sábado, 12 de setembro de 2020

PAULO CAMELO É CANDIDATO COM APOIO DO PCB, PSOL E UNIDADE POPULAR


Partido Comunista Brasileiro, PCB, juntamente com o PSOL,  realizou Convenção no dia último dia 8 para homologar as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores de Garanhuns.

O grupo de esquerda será integrado ainda pela Unidade Popular, com a coligação tendo sido batizada de “Nem o Passado como era, nem o Presente como está”.

Cristina Oliveira
Engenheiro Paulo Camelo será o candidato a prefeito do PCB/PSOL/UP, tendo a professora Cristina Oliveira como vice.

Partido Comunista terá dois candidatos à Câmara Municipal e o PSOL três, dentre eles o professor e líder comunitário Paulo Tenório. Ontem à noite Paulo Camelo foi entrevistado na TV Nova Nordeste, mesma emissora em que estiveram antes Silvino Duarte (PTB) e Sivaldo Albino.

PCB manteve conversações para caminhar junto do PT, na eleição de Garanhuns. Mas depois que o Partido dos Trabalhadores anunciou a coligação com o PSB, o partidão preferiu ter candidatura própria.

Já o PSOL, que estava para apoiar o candidato da Rede, Walter Couto, rompeu com o partido que tem como principal liderança nacional a ex-ministra Marina Silva, para se aliar ao PCB.

Fonte: Blog do Roberto Almeida

ALMANAQUE DE GARANHUNS ANO DE 1937 - CAPÍTULO IV















Acervo: Memorial Ulisses Viana de Barros Neto

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

GOVERNO DE PERNAMBUCO DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR ESTIAGEM EM 55 MUNICÍPIOS DO SERTÃO

A situação de emergência vale por 180 dias
Foto: Anchieta Gueiros

Por Portal Folha de Pernambuco

Em decreto publicado na edição desta sexta-feira (11) do Diário Oficial do Estado, o Governo de Pernambuco declarou situação anormal, caracterizada como "situação de emergência" em 55 municípios do Sertão afetados pela estiagem.

De acordo com decreto, o laudo segue resultado de parecer técnico elaborado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). A situação de emergência vale por 180 dias, contados a partir da data do decreto, a quinta-feira (10).

Os órgãos estaduais localizados nas 55 cidades abarcadas pelo decreto devem adotar as medidas necessários para combater a situação de emergência pela estiagem. Órgãos municipais devem trabalhar em parceria.

O decreto ainda considera a previsão de redução das chuvas para os próximos meses, assim como a queda das reservas hídricas de superfície no Sertão. O texto é assinado pelo governador Paulo Câmara.

Veja a lista de cidades incluídas no decreto:
1. Afogados da Ingazeira
2. Afrânio
3. Araripina
4. Arcoverde
5. Belém do São Francisco
6. Betânia
7. Bodocó
8. Brejinho
9. Cabrobó
10. Calumbi
11. Carnaubeira da Penha
12. Cedro
13. Custódia
14. Dormentes
15. Exu
16. Flores
17. Floresta
18. Granito
19. Ibimirim
20. Iguaracy
21. Inajá
22. Ingazeira
23. Ipubi
24. Itacubura
25. Itapetim
26. Jatobá
27. Lagoa Grande
28. Manari
29. Mirandiba
30. Moreilândia
31. Orocó
32. Ouricuri
33. Parnamirim
34. Petrolândia
35. Petrolina
36. Quixaba
37. Salgueiro
38. Santa Cruz
39. Santa Cruz da Baixa Verde
40. Santa Filomena
41. Santa Maria da Boa Vista
42. Santa Terezinha
43. São José do Belmonte
44. São José do Egito
45. Serra Talhada
46. Serrita
47. Sertânia
48. Solidão
49. Tabira
50. Tacaratu
51. Terra Nova
52. Trindade
53. Triunfo
54. Tuparetama
55. Verdejante

ESCOLA DE CONTAS REALIZA CICLO DE PALESTRAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS

A partir da próxima segunda-feira (14), a Escola Pública de Contas do TCE-PE iniciará o 'Ciclo de Comunicações: Políticas Públicas, Avaliação e Controle'. Serão seis palestras, com duração de uma hora cada, com transmissão através do Google Meet, com acesso livre.

Este evento acontecerá nos dias 14, 16, 18, 21, 23 e 25 de setembro, em paralelo ao Curso Introdução às Políticas Públicas, com ênfase no Controle Externo, que já está acontecendo para o público interno do Tribunal de Contas. 

O objetivo das palestras é discutir as possibilidades analíticas e procedimentais da Avaliação de Políticas Públicas como instrumento de Controle Externo.

Segue a agenda:

Segunda-feira, 14 de setembro de 2020, 19h.

Luma Neto (UFPE): Mais capacidade estatal, menos corrupção?



Quarta-feira, 16 de setembro de 2020, 15h30.

Murilo Junqueira (UFPA): Instituições de controle e qualidade dos governos



Sexta-feira, 18 de setembro de 2020, 19h.

Ricardo Ribeiro (AGU): Direitos coletivos, controle externo e políticas públicas.



Segunda-feira, 21 de setembro de 2020, 15h30.

Thiago Ferreira (IFMT): Capacidade institucional dos TC's subnacionais brasileiros e qualidade das políticas públicas.


Quarta-feira, 23 de setembro de 2020, 19h.

Ernani Carvalho (UFPE): Instituições de Controle e políticas públicas - uma agenda de pesquisa



Sexta-feira, 25 de setembro de 2020, 15h30.

Nelson Granato (IRB): A NBASP 9020 e a fiscalização de políticas públicas



Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/09/2020

HÁ 34 ANOS


Audiência concedida pelo Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dr. Marco Antônio de Oliveira Maciel, em 4 de junho de 1986, ao candidato a deputado estadual por Garanhuns, Sr. Ayrton Diógenes Ivo Ubirajara, que se fez acompanhar dos Drs.  Darcy Leite, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e Lauro da Silva de Aquino, Secretário Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (CONTEC), oportunidade em que reivindicaram os diretos dos anistiados e que resultou na edição do Decreto Nº  92.768, publicado no Diário oficial da União de 11 de junho de 1986, que dá competência aos Municípios de Estado para expedirem as normas necessárias à aplicação da Emenda Constitucional Nº 26 e que determina que o julgamento dos casos sejam proferidos no prazo de 30 dias da entrega dos requerimentos dos interessados.

VEJA COMO É A EDIÇÃO E PRODUÇÃO DE UM LIVRO NO CIRCUITO CULTURAL DE PERNAMBUCO

Quem abre um livro para ler nem sempre costuma pensar sobre a edição e a produção da obra. Na prateleira da estante ou na tela de um aparelho eletrônico, ele está ali, pronto para ser consumido. Mas até chegar às suas mãos saiba que um longo caminho foi percorrido e é exatamente esse o assunto que as pesquisadoras da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) Betty Lacerda e Rita de Cássia Araújo levarão para o público do Circuito Cultural Digital de Pernambuco (www.circuitoculturalpernambuco.com.br) nesta sexta-feira (11), às 15h, no painel Por dentro do livro.

A fala das duas pesquisadoras no Circuito Cultural, uma iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com curadoria da Fundação Gilberto Freyre, está ancorada em três coletâneas de fotografias publicadas pela Cepe Editora: Alcir Lacerda (2012) e Lula Cardoso Ayres (2017), organizados por Betty Lacerda, e Benício Dias (2015), com organização de Rita de Cássia Araújo e Betty Lacerda. “Elas vão contar como foi a construção dos livros, desde a concepção da ideia até a edição final, esse é um elemento novo que o formato digital permite”, declara a curadora do Circuito, Jamille Barbosa.

De acordo com Betty Lacerda, a ideia nasceu de uma união entre a Fundaj, que pretendia fazer livros com as imagens existentes no acervo da instituição, e a Cepe Editora, que abriu espaço para lançar títulos dedicados a fotografias. Com a proposta definida, elas convidaram pessoas para participar da curadoria das fotos, providenciaram a digitalização de cada uma delas e selecionaram especialistas para escrever os textos inseridos nas publicações.

“É doloroso para o curador fazer a escolha das fotos, é um momento de muita dor porque o material é vasto e não podemos usar tudo”, destaca Betty. De quase 4 mil imagens da coleção autoral de Alcir Lacerda, cerca de 200 compõem o livro. Para o título de Benício Dias, foram separadas quase 200 fotos num acervo de mais de duas mil imagens. Das 900 fotos digitalizadas de Lula Cardoso Ayres, pouco mais de 150 estão na publicação. “Nós temos de decidir o que vamos trazer à luz e o que deixaremos no esquecimento, é difícil porque todas têm qualidade técnica e artística extraordinárias”, afirma a pesquisadora.

A arte de fazer um livro, nesse caso de fotografia, diz Betty Lacerda, também envolve os processos de pesquisa, tratamento de imagem, diagramação, revisão e gráfica, formando uma grande equipe. Da ideia ao produto final, o livro de Alcir Lacerda (a maior parte da fotos pertence ao acervo da família) levou um ano para ficar pronto. Benício Dias e Lula Cardoso Ayres consumiram seis meses, cada. “Por dentro do livro há muito trabalho”, observa. Os títulos trazem fotos documentais. “É um documento da realidade, mas não é só uma repetição do real, há interpretação e arte”, ressalta.

O Circuito Cultural Digital de Pernambuco está dividido em quatro etapas mensais e se estenderá até dezembro. A primeira fase, com cinco dias de duração, teve início quarta-feira (9) termina no próximo domingo (13). As atividades são gratuitas e podem ser acessadas no portal do evento (www.circuitoculturalpernambuco.com.br), que presta homenagem a João Cabral de Melo Neto, no ano do centenário de nascimento do poeta. Mais de 20 editoras, livrarias e instituições estão inseridas na programação com ações próprias.

Programação da sexta-feira (11)

8h – Podcast Cultural
Notícias sobre o mundo literário e temas afins
8h30 – Ler, muito prazer!
Exibição de vídeos de experiências de leitura (individuais ou coletivas) de crianças na primeira e segunda infância
9h – Senta, que lá vem história!
Contação da história do livro A domadora de Palíndromos (Cepe), de Fred Bellintani, com o Tapete Voador
9h45 – Dinâmica das letras
Criação de palíndromos, com Tapete Voador
10h – Oficina
Oficina de construção de instrumentos musicais com Givanilson Soares
11h – Bate-papo
A literatura como cura: o poder terapêutico da leitura com Dante Gallian, Carla Souza e Érica Montenegro (mediadora)
12h – Podcast Cultural
Trópicos (Revista Continente) - Poesia e pandemia
13h – Videocast Cultural
Documentário Memória da Cana, de Evaldo Mocarzel
14h – Oficina Teatro para Crianças
Com Dani Travassos da Companhia Fiandeiros de Teatro
(Acorda corpo! Acorda voz!)
15h – Por dentro do livro
Conversa sobre coletâneas de fotografias editadas pela Cepe Editora (Alcir Lacerda, Benício Dias e Lula Cardoso Ayres). Participação de Betty Lacerda e Rita de Cássia Araújo.
16h – Bate-papo
Experiências criativas em tempos de pandemia. Participação de Bruna Lubambo, Jarbas Domingos e Gianni Melo (mediadora)
17h – Palestra
O tempo do autoconhecimento. Participação de  Rossandro Klinjey, autor do livro O tempo do autoencontro, e  KiKa Freyre (mediadora)
18h – Contação de história
Contação da história do livro A domadora de Palíndromos (Cepe), de Fred Bellintani  com o Tapete Voador
18h45 – Dinâmica das letras
Criação de palíndromos, com Tapete Voador
19h – Prazer de Ler
Exibição de vídeos de experiências de leitura (individuais ou coletivas) de adolescentes e adultos
19h30 – Lançamento digital
A história da eternidade, de Camilo Cavalcante. Conversa entre o autor e a jornalista Luciana Veras
20h – Sarau
Teatro em perspectiva com a Companhia Maravilhas de Teatro

ALMANAQUE DE GARANHUNS ANO DE 1937 - CAPÍTULO III














Acervo: Memorial Ulisses Viana de Barros Neto

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

POSSE DE ZI FERREIRA PREFEITO DE GARANHUNS EM 1982

José Ferreira Filho (Zi Ferreira)
Em 14 de maio de 1982, às 15:40h  realizava-se na Câmara Municipal, a posse do novo prefeito de Garanhuns, o Sr. José Ferreira Filho depois do mesmo ter renunciado aos cargos de vereador e da presidência da Câmara. Na mesma ocasião foi lida a renúncia do prefeito Ivo Amaral perante os vereadores, a fim de sair candidato a deputado estadual.

Após a renúncia do vereador José Ferreira Filho, assumiu a sua vaga, o 1º suplente Antônio Adeildo Ferreira.

Em face do afastamento do Sr. José Ferreira Filho, o vereador Severino Pereira Guimarães depois de renunciar o cargo de 1º Secretário do Poder Legislativo, foi eleito por unanimidade de votos, Presidente da Câmara e por 6 votos contra 3, o vereador Osvaldo Ferreira da Silva sagrou-se 1º Secretário da Câmara.

Ivo Amaral
O Sr. José Ferreira Filho fez o seu compromisso como prefeito bem como o novo vereador Antônio Adeildo Ferreira, como manda preceitos constitucionais.

Durante a solenidade, falaram os vereadores Antônio Edson, com palavras de estimulo para com os seus colegas José Ferreira Filho e Severino Pereira Guimarães. O vereador Osvaldo Ferreira, com a palavra agradeceu aos que sufragaram o seu nome para 1º Secretário. Também o vereador Marlos Duarte e José Estevão dos Santos, ambos do PMDB, discursaram sobre o novo prefeito e que 'a oposição estava pronta para ajudar o novo governo desde que suas mensagens fossem para o bem do Município e do povo'. O vereador Antônio Adeildo, com a palavra disse que a satisfação sua era grande demais em voltar aquela Casa, fazendo como os demais vereadores elogios ao Sr. José Ferreira Filho, seu parente e conterrâneo de Itacatu (São Pedro) e ao prefeito renunciante, Sr. Ivo Amaral.

Severino Pereira Guimarães
Outro que falou sobre o novo Chefe da Edilidade e o novo Presidente da Câmara, foi o vereador Paulo Faustino de Albuquerque. O vereador Audálio Ramos Machado, congratulou-se com os Srs. José Ferreira Filho e Severino Pereira Guimarães por ser o novo Prefeito e Presidente da Câmara, respectivamente.

Falaram também sobre as  pessoas do novo prefeito José Ferreira Filho, do Presidente da Câmara  Severino Guimarães e do Sr. Ivo Amaral que acabava de deixar a Prefeitura, o vereador Manoel Pereira, de Caetés e o vereador José Costa, da Câmara de São João.

Discursaram também o sr. José Ferreira Filho dizendo de sua satisfação de assumir as rédeas do Município e que 'as portas da Prefeitura estariam sempre aberta para todos os vereadores, autoridades e o povo em geral' e o vereador Severino Guimarães por ter sido eleito por todos os vereadores. O Sr. Severino  Guimarães bem como o novo Chefe do Executivo, Sr. José Ferreira Filho, teve palavras elogiosas para com o Sr. Ivo Amaral, vereadores, funcionários da Câmara e da Prefeitura.

Antônio Adeildo Ferreira
Grande quantidade de pessoas assistiram as posses do novo prefeito e do presidente da Câmara, inclusive componentes da JDS (Juventude Democrática Social).

Após a solenidade, o Sr. José Ferreira Filho acompanhado de vereadores, autoridades e do povo em geral se dirigiram a Prefeitura a fim de assistirem também a transmissão de governo pelo Sr. Ivo Amaral ao Sr. José Ferreira Filho.

Fonte: Jornal O Monitor / Garanhuns, 15 de Maio de 1982.
Acervo: Memorial Ulisses Viana de Barros Neto

AUMENTA PENA PARA QUEM MALTRATAR CÃES E GATOS

Em sessão remota nesta quarta-feira (9), o Plenário do Senado aprovou projeto que aumenta as penas para maus-tratos a cães e gatos (PL 1.095/2019). O texto foi aprovado na Câmara no final do ano passado e segue agora para a sanção.

Pela proposta, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação a cães e gatos será punida com pena de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Hoje, a pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa — dentro do item que abrange todos os animais. O projeto altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) para criar um item específico para cães e gatos, que são os animais domésticos mais comuns e principais vítimas desse tipo de crime.

Fonte: Agência Senado

RUA GETÚLIO ZOBY JÚNIOR - GARANHUNS, PE

PRÉ-CANDIDATO PAULO CAMELO CONCEDE ENTREVISTA AO PROGRAMA 'DEBATE NA NOVA'

O Pré-candidato a prefeito de Garanhuns pelo PCB, Paulo Camelo, participa na sexta-feira (11), do programa 'Debate na Nova', veiculado pela TV Nova Nordeste, afiliada da TV Cultura aqui em Pernambuco. O Programa apresentado pelo comunicador Pedro Paulo vai ao ar a partir das 17h e também é reproduzido pelas redes sociais da Emissora de TV. 

Paulo Camelo já definiu a sua vice na futura chapa do “Partidão”. Será a Cristina Oliveira, que é militante do Partido e integra a Secretaria das Mulheres do PCB/Garanhuns.

SIVALDO ALBINO VAI ANUNCIAR O VICE NA PRÓXIMA SEMANA

Ao contrário de Silvino e Zaqueu, que anunciaram o vice cedo, Sivaldo só deve informar o nome do seu companheiro de chapa às vésperas da Convenção, que será no dia 15.

Dois nomes estão sendo cogitados. São pessoas respeitadas em Garanhuns, que podem atrair votos da classe média e do povão.

Como as pesquisas indicam uma disputa difícil, o vice pode fazer a diferença nesta eleição.

O vice de Silvino será Haroldo Vicente, atual parceiro do prefeito Izaías Régis. O companheiro de chapa de Zaqueu será o vereador Audálio Ramos.

Possivelmente o vice de Sivaldo Albino será um nome novo na política, um empresário ou profissional liberal que nunca disputou eleição.

Fonte: Blog do Roberto Almeida

ALMANAQUE DE GARANHUNS ANO DE 1937 - CAPÍTULO II


















Acervo: Memorial Ulisses Viana de Barros Neto