sábado, 4 de abril de 2020

VIAGEM FOTOGRÁFICA AO PASSADO DE GARANHUNS - DÉCADA DE 1960


Em pé, o Coronel Gabriel Duarte Ribeiro, 1º Comandante do 71 BI Motorizado. Sentados: Um oficial do exército, professor Uzzae Canuto, pastor Francisco Gueiros, c
ontador Manoel Teles Furtado, o ex-prefeito Amílcar da Mota Valença.

AGA 90 ANOS - EXPOSIÇÃO "COLEÇÃO DE OURO" DE VALTER VIEIRA DE ARAÚJO

Garanhuns, PE - Associação Garanhuense de Atletismo (AGA) - Março de 1981 - Valter Vieira de Araújo - Exposição "Coleção de Ouro - 10 Anos de Arte".
Imagem/Jornal O Monitor
Acervo/Memorial Ulisses V. de Barros Neto

SANTO PAPA


Estava, aqui, a pensar na minha alcova. Tenho brincado muito com amigos, quando digo que "se tivesse sido padre, quem sabe o mundo não teria, hoje, um Papa brasileiro?"

Claro que quando o dizia - nunca mais o disse - eu sorria, brincava... Afinal, quem sou? Nunca li a Bíblia por inteiro, nem o Código Direito Canônico pela metade, nem mesmo as Encíclicas Papais... Senão uma ou outra. Línguas? Três, quatro, cinco... Ora! Ora! Mal a “Última Flor do Lácio Inculta e Bela”. Portanto, nem padre teria sido. Imaginem... Mas, a eles, admirando e respeitando.

Brincadeira à margem. Bem à margem, sobretudo pelos sobressaltos da pandemia, que tem como algoz esse tal do coronavírus, fico a pensar nos Santos Padres. Ele, de hoje, Francisco. Eles, de ontem, Pio VI, Pio VII, Pio IX, Pio X, Pio XI... cada um, ao seu tempo, a enfrentar o mal contra o bem, desde Napoleão a Mussolini e Hitler, aquele expulsando a Igreja de Roma. Estes, com as Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Lá atrás, a luta fora do homem contra o homem. Hoje, a luta é do homem contra um “bichinho” invisível e inclemente, chamado coronavírus.

Mas, o Santo Padre Francisco está aí, com a Santa Igreja pra ajudar a salvar a humanidade. E vai salvar! Porque Deus assim o quer. Porque Deus quer que depois dessa agonia porque passamos, os homens de todo o planeta se tornem bem melhores de coração.

GIVALDO
Calado de Freitas

JOHNY ALBINO DEIXA A CIRETRAN GARANHUNS PARA CONCORRER AO CARGO DE VEREADOR

Johny Albino
Do Blog do Ronaldo Cesar

Foi publicada no Diário Oficial do Estado a exoneração do bacharel em direito Senivaldo Rodrigues Albino, conhecido por todos como Johny Albino, da V Ciretran, com sede em Garanhuns. O cargo será agora ocupado por Rafael Barbosa Peixoto Melo.

A saída de Johny Albino atende à legislação eleitoral que define o prazo de filiação e de desincompatibilização para concorrer às eleições de 2020 até esse sábado, dia 04 de abril, visto que o TSE não modificou o prazo.

Johny está filiado ao PSB, partido que deve eleger 5 vereadores. Em 2016 foi eleito, contudo não assumiu a cadeira no legislativo por decisão da justiça eleitoral, justamente por debate de desincompatibilização do cargo que tinha à época, na FUNASE.

"Agradeço a confiança do Governador Paulo Câmara, da direção do Detran/PE, do apoio dos funcionários e amigos, saio com a sensação do dever cumprido, muita coisa ainda tem por fazer, mas acredito que avançamos muito e que conseguimos melhorar o atendimento e a estrutura na CIRETRAN Garanhuns", observou Johny Albino.

EM ÁGUAS BELAS BARRAGEM DO IPANEMA CORRE RISCO DE ROMPIMENTO


sexta-feira, 3 de abril de 2020

ROSA WEBER MANTÉM PRAZO DE FILIAÇÕES PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Por Gazeta do Povo

O prazo limite de filiação para candidatos que vão concorrer nas eleições municipais em outubro permanece 4 de abril. O entendimento é da ministra do STF e presidente do TSE, Rosa Weber, que rejeitou nesta sexta-feira (3) o pedido apresentado pelo partido Progressistas (PP) para adiar por 30 dias o prazo de filiação, sob a justificativa da pandemia do novo coronavírus. A sigla ainda solicitou que o prazo de descompatibilização para quem ocupa funções públicas e pretende concorrer no pleito fosse ampliado por mais 30 dias.

ÓRGÃOS DE CONTROLE EMITEM RESOLUÇÃO PARA ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

Representantes de órgãos de controle como a Atricon, Abracom, Audicon, Instituto Rui Barbosa e o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas assinaram, no último dia 27, uma Resolução Conjunta que reúne um conjunto de medidas voltadas para o combate à Covid- 19. 

O documento, resultado de debates e sugestões dos presidentes dos TC’s, dispõe de diretrizes e recomendações quanto às mudanças que possam ser adotadas pelos tribunais, de modo uniforme e colaborativo com os demais poderes, para minimizar os efeitos interno e externos decorrentes da pandemia que abala o mundo. 

A resolução recomenda que Tribunais de Contas atuem de forma colaborativa, orientando e colocando-se à disposição dos órgãos públicos, com vistas à prevenção de excessos na administração que porventura possam ocorrer. 

Outra recomendação é no sentido de “evitar a implementação de ações de controle no setor de saúde, por se tratar de momento não recomendável à realização de auditorias de maior complexidade”. Ela também prevê o funcionamento dos tribunais por meio de canais eletrônicos.

A resolução diz ainda que os TCs orientem os gestores e órgãos públicos quanto à observância de parâmetros legais extraordinários para contratações temporárias de pessoal, e no que diz respeito à necessidade de ampliação da transparência dando condições para que também a sociedade possa acompanhar, nesse momento, a aplicação dos recursos públicos. 

Por fim, o documento indica a atenção especial para com eventuais propostas de mudanças legislativas que modifiquem a atuação dos tribunais.

A Resolução foi assinada pelos presidentes da ATRICON (conselheiro Fábio Nogueira do TCE-PB), ABRACOM (conselheiro Thiers Montebello do TCE-RJ), da AUDICON (Ministro Marcos Bemquerer), do CNPTC (conselheiro Joaquim de Castro do TCE-GO) e do IRB (conselheiro Ivan Bonilha do TCE-PR).

CORTES DE 50% NOS RECURSOS DO SESC E DO SENAC PREJUDICAM EMPRESAS, TRABALHADORES E POPULAÇÃO EM PLENA CRISE DA COVID-19

O Governo Federal não aceitou o pacote de medidas no valor de R$ 1 bilhão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), administradora de um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, o Sistema CNC-Sesc-Senac, para o combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), no Brasil. Ao contrário, publicou a Medida Provisória Nº 932/20, no último dia 31/3, que institui cortes de 50% nas contribuições das empresas para o Sistema S por um período de 3 meses.

A decisão do Governo gera um profundo impacto na atuação das duas instituições em Pernambuco. O Sesc e o Senac deixarão de realizar mais de 3,1 milhões de atendimentos ao público e inscrições em cursos e serviços no estado. Com a redução do orçamento dos S, será necessário fechar unidades, podendo chegar a até 29 equipamentos do Sesc e do Senac no território pernambucano.

Em todo o País, conforme alertou já na semana passada a CNC, será preciso fechar 265 unidades do Sesc e Senac com a diminuição dos recursos, além de reduzir mais de 36 milhões de atendimentos, no Brasil. A redução dos atendimentos do Sesc e do Senac vai ocorrer em municípios que, em muitos casos, necessitam da infraestrutura dessas instituições para atendimento básico à população.

“A sociedade será a maior prejudicada, diante do atual contexto do País e do risco da perda, em alguns meses, de grande parte do que foi construído em sete décadas e meia de prestação de serviços de educação e bem-estar ao povo brasileiro”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto. Com o fechamento temporário das empresas do comércio na maioria dos estados brasileiros, é provável que o número de demissões aumente, o que representa uma redução ainda maior das verbas que serão destinadas ao Sesc e ao Senac.

O discurso de corte de gastos, no entanto, é contraditório, já que o Governo Federal não apresentou proposta alguma na contenção de impostos. “A diminuição e a isenção de tributos seria uma medida efetiva na proteção do comércio, principalmente em relação às micro e pequenas empresas”, informa Peixoto. A redução da contribuição para os empresários tem um efeito mínimo, já que a conservação desses serviços protegeria ao mesmo tempo a saúde da população e dos seus trabalhadores.

Para evitar o fechamento das unidades e a redução dos atendimentos, a CNC havia enviado, na semana passada, ao presidente da República Jair Bolsonaro, aos ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e aos presidentes da Câmara Rodrigo Maia e do Senado David Alcolumbre um plano de ações do Sesc e Senac, no valor de R$ 1 bilhão, para conscientização, combate ao novo Coronavírus (Covid-19) e prestação de serviços à sociedade nos próximos três meses.

IMPACTO - 50% de corte na arrecadação compulsória em 3 meses em Pernambuco

Números gerais em PE - Menos 3.126.611 atendimentos, vagas e inscrições nos serviços oferecidos por Sesc e Senac

Números gerais no Brasil - Menos 36.409.873 atendimentos, vagas e inscrições nos serviços oferecidos.

VIAGEM FOTOGRÁFICA AO PASSADO DE GARANHUNS


Foto registra os radialistas Maurício Acioly e Ivo de Souza, (ambos ex-gerentes da antiga Rádio Difusora de Garanhuns) o comerciante Sinval Peixoto Gama, proprietário da antiga Casa Branca, loja que funcionou em Garanhuns entre as décadas de 60 e 70 na Avenida Santo Antônio.

CREF12/PE ALERTA: "EXERCÍCIO FÍSICO PRESCRITO POR LEIGOS OU INFLUENCIADORES FITNESS SEM REGISTRO É CRIME"


O fechamento de academias e o isolamento das pessoas para evitar a transmissão do novo coronavírus, tem feito muita gente buscar treinos e aulas para fazer em casa. Aplicativos, vídeos, blogs e sites pipocam na internet, com dicas de treinos, aulas completas e exercícios físicos do básico ao avançado. O Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), alerta: “Um dos princípios mais importantes de um treinamento equilibrado é a individualidade biológica de cada pessoa. A sociedade precisa ficar atenta. Não sou contra os bons aplicativos ou treinos online, mas eles devem apenas auxiliar e não substituir o Profissional de Educação Física.”

A recomendação é ficar em casa, mas é importante se movimentar. O Prof. Lúcio Beltrão, profissional de educação física, explica que os benefícios dos exercícios físicos orientados são inúmeros, inclusive especificamente voltados para a questão imunológica. “Internet não é terra sem lei. Estamos monitorando e recebendo inúmeras denúncias de pessoas que dão dicas ou aulas sem ter registro no CREF. Vamos representar criminalmente contra todos. Ministério Público, Procon, Delegacia de Polícia e Poder Judiciário serão acionados para defender a sociedade.

Segundo o Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), o Profissional de Educação Física, além de ser reconhecido como professor na área da Educação, também é reconhecido no Brasil como Profissional de Saúde e as prescrições de atividades físicas e dos desportos devem obrigatoriamente ser ministradas, orientadas e ensinadas exclusivamente por Profissionais de Educação Física devidamente inscritos e regulares junto ao Sistema CONFEF/CREF’s, nos termos da Lei Federal 9.696/98 e do entendimento jurisprudencial (inclusive do Superior Tribunal de Justiça) já firmado nesse sentido.

Como ocorre em qualquer área de intervenção profissional regulamentada, somente o registro profissional no Conselho Profissional correspondente garante o exercício de determinada profissão, devendo ser observada a legislação específica como bem delimitado no art. 5º, inciso XIII da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88).

Portanto,  nenhuma especialização, seja lato sensu ou mesmo stricto sensu, seja em qual área da saúde ou de intervenção profissional diversa da Educação Física, garante o exercício de atividades prerrogativas do Profissional de Educação Física e exclusiva daqueles regulares junto ao Sistema CONFEF/CREF’s.

“Médico, nutricionista, engenheiro, fisioterapeuta, estagiário, coach, blogueiro, artista, fisiculturista, estudante universitário, atleta, pedagogo, influenciador digital, advogado ou qualquer outro profissional não pode orientar, dar dicas ou prescrever exercício físico. Apenas o Profissional de Educação Física tem essa prerrogativa. Qualquer outro que faça algo dessa natureza responderá criminalmente por exercício ilegal da profissão” afirmou o advogado e presidente do CREF de Pernambuco, Prof. Lúcio Beltrão.  

PITAQUEAR? SÓ À DISTÂNCIA.


Acabo de receber uma ligação de um amigo. “Givaldo, tá demais. Quando esse isolamento vai acabar? Não aguento mais!”. Como esse, outros na mesma linha, todo dia, o dia todo, desde domingo (22). De minha parte, pra todos, digo, repetindo: calma, paciência... tudo passa. E essa pandemia vai passar.

Digo a mim mesmo que esse “vai passar” é futuro. Será que estou certo em dizê-lo? “Vai passar? Está passando?” Será que não seria melhor dizer, “a pandemia já passa, a pandemia passou. Ou seja: a pandemia passa, cessa. Ou seja: a pandemia passou, a pandemia é passado?”

De repente, notícias dos EUA nos dão conta de que o novo epicentro do coronavírus chega por lá, em situação ainda mais grave do que teria sido na China e na Itália.

Como assuntam esses noticiários! Se de um lado é bom porque nos põem a par de tudo. De outro é assustador. E, em tempos de pandemia, haja coração.

Penso: nada temos que fazer além de cumprir as orientações da OMS, e pedir a Deus o estanque desse estado pandêmico.

Enfim, amigo, “enquanto ela passa, abracemos nossos ‘hobbies’ - ler, ouvir, assistir, escrever... ou... cada um... Não têm outros, amigo. Nem ‘pitaquear’. A menos, à distância.”

GIVALDO
Calado de Freitas

quinta-feira, 2 de abril de 2020

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DE PERNAMBUCO AMPLIA CONTEÚDO SOBRE NOVO CORONAVÍRUS


O Portal da Transparência do Governo do Estado ampliou o acervo de documentos sobre o combate ao novo coronavírus em Pernambuco. Além dos normativos do Poder Executivo, já podem ser consultados os links para as páginas criadas pelas secretarias de Saúde (SES) e de Planejamento e Gestão (Seplag), assim como da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com dados sobre a evolução da Covid-19 no Estado e no mundo, atualizações epidemiológicas e orientações sobre as contratações e compras emergenciais relacionadas à pandemia. 

Dentro das metas de ampliação conteúdo disponibilizado pelo Portal - desenvolvido e mantido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) - está a criação de um ambiente específico para os dados de contratações e compras emergenciais realizadas pelos hospitais dos Servidores (HSE), Militar de Área do Recife (HMAR) e Universitário Osvaldo Cruz (Huoc), além do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape). 

“Estamos atuando para garantir o que determina a Lei Complementar número 425, que regulamenta as contratações e a execução de obras no âmbito do Poder Executivo Estadual nesse momento de pandemia. É um direito da sociedade saber como o estado vem trabalhando e, a partir do momento que divulgamos todas essas informações, mostramos a integridade e ética da administração pública pernambucana”, ressaltou a secretária da SCGE, Érika Lacet.

De acordo com a secretária, o Portal da Transparência é “um instrumento em favor da sociedade, da verdade, da seriedade e da melhoria das práticas públicas” e “levar informações corretas e precisas para cidadãos, gestores e prestadores de serviços à administração pública é uma das diretrizes do Governo Paulo Câmara, que busca permanentemente aperfeiçoar e reforçar o diálogo entre a administração e as pessoas, reforçando a gestão participativa e transformadora”.

SERVIÇO:
Portal da Transparência PE

PDT PASSA A INTEGRAR FRENTE POPULAR DE GARANHUNS

Deputado Sivaldo Albino

Chegamos em abril e o TSE não alterou o prazo final de filiação pra quem quer disputar a eleição deste ano (04/04), pois há expectativas que a mesma ocorra ainda em 2020, afinal de contas, a campanha só começa no meio de agosto. Por isto, as movimentações político-partidárias não param.

Neste contexto, o grupo do deputado Sivaldo Albino (PSB) continua mostrando força e ampliando os quadros. Agora conseguiu atrair pra sua base de apoio o PDT, partido de Leonel Brizola e de grandes lideranças no estado de Pernambuco, a exemplo do deputado federal Wolney Queiroz e do deputado estadual José Queiroz, colega de ALEPE de Sivaldo Albino.

O PDT em Garanhuns será presidido pelo advogado Paulo Couto (ex-MDB e ex-presidente da OAB/Garanhuns) e terá como seu vice o professor Cesar Brasil. Assim como o PSD e PSB, o PDT também contará com todos os 26 candidatos a vereador e vereadora. Os partidos integrantes da Frente Popular de Garanhuns contarão na eleição com um total de 78 candidatos à Câmara Municipal, sendo 53 homens e 25 mulheres.

A expectativa do grupo era que Sivaldo fizesse o anúncio de sua candidatura com a presença do governador, deputados estaduais, federais e secretários, na última sexta-feira (27/03), mas diante da pandemia isso não ocorreu. Com a proibição de eventos que reúnam muitas pessoas, o lançamento oficial ficou praticamente impossível neste momento.

Contudo, segundo informações de pessoas próximas a Sivaldo, que liderou todas as pesquisas realizadas até dezembro (quando podiam ser divulgadas), e que mostrava a menor rejeição, o deputado deve aceitar a convocação do partido e de grande parte da população, e no momento oportuno, anunciar a sua candidatura a prefeito de Garanhuns.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

SERRA TALHADA - VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA AÇÃO DE DESINFECÇÃO NA FEIRA LIVRE, RODOVIÁRIA E UBS

A Prefeitura de Serra Talhada intensificou o trabalho de prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19) e outras doenças, realizando um trabalho de desinfecção na Feira Livre do município, inundada pela enchente da última quarta-feira, (25). A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária do município.

“É uma ação muito importante, sobretudo neste momento pós-enchente, que alagou toda essa área da Feira Livre. Os feirantes e lojistas precisam desse espaço limpo e desinfetado para poder trabalhar, por isso estivemos aqui nos últimos dias ajudando na limpeza, conversando com todos e tomando providencias no tocante a importância deles conseguirem crédito financeiro, para se recuperarem dos prejuízos”, disse a Secretária de Saúde, Márcia Conrado.

Aron Lourenço, secretário-executivo de saúde, afirmou que “a ação visa eliminar qualquer tipo de agente etiológico que tenha na área, para deixar o ambiente mais saudável para o trânsito e circulação de pessoas e dos alimentos comercializados na feira”.

Além da Feira Livre, os agentes da Vigilância Sanitária do município estiveram no Terminal Rodoviário de Passageiros da cidade e nas Unidades de Saúde da Família (USFs). “Esse trabalho também é importante tanto na Rodoviária quanto nas unidades de saúde, porque são locais onde circula muita gente, e nas unidades a movimentação aumentou bastante nesse período de vacinação contra a gripe”, avaliou Márcia Conrado.

RELENDO


Hoje, acordei, e me perguntei: que vou fazer? De repente, a lembrança de um amigo irmão que sempre me diz: “a pior coisa que me aconteceria na vida não seria essa degenerativa doença que me recuso dizer seu nome. Aquela que nos tira da realidade do mundo. Que nos faz esquecer até dos nomes de nossos pais, irmãos, filhos, netos... a pior coisa que nos pode ocorrer é perguntarmos a nós mesmos ao acordar: que vou fazer, hoje?”

Claro que não vou chegar ao extremo desse meu amigo irmão. Não sou de pensar assim. Para mim, tudo vem dos planos de Deus. E, eu, servil a Ele, e com muita fé, a aceitar, tendo feito, e fazendo, todavia, sempre o “dever da casa”.

Mas, hoje, acordei, e me fiz a pergunta: que vou fazer de meu dia? “Givaldo, veja as notas de tantos virtuais, amigos mesmo, ou simpatizantes, às suas linhas desses dias de seu recolhimento, exílio... por conta da pandemia”, disse a mim mesmo. E lá fui eu, ainda na cama, a essas horas, parecendo estar na corte de algum rei, depois de uma noite inteira de orgias ou, nos dias atuais, à espera de minha hora para cumprir as tarefas diárias.

Confesso que me impressionou o número de curtidas, comentários e compartilhamentos às minhas linhas desses dias. A todos, só tenho a agradecer tanta bondade. A todos só tenho que perguntar: mas vocês perderam tanto tempo com minhas...

Um, dentre tantos comentários, quero destacar, no que pese me honrar com todos.

“Sou seu admirador. Certa vez uma pessoa, que hoje infelizmente não está mais entre nós, me disse ter recebido uma visita sua, em seu estabelecimento comercial, aqui em Garanhuns, e me disse que havia ficado surpreso com seu alto grau de sabedoria. Mas, aqui, na Terra nem sempre somos encarados como o melhor e, sim como uma ameaça a quem se acha mais fraco. Parabéns, pelo seu texto.”

De repente, uma notícia me chega:

"ACABOU DE SAIR! STF AUTORIZA MANIFESTAÇÃO PÚBLICA

O STF já decidiu, através do voto vencedor do Ministro Celso de Mello, que o direito de manifestação só pode ser restrito nos casos de decretação, pelo Presidente da República e aprovação no Congresso Nacional, do estado de defesa ou de sítio.

Portanto, nem prefeitos, nem governadores, muito menos promotores de justiça podem proibir carreatas.

FAÇA CARREATA NA SUA CIDADE!!! PRESSÃO NESSES PREFEITOS!!!

MANDE ESSES PREFEITOS, GOVERNADORES, MP PARA PQP! DITADURA AQUI! NÃO!!! CANALHAS!!!"

Não! Não vou nessa. O assunto não é jurídico. Muito menos político. O assunto é saúde. Saúde pública de bilhões do planeta terra.

Vou continuar em casa. Para o bem da minha saúde. Para o bem da saúde de todos. E ouvindo a OMS.

Que silencie o STF. Que silencie a presidência da república. E estamos conversados.

GIVALDO
Calado de Freitas

IPA INVESTE R$ 7.224.307,88 PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS


O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) investiu R$ 7.224.307,88 na aquisição de 2.802,905 quilos de alimentos, adquiridos de 4184 agricultores familiares, que foram entregues a 720 instituições beneficentes cadastradas, dentro das ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra Simultânea. A movimentação foi efetuada de março de 2019 até 15 de março deste ano.

A previsão é investir mais R$ 1.775.693,46, até maio, totalizando R$ 9.000.001,34. “Em função das medidas protetivas recomendadas pelas autoridades em saúde pública e determinadas pelo Estado, as ações do PAA foram priorizadas, de forma a manter e ampliar o fornecimento de alimentos nas entidades cadastradas, especialmente as socioassistenciais de longa permanência”, destaca o diretor de Extensão Rural, Reginaldo Alves. As atividades estão previstas no Termo de Cooperação Técnica, assinado pelo IPA e o Ministério da Cidadania.

Presente em 185 municípios pernambucanos, o IPA tem papel fundamental na execução do PAA. “Por meio da prestação dos serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) é promovida a qualificação dos agricultores, o mapeamento da produção local, além do planejamento da aquisição e doação da produção”, reforçou o diretor.

A força da ação pode ser comprovada pelos resultados registrados no período compreendido entre 2015 e junho de 2018. Foram aplicados mais de R$ 30,5 milhões para aquisição de doação de R$ 9,2 milhões quilos de alimentos, adquiridos de 4,7 mil agricultores de base familiar, elevando em 25% os ganhos na comercialização.

Os produtos foram doados a mais de 600 entidades socioassistenciais, que forneceram refeições a cerca de 168 mil pessoas, em situação de insegurança alimentar e nutricional, em 120 municípios pernambucanos, em todas as regiões.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio do art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003. A finalidade é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

GARANHUNS - INAUGURAÇÃO DA FLORICULTURA FLORES DE ABRIL (21/04/1978)

CONCURSO PREFEITURA DE SALGUEIRO - PE TEM INSCRIÇÕES PRORROGADAS E PROVAS ADIADAS


Foi publicado mais um edital do concurso Salgueiro - PE. Desta vez, é o edital de n° 001/2020 da Prefeitura Municipal  que traz 802 vagas, sendo: 72 imediatas e 730 para formação de cadastro reserva em cargos de níveis médio, técnico e superior. Um Aditivo alterou datas das provas e das inscrições.

A execução do concurso será da responsabilidade técnica e operacional do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro - IDIB. Aos candidatos com deficiência serão reservadas 5% das vagas ofertadas.

Os vencimentos podem chegar até R$ 10.513,77, em jornadas trabalhistas de 40 horas semanais e/ou de 150 horas aula.

Aditivo publicado

O aditivo n° 04/2020 foi publicado prorrogando o prazo das inscrições e adiando as provas. Nada mais foi alterado. As datas da matéria estão atualizadas. No site da organização, é possível ler o documento na íntegra.

Cargos do Concurso Salgueiro - PE

As chances são para os cargos de Médico, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Saúde Bucal.

Sobre as Inscrições

As inscrições serão efetuadas pela internet, no site do IDIB, até às 23h59 do dia 05 abril de 2020. As taxas variam de R$ 75,00 a R$ 130,00 de acordo com o cargo escolhido.

terça-feira, 31 de março de 2020

Joselita Maria da Silva:

"Garanhuns, na Beleza de Tuas Flores, Rejuvenesce o Teu Centenário." (4/02/1979).

PGJ RECOMENDA A PROMOTORES DE JUSTIÇA A ADOÇÃO DE MEDIDAS PARA CUMPRIMENTO DAS NORMAS SANITÁRIAS E DE SEGURANÇA NAS FEIRAS LIVRES

A atuação das feiras livres nos municípios está permitida pelo Governo do Estado, autoridade sanitária de Pernambuco, conforme o Decreto nº 48.832/2020, mas a atual de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus demanda a adoção urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Para isso, o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu de Barros, expediu a Recomendação PGJ nº 019/2020, a fim de que os promotores de Justiça adotem todas as medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis, visando o cumprimento das normas sanitárias e de segurança para atuação das feiras livres nos municípios.

Conforme a recomendação, as Promotorias de Justiça nos municípios deve recomendar que os prefeitos adotem providências para disciplinar as feiras livres  de forma a assegurar as medidas higiênicas necessárias à prevenção da Covid-19, disponibilizando em cada banca da feira, álcool gel 70%, para a higienização das mãos dos vendedores e consumidores; adotando providências para que os vendedores e consumidores mantenha a distância mínima de segurança de 1,5 metro; e assegurando que todos os feirantes utilizem equipamentos de proteção individual.

Ainda deve ser recomendado aos gestores municipais que se providencie os utensílios necessários ao exercício das atividades sejam devidamente higienizados, bem como a higienização contínua das maquinetas de cartões de crédito, com álcool gel 70% e, por fim, assegurar que todas as bancas sejam continuamente higienizadas.

A Recomendação nº019/2020 também foi expedida à Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), para que possa informar a todos os prefeitos do Estado de Pernambuco; ao secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, a fim de que adote as providências que lhe couberam no âmbito da sua atribuição; aos prefeitos e aos secretários de Saúde e de Controle Urbano dos municípios para cumprimento; e aos Procons e Vigilâncias Municipais, para que fiscalizem o cumprimento das medidas recomendadas.

O documento foi distribuído pelas listas de transmissão institucionais.

CAETÉS:

Em Caetés, o palanque do prefeito Armando Duarte (PSB) está se desmontando numa grande reviravolta do cenário local. Só na semana passada, perdeu o secretário de agricultura, um vereador, uma ex-vereadora de forte popularidade na zona rural e outras lideranças. Já havia perdido o vice-prefeito também. A oposição que estava sem rumo no município agora já está na bolsa de apostas da cidade.

PERNAMBUCO AMPLIA EM 180% CAPACIDADE DE TESTAGEM PARA DETECTAR COVID-19

Em parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/PE), Pernambuco irá aumentar em 180% a sua capacidade de testagem para detecção da Covid-19. O anúncio foi feito nesta terça-feira (31) pelo Governo do Estado.

Os testes serão usados nas redes pública e privada de saúde. Serão 2.170 exames realizados por semana, a depender do envio dos kits pelo Ministério da Saúde (MS). Atualmente, o Estado faz 770. “A partir dessa cooperação a gente vai poder triplicar o público que está testando”, ressaltou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque.

Os testes serão os mesmos já realizados atualmente pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), por meio da técnica RT-PCR, indicada para pacientes no início dos sintomas (até sete dias) e que analisa a presença do vírus ou parte dele na amostra coletada. Os kits de testagem, nesta parceria, serão os encaminhados pelo Ministério da Saúde, que anunciou a ampliação do envio dos kits.

Nesta semana, a empresa Genômika, especializada em testes genéticos e imunológicos, passa também a compor os esforços do Estado para ampliar a realização de exames pela técnica RT-PCR. Por dia, o laboratório privado vai processar 300 exames.

