sábado, 13 de março de 2021

Claro encanto

João Marques

O olhar primeiro de te ver

foi meu olhar por toda vida

o instante eterno

da claridade dos meus olhos

o sentimento reflexo

na profundeza da alma


 amor da essência pura

da existência de quem olha

e vê como vi o teu ser

ornado como fica a flor

das cores da respiração

e da vida que aflora


que ares, que perfume

se movem em teus gestos

e nesse esvoaçar dos cabelos

e nos grandes olhos um lume

das luzes que no céu eu vejo

encantado do teu brilho eterno


 foi o primeiro e não deixou

nunca mais de ser o olhar

o meu deslumbramento

a vida, o tempo, a alegria

de todo o dia logo cedo

contemplar dois sóis.

Boletim Covid-19 – 12/03/2021 | Prefeitura de Garanhuns

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foi confirmado um óbito por Covid-19 nesta sexta-feira (12), em Garanhuns. O óbito é de uma pessoa de 94 anos, que já havia sido diagnosticada com a doença, e ocorreu no dia 24/02 em unidade da rede pública.

Também foram notificados 21 casos da Covid-19; e mais cinco pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outros 11 casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação.

Até hoje, 4871 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1833 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para idosos com 75 anos ou mais, trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais, profissionais que trabalham no modelo de assistência ‘home care’, e trabalhadores de laboratórios de análises clínicas, e consultórios odontológicos.

Ao todo, já foram confirmados 7212 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 128 pessoas vieram a óbito, 6528 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 103 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 11722 testes pela rede municipal.

Atualmente, o município dispõe de 50 leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais de enfermaria encontra-se em 26%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI de administração do Governo Estadual.

Lula é vacinado em SP: "estaria mais feliz se tivesse vacina para todos"

O ex-presidente Lula tomou a primeira dose da vacina Coronavac na manhã deste sábado (13), em São Bernardo do Campo (SP), e lamentou a lentidão do governo de Jair Bolsonaro em promover a imunização em massa da população contra a Covid-19. Segundo o petista, ele estaria muito mais feliz “se todos os brasileiros tivessem acesso à vacina”. 

Lula foi imunizado na fila do “drive thru” e estava ao lado do deputado federal Alexandre Padilha, que também é médico e ex-ministro da Saúde. 

Após tomar a vacina, o petista ressaltou que um país que possui o Instituto Butatan e Fiozcruz deve ser autossuficiente na produção de vacinas. “O Brasil talvez tenha sido o melhor exemplo de vacinação durante muitos anos. Se esse governo talvez não tivesse feito tanta bobagem, já estaríamos muito avançados na vacinação”, disse. 

Ele também fez uma apelo para que o brasileiros se protejam do vírus. “Cuidem-se, para não chorarmos amanhã”. 

Fonte: Portal Brasil 247

Monsenhor Adelmar foi um espelho para mim

Mons. Adelmar ao lado de Dr. Levino Epaminondas de França e um grupo de alunos do Colégio Diocesano de Garanhuns (03.06.1955).
Dr. Levino Epaminondas de França*

Corria o ano de 1948, dia 24 de julho, quando conheci Padre Adelmar.

Minha vinda para Garanhuns teve um início objetivo: estudar no Colégio Diocesano.

No dia seguinte ele mandou chamar-me e, com a autoridade que portava, naturalmente, convidou-me para ser  "chefe de disciplina", dizendo que não queria pancadas nem palavrões, mas, disciplina.

Foi um espelho para mim, vez que, a escuridão em que vivia era profunda. Deu-me luzes, promoveu-me socialmente e teve-me professor, profissão que exerci com muita felicidades e prazer.

Era educador nato, com fundo cristão, disciplinador admirável, fazendo-se respeitar até pelo olhar e gestos.

Amava os mais pobres e prestigiava-os, humanas e  cristamente, até vê-los realizados.

Entre seus inúmeros feitos, afora a educação, instrução moral, civil e patriótica, construiu, Deus sabe como, o Ginásio do Arraial, hoje, com muita justiça, cognominado, Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença.

A  ajuda dada por ele menos afortunados que desejavam e queriam educar-se e instruir-se, era invejável, vez que isto era feito, justamente aos menos favorecidos.

Graças a atitudes construtoras suas, centenas de pessoas vivem, hoje, felizes. Sua vida foi um vale de luta e glória, observado pelo espírito de quem olha e não de quem vê.

Como educador era exigente, humano e muito honesto.

Pelo bem que fez, Deus deve tê-lo posto à sua direita, no Céu!...

Fonte: Monsenhor Adelmar da Mota Valença - Vide e Obra - Centenário de Nascimento 1908 - 2008 / Irmãs Cândida Araújo Corrêa e Maria Mirtes de Araújo Corrêa / Garanhuns 2008. Acervo: Memorial Ulisses Viana de Barros Neto.

"Garanhuns, presente da Borborema, há cem anos és poema."

Luíza Pinto Torres (04.02.1979).

Novo decreto adia o pagamento de ISS, IPTU e TLP para bares, restaurantes, lanchoenetes, hotéis e casas de festas em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns publicou nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial, decreto do prefeito Sivaldo Albino que adia o pagamento de impostos para empresas dos segmentos de bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e casas de festas. Tomamos essa atitude após o enrijecimento das medidas restritivas de prevenção à Covid-19, que determinam o fechamento de atividades não-essenciais após as 20h durante a semana e a proibição completa aos sábados e domingos. 

Nesse decreto fica estabelecida a prorrogação do vencimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN Próprio: para as datas de 15/04/2021 e 17/05/2021, ficam valendo os novos prazos de 10/10/2021 e 10/11/2021, respectivamente. O benefício não se aplica ao ISSQN retido na fonte. A decisão também altera o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP) para os imóveis nos quais funcionam as atividades econômicas previstas, para os que optaram pelo pagamento parcelado. As parcelas 2 e 3, com prazo de março e abril, serão transferidas para 10/10/2021 e 10/11/2021, respectivamente.

"Estamos atendendo às demandas dos setores, entendendo o grave impacto financeiro decorrente da pandemia. As medidas restritivas precisam ser tomadas para conter o avanço da doença, ainda mais no estágio que estamos, mas entendemos que temos que auxiliar no que for possível. O setor de bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e casas de festas está sofrendo", declarou Sivaldo Albino.

"Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa."

Eduardo Campos.

sexta-feira, 12 de março de 2021

Grande Vultos de Garanhuns - Antônio Florentino de Almeida

Um grupo de intelectuais  lutava por uma transformação política. Era um movimento cultural. Novas ideias marcariam a vida da nossa comunidade. A chamada ordem social das classes conservadoras, deveria se modificar. Havia condições básicas para uma  democracia social. Não vigoravam atos institucionais. Os espaços de liberdade se achavam bem ampliados. Todos sentiam-se capazes de transitá-los com certa segurança. As  prerrogativas judiciárias eram respeitadas. A importância do problema encontrava ressonância em todos os setores. Sentia-se os efeitos da contribuição de cada um.

O poder moderador - sentia o despontar de um  mundo novo - que nascia cheio de esperanças. Com ele o homem teria de conhecer a gênese do medo e libertar-se dos meios de fuga. Por outro lado haviam os indecisos. Os que  advogavam que as coisas não deveriam ser precipitadas. Aguardar a marcha dos acontecimentos seria mais prudente. Na corrida, na roda viva - fica-se sempre no mesmo lugar. É uma espécie de eterno retorno. Quem ama a sua liberdade não luta contra os outros. Basta dominar plenamente os seus impulsos. Nesse movimento de opinião ninguém poderia superá-lo sozinho. A vida é  um processo contínuo de  renovação em busca de  uma finalidade maior. Esse processo tem que ser observado em toda a sua plenitude. Para entendê-lo não deve existir barreira de resistência entre o observador e a coisa observada. Não  se pode observar qualquer coisa sem acompanhar a sua marcha. Esta observação, por seu turno,  não é estático. O pensamento é força propulsora de todos os movimentos. Mesmo, os que tinham ares tranquilo e conciliadores eram participantes da transformação política de  sua terra. Apenas, por modesta, não foram polêmicos. Um deles, o vulto de  nossa apreciação de hoje, não chegou ocupar cargos de grande porte. Conseguiu se afirmar dentro de  suas possibilidade. Usou sempre os seus próprios recursos humanos, dentro da área de sua capacidade se impôs pela sua dignidade. Prova de fidelidade  às origens de sua modesta formação de homem público.

Antônio Florentino de Almeida nasceu na terra do planalto. Respirou o ar puro do lendário "Brejo das Flores". Nunca se ausentou por muito tempo da sua querida cidade. A sua postura no exercício de suas funções, no departamento de polícia local, foi digna de um homem correto. Encarava o problema de repressão com paciência. Sempre vigilante, apercebido nas ações. Era alto, tranquilo e justo na medida do possível. Entendia que na vocação de homem público, existem fatos que não pertencem a sua experiência total. O deslocamento físico nunca foi objeto de  cogitação de seu mundo íntimo. Homem digno da  estima de todos valores humanos da nossa sociedade.

Na qualidade de suplente de delegado em exercício, manteve-se com a  dignidade de um homem de boa formação moral. Mantinha a dignidade e o  decôro do cargo. Nos momentos difíceis agia com a serenidade dos homens fortes que continuam na  justiça. Nunca  gerou pânico, nem abuso de autoridade, mereceu sempre a solidariedade do poder Judiciário.

Antônio Florentino de Almeida foi nosso amigo em todos os momentos. Muito estimado pelos nossos genitores. Conhecemo-lo já nas funções de delegado de polícia. Por  força da nossa profissão, advogado criminal, muitas vezes fomos alvo de sua fidalguia. O seu comportamento era tão digno e tão viva a sua personalidade, que passou por todos os  regimes. nem a Revolução de 1930 com o Estado Novo e a Ditadura Getulista conseguiram afastá-lo da funções de suplente e de  delegado de polícia.  É um dos vultos, da nossa terra, cuja memória já lhe foi tributada pelo poder público municipal. O seu nome foi dado a uma das ruas da sua terra natal.

*José Francisco de Souza / Advogado, jornalista e historiador / Garanhuns, 17 de março de 1979.

"A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros."

 Allan Kardec

Lula e o irmão Vavá no Sítio Várzea Comprida

Luiz Inácio Lula da Silva e seu irmão Vavá, no Sítio Várzea Comprida, local onde nasceram em Caetés, na época distrito de Garanhuns. Setembro de 2002.
Foto: Erinaldo Ramiro.

Mensagem de Manoel Neto Teixeira à Família Valença


Faço publica minha reverência à família Valença e, por extensão, a seu companheiro, Givaldo Calado e filhos, ante o passamento de Emília Valença. Ela que, a exemplo dos demais familiares, todos  noutra dimensão, dedicou sua inteligência e dinamismo empresarial aos melhores propósitos do município de Garanhuns. Sobremaneira, nos campos da educação e politico-administrativo. Que tenha o merecido repouso ao  lado dos familiares que a recebem com o abraço espiritual.

14º Festival Curta Taquary terá debates, homenagem, lançamento de livro e muitos curtas


Tudo pronto para o 14º Festival de Curtas de Taquaritinga do Norte, o Curta Taquary. A edição de 2021 terá filmes em streaming, debate sobre cinema e educação, lançamento de livro e conversas com realizadores. Tudo isso de 16 a 22 de março, no site do evento (https://curtataquary.com.br/) e no canal do Youtube (Curta Taquary Audiovisual).

Ao todo, 72 filmes vão estar disponíveis para serem vistos no site do festival, divididos em 10 mostras, sendo oito competitivas. Eles estarão disponíveis para livre acesso a partir do dia 16. 

Homenageada – A homenageada deste ano é Graciela Guarani. Pertencente à nação Guarani Kaiowá, ela é produtora Cultural, comunicadora, cineasta, curadora de cinema e formadora em audiovisual. Atualmente, é uma das mulheres indígenas pioneiras em produções originais audiovisuais no cenário brasileiro. Seus trabalhos mais recentes são os curtas-documentários “MBA’ Eicha Nhande Rekova’Erã – Mensageiro do Futuro” e “Opará: Morada de Nossos Ancestrais” e e o longa “Meu Sangue é Vermelho”, que ela foi codiretora. Todos produzidos em 2019.

Serviço

Programação Curta Taquary 2021

16 a 22.03.2021

Filmes com acesso livre no site do evento: https://curtataquary.com.br/

Debates e premiação no canal do Youtube: Curta Taquary Audiovisual

16 de março

09h30 | Debate com cineastas da Mostra Universitária

Mediação: Sandro Alves

14h | 4º Encontro de Cinema e Educação

19h| Exibição do curta Cine Aurélio, resultado da turma 01 do DocLab – Prof. Kennel Rógis

17 de março

09h30 | Debate com cineastas da Mostra Dália da Serra

Mediação: Tatiana Lima

14h | 4º Encontro de Cinema e Educação

19h| Exibição do curta Normandia, resultado da turma 01 do DocLab – Prof. Marlom Meirelles 

18 de março

09h30 | Debate com cineastas da Mostra Criancine

Mediação: Marcela Freire

14h | Debate com cineastas da Mostra Brasil

Mediação: Marcelo Ikeda

19h| Exibição do curta Taquaritinga e o vento do Norte, resultado da turma 02 do DocLab – Prof. Antonio Fargoni 

19 de março

09h30 | Debate com cineastas da Mostra Primeiros Passos

Mediação: André Dib

14h | Debate com cineastas da Mostra Diversidade

Mediação: Neusa Barbosa

19h| Homenagem a cineasta Graciela Guarani

20 de março

10h | Debate com cineastas da Mostra Latino-americana

Mediação: Laísa Trojaike

14h | Debate com cineastas da Mostra Curtas Fantásticos

Mediação: Vitor Búrigo

22 de março

14h | Seminário: “Desafios do Cinema no Nordeste hoje”

Lançamento do livro “O cinema independente brasileiro contemporâneo em 50 filmes”, de Marcelo Ikeda

19h| Premiação

Governadores do Nordeste compram vacina por preço menor que Ministério da Saúde

Os governadores que integram o Consórcio Nordeste esperam fechar nesta sexta-feira (12) o contrato para a aquisição de 39 milhões de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Rússia, por um preço inferior ao que será pago pelo Ministério da Saúde. Segundo o presidente do consórcio, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o Consórcio pagará US$ 9,95 por cada dose, adquirindo as 39 milhões de doses previstas, enquanto o Ministério da Saúde desembolsará US$ 13 dólares por unidade até limite de 10 milhões de doses.  

Em entrevista à CNN Brasil, Dias destacou que o “desconto” foi possível pelo fato dos estados do Nordeste abrirem as negociações com o laboratório russo Gamaleya no ano passado. Já o governo federal teria demorado para tentar comprar as vacinas. Segundo ele, o cronograma de entrega das vacinas começam “a partir de março e abril, até junho, e chega a 26 milhões de doses. Em agosto, chega a 39 milhões, a US$ 9,95 [a dose] (cerca de R$ 55), um preço compatível”.

“Hoje está tudo pronto entre o fórum dos governadores do Nordeste e o Fundo Soberano da Rússia, que tem para a entrega vacinas prontas, não mais aqueles 50 milhões que a gente tinha, mas 39 milhões, que é um bom número para a realidade brasileira”, disse Dias à CNN. 

“A partir daí, garante um cronograma que entrega vacina a partir de março e abril, até junho, e chega a 26 milhões de doses. Em agosto, chega a 39 milhões, a US$ 9,95 [a dose] (cerca de R$ 55), um preço compatível. Buscamos o ministro [Eduardo] Pazuello e colocamos que vamos fazer o contrato. E, se fizermos, quem está pagando são os estados", disse. 

"O ministério pode firmar um contrato nesta compra e [planejam] como essas vacinas venham para todo o plano nacional estratégico. E o ministro Pazuello prontamente assegurou o posicionamento para a compra das vacinas. E está previsto para hoje, junto com o fundo russo, o fechamento desta compra. O ministério comprando, ele paga. O ministério não comprando, nós firmamos o contrato e pagamos”, completou. 

A vacina Sputnik V ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas o laboratório Gamaleya busca a obtenção de autorização emergencial para o uso do imunizante no Brasil.

Fonte: Portal Brasil 247

Boletim Covid-19 – 11/03/2021 | Prefeitura de Garanhuns


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foi confirmado um óbito por Covid-19 nesta quinta-feira (11), em Garanhuns. O óbito é de uma pessoa de 25 anos, que já havia sido diagnosticada com a doença, e ocorreu na última segunda (08) em unidade da rede particular.

Também foram notificados 15 casos da Covid-19; e mais oito pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outros 11 casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação.

Até hoje, 4462 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1821 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para idosos com 75 anos ou mais, trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais, profissionais que trabalham no modelo de assistência ‘home care’, e trabalhadores de laboratórios de análises clínicas, e consultórios odontológicos.

Ao todo, já foram confirmados 7180 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 127 pessoas vieram a óbito, 6523 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 101 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 11687 testes pela rede municipal.

Atualmente, o município dispõe de 50 leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais de enfermaria encontra-se em 22%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI de administração do Governo Estadual.

Secom/PMG.

Os "Zés" de Garanhuns


Prefeito e vereador por dois mandatos José Inácio Rodrigues, nasceu no Estado de São Paulo, no ano de 1938, Zé Inácio chegou a Garanhuns ainda Bebê, adotando esta cidade como sua nova morada, a qual só deixou quando foi chamado pelo Criador. Zé do Povo como viria a ser chamado pela devido ao seu zelo pelas camadas mais carentes, exerceu várias funções em  sua vida a exemplo de professor dos  principais colégios da cidade, advogado, diretor da Ciretran de Garanhuns, radialista e funcionário público, função pela qual se  aposentou. Não foi só na vida privada que Zé Inácio marcou sua trajetória em Garanhuns. No ano de 1963 ele elegeu-se vereador ao lado do então prefeito Amílcar da Mota Valença. No ano de  1968, ele obteve sua segunda vitória nas urnas como vereador. A sua  trajetória política não parou por aí. Em 1982, numa eleição acirrada, Zé Inácio derrotou nas urnas o ex-prefeito e seu ex-aliado Amílcar da Mota Valença, a quem o ajudou eleger em sua primeira campanha para o legislativo municipal e que tentava voltar ao poder pela terceira vez, fato até hoje tentado mas não alcançado por nem um prefeito em nosso município. 

Zé Inácio governou Garanhuns até 1988 com uma administração conturbada. Deixou a prefeitura, após 5 anos de governo, como entrou. Homem pobre, criticado por uns, ovacionado por outros, coisa normal nesta vida. Viveu nos últimos anos em uma casa humilde na Rua do Magano, subida para o Cristo, acompanhado de vários problemas de saúde.

A paixão de Zé do Povo não se resumia apenas à política. Durante muitos anos, ele  apresentou o programa "Pelos Caminhos da Saudade", pela então Rádio Difusora de Garanhuns. "Amigos meus, Amigas minhas". Quem não lembra desta pérola usada quase que em todos os momentos que ele ia entrar no ar e que imortalizou seu programa. Além de um grande radialista e poeta, ele  também gostava de jornalismo, de  escrever suas crônicas. 

Homem educado, honrado e de muitos amigos José Inácio Rodrigues, tentou, à sua maneira, elevar o nome de Garanhuns, terra que ele tanto amava. Fez o que pode enquanto governante.

A trajetória política de José Cardoso da Silva foi brilhante como deputado estadual e vereador. Em seu primeiro mandato como vereador em 1959 obteve a maior votação do interior de Pernambuco, 1.073 votos.

No auge da ditadura militar, mesmo perseguido não se calou, levantou a voz em defesa dos  oprimidos. No dia 21 de junho de 1964 foi cassado pela ditadura militar. Na década de 1980 retornava novamente à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Zé Cardoso, muito dinâmico em prol dos interesses coletivos, especialmente como líder sindical se revelando um grande líder da classe operária de Garanhuns, ora defendendo seus direitos juntos aos patrões, ora auxiliando nos momentos perante a justiça. 

Zé Cardoso foi um político na verdadeira acepção da  palavra de uma sensibilidade social espetacular, o humanismo dele ultrapassava qualquer limite do  horizonte por longínquo que fosse. Foi uma figura que todo mundo gostaria de tê-la como amigo. (Texto transcrito do jornal O Monitor de maio de 2012).

"Os bons hábitos são tão fáceis de adquirir como os maus."

Tim McCarver. 

Elpídio Branco: Representante de Garanhuns com mais mandatos na ALEPE

Elpídio Branco (foto) foi um destacado líder da sua geração, e Garanhuns lhe deve indiscutivelmente muito por sua luta pela causa pública.  Deixou a banca de advogado para enveredar nos caminhos difíceis da política, e, já no governo Estácio Coimbra, foi delegado de polícia da Capital sob a  chefia do Dr. Lito de Azevedo que mais tarde, pelo reconhecimento de Agamenon Magalhães viria a ser Juiz de Direito de Garanhuns.

Com a reconstitucionalização de 1946, Elpídio filiou-se ao PSD e por esta legenda elegeu-se quatro (4) vezes deputado. Elpídio foi na Assembleia presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vice-líder e líder de governadores, como Barbosa Lima Sobrinho, Agamenon Magalhães, Etelvino Lins e Cordeiro de Farias.

Elpídio foi o deputado estadual com mais mandatos por Garanhuns na Assembleia Legislativa, sendo eleito para quatro legislatura consecutivas: 1947-1951, 1951-1955, 1955-1959 e de 1959-1963, sempre obtendo uma votação crescente.

Tivemos ainda como representantes de Garanhuns e região: Izaías Régis com três mandatos; Ivo Amaral, Luiz Souto Dourado e Dr. José Tinoco dois mandatos; Mário Lira, Aloísio Souto Pinto, Francisco Figueira um mandato.

José Cardoso da Silva ficou como suplente na legislatura de 1989-1991 e com a ida de Sérgio Guerra para ser secretario de Estado assume o mandato por dois anos. Aurora Cristina assume uma cadeira na legislatura de 2003-2007 com a saída de Raul Henry, e Sivaldo Albino que assumiu em 2019 no lugar de Aloisio Lessa e fica na Assembleia por dois anos até ser eleito prefeito de Garanhuns em 2020.

Ivo Amaral e José Cardoso tiveram um papel importante na Assembleia Legislativa de Pernambuco por terem participado da elaboração da Constituição do Estado de Pernambuco, promulgada  no dia 5 de outubro de 1989.

Garanhuns recebe 1490 doses para idosos e trabalhadores de saúde


O município de Garanhuns recebeu, nesta quinta-feira (11), 1490 unidades da vacina Sinovac/Butantan. O total será destinado para a primeira e segunda dose do público com idade entre 75 e 79 anos, além de finalizar a imunização dos idosos de 80 a 84 anos e complementar a vacinação dos trabalhadores de saúde.

Com a nova remessa, serão contemplados 12% dos idosos entre 75 e 79 anos; e mais 15% dos idosos entre 80 a 84 anos. Totalizando 1080 unidades para vacinar os grupos com a primeira e segunda dose. O link para cadastro segue disponível:  (https://abre.ai/ckex) ou (https://docs.google.com/forms/d/1c32rOPfFWV6ydRzr7ehBJAu6LZkSdpb3C3tpxSNYUbw/viewform?edit_requested=true).

A aplicação será realizada em local, data e horários agendados, após contato da Secretaria de Saúde. No momento da vacinação é necessário que o idoso ou responsável esteja munido de RG e CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

Também foram recebidas outras 410 unidades, para vacinar com primeira e segunda dose mais 4% dos trabalhadores de saúde. Deste grupo, estão sendo vacinados atualmente os trabalhadores de saúde com 60 anos ou mais, profissionais de assistência ‘home care’ e clínicas de atendimento geral. Também foi iniciada hoje a vacinação dos profissionais de clínicas e consultórios odontológicos.

“Estamos seguindo os grupos que foram pactuados em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde. Iniciando os profissionais de consultórios e clínicas de odontologia, que são um público numeroso. Com o novo lote, também vamos dar continuidade a vacinação dos idosos, complementando o grupo entre 80 a 84 anos, e ampliando a faixa etária para o grupo entre 75 e 79 anos”, pontuou a secretária de Saúde de Garanhuns, Catarina Tenório.

Secom/PMG.

Prefácio do Livro "Partições do Silêncio" de João Marques

Luzinette Laporte de Carvalho*

A poesia de João Marques é rica e nova. Houve um salto qualitativo. Uma nova dimensão que impressiona. Há poesia de  verdade naqueles versos pequeninos, maiores em valor e sentido. Humor, alegria, dor, sátira. E  o que mais o universo da alma humana conheça, estão presentes. Desde o primeiro poema "Confissão":

Como poeta

vejo com a alma

mas fora disso

envelhecendo e míope

eu vejo mesmo

é com os óculos.

Humor e certa nostalgia, saudade de um passado (juventude) que afinal, não é tão remoto. Na mesma linha (quase) o segundo. Em outros a  observação do entorno e das pessoas. É difícil destacar. O "Ofício do Silêncio", "Noites",  "Moça do Recife". Desisti. Uma atrás das  outras, as poesias de João Marques encantam. Porque advertem, descobrem e dizem de  maneira absolutamente única a vida. Sua visão é  bem mais profunda que ampla. E retoma o humor, pois:

Coisa pior

pagar imposto de renda

como aposentado

pior ainda

quando eu morrer

o governo que conheço 

não me conhece

uma só lágrima

não sairá por mim.

Há também a dor da perda do amigo: "eu nem sabia do sol posto / dez horas da manhã" ("Réquiem a um amigo"). A beleza da gravidez ("Esferas") da mulher. É muita beleza distribuídas aos que sabem percebê-la. A visão do  poeta sobre o (s) poeta (s). Canta a saudade  e o voo das borboletas. Mãos que se tocam, montes,  chuva, manhãs, encontros e desencontros. A extrema delicadeza de sentir cada coisa, cada mínimo detalhe ("Compartilhamento" "Fases" "Dia dos anos"). Passar pela poesia de João Marques é caminhar de encantamento em encantamento. Somos alguém a quem ele vai abrindo portas e janelas (Mais portas do que janelas). E vamos desvendando quadros e  quadros novos, espelhos, atos, realidades, sonhos. Tudo o que este poeta viu/vê é  condensado em uma poesia sem possíveis adjetivos comuns. Melhor ler e sentir. E descobrir que nasceu no poeta João Marques um  poeta novo. Seu olhar não ficou diferente. Diferentes é a tradução do que vê. Nem tão pouco sente diferente. Diferente é a expressão poética ("Clarividência", "História do Cinema", "Abandono"). Torna-se, de repente, impossível falar em prosa, sobre a poesia de João Marques. ("Profecia"). Ele sabe e nos diz como é o caminhar por trilhas, veredas, caminhos, passando por pessoas, árvores, tempo, exposições de arte. O escoar, o fugir, o permanecer do tempo. Tudo está ali, na poesia de João Marques. Ele não (re) nega a alegria nem as lágrimas. Observa tudo e, vê "com a alma". Canta o que é. E o que foi. Seus últimos poemas são sonetos partidos ao meio, isto é, sete versos em vez dos catorze do soneto tradicional. É uma poesia-poesia. Deixa na alma da gente um raio de alegria, um travo de saudade, um sorriso provocado por um inesperado humor. Garanhuns ganhou mais um poeta cheio de vida e força, realidade e sonho. João Marques, o Poeta.

*Professora e escritora / Garanhuns, PE - 2005.

"Como cidadão, o escritor tem compromisso com seu tempo, seu país, as circunstâncias do mundo. O futuro vai julgar a obra do autor, mas o presente tem o direito de fazer um juízo sobre o autor que ele é."

 José Saramago.

Filiações ao PT disparam após anulação das condenações de Lula


A anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a restituição de seus direitos políticos provocou efeito imediato no número de filiações ao PT. 

Segundo a legenda, nos últimos três dias, foi registrada uma verdadeira explosão de pedidos para ingressar no partido.

"A média de pedidos recebidos entre os dias 8 (quando foram anuladas todas as ações da Lava Jato contra Lula) e 10 (dia em que Lula falou ao país) representa um salto de 828%, em comparação à media de registros ocorridos na semana imediatamente anterior (1 a 7 de março)", disse o PT. (Fonte: Portal Brasil 247).

quinta-feira, 11 de março de 2021

Em reunião no Palácio Celso Galvão, representantes da Caixa alinham demandas com a Prefeitura de Garanhuns


O prefeito Sivaldo Albino recebeu, na manhã desta quarta (10), representantes da Caixa Econômica Federal, em seu gabinete no Palácio Celso Galvão. O objetivo da conversa foi destravar obras importantes que estão paralisadas e falar sobre os prazos para todas as etapas dos novos projetos. O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico (Seplag), Alexandre Marinho, também participou da reunião, acompanhado de engenheiros e arquitetos da Usina de Projetos da Seplag.

“A Secretaria de Planejamento está bem equipada. Todo mundo motivado pra fazer um trabalho diferente e trazer o desenvolvimento para o nosso município”, afirmou o prefeito Sivaldo durante a reunião.

O secretário da pasta, Alexandre Marinho, apresentou alguns objetivos, como a retomada de obras importantes de creches e escolas. “Temos diversos exemplos de obras inacabadas que precisam ser concluídas para que o município não tenha ainda mais prejuízos, mas ao mesmo tempo nossa Usina está trabalhando para criação de projetos que possam alavancar o desenvolvimento de Garanhuns. Precisamos da parceria da Caixa para que isso possa acontecer”, afirmou Alexandre.

Os representantes da Caixa elogiaram a condução dos projetos iniciados pela Seplag. A instituição enviou engenheiros à reunião para que as demandas fossem alinhadas com os profissionais do Governo Municipal.

Foto: Thomas Ravelly - Secom/PMG.

Pandemia leva PF a adiar concurso para preencher 1,5 mil vagas

O concurso que abriu 1,5 mil vagas para escrivão, agente, delegado e papiloscopista na Polícia Federal foi adiado por causa da pandemia de covid-19. Os exames estavam previstos para 21 de março. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pela banca organizadora do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). 

O comunicado diz que a nova data provável para a realização das provas é de 23 de maio de 2021. A data será publicado no Diário Oficial da União e divulgada na internet, no site do Cebraspe.

“Torna público que na data provável, de 14 de maio de 2021, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/pf_21, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização da prova objetiva e da prova discursiva, que serão aplicadas na data provável de 23 de maio de 2021. As demais datas do concurso serão divulgadas oportunamente".

Vagas

Com salários que variam de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74, com exceção do posto de delegado, que exige graduação em direito, podem concorrer às vagas candidatos com nível superior em qualquer área.

Modelo desenvolvido pelo TCE reduz custos de transporte escolar


O Tribunal de Contas de Pernambuco desenvolveu, de forma pioneira, um modelo de Contratação e Execução do Serviço de Transporte Escolar na gestão, que deve resultar em diminuição de custos para os cofres públicos.

O serviço é contratado anualmente em praticamente todos os 184 municípios pernambucanos e corresponde a uma despesa estimada de R$ 275 milhões ao ano para as prefeituras.

A cidade de Ipojuca, sob a relatoria do conselheiro Carlos Neves em 2020, foi a primeira a receber o projeto-piloto implantado pelo grupo multissetorial do TCE, designado especialmente para esse trabalho. O objetivo, agora, é torná-lo um padrão em todo o Estado.

Assessor técnico do Departamento de Controle Municipal do TCE e gerente do projeto, Rafael Lira conta que o modelo começou a ser idealizado após uma auditoria conjunta realizada pelas gerências Regional Metropolitana Sul (GEMS) e de Auditorias de Obras Municipal/Sul (GAOS). O foco da análise, iniciada em setembro do ano passado, era o transporte escolar do município de Ipojuca. “O trabalho foi iniciado após a própria Secretaria de Educação solicitar o auxílio do TCE na estruturação de sua nova contratação e enviar a minuta do edital do novo processo licitatório. Na análise preliminar, verificamos indícios de sobrepreço no orçamento estimativo e de superdimensionamento nas rotas projetadas”, explicou Rafael Lira. “Considerando os benefícios inerentes à análise de controle concomitante e a disponibilidade da Prefeitura em cooperar, decidimos por uma atuação com viés pedagógico, visando o ajuste das inconsistências detectadas e a consecução do nosso dever constitucional de proteção do erário”, falou.

O serviço de transporte escolar de Ipojuca, que atende mais de 6 mil estudantes diariamente, tinha um gasto estimado de R$ 12 milhões ao ano. “Inicialmente, nosso objetivo era fazer uma melhoria na licitação, mas, considerando a magnitude financeira envolvida, a relevância social do serviço e a disponibilidade da Prefeitura em cooperar, vimos uma oportunidade de construir um modelo de contratação que pudesse servir para outras regiões do Estado”, disse Lira.

MODELO - Buscando referências nacionais em pesquisas acadêmicas, bibliográficas e legislativas e realizando várias reuniões, com a participação de diversas entidades, públicas e privadas, das três esferas de governo, o grupo desenvolveu um modelo de contratação e execução fundamentado nos seguintes tópicos:  composição de custos específica para o serviço de transporte escolar, otimização do projeto de rotas, aprimoramento do edital e termo de referência, ajustes das obrigações contratuais e aperfeiçoamento da gestão e controle do serviço. O objetivo do grupo foi reunir as melhores práticas do país na área de transporte escolar para aplicar em um único projeto de atuação.

O modelo aplicado pelos técnicos na licitação da prefeitura de Ipojuca possibilitou a economia de R$ 8.427.897,76 para o município, considerando o período de contrato de 30 meses, com redução de gastos na ordem de 28%, além de diversas melhorias em aspectos como transparência, isonomia e competitividade do certame, assim como melhorias na gestão e controle da fase de execução contratual.

A mediação do TCE possibilitou, ainda, que Ipojuca fosse o primeiro município brasileiro a implementar um sistema automatizado de gestão de transporte escolar criado pelo Ministério da Educação junto à Universidade Federal de Goiás. “O Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE) é uma ferramenta automatizadora de dados que ainda não havia sido experimentado em nenhum município devido à pandemia. Ele representa grande avanço na qualidade do gerenciamento e no controle do serviço, por isso o trouxemos para estreá-lo em Pernambuco”, explicou Rafael Lira.  

PRÓXIMA ETAPA - Após ter o modelo plenamente aplicado no município de Ipojuca, a ideia é selecionar mais cinco cidades a fim de consolidar os resultados alcançados e ampliar a atuação do projeto, sendo a primeira delas, Afogados da Ingazeira.

O grupo de trabalho que está à frente do projeto é formado por integrantes do Departamento de Controle Municipal, Departamento de Controle Estadual e Núcleo de Engenharia do TCE. Além de Rafael Lira, fazem parte da equipe os auditores Elmar Pessoa, Hermógenes de Melo, Nazli Leça Nejaim, Vaudo Medeiros, Daniel Cury, Uitan Barreto, Rodrigo Bet, Mariana Dornelas e Gustavo Aquino.

Fonte: TCE-PE

Emília


Estou, aqui, me segurando. Não sei. Não sei do que quero. Não sei do que preciso. Só sei que sempre pedi a Deus saúde, muita  saúde para Emília. Vida longa para ela poder assistir a minha partida, muito antes que a dela. Sempre digo a ela, e ela a mim: “Deus me livre!”

Nunca pensei que essa doença cruel e maldita pudesse interromper sua voluntária e, portanto, prazerosa assistência aos que dela precisavam. E ela, a todos e a todas, atendia com muito amor, com muito carinho, com muita devoção e, sobretudo, com muito espírito cristão.

Alguma coisa diz ao meu coração: Deus ainda não lhe deixará partir. Sua disposição, sua coragem, sua valentia, sua... As orações ao Senhor, de tantos e tantas que a querem, que a amam, farão com que ela sobreviva a mais essa, de tantas, e Deus, na sua infinita misericórdia e bondade, a deixará ainda conosco - seu esposo, seus três filhos, seus seis netos, parentes todos, indizíveis amigos e amigas para continuar a dizer com Gabriel Garcia Márquez “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la.”

E ela tem muito, ainda, a contar.

Givaldo Calado de Freitas

Aniversário de Garanhuns volta a ser comemorado no dia 4 Fevereiro

A Câmara Municipal de Garanhuns aprovou na manhã da quarta-feira (10), em segunda votação o Projeto de Lei de autoria do vereador Alcindo Correia (foto) que corrige a data dos festejos do aniversário da nossa cidade. Foram 14 votos a favor e 2 votos contra. 

O projeto do vereador Alcindo Correia entrará em vigor assim que for publicado.

Art.1º. O artigo 1º, da Lei Municipal nº 3.946, de 29 de novembro de 2013, que dispõe sobre feriados Municipais em Garanhuns, e dá outras providências, passa a ter a seguinte redação:

" Art. 1º São Feriados Municipais

I - Civil: o dia 04 de fevereiro (Elevação de Garanhuns a categoria de cidade, em 04 de Fevereiro de 1.879);

II - Religiosos, de acordo com a Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995: a Sexta-Feira da Paixão (data móvel); o Dia de Corpus Christi (data móvel); o dia 13 de junho (Santo Antônio - Padroeiro de Garanhuns); e o dia 24 de junho (São João)."

Art 2º. O Parágrafo único artigo 3º, da Lei Municipal nº 3.946/2013, passa a ter a seguinte redação:

Art.3º. omissos

Parágrafo único - Também será considerado de relevância histórica o dia da elevação de Garanhuns à condição de Vila, 10 de março de 1811, data essa que poderá ser comemorada pelo Poder Municipal."

Art. 4º A presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º. Revogam-se as disposições em contrário.

Em 4 de fevereiro de 1879 foi sancionada a Lei n° 1.309, elevando a Vila de Garanhuns a categoria de Cidade. O Projeto de Lei foi de autoria deputado Provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré.

Processo seletivo para Vestibular Solidário da UFPE é aberto e segue até fim do mês

O processo seletivo para o Vestibular Solidário (VS), projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, está com as inscrições abertas para o processo seletivo de 2021. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 26 deste mês e o processo será feito de forma on-line. 

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 100 vagas para estudantes de escolas públicas, com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, que possuam computador ou celular com acesso à internet, já que as aulas serão realizadas de modo virtual.

O processo seletivo será realizado via Sympla, mediante ao pagamento de R$ 10 e o preenchimento do questionário socioeconômico. Além desses dois passos, os estudantes devem escrever uma carta de intenção (etapa de caráter classificatório) e participar de uma entrevista com os organizadores (etapa de caráter eliminatório). 

As aulas do pré-acadêmico serão realizadas via Discord, de segunda a sexta-feira, de forma remota, das 13h às 18h50. Caso seja necessário poderão acontecer encontros aos sábados, das 8h às 13h. Para mais informações sobre o processo, inscrições e prazos, basta acessar o edital

Fonte: Folha de Pernambuco

Prefácio do Livro "Na Terra do Presidente" de Roberto Almeida

Professor Josias Albuquerque*

A cidade de Garanhuns tem se destacado nos cenários pernambucano e nacional em decorrência de suas diversas manifestações folclóricas e culturais, que têm contribuído para a história e preservação das tradições de Pernambuco.

O movimento literário de Garanhuns é uma  demonstração dessa riqueza cultural, que tem sido incrementada pela perseverança de um grupo de idealistas que, mesmo enfrentando dificuldade de toda ordem, continua oferecendo a sua inteligência para o engrandecimento do mundo cultural, com trabalhos que  enaltecem a nossa querida cidade e projeta esses escritores da terra das flores do agreste meridional pernambucano ao  merecido destaque no seio da sociedade.

Contando com o imprescindível apoio da Academia Garanhuense de Letras, nasceu o movimento de vanguarda de "Jovens Escritores", dentre os quais destaca-se o escritor, jornalista e promotor cultural José Roberto de Almeida que, mesmo tendo nascido no município de  Capoeiras escolheu a acolhedora Garanhuns para viver, desenvolver sua profissão e contribuir, de forma brilhante, com o movimento cultural da cidade.

Conheci este jovem trabalhador das letras por  ocasião do lançamento de cinco livros de autores diversos, ocorrido em 2001, nas dependências do SESC - Garanhuns,  instituição que tem investido nos movimentos culturais dos municípios onde tem instalados os seus Centros de Atividades.

Naquela ocasião, Roberto Almeida estava presente com o livro "Um Repórter na Cidade das Flores". Agora, este seu novo livro de contos, "Na Terra do Presidente", retrata a vida do povo do interior e da capital, destacando temas que  permeiam a natureza humana, vividos no nosso cotidiano. O último conto, que dá título ao livro, traz um tema atual, culminando com o dia  em que o povo do nosso país elegeu o pernambucano, natural de Garanhuns, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Brasil.

O escritor Roberto Almeida tem ainda muitas histórias para contar, por isso espero que este livro preconize uma série de contos que serão inseridos na nossa literatura.

*Josias Silva Albuquerque - Presidente do Sistema Fecomércio, formado pelo Senac e o Sesc / Garanhuns - 2003.

Josias Albuquerque faleceu em 2 de fevereiro de 2019.

Câmara de Vereadores aprova projeto de lei que autoriza compra de vacinas

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou, nesta quarta-feira (10), o projeto de lei enviado pelo Poder Executivo, por meio do prefeito Sivaldo Albino, que autoriza a compra de vacinas através do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O projeto foi aprovado por unanimidade durante reunião ordinária, sendo esta, uma etapa obrigatória para a participação de Garanhuns no consórcio. 

Agora, o projeto de lei será encaminhado para sanção do prefeito Sivaldo Albino, devendo ser publicada no Diário Oficial da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), e enviada para o email do consórcio. Assim, Garanhuns e outros 1702 municípios poderão participar da Assembleia Geral de instalação do consórcio, no dia 22 de março.

"Manifestamos o interesse em participar do consórcio pois precisamos viabilizar o máximo de alternativas para adquirir vacinas, caso haja insuficiência de doses, ou descumprimento do Plano Nacional de Imunização. Enviamos o projeto de lei e felizmente foi aprovado por unanimidade pelos vereadores no dia de hoje", destacou o prefeito Sivaldo Albino.

Fonte: Secom/PMG.

"As flores silvestres não se importam com o lugar onde nascem."

 Dolly Parton.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Garanhuns perde uma grande mulher


João Marques*

Ao lado das belezas de Garanhuns, considero a existência aqui de grandes mulheres. Muitas, que não dá para nomear todas. Algumas, relembro. Dona Almira, professora; Dona Sílvia Galvão, esposa de Celso Galvão; Luzinette Laporte, escritora; essas três, mais conhecidas.

Agora, Emília Valença, esposa de Givaldo Calado. Grande mulher, pela sua ação social, política, e simpatia. Filha do inesquecível Amílcar da Mota Valença, um dos maiores homens de Garanhuns. Emília fará muita falta certamente. Sinto realmente o seu afastamento de Garanhuns. E peço a Deus a sua glorificação, e ao povo de Garanhuns que nunca seja esquecida a sua memória.

*Escritor, jornalista, poeta, editor/redator do jornal O Século, autor do Hino de Garanhuns e ex-presidente da Academia de Letras de Garanhuns - ALG.

"A arte não vence a natureza, mas aperfeiçoa-a."

Miguel de Cervantes.

Fernando Monteiro é o vice-líder do PP na Câmara


O deputado pernambucano Fernando Monteiro é o novo vice-líder do Progressistas (PP) na Câmara dos Deputados. Está ao lado de Cacá Leão, da Bahia, na liderança do partido do presidente da Casa, Arthur Lira. Fernando Monteiro também assume como membro titular, mais uma vez, da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), uma das mais importantes da Câmara, e passa a integrar a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). As comissões começaram a ser instaladas nesta quarta-feira. Em Pernambuco, o PP é presidido pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

"Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo."

Dom Hélder Câmara.

Padre Reginaldo Manzotti prepara live solidária para arrecadar alimentos

Diante de um mundo tão fragilizado e do crescente número de pessoas passando por necessidades básicas devido a pandemia do COVID-19, a situação socioeconômica do Brasil aumentou a desigualdade social e a pobreza. Segundo a projeção da FGV Social, quase 27 milhões de brasileiros se encontram na linha da pobreza extrema. Por isso e com o principal propósito de ajudar inúmeras famílias que estão em vulnerabilidade social, Padre Reginaldo Manzotti está preparando mais uma live solidária: ‘Live Manzotti: Compromisso de amor’ que irá arrecadar alimentos para serem distribuídos para as famílias que estão sofrendo com a fome. A apresentação será no dia 26 de março, a partir das 19h, com transmissão no seu Canal do YouTube.

Com um cenário impactante, muita música e oração, o sacerdote promete emocionar a todos e bater seus próprios recordes de arrecadação de alimentos. E repetindo o sucesso das lives anteriores, Padre Manzotti conta com a participação e interação do público nas redes sociais através da #livemanzotti.

Desde o início da pandemia, o sacerdote acumula milhões de visualizações em seu canal do Youtube distribuídas em cinco apresentações on-line. Além disso, arrecadou mais de 320 toneladas de alimentos durante as transmissões, com uma média de 500 quilos por minuto, que foram repassados às instituições parceiras da Associação Evangelizar É Preciso.

Youtube: youtube.com/PadreManzotti

TCE julga processos de Santa Maria da Boa Vista

A Primeira Câmara do TCE decidiu, nesta terça-feira (09), pela irregularidade da gestão fiscal da Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista no exercício financeiro de 2017. O relator do processo foi conselheiro Valdecir Pascoal.

De acordo com o voto (processo n° 1980007-1), o percentual de comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) com a Despesa Total com Pessoal (DTP), no 1º quadrimestre de 2017, foi de 64,67 %, tendo assim, ultrapassado seu limite (54%).

Mesmo o Município tendo se  adequando aos limites nos 2° e 3° quadrimestres, o relator votou pela irregularidade entendendo que apesar da redução do percentual de comprometimento, tal enquadramento, de fato, não decorreu de nenhum ato do governante que, concretamente, contribuísse para a redução da despesa observada no 1° quadrimestre. “Ao contrário, nos dois quadrimestres seguintes houve aumento absoluto da despesa total com pessoal, tendo o percentual de comprometimento reduzido devido ao aumento considerável da Receita Corrente Líquida”, destaca o voto.

O conselheiro Valdecir Pascoal também enfrentou o argumento da defesa de que 2017 seria o primeiro ano de mandato do gestor. Em seu voto, o relator destacou que recentemente (dia 23/02/2021), a Primeira Câmara do TCE, julgou, por unanimidade, pela regularidade com ressalvas da gestão fiscal da Prefeitura Municipal de Granito (Processo n° 1980008-3), com relatoria do Conselheiro Carlos Neves, também relativo ao exercício de 2017.

“Ressalto que participei desse julgamento. Neste caso, tratava-se também do primeiro ano de mandato e o desrespeito aos limites da LRF ocorreu, igualmente, apenas no primeiro quadrimestre. Ademais, em Granito, não houve, como no caso em apreciação, aumento robusto da RCL. Houve, de fato, diminuição de aproximadamente um milhão de reais nas despesas com pessoal”, ressalta o conselheiro.

Por estes motivos, além de julgar pela irregularidade, sendo aprovado por unanimidade, o relator aplicou uma multa de R$ 21.600,00 ao ex-prefeito, Humberto Cesar de Farias Mendes.

AUDITORIA – A Primeira Câmara também julgou um objeto de Auditoria Especial na Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista para verificar se o município adotou, em 2019, medidas pertinentes para assegurar o recebimento de receitas decorrentes de compensação previdenciária junto ao Regime Geral de Previdência. O relator do processo foi o conselheiro substituto Ricardo Rios.

