sábado, 11 de abril de 2020

CONFIRMADO 2º CASO DE COVID-19 EM GARANHUNS

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou neste sábado (11), o segundo caso de Covid-19 no município de Garanhuns, após resultado de testagem laboratorial emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Trata-se de um homem de 38 anos, residente em Garanhuns, profissional da área de saúde, que atuava em Recife, e que foi encaminhado para testagem pela Prefeitura da capital pernambucana.

O paciente apresentou sintomas de febre e tosse, e não teve quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Atualmente segue cumprindo o isolamento domiciliar, em Garanhuns, e até o momento não apresenta sintomas graves. Os familiares e pessoas que tiveram contato direto com o caso confirmado, estão sendo monitorados e orientados, por meio das equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica do município, com o objetivo de que também cumpram o período de isolamento domiciliar.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de que a população permaneça em casa. Redobrando os cuidados com higiene, e cumprindo a quarentena, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias.

*Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)*

IATI, PE - JOÃO DE BARROS SOUTO "JOÃO VELHO" - DÉCADA DE 1930

João de Barros Souto "João Velho" - Década de 1930. Residiu por muitos anos no Sítio Aguazinha - Iati, Pernambuco.

WASHINGTON VIEIRA É PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR PELO AVANTE


O secretário Geral do Diretório Municipal do AVANTE, Dário Ferraz, informou ao blog  que “nossa chapa de pré-candidatos a vereador às eleições de outubro se encontra fechada, e com excelentes nomes, como vem sendo divulgado.”

Ainda segundo Dário, “o nosso presidente, Givaldo Calado de Freitas, tem reiterado seus aplausos a todos os dirigentes do AVANTE por terem cumprido o desafio de, no máximo, em 30 dias, terem fechado a chapa de seus pré-candidatos a vereador.”

Ele chega a adiantar que “fechamos cerca de 200 filiações no período, número que nos enche de satisfação e nos estimula ao trabalho com vista às próximas eleições.”

O pré-candidato que o AVANTE divulga, hoje, é Washington Vieira, pedagogo, com especialidade em direito da criança e do adolescente. Também é dirigente do Núcleo de Desenvolvimento Espírita e pequeno empresário na cidade, além de ter sido presidente do Conselho de Alimentação Escolar e vice-presidente do FUNDEB. 

Trabalha em prol da educação e proteção da criança e adolescente, e da regulamentação dos terreiros de Umbanda e Candomblé.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

A CASA E A CRUZ

Garanhuns, PE - Mosteiro de São Bento - Ano de 1954

Luiz Souto Dourado*

Aquela casa, cercada de eucaliptos, isolada e no alto de um grande terreno, sempre exerceu uma certa fascinação aos meus olhos de menino. Principalmente no inverno, quando a garoa aumentava a escuridão, emprestando-lhe um aspecto de mistério, solidão e paz, que vira parecido apenas em cartões de Natal, mostrando paisagens da Europa. Era ali que morava Dom Moura, o primeiro bispo de Garanhuns.

Depois, a velha casa serviu para abrigar os beneditinos que chegaram em 1940 para fundar o Mosteiro, conforme depoimento de Dom Gerardo Wanderley (Monitor, abril de 1980). Foi demolida em 1946 e dois anos mais tarde estava pronta a nova construção, projetada por Otávio Tavares e Hélio Feijó.

Fundava-se, pois, o Mosteiro em Garanhuns justamente no ano em que eu vinha para o Recife, continuar os estudos. Nosso convívio, portanto, restringia-se aos períodos de férias.

Dos monges, Dom Gerardo Martins foi um dos primeiros a chegar a Garanhuns, vindo do Mosteiro do Rio de Janeiro. Temperamento artístico, conseguiu que o seu sobrinho, Eros Martins Gonçalves, pintasse um excelente mural na Cripta, ainda hoje uma atração para os visitantes. Durante o tempo em que passou em Garanhuns, Dom Gerardo conseguiu atrair jovens, principalmente aqueles que gostavam de ler e pretendiam escrever. gasparino da Mata foi um deles. E a convivência no  Mosteiro foi descrita no seu primeiro livro - "Queda em Ascensão" - sendo alguns capítulos escritos no próprio Mosteiro. Quando o Centro Cultural estava para ser inaugurado, procurei Dom Gerardo na Igreja dos Pretos, onde mantém uma Galeria de Arte, e ele com a sua influência realizou uma exposição de quadros, juntando os nomes mais representativos da pintura na Região. Era mais um serviço que prestava a Garanhuns, onde fundara o Mosteiro e vivera alguns anos.

A minha maior convivência, no entanto, foi com Dom Jerônimo, do qual ainda hoje conservo uma fotografia, em que estamos com Eduardo Collier, Paulo Amazonas e Oscar Siqueira. Dom Jerônimo lia muito e voltara da Europa há pouco tempo. A sua influência nos jovens da época foi enorme. Começamos a pensar de um modo diferente. O Inferno deixou de ser de fogo vivo. Indagávamos, então: O Inferno seria os outros, como pensava Sartre? Seria uma saudade de Deus nunca satisfeita? Seria o peso que se carrega? Seria o caminho fechado para  a Casa de Deus? O amor passou a ser mais simples aos olhos de Dom Jerônimo. Nada de escandaloso. Nada de temeroso nada de escondido, o pecado exigia antes uma consciência do pecado.

O que liamos na época tinha a crítica, jamais a censura ou a repressão de Dom Jerônimo. A televisão ainda não chegara, mas a antevisão desse monge revelava a chegada de um mundo novo, sem os preconceitos e sem as dificuldades do nosso tempo. Não o mundo colorido e enganador que a televisão trouxe, fabricando "o homem que leva vantagem", mas o mundo que a Igreja hoje defende, o homem em desvantagem, oprimido, reprimido. E foi em plena luta por esse mundo melhor, que a morte surpreendeu Dom Jerônimo de Sá Cavalcanti, em Salvado onde exercia impressionante liderança nas diversas camadas da sociedade baiana.

Ultimamente, quem dirige o Mosteiro é Dom Gerardo Wanderley. Acompanhei de perto o seu trabalho em favor do menor excepcional. Um penoso, paciente e admirável trabalho que o seu grupo realiza, obtendo uma quase ressurreição nas crianças carentes da sua escolinha. Admirável também foi o seu esforço como diretor do Centro Cultural, incentivando vocações locais e ajudando a trazer a Garanhuns as melhores Companhias e alguns dos mais aplaudidos artistas do País.

A velha casa que outrora me parecera um tanto misteriosa na sua solidão, transformou-se. Hoje, mesmo no inverno, mesmo envolvida pela garoa, é uma bela e acolhedora casa de tijolos aparentes, com uma grande cruz branca, iluminando os seus caminhos e iluminando quem para ela caminha.

Escritor, ex-prefeito de Garanhuns e deputado estadual
Garanhuns, 24 de Abril de 1982

Hélio Peixoto:

"Garanhuns, terra dos meus avós! terra da chuva bem fina, e dos bonitos arrebóis; terra do frio intermitente, e dos hotéis sempre cheios  de turistas. Terra da jabuticaba, terra do cafezal. Terra do Augustinho, da pedinte Portugal... Terra do Monte Sinai. Eu te saúdo, oh Garanhuns! Cidade mãe do meu pai."

CEPE EDITORA LIBERA NOVOS E-BOOKS PARA DOWNLOAD GRATUITO


Dez e-books de autores publicados pela Companhia Editora de Pernambuco serão liberados para download gratuito a partir da próxima segunda-feira (13), numa ação solidária da Cepe nesses tempos de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus. A lista ficará aberta até 15 de maio e substitui os 14 livros eletrônicos que tiveram leitura franqueada ao público no período de 23 de março a 10 de abril. Os dez títulos estarão disponíveis nas plataformas da Amazon, Apple, Kobo, Livraria Cultura e Google Play Books.

Henry Kissinger:

"Vivemos um período épico. O desafio histórico para os líderes é gerenciar a crise enquanto construímos o futuro. O fracasso pode incendiar o mundo", diz ex-secretário de estado dos Estados Unidos.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

IMAGENS DO AGRESTE DE PERNAMBUCO


Zona Rural do município de Iati, PE - Março de 2020
Imagem/Anchieta Gueiros

MEMBROS DA LOJA MAÇÔNICA MENSAGEIROS DO BEM DE GARANHUNS - DÉCADA DE 1960


GARANHUNS - Década de 1960 - Membros da Loja Maçônica "Mensageiros do Bem". Da esquerda para direita: Sr. Adriano Martins de Araújo (antigo comerciante) por trás - Ednaldo Modesto França (ex-gerente das Casas José Araújo) Sr. Carlos Gomes Dechamps (Prof. de Matemática do Curso Ginasial do Colégio XV de  Novembro e funcionário dos Correios), por trás - Sr. Pedro Cabeludo, Sr. Davi Rodrigues (dono do Hotel Garanhuns), Sr. José Calado Borba, por trás - Sr. Antônio Vaz da Costa, Sr. Carlos Martins (Alfaiate), Sr. Antonio Moreira Costa, Jornalista Humberto Alves de Moraes e Mário Corrêa Oliveira (Pai de José Mário Corrêa, que foi Presidente do CDL).

REGISTRADO PRIMEIRO CASO DE COVID-19 EM CAPOEIRAS

NOTA OFICIAL

A Secretaria Municipal de Saúde de Capoeiras - PE, informa que nesta data, 09 de abril de 2020, foi diagnosticado o primeiro paciente confirmado de Covid-19 no município, homem de 34 anos, que se encontra internado no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. O paciente apresenta quadro estável, com melhora significativa dos sintomas apresentados.

A Secretaria Municipal aproveita a oportunidade para informar que está dando assistência à família, e renovar o apelo para a população tomar os devidos cuidados preventivos, evitando aglomerações e saídas desnecessárias de suas casas.

Prefeitura Municipal de Capoeiras
Secretaria Municipal de Saúde

CONFIRMADO PRIMEIRO CASO DE COVID-19 EM GARANHUNS


A Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns, através da Vigilância Epidemiológica, imitiu Nota informando que o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado no Município na manhã de hoje, dia 9, pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN-PE).

Trata-se de um homem de 49 anos, notificado no Hospital Regional Dom Moura, que foi a óbito na última terça-feira, dia 7. A Nota não confirma, mas deve tratar-se do motorista de ônibus, Edmilson Bahia de Andrade, que residia na comunidade de Manoel Chéu, tendo sido sepultado também na última terça, no Cemitério São Miguel.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um novo caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também foi notificado e a amostra já foi enviada para o LACEN-PE. “Reforçamos, mais uma vez, a importância de ficar em casa. Redobre seus cuidados com higiene, cumpra seu isolamento social e siga as orientações das autoridades sanitárias. Só saia de casa se for extremamente necessário”, orienta a pasta da Saúde de Garanhuns.

SIVALDO ALBINO PARTE NA FRENTE COM GRUPO FORTE DE PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR


O prazo eleitoral para filiação partidária para aqueles que pretendem concorrer nas eleições deste ano, seja para os cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador, encerrou no último sábado, 4 de abril, e a Frente Popular de Garanhuns mostrou força com os três partidos aliados (PSB-PDT-PSD) conseguindo a quantidade máxima de pré-candidatos a vereador, e melhor ainda, agregando lideranças com força eleitoral, inclusive já testados nas urnas.

A liderança do grupo tem sido do deputado Sivaldo Albino (PSB), que deve aceitar o convite do partido e da população para ser o candidato da Frente Popular na disputa pela prefeitura do município. “Conseguimos os 78 pré-candidatos, 26 por legenda, conforme a legislação eleitoral. Mas sabemos que melhores que os números são as pessoas, as lideranças, homens e mulheres, e acreditamos que a grande maioria tem condições de sucesso eleitoral. Temos o maior e mais forte grupo, sem dúvida, e sem a força da máquina da prefeitura, são lideranças que vieram para a Frente Popular por acreditar no projeto de fazer uma Garanhuns melhor para todos”, afirma Sivaldo Albino.

A Frente Popular de Garanhuns espera fazer entre oito e dez vereadores, já que o número de cadeiras na Câmara Municipal sobe de 13 para 17 na próxima legislatura. A Frente não está fechada, e outros partidos devem compor o grupo visando as eleições deste ano.

FORÇA DAS CHAPAS

A legislação eleitoral não permite mais as coligações entre os partidos na disputa proporcional, ou seja, cada partido concorrerá com seus próprios candidatos. Assim, PSB, PDT e PSD trataram de se fortalecerem para disputa de outubro.

PSB - O Partido Socialista Brasileiro, liderado no estado pelo governador Paulo Câmara e presidido em Garanhuns pelo odontólogo Dorgival Figueiredo, traz nomes como os vereadores Betânia Monteiro e Tonho de Belo, e outros que já tiveram excelentes desempenhos eleitorais em Garanhuns, a exemplo dos ex-vereadores Paulo Leal e Cláudio Taveira, e ainda Johny Albino, Carlos Tevano, Damásio Cardoso, Claudomira Andrade, Nai de Siqueira, Hélio Faustino, Vera Godoi, Sub Ten Oliveira, Tabica Neles, Sargento Nanes, entre outros. O partido traz também nomes novos como Rhuanna Nurryelly, profa. Jaqueline e Francisco Alencar (conhecido como Chico do INSS), Sidney da gráfica, Leo Figueiredo, entre outros. Luizinho Roldão, desistiu de sua candidatura a prefeito pelo PCdoB e vai disputar o legislativo municipal pela legenda socialista.

PDT - O partido presidido pelo advogado Dr. Paulo Couto, conta com o ex-vereador Eraldo Caxiado, os professores César Brasil, Jailton Melo, que inclusive já disputou eleição para deputado estadual, Gênio Ventura, entre outros. Quem também está no partido é o ex-vereador Sílvio Sabino Filho, que ainda não decidiu se entra na disputa eleitoral deste ano.

PSD - Sob o comando de Rafael Barbosa Peixoto, o partido traz como futuros candidatos o suplente de vereador Roberto Pereira, Matheus Martins, o comerciante Danilo Guedes, o advogado Dr. Nilton Ayres, o professor Lincoln Cardoso, o comerciante Erivan Pita, Profº Carlos Guedes, Palhinha de São Pedro, Alexandre Barbeiro, entre outros.

As relações acima são apenas uma mostra da força do grupo.

ÉLIO PACHECO - FÍSICO GARANHUENSE INVENTA UM CHIP REVOLUCIONÁRIO - ANO DE 1992


GARANHUNS DO PASSADO - FÁBRICA DE ARADOS PARAGUASSU S/A


ELEITOR GARANHUENSE CONSAGRA IVO AMARAL NAS URNAS (15/11/1988)


Resultado das eleições para prefeito no município de Garanhuns (15/11/1988) - Ivo Amaral - 12.060 votos, José Cardoso - 9.643 votos, Givaldo Calado - 4.689, José Estevão dos Santos - 2.833 e Carlos Moraes - 517 votos.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

GOVERNO DE PERNAMBUCO DARÁ CARTÃO ALIMENTAÇÃO PARA ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL

Para auxiliar no sustento das famílias de baixa renda de Pernambuco em meio à pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado anunciou o lançamento do cartão alimentação para estudantes da rede pública estadual. O cartão terá o valor de R$ 50 e irá beneficiar cerca de 240 mil alunos em todas as regiões do território pernambucano.

Serão beneficiados com a iniciativa os estudantes em maior situação de vulnerabilidade e que dependem da merenda fornecida pelas escolas. O valor repassado é o equivalente, segundo o Governo de Pernambuco, aos alimentos necessários para um mês de refeição por estudante e só poderá ser utilizado em compras de produtos alimentícios. O repasse será baseado nos dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

DATAFOLHA - 17% SE ARREPENDERAM DE VOTO EM BOLSONARO

Do Portal Brasil 247

Os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro, 17% já se dizem arrependidos, de acordo com levantamento feito pelo Datafolha e divulgado nesta quarta-feira (8) pelo jornal Folha de S.Paulo.

A maioria dos arrependidos é de mulheres: 60%. Os eleitores arrependidos são também os que têm mais medo do coronavírus. São 45% nesse grupo e 38% na população geral. 

Outros 39% dos entrevistados consideram ruim ou péssima a gestão de Bolsonaro na crise provocada pelo novo coronavírus.

Segundo a pesquisa, a taxa de ruim/péssimo sobe para 63% entre aqueles que dizem ter se arrependido do voto no atual presidente na eleição de 2018. 

Aqueles que avaliam positivamente as ações de Bolsonaro somam 33% e os que acham regular, 25%.

O Datafolha ouviu 1.511 brasileiros entre os dias 1º e 3 de abril. As entrevistas foram feitas por telefone e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Aguinaldo José de Carvalho:

"Garanhuns, Estrela que Brilha a Cem Anos no Céu do Brasil." (4/02/1979).

FPM - FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS TEM QUEDA DE 15%

Da Agência CNM de Notícias

Os cofres municipais recebem na próxima quinta-feira, 9 de abril, o repasse do primeiro decêndio do mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor total corresponde a R$ 2.713.904.350,22, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Incluindo o Fundo, o valor chega a R$ 3.392.380.437,78.

De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o 1º decêndio de abril de 2020, comparado com mesmo decêndio do ano anterior, apresentou uma queda de 15,14%. 

AVANTE FECHA CHAPA DE PRÉ-CANDIDATOS


O secretário Geral do Diretório Municipal do AVANTE, Dário Ferraz, afirmou a este Blog, nessa terça-feira (7), que “nossa chapa de pré- candidatos a vereador às eleições de outubro se encontra completa, e com excelentes nomes, a partir dos objetivos a que perseguem, servir à cidade.”

Ainda segundo Dário, “o nosso presidente, Givaldo Calado de Freitas, sempre falou que haveríamos de cumprir esse desafio, no máximo, em 30 dias, e cumprimos, graças à dedicação e à tenacidade dos companheiros.” Ele chega a adiantar que “fechamos cerca de 200 filiações nesse período, número que nos enche de satisfação e nos estimula ao trabalho com vista às próximas eleições.”

“A partir de hoje, o AVANTE estará a divulgar nomes de seus pré-
candidatos a vereador, indicando sua área de atuação política e o segmento de suas atividades.”, continua Dário.

A primeira pré-candidata é a Maria Jeane Gomes de Souza, que é empresária individual, estudante de enfermagem e atuante na defesa do agronegócio, a partir da agricultura familiar. Ela é moradora do Sítio Saquinho, e entusiasta das ideias do AVANTE e de seu pré-candidato a prefeito, Givaldo Calado de Freitas.

Assessoria do Avante

AGÊNCIAS DO TRABALHO DE PERNAMBUCO TERÃO ATENDIMENTOS ONLINE


Com a alta do Covid-19 (novo coronavírus), a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco, irá disponibilizar atendimentos no formato online para as trabalhadoras e trabalhadores que necessitam dos serviços prestados pelas unidades. Conforme o Decreto Nº 48835 DE 22/03/2020 do governador do Estado, Paulo Câmara, e orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para manter o isolamento social como medida temporária de enfrentamento ao vírus. Os atendimentos nas Agências do Trabalho acontecerão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Os atendimentos online contam com servidores capacitados para tirar dúvidas referente ao seguro desemprego e intermediação de mão de obra, através do telefone e e-mail da Agência do Trabalho daquele município, bem como o WhatsApp em conjunto da Superintendência Regional do Trabalho.

Acompanhe os contatos e municípios das Agências do Trabalho:

Caruaru / Bezerros: (81) 3719-9480
E-mail:  caruaru@seteq.pe.gov.br

Vitória/ São Lourenço: (81) 3183-7243
E-mail: saolourenco@seteq.pe.gov.br

Nazaré/ Paudalho: (81) 3633-4947
E-mail:  nazare@seteq.pe.gov.br

Escada / Garanhuns: (81) 3534-8976
E-mail: escada@seteq.pe.gov.br

Igarassu/ Goiana: (81) 3183-7277 i
E-mail: igarassu@seteq.pe.gov.br

Belo Jardim / Salgueiro: (81) 3726-8979
E-mail:  belojardim@seteq.pe.gov.br

Pesqueira / Petrolina: (87) 3835-8206
E-mail: pesqueira@seteq.pe.gov.br

Arcoverde/ Serra: (87) 3821-8402
E-mail: arcoverde@seteq.pe.gov.br

Palmares / Camaragibe: (81) 3661-8410
E-mail: palmares@seteq.pe.gov.br

Ipojuca / Araripina: (81) 3561-1947
E-mail:  ipojuca@seteq.pe.gov.br

Cabo / Paulista: (81) 3183-7280
E-mail: cabo@seteq.pe.gov.br

Santa Cruz: (81) 3759-8236
E-mail: santacruz@seteq.pe.gov.br

Boa vista: (81) 3183-7029/ (81) 3183-7064/ (81) 3183-7028
E-mail:  boavista@seteq.pe.gov.br


Para fins de dúvidas a Superintendência Regional do Trabalho em conjunto com a Seteq, está disponibilizando o canal de WhatsApp pelo número: 9-9960-1213.

PREFEITURA DE BREJO DA MADRE DE DEUS INICIA AULAS ONLINE DURANTE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Por G1 Caruaru

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, através da Secretaria de Educação, Esporte e Juventude, iniciou na terça-feira (6), as aulas online, por meio do canal Educa Brejo, durante a pandemia do coronavírus. Os alunos poderão receber atividades com o objetivo de vivenciar conteúdos das diversas áreas do conhecimento e temas integradores.

Toda a equipe profissional da Secretaria, coordenadores, professores, além de psicóloga e nutricionistas estarão empenhados em promover momentos de interação e aprendizado.

O prefeito Hilário Paulo e a secretária Adriana Marinho programaram para esta semana o início das atividades trabalhando jogos/ ludicidade, terapia com a psicóloga, higienização dos alimentos com a nutricionista, procedimentos para produção de horta suspensa, além dos conteúdos abordados de acordo com cada área do conhecimento.

TCE VAI REALIZAR SESSÕES EXTRAS DE PLENO E CÂMARAS

Foi publicada no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado da última sexta-feira (03), uma Resolução que estabelece sessões extraordinárias do Pleno e das Câmaras do TCE, no período de pandemia do coronavírus.

A resolução se faz necessária em razão da necessidade de atender aos pronunciamentos urgentes do TCE, uma vez que as sessões ordinárias estão suspensas, e permitir maior celeridade às decisões do Tribunal neste período de emergência da Covid-19.

As sessões extraordinárias serão realizadas por meio de videoconferência online, através da ferramenta Google meet, no período de segunda a sexta-feira, preferencialmente às 15 horas, mediante convocação dos respectivos presidentes das Câmaras ou Pleno, de ofício ou por provocação do relator, com publicação no Diário Oficial do TCE com antecedência mínima de três dias corridos. 

Na ocasião serão analisados apenas os processos de Medida Cautelar e de Consulta, especificamente relativos às ações de enfrentamento da emergência em saúde pública.

A Resolução define ainda que, em caráter temporário, não serão concedidos pedidos de vista nos julgamentos das medidas cautelares. Também não será possível o adiamento, exceto por decisão unânime do colegiado devidamente justificada, que fixará prazo para retorno dos autos.

PRAZOS E DEFESA – Ao conceder monocraticamente a Cautelar, o relator comunicará a sua decisão ao gestor responsável e, caso não tenha ocorrido audiência prévia, concederá prazo improrrogável de dois dias para apresentação de defesa. Após a concessão da cautelar, o presidente da Câmara competente ou do Pleno convocará de imediato a sessão extraordinária para o referendo da decisão.

O prazo previsto não ficará suspenso durante o período para apresentação de defesa ou mesmo quando for solicitada nota técnica à Coordenadoria de Controle Externo (CCE) ou parecer ao Ministério Público de Contas (MPCO).

O acesso aos documentos físicos será feito por meio de uma pasta compartilhada no Google Drive, mediante o deferimento, pelo relator, de pedido enviado com antecedência mínima de dois dias corridos da sessão. Já a tramitação dos processos eletrônicos acontecerá por meio do sistema e-TCEPE.

PREFEITURA DE LAGOA GRANDE - PE REALIZA PROCESSO SELETIVO

Foi anunciado o processo seletivo simplificado (PSS) de edital nº 001/2020 a ser realizado pela Prefeitura de Lagoa Grande, no estado do Pernambuco. Em disputa estão 55 vagas cuja contratação ocorrerá temporariamente e por excepcional interesse público.

As oportunidades são destinadas à Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social do Município.

Como se candidatar

O candidato deve ficar atento ao prazo de inscrição que ocorrerá, provavelmente, entre às 09h do dia 08 de abril  às 17h do dia 22 de abril de 2020, por meio do site disponibilizado pela Prefeitura de Lagoa Grande - PE.

Click no link abaixo e saiba mais

terça-feira, 7 de abril de 2020

JUIZ DO DF BLOQUEIA FUNDOS ELEITORAL E PARTIDÁRIO

Por Danilo Vital / Portal Conjur

A manutenção de fundos partidários e eleitorais em momento de crise que suscita esforços econômicos por parte de toda a população ofende a moralidade pública, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Com esse entendimento, o juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, concedeu pedido liminar para bloquear os valores, que poderão ser utilizados no combate aos efeitos da pandemia do coronavírus.

Trata-se da quarta decisão recente sobre a utilização do fundo eleitoral, determinado pela Lei 13.978/2020 e que seria alocado em junho para realização das eleições municipais. Seu valor é de cerca de R$ 2 bilhões. Já o fundo eleitoral, usado para manutenção dos partidos políticos brasileiros, tem valor total de mais de R$ 1,7 bilhão.

Na segunda-feira (7/4), o ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral, negou consulta do Partido Novo, que queria destinar R$ 34 milhões, parte que lhe cabe no fundo eleitoral, ao combate ao coronavírus. Entendeu que consultas feitas ao TSE não podem guardar contornos de casos concretos, sob risco de afronta aos princípios do juiz natural e do devido processo legal.

Em decisão anterior, de 31 de março, a juíza Frana Elizabeth Mendes, da 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro, havia determinado prazo para os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo deliberarem sobre o uso do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) no combate ao coronavírus. Ela depois foi derrubada pelo TRF-2, com base no princípio da separação dos poderes e no risco de grave lesão à ordem pública.

Além de determinar o bloqueio de ambos os fundos, cujos valores não poderão ser depositados pelo Tesouro Nacional, à disposição do TSE, o magistrado declarou na decisão que tal verba pode, a critério do chefe do Poder Executivo, ser usada em favor de campanhas para o combate à pandemia do coronavírus ou a amenizar suas consequências econômicas.

Inconstitucionalidade

“Dos sacrifícios que se exigem de toda a Nação não podem ser poupados apenas alguns, justamente os mais poderosos, que controlam, inclusive, o orçamento da União”, indaga o juiz, ao decidir pela inconstitucionalidade do artigo 16-C, parágrafo 2º da Lei Nº Lei nº 9.504/1997, que trata da definição do fundo eleitoral.

A decisão destaca as dificuldades financeiras vivenciadas pela população em geral, por conta do isolamento social necessário para evitar a propagação da doença. E aponta que o uso dos fundos financeiros, “ainda que no interesse da cidadania”, fere princípios consagrados pela Constituição Federal: moralidade pública, dignidade da pessoa humana, dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o propósito de construção de uma sociedade solidária.

“A inconstitucionalidade decorre, no caso, de circunstâncias de fato, transitórias, é certo, mas que cobram atitudes imediatas”, complementa o magistrado.

OS MILAGRES DE FREI FERNANDO ROSSI EM CAPOEIRAS (21/05/1977)

Frei Damião arrastou 40 mil pessoas do Agreste Meridional para o centro da cidade de Capoeiras, Pernambuco que testemunharam milagres do companheiro do Santo Nordeste, Frei Fernando Rossi. As missões chegavam a Capoeiras. Frei Damião cumprindo sua programação, pregou, confessou e abençoou.

Março foi um mês bendito para esta região. Sacerdotes de Caruaru, Padre Olivaldo da Paróquia de São Francisco, Mons. Severino Otoni, vigário da Paróquia do Rosário e Frei André da  Paróquia do Coração Eucarístico dos Capuchinhos, além dos sacerdotes: Padre Pedro Gabriel de Venturosa e Cônego Emanoel Vasconcelos Pároco da Pedra e mais  os padre Luiz e Antônio Bezerra, revesaram-se no imenso trabalho que foi de 21 a 28 de março.

O povo mais uma vez deu provas de sua inabalável fé nos dogmas cristãos, e reafirmou-se a soberania da Igreja Católica nos mais distantes e longínquos rincões brasileiros. Hotéis abarrotados. Os fiéis firmes nos seus propósitos, não arredaram o pé donde se encontrava o Santo Missionário.

 A FÉ GERA MILAGRES

Milagres que geraram curas em enfermos que sempre alimentaram a fé de uma dia ser recuperados pelos supremos poderes do Céu. E isso aconteceu no dia  17 de março, quando das bênçãos de Frei Fernando Rossi. O Sr. João Santana que fraturara o fêmur há mais de 6 meses e que andava auxiliando por moletas, com 45 anos de idade passou a andar liberto das pêias de madeira que calejavam suas axilas. Antônio Pedro, residente em Garanhuns que desde de abril de 1924 era paralítico, voltou a andar. O Sr. José Luiz da Silva, residente na rua Quirino Correia em Capoeiras, paralítico há 7 anos e que já havia recebido extrema-unção, ficou completamente curado. Eliza Gouveia, há 3 anos no leito, voltou a andar. Joaquim Luiz de 63 anos, recuperou-se de uma enfermidade que o atormentava há muitos anos. O Padre Geraldo Batista de Lima, Pároco de Capoeiras confidenciou a este jornal que o povo da região conhece de perto a força do trabalho de Frei Fernando Rossi que vem acompanhando Frei Damião nesses últimos anos, propagando o Evangelho, fazendo Curas a exemplo de Frei Damião, com suas bênçãos de Virtudes Espirituais, como prova de um Santo, Dom que recebeu de Deus.

Durante a vigência das Missões de Março em Capoeiras que durou exatamente oito dias foram distribuídas 18.571 comunhões, atendidas em confissões 460 pessoas enfermas, e 16.500 pessoas sadias foram confessadas.

A presença de fiéis de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe foi assinalada em grande número. Os vereadores de Capoeiras concederam a Frei Damião de Bozzano e Frei Fernando Rossi o título de Cidadão de Capoeiras, cuja solenidade foi assistida pelo povo em praça pública.

Fonte: Jornal O Monitor
Garanhuns, Junho de 1977

GARANHUNS "A CIDADE DOS GERÂNIOS"

Garanhuns começa a se afirmar como "A Cidade dos Gerânios": ouvimos a palavra do prefeito Ivo Tinô do Amaral, diante da "Barraca de Garanhuns", na TV, no dia 29 de outubro.

Para mim, uma alegria - eu que sempre lutei pela predominância dessa flor que não dá em todo clima, porém que brota enorme e policrônica, no nosso, em Garanhuns.

Os gerânios, além do colorido, tem uma forma graciosa, encantadora mesmo. Atraem o olhar e geram alegria.

Como "flocos", brotam no meio de uma folhagem rica e bela. E vão enchendo de  beleza as manhãs, as tardes e as noites da cidade que até em outubro, pode oferecer-nos dias de garoa.

Do coração de cada "flocos", surgem insinuantes pensamentos de lazer e repousos. Doces e relaxantes enleios. Suaves e metafísicos pensamentos. Vivazes e sorridentes lembranças.

Os gerânios brotam na tarde azul. (Será que alguém já escreveu tarde azul? Mas é a cor da tarde, agora, neste dia de repouso e silêncio).

Brotam os gerânios bem distantes do mar: em pleno verão montanhês. (Onde está o cantor da terra, pastor de palavras, que apascentaria - não "no meio dos lírios" como o Amado do Cântico dos Cânticos - mas entre gerânios, místico da terra, evadido dos seus píncaros para a planície?).

Gerânios brotam e cantam suas canções coloridas, compondo com a voz do silêncio, a canção do infinito. Canto que nasce com voz misteriosa, "na fluídica linguagem" nas noites e manhãs da Serra. Para poder meditar assim, na voz profunda do seu  florir transvago, pelas tardes tranquilas e místicas.

Gerânios que darão novo nome à cidade visada. Que cobrirão de paz, de silêncio e de amor todos os prantos, todos  os ódios, toda tristeza, toda saudade, toda dor. 

Gerânios que serão manto de beleza e unidade. Que vão criar um novo nome para Garanhuns: "A Cidade dos Gerânios".

Luzinete Laporte
Professora, cronista e escritora
Garanhuns, Novembro de 1977

HAPVIDA ABRE MAIS DE 500 VAGAS TEMPORÁRIAS DE EMPREGO EM ÁREA ASSISTENCIAL

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Sistema Hapvida ampliou diversos serviços para melhor atender os clientes e combater a Covid-19. Um dos investimentos é na área assistencial, com a abertura de mais de 500 vagas temporárias de emprego para enfermeiros e técnicos de enfermagem, em diversas regiões do Brasil, onde a empresa atua com rede própria. As inscrições vão até o dia 8 de abril. 

Para participar da seleção em Recife (PE), basta enviar seu currículo para o e-mail hapvagas@hapvida.com.br. Se você é de outro estado, acesse o link: bit.ly/noticiavagastemporarias e selecione o e-mail da cidade que deseja enviar o currículo. Na descrição do e-mail, informar o nome da vaga para qual deseja concorrer. Com o reforço da equipe assistencial para esse período, o atendimento eficiente e de qualidade aos clientes vai melhorar ainda mais.

CPC REALIZA LIVES SOBRE LITERATURA COM ESCRITORES DE GARANHUNS

Com a suspensão temporária das atividades presenciais do Sesc em Pernambuco devido à pandemia do coronavírus, o Centro de Produção Cultural, Negócios e Tecnologia (CPC) realiza nas quartas-feiras de abril uma série de lives sobre Literatura com escritores de Garanhuns. A ação faz parte do projeto “#Sescpeemcasa”. As conversas acontecem às 19h, com transmissão pelo Instagram e são mediadas por Marcilene Pereira, instrutora de atividades artísticas do Sesc. Os bate-papos são transmitidos pelo perfil dela na rede social: @marcilenezpereira.

A programação é diversificada, atrativa e trata de um tema diferente a cada semana. Nesta quarta-feira (08/04), o bate-papo será com Nivaldo Tenório e o tema que ele vai abordar é “Gênero: conto e as revistas literárias”. No dia 15, será a vez de Fernanda Limão, que vai falar sobre “Poesia Escrita por Mulheres”. Já no dia 22, o tema “Booktubers e as Novas Estratégia de Formação de Leitores” será apresentado por Amâncio Siqueira. E no dia 29, fechando a programação, Thiago Correia fala sobre “A Crítica Literária em Tempos de Internet”.

“A ideia surgiu após uma reunião online da equipe de Cultura do CPC, na qual foram tratadas estratégias para manter a arte presente entre as pessoas”, explica Marcilene. A estreia foi no dia 1º de abril com o escritor Helder Herik e o tema “Literatura para a Infância”.

Serviço – Bate-papo sobre Literatura do CPC

Todas as quartas-feiras de abril, às 19h

Transmissão ao vivo pelo Instagram @marcilenezpereira

Programação

Dia 08/04 – “Gênero: conto e as revistas literárias”, com Nivaldo Tenório

Dia 15/04 – “Poesia Escrita por Mulheres”, com Fernanda Limão

Dia 22/04 – “Booktubers e as Novas Estratégia de Formação de Leitores”, Amâncio Siqueira

Dia 29/04 – “A Crítica Literária em Tempos de Internet”, com Thiago Correia.

Imagem: Istock    

Gustavo Guaraná Maia:

"Garanhuns, Agreste em Flor! Pau Pombo! Euclides Dourado! Serra Branca! Meu Amor." (4/02/1979).

ATÉ QUANDO ESSE "FIQUE EM CASA"?


Por Givaldo Calado*

E quem sabe? E quem responde? Dado certo é que nela estou desde 21.03.

Estou nessa, e, ao invés de me sentir mais leve, peso mais, e minha pele a perder aquele bronze de que tanto gosto.

Ah! Já sei! Falta de exercício. Mas eu vinha fazendo. Falta de sol. Mas eu vinha tomando.

De repente, vozes me chegam: “Givaldo, ‘vinha’ é passado, e quero ouvi-lo falar do presente, com foco e com vista ao futuro.”

Aos meus botões, disse: “essa é boa. Ficam esses caras aí, com seus narcisismos, e nós, simples mortais, a ouvi-los." Ainda hoje ligou um amigo meu dos tempos da "Casa de Tobias", e me disse: "vamos ouvir o presidente. Ele, como o maior de nossos gestores públicos, sabe de tudo. De tudo! Viu?”

De repente, mais outro me liga. Esse, não passou pela “Casa de Tobias”, mas tem “pinta” de bacharel, até de advogado, e me provoca: “Givaldo! Abaixo a ‘horizontal’. Estamos na contramão!”

Uma loucura! Decido. Vou continuar recluso, sumido... e, como tantos na história, a escrever seus clássicos. Eu, pobre coitado, a tecer minhas linhas.

Mas, desde 23.03, a rogar sua paciência, e pedir perdão por tantas linhas, nesses meus dias a dia. 

*Givaldo Calado é advogado, empresário e cronista. Foi vereador e Secretário de Cultura de Garanhuns.

CLICK NA IMAGEM E SOLICITE SEU AUXÍLIO EMERGENCIAL DE R$ 600 REAIS


PORQUE SIVALDO ALBINO DEVE SE CANDIDATAR A PREFEITO DE GARANHUNS

Na foto Sivaldo com Ivo Amaral, avalista de
sua pré-candidatura e melhor prefeito da
história de Garanhuns
Por Roberto Almeida*

Sivaldo Albino é deputado estadual, líder do PSB na Assembleia Legislativa e tem prestígio junto ao governador Paulo Câmara, um político criticado mais pelos primeiros anos do início de mandato do que pela sua gestão de 2017 em diante, quando  terminou de pagar as contas deixadas pelo seu antecessor e as coisas começaram a entrar nos eixos.

No Legislativo Estadual, o garanhuense tem feito um bom trabalho, conseguindo ações e obras para o município que possivelmente não viriam para cá caso não tivéssemos representação na Assembleia.

Por conta da importância do mandato de Sivaldo, até adversários seus defendem que ele deve continuar como deputado. Creem que a cidade perderia sem sua voz na Casa Joaquim Nabuco.

Naturalmente teríamos prejuízos caso o parlamentar disputasse a eleição e vencendo o pleito tivesse que renunciar ao mandato.

Os ganhos com uma vitória sua no pleito de 2020, contudo, poderiam ser maiores.

Sivaldo correspondendo à expectativa, fazendo um governo melhor do que o atual, o município só teria a ganhar.

E se ele tem prestígio junto ao governo como deputado que assumiu na condição de suplente, mais ainda teria como prefeito escolhido pela vontade soberana do povo de Garanhuns.

Com um prefeito afinado com o governador, a cidade teria tudo para se transformar num canteiro de obras, caso o jovem gestor se empenhasse nesse sentido.

A verdade é que uma possível candidatura de Sivaldo Albino à sucessão municipal há muito deixou de ser um sonho ou projeto pessoal para virar desejo de amplos setores da sociedade garanhuense.

Caso o socialista, hoje, resolvesse não se candidatar, estaria fazendo parecido com Silvino, em 2012, quando deixou o seu pessoal "chupando dedo" e renunciou à candidatura para apoiar Izaías Régis, garantindo a sua vitória.

Muitos que seriam capazes de dar a vida pelo ex-prefeito foram tomar conhecimento da desistência pelo rádio, uma vez que a decisão do então candidato foi tomada entre quatro paredes, numa conversa com o senador Armando Monteiro.

Como ficariam os 78 pré-candidatos a vereador do PSB, PSD e PDT, caso Sivaldo renunciasse a sua candidatura?

O que faria Luizinho Roldão, que abriu mão de sua pré-candidatura à prefeitura para apoiar Sivaldo? E Betânia da Ação Social e Tonho de Belo, os dois com mandatos, como fariam para escapar diante do gesto medroso do deputado?

Claudomira Andrade, Johny Albino, Damásio Cardoso, Carlos Tevano, Hélio Faustino, Roberval da Cohab II, Eraldo Caxiado, Joaci Laurindo, Tiago do Gás, Cláudio Taveira, Matheus Martins, Roberto Pereira, Nilton Ayres, Chico Alencar e tantos outros que caminho seguiriam sem uma candidatura forte para enfrentar a máquina da prefeitura?

Sivaldo tem seus defeitos, como todo mundo, seus adversários gostam de chamar ele de orgulhoso, mas as qualidades dele também saltam aos olhos.

Ele é ousado, inteligente, bem intencionado e tem amor por Garanhuns, terra onde nasceu e sempre morou.

Dentre os seus defeitos, dá para perceber desde que foi vereador, não está o de trair companheiros e se acovardar diante dos desafios, seja da vida ou da política.

Caso o calendário eleitoral seja mantido, Garanhuns vai ter uma disputa política difícil com duas propostas diferentes. Uma de continuidade, para o mesmo pessoal continuar com as benesses e outro de mudança, de modo que possamos ver gente nova dando as cartas nas secretarias e no Palácio Celso Galvão.

O atual prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, já deu sua contribuição ao município. Silvino também. Foi vereador, foi vice-prefeito de Zé Inácio e governou Garanhuns por oito anos. Por que, aos 71 anos, não bota o pijama, não vai viver seu novo amor?

Por que essa obsessão pelo poder?

E para completar ainda há uma disputa, no campo governista, pelo cargo de vice. Izaías quer indicar Haroldo, que pelo visto aceita tudo - o importante é manter o emprego - e Silvino gostaria de outro companheiro de chapa.

Sivaldo Albino, 

Já tivemos nossas diferenças, mas com maturidade soubemos superar os problemas criados por terceiros e hoje somos amigos novamente.

Garanhuns precisa de você. Se tiver eleição, entre na disputa com fé, para ganhar e faça um governo porreta, inovador, que esta cidade precisa de alguém jovem que trate ela bem, que não se julgue seu dono e pense na população como um todo, desde os abastados de Heliópolis, a classe média da Brasília e Aloísio Pinto,  até os mais necessitados que vivem no Indiano, nas Cohabs,  na Brahma, Mundaú, Várzea ou Manoel Chéu. 

Escolha um bom vice e com esse exército de pré-candidatos à Câmara que está do seu lado seja o novo Amílcar, o novo Bartolomeu, seja a transformação que Garanhuns está a precisar.

Já votei em Izaías pelo menos três vezes. Para deputado e para prefeito. Já votei em Silvino. Agora quero mudança, quero um novo tempo. Como cidadão e também como jornalista tenho direito a me posicionar. Este ano fico com a oposição.

Sivaldo, esta é sua hora, é a sua vez. Como dizia Luiz Gonzaga, o pernambucano do século XX, num recado para seu filho Gonzaguinha: "Não esqueça do povão".

É ele, o povo, que garante as grandes vitórias. Vá em frente deputado! Se você deixar a Assembleia dois anos depois a gente elege outro filho da terra.

*Roberto Almeida é jornalista e escritor.  

PREFEITURA DE TIMBAÚBA - PE RETIFICA PROCESSO SELETIVO

A Prefeitura de Timbaúba retificou o edital de seu processo seletivo e reabriu as inscrições para as vagas da Secretaria Municipal de Educação.

Inicialmente, o processo seletivo foi aberto com 617 vagas imediatas a serem distribuídas entre as Secretarias Municipais de Administração, Agricultura, Assistência Social, Cultura e Planejamento / Serviços Urbanos, Educação, Finanças, Governo, Meio ambiente, Obras e Saúde.

O novo prazo de inscrição vale apenas para as funções de Professor (todos), Pedagogo e Psicólogo e vai até a data provável de 04 de maio de 2020.

Além disso, o edital retificou o salário dessas funções.

As oportunidades são para profissionais de diversos níveis de escolaridade.

Cargos de nível fundamental: Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Cuidador, Auxiliar de lavanderia, Auxiliar de Serviços Gerais, Caldeireiro, Copeiro, Coveiro, Cozinheiro, Eletricista, Mecânico, Merendeira, Motorista Categoria AB, Motorista Categoria B, Motorista Categoria C, Motorista Categoria D, Motorista Categoria E, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Pintor, Tratorista e Vigia.

Cargos de nível médio/técnico: Apoio Operacional, Atendente, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Apoio pedagógico para estudantes com deficiência, Auxiliar de Creche, Auxiliar de Escrita, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Saúde Bucal, Condutor do SAMU, Cuidador, Cuidador em Saúde Resid. Terapêutica, Digitador, Entrevistador, Facilitador Social, Fiscal de Feira, Fiscal de Obras, Flebotomista, Instrutor de Dança, Maqueiro, Operador de Sistemas, Orientador de Trânsito, Recepcionista, Professor – Polivalente, Técnico em Citopatologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização, Técnico em Laboratório, Técnico em Marketing e Terapeuta Holístico.

Cargos de nível superior: Advogado, Assistente Social, Biomédico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta Ambul. Reabilitação, Fonoaudiólogo Ambul. Audiometria, Médico Cardiologista, Médico Citopatologista, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico do Trabalho, Médico Ginecologista, Médico Infectologista, Médico Obstetra alto risco, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico USG Geral e obstetrícia, Médico USG Ginecologia e Mama, Médico Veterinário, Nutricionista, Nutricionista em Segurança Alimentar, Orientador Social, Pedagogo, Prof I I- Matemática, Prof II – Ciências, Prof II - Ed. Física, Prof II – Geografia, Prof II – História, Prof II – Inglês, Prof II – Português, Profissional de Educação Física, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Os vencimentos para os contratados variam de R$ 998,00 a R$ 5.885,00.

Como se inscrever

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, no site da banca organizadora. O novo prazo de inscrição, conforme retificação, segue até a data provável de 04 de maio de 2020.

Nível fundamental: R$ 32,00, nível médio/técnico: R$ 40,00 e nível superior: R$ 60,00.

Maria Jaqueline P. de Carvalho:

"Garanhuns, Cem Anos de Amor no Coração do Povo." (4/02/1979).