VIAGEM FOTOGRÁFICA AO PASSADO DE GARANHUNS - ANO DE 1978


Academia de Letras de Garanhuns - Prefeito Ivo Amaral entregando Diploma e Medalha ao Mérito ao Embaixador do Kuwait, Jasin Bourisly.

CASOS E FATOS DO PASSADO:

Na primeira vez que veio a Garanhuns, em novembro de 2001, o humorista (prefere ser chamado de menestrel) Juca Chaves passou por um vexame. Apenas 14 pessoas compraram ingresso para assistir seu show "O Iluminado" na cidade e a luz definitivamente apagou. A apresentação teve de ser cancelada e "Juquinha", que sempre pede para o público ajudá-lo a comer caviar, ficou a pão e água.


PAULO CÂMARA DÁ CONTINUIDADE AO CICLO DE REUNIÕES COM REPRESENTANTES DO SETOR PROTUTIVO

Por meio de videoconferência, governador ouviu pleitos das entidades e debateu ações conjuntas para reduzir impactos da doença na economia do Estado 

Dando continuidade ao diálogo com o setor produtivo do Estado, o governador Paulo Câmara promoveu, nesta segunda-feira (30.03), um encontro por videoconferência com representantes de entidades empresariais, para discutir o panorama atual da Covid-19 e os próximos passos a serem dados no sentido de minimizar seus impactos na economia. A iniciativa faz parte do Comitê de Articulação Estratégica de Enfrentamento ao Coronavírus, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

O secretário Bruno Schwambach, titular da pasta, destacou que o Governo de Pernambuco está buscando alternativas para manter a atividade econômica e os empregos, mas sempre levando em consideração as recomendações para evitar um maior número de contaminações. “É o momento de atualizar o setor sobre tudo o que está sendo feito e pensar em soluções conjuntas. Queremos ouvir sobre as ações que eles estão tomando e sugestões para eventuais flexibilizações e ações que podemos vir a executar”, explicou.

Entre os pleitos apresentados pelos empresários, o principal diz respeito à flexibilização tributária, além de meios para mitigar os efeitos negativos da doença sobre o setor. O governador informou aos participantes que o assunto será discutido na próxima sexta-feira (03/04) em âmbito nacional, durante a reunião do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda (Consefaz). O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, também participou da reunião. 

Imagem: Hélia Scheppa/SEI

FUNDAÇÃO DO CLUBE DE DIRETORES LOJISTAS DE GARANHUNS (1978)

A instalação do Clube de Diretores Lojistas de Garanhuns, aconteceu no sábado 20 de maio de 1978, tendo como palco o requintado refeitório do Hotel Tavares Correia.

Coube ao comerciante Sr. Galvão Cavalcanti, Presidente da Federação Lojista de Pernambuco, o comando dos trabalhos que foi iniciado com uma bonita Invocação à Deus proferida pela Sra. Ivonete Gomes.

O ponto da reunião foi a eleição, por aclamação da diretoria provisória, empossada na ocasião, a qual ficou  assim constituída: presidente, Ivan de Oliveira Gomes (Malharia G. Araújo); vice-presidente, Mário Barbosa Filho (Pérola Joias); 1º secretário, Aguinaldo de Barros e Silva; 2º secretário, Pedro Vieira Brandão (Sapataria Moderna); 1º tesoureiro, José Pedro da Silva (Casas GG);  2º tesoureiro, Newton Ramos (Vidraria Conceição); relações públicas, Luciano Zacarias (Supermercado Dular) e diretor social Luiz Firmino de Silva (Casas Pernambucanas).

Além dos diretores empossados, são sócios fundadores do CDL/Garanhuns os seguintes comerciantes: Severiano Moraes (S. Moraes & Irmão Com. Ind. S/A), Vilberto Lira (Joia Magazine), João Anselmo (Sapataria Império), Expedito Vieira Lima (Sapataria Nova Fátima), Adalberto Freire Vilela (Casas Fernandes Costa), Jáber Adelino de Oliveira (Casas José Araújo), Ivo Teixeira Vilela (Suíça Pernambucana), José Maria Lima (Bom Mercadinho), Antônio Alves de Lima (Alves de Lima Com. & Ind. Ltda.) e Manuel Gouveia (Livraria Escolar).

O ato foi prestigiado pelas mais altas e expressivas figuras do nosso mundo social, destacando-se: prefeito Ivo (Edjenalva) Tinô do Amaral, ten. cel. Luiz (Santusa) Augusto da Silva Tavares, jornalista Rossini (Maria) Moura, Ruberval Santiago, presidente do CDL/Caruaru (Clube Padrinho, radialista Lúcio Mário, Eber (Maria José) Cerqueira Frias, Francisco (Mariinha) Souza Garrilho, Valdir Caloete Eudes Pires, sargento Batista e sua esposa Nisa, delegação de lojistas de Caruaru, entre outros convidados.

São José do Egito - Prefeito reduz salários do executivo em 20% para reativar sopão

O Prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, assinou o decreto 010/2020, que  reduz em 20% os salários do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários a partir do mês de abril.

Com a economia, o gestor reativou o sopão comunitário no município, para garantir comida às famílias mais carentes do município. “Foram cortadas todas as verbas estaduais e federais para este programa, reativando o mesmo exclusivamente com verbas municipais”, alega.

Valadares justifica a medida por conta da pandemia do Novo Coronavírus e o impacto econômico principalmente dos mais carentes no município.

“A situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Município”.

Considera ainda as medidas adotadas pelo Governo do Estado de Pernambuco por meio do Decreto n.º 48.809/2020, de 14 de Março de 2020.

“A Secretaria de Trabalho e Ação Social irá organizar a distribuição da alimentação de forma que atendam às famílias necessitadas e as determinações do Governo Estadual referentes às questões do isolamento social e demais medidas necessárias para cumprir as determinações das autoridades sanitárias”, conclui o decreto.

MARCO AURÉLIO ENCAMINHA PEDIDO DE AFASTAMENTO DE BOLSONARO

Revista Forum

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ontem um pedido de afastamento de Jair Bolsonaro à procuradoria-geral da República.

Marco Aurélio é o relator da notícia-crime protocolada na semana passada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que acusa Bolsonaro dos crimes de omissão e difusão do coronavírus.

O documento lista uma série de episódios em que o presidente minimizou o surto da Covid-19 – detalhando uma série de adjetivações usadas pelo ex-capitão – e aponta que ele “incentivou ostensivamente o descumprimento das medidas de isolamento recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo próprio poder executivo”.

Caso a PGR aceite a notícia-crime, a Câmara será consultada para autorizar ou não o seguimento da Ação Penal e, em caso positivo, Bolsonaro será afastado por 180 dias. Em caso de crime transitado em julgado, o presidente perde o mandato.

Também na segunda-feira (30), partidos de oposição protocolaram outra queixa-crime contra Bolsonaro pelo “passeio” que o presidente deu no Distrito Federal, no último domingo (29). Na ação, são apontados diversos crimes que Bolsonaro pode ter cometido ao sair às ruas mesmo estando sob suspeita de ter contraído coronavírus.

Ernani Aguirre:

"Garanhuns - Cem Anos de Trabalho, Tradição e Amor à Terra." (4/02/1979).

segunda-feira, 30 de março de 2020

SÃO JOÃO DO MEU TEMPO

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA E CULTURAL DE SÃO JOÃO - Ano de 1954 - 
Equipe que disputou o primeiro Campeonato promovido pela LDG no campo
 do  Sport, onde hoje está  localizado o Terminal Rodoviário de Garanhuns. 
Em pé da esquerda para a direita: José Vieira, Severino  Oliveira  
(com a antiga farda do Colégio  Diocesano), Elias Lopes, 
Aníbal, Pereira Tiago, Barbosa. Agachados:José 
Elói., Hermes, Totinha, Luiz, Deda e Gomes
São João do meu tempo teve suas figuras folclóricas. Chico Zebu, por exemplo, era famoso fogueteiro e tornou-se símbolo das alegrias das festas juninas e de outros eventos, que sabia embelezar com o ribombar de seus foguetes. Júlio Caboré era o afamado contador de peripatéticas histórias, com que atraía a grande massa para ouvi-lo nas calçadas da Padaria de Seu Manoel Rodrigues. João Pistão, com seu assovio artístico, fazia inveja aos melhores instrumentistas de sinfônica da época, tendo-se tornado  célebre pela magia dos acordes que emitia.

Inseriu-se também no folclore de São João o popular Aníbal considerado como bom jogador de futebol e exímio gozador. Pela excelência de suas hábeis gozações, viveu sempre às turras  com o Cabo Canjica, do destacamento de polícia local.

Dentre os políticos da época, merecem enfática menção os nomes de João de Assis Moreno, "PSD" e Pedro Lima, "UDN", homens que honraram seus mandatos na Câmara de Vereadores de Garanhuns e que, em sua  missão de defensores dos interesses de seu povo, trabalharam realmente pela comunidade. 

O comerciante Elias Lopes e sua esposa D. Júlia, representantes do monopólio de exportação de cereais em São João, únicos moradores da cidade que conheciam a Europa. Do Velho Mundo traziam notícias fantásticas, sobretudo de Portugal, terra de D. Júlia.

As famílias Bahia, Vilela e Correia, oriundas da mesma  Gênese, estão, hoje, espalhadas por todo o Brasil e fazem tudo o que podem para prestigiar a saudosa terra natal.

Em que pese a ação metamorfoseante do tempo e do progresso, a paisagem da São João de meus tempos de menino ainda não foi destruída. Ela permanece no açude para onde tantas vezes fugi para tomar banho, poço sagrado e aplacador da sede dos rebanhos no tempo das prolongadas secas. Não existia ainda água encanada. As duas fontes de água mineral existentes desempenhavam importantíssimo papel. A primeira situada na Fazenda Machado, abastecia a cidade através do sistema de chafariz, pela lei da gravidade, características das comunas de então. A segunda no Sítio Onça, pertencia a meu avô, que jamais cobrou um centavo dos que iam matar a sede.. Como me lembro de ti São João! Que divertimento era ver o trem passar, a velha Maria Fumaça com seu apito saudoso! Meu orgulho de menino sanjoanense era ainda maior nos dias de festa, quando ia ver o garboso desfile do Grupo Escoteiro de Seu Zeca Gomes. Nesses dias, eu sentia São João como sendo o centro do mundo. A estrada de Garanhuns a São João, considerada na época como um grande trajeto, era encurtada pelo FORD 29 de Seu Zé Luiz, veículo que, no entanto, não foi o primeiro da cidade, já que esse pioneirismo coube ao meu pai, de quem São João viu e admirou o primeiro carro. Nesse tempo, a Charrete de Seu Antonio Vilaça ainda era, em matéria de transporte, uma característica dos caminhos de São João.

Deixando meu pai prematuramente este mundo, passei a viver em companhia de meu avô, de quem herdei o gosto pelas coisas do campo, sob os cuidados de minha zelosa Mãe, ia, aos domingos, à Igrejinha Presbiteriana, em cuja Escola Dominical me inicie nas lições do Santo Evangelho.

Adolescente ainda, deixei o querido torrão natal sanjoanense do qual devo comigo gratíssimas recordações pela vida afora, plasmadas na imagem do seu povo ordeiro e na simplicidade e paz de seus campos.

Antônio Correia Filho
2 de Fevereiro de 1980

CHARLES CHAPLIN:

“Nada é para sempre neste mundo, nem mesmo os nossos problemas.”

OITO DIAS


Hoje, oito dias de exílio, de isolamento, de... E dizem que a “festa” nem começou. Sair dele? Nem pensar. Vou cumprir o que dizem a OMS, o governo, a cúpula da saúde, daqui, e do planeta. Afinal, eles existem para isso, sobretudo, a OMS.

“Pitaco”, daqui e dali, não quero nem ouvir. Até porque não sou de ouvi-los, sobretudo quando o assunto é saúde, e essa no grau que se coloca: pandemia, mesmo. Em todo o planeta.

Às vezes fico a pensar... e dizem que penso muito. “Ele está absorto”. “Longe da gente”. Será que o doido do Seixas previu tudo isso em sua canção? “O dia em que a terra parou”. Previsão? Coincidência? O fato é que o planeta está parado. E a gente todo dia, toda hora, confere pelas notícias que nos chegam.

Fico a pensar. Aliás, nesses dias de exílio, de isolamento... que me resta, além de ler, de escrever ou de assistir a um filme? Nem telefonar devo. Primeiro, porque não gosto de falar ao telefone. Segundo, por conta da pandemia não quero incomodar as pessoas em suas orações, em suas meditações.

Ah. Lembrei! Charles Chaplin dizia que “Nada é para sempre neste mundo, nem mesmo os nossos problemas.”

Já sei: vou ter paciência. Vou pedir paciência porque esse pandemônio vai passar. Ele, que dizem que ainda não chegou por aqui. Mas que vai chegar. E vai passar. Com as graças de Deus, sem fazer qualquer maldade à gente da minha “Cidade Encanto”, “Cidade Poesia” de Garanhuns.

Daqui absorto, outra de Charles me vem à cabeça, e repito sem que  ninguém me veja. Ninguém? Mas eu não estou só desde sábado, 21? “Eu gosto de andar na chuva porque ninguém pode ver minhas lágrimas.”

GIVALDO
Calado de Freitas

PREFEITURA DE ITAÍBA REALIZA FEIRA LIVRE COM EXIGÊNCIAS NA PREVENÇÃO DO COVID-19



Do Portal da Amupe

A prefeita de Itaíba, Regina da Saúde, conseguiu realizar a feira livre na cidade com algumas adaptações. Foi autorizado apenas a comercialização de frutas e verduras e carnes. As bancas de feira tinham distância de 5 metros entre si, foi distribuído máscara para todos os feirantes e foi colocado torneiras para que todos pudessem lavar as mãos, que é a principal medida de prevenção ao Covid-19.

Foram feitas três frentes principais, uma equipe na recepção das pessoas e higienização dos carros, uma segunda equipe nas entradas da feira para higienizar as mãos com álcool em gel, distribuindo panfletos, nas bancas orientando a população para evitar aglomerações e distância de 1,5 m da pessoas, organizando as filas e higienização das mãos na saída da feira, e a terceira equipe no açougue para higienização das mãos com álcool em gel e entrega de panfletos com orientações. A ação da prefeitura ainda contou com 3 carros de som.

NOTA DE ESCLARECIMENTO - CDL, SINDLOJAS E SINDEC GARANHUNS

JOSÉ CLÁUDIO (Escritor e Artista Plástico):

Garanhuns, PE - Parque Municipal (Parque Euclides Dourado)
Década de 1940
Imagem/ Foto Ideal
"Nenhuma cidade porém desbancará Garanhuns, a calçada larga do Ginásio Santa Sofia, a grande feira, o clima frio, roupas de lã, a estação do trem, a maravilha na chegada do  trem às quatro da tarde, os suspiros comprados na ocasião religiosa, o cinema, o primeiro que vi na vida, série e desenho animado, o parque dos eucaliptos do meu aprendizado inconcluso de andar de bicicleta, onde vi uma ema e ela beliscou o chapéu de meu pai. Moramos na Rua Joaquim Távora e depois na Quinze de Novembro. Eu tinha seis anos de idade."

SESC SUSPENDE TEMPORARIAMENTE PAGAMENTOS DE MENSALIDADES DAS ATIVIDADES

Neste período de isolamento social, devido à pandemia do coronavírus, o Sesc em Pernambuco suspendeu as atividades até o dia 15 de abril. Durante esse período, o pagamento das mensalidades das atividades também estará suspenso até a retomada das atividades. A medida é válida para os cursos de cultura, esportes e academia. O crédito dos dias já pagos será compensado com a prorrogação do prazo associado à oferta do serviço.

 Sobre os cursos de educação, o Sesc informa que o pagamento das mensalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e cursos complementares, como Pré-Enem, Inglês, Robótica e Informática, também só será retomado com o retorno das aulas, e não haverá cobrança de multas e juros. A carga horária anual será cumprida com reposição dos conteúdos. O Sesc tem à disposição o e-mail faleconosco@sescpe.com.br para dúvidas e informações.

NOVO CORONAVÍRUS - PRF LANÇA CAMPANHA DE APOIO A CAMINHONEIROS NAS RODOVIAS FEDERAIS DE PERNAMBUCO


Uma campanha nacional de auxílio a motoristas de transporte de carga foi lançada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste sábado (28), nas rodovias federais de Pernambuco. A iniciativa intitulada "Siga em Frente, Caminhoneiro" visa entregar alimentos prontos para consumo e material de higiene aos condutores, que tem encontrado estabelecimentos comerciais fechados devido à pandemia do novo coronavírus. 

Para agilizar a entrega e diminuir o risco de acidentes, os motoristas não devem descer dos caminhões. A entrega será feita pelos voluntários na janela dos veículos. 

Os locais de entrega de alimentos aos caminhoneiros serão divulgados por meio do twitter: @prf191pe. Basta digitar na internet esse perfil, para ter acesso aos postos da PRF que estarão realizando a entrega a cada dia. 

Contatos para doações 

Quem desejar contribuir com a campanha em Pernambuco, pode entrar em contato com a PRF através do telefone (Whatsapp) de cada delegacia: 

Recife - (81) 99228.6894 
Caruaru - (81) 98184.8494 /99259.8981 
Garanhuns - (87) 99988.9666 
Serra Talhada - (81) 99227.0160 
Salgueiro - (87) 98155.1504 
Petrolina - (87) 99874.3262 / 98129-9106