De acordo com o voto (n° 20100664-9) o ex-prefeito Humberto Cesar de Farias Mendes demonstrou conduta omissa, devido à ausência de acordo de cooperação técnica vigente para viabilizar a compensação previdenciária que resultou na frustração de receita para o Regime Próprio de Previdência e no risco quanto à sustentabilidade desse sistema.

Além disso, mesmo sendo exarado um Alerta de Responsabilização por esta Corte, nenhuma medida corretiva foi informada até a data do julgamento.

Por estes motivos, além de julgar irregular, sendo aprovado por unanimidade, o relator determinou que a atual gestão adote todas as medidas urgentes pertinentes para assegurar o recebimento de receitas decorrentes de compensação previdenciária junto ao Regime Geral de Previdência, no prazo máximo de 90 dias.

Fonte: TCE-PE.

Garanhuns perde Emília Valença Calado

Morreu hoje, no Hospital Português, no Recife, a garanhuense Maria Emília Valença, 70 anos, esposa do empresário e Secretário de Turismo de Garanhuns, Givaldo Calado de Freitas.

Filha de Amílcar Valença, prefeito do município em dois mandatos, e de Deolinda Silvestre Valença (Dona Dora), Emília deixa os filhos Givaldo Filho, Germana e Giovanna. As duas moram nos Estados Unidos e apenas uma delas conseguiu chegar no Brasil a tempo para se despedir da mãe.

Dona Emília foi vítima de câncer. Lutou contra a doença 10 anos, foi ao Recife e São Paulo muitas vezes para tratamento. Fez rádio e quimioterapia, mas hoje não resistiu tendo nos deixado por volta das 14h40.

Seu corpo será velado na Funerária Padre Cícero e será sepultado em Garanhuns, possivelmente amanhã.

Pedro Jorge, Celso e Adiza Valença são os três irmãos de Emília.

Prefeito do município, Sivaldo Albino, lamentou o falecimento de Emília, por quem sempre teve grande estima. Ele disse que hoje foi um dia triste para Garanhuns, pela perda de uma mulher empreendedora, inteligente, muito querida em toda a sociedade.

Ivo Amaral, ex-prefeito, expressou seus sentimentos com todos da família Valença, da qual sempre foi próximo.

Antes de governar o município, Ivo foi vice de Amílcar, o pai de Emília. Depois se elegeu para o primeiro mandato com apoio do então gestor.

Emília Valença participou das lutas políticas de Garanhuns, sempre ao lado de Givaldo, tendo sido candidata a deputada estadual e a vice-prefeita, numa chapa à época encabeçada por Izaías Régis.

Ela participava da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Lions Garanhuns e da Sociedade Brasil Estados Unidos.

Sempre esteve ao lado do marido também na administração do Palace Hotel, o majestoso estabelecimento da Avenida Rui Barbosa. 

Jornalista Kitty Lopes confessou estar muito triste por ter perdido uma amiga, grande dama da sociedade e anfitriã sem igual.

A cidade e toda região do agreste meridional estão de luto. Dona Emília era uma mulher de personalidade, de grande carisma, que junto com Givaldo sempre contribuiu com sua terra.

80 sentimentos para os leigos na Ciência do Sentir

Segundo a psicanalista, psicoterapeuta e fundadora da Sociedade da Ciência do Sentir (Socis) Beatriz Breves, falar sobre sentimentos é difícil, mas nomear o que se sente é ainda mais. É por isso que depois de 30 anos de estudo sobre “o sentir” que a escritora carioca lança a obra Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. De A a V, o livro reúne 80 sentimentos para auxiliar as pessoas na difícil missão de se comunicar.

Arrependimento, ciúme, confiança, decepção, desespero, gratidão, expectativa... com o conhecimento profissional e a delicadeza necessária para abordar cada um destes sentimentos, Beatriz os descreve e se preocupa em diferenciar o que é uma ação e um sentimento. É o caso, por exemplo, da ação de vingança e o sentimento de vingança. “A ignorância sobre o que se sente é resultado de um sistema de valores que, desde a infância, reprimiu os nossos sentimentos e nos levou a essa confusão”, explica a psicanalista.

“Pela incapacidade de ir adiante ou pela espera de algo que não se realiza, surge a frustação. Um sentimento que agrega raiva, como também os sentimento de fracasso, tristeza, amargura, decepção, que, entre outros, levam a pessoa a se sentir infeliz.”

A produção também instrui o leitor a mobilizar conhecidos e organizar um grupo para falar sobre sentimentos. Na sede da SoCis, Beatriz reúne semanalmente um pequeno grupo para discutir o assunto. “Os resultados têm sido surpreendentes”, reforça Beatriz – atualmente, por causa da pandemia, os encontros têm acontecido no formato on-line.

A escritora de Falando de Sentimentos com Beatriz Breves é autora, ainda, de outras sete obras, entre elas “Macromicro – A Ciência do Sentir”, “O Eu Sensível” e o “O Homem Além do Homem”.

Ficha Técnica:

Título: Falando de Sentimentos com Beatriz Breves

Autora: Beatriz Breves

ISBN: 978-85-3040-033-0

Páginas: 104

Formato: 14 x 21 cm

Preço: R$ 40,00

Link de venda:  https://amzn.to/388aCI0 e https://bit.ly/3eFr7fX

Preço e-Book: R$ 26,00

Link de venda e-Book: https://bit.ly/34Z3ewi  

Sinopse: Amizade, Compaixão, Culpa, Depressão, Esperança, Felicidade, Humilhação, Medo, Nostalgia, Ódio, Paz, Responsabilidade, Solidariedade, Timidez e Vingança, listados de A a V, são alguns dos 80 sentimentos sobre os quais este livro discorre. Beatriz Breves, psicóloga, psicanalista e psicoterapeuta de grupo, fundadora da Sociedade da Ciência do Sentir - SoCiS, reúne semanalmente na sede da SoCiS, em Copacabana, um grupo para falar de sentimentos, onde as pessoas se abrem, se expressam, se comunicam sobre o que sentem. "Os resultados têm sido surpreendentes", afirma a autora, que, neste livro, ensina passo a passo, a qualquer grupo que queira se reunir - na escola, na família, entre amigos, etc. -, a dinâmica para falar de sentimentos. Em sua página no Facebook: "Falando de Sentimentos com Beatriz Breves", ela vem escrevendo, todos os domingos, sobre um sentimento. Como ela diz nesta obra, "falar os sentimentos, falar sobre os sentimentos" é "reger a sinfonia interna, escutar a própria melodia, orquestrar a história de sua vida".

Sobre a autora: Beatriz Breves é psicóloga, psicanalista, bacharel e licenciada em Física. É presidente, membro efetivo e fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS). Fez o Mestrado em Psicologia na American Word University (AWU/Iowa/EUA), tendo se formado em Psicologia na Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise, filiada à International Psycoanalytical Association (SBPRJ/IPA), é também psicoterapeuta analítica de Grupo pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo (SPAG-E.Rio), da qual foi presidente no biênio 1998-99. Como servidora pública aposentada do Estado do Rio de Janeiro, foi psicóloga estatutária (concursada) do Serviço de Psicossomática do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ).