sábado, 18 de janeiro de 2020

DONA CATÉ

Dona Caté e o seu auxiliar José
ARCOVERDE - Certa feita, Ascenço Ferreira, grande poeta pernambucano, foi interpelado por uma senhorita no cemitério de Santo Amaro, em Recife, no sepultamento do jornalista Júlio Barbosa, com a seguinte pergunta que não deixou de ser um mote: "Poeta! Por que pesa tanto o morto fechado no seu caixão?" Ascenço Ferreira, que segurava uma das alças do esquife, do alto dos seus dois metros e cinco centímetros, respondeu: "Não pesa o morto, querida, pesa a saudade da vida trancada no coração!"

Mas a saudade da vida também se tranca nas covas e gavetas dos túmulos. O cemitério é o lugar certo para se guardar a memória dos entes queridos. Por injunção natural o campo santo é um local onde mora o silêncio e reina uma paz  consentida em cada canto; em cada cova aberta à espera de novos moradores; em cada lápide textuada por passagens bíblicas e declarações de saudade eterna. Muitas até recheadas de hipocrisias.

Não há precisão quanto à data e o ano em que foi construído o cemitério do São Miguel. Fala-se que em 1918 ou até na década de vinte. A única referência de data existente está no necrotério, que exibe no seu frontispício esta legenda: "REFORMULADO PELO GOVERNO REVOLUCIONÁRIO DE 1934". Depreende-se que se foi construído no ano de 1918 ou na década de 20, ainda éramos Rio Branco (distrito de Pesqueira).

Dona Caté

Dona Caté, figura muito estimada em Arcoverde, foi por trinta e oito anos a zeladora do cemitério do São Miguel. Sucessora de Maria Coutinho, dona Caté integrava-se ao corpo e alma a todo tipo de cuidados com os mortos a quem chamava de filhos com muito carinho. 

Rossini Moura / Jornal de Arcoverde (2002)
Acervo / Memorial Ulisses V. de Barros Neto

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

CAPACITAÇÕES PARA PRODUTORES CULTURAIS DO INTERIOR E DA CAPITAL COMEÇAM NESTA SEGUNDA-FEIRA (20)


RECIFE - Com objetivo de facilitar o acesso e disponibilizar capacitação na elaboração de projetos culturais para Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), o Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe, promove ao longo do mês de janeiro e início de fevereiro uma série de atividades formativas em 16 municípios do Estado. Trata-se do Ciclo de Capacitação do Funcultura que, a partir desta segunda-feira (20), desembarca no município de Carpina. As formações são gratuitas e, para participar, os interessados bastam comparecer ao local, no dia agendado para capacitação acontecer na cidade.

CICLO DE CAPACITAÇÃO REGIONALIZADA DE MICROPROJETO CULTURAL

20 a 31 de janeiro de 2020 | 9h às 18h

Carpina
Dia 20/1 (segunda-feira) | Local: Auditório da Faculdade Uninassau – Shopping Carpina (PE-041 – Bairro Novo, Carpina – PE)

Goiana
Dia 21/1 | Local: Autarquia de Ensino Superior de Goiana – FADIMAB (Rua Poço do Rei, S/N – Goiana – PE)

Vitória de Santo Antão
Dia 22/1 (quarta-feira) | Local: Escola Municipal Josefa Alvares da Silva (R. Anísio Costa – Livramento, Vitória de Santo Antão – PE)

Cabo de Santo Agostinho
Dia 23/1 (quinta-feira) | Local: Auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Av. Historiador Pereira da Costa, Centro – Cabo de Santo Agostinho – ao lado do Banco Santander)

Serra Talhada
Dia 27/1 (segunda-feira) | Local: Cine Clube Lampião/Museu do Cangaço (Antiga Estação de Trem S/N – São Cristóvão, Serra Talhada – PE)

Arcoverde
Dia 29/1 (quarta-feira) | Local: Auditório da Secretaria de Educação e Esportes (R. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque s/n, Centro – ao lado da Prefeitura de Arcoverde)

Belo Jardim
Dia 30/1 (quinta-feira) | Local: Secretaria de Cultura (Av. Coronel Antônio Marinho, n°260, Ayrton Maciel – Belo Jardim – PE)

Limoeiro
Dia 31/1 (sexta-feira) | Local: Centro de Criação Galpão das Artes (Rua Vigário Joaquim Pinto, nº 465 – Limoeiro – PE)

CICLO DE CAPACITAÇÃO REGIONALIZADA DO FUNCULTURA AUDIOVISUAL

20 de janeiro a 1º de fevereiro de 2020 | 9h às 18h

Camaragibe
Dia 21/1 (terça-feira) | Local: Teatro Bianor Mendonça (Av. Dr. Pierre Collier – Vila da Fábrica, Camaragibe – PE)

Nazaré da Mata
Dia 22/1 (quarta-feira) | Local: Colégio Dom Mota (R. Castro Alves – Centro, Nazaré da Mata – PE)

Orobó
Dia 23/1 (quinta-feira) | Local: Portal de Inclusão Digital (Rua 10 de Janeiro, Centro, Orobo – PE)

Palmares
Dia 24/1 (sexta-feira) | Local: Cine Teatro Apolo (R. da Conceição – São Sebastião, Palmares – PE)

Triunfo
Dia 27/1 (segunda-feira) | Local: Sesc Triunfo (R. Antônio Henrique da Silva, s/n – São Cristóvão, Triunfo – PE)

Afogados da Ingazeira
Dia 28/1 (terça-feira) | Local a definir

Tabira
Dia 29/1 (quarta-feira) | Local a definir

Garanhuns
Dia 31/1 (sexta-feira) | Local: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti (Praça Dom Moura s/n, São José, Garanhuns – PE)

UBE COMPLETA 62 ANOS

José Renato Siqueira
A União Brasileira de Escritores  - UBE, foi fundada em 17 de janeiro de 1958, nas dependências de “O Gráfico Amador”, no Recife em decorrência de uma campanha liderada pelo escritor Paulo Cavalcanti, que se tornou seu primeiro presidente e foi produto da transformação da Associação Brasileira de Escritores - ABDE, entidade criada em 1945, com seccionais em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. 

A ABDE sofreu cisão profunda em 1950, o que levou Paulo Cavalcanti a criar a UBE, e assim recompor a unidade fragmentada dos escritores. Surgindo com a denominação “União”.  

Carlos Pena Filho foi aclamado presidente da Assembleia Geral e organizou os eventos que constituíram a primeira Diretoria eleita: Paulo Cavalcanti: presidente, Carlos Moreira: 1º vice, Cesário de Melo: 2º vice, Mauro Almeida: 1º secretário, José Gonçalves de Oliveira: 2º secretário e Edmir Domingues: tesoureiro. 

Suas atividades foram suspensas durante o período da Ditadura em 1964. Em 1984, uma grande campanha liderada pelo grande escritor Paulo Cavalcanti, a UBE ressurge novamente, com força. A sede foi uma sala no Espaço Pasárgada, na Rua da União. Recebeu, inicialmente, em comodato, da Prefeitura do Recife, na gestão do prefeito Gilberto Marques Paulo, que sancionou a Lei 15.740/92, o casarão na Rua de Santana, 202, Casa Forte, onde instalou sua sede própria, a Casa do Escritor Pernambucano. A doação foi autorizada pela Lei 16.631/2000 de autoria do então vereador Admaldo Matos e sancionada pelo então prefeito Roberto Magalhães. 

O escritor José Renato Siqueira é o atual presidente da UBE, que  vem desenvolvendo um grande trabalho de articulação literária, sempre buscando a valorização dos escritores e a criação de núcleos municipais. 

“Sinto-me feliz por estar à frente da União Brasileira de Escritores, estou tendo a possibilidade de aprender cada vez mais e também o privilégio de descobrir grandes talentos no mundo literário. Festejamos com muita alegria, 62 anos de uma instituição tão grandiosa, que sempre buscou oportunizar através da literatura”, disse Jose Renato Siqueira.   

ESPETÁCULO QUE REÚNE CONTOS INFANTIS É ATRAÇÃO DESTE FIM DE SEMANA EM GARANHUNS

Uma coletânea de contos infantis que mexe com o imaginário das crianças é o elemento que dá vida ao espetáculo “Histórias da Caixola”, do Coletivo Tear, que será apresentado neste domingo (19/01), às 11h, no Teatro Reinaldo de Oliveira do Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc (CPC), em Garanhuns. O ingresso custa R$ 20, mas os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes têm desconto e pagam R$ 10.

No palco, Stephany Metódio e Alexandre Revoredo levam os meninos e meninas a uma viagem pelo mundo da leitura ao contarem e cantarem textos e canções criados pela dupla e contos de autores e autoras contemporâneos brasileiros. O espetáculo traz ainda Nino Alves que, junto com Revoredo, faz as intervenções musicais durante a narração das histórias. Durante o espetáculo, o público é convidado a interagir com o elenco.

“Histórias da Caixola” promove uma conexão da literatura com a música e o teatro, através da ludicidade dos contos. Além disso, a criatividade e a imaginação dos pequenos são aguçadas a partir dos elementos cênicos, instrumentos, brinquedos e cenário do espetáculo. “As canções, sons e fundos musicais dão ainda um toque lúdico maior e estimulam a fantasia do público que ri, aplaude, se emociona e participa dessa grande viagem”, afirma Stephany.

GOVERNADOR NOMEIA SERVIDORES PARA O HOSPITAL DOM MOURA

Do Blog do Roberto Almeida

Atendendo uma reivindicação do deputado Sivaldo Albino (PSB), o governador Paulo Câmara fez a nomeação, nesta quinta (16),  de mais 25 profissionais de saúde para o Hospital Regional Dom Moura.

Com a portaria assinada pelo chefe do Executivo Estadual, ingressarão no DM mais dois cirurgiões gerais, cinco clínicos, um intensivista adulto, dois toconecologistas e 15 técnicos de enfermagem.

Médicos e outros profissionais convocados para Garanhuns foram aprovados em concurso público realizado pelo Estado.

Sivaldo fez questão de agradecer ao Secretário de Saúde, André Longo e ao governador Paulo Câmara pelo reforço no Dom Moura, permitindo que o hospital tenha mais médicos que atendem à população.

“Como Garanhuns não tem um hospital municipal, a demanda no Dom Moura é muito grande, o que ocasiona problemas no atendimento. Mas o governador mais uma vez atende aos anseios da cidade e com esse reforço possibilita melhorias no serviço de saúde do município e toda região”, comemorou o deputado do PSB.

Os convocados iniciam processo de entrega de documentações para assumirem suas funções em breve. 

Imagem/Blog VEC Garanhuns

GARANHUNS - RECADASTRAMENTO DO CEMITÉRIO DE MIRACICA SERÁ NESTE SÁBADO (18)

No próximo sábado (18), a coordenação dos cemitérios municipais de Garanhuns estará realizando, das 8h às 13h, o recadastramento do Cemitério de Miracica (distrito de Garanhuns). Para o ato de recadastro, é necessário levar xerox de RG e CPF do responsável pelo túmulo e a certidão de óbito da pessoa que foi sepultada.

Na área urbana, para aqueles que tiverem pendências em cadastros no cemitério municipal São Miguel (bairro Boa Vista), os atendimentos para resolução estão ocorrendo todas as terças-feiras do mês de janeiro, das 7h ao meio-dia; e no cemitério municipal São Cristóvão (bairro Liberdade), a Administração Municipal informa que os atendimentos ocorrem nas quintas-feiras, no mesmo horário.

Para as pessoas que já efetivaram o recadastramento nos anos de 2018 e 2019, a Administração dos Cemitérios Municipais informa que os boletos de pagamento agora estão disponíveis no setor de Rendas da Prefeitura, localizado no térreo do Palácio Celso Galvão, no centro.

Secom/PMG 

ANTÔNIO CAMPOS DOA ACERVO DE MAXIMIANO CAMPOS PARA A FUNDAJ


Na 3ª feira, dia 07 de janeiro de 2020, o escritor Antônio Campos anunciou que fará a doação da biblioteca e o acervo pessoal do poeta e cronista Maximiano Campos (1941-1998) à Biblioteca Blanche Knopf, vinculada à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

PREFEITURA DE TRIUNFO - PE REALIZA PROCESSO SELETIVO

A Prefeitura de Triunfo tornou público novo edital de processo seletivo nº 002/2020 destinado a seleção de profissionais de nível superior, para comporem o quadro de servidores temporários da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo são ofertadas seis vagas para contratação imediata na Prefeitura de Triunfo - PE.

Atualmente, existe outro edital de processo seletivo nº 001/2020, onde são ofertadas 10 vagas e está com inscrições abertas. Para mais informações, acesse o Portal Concursos no Brasil.

As oportunidades neste processo de seleção são para profissionais de nível superior, para atuação temporária na Secretaria Municipal de Educação, nos cargos de: Psicólogo, Professor Polivalente, Professor de Matemática e Professor de Português/Inglês.

Os profissionais interessados em participar deste processo de seleção, devem realizar suas inscrições até o dia 14 de fevereiro de 2020, de forma presencial, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida José Veríssimo dos Santos, nº 365, Bairro Guanabara.

As inscrições podem ser realizadas ainda por meio eletrônico através do link: http://triunfo.pe.gov.br/processo-seletivo-002-2020/

As inscrições serão gratuitas.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

PREFEITURA DE GARANHUNS ABRE CONVOCATÓRIA DO VIVA DOMINGUINHOS 2020


A Secretaria de Cultura do Governo Municipal de Garanhuns lançou na quarta-feira (15), a convocatória da sétima edição do Festival Viva Dominguinhos. Os detalhes da seleção das propostas que poderão compor a grade de programação do evento foram publicados por Edital, no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco e no site oficial da Prefeitura de Garanhuns (www.garanhuns.pe.gov.br). As inscrições seguem abertas até o dia 07 de fevereiro, presencialmente ou via Correios. O Viva Dominguinhos 2020 será realizado no período de 30 de abril a 02 de maio.

Para o ato de inscrição, os interessados devem se dirigir, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h30 às 14h, até à sede da Secretaria de Cultura de Garanhuns, situada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na avenida Afonso Pena, S/N, bairro Santo Antônio. Para envio por Correios, basta encaminhar a documentação para este mesmo endereço, com postagem até às 17h do dia 07 de fevereiro. Não serão aceitas inscrições via fax, internet ou qualquer outra forma de encaminhamento.

Após o período de inscrições, as propostas serão avaliadas por uma comissão. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura, no (87) 3762.7077. 

Secom/PMG
Imagem/Tuts Drone

ATUAÇÃO DO TCE RESULTA EM ECONOMIA DE R$ 4 MILHÕES AO ESTADO

RECIFE - Uma Auditoria Especial (Processo TC nº 1502228-6) realizada pelo Tribunal de Contas na Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco, relativa ao período de 2014 a 2019, resultou em uma economia de R$ 3.829.912,56 aos cofres do Estado. O objetivo foi o de acompanhar a execução de três contratos para construção de sete cadeias públicas no município de Araçoiaba, no período de novembro a dezembro deste ano. A relatoria é da conselheira Teresa Duere.

As obras estão relacionadas aos contratos nº 32/2014, nº 33/2014 e nº 34/2014 da Secretaria sob a responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Quality Empreendimentos Ltda. e Processo Engenharia Ltda.; Walter Lopes Engenharia Ltda. e Concrepoxi Engenharia Ltda., esta última substituída pela empresa Construtora Carajás Ltda. a partir de março de 2017; e Cinzel Engenharia Ltda., respectivamente. Eles tiveram origem a partir das Concorrências nº 01/2013 e nº 02/2013 da Secretaria, estimadas em R$ 116.560.069,58, dos quais foram pagos R$ 48.422.207,76.

O trabalho foi realizado pela equipe técnica da Gerência de Auditoria de Obras no Município do Recife e na Administração Direta Estadual do TCE que apontou algumas irregularidades, dentre as quais o atraso no cronograma físico das obras, deficiência na fiscalização e baixa qualidade na execução de serviços.

A conselheira Teresa Duere chegou, inclusive, a expedir em 2017 uma Medida Cautelar (Processo TC nº 1720105-6) determinando à Secretaria de Ressocialização, dentre outras coisas, que alterasse o método construtivo das fundações dos prédios, conforme previsto no projeto básico inicial aprovado pelo Departamento Penitenciário Nacional. 

A Secretaria de Ressocialização elaborou aditivos aos contratos promovendo a redução dos valores das fundações inicialmente previstos para as obras e gerando economia para os cofres do Estado. Fonte: Gerência de Jornalismo do TCE.

ARAPIRACA VAI RECEBER NÚCLEO DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES

Renato Siqueira, Carla Emanuele e o médico e escritor Gean Rafael







O presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), José Renato Siqueira, através da resolução nº 18/2020, autorizou a instalação de um núcleo na cidade de Arapiraca - AL.  A professora Carla Emanuele Messias de Farias já deu início ao processo de articulação para a instalação do novo Núcleo, e a diretoria que tomará posse em breve trabalha com muitas possibilidades e que parcerias surgirão para os escritores de Arapiraca.

Histórico Acadêmico - Carla Emanuele Messias de Farias

Graduada em Letras (Inglês e Português), Pedagogia e Administração; Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuroeducação, Docência do Ensino Superior, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa, Psicanálise e Educação, Neuropsicopedagogia, Gestão Escolar e Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e Marketing; Mestre em Ciências da Educação e Mestre em Psicanálise e Educação para Saúde. Doutora em Ciências da Educação; Professora de Inglês do município de Arapiraca e professora de Português da Rede Estadual de Alagoas, professora do curso de Pedagogia e de Especializações da área da Educação e Administração; Coordenadora de Pesquisa, Estágio e Monografia da FERA (Faculdade de Ensino Regional Alternativa).     
                                                                                      
* Membro de vários comitês editoriais e comissões cientificas e organizadoras de eventos acadêmicos e científicos; Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq – A Polissemia da Ação Humana; Apresentadora do programa Educação em Foco na TV OOPS; Blogger: Educação em Foco do Portal: Já é Notícias. Na velocidade dos Acontecimentos.

* Professional coach, palestrante, escritora, pesquisadora, consultora e assessora educacional;                                                                                                                                             
* Presidente da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes), ocupando a Cadeira de nº. 39.

Obras Publicadas:

* Publicou o seu primeiro livro, em 2017, tendo como título PSICANÁLISE: UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE, EVOLUÇÃO, APLICABILIDADE E CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PSICANALÍTICAS EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO (edição esgotada em três meses, sendo bibliografia básica em várias disciplinas de pós-graduação e das graduações de Pedagogia e Psicologia); Publicou, no dia 20 de dezembro de 2018, seu segundo livro que tem como título TRABALHO DOCENTE E ADOECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE AS PROBLEMÁTICAS EXISTENTES NO CONTEXTO ESCOLAR DAS ESCOLAS DE ARAPIRACA (livro que se tornou bibliografia básica em várias disciplinas dos cursos de Pedagogia e Psicologia); Publicou seu primeiro cordel, no dia 22 de junho de 2019, com o título CORDEL DA FERA, sendo o primeiro cordel que relata a história de uma instituição de ensino. Publicou mais de 10 capítulos de livros: coletâneas na área de Educação e Cultura.

Fonte: Informativo ACALA (junho de 2019) – redação.

TCE JULGOU REGULARES PROCESSOS DAS PREFEITURAS DE ITAPETIM E TORITAMA

RECIFE - A Segunda Câmara do Tribunal de Contas julgou regulares com ressalvas dois processos: o primeiro (nº 19100248-3) foi uma prestação de contas da Prefeitura de Itapetim relativa ao exercício financeiro de 2018; o segundo (1960008-2), uma gestão fiscal de Toritama, relativa ao exercício de 2017. Os relatores foram, respectivamente, o conselheiro Carlos Neves e o conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho.

Com relação às contas da gestão do prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, foram verificadas por meio de auditoria do TCE irregularidades em processos licitatórios, por isso foi aplicada uma multa de R$ 8.396,50 ao gestor e outra, de R$ 4.198,25, à secretária de Saúde do município, Jussara Araújo de Siqueira. Além disso, foi recomendado que a prefeitura adote as providências que entender cabíveis na análise das licitações apontadas no relatório de auditoria.

Já a gestão fiscal da Prefeitura de Toritama foi julgada regular com ressalvas devido a fato de o exercício em análise se tratar do primeiro ano da gestão do prefeito, Edilson Tavares, e de ter havido redução considerável da despesa com pessoal. O Prefeito assumiu a gestão com o comprometimento de 61,13%, reduziu ao final do primeiro ano da gestão para 56,96% e, ao final do 2º quadrimestre de 2018, a despesa com pessoal foi enquadrada no limite. Não houve aplicação de multa.

Representou o Ministério Público de Contas, na sessão da Câmara realizada no dia 10 de dezembro de 2019, o procurador Guido Monteiro. As decisões foram unânimes.

Gerência de Jornalismo do TCE - PE.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

PREFEITURA DE CHÃ GRANDE - PE REALIZA PROCESSO SELETIVO

A Prefeitura Municipal de Chã Grande - PE, abriu o edital n° 001/2020 de processo seletivo com o objetivo de preencher 79 vagas temporárias, em cargos de nível fundamental, médio e superior.

As oportunidades são para contratações imediatas na Prefeitura de Chã Grande - PE.

Cargos de nível fundamental: Cuidador de Idosos. 

Cargos de nível médio/técnico: Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem Socorrista SAMU, Condutor Socorrista SAMU e Visitador – Programa Criança Feliz.

Cargos de nível superior: Médico, Enfermeiro, Odontólogo e Professor.

Os vencimentos ofertados podem chegar a R$ 7.000,00.

Inscrições

As inscrições serão realizadas por meio de preenchimento e entrega de formulário, no prédio da Secretaria de Urbanismo, situada na Rua Justino Gomes, Chã Grande - PE, durante o período de 17 de janeiro a 13 de fevereiro de 2020, das 08h às 13h.

A inscrição é gratuita.

FILIG CONQUISTA RECONHECIMENTO NACIONAL


O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, projeto genuinamente pernambucano, ganhou chancela nacional da Secretaria Especial de Cultura. A pasta, vinculada ao Ministério da Cidadania, ressaltou a importância do Filig como agente fomentador de conhecimento, por meio da leitura, na cidade e no Agreste de Pernambuco.

Realizado pela Empresa Ferreira Costa, idealizadora da iniciativa junto com a Proa Marketing Cultural e Projetos, o Festival já integra a programação anual de Garanhuns. Em 2019, ele chegou à quinta edição contabilizando a participação de mais de 4,8 mil pessoas, entre crianças e adultos. “É um reconhecimento que considera a idoneidade do trabalho, o comprometimento com o resultado e aplicação transparente e consciente dos recursos”, avalia Camila Bandeira, diretora da Proa.

No ano passado, o Filig captou R$ 400 mil pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ele também conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, Sesc Garanhuns e Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns. “Quanto mais a lei puder incentivar esses projetos, quanto mais nós pudermos, nós vamos fazer, porque é de interesse nacional que nós tenhamos esses valores traduzidos em leitura, em novos leitores, resgatando a memória do nosso povo, mantendo as suas identidades, fazendo com que isso se perpetue”, afirma o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, Camilo Calandreli.

O Filig tem culminância sempre no mês de outubro, mas acontece durante o ano com a proposta de manter viva a importância da leitura na formação de cidadãos e da valorização da ancestralidade. Mais que isso, contribui para o fortalecimento dos profissionais que atuam na área. Assim, nos meses que antecedem o Festival, o projeto realiza ações – todas elas gratuitas - na cidade e áreas vizinhas. São seminários temáticos para professores, universitários, bibliotecários e contadores de histórias; caravanas em comunidades rurais e quilombolas com atividades literárias e culturais; e doação de livros relacionados ao tema da edição para instituições de ensino da rede pública.

“Essa é uma etapa importante porque vai além da formação de público e da movimentação pontual na cidade. É um legado que deixamos após o encerramento de cada edição e que permite que o cultivo da leitura permaneça vivo”, defende Maria Chaves, também diretora da Proa. Durante os dias de realização, o Festival, gratuito, reúne famílias, jovens e adultos em atividades diversas e com a presença de nomes de escritores e ilustradores referenciados no campo literário nacional e internacional. Na programação, estão oficinas formativas para crianças e professores, conversa com autores, exposições, apresentações de espetáculos e musicais, sessões de leitura aberta, entre outras.

MPPE INCREMENTA CONVÊNIO COM A UFPE PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE DNA


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Subprocuradoria-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, renovou convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a realização de exames de comprovação de DNA por meio do Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (LABBE) do Departamento de Genética do Centro de Ciências Biológicas. A ação pretende incrementar a realização dos testes de paternidade em todo o Estado, por solicitação das diversas Promotorias de Justiça. A cooperação técnica permite o atendimento de até 360 casos por ano.

“Somos garantidores do acesso à cidadania e o direito à filiação é indisponível, pois não se pode abrir mão, em hipótese alguma. Nessa indisponibilidade o membro do Ministério Público deve lutar na forma da lei, pelo melhor interesse do filho, zelando que seus interesses sejam plenamente assegurados”, disse a subprocuradora-geral de Justiça em Assuntos Institucionais, a procuradora de Justiça Laís Coelho Teixeira.

Os exames são feitos por meio da análise dos marcadores de DNA encontrados nas amostras de sangue dos supostos pai/mãe e filho. Mas a análise também pode ser feita por outros tipos de materiais biológicos como saliva, bulbo capilar e sêmen e em casos de outros vínculos genéticos. “O teste de DNA garante a verdade biológica na certidão de nascimento e documentos, para que a crianças e adolescentes possam ter a paternidade descrita, acessando direitos e a orientação enquanto pessoa. Houve uma época que a criança sem pai tinha, no registro, o termo “Pai desconhecido”. Isso depois foi trocado por “X” e, hoje, é vazio. Mas a dor é a mesma. Todos têm o direito de saber sua origem genética, pois acessar esse direito é o início da cidadania”, disse a promotora de Justiça Norma da Mota Sales.

Os exames podem ser oferecidos a partir de solicitação realizada à Subprocuradoria-geral de Justiça em Assuntos Institucionais pelas Promotorias de Justiça e das especializadas em assuntos da família. “A Lei Federal n.º 8.560/1992, que regulamenta o processo de investigação de paternidade de filhos, já estabelece que os cartórios de registro civil enviem para a Justiça todas as comunicações de maternidade que não tenham paternidade. E isso precisa vir pro Ministério Público para realização de ação, ou acordo”, reforçou ela.

PROCEDIMENTOS - A realização dos exames é feita a partir do encaminhamento que é feito por parte do MPPE para o Laboratório e todo o contato com as partes envolvidas é feita também pelo órgão. “Temos contato com os envolvidos no processo somente no dia de realização da coleta e na triagem da documentação. Até mesmo a entrega do resultado é feita diretamente ao Ministério Público”, disse o professor da UFPE e responsável pelo LABBE, Valdir Balbino. As entregas dos resultados são feitas em até 30 dias corridos.

O Laboratório está em funcionamento há 19 anos e já solucionou diversos casos. “O material que nós utilizamos, garante a viabilidade da amostra genética por 15 anos e trabalhamos com o melhor analisador genético do mercado. Além da genotipagem, realizamos cálculo probabilístico do grau de parentesco, pois o trabalhos que entregamos à sociedade tem 100% de precisão, tendo em vista o impacto que há na vida das pessoas”, relatou Balbino.

Para além da realização do exame propriamente dito, o LABBE realiza a custódia dos resultados, garantindo a manutenção do sigilo e confidencialidade das informações. Procedendo, se solicitado pelo MPPE, com a emissão de segundas vias dos laudos e esclarecimentos acerca dos procedimentos técnicos adotados.

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

CONCURSO POLÍCIA CIVIL - DF COM 300 VAGAS PARA O CARGO DE ESCRIVÃO


O cargo em disputa requer diploma de curso de graduação em qualquer área de formação. A remuneração (subsídio) é de R$ 8.698,78, com jornada de 40 horas semanais e dedicação exclusiva, de tempo integral, não sendo compatível com outra atividade pública ou privada. 

Além da escolaridade mínima, os candidatos precisam ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, idade mínima de 18 anos e Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B” ou superior em plena validade. Demais requisitos devem ser atentamente conferidos no edital.

Do total de vagas anunciadas, 225 são vagas de ampla concorrência, 15 são para pessoas com deficiência e 60 vagas para negros.

Valor e forma de inscrição

A inscrição para o concurso PC DF custa R$ 199,00 e pode ser feita de 10h do dia 22 de janeiro até 18h de 10 de fevereiro de 2020, por meio do acesso à página do Cebraspe.

Click no link abaixo a saiba mais:

PREFEITURA DE ITAPETIM - PE REALIZA PROCESSO SELETIVO

A Prefeitura do município de Itapetim - PE, divulgou o edital de processo seletivo nº 001/2020 destinado a seleção de servidores temporários.

O processo de seleção vai selecionar 131 novos profissionais, além de formar cadastro de reserva.

Cargos e vencimentos Prefeitura Itapetim - PE

As oportunidades são para profissionais de nível médio e superior, nos cargos de: Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Matemática, Professor de Português, Professor de Ciências, Professor de História, Professor de Geografia, Professor de Educação Física e Auxiliar de Educação Infantil.

Os vencimentos ofertados variam de R$ 500,00 a R$ 1.039,00. 

Inscrições

Os profissionais interessados em participar deste processo de seleção devem realizar suas inscrições, de forma presencial, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Clistenes Leal, s/n, Centro de Itapetim, ou via e-mail processoseletivo@itapetim.pe.gov.br, até o dia 22 de janeiro de 2020.

Tanto presencialmente quanto por e-mail será necessário entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida, currículo e documentos comprobatórios.

As inscrições são gratuitas.

Seleção

A seleção ocorrerá a partir de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, que consiste na experiência profissional e qualificação do candidato. A respectiva seleção ocorre nos dias 24 e 27 de janeiro de 2020. 

NÚCLEO DA UBE SERÁ INSTALADO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

Dr. Cristiano Carrilho
O presidente  da União Brasileira de Escritores, José Renato Siqueira, autorizou a instalação de um núcleo da UBE na cidade de Jaboatão dos Guararapes.  A resolução nº 17/2020 foi publicada nesta terça-feira (14), oficializando e autorizando, o escritor, advogado e professor universitário,     Dr.  Cristiano Carrilho de Medeiros, assumir  a presidência  do Núcleo da UBE em Jaboatão dos Guararapes.

Carrilho é o presidente nacional da Academia Brasileira de Ciências Criminais - ABCCRIM, membro da OAB, integrante da Academia Jurídica de Olinda, presidente do Partido Verde em Jaboatão; foi também secretário do Meio Ambiente do município de Jaboatão dos Guararapes, onde com dedicação e desempenho prestou ao município um amplo trabalho.

Cristiano Carrilho é admirado como um visionário e realizador de grandes obras para melhorias da qualidade de vida do planeta. O Dr. Cristiano Carrilho, é um lutador incansável pela preservação do meio ambiente no estado de Pernambuco.

Dr. Cristiano já conta com a adesão de muitos escritores para iniciar seu trabalho. O presidente Renato Siqueira, reafirma o mesmo compromisso que iniciou em 2019, e a certeza que nosso Estado durante o ano de 2020 irá receber outros núcleos em cidades com potencial literário e cultural. 

Renato vem garantindo investimentos, fortalecendo parcerias  e ampliando   a participação da UBE em eventos literários em todo o Estado.

GARANHUNS - SENAC INSCREVE PARA OFERTA 2020.1 DE CURSOS DE INGLÊS

Estão abertas as inscrições para os cursos de Inglês oferecidos pelo Senac em Garanhuns. Para 2020, a unidade traz dois novos níveis: Kids I e Teens I, que se juntam aos já existentes Basic I e II, Beginners I e I e Elementary. As aulas começam em fevereiro. Para se matricular, os interessados precisam ir ao Senac, que fica na Rua Maria Ramos, número 22, no bairro Heliópolis, por trás do Parque Euclides Dourado.

Os cursos Kids I, destinado às crianças com idades a partir dos 8 anos, e Teens I, para quem tem mais de 10 anos de idade, terão início no dia 11 de fevereiro e carga horária de 60 horas. As aulas serão sempre às terças e quintas, sendo que o primeiro será das 18h às 20h e o segundo das 16h às 18h. Para ambos, o investimento é de R$ 420, que pode ser dividido em até seis parcelas. Para a matrícula, o Senac exige um documento de identificação e o CPF.

Ainda nas terças e quintas, serão realizadas as aulas do curso Elementary I e II, a partir das 18 horas. Esse nível também terá início no dia 11 de fevereiro e a idade mínima exigida é de 14 anos. Já as turmas Basic I e II e Beginners I e II começam em 12 de fevereiro, com aulas às segundas, quartas e sextas, às 13h (Basic II), 15h (Beginners II), 18h (Basic I) e 20h (Beginners I). Para todos esses níveis, a carga horária é de 80 horas e o investimento é de R$ 567, com parcelamento em até 12x no cartão de crédito.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ LANÇA PROCESSO SELETIVO

Com a publicação do edital nº 001/2020, foi declarada aberta a seleção simplificada da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), cujo propósito é contratar profissionais que possam exercer funções de natureza comissionada. Os que forem contratados irão contribuir na equipe multidisciplinar do Projeto Mundo Azul do Autismo, a ser desenvolvido pela ALECE.

A validade da seleção simplificada é de um ano, a contar do resultado final, podendo ser prorrogada. Os interessados em participar devem encaminhar pessoalmente, ou por procuração com firma reconhecida, o currículo (constando contato telefônico) e a comprovação de títulos.

O prazo para participação, que é gratuita, já está aberto e se encerrará no dia 17 de janeiro de 2020 e o local para se candidatar é no 5º andar, do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia Legislativa, rua Barbosa de Freitas 2674, bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

Documentos para inscrição

O edital informa que os documentos fotocopiados necessários para a inscrição são: Carteira de Identidade ou Carteira de motorista ou Passaporte ou Carteira de Trabalho ou Certificado de Reservista; CPF; Declaração de quitação eleitoral; Curriculum vitae; Comprovante de habilitação (diploma, e carteira ou registro no órgão de fiscalização profissional); Títulos de pós-graduação, mestrado, doutorado e demais formações, conforme as áreas com vagas; Comprovação de experiência na função e comprovante de endereço.

A seleção

O currículo e os títulos que os candidatos forem apresentar deverão, segundo o regulamento, "levar em conta a atuação de trabalho com crianças com transtorno do espectro autista".

Dessa forma, o processo seletivo será feito fundamentalmente pela análise criteriosa de currículo, comprovação de experiência com pessoas com transtorno do espectro autista na sua respectiva área de atuação, análise dos títulos e entrevista.

Vagas disponíveis

Serão selecionados neste processo seletivo da ALECE 36 candidatos que concorrerem às seguintes funções: Assistente Social (Serviço Social, 2 vagas), Educador Físico (2), Enfermeiro (1), Fisioterapeuta (2), Fonoaudiólogo (6), Médico Neuropediatra (1), Médico Pediatra (1), Médico Psiquiatra Infantil (1), Musicoterapeuta (2), Psicólogo (8), Psicopedagogo (4) e Terapeuta Ocupacional (6).

Remuneração, carga horária e edital completo

Os profissionais contratados irão cumprir de 8 a 30 horas semanais de trabalho e, como contrapartida financeira, perceberão mensalmente o valor de até R$ 4.200,00.

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE - PE REALIZA PROCESSO SELETIVO

A Prefeitura de São José do Belmonte - PE divulgou o edital nº 001/2020 referente ao processo seletivo, destinado a selecionar candidatos de nível alfabetizado, para ocupação de 65 vagas, em caráter temporário.

Serão selecionados candidatos para ocupação de vagas no cargo de Gari. A remuneração ofertada é de R$ 1.039,00, para trabalhar em carga horária de 40 horas semanais.

Inscrições

Os interessados em concorrer a uma das vagas disponíveis devem efetuar as inscrições até o dia 24 de janeiro de 2020, de forma presencial, na sede da Prefeitura São José Belmonte, no horário de 8h às 13h. Não haverá cobrança de taxas.

Para realização das inscrições é necessário o preenchimento do formulário que está disponivel via link contido no site do Município de São José do Belmonte, endereço eletrônico www.saojosedobelmonte.pe.gov.br, no Título: PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO – PSS – SECRETARIA DE INFRA ESTRUTURA E MEIO AMBIENTE – EDITAL 001/2020.

FUNDAÇÃO BRADESCO ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM 80 VAGAS PARA GARANHUNS

Do Blog VEC Garanhuns

De 13 a 31/01 acontecem as inscrições para o Processo Seletivo do Curso Técnico em Agropecuária da Fundação Bradesco. O processo será dividido em 3 etapas, sendo a primeira a inscrição on-line (13 a 31/01), a segunda a realização da prova multidisciplinar (08/02), e a terceira a entrevista individual presencial/dinâmica em grupo (17/02 a 02/03).

O curso é presencial, e será ministrado nas escolas da Fundação Bradesco no período matutino e vespertino. Ao total, serão oferecidas 80 vagas para Garanhuns (PE) e 40 vagas para Rosário do Sul (RS). As aulas inaugurais acontecem em 13/03 e o início das aulas em 16/03. Em Garanhuns, o curso será oferecido no turno matutino (7h30 às 11h45) e vespertino (13h às 17h15) e em Rosário do Sul no turno vespertino (13h30 às 17h45).

A administração de propriedades rurais, órgãos públicos, consultorias, fiscalização de produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial, medição e levantamentos topográficos rurais, programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa são alguns dos conhecimentos que o aluno do Curso Técnico em Agropecuária da Fundação Bradesco terá contato durante os seus quinze meses de aprendizado.

Para se inscrever é necessário ser um egresso do Ensino Médio da Fundação Bradesco ou da rede pública. A inscrição também é permitida para alunos da 2ª ou da 3ª série do Ensino Médio da rede pública para a Escola de Rosário do Sul/RS e alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede pública para a Escola de Garanhuns/PE.

Em caso de aprovação é necessário apresentar cópia e documentos originais obrigatórios para a matrícula: CPF do(a) candidato(a) para conferência, comprovante de endereço atual, documento de comprovação de escolaridade, cópia simples dos 03 (três) últimos comprovantes de renda dos meses de outubro, novembro e dezembro/2019 de todos os integrantes da família que exerçam atividade remunerada e documento que comprove o tipo sanguíneo.

Os números de vagas para inscrição são limitadas e estão disponíveis no site https://fundacao.bradesco/agro até o dia 31/01/2020.

GOVERNO DE PERNAMBUCO LANÇA EDITAL PARA IMPLANTAÇÃO DE 170 SISTEMAS DE DESSALINIZAÇÃO - ÁGUAS BELAS, IATI, CAETÉS, PARANATAMA E VENTUROSA ESTÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, lançou nesta segunda-feira (13) a licitação do Programa Água Doce (PAD), ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, executada em parceria com o estado. O edital foi publicado nas edições de sábado do Diário Oficial da União e Diário Oficial do Estado.

Orçado em R$ 36,9 milhões, sendo R$ 33,2 milhões da União e R$ 3,7 milhões de contrapartida do estado, o Programa Água Doce prevê a instalação de 170 sistemas de dessalinização em poços de água salobra, beneficiando cerca de 60 mil pessoas em 21 municípios do Semiárido pernambucano, que passam a contar com água de qualidade para o consumo.

De acordo com o secretário Dilson Peixoto, o programa integra um conjunto de ações com foco na melhoria da infraestrutura hídrica no Agreste e Sertão do estado. “Além do Programa Água Doce, em 2019 entregamos 2.944 cisternas de 16 mil e 52 mil litros e, ainda neste mês de janeiro, devemos assinar a ordem de serviço do Programa de Integração do Rio São Francisco (Pisf), que vai beneficiar 12 mil pessoas residentes em comunidades localizadas a até cinco quilômetros dos canais Norte e Leste da Transposição do São Francisco”, destacou.

A instalação dos sistemas foram divididas em três lotes, contemplando os municípios de Águas Belas, Iati, Manari, Paranatama e Venturosa (Lote 1), Alagoinha, Caetés, Capoeiras, Cumaru, Frei Miguelinho, Jataúba, Riacho das Almas, Salgadinho, Sanharó, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério (Lote 2) e Afrânio, Dormentes, Santa Cruz e Trindade (Lote 3). A previsão para conclusão das obras é de 12 a 24 meses, de acordo com o cronograma de execução dos serviços. Após a instalação dos sistemas, o programa prevê também a manutenção básica durante 12 meses, período em que as comunidades devem ser capacitadas para assumir a manutenção dos equipamentos.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

SESC ARCOVERDE PREPARA VIAGEM A XINGÓ PARA O PERÍODO DE CARNAVAL

Piranhas, Alagoas

A quarenta dias da abertura do Carnaval de Pernambuco, o Sesc Arcoverde organiza uma excursão para a região de Xingó, em Sergipe, para quem prefere passar os dias de Momo longe da folia. A viagem será de 22 a 26 de fevereiro e os pacotes podem ser adquiridos no Ponto de Atendimento da unidade ao preço de 10 parcelas de R$ 155. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm desconto e pagam 10 parcelas de R$ 101. O pacote inclui transporte em ônibus padrão turismo, hospedagem com café da manhã e jantar, entrada para alguns dos passeios, guia acompanhante e local e seguro viagem.

A viagem começa no sábado (22), às 5h30, saindo do Sesc Arcoverde. A hospedagem será no Xingó Parque Hotel & Resort e a tarde será livre. Às 20h, todos seguem para conhecer a noite na cidade alagoana de Piranhas. As atividades do domingo (23) começam cedo, com saída às 7h30 para a Rota do Cangaço.  À noite, tem uma visita à cidade de Canindé.

Na segunda (24), o passeio será em Piranhas/AL, onde os turistas poderão tomar um banho no Rio São Francisco. À tarde e à noite, o roteiro inclui visita à Usina Hidrelétrica de Xingó, ao Museu do Sertão e passeio a Piranhas, às 20h. Na terça (25), às 7h30, saída para um dos passeios mais belos do roteiro: os Cânions de Xingó. A tarde e a noite serão livres. O retorno a Arcoverde será na quarta (26), às 14h.

Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br

Serviço – Excursão de Carnaval 2020 – Xingó/SE

Data: 22 a 26 de fevereiro

Pacotes: R$ 10x de R 101 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 10x de R$ 155 (público geral), no Ponto de Atendimento do Sesc Arcoverde

Informações: (87) 3821-0864

ECPBG OFERECE CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

A Escola de Contas Públicas (ECPBG) abriu inscrições para o Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. A capacitação será ministrada, na sede da ECPBG, pelo professor André Ricardo Batista, no período de 27 a 30 de janeiro, das 13h30 às 18h. 

O objetivo principal da capacitação será apresentar, refletir e praticar os fundamentos de natureza científica, normativa e prática da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, de acordo com as Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público - NBCASP  e com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP.

O Curso terá caráter eminentemente prático, com aplicação de exercícios visando à fixação dos conteúdos ministrados entre os participantes. Serão abordadas, nas aulas, dentre outras, as seguintes temáticas: O Processo Histórico da Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Normas Aplicáveis ao Estudo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Estrutura e Lógica do Novo Plano de Contas; Lançamentos Típicos, com base no Novo Plano de Contas; e Estruturas dos Novos  Demonstrativos Contábeis.

As inscrições poderão ser feitas clicando aqui.

Maiores informações poderão ser obtidas pelos fones: 3181-7944/7953 (Gerência de Ações Educacionais Corporativas da Escola de Contas - GAEC).

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA EM GARANHUNS SERÁ A PARTIR DA QUARTA-FEIRA (15)


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), informa que a vacina de febre amarela será disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns, a partir da próxima quarta-feira (15). O público-alvo indicado para a vacinação é de pessoas de nove meses a 59 anos de idade, que estejam saudáveis. A vacina contra febre amarela é o meio mais eficaz e seguro de combater a doença. A pasta ressalta que a dose foi incorporada ao calendário vacinal, e não é uma campanha de vacinação, não sendo necessário o comparecimento em massa da população às UBS’s.

De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas acima de 60 anos deverão ser vacinadas somente se residirem ou forem se deslocar para áreas com transmissão ativa da febre amarela e que não tiverem alguma contraindicação para receber a vacina; Gestantes (em qualquer período gestacional) e mulheres amamentando só deverão ser vacinadas se residirem em local próximo onde ocorreu a confirmação de circulação do vírus (epizootias, casos humanos e vetores na área afetada) e que não tiverem alguma contraindicação para receber a vacina; Mulheres amamentando devem suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação e procurar um serviço de saúde para orientação e acompanhamento a fim de manter a produção do leite materno e garantir o retorno à lactação; Pessoa vivendo com HIV/AIDS desde que não apresentem imunodeficiência grave (Contagem de LT-CD4+<200 células/mm3). Poderá ser utilizado o último exame de LT-CD4 (independente da data), desde que a carga viral atual (menos de seis meses) se mantenha indetectável.

Secom/PMG

domingo, 12 de janeiro de 2020

SIVALDO DESTINA 200 MIL PARA CONSTRUÇÃO DE PARQUE EM GARANHUNS

Do deputado Sivaldo Albino

Desde quando foi desativado o antigo Parque de Exposições de Animais de Garanhuns, o sonho de transformar aquela área em belo parque de lazer começou a surgir como uma ideia na mente das milhares de pessoas que moram naquela proximidade.

Pois bem, foi pensando em concretizar essa ideia, que certamente irá melhorar a qualidade de vida dos moradores da Boa Vista e Aloísio Pinto, que resolvemos destinar recursos da ordem de 200 mil reais para a construção do mais novo Parque da nossa cidade.

Foi mais um pedido que fizemos ao Governador Paulo Câmara e ao Secretário de Turismo e Lazer, nosso amigo Rodrigo Novaes, que certamente estará sendo realizado já no ano de 2020.