sexta-feira, 5 de março de 2021

Prefácio do livro "Garanhuns Ano 100" de Luiz Souto Dourado

O nosso prefeito - Souto Dourado (foto) - é um homem de visão panorâmica. Aprecia as coisas do espírito a procura na medida do possível aprimorá-las.

Governa a sua terra com alma e coração procurando conduzir o seu povo por caminhos sempre renovados. A segurança do êxito é o segredo de sua personalidade. Gosta de originalidade como adorno de sua inteligência de escol.

Se fosse possível todas as coisas boas do mundo deveriam ser um patrimônio de sua encantadora cidade. Não obstante isto, não mede esforço no sentido de proporcionar meios que  a dignifiquem. Está sempre sonhando com o melhor.

A sua meta de governo é provocar possibilidades. É receber a transmitir através de entendimentos. Para ele todas as pessoas possuem qualidades de servir à comunidade. Basta que haja um pouco de boa qualidade e de compreensão.

Orienta o seu governo por meios suasórios, não acredita que se possa construir com violência. É preciso convencer pela inteligência. A inteligência a serviço do progresso é uma força indomável de coesão.

Calmo e sereno vai conduzindo a sua  cruz sem reclamar a ajuda de um Cirineu. Muitas vezes para um pouco, tranquilamente repete o compasso monótono da espera.

No "nirvana" de seu mundo interior reside a força indeclinável de sua capacidade. Nos dias tumultuosos do momento não perde a calma. Governa o seu povo com uma vara mágica como se fosse uma fada. Tudo tem o seu tempo e a sua hora certa.

Cada dia que passa é mais um degrau que se  vence no caminho da eternidade. É uma filosofia de governo que não agrada aos seus adversários. Para eles o desmando seria melhor.

Dentro desse esquema, o indivíduo poderá discordar do Prefeito. O que não é fácil, é ser inimigo de Luiz Souto Dourado como pessoa humana. Está sempre pronto para servir, contanto que possa trazer algo de importante à terra.

Aí está a transformação da antiga estação num "Centro de Cultura". Construção que idealizou e realizou contra a falta de entendimento de  muita gente.

O prefeito é um homem que não desamina e não recua facilmente. Para ele projetar já é realizar.

A "centro de cultura" é uma realização que honra a Cidade do planalto. É uma construção antiga, que tomou, sem  perder a tradição, a fisionomia própria da época.

Sala para cinema de arte e palco para teatro, restaurante, biblioteca. É um ambiente apropriado para conferências, realizações de Congresso Médico. Representação artística e cultural. A nossa terra sempre teve neste setor um lugar de  destaque.

O aproveitamento da Estação em casa de cultura é uma  das facetas luminosas do espírito de Luiz Dourado. O prédio é um monumento imperecível. O maior realce, no conjunto, no seu todo é, segundo o nosso entendimento, a originalidade.

Assim muitos acontecimentos que se relacionem com a  grandeza de Garanhuns como teatro moderno, mensagem cultural serão atraídos para órbita da administração - Souto Dourado.

A começar pela Convenção - ou seja pela quinta Convenção Distrital do Lions, ora se realizando nesta Cidade, no  salão do Centro Cultural de Garanhuns.

A Convenção é verdadeiramente um acontecimento digno de aplauso e respeito. Ele representa uma nova possibilidade de aproximação humana pela integração do homem.

A Quinta Convenção Distrital do Lions nos trouxe várias mensagens de amor, companheirismo e confraternização.

É uma festa digna pela beleza moral e intelectual de seus  integrantes. A sua temática mais importante é a bandeira de  confraternização - "Unidos servimos melhor".

O nosso Prefeito - Souto Dourado - como Governador da Cidade recebeu de braços abertos os Convencionais, os Leões que nos honram com a preferência, abrindo-lhes as portas do Centro de Cultura de Garanhuns, antes de oficialmente inaugurado.

Souto Dourado gosta e sabe receber fidalgamente os que honram a nossa terra, escolhendo-a, como os Leões, para uma Convenção de amor e fraternidade.

*José Francisco de Souza / Advogado, jornalista e historiador / Garanhuns - 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário