sábado, 10 de abril de 2021

Ivo Amaral destaca ações realizadas nos primeiros cem dias na gestão de Sivaldo


Deputado estadual por dois mandatos e prefeito de Garanhuns também em duas oportunidades, Ivo Amaral ainda hoje é lembrado por seu trabalho pela cidade.

Foi o primeiro prefeito de interior a asfaltar as ruas da cidade, pavimentou quase 300 ruas somente na segunda gestão, construiu o relógio de flores e criou o Festival de Inverno, que em três décadas transformou o município cultural e economicamente.

Ivo, portanto, tem moral para falar da política de Garanhuns e avaliar os que administraram a cidade depois dele.

Com relação ao atual prefeito, que completa hoje os 100 primeiros dias de governo, Amaral vê como muito positivas as ações desses primeiros meses.

Ex-prefeito vê avanços na saúde, na educação e em diversas áreas, como na infraestrutura, que se destaca com a Operação Carga Total, toda semana num bairro realizando uma verdadeira “varredura”, que beneficia as comunidades.

Ele acredita que Sivaldo tem uma missão difícil pela frente, pois assumiu muitas dívidas do antecessor e começou seu trabalho em meio a pior pandemia enfrentada pelo Brasil nos últimos 100 anos.

Apesar dos problemas, Amaral acredita que Sivaldo está no caminho certo, age sempre com prudência e direciona o governo para atender os mais necessitados. Ele elogia a medida anunciada esta semana a favor dos professores da rede municipal e julga importantíssima a entrega de oito mil cestas básicas a população de bairros e distritos.

“A situação está muito grave, tem gente passando necessidade e os governantes precisam agir, socorrer o povo. É isso que Sivaldo está fazendo”, observou Ivo.

Para o ex-prefeito, é importante o enxugamento da máquina, feito pelo atual prefeito nesses primeiros 100 dias, de modo que já tem recursos em caixa para iniciar obras importantes para o povo de Garanhuns.

Ivo Amaral ainda elogia o bom relacionamento do prefeito do município com o governador de Pernambuco, o que na sua opinião tem proporcionado ganhos para a cidade.

“Temos hoje 53 leitos para tratamento da Covid, com 10 UTIs somente na unidade municipal, além de diversos equipamentos. Tudo isso não seria possível se não fosse o prestígio de Sivaldo Albino junto ao governador Paulo Câmara”, ressaltou o experiente político.

Fonte: Blog do Roberto Almeida

Garanhuns - Castainho recebe ações de melhorias em retorno da Operação Carga Total


Após a paralisação por causa das medidas restritivas de combate à Covid-19, a Operação Carga Total foi reiniciada nesta sexta-feira (09) em Garanhuns. A Comunidade Quilombola do Castainho já começou a receber as ações de melhorias na infraestrutura. Por volta das 9h as máquinas chegaram ao local. As primeiras intervenções foram na estrada que dá acesso à comunidade, com a terraplenagem sendo iniciada no fim do calçamento da Cohab 2 e passando pelas principais vias do Castainho.

Ainda durante a manhã foi realizada a limpeza e capinação, em parceria com a Locar, além de abastecimento de cisternas. Na oportunidade, líderes comunitários repassaram demandas à Prefeitura. O secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Fá Albino, ouviu todas elas e assumiu alguns compromissos junto à população.

A Operação Carga Total, que é realizada pela Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, permanecerá realizando ações na comunidade nos próximos dias. Na sexta-feira (16), outra localidade receberá as melhorias.

Foto: Hilton Marques / Secom Prefeitura de Garanhuns

Prefeito Sivaldo Albino visita obras do Atacadão e reafirma parceria com o município


Na manhã da última quinta-feira (08), o prefeito Sivaldo Albino visitou as obras do Atacadão, às margens da BR-423, em Garanhuns. Ele esteve acompanhado do secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Fá Albino, e do secretário de Comunicação, Ronaldo César. O prefeito reafirmou a disponibilidade do município em estreitar a parceria com o empreendimento para agilizar as obras.

“O que estiver ao nosso alcance vamos fazer pra dar todas as condições do Atacadão estar em pleno funcionamento dentro do prazo. Poderemos chegar a 400 empregos gerados, então teremos um beneficiamento grande para a população, especialmente em um momento financeiro delicado causado pela pandemia”, afirmou Sivaldo.

De acordo com o prefeito Sivaldo Albino, o município continua trabalhando para atrair mais investimentos para Garanhuns, aumentando assim a oferta de empregos para os garanhuenses.

“Temos feito esforços para que mais empreendimentos se instalem em nossa cidade. Nosso objetivo é atrair mais investimentos como este para que nossa população tenha mais oportunidades de trabalho”, disse Albino.

Foto: Thomas Ravelly - Secom/PMG

sexta-feira, 9 de abril de 2021

No Mês do Livro, Cepe disponibiliza 10 e-books gratuitos para download

Para celebrar o Mês do Livro, até o dia 30 de abril, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) oferece o download gratuito de dez e-books, repetindo o sucesso de 2020. Esta é a terceira ação da empresa, desde o início da pandemia, no sentido de democratizar o acesso à leitura e incentivar as pessoas a ficarem em casa, promovendo a hashtag #JuntosNaLeitura. Duas datas marcam a ação: Dia Mundial do Livro (23) e Dia Nacional do Livro Infantil (18). Para baixar os títulos basta acessar as principais plataformas digitais (Amazon, Apple, Kobo, Livraria Cultura e Google Play Books).

Nesta campanha, as obras liberadas trazem diversidade de gênero, livros esgotados em sua versão impressa, muito procurados pelos leitores, e autores consagrados como Cida Pedrosa (Prêmio Jabuti 2020) e Silviano Santiago. Os títulos são: “Três homens chamados João – Uma tragédia em 1930″ (Ana Maria César), “O Brasil de Gilberto Freyre” (Mário Helio), “A emparedada da Rua Nova” (Carneiro Vilela), “Jogo de cena” (Andrea Nunes), “Gris” (Cida Pedrosa), “Memórias do Araguaia” (Dagoberto Alves Costa), “Uma literatura nos trópicos” (Silviano Santiago), “Genealogia da Ferocidade” (Silviano Santiago), “O breve fulgor do tempo” (José Rodrigues de Paiva) e “Viagem ao Brasil – 1644-1654″ (Peter Hansen Hajstrup).

Além dessa ação, em compras a partir de R$ 80,00, feitas na loja on-line, o consumidor ganhará o exemplar do título O que eu disse e o que me disseram: A improvável vida de Geraldo Freire. Em março do ano passado, a Cepe disponibilizou 14 e-books para download gratuito. Em abril de 2020, mais dez e-books foram liberados.

“Com essa iniciativa, a Cepe reforça seu compromisso com a democratização do acesso ao livro. O Brasil vive hoje uma realidade cruel marcada por ataques do Governo Federal às políticas públicas de cultura, educação e fomento à leitura. É preciso que a sociedade atenda ao chamado em defesa do livro; que refute o pensamento de que livro é coisa de elite e de que pobre não lê para justificar a tributação sobre os livros”, destacou o presidente Ricardo Leitão.

Professores da Rede Pública Municipal de Garanhuns voltam a receber por 180 horas-aulas


Na manhã desta quinta-feira (08), o prefeito Sivaldo Albino recebeu em seu gabinete a secretária de Educação Wilza Vitorino e três educadoras que representaram os professores dos  Anos Iniciais e Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Garanhuns.

O encontro foi para anunciar que já a partir deste mês de abril, a classe retornará com seu regime de trabalho de 180 horas-aulas mensais, devolvendo as 30 horas que injustamente foram retiradas desde 2017.

Desta forma, estes educadores terão mais tempo para planejar suas aulas e receberão o pagamento compatível com sua carga horária.

A valorização dos professores também é prioridade desta gestão, que segue no rumo da melhor educação do interior de Pernambuco.

Arte: Lucas Monteiro - Texto: Mayara Carrilho

"A sua irritação não solucionará problema algum. O seu mau humor não modifica a vida. Não estrague o seu dia."

Chico Xavier

Boletim Covid-19 – 08/04/2021 | Prefeitura de Garanhuns

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foi confirmado um óbito por Covid-19 nesta quinta-feira (08), em Garanhuns. O caso é de uma pessoa de 71 anos, e ocorreu no dia 05/04, em unidade da rede pública.

Foram notificados 16 casos positivos da Covid-19. Mais 84 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Este total também contempla o número de casos que já haviam sido confirmados no boletim, evoluíram como recuperados, e aguardavam encerramento no sistema de informações da Vigilância Epidemiológica.

Outros 27 casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação.

Outros 12 óbitos estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica. Ao final do processo, os casos podem ser acrescentados ao boletim, se forem de pacientes que residiam em Garanhuns e confirmados para Covid-19; ou encaminhados para registro pelos seus municípios de origem, e/ou descartados.

Até hoje, 15129 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 3241 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para idosos com 65 anos ou mais, povos tradicionais quilombolas, trabalhadores da saúde e das forças de segurança e salvamento.

 Ao todo, já foram confirmados 8102 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 144 pessoas vieram a óbito, 7181 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 118 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 12850 testes pela rede municipal.

Atualmente, o município dispõe de 40 leitos clínicos, sendo 22 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos clínicos de enfermaria municipais encontra-se em 42%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI. A taxa de ocupação dos leitos de UTI da Unidade de Tratamento Covid-19 encontra-se em 40%.

 Arte: Lucas Monteiro / Secom/PMG

"Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria."

Oscar Wilde (1854-1900) - Escritor, poeta e dramaturgo irlandês. 

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Livro sobre Sítio Roberto Burle Marx é disponibilizado gratuitamente na internet


Localizado em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), o Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) – onde o paisagista morou entre 1973 e 1994 – é um espaço singular. Unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o monumento dispõe de um acervo botânico com mais de 3.500 espécies, além de diversas obras de arte de Burle Marx e outros artistas. Pinturas, gravuras, cerâmicas, tapeçarias, murais, painéis de azulejos e mobiliário compõem a coleção.

Esse espaço exuberante está sintetizado no livro Sítio Roberto Burle Marx, que além de vasto material fotográfico inclui artigos de especialistas em arquitetura, paisagismo e artes visuais. A obra foi lançada nesta quinta-feira, 08 de abril. Os textos analisam aspectos da biografia de Burle Marx, bem como de sua produção como artista e paisagista. Além disso, a história do processo de tombamento do Sítio é recontada na publicação. Também ganham destaque apresentações dos jardins, viveiros e do conjunto edificado, como a casa de Burle Marx.

Com imagens de todos os ambientes, o livro possibilita ao leitor percorrer cada cômodo e conferir a ampla diversidade do acervo da instituição, que inclui arte cusquenha, pré-colombiana, sacra e popular brasileira. Uma cronologia dos principais projetos paisagísticos de autoria de Burle Marx completa a publicação, que realça a grandeza do patrimônio preservado pelo Sítio e a sua importância como lugar de memória: repositório ímpar das múltiplas dimensões da vida e obra do paisagista. Todo o conteúdo se distribui ao longo de 309 páginas ricamente ilustradas.

A produção da obra integra o amplo projeto de requalificação do SRBM, executado pelo Intermuseus em parceria com o Iphan e com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O livro já foi distribuído gratuitamente a bibliotecas, museus e universidades, e encontra-se disponível em versão impressa e digital, que pode ser baixada de forma gratuita. Para saber como adquirir a obra impressa, basta enviar um e-mail a visitas.srbm@iphan.gov.br.

Unidade Especial do Iphan, o SRBM foi doado pelo próprio paisagista ao Instituto em 1985. Tombado como Patrimônio Cultural nas esferas municipal, estadual e federal, o Sítio é um forte candidato ao título de Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A reunião para definir a chancela seria em 2020, mas foi adiada para 2021 devido à pandemia de Covid-19.

A 44ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial será realizada on-line, de 16 a 31 de julho deste ano. O dossiê de candidatura do SRBM foi desenvolvido pelo Iphan. O documento defende o valor universal excepcional do imóvel como laboratório botânico e paisagístico.

Serviço

Livro Sítio Roberto Burle Marx

309 páginas, il. capa dura

Organização: Claudia Maria P. Storino e Vera Beatriz Siqueira

Textos: Andrey Rosenthal Schlee, Claudia Maria P. Storino, José Tabacow, Vera Beatriz Siqueira e Yanara Costa Haas

Projeto gráfico: Dupla Design

Coordenação editorial: Expomus

Edição: Intermuseus e Sítio Roberto Burle Marx/Iphan

Informações sobre o livro impresso: visitas.srbm@iphan.gov.br

E-book para download gratuito: linktr.ee/livro.sitio.burle.marx

EMÍLIA SERÁ NOME DE COMENDA


É com muita honra que esta Academia Internacional de Literatura e Artes, dará nome a uma de suas Comendas à Maria Emília Valença Calado, esposa e companheira do acadêmico Givaldo Calado de Freitas, Titular da Cadeira 19 desta Academia, que tem como patrono o historiador e professor Amaro Quintas.

A decisão dessa homenagem contou com a consulta desta AILA ao nosso acadêmico do Dr. Givaldo Calado de Freitas que nos disse que “Emília era uma pessoa muito simples, mas creio que ela ficará muito feliz com a escolha de seu nome para essa grande honraria. Tenho, por certo, que ela dirá, baixinho, ao lado do Senhor: ‘E eu mereço? Que eu fiz para tanto?’”  

A Comenda em questão levará o nome de “Comendadora Maria Emília Valença Calado”.

Emília era uma pessoa sensível, valorosa, altruística... Pessoa nobre que tem recebido e receberá muitas outras homenagens, não só na sua cidade de Garanhuns, que ela tanto amava, como de tantas outras por esse Brasil afora. E tudo, quer por seus dotes e práticas socioculturais; quer por ter sido um exemplo de mulher dinâmica, inteligente e carismática, condições que lhe permitiam juntar as pessoas, e tê-las ao seu lado, aglutinadas. 

Parabéns à “Cidade da Garoa”, por ter tido a sorte de tê-la dentre suas cidadãs.

Sheila Kohen

Presidente

Estudante de Jornalismo da UFPE é selecionada para mesa-redonda com laureada do Prêmio Nobel de Medicina

A estudante Erirly Victória Ricarte de Andrade (foto), que cursa Jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi selecionada para o seminário Diálogo Nobel no Brasil. Ela vai participar de uma mesa-redonda com May-Britt Moser, ganhadora do Nobel de Medicina de 2014, hoje (8). Quarenta estudantes de graduação e pós-graduação de todo o país terão a oportunidade de interagir, divididos em dois grupos, com Moser ou com Serge Haroche, Nobel de Física de 2012. No processo de seleção, foram recebidas mais de 170 indicações de 90 universidades públicas e privadas do Distrito Federal e de 23 Estados. O evento será realizado das 10h às 13h30, com transmissão pelo YouTube, em inglês, mas com tradução simultânea.

A atividade busca promover uma discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico, principalmente em tempos de crise. Antes das mesas-redondas, haverá uma palestra aberta ao público sobre o tema “O valor da ciência”. Os laureados serão acompanhados por Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências. A conversa será conduzida por Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach, braço de comunicação da Fundação Nobel. O encontro é promovido pela ABC e pela Nobel Prize Outreach, em colaboração com o Instituto Serrapilheira.

Erirly teve sua candidatura submetida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE – onde é bolsista e atua em projetos na área de línguas estrangeiras (inglês, espanhol, italiano e francês) com o professor Madson Diniz, diretor da DRI – e foi escolhida por meio de análise de currículo. Os estudantes selecionados, de todas as regiões do país, tiveram duas reuniões preparatórias, com as equipes da ABC e do Nobel, para tirar dúvidas e preparar as perguntas. Como a mesa-redonda de que Erirly vai participar é sobre neurologia, há vários alunos da área de saúde, mas também de outros cursos, para trazer perspectivas variadas.

A graduanda de Jornalismo espera melhorar como estudante e acadêmica ao ter a chance de conversar com alguém tão inspirador no campo científico. “É importante pois traz uma sensação de proximidade com vários nomes inspiradores. Neste cenário político de desmotivação, é uma boa dose de gás”, afirma.

“Em um cenário difícil como o que o mundo e, especialmente, o Brasil atravessa, me enche de esperança a riqueza e o potencial de futuro que vi representado nos estudantes de todo o país que participaram deste processo”, destaca Davidovich, presidente da ABC, sobre a seleção dos estudantes. “Infelizmente, não é possível incluir todos no encontro de 8 de abril, mas já decidimos pela organização de encontros similares, em datas a serem definidas, reunindo lideranças científicas nacionais e os estudantes que não foram selecionados para este evento inicial. Avalio ser este um dever nosso para com esta juventude que representa o futuro da Ciência brasileira”, complementa.

Processo seletivo Prefeitura de Petrolina - PE com 634 VAGAS

Está lançado o novo processo seletivo da Prefeitura de Petrolina regido pelo edital nº 01/2021. Considerando as vagas de ampla concorrência, cadastro de reserva e cotas para pessoas com deficiência, são ofertadas 634 oportunidades.

A Autarquia Educacional do Vale do São Francisco/Faculdade de Petrolina (AEVSF/FACAPE) é a responsável pela condução do certame.

O período para inscrição vai de 11 de abril, a partir das 21h, até as 23h59min do dia 29 de abril de 2021, devendo o interessado acessar o site da FACAPE.

O valor da inscrição é de R$ 120,00 (nível médio), R$ 140,00 (nível superior) e R$ 100,00 (nível fundamental).

Click aqui e saiba mais:

"O mar é vasto e profundo porque sempre soube colocar-se abaixo de todos os rios e lagos."

Autor Desconhecido.

"O tempo é sem dúvida um grande alfaiate que cose a vida."

Autor Desconhecido.

"As almas vazias são atraídas pelas opiniões extremadas."

William Butler Yeats (1865-1939) - Cronista e dramaturgo irlandês.

Garanhuns: Operação Feira Livre Segura reforça medidas de combate à Covid-19


A Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, informa ao público sobre o funcionamento das Feiras Livres de Garanhuns, conforme decreto municipal Nº 025/2021, considerando que esta é uma atividade essencial e visando diminuir a aglomeração, continuará a adotar medidas restritivas, dentre elas, a redução do horário de funcionamento, que ficará permitido apenas até às 13h, além daqueles protocolos já estabelecidos como o uso de máscaras, o distanciamento social e o uso de álcool em gel durante todo o período de funcionamento das feiras.

Objetivando reduzir a circulação de pessoas nas feiras, apenas será permitida a comercialização dos seguintes produtos para consumo em domicílio:

I – Frutas em geral; 

II – Verduras em geral; 

III – Carnes de boi, porco, aves, peixes, e frios em geral; 

IV – Tubérculos, a exemplo da batata inglesa, rabanete, inhame, etc.; 

V – Cereais em geral; 

VI – Laticínios em geral; 

VII – Ovos e;

VIII – Produtos de limpeza em geral.

Deste modo, fica vedado o consumo de qualquer tipo de alimento ou bebida, assim como a comercialização de bebida alcoólica no espaço das Feiras Livres, evitando que as pessoas tirem as máscaras. Além disso, está proibida também a venda de roupas, CDs/DVDs, utensílios domésticos, brinquedos, plantas, animais e aparelhos eletrônicos.

Nesse sentido, continuam proibidas a realização da feira do troca, funcionamento de barracas de jogos, barracas e carrinhos de alimentos para consumo na feira, bares e restaurantes.   

A Prefeitura de Garanhuns, através de suas secretarias, continuam com efetivo, em conjunto com a AMSTT e Bombeiros Civis realizando trabalho educativo e de fiscalização neste período em todas as vias de acesso das feiras. 

Assim, o objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente é proporcionar uma Feira Livre Segura, para proteger cada feirante e os consumidores de Garanhuns.

Texto: Allan Gustavo/SDRMA - Arte: Lucas Monteiro - Secom/PMG.

"Educando o homem de hoje para não julgá-lo no futuro."

Autor Desconhecido. 

quarta-feira, 7 de abril de 2021

9º Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta será transmitido pelo YouTube


Começa nesta sexta-feira (9) o 9º Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta que, neste ano, será transmitido pelo YouTube. O objetivo do evento é falar das Sobre-Vivências Periféricas durante a pandemia. O encontro, organizado por jovens do Coletivo Pão e Tinta da comunidade do Bode (Pina/Recife), representa a culminância de um projeto que promove estratégias de geração de renda, de fortalecimento da identidade cultural, da autoestima e do sentimento de pertencimento comunitário através da arte urbana, de oficinas de inclusão social e digital, rodas de diálogo, assim como a revitalização de espaços comerciais, educativos e outros marcados pela violência dentro do território. Essa ação de graffiti homenageou neste ano, Dona Silvonete Santos, mãe do grafiteiro Pedro Stilo e dos jovens Lucas e Mateus Santos, que foi alvejada por uma bala perdida há 19 anos. Em 2021, o beco em a moradora foi vitimada, ganhou cores e vida com os painéis de graffiti feitos pelos artistas do coletivo, passando a ser um novo espaço cultural dentro da favela.

No dia 9, às 15h tem a Roda de Diálogo “Sobre-Vivências Periféricas”, às 17h as mostras de audiovisual e graffiti e às 18h acontece o LEILÃO PÃO E TINTA, em que serão leiloadas obras de 51 artistas, que receberam um incentivo financeiro, latas de spray, camisa do festival e tela para pintar. O recurso das obras leiloadas vai ser revertido para manter os projetos sociais e culturais na comunidade do Bode. Por isso, tão importante essa ação no 9º ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTES PÃO E TINTA, traçada como uma estratégia para fomentar o tema central que é: “sobre-viver” durante a pandemia, na favela, de forma autônoma e colaborativa. Para participar do leilão basta a pessoa acompanhar a live e dar o lance durante o chat ao vivo. O leilão será intercalado com apresentações dos DJs Rosinha e HTTP.

No sábado (10), das 15h às 17h, acontecerão as oficinas de Técnicas Artísticas, facilitada por Lis de Hórus; de Mídias Sociais, facilitada por Ingrid Casadevall; e de Fotografia Digital com Smart Phone, facilitada por Firmino. Às 17h terá mostra de graffiti e audiovisual, e a partir das 18h acontecerão os shows (alguns gravados e outros ao vivo) de MC Vinição, DJ HTTP, Pierre DuMangue e 21 OPT, Karla Gnom, Rayssa Dias, Sony e Calango, Deox/Mirim e da rapper Adelaide.

E o encontro encerra-se no domingo (11), quando será todo voltado para cultura tradicional marisqueira, que marca a identidade cultural da comunidade do Bode. A troca de saberes conta com a participação das marisqueiras Amarina Rodrigues e Mirela Lourenço e da pescadora Maria Edna do Nascimento, que durante a realização do projeto também tiveram a fachada de suas casas revitalizadas, assim como a Livroteca e a fachada de alguns pontos comerciais da comunidade, que vêm resistindo durante a pandemia, como uma forma de dar visibilidade e fortalecer esses empreendimentos. Às 18h, a programação contará com os shows e apresentações artísticas de MC Margot, DJ Rosinha, Teteu Batatinha, Nanny Nago, Okado Canal, Bixarte, Stiff, Léo da Bodega, e Barbarize, que irá apresentar ao vivo pela primeira vez o seu álbum visual.

O projeto SOBRE-VIVÊNCIAS PERIFÉRICAS foi contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco. Todas as pessoas que participaram e contribuíram para o projeto receberam ajuda de custo. Vale ressaltar que durante o período de execução do mesmo e durante o encontro, está sendo gravado um documentário sobre as ações realizadas e de como o Coletivo se reinventou durante a pandemia, conseguindo gerar renda para a juventude periférica, remunerando desde 2020, cerca de 80 pessoas a partir das vendas nos leilões, e no Aquarelena, que acontecia ao vivo pelo instagram do Coletivo Pão e Tinta. O ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTES PÃO E TINTA acontece a quase uma década e é o maior evento de arte urbana e periférica realizado no Nordeste e o que acontece há mais tempo no Brasil, de forma ininterrupta.

Serviço

9º Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta

Quando: 9, 10 e 11 de abril, das 16h às 0h

Transmissão ao vivo pelo Youtube, no Canal da Palaffit Produções

Frei Damião recebe Título de Cidadão de Brejão

Toda comunidade do município aguardou com verdadeiro entusiasmo, a chegada do dia 09 de março de 1981, uma segunda-feira, quando Brejão, Pernambuco recebeu mais uma vez a visita do frade capuchinho Frei Damião de Bozzano (foto), sendo que naquele dia haverá um cunho todo especial. Tratou-se da entrega do Título de "Cidadão Honorário de Brejão" ao grande pregador sacro e condutor de massas para a seara de Jesus Cristo, em reunião solene que foi  realizada às 16 horas no recinto da Câmara Municipal daquele município. Para tanto a Presidente do Legislativo Municipal, Maria do Espírito Santo, dentre as demais providências encaminhou convites as autoridades vizinhas, a fim de dar um cunho especial a homenagem, tendo em vista ser o novo cidadão brejãoense, portador de um alto gabarito, principalmente no seio da comunidade do Norte/Nordeste, pelos quase 60 anos de excelentes serviços prestados a causa do cristianismo.


Frei Damião, foi saudado pelo autor do Requerimento que concedeu a comenda ao ilustre propagador da fé, vereador Manoel Viana de Barros (foto - tio de Anchieta Gueiros). Como não poderia deixar de acontecer, aproveitando a sua passagem por Brejão, Frei Damião realizou pregações para os inúmeros fiéis que  compareceram à cidade naquele dia. (Fonte: Jornal O Monitor - 1981). 

“A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza.”

Charles Chaplin.

Inscrições abertas para oficinas gratuitas da Mostra Poesia na Tela


Vem aí, outra edição

Do poesia na tela

Porém, essa exibição

Não será mais como aquela

Que a gente pessoalmente

Se juntava sem sequela.


A gente ia pra praça

Comer pipoca de graça

E assistir com qualidade

Os filmes selecionados

Quando os homenageados

Vinham pra nossa cidade.


Esse ano é diferente

Por causa da pandemia

Porém, na tela da gente

Vai ter filme e poesia

E no conforto de casa

O cinema contagia.


No sofá da sua sala

Em qualquer parte da casa

Você pode ter acesso

O que é bom, ninguém esquece

Clique no link e acesse

Que a mostra vai ser sucesso!


Do Pajeú para o mundo

Qualquer tela, qualquer canto

Você irá acessar

E vai sentir o encanto

Que o cinema oferece

A coisa é boa, eu garanto!


E vai ver como tem tanto

Filme que você não viu

E essa mostra começa

Dia 21 de abril, 22 e 23

Nosso encontro está marcado

Mesmo só conectado

A gente aguarda vocês!

( Dayane Rocha )

Com esse poema de abertura da querida poeta tabirense Dayane Rocha, convidamos todos a se inscreverem nas nossas oficinas da 6º edição da Poesia na Tela - Mostra de Cinema de Tabira!

Serão três oficinas gratuitas, online, e nos links abaixo você saberá informações sobre cada uma delas e como se inscrever:  

Documentando, com Marlom Meirelles: https://poesianatela.com.br/oficina-documentando

Poema em Movimento: os caminhos da videopoesia, com Eva Jofilsan: https://poesianatela.com.br/oficina-poema-em-movimento

Um Passeio pela Poesia Pajeuzeira: características, musicalidade e tradição, com Dulce Lima e Dedé Monteiro: https://poesianatela.com.br/oficina-um-passeio-pela-poesia-pajeuzeira

A 6ª edição da Poesia na Tela acontecerá de 21 a 23 de abril de 2021, em formato online, devido a pandemia da Covid-19. A mostra é uma realização da Taquary Filmes e Tá bonito pra chover Produções, com apoio cultural da APPTA – Associação de Poetas e Prosadores de Tabira, e incentivo da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco.

Nos acompanhe nos nossos canais de comunicação:

Instagram: https://www.instagram.com/poesianatela

Facebook: www.facebook.com/poesianatela

Site: https://poesianatela.com.br

"A natureza não faz nada em vão."

Aristóteles.

PEQUENA, MAS GRANDE HISTÓRIA


Alô CCLL! Em homenagem aos Amigos Emília e Givaldo contarei uma pequena, mas grande história.

Há 11 anos a convite do casal fiquei hospedado em sua casa. Não sei se vocês sabem. A casa do casal está na Rua Emília Valença, 20 - Heliópolis na bela cidade de Garanhuns.

Fiquei 13 dias na casa deles, trabalhando com ambos para fundarmos uma Célula Leonística.

Fundamos o Lions Clube Garanhuns Cidade Flores, sonho de Givaldo e Emília. Meta deles. Desafio deles.     

Tanto o Givaldo como a Emília me trataram como um irmão.

Foram dias maravilhosos.

A Emília era uma pessoa maravilhosa e o Givaldo um Gentleman.

Fundamos um lindo Clube. Visitei, pessoalmente, 42 famílias, já antes visitadas por Givaldo e Emília. Foi o meu maior e talvez o meu melhor trabalho no LIONS.

O Amigo Givaldo era um grande Governador.

A Emília e eu, por decisão do Givaldo, fomos designados Padrinhos físicos da fundação e por isso LIONS CLUBS INTERNACIONAL nos premiaram, eu e a Emília, com uma Comenda de OURO pela dedicação e conquista.

Aqui, nossa última e merecida homenagem a uma querida Amiga.

CL José Carlos Oliveira

Tesoureiro de Gabinete

DLA-3 AL 2020-2021

"A verdade é filha do tempo e não da autoridade, mas a dúvida é o começo da sabedoria."

Galileu Galilei.

Prefeito Sivaldo Albino faz a entrega de cestas básicas para famílias carentes


Com o intuito de amenizar os efeitos da pandemia, comunidades de Garanhuns, incluindo os quilombos e distritos da cidade, estão recebendo cestas básicas. Na manhã desta terça-feira (06), o Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, realizou a entrega dos alimentos na quadra da Escola Municipal Silvino Almeida de Oliveira, no Manoel Chéu. Ainda pela manhã, famílias da Cohab 3 foram contempladas com as entregas.

Um total de oito mil cestas foram adquiridas, parte com recursos próprios da prefeitura e também através de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Fernando Rodolfo. “A entrega será feita em duas etapas: Até sexta-feira (09) serão distribuídas 4 mil cestas e na próxima semana será entregue o restante. Após processo licitatório, vai ser possível fazer a compra direta desses mantimentos e contemplar, assim, as famílias que mais estão sofrendo com a pandemia. Esse é o nosso compromisso”, destacou Sivaldo Albino, que participou da entregas dos alimentos na manhã desta terça.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira, os contemplados desta primeira etapa foram identificados através de levantamento feito por meio das Associações, Cras e também pela pasta, observando a necessidade de algumas famílias inscritas em programas sociais. Quem ficar de fora, poderá receber na segunda etapa: “Nós tivemos todo o cuidado de identificar e cruzar os dados dessas pessoas, para que não houvesse duplicação nas entregas e todos pudessem ser contemplados. O que nós queremos é ter um diagnóstico real da situação das diversas famílias da nossa cidade”, pontuou.

Ao longo da semana, as cestas serão entregues na Boa Vista, Magano, Heliópolis, comunidades da Liberdade e Parque Fênix, além dos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro.

Imagem: Thomas Ravelly - Secom/PMG.

terça-feira, 6 de abril de 2021

UFAPE oferece 560 vagas no Sisu em sete cursos de graduação


Tiveram início nesta terça-feira (06/04), as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do primeiro semestre de 2021. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na página https://sisu.mec.gov.br/#/, até as 23h59 do dia 09 de abril. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril. 

Localizada no município de Garanhuns, na região do Agreste do Estado de Pernambuco, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) estará oferecendo 560 vagas, distribuídas em 7 cursos de graduação: Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Letras, Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharia de Alimentos.

Desta forma, serão ofertadas 80 vagas para cada curso, sendo 40 vagas por entrada/semestre. São disponibilizadas 2 entradas: uma no primeiro e outra no segundo semestre. 

Vale ressaltar que os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em qualquer uma das escolas situadas nas microrregiões do Agreste ou do Sertão de Pernambuco poderão pleitear, no Sisu, um bônus de 10% na nota. 

Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, cujo resultado foi divulgado no último dia 29 de março, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de “treineiro”. Maiores informações podem ser conferidas no site do Sisu.

Fonte: UFAPE

HOMENAGEM DO LIONS CLUBE DE GARANHUNS À COMPANHEIRA LEÃO EMÍLIA CALADO

Hoje é o sétimo dia desde que você se foi.

Todos que conheciam você estão unidos diante dos olhos de Deus, para celebrar sua Missa de Sétimo Dia.

Os que estão aqui presentes sabem quão difícil foi receber a notícia do seu falecimento e quanta tristeza inundou os nossos corações nesse momento.

No dia que partiu, plantou nos nossos corações a semente da saudade que irá crescer eternamente.

Sim, a saudade segue crescendo e acho que seguirá assim para sempre. Certamente, sentiremos a sua presença e mais, a sua falta por aqui. Esperamos que você possa descansar em paz e que esteja ao lado de Deus, olhando por nós aqui embaixo.

Que possas ter a paz que todos almejamos, nesse tempo de trevas, de doença e de incertezas, onde a nossa Fé e nossa Esperança são vitais!

Que a sua Eternidade seja tranquila.

Guardaremos um abraço apertado, desses de "Leões", para quando nos reencontrarmos e até lá, guardaremos as nossas lembranças mais queridas no fundo do coração.

Seguiremos Iluminados, servindo porque Nós Servimos. No Olhar, a Força do Bem.

Descanse em paz, Companheira Emília.

Dos seus Companheiros e Companheiras Leões;

Das Domadoras e Familiares;

Do seu e nosso...

Lions Clube de Garanhuns.

Time de Futebol do Colégio Diocesano de Garanhuns: Anos 1950 - 1951 e 1952


Em pé da direita para esquerda: José Cordeiro Júnior (técnico), Eraldo Santos, Luiz Gonzaga Aguiar, Ivo Tinô do Amaral, José Angelo Vieira (Dôdo), Nivaldo Lúcio de Oliveira (Vadinho), Paulo Rêgo Barros (Paulo Cochinha), Edson Dourado, Pedro Ribeiro (Pedro de Xixi). Agachados: Ernesto Dourado, Márcio Garcia Bessa, Laércio Santos, Hamilton Fernandes, Adalberto Melo (Izidio), Moacir Santos, Arnaldo Alves Vilela (Arnaldo Preá) capitão do time e Ronildo Silva.

Este time fez história em Garanhuns, ganhou do CSA de Maceió, CSE de Palmeira dos Índios, ASA de Arapiraca entre outros.

*Foto histórica foi presente do Padre Adelmar da Mota Valença ao compadre e amigo Ivo Amaral.


Ao caro Ivo Amaral. Para recordar a beleza "daqueles tempos que não voltam mais". Garanhuns, 25-5-92. Padre Adelmar.

Informações e foto: Ivo Amaral

"Quem não sabe enfrentar as dificuldades da vida, não tem direito de usufruir de nada."

Autor Desconhecido.

Garanhuns: Novo contrato economiza mais de R$ 700 mil reais em locação de veículos, nos seis primeiros meses

A atual gestão municipal iniciou o ano rediscutindo contratos, negociando descontos e rescindindo outros considerados desnecessários ou com valores acima do mercado. 

Foi o caso da locação de veículos. O prefeito Sivaldo Albino, através da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, não fez aditivo temporal no contrato anterior e autorizou o contrato emergencial com nova empresa, enxugando a frota e com custos menores de locação daqueles considerados necessários. 

O resultado da mudança de contrato é uma economia absurda. O total licitado da gestão anterior chegava a R$ 2.247.314,76 anuais, com valor para seis meses de R$ 1.123.657,38. O contrato emergencial da atual gestão para o mesmo período é de R$ 453.780,00, sendo que está prevista a utilização de apenas R$ 346.980,00, cerca de R$ 700.000,00 menos que o valor gasto em locação de veículos nos primeiros seis meses de 2020.

Segundo Sivaldo Albino, a economia neste contrato é somente um exemplo das renegociações que visam fortalecer o caixa do município para investimentos em obras e atividades com recursos próprios. “Passado o primeiro trimestre de ajustes, onde fomos conhecendo as dívidas deixadas da gestão passada, e fazendo as economias necessárias para  investimentos, e ainda assim ampliando o atendimento à população, podemos dizer que estamos prontos para um novo momento, que será percebido pela população, com a chegada das primeiras obras, fruto do esforço em proteger o erário, com as medidas de contenções administrativas e renegociações de contratos, como este da locação de veículos” – Finaliza Sivaldo.

Foto: Thomas Ravelly - Arte: Lucas Monteiro - Secom/PMG

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Secult-PE e EPC/TV Pernambuco lançam Edital de Comunicadores Populares de Pernambuco


Fruto de uma parceria entre a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC/TV Pernambuco) e a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult/PE), a partir de Emenda Parlamentar da Juntas (PSOL), está sendo lançado o Edital de Comunicadores Populares de Pernambuco, uma iniciativa inédita no campo da comunicação popular do Estado. Na perspectiva da ampliação do acesso aos recursos públicos, alcançando também grupos que fazem trabalhos importantes e reconhecidos em seus territórios, o edital pretende selecionar e premiar projetos voltados para a realização de vídeos e podcasts com o tema: “Direitos Humanos: qual a real na tua vida?”.  Os projetos selecionados serão veiculados na TV Pernambuco.

As inscrições serão gratuitas e realizadas de forma on-line pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidades/edita/791), de 13 de abril a 12 de maio. O edital está disponível a partir desta segunda-feira (29) junto aos critérios de seleção e outras informações no Portal EPC (www.portalepc.com.br) e no Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br).

Segundo Ivan Júnior, diretor de Programação e Produção da EPC/TV Pernambuco, a ideia da chamada é “estimular a produção de novos conteúdos, produzidos no âmbito da Comunicação Popular e Comunitária, que dialoguem diretamente com o tema dos direitos humanos junto à sociedade e ao mesmo tempo mobilizar os coletivos e a cadeia produtiva neste período da pandemia”.

Para a secretária-executiva da Secult/PE, Silvana Meireles, o edital terá critérios de pontuação para regionalização e políticas sociais. “A ideia é fazer com que esta iniciativa possa chegar às populações mais vulneráveis, além de propor uma paridade na quantidade de projetos selecionados na Região Metropolitana e no interior de Pernambuco”.

A categoria “produção de podcast” contemplará a realização de seis projetos, no valor de R$ 5 mil cada. Já a categoria “produção de vídeo” prevê a premiação de cinco filmes de ficção, documentário ou formato híbrido, no valor de R$ 10.200,00 cada.

Poderão participar do edital Pessoa Física, Microempreendedor Individual (MEI) ou Pessoa Jurídica de direito privado, com ou sem fins lucrativos, representante de grupo ou coletivo, que comprove atuação no campo da Comunicação Popular ou Comunitária há pelomenos seis meses, no Estado de Pernambuco. Todos os interessados deverão enviar a documentação prevista no edital conjuntamente com um videoprojeto de até cinco minutos, que deverá conter as informações técnicas do projeto. Clique aqui e confira o edital.

Com a proposta de democratizar o acesso aos bens culturais e da valorização de uma comunicação múltipla e diversa, o edital trará alguns critérios para contemplar os aspectos de regionalização e políticas sociais, tais como pontuação diferenciada para projetos que tenham como proponente pessoa preta, parda ou indígena; mulher cis ou mulher trans/travesti; pessoa com deficiência; identidade não cisgênera ou ageneridade (tais como pessoas trans, travestis, não bináries, queer/questionando, intersexo, andrógine, fluido) ou outra variabilidade.

A regionalização também será estimulada através da destinação do percentual de pelo menos 50% para projetos cujos proponentes residam nas macrorregiões da Mata, do Agreste e do Sertão de Pernambuco. Confira abaixo um vídeo sobre o edital:

Serviço

Edital de Comunicadores Populares de Pernambuco

Inscrições: 13 de abril a 12 de maio de 2021

Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br)

Link: www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidades/edita/791

Mais informações: editalcomunicadorespopularespe@gmail.com ou pelo telefone (81) 3183-7304

"O tédio é a asma da alma"."

Carlos Bini (1806-1842) - Escritor italiano. 

Secretaria de Cultura de Garanhuns retoma suas atividades em novo endereço


Após o desmembramento ocorrido entre as secretarias de Turismo e Cultura no último mês, passando a serem pastas distintas, a Secretaria de Turismo permanece funcionando nas dependências do Centro Cultural, enquanto a Secretaria de Cultura agora está instalada no mesmo prédio em que funciona a Secretaria de Educação, na Rua Siqueira Campos, n° 75, Santo Antônio. 

A secretária de Cultura, Sandra Albino, informa que o atendimento ao público acontece às segundas, terças, quintas e sextas, das 08h às 14h. Às quartas-feiras o expediente é interno, ou seja, sem atendimento. 

Com a mudança de endereço, o telefone para contato também mudou. O novo número é (87) 3761- 1910. 

Arte: Lucas Monteiro - Texto: Mayara Carrilho - Secom/PMG.

Confira dicas para digitalizar os negócios e resistir às fases mais restritivas da pandemia

Mais do que nunca a tecnologia tem sido essencial para o nosso dia a dia. Um relatório da Ebit/Nielsen mostrou que o Brasil atingiu a marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce apenas no primeiro semestre de 2020, um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2019. O grande impulsionador deste movimento foi, com certeza, a pandemia, que elevou a demanda a partir da primeira semana de abril, com picos de pedidos em datas especiais, como a Páscoa (77%) e Dia das Mães (69%), além do aumento de faturamento de até 103% na primeira semana de junho. 

Os dados acima deixam claro que o futuro já é e será online e quem não estava na internet precisou correr para se digitalizar. “Ao empreender, é preciso ter em mente que o mercado corresponde a demanda e oferta e se existe uma demanda digital forte, é muito difícil que uma empresa se sustente sem se adequar. O primeiro passo, então, é não resistir às mudanças, pois elas são importantes para o amadurecimento da organização”, explica Melina Alves, CEO e fundadora da DUXcoworkers, empresa pioneira no Brasil a fazer das boas práticas de UX uma cultura de trabalho. A profissional separou algumas dicas para investir nesse processo de maneira tranquila e segura.

Departamento administrativo/financeiro: é comum, numa pequena operação, o gestor se preocupar apenas com o fluxo de caixa e ignorar que é preciso, na verdade, ter uma visão dos recursos de forma mais estratégica. Vale investir, então, em plataformas de gestão e controle financeiro que possibilitem esta visão mais geral de todo o processo ao longo da atividade. Se não for possível a contratação de ferramentas de terceiros, os bancos que oferecem conta jurídica também tem a opção deste tipo de serviço 

Etapa de produção: se for um serviço de produção intelectual, pode-se apostar em softwares que tornam mais visual e fácil de compreender cada processo ou etapa da produção, a fim de tornar cada etapa produtiva mais fácil de ser compreendida para todos os integrantes da equipe. Por sua vez, se a empresa tem como produção bens de consumo, vale aqui programas que padronizam a produção, de forma a manter os produtos sempre nas mesmas medidas e tamanho.

Ponto de venda: neste caso, não tem como não falar do e-commerce. O ideal é não depender exclusivamente de um único ponto de venda, ainda que ele seja importante para a operação e um diferencial nos negócios. A ideia é sair dessa dependência do espaço físico e orquestrar mais canais, seja por meio de redes sociais e marketplaces. Vale também se fazer ser visto no Google Maps, com informações bem básicas, como o telefone para contato. 

Gestão interna: não adianta a empresa se esforçar para digitalizar uma entrega se, ‘dentro de casa’, a operação não flui. É preciso, portanto, como ponto de partida, compreender e identificar as tarefas e funções de acordo com as habilidades dos funcionários para investir em ferramentas que correspondam à cultura e maturidade digital da equipe, para que todos possam usar de forma confortável a tecnologia e saibam extrair números e resultados que, de fato, auxiliem no crescimento da empresa. 

A executiva da DUXcoworkers explica, ainda, que traçar o caminho ou opções de forma determinista está longe de ser o ideal, pois cada empresa tem uma característica exclusiva sobre si. “Para mensurar o nível de digitalização, é preciso ponderar a proposta de valor, qual tipo de produto desenvolve, qual é o consumidor que quer impactar e entender que diversificar canais de venda não significa necessariamente em se digitalizar totalmente. A dica é investigar, mapear e fazer um diagnóstico dos valores da empresa, do produto ou do serviço, de forma a entender toda essa operação para que ela possa fluir de maneira harmoniosa com a jornada de compra do cliente”. 

SOBRE A DUXCOWORKERS

A DUXcoworkers é a primeira empresa no país e pioneira no mundo a fazer das boas práticas de UX e do coworking sua cultura de trabalho e desenvolve soluções a partir da inteligência coletiva centrada no usuário. Voltada à execução de projetos inovadores para startups, empreendedores e grandes marcas, atua no mercado desde 2010 e atualmente conta com mais de 120 coworkers especializados, distribuídos pelas principais capitais brasileiras e no mundo. Mais informações: www.duxcoworkers.com

domingo, 4 de abril de 2021

Centro Cultural de Garanhuns

Garanhuns, PE - Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti - Década de 1980

Discurso proferido pelo Dr. José Francisco de Souza, por ocasião de sua posse como Diretor do Centro Cultural de Garanhuns. (Sala da Biblioteca do Centro Cultural, em 31 de janeiro de 1974).

Aqui, neste local, em tempos idos fôra a Estação da Rede Ferroviária. A locomotiva deslizava sobre os trilhos vencendo lentamente as distâncias. Era o trem sempre esperando proporcionando encontros. Pessoas se revezavam trazendo consigo recordações, a imagem dos recantos mais pitorescos. Fisionomias sombrias marcadas pela ausência. Olhos úmidos de lágrimas, lenço branco acenando ao  longe - vontade doida de chorar. É o passado e o presente como ponte suspensa para o futuro. É um acontecimento social, transitório. Importante é a  investidura na função. Ser Diretor do "Centro Cultural de Garanhuns", além de um ato de confiança, é sobretudo uma tomada de posição em termos do bem público. O homem que participa da vida pública, exercendo cargo, deve ter consciência plena de que o cargo não lhe pertence. Indeclinável é a capacidade de seu titular em exercê-lo com dignidade.

Trata-se, como se vê, de um compromisso que reflete a atividade de um Espírito na tomada de consciência de si mesmo. E através desse bem cultural, e de atos constitutivos, que  os valores se revelam. Isto é óbvio a todo homem que  se orienta em termos de  bom senso e da razão. O razoável é algo do aprimoramento espiritual. A idade da razão é para muitos um pecado de inteligência que se nos apresenta imperdoável, quando a mediocridade tem força de decisão. Contudo, ninguém poderá viver isolado. Viver é bem relacionar-se, o joio vive ao lado do trigo até a época da ceifa. É um dos métodos dialéticos da natureza atuando entre dois polos. Estático e dinâmico. Os objetos do conhecimento o são em dois sentidos diferentes. Para identificá-los, o homem precisa ser  naturalmente educado. Educado nos bons hábitos que aprimoram a faculdade de escutar. Poucos sabem escutar e por isto o  mundo moderno é visto como um pandemônio, em  que a beleza perdeu seu  sentido. O Centro Cultural é um testemunho de  perenidade. Seu ritmo, por enquanto, não pode ser  apressado. O que  lhe  falta é uma sