nos seguintes períodos:

Semana 01: de 09 a 13 de dezembro de 2019; Semana 02: de 16 a 20 de dezembro de 2019.

Ao se inscrever, o candidato deverá apresentar cópia do documento de identidade oficial.

O valor da taxa de inscrição é de: R$ 55,00 para os cargos de nível fundamental; R$ 70,00 para os cargos de níveis médio e técnico e R$ 85,00 para os cargos de nível superior.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

LEI GARANTE MEIA-ENTRADA A DOADORES DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA EM PERNAMBUCO

Do Portal Folha de Pernambuco

A Lei Estadual nº 16.724, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (10), garante meia-entrada para doadores regulares de sangue e medula óssea em espetáculos artístico-culturais e esportivos realizados no Estado de Pernambuco. O projeto que deu origem a lei é de autoria da deputada estadual Gleide Ângelo (PSB). Caso não cumpram a lei, os estabelecimentos estão sujeitos a multas de entre R$ 500 e R$ 100 mil, a depender das circunstâncias, aponta o texto.

Segundo a lei, fica assegurado aos doadores o acesso com desconto a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território do Estado e organizados e/ou realizados em estabelecimentos públicos ou privados. O benefício, no entanto, não terá caráter cumulativo. Ou seja, caso o doador tenha direito a outro benefício ele só poderá usar um.

A concessão do benefício será dada a doadores de sangue com declaração expedida por entidade reconhecida pelo Governo de Pernambuco, com registro de doação de sangue mínima de três vezes para homens e de duas vezes para mulheres, em um prazo de 12 meses. Já os doadores de medula óssea precisam comprovar inscrição há pelo menos 12 meses no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e declaração expedida por entidade reconhecida pelo Governo de Pernambuco.

A meia-entrada para doadores deve observar um limite de 40% do total dos ingressos disponíveis para o evento e não poderá ter restrição de horário ou data. Os organizadores deverão ainda afixar cartazes com informações sobre a lei na bilheteria, além de condições para o gozo do benefício e telefones dos órgãos de fiscalização.

Imagem/Jose Britto/Folha de Pernambuco

TCE JULGA ILEGAIS CONTRATAÇÕES DE PESSOAL REALIZADAS PELA PREFEITURA DE NAZARÉ DA MATA EM 2019

A Primeira Câmara do TCE julgou ilegal, nesta terça-feira (10), processo de admissão de pessoal da prefeitura de Nazaré da Mata, tendo como objetivo a realização de 490 contratações temporárias no primeiro quadrimestre deste ano. O relator foi conselheiro substituto Ruy Harten Júnior.

As contratações (processo tc n° 1924290-6) foram para cargos como professor, merendeira, auxiliar de serviços gerais, vigia, enfermeiro, entre outros, tendo como interessados o prefeito, Inácio Manoel do Nascimento, além de diversos secretários municipais.

Entre as irregularidades, o relator apontou que o último Concurso Público realizado pela Prefeitura foi em 2012, não havendo justificativa para que o atual gestor, no curso do terceiro ano de seu mandato, dê continuidade ao atendimento de necessidades permanentes de pessoal pela via da contratação temporária, sem sequer utilizar a seleção pública simplificada.

O conselheiro também apontou a ausência de fundamentação compatível com o processo de contratação temporária por excepcional interesse público, julgando assim ilegal o processo e negando registro aos contratados. 

Além do julgamento pela ilegalidade, o relator aplicou uma multa no valor de R$ 16.793,00 ao prefeito, visto que ele atuou ativamente, seja autorizando previamente seja permitindo, expressamente, cada ato de admissão. Em seu voto o conselheiro substituto também destaca que a realização de concurso público e de seleção simplificada encontra-se no âmbito de competência do Prefeito.

DETERMINAÇÕES - O relator ainda determinou que no prazo de 180 dias seja levantada a necessidade de pessoal para execução dos serviços a fim de que proceda à realização de concurso público.

E que, caso exista a real necessidade de contratações temporárias, realizar seleção simplificada para a escolha dos profissionais a serem contratados, obedecendo aos princípios da moralidade, impessoalidade e eficiência. 

Gerência de Jornalismo (GEJO) do TCE, 10/12/2019.

PERNAMBUCO PODE PERDER R$ 18,5 MILHÕES SE ITACURUBA E INGAZEIRA FOREM EXTINTOS

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a eventual extinção impacta na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e faz com que as cidades incorporadoras também percam recursos. Isso porque o repasse é baseado em coeficientes que levam em conta o tamanho populacional de cada lugar. Quanto mais populoso, maior a verba.

No entanto, incorporar municípios com menos de cinco mil moradores, como é o caso dos pernambucanos, pode não ser suficiente para elevar o coeficiente do FPM que é distribuído aos que vão receber os novos habitantes.

Segundo o segundo secretário da confederação e ex-prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa, além de perder verbas, os locais que podem englobar Itacuruba e Ingazeira também terão um rombo maior nas contas porque assumirão os passivos deles.

“Pode até fundir, mas a quantidade de recursos não vai proporcional para o outro município. Além disso, o município que incorporar o outro vai ter assumir todo passivo, como fundo de previdência, que está quebrado em boa parte do estado”, afirmou.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, destacou que a demanda por serviços públicos também aumentará. “Essa medida é inviável. Se incorporar a demanda por escola e saúde no outro município vai aumentar, sem que haja significativo aumento de recurso. Não representa economia”, afirmou Patriota. Com informações do Portal da Amupe.

PROGRAMAÇÃO DA FLIPO 2019

No domingo, dia 08 de dezembro de 2019, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural divulgou a programação da FLIPO 2019. Clique aqui e leia a programação na íntegra.

INFORMAÇÕES GERAIS DA FLIPO 2019

Local: Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, Casa Forte, Recife

Período: 17 a 21 de dezembro de 2019

Curador Geral: Alexandre Santos

Produção Executiva: Rogério Generoso

Com programação enxuta, a FLIPO 2019 contará com o Encontro Pernambucano de Escritores, galeria ArtFLIPO, Vitrine de Lançamentos e Tribuna das Artes.

GIVALDO - "VAMOS GERAR EMPREGO E RENDA EM NOSSA CIDADE"


De sexta-feira a  domingo passado o empresário, acadêmico e homem público Givaldo Calado de Freitas participou de encontros, festejos e visitas, sempre ao lado de amigos e assessores. Ele esteve por exemplo em Gravatá, no I Encontro Regional do AVANTE 70 e fez visitas a amigos da Duque de Caxias em Garanhuns.

À redação, Givaldo contou que “por esses dias, estive, com amigos e amigas, presente à posse do novo Diretório do PT de Garanhuns. Também, no I Encontro Regional do AVANTE 70, em Gravatá, que reuniu centenas de amigos; visitando amigos e amigas do comércio da Duque de Caxias; a Associação dos Moradores do Bairro da Liberdade e, por fim, na noite desse domingo, presente à Magia do Natal, em palestra com amigos.”  

Perguntado como está seu ânimo com relação às próximas eleições, Givaldo respondeu que “a cada dia ele cresce mais, na medida em que converso com a gente de Garanhuns. Que quer mais. E melhor. Que deseja alguém capaz de pactuar sério, porque experiente na sua vida privada, com reflexo em sua vida pública. E esse mesmo pacto, vou levar para minha vida pública. A gente de Garanhuns me conhece, e sabe disso. Sabe que gero emprego. Sabe que gero renda. E que é evidente que isso me deixa muito feliz. Aponto, portanto, para uma perspectiva promissora para Garanhuns. Porque esse foi, é, e será, sempre, meu maior foco.”


SENAC PROMOVE CURSOS DE BELEZA EM GARANHUNS

O Senac inicia, nesta terça-feira (10), uma programação de cursos de Beleza em Garanhuns. As inscrições são para os cursos “Design de Sobrancelhas Femininas com Henna”, “Design de Sobrancelhas Masculinas com Henna”, “Aplicação de Henna e Tinta nas Sobrancelhas” e “Automaquiagem”. Para participar, os interessados devem ir à Unidade do Senac, na Rua Maria Ramos, 22, no Heliópolis (por trás do Parque Euclides Dourado). Para quem optar pelos quatro cursos, o Senac oferece uma promoção: tudo por R$ 350, que podem ser divididos em até seis parcelas.

Serviço

Senac | Cursos de Beleza da Unidade de Garanhuns

Inscrições: Rua Maria Ramos, 22 – Heliópolis (por trás do Parque Euclides Dourado)

Combo de cursos: R$ 350

Informações: www.pe.senac.br ou pelo telefone (87) 3764.2703

Cursos

Design de Sobrancelhas Femininas com Henna

De 10 a 13/12

Das 8h às 12h

Investimento: R$ 100

Design de Sobrancelhas Masculinas com Henna

De 10 a 13/12

Das 13h às 17h

Investimento: R$ 100

Aplicação de Henna e Tinta nas Sobrancelhas

De 16 a 19/12

Das 13h às 17h

Investimento: R$ 50

Automaquiagem

De 16 a 20/12

Das 18h às 22h

Investimento: R$ 100