quinta-feira, 22 de abril de 2021

Sesc divulga atividades do projeto Arte da Palavra para o mês de maio em Pernambuco

O Sesc Pernambuco apresenta a programação de atividades do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras para o mês de maio. Ao todo, serão sete ações, sendo duas do Circuito de Oralidades, duas do Circuito de Autores e três oficinas do Circuito de Criação Literária. Para acompanhar as atividades, é só acessar a página do Arte da Palavra no Facebook (https://www.facebook.com/artedapalavrasesc); já para participar das oficinas, as inscrições são feitas pelo site https://cursos.sescpe.com.br/ e custam R$ 40; os trabalhadores do comércio e seus dependentes com o cartão do Sesc atualizado têm desconto e pagam R$ 20.

O Circuito de Criação Literária inicia a programação na segunda (03), seguindo até a sexta (07), com a oficina “Desprincesando o Conto de Fadas”, ministrada pela professora doutora Rosângela Hilário (RO). De 10 a 14, acontece a oficina “Poéticas do Conto – Escrita Criativa”, com o professor Wilson Coelho (ES). A última oficina será de 24 a 28, com o artista, professor e contador de histórias Keydson Costa (PA), facilitador da oficina “O Universo das Histórias Africanas”. As atividades serão transmitidas pelo Google Meet, sempre das 19h às 21h.

Na quarta (05) começa o Circuito de Autores. Os dois bate-papos virtuais serão conduzidos pelos escritores José Rezende (DF) e Bruno Azevedo (MA), que vão abordar o tema “Território e Literatura”, em duas datas: no dia 05, sob a mediação do poeta David Henrique, o Biriguy; e no dia 26, tendo o professor Anderson Lucas como mediador. Ambas serão realizadas das 19h30 às 20h30.

Encerrando a programação de maio, o mediador de leitura e debates literários Gelson Bini (SC), que também é narrador de histórias da oralidade, é o convidado do Circuito de Oralidades. Ele vai apresentar as palestras-espetáculos “Contos de Assombro”, no dia 12, das 20h às 21h; e “Era Outra Vez: O Livro e a Leitura em Tempos de Pandemia”, no dia 19, também das 20h às 21h.

“O Arte da Palavra tem ajudado a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades, pois ele empodera a partir dessa promoção da leitura que consideramos uma ferramenta necessária para compartilhar saberes”, afirma Marcilene Pereira, professora de Artes do Sesc.

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras: criado em 2017, o projeto busca oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros até as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Assim, as diferentes frentes contempladas pelo projeto podem contribuir para a democratização do acesso às leituras, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país. Nesta quinta edição do projeto, fazem parte 40 artistas de 24 estados.

O projeto consiste num circuito nacional de manifestações literárias composto por três eixos: o Circuito de Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; o Circuito de Oralidades, voltado para contadores de histórias, performers, poetas e apresentações/saraus que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e o Circuito de Criação Literária, composto por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, e também criar leitores com maior bagagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário