sábado, 21 de março de 2020

DOM EXPEDITO LOPES:

"Ofereço o sacrifício de minha vida, pela Diocese,  pelo Clero e pelos Seminaristas".  Garanhuns, PE - 2 de Julho de 1957.

DOIS NOVOS CASOS DE CURA CLÍNICA SÃO REGISTRADOS EM PERNAMBUCO

Sobe o número de curas clínicas do novo coronavírus em Pernambuco. O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual (SES-PE), confirmou, neste sábado (21), os dois novos casos. São eles: um adolescente de 16 anos, que havia viajado para os Estados Unidos e uma mulher de 30 anos, sem histórico de viagem ao exterior.

No último anúncio feito pela Secretaria Estadual de Saúde foi citada a recuperação de uma senhora de 66 anos, residente no Recife. Com ela, somam 3 casos da doença com cura clínica no Estado. Também na sexta-feira (20), foram confirmados mais 2 casos da doença, passando para 33 confirmações. Dos 33 casos, apenas 5 estão hospitalizados e 25 cumprem isolamento domiciliar.

SIVALDO ALBINO: "A HORA AGORA NÃO É DE FAZER POLÍTICA"

Do Blog do Roberto Almeida

Deputado Sivaldo Albino fez um desabafo através das redes sociais, porque pessoas contrárias a seu grupo político estão aproveitando a pandemia do coronavírus para atacá-lo e ao governador Paulo Câmara. O momento, entende o parlamentar, é de trabalho, entendimento e solidariedade.

"Lamento que muitos têm se aproveitado da situação para atacar o governador e a mim. Tenho trabalhado e mantido o silêncio, pois o mais importante  neste momento, é contribuir para salvar vidas e amenizar o sofrimento do povo pernambucano", comentou o deputado de Garanhuns.

Sivaldo esclareceu que foi solicitado  durante a semana pelo governo do estado para identificar alguns locais que possam se transformar em leitos que possam atender pacientes do COVID 19. "Também me pediram pra procurar os hospitais Monte Sinai e Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro.  Visitei o Monte Sinai, esse não tem como adequar nenhum leito para atendimento. Estive no Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, pra conhecer uma área externa de lá.  Durante a visita fui acompanhado  pela amiga e deputada Priscila Krause, Tinoco Filho , Jorge Branco, Duílio, Dr, Gustavo, meu irmão Johny, Dr.  Paulo Mendonça e Dra. Catarina", informou.

Deputado teve também uma longa conversa com o bispo Dom Paulo Jackson, que colocou o Seminário São José à disposição do Estado.

Líder do PSB na Assembleia relatou que além dos locais visitados sugeriu o aproveitamento do antigo Hospital Municipal Santa Terezinha, Providência, e a UPA da Prefeitura,  que ainda não está funcionando. "Não fiz nenhuma imagem dos locais que visitamos e nem da conversa com o bispo e com Padre Marcos", frisou o político. 

Destacou que não podia fazer isso porque a intenção não é se promover. "Não é pra fazer política numa situação dessas", completou.  

Ele entende que as pessoas precisam se conscientizar da seriedade da situação, porque estamos enfrentando algo jamais visto.  "É preciso alertar que o pior ainda está por vir. Temos que unir forças e cuidar de todos, especialmente dos mais velhos e das crianças", defendeu. 

CARIJÓS - UMA MANIFESTAÇÃO FUNDADA E PROTEGIDA PELA JUREMA SAGRADA


O caboclo Carijós é uma entidade bastante respeitada e celebrada na Jurema Sagrada, religião de matriz indígena e afro-brasileira, muito comum em terreiros do Nordeste do país. Entre seus feitos de proteção e de cura, está também o de ser o eixo espiritual fundante de uma manifestação cultural que, praticada nas ruas, tem como função primordial enaltecer a própria tradição religiosa que lhe criou. Trata-se do Caboclinho, expressão cultural composta por grupos de caboclos vestidos com roupas e cocares de penas, que saem às ruas num ritual marcado pela dança e música do Perré. Tambores, pífanos, gaitas de taboca e ganzá compõe a percussão.

Entre os caboclinhos de Pernambuco, é famosa a história de um certo estivador, de nome Antônio da Costa, que costumava incorporar, nas sessões de Jurema que participava, o Caboclo Carijós. Um certo dia, recebeu da entidade a orientação de formar um grupo, para que saíssem a festejar essa cultura pelas ruas do Recife, durante o Carnaval. E assim, nascia, em 1897, a Tribo Indígena Carijós, ou Tribo Carijós do Recife. O Caboclo Carijós, patrono da agremiação, está representado no estandarte da agremiação, que contabiliza 123 carnavais. As cores oficiais são o verde e o vermelho, representando, respectivamente, a mata e a guerra.

Imagem/Jorge Farias

Click no link abaixo e saiba mais: 

PADRE CÍCERO:

"A gratidão com certeza é uma virtude do céu".

GOVERNO DE PERNAMBUCO RESTRINGE VISITAS E TRANSFERÊNCIAS NA FUNASE

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em portaria conjunta publicada na edição da sexta (20) do Diário Oficial do Estado, determinaram mais medidas de prevenção ao novo coronavírus nas unidades socioeducativas do Estado. A partir de agora, cada adolescente só poderá receber um visitante por vez nos dias destinados a esse fim, levando em conta a recomendação de que pessoas do grupo de risco para agravamento da Covid-19 – idosos, gestantes, crianças e doentes crônicos – evitem o acesso. Além disso, as instalações deixam de receber socioeducandos transferidos de outros estados. Transferências administrativas entre unidades da Funase também serão reduzidas.

A portaria destaca a necessidade de ações esportivas, pedagógicas e culturais serem mantidas para os adolescentes como forma compensatória às limitações de visitas e à ausência de aulas, desde que não se tratem de eventos com aglomerações de pessoas, que estão proibidos. Também houve redução no horário de trabalho de profissionais não plantonistas, orientação para que se intensifique a limpeza de espaços físicos e medidas para a aquisição emergencial de itens de proteção individual e de kits de higiene pessoal, que já estão sendo distribuídos. Atendimentos de saúde e odontológicos, quando não forem de urgência, também estão suspensos para diminuir a circulação de pessoas nas unidades e evitar a necessidade de saída de internos para a rede externa.

LAMPIÃO:

"Que não se julgue feliz, o que vive em bom estado, quem vem a naufragação, e acaba em mau resultado".

sexta-feira, 20 de março de 2020

BOB MARLEY:

"Seja humilde, pois até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar".

TCE PRORROGA OS PRAZOS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) anunciou esta semana, por meio da resolução TC nº 76, a prorrogação dos prazos para apresentação das prestações de contas anuais de Governo e de Gestão dos órgãos e entidades estaduais e municipais de Pernambuco relativas ao exercício de 2019.

A prorrogação ocorre devido à declaração de pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a alta capacidade de contágio  por cada pessoa infectada com o novo coronavírus. No entanto, o TCE/PE já definiu uma nova data para prestação de conta dos municípios, serão aceitas até o dia 30 de abril de 2020.

SIVALDO ALBINO VISITA HOSPITAIS DE GARANHUNS


O Governo de Pernambuco, junto com a prefeitura do Recife, divulgou na quarta-feira (18) o aumento de leitos de UTI e de retaguarda da rede estadual de saúde em tempos de coronavírus. São mais 1000 leitos, sendo 400 de UTI na capital e 600 de retaguarda no interior que se somam aos existentes. Até dois hospitais que estavam desativados foram assumidos pelo estado para a missão.

No primeiro momento, e de forma emergencial, o governo buscou leitos que já estivessem prontos e disponíveis por região. A prioridade foi a região metropolitana, por onde começou a pandemia no estado, e Caruaru, que já tinha quase 20 casos em investigação. A partir daí, regionalmente, a cada 100Km em direção ao Sertão, a Secretaria Estadual de Saúde conseguiu leitos também em Araripina, Serra Talhada e Petrolina.

Em Garanhuns, iniciou-se também na quarta-feira o processo de verificação de leitos que estarão à disposição para pacientes de Coronavírus, inclusive na rede privada. A missão vem sendo conduzida pelo deputado Sivaldo Albino e pela V GERES. "Visitei os hospitais em Garanhuns e estamos vendo inclusive antigas unidades de saúde particulares que possam ser reativadas pelo Governo do Estado para tratamento exclusivamente de pacientes com Coronavírus" - Afirmou o deputado.

O Hospital Dom Moura também deve atender parte desta demanda, com adequação de setores da unidade hospitalar.

Segundo Sivaldo Albino, o governo do estado tem dado respostas rápidas no enfrentamento à esta pandemia, com planejamento e monitoramento diário: "Estamos integrados para que tenhamos o menor impacto possível na vida dos pernambucanos. Com fé em Deus e muito trabalho." - Finaliza.

RUBER VAN DER LINDEN:

"Mas num porvir, que meu sentir anela, já que o progresso por aqui radica  talvez descreva Garanhuns mais bela. É que seus filhos amanhando a terra,  hão de fazê-la grande, forte e rica como os tesouros que seu solo encerra".

quinta-feira, 19 de março de 2020

CÂMARA DE SÃO BENTO DO UNA DEVOLVERÁ RECURSOS A PREFEITURA QUE SERÃO UTILIZADOS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Uma iniciativa inovadora de combate a Covid-19, o novo coronavírus, surgiu no Agreste do Estado. A prefeitura de São Bento do Una, em parceria com a câmara municipal de vereadores anunciou a devolução de recursos que não serão utilizados pelo legislativo municipal, a fim de reforçar a unidade de saúde do município com a compra de materiais de proteção individual para os profissionais de saúde, medicamentos e equipamentos para o hospital.

No período de pandemia, estão suspensas as sessões na câmara, os atendimentos internos e as viagens de servidores. Para a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a ação do município é um modelo que as prefeituras de todo o Estado podem seguir. Os municípios, mais do que nunca, vão precisar de recursos para garantir o atendimento à população.

PREFEITURA DE SERRA TALHADA - PE REALIZA PROCESSO SELETIVO

Ao todo são ofertadas 61 vagas imediatas, além de haver formação de cadastro de reserva em diversos cargos. Os profissionais contratados serão lotados na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Serra Talhada - PE.

Inscrições

As inscrições serão efetuadas de forma presencial, no auditório da Secretaria Municipal de Educação localizado na Praça Barão do Pajeú nº 1005, no centro Serra Talhada, até o dia 25 de março de 2020.

Click no link abaixo e saiba mais: 

POETA LAURO CYSNEIROS:

"Garanhuns! sempre altaneira tua paisagem seduz! O teu passado de glória é um marco na história  da terra de Santa Cruz! Desses morros singulares, desde o Sinai ao Magano, no cimo desses altares, fulge o sol meridiano enquanto a brisa nos ares decanta o clima serrano".

GOVERNO DE PERNAMBUCO ANUNCIA NOVAS MEDIDAS RESTRITIVAS DE COMBATE AO COVID-19

Com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado, que contabiliza atualmente 22 casos confirmados, o governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (19.03), um novo pacote de medidas restritivas. O novo decreto que entra em vigor a partir deste sábado (21.03) determina o fechamento dos shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia.

“Bares e restaurantes poderão continuar a funcionar, desde que apenas para a realização de entregas. Os parques e praias permanecerão abertos exclusivamente para corrida, caminhada e outras práticas esportivas”, destacou o governador.

Ainda durante o pronunciamento, o governador pediu para que a população ficasse em casa. "A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente, suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade", declarou.

Foto: Aluísio Moreira /SEI

ADAGRO SUSPENDE EMISSÃO DE GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL (GTA) PARA EVENTOS E FEIRAS DE ANIMAIS


A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) emitiu portaria suspendendo a emissão de GTA (guia de trânsito animal) para eventos agropecuários, inclusive feira de animais, por tempo indeterminado.

As medidas são emergenciais e tem o objetivo de diminuir a transmissão e contaminação do CODIV 19. É uma ação de prevenção que visa auxiliar na preservação da saúde de servidores, estagiários, terceirizados e público do setor regulado em geral, tendo em vista que em todos os escritórios da Adagro circula um grande número de pessoas e há servidores, colaboradores e público
em geral o que torna estes locais uma ponto de risco de contaminação. Esta medida vem atender ao decreto do governador que suspende eventos de qualquer natureza com público superior a 50 (cinquenta) pessoas.

O atendimento ao público também sofrerá alterações, acontecerá apenas no período da manhã, no horário de 08h as 12h. Recomenda-se que os produtores e servidores evitem contato físico por meio de cumprimentos e abraços, guardem uma distância mínima entre si de um metro e meio e sempre higienizem mãos conforme orientação da OMS.

Dentre as medidas também foram suspensos os prazos processuais por 14 dias corridos e as capacitações e viagens de servidores ao interior estão suspensas por 30 dias.

CONCURSO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - CE: EDITAL COM 100 VAGAS


A Assembleia Legislativa do Ceará (AL - CE) divulgou o edital nº 01/2020 referente ao seu concurso público que preencherá 100 vagas para profissionais de níveis médio e superior. O concurso Assembleia Legislativa - CE será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Cargos do concurso Assembleia Legislativa - CE

Quem possuir o ensino médio poderá concorrer à vaga de Técnico Legislativo.

Para nível superior, as vagas são para Analista Legislativo que serão distribuídas entre as seguintes áreas: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Consultoria Técnica Legislativa (qualquer curso de graduação), Controle Interno (qualquer curso de graduação), Design Gráfico, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Informática, Jornalismo, Língua Portuguesa - Gramática Normativa e Revisão Ortográfica, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

A jornada de trabalho para todos os cargos em disputa é de 30 horas semanais. O vencimento básico é de R$ 2.224,90 para o cargo de nível médio e de R$ 4.455,29 para os cargos de nível superior.

Inscreva-se no concurso Assembleia Legislativa - CE

As inscrições serão realizadas entre às 10 horas do dia 01 de abril e às 18 horas do dia 30 de abril de 2020, apenas via internet, através do site do Cebraspe

Cada candidato poderá se inscrever em apenas uma área / cargo.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 para Técnico Legislativo e de R$ 120,00 para Analista Legislativo.

quarta-feira, 18 de março de 2020

CONCURSO PREFEITURA DE IPOJUCA - PE COM 87 VAGAS

A Prefeitura de Ipojuca divulgou o edital de concurso público nº 001/2020 com a oferta de vagas para profissionais de nível médio em contratações efetivas e imediatas. Ao todo são 87 vagas imediatas no concurso Prefeitura de Ipojuca - PE, mais formação de cadastro reserva.

A seleção está sendo realizada sob responsabilidade técnica e operacional do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro - IDIB. 

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas pela internet, no site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro - IDIB, até às 23h:59 do dia 19 de abril de 2020.

O valor cobrado como taxa de inscrição é de R$ 90,00.

Click no link abaixo e saiba mais: 

MAURÍLO CAMPOS MATOS:

"Garanhuns minha menina eu te amo de verdade e empresto à tua neblina os meus olhos de saudade enquanto embalo meus sonhos iguais papagaios risonhos sobrevoando a cidade".

BISPO DE GARANHUNS DETERMINA NOVAS MEDIDAS PARA EVITAR CORONAVÍRUS NAS IGREJAS

Dom Paulo Jackson
Dom Paulo Jackson, bispo de Garanhuns se dirigiu mais uma vez aos fieis para repassar medidas de combate ao novo coronavírus. É a terceira vez que o chefe da Igreja Católica se dirige ao rebanho, desde que anunciou as primeiras restrições, motivado pelo avanço de casos da doença em Pernambuco.  Desta vez, Jackson suspendeu a realização de missas com a presença de público nas paróquias da diocese. Ainda segundo a decisão, a celebração será feita apenas com a presença do clero, sendo transmitida pelas rádios e redes sociais da Pascom e de cada paróquia.  Casamentos também foram alterados, sendo realizados apenas com a presença dos noivos e de testemunhas. 

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO ORIENTA PREFEITURAS E ORGANIZADORES A SUSPENDEREM A REALIZAÇÃO DE FEIRAS DE ANIMAIS


A Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA) enviou novo comunicado às prefeituras e organizadores de feiras de animais em 29 municípios pernambucanos recomendando a suspensão desses eventos. A orientação abrange os municípios de Águas Belas, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Buíque, Cachoeirinha, Capoeiras, Caruaru, Custódia, Dormentes, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Lagoa do Carro, Limoeiro, Manari, Ouricuri, Parnamirim, Saloá, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São João, Sertânia, Surubim, Tabira, Tupanatinga e Vitória de Santo Antão.

A medida leva em consideração a nova determinação do Governo de Pernambuco de suspender a realização de eventos com público superior a 50 pessoas e a suspensão, pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), da emissão das Guias de Trânsito Animal (GTAs), assim como das multas decorrentes do não porte das GTAs.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, esclarece que as medidas são necessárias em virtude da política de prevenção à pandemia mundial do Covid-19 adotada pelo Governo do Estado. “Pernambuco já teve, até a última terça-feira, 19 casos confirmados do novo Coronavírus, com o registro do primeiro caso de transmissão comunitária, o que motivou o governador Paulo Câmara a intensificar o rigor das medidas adotadas até agora”, explicou.

Foto: Edilson Júnior/SDA

PADRE CÍCERO:

"Rezem o rosário da Mãe de Deus, que é quem nos poderá livrar das calamidades que a maldade e a perversidade dos homens estão atraindo para a terra".

NOTA TÉCNICA DO MPPE ALERTA COMERCIANTES SOBRE PREÇOS ABUSIVOS DE PRODUTOS DE PROTEÇÃO AO CORONAVÍRUS

Em virtude das denúncias de aumento abusivo de preços de produtos voltados para a proteção contra a contaminação por Coronavírus (Covid-19), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por seu Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor) e seu Centro de Apoio às Promotorias Criminais (Caop Criminal), no uso de suas atribuições, emitiu uma nota técnica para orientar fornecedores, especialmente farmácias/drogarias, estabelecimentos de venda de artigos hospitalares, mercados e supermercados, a não aumentarem arbitrariamente os preços de álcool em gel, máscaras cirúrgicas, máscaras descartáveis elásticas, luvas, entre outros. Ou seja, os aumentos tidos como sem fundamento e oportunistas.

Caso os estabelecimentos já tenham elevado os preços, deve remarcá-los aos valores anteriores.

“Notícias veiculadas na imprensa indicam que fornecedores, especialmente farmácias/drogarias e estabelecimentos de venda de artigos hospitalares, aproveitando-se da disseminação da doença no Brasil, elevaram os preços de alguns de seus produtos, sobretudo álcool em gel, máscaras cirúrgicas, máscaras descartáveis elásticas e luvas a patamares exorbitantes”, afirmaram as promotoras de Justiça Liliane Rocha (coordenadora do Caop Consumidor) e Eliane Gaia (coordenadora do Caop Criminal) no texto da nota técnica.

O Procon estadual e os Procons municipais, assim como a Vigilância Sanitária Estadual e as Vigilâncias Sanitárias municipais, devem realizar levantamentos e atos fiscalizatórios para inibir a prática abusiva de preços.

Os órgãos fiscalizadores precisam também comunicar ao MPPE quaisquer violações identificadas como aumento arbitrário de preço.

A nota técnica lembra que são nulas de pleno direito as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que "estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade", bem como as que "permitam ao fornecedor, direta ou indiretamente, variação do preço de maneira unilateral” (art. 51, incisos IV e X, ambos do CDC).

“O aumento arbitrário de lucro e a imposição de preços excessivos são, independentemente de culpa, infrações à ordem econômica, previstas no art. 36 da Lei 12.529/11”, salientaram as duas coordenadoras de Caop.

Elas lembraram ainda que o aumento de preço sem justa causa caracteriza infração ao Código de Defesa do Consumidor, podendo o fornecedor incorrer, conforme o caso, nas mais diversas sanções administrativas, sem prejuízo das de natureza civil, penal e das definidas em normas específicas, como: multa; apreensão do produto; inutilização do produto; suspensão de fornecimento de produtos ou serviço; suspensão temporária de atividade; revogação de concessão ou permissão de uso; cassação de licença do estabelecimento ou de atividade; interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade; e intervenção administrativa.

“Provocar a alta de preços de mercadorias por operações fictícias ou qualquer outro artifício constitui crime contra a economia popular, nos termos do art. 3º, inciso VI, da Lei nº 1.521/51”, frisou a nota técnica.

POLO CARUARU TEM HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO REDUZIDO


Atendendo à recomendação da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), devido à pandemia do Coronavírus, o Polo Caruaru irá reduzir o horário de funcionamento. A partir desta sexta-feira (20), o Centro de Compras e Lazer irá funcionar das 10h às 17h. A situação será mantida até que os órgãos sanitários decretem o controle da transmissão.

COMUNICADO SENAC - SUSPENSÃO DE ATIVIDADES

Seguindo as recomendações de prevenção ao Covid-19, expedidas pelas autoridades e órgãos de saúde do estado e do Governo Federal, a direção regional do Senac PE informa que suspendeu, no dia 16 de março, as atividades acadêmicas das unidades do Recife, Paulista e Caruaru, incluindo os cursos da Faculdade Senac e das unidades móveis. A unidade de Garanhuns suspenderá as atividades a partir desta quarta (18/03). A medida preventiva é válida até o dia 31 de março. Os estágios supervisionados nos segmentos de saúde, gastronomia e demais áreas também serão suspensos.

Reiteramos que não haverá prejuízo para os alunos e que o cronograma e a reposição de aulas serão ajustados logo após este momento delicado.

AGA 90 ANOS - JOÃO CÂNDIDO DA SILVA

João Cândido da Silva
GARANHUNS - Em agosto de 1977, o conselho deliberativo da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), elegeu o empresário João Cândido da Silva, para exercer por dois anos o mandato de presidente do executivo do mais importante clube social do interior pernambucano. 

POSSE DA DIRETORIA - BIÊNIO 1977/1978

Excelente em todos aspectos, a Festa de Aniversário dos 47 anos da AGA, realizada pelo aristocrático clube da Avenida Rui Barbosa no sábado, 29/09/1977. O Maestro Duda com sua fenomenal orquestra, dentro do gênero de  Glenn Miller, realizou um "show" a parte e, não era para menos, pois era considerado o melhor conjunto na época em nosso Estado.

Antes, foi realizada a posse do comerciante João Cândido da Silva na presidência do alvinegro garanhuense, seguindo-se de um coquetel.

Ivo Tinô do Amaral
A diretoria agueana para o biênio de 1977/1978 ficou assim constituída: Presidente, João Cândido da Silva; vice-presidente, Ivaldo Oliveira; assessor da presidência, Orlando Euclides Wanderley, 1º secretário, Pedro Carlos Reinaux Maia; 2º secretário, Ivan Elias de Lima; 1º tesoureiro, Antônio Pereira da Silva e 2º tesoureiro, Pedro Carlos Reinaux Maia.

O departamento social ficou composto de José Pereira Sobral Filho, Antônio Alves de Lima, Manoel Sales de Santana, Abimael de Oliveira Santos, Tiago Vicente Ferreira, Joaquim Timóteo, Marcílio Reinaux Maia, José Airton Alves Machado e Júlio Mendes de Souza. O departamento jurídico ficou a cargo do bacharel Leopoldino Cardoso Filho, enquanto o departamento esportivo ficou com Valdemar Jacinto da Silva, José Luciano de Oliveira, Ruben de Barros Corrêa, Julio Barbosa, Filadelfo Correia de Melo e Martinho Damião da Silva.

Valdemar Jacinto da Silva ( Vavá Jacinto)
O departamento patrimonial ficou composto de  Inaldo Alves Siqueira, Valdemar José dos Santos, José Ferreira Maciel, Nivaldo Alexandre e Adolfo Cesário Marinho. Relações públicas; Aguinaldo de Barros e Silva, Lúcio Mário Pereira dos Santos, Rossini Moura, Elias Lopes de Lima Filho, Antônio Edson de Araújo Lima e Mauro Souza Lima.

O departamento médico-odontológico ficou sob a responsabilidade dos Drs. Fernando Firmo Pires, Ivaldo Rodrigues Dourado, Cláudio Montenegro Gurgel do Amaral, Paulo Gervais Veloso, Petrônio Fernandes e Marcos José de Oliveira.

O departamento de engenharia ficou com João Inocêncio Filho e de arquitetura com Marcílio Reinaux Maia; e o departamento feminino com Maria Carmelita Costa da Silva, Geni do Carmo Oliveira, Edjenalva Santana do Amaral, Dina Pereira, Maria do Carmo Cabral Lopes e Maria do Carmo Cavalcanti Silva. Conselho fiscal: Pedro da Silva Maia, Júlio Pires Ferreira e Valdomiro Negromonte.

LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO PARQUE AQUÁTICO

No domingo, 16 de outubro de 1977, foi realizada a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Parque Aquático da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA). 

Na oportunidade do lançamento da pedra fundamental, realizada pelo prefeito Ivo Tinô do Amaral e pelo presidente João Cândido, usaram da palavra o vice-presidente, Dr. Ivaldo de Oliveira, e, o Sr. Antônio Pereira - conselheiro. O presidente João Cândido disse no naquele momento  já ter adquirido 50% do material destinado à construção das obras e solicitou o  apoio de todos os associados para que a meta da atual diretoria fosse atingida; o prefeito Ivo Tinô do Amaral usando da palavra, como associado e conselheiro, disse da sua satisfação em saber que a família agueana estava mais uma vez unida para dar a Garanhuns mais um importante melhoramento, o que irá colocar a nossa cidade em ponto de destaque no setor social e esportivo do Estado, disse  que não mediria esforços para colaborar com a iniciativa, esperando que, quando das festas do Centenário de Garanhuns, a AGA já possa contar com importante melhoramento. Logo após esta solenidade foi servido aos presentes uma recepção, pela diretoria, contando com a animação de dois conjuntos regionais.

GOVERNO DE PERNAMBUCO ANUNCIA MEDIDAS RIGOROSAS DE COMBATE À COVID-19

Novo decreto proíbe eventos com mais de 50 pessoas e determina o fechamento do aeroporto de Fernando de Noronha, além de cinemas, teatros, museus, academias e similares

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta terça-feira (17.03), um novo pacote de medidas preventivas com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado, que contabiliza atualmente 19 casos confirmados. O novo decreto determina a suspensão de eventos com público superior a 50 pessoas, além da interrupção de operações de pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto de Fernando de Noronha, onde foi identificado um novo caso suspeito.

terça-feira, 17 de março de 2020

GRUPO DE SIVALDO ALBINO JÁ TEM 78 PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR


Mesmo sem ter confirmado oficialmente a sua candidatura à prefeitura de Garanhuns, Sivaldo Albino já tem um verdadeiro exército para uma campanha.

PSB, PSD e outros partidos aliados contabilizam até o momento 78 pré-candidatos a Câmara Municipal.

E são nomes com respaldo, que terão boa votação, devendo assegurar a esse grupo da oposição a eleição de até sete vereadores.

Por conta da pandemia do coronavírus, Sivaldo evitará reuniões com muitos participantes, como a que fez esta semana com os pré-candidatos proporcionais.

O ato para anunciar a candidatura do PSB, que estava sendo planejado, terá de ser repensado por conta da questão de saúde pública.

Grupo de Sivaldo é o que tem maior número de pré-candidatos proporcionais, com nomes conhecidos como Tonho de Belo, Betânia da Ação Social, Jhony Albino, Claudomira Andrade, Hélio Faustino, Carlos Tevano, Cláudio Taveira,  Luizinho Roldão (PSB), Matheus Martins, Roberto Pereira, Nilton Ayres e Roberval da Cohab II (PSD). Com informações do Blog do Roberto Almeida

IVO TINÔ DO AMARAL:

"Os três maiores prefeitos da história de Garanhuns, no Século XX, foram: Euclides Dourado, Celso Galvão e Amílcar da Mota Valença."

AGA 90 ANOS - LAÉRCIO PEIXOTO MELO

Laércio Peixoto de Melo, nasceu em Garanhuns, bairro do Magano, em 31 de agosto de 1938,  filho do sr. Olíbio Gomes e da Senhora Maria Peixoto Santos Rocha.

Laércio foi Cabo do Exército Brasileiro no 14º RI em Recife. Em Garanhuns prestou vestibular para Matemática. Foi professor e vice-diretor do Colégio Municipal Padre Agobar Valença, onde lecionava matemática para os cursos de técnico em contabilidade e magistério.

Foi diretor de recursos humanos na secretária de administração da prefeitura de Garanhuns, diretor das escolas Julião Capitó Filho, no Sítio Cruz e da Escola Manoel Correia Evangelista, no distrito de Iratama.

Por 16 anos foi presidente da Liga Desportiva de Garanhuns (LDG), técnico do futebol Amador e Profissional, sem nenhuma remuneração da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), sendo tetracampeão do Interior como técnico da AGA. 

Equipe da AGA Pentacampeã de Garanhuns em 1974 - Em pé: Laércio Peixoto (treinador), Geraldão, Pinhães, Ivan, Orlando, Zezé e Adeildo. Agachados: João, Nelson, Romildo, Vavá e Dezuito

Jogou no Cruzeiro e no Sete de Setembro. Treinou os clubes Correntina, Cruzeiro, Santa Cruz de Quipapá, AGA, Sete de Setembro e Seleção de Garanhuns. Foi Supervisor de Futebol do Sete de Setembro e da AGA. Foi  Hexa campeão pelo Sete de Setembro e pela AGA, tricampeão do interior com a AGA, campeão pernambucano da segunda divisão pelo Sete de Setembro em 1995 e campeão pernambucano pela AGA em 2000.

Laércio Peixoto de Melo prestou relevantes serviços ao futebol de Pernambuco. Um ser humano de inegável valor. Ajudou várias instituições de caridade. Homem simples de grande coração. Foi muito querido  no meio futebolístico pernambucano. 

JOSÉ INÁCIO RODRIGUES:

"Nasceste entre belas colinas, Ludicamente, vive a Cidade colossal Boa Vista,  Magano altaneiro! São José, o Majestoso Arraial, Onde Euclides e Pipe Dourado, Anteviram nossa aurora boreal. Cidade dos meus ancestrais.  Berço e casulo dos Mochileiros!  Garanhuns, mãe dos meus filhos, Terra dos Meus sonhos primeiros".

PAULO FREIRE PATRONO DA EDUCAÇÃO PERNAMBUCANA

O educador Paulo Freire recebeu o título de patrono da educação pernambucana nesta segunda-feira (16). A lei foi sancionada pelo governador Paulo Câmara. A homenagem foi aprovada no início deste mês pela Assembleia Legislativa do Estado, a partir de projeto apresentado pelo deputado Paulo Dutra.

O educador e também filósofo é criador de um dos mais eficazes métodos de alfabetização de adultos já concebido. Ele também é autor de várias obras importantes na área da Educação. Entre elas, destaca-se o livro Pedagogia do Oprimido, obra adotada por diversas instituições de ensino superior no Brasil e no exterior.

“Paulo Freire foi um dos maiores educadores do País e, além de muitas obras importantes, deixou como legado um eficaz método de alfabetização, adotado no Brasil e no exterior. Pernambuco lhe devia esta homenagem e, para nós, é uma honra sancionar esta Lei, preservando ainda mais sua memória”, afirmou Paulo Câmara.

Do Portal Folha PE

GOVERNO DE PERNAMBUCO DETERMINA A SUSPENSÃO DAS AULAS EM TODO O ESTADO

O governador Paulo Câmara anunciou, em entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, novas medidas sanitárias para diminuir o contágio do coronavírus, diante do aumento dos casos confirmados no Estado. Subiu para 18 o número de pessoas infectadas em Pernambuco pelo novo vírus em circulação. Por conta disso, o Governo decretou a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, já a partir da próxima quarta-feira (18), por tempo indeterminado.

Na entrevista, o governador detalhou o crescimento dos casos e as medidas adotadas: "Desses dez novos casos, três foram de transmissão local. Nós tínhamos apenas um desse modo, e passamos, portanto, para quatro. Os demais casos são de pessoas que estiveram em locais fora de Pernambuco e adquiriram o vírus naqueles locais, ou seja, importados. Na data de hoje, tivemos dois casos em Jaboatão dos Guararapes e um caso em Belo Jardim, de uma pessoa que tinha estado no exterior e contraiu o vírus lá, mas é residente naquele município do Agreste”, explicou Paulo Câmara.

O governador também informou as medidas tomadas em relação ao transporte público, segundo ele, após uma reunião com as concessionárias e permissionárias de ônibus e donos de empresas. “Foram acertadas medidas relativas à higienização dos coletivos ao final de cada viagem. Isso vai triplicar a higienização que hoje já é feita, e também vamos intensificar ações que já foram autorizadas, como a limpeza dos terminais e das estações, além de continuar e ampliar a campanha de conscientização junto aos usuários em relação ao transporte público", disse.

Paulo Câmara também sinalizou para um possível desfecho da situação do navio de cruzeiro Silver Shadow, que se encontra parado no Porto do Recife, em quarentena. “Tivemos diversas reuniões por telefone em relação ao cruzeiro, várias tratativas com o Ministério da Saúde e da Defesa. A nossa expectativa é de que amanhã (17) tenhamos uma solução para esse caso”, concluiu.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, apresentou os números da doença no Estado. Ao todo, foram 183 notificações, sendo 81 casos descartados, 81 em investigação e três prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado). Segundo André Longo, no acompanhamento dessa enfermidade aqui em Pernambuco, outras medidas poderão ser tomadas, de acordo com a avaliação do cenário, que é feita diariamente pelo Governo do Estado. "Queria enfatizar o reforço necessário e o cuidado com os idosos, além das pessoas que têm doenças crônicas, como cardiopatias ou problemas renais, que precisam guardar um maior isolamento, uma maior restrição no convívio social", advertiu o secretário. Somam 19 os casos notificados de pessoas acima de 60 anos de idade em Pernambuco.

Estiveram também presentes à entrevista, ajudando a esclarecer as novas medidas, o procurador-geral do Estado, Ernani Médici, e os secretários Marcelo Bruto (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Fred Amâncio (Educação) e José Neto (Casa Civil), bem como o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Foto: Heudes Regis/SEI

UMAS LINHAS PARA ZÉ CARDOSO

José Cardoso da Silva
GARANHUNS -  Baionetas escaladas. Tropéis de cavalaria. Sirenes histéricas. Tanques de guerra invadindo as ruas das capitais. Estudantes trucidados. Trabalhadores humilhados, espancados vergonhosamente desmoralizados. Aviões em voos rasantes. Matraquear de metralhadoras. As tropas esmagando quem lhe passasse à frente.

Ô, Zé Cardoso, esse cenário fez parte  do seu show, do seu, do meu, de quantos estivessem dispostos a lutar por dias melhores em favor de um povo abatido pelas desigualdades sociais.

Na rua, passeatas hipócritas patrocinadas pelo dólar americano. Mulheres bem vestidas expondo suas riquezas nos colares e brincos de ouro e de diamante! Um escárnio a um  povo que já vivia abaixo da linha de pobreza.

E foi logo desse movimento que nasceu uma revolução pífia. Foi no charco dessa indecência, que brotaram os dedo-duro, apontando, denunciando, se vingando de líderes que como você peitou de cara os potentados e foi então que Garanhuns começou a sentir a sua própria força.

O homem que calçou por tanto tempo as sandálias da humildade constituía-se numa ameaça à hegemonia política dos ricaços, ventrudos, obesos, ociosos, sanguessuga e opressores da liberdade.

Pois é Zé Cardoso. Os tempos não mudaram tanto em termos políticos neste País. A velha UDN está sendo exumada para  incitar um golpe, tomada de poder, em nome da moralidade. Falam em mar de lama, cujo mar de lama sempre foi o passaporte para tungar os cofres da nação.

Você se lembra de Lula, Zé Cardoso? Aquele metalúrgico de nariz empinado, raçudo, sem um dedo em uma de suas mãos, é o alvo desses safardanas que estão utilizando escandalosos meios escusos para tirá-lo do poder. Você sabe que estou falando de  Lula do Caetano, de Caetés, de Garanhuns.

Ele chegou à presidência do Brasil com a força do voto popular. Esses filhos do Demo, não querem a pobreza usufruindo melhor qualidade de vida; ter acesso às Faculdades e o direito explícito à cidadania.

À iminência de Lula ser reeleito está tirando o sono dessa súcia que não votou ainda a aprovação do Orçamento de 2006, e que conta com o apoio e a conivência de grande parte da nossa imprensa.

Enquanto eles, meu querido Zé Cardoso, se preocupam em eivar a imagem do nosso presidente, Lula dá lições de competência desenhando um novo rosto para o Brasil e uma nova geografia por onde estamos palmilhando os caminhos do desenvolvimento.

Nunca, meu caro Zé Cardoso, O Brasil se projetou tanto aos olhares do mundo quando agora.

E eles, os pudibundos, os letrados, passaram tanto tempo com as rédeas do nosso destino em suas mãos, e o que fizeram em nosso benefício? Deram de mão beijada as nossas riquezas; venderam a preço de banana as nossas reservas minerais.

Enquanto isso, Lula, com seu português bem nordestino, sem  os achaques do escorreitismo dos intelectuais, fala, e todos entendem, realiza e todos aplaudem. Menos os safardanas, os  doentes de inveja, que foram sobrepujados pela simplicidade de um governo extremamente voltado para o social.

Eu precisava tanto falar com você Zé Cardoso, porque há 14 anos não nos vemos, não dialogamos, não consultamos nossos ideais.

E porque há 14 anos não nos vemos, envio estas linhas para  você José Cardoso da Silva, o grande Zé Cardoso, Zé de pé no chão, que se inscreveu nos anais da política garanhuense como um dos mais audazes líderes de Pernambuco que fez da sua  bandeira, essa mesma bandeira que Lula defende, a bandeira da liberdade, a bandeira dos excluídos, a bandeira de um futuro promissor para o nosso povo carente.

Valeu, Zé Cardoso! Foram duas laudas somente, mas  alinhavamos neste diálogo imaginário, assuntos pertinentes ao nosso País, aos sonhos dos brasileiros que estão vislumbrando uma réstia de luz, no governo Lula, um Zé de pé no chão, que está deixando o mundo boquiaberto e perplexo com a sensatez das suas ações no  combate a maior mazela do mundo: A FOME.

*Rossini Azevedo Moura
Jornalista, cronista, radialista e historiador
Garanhuns, 28 de abril de 2006

DOM HELDER CÂMARA:

"Senhor meu Deus, uma das maneiras de agradecer-vos os dons estonteantes que nos destes é fazer convosco um pacto de alegria".

segunda-feira, 16 de março de 2020

PREFEITURA DE ABREU E LIMA - PE REALIZA PROCESSO SELETIVO PARA MÉDICOS

A Prefeitura de Abreu e Lima liberou edital nº 001/2020 de seu novo processo seletivo. Estão sendo oferecidas 19 vagas temporárias para os cargos de Médico em diversas especialidades, além de cadastro reserva.

Os candidatos classificados devem receber remuneração de até R$ 9.500,00 em jornadas de 20 ou 40 horas semanais. De acordo com o edital de abertura, o processo seletivo será realizado por meio de avaliação da experiência profissional e de títulos.

Cargos em disputa

Médico Generalista – Estratégia da Família (ESF): sete vagas imediatas, uma para candidato com deficiência (PcD) e 11 em cadastro reserva. Remuneração de R$ 9.500,00;

Médico Generalista – Equipe de Unidade Prisional: uma vaga imediata e duas em cadastro reserva. Remuneração de R$ 7.500,00;
Médico Psiquiatra Infantil: uma vaga imediata. Remuneração de R$ 5.000,00;

Médico Clínico Geral: uma vaga imediata. Remuneração de R$ 1.880,00;

Médico Psiquiatra – Ambulatório Especializado (AMENT): quatro vagas imediatas, uma para candidato com deficiência (PcD) e uma em cadastro reserva. Remuneração de R$ 5.000,00;

Médico Otorrinolaringologista: duas vagas imediatas, uma para candidato com deficiência (PcD) e uma em cadastro reserva. Remuneração de R$ 1.880,00.

Inscrições no seletivo da Prefeitura de Abreu e Lima - PE

Para se inscrever no processo seletivo, os interessados deverão comparecer à Secretaria Municipal de Saúde.

Click no link abaixo e saiba mais:  

SIVALDO ALBINO PARTICIPA DE REUNIÃO COM PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR


Será realizada na noite dessa segunda-feira, 16, no salão de eventos do restaurante Chez Pascal na avenida Rui Barbosa em Garanhuns, mais uma reunião dos pré-candidatos a vereador do grupo político do deputado estadual Sivaldo Albino (PSB). Estarão presentes representantes dos partidos PSB e PSD.

CAUSOS DO AUGUSTINHO - MIGUEL, O CAÇADOR

Augustinho
GARANHUNS - Seu Miguel, antigo morador do Engenho de Inhumas, era solteirão, não tinha parentes, morava só num quartinho pegado ao secador de café. Trabalhava no engenho, limpando cana, sempre na empreitada, ia a hora que queria e voltava para fazer o almoço depois, pegava a espingarda soca tempero e embrenhava-se pelas matas, sempre atrás de caça, matava jacus, jurutis, sabiás e outros pássaros que havia na região. Miguel vestia uma roupa velha de um tecido chamado farinha com pólvora, um chapéu de palha de maneira que ficava camuflado, arremedava os jurutis usando a boca e muitas vezes não podia atirar por que elas sentavam no cano da espingarda. 

Certa vez estava Miguel, perto de Taquari arremedando juruti, acocorado dentro duma moita, chamando o juruti com o seu canto saudoso, quando se aproxima outro caçador, ouve o canto e pensando ser  a ave, abaixa-se e fica olhando quando vê dentro da moita uma coisa se mexendo, pensando que era uma das gordas, arma a espingarda, faz pontaria e tebei, atira, quando ouve o grito, quer me matar seu filho da peste. Tratava-se do Miguel que tinha levado o tiro na cara, por sorte a espingarda era fraca, pois o chumbo só furou a pele. Miguel passou uns 3 dias no hospital, logo voltou pra caçar suas jurutis.

"Foi o povo que me empurrou, botou aquele foguinho, pois como todo nordestino comecei por debaixo da ponte." Luiz Gonzaga.


DECRETO MUNICIPAL DETERMINA SUSPENSÃO DE AULAS NA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE GARANHUNS

O Governo Municipal de Garanhuns vai publicar amanhã, terça-feira, 17, no Diário Oficial,  o Decreto n° 015/2020, que trata sobre as medidas preventivas temporárias que serão adotadas, em virtude do combate e prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19). 

Em virtude disso, uma reunião foi realizada hoje, no Gabinete do Prefeito, no Palácio Celso Galvão, com o objetivo de instalar um Comitê Municipal, para monitoramento e promoção de ações imediatas de combate ao coronavírus, levando em consideração que no município ainda não há caso confirmado ou suspeito da doença.

A íntegra do decreto sai amanhã, mas uma das medidas, além da suspensão das aulas na rede municipal de ensino, é a suspensão também na rede particular. A medida vale a partir dessa quarta, 18 de março e dura até o até o final do mês, podendo ser prorrogada, dependendo da evolução do quadro do coronavírus no estado e no país. Com informações do Blog VEC Garanhuns.

"Todo aquele que ensina é portador de luz para os que não sabem". Padre Cícero.


“NAS FEIRAS LIVRES, REVIVO EMOÇÕES”, DIZ GIVALDO


Nesses sábado e domingo (14 e 15), pela manhã, o pré-candidato a prefeito de Garanhuns, Givaldo Calado de Freitas, esteve em visita às feiras livres da CEAGA e COHAB I, a fim de conhecer melhor os seus problemas, e conversar com amigos e simpatizantes da sua pré-candidatura.

“As feiras de bairros da cidade têm crescido muito, no que pese a crise em que vivemos, que parece não acabar mais. Sou entusiasta das feiras livres. Nelas, encontramos tudo ou quase tudo de que precisamos para nossas famílias. Fui menino, contemplando uma feira, lá na Dantas Barreto, residência de meus pais. Ainda hoje, quando vou à uma feira, revivo as emoções que tinha quando menino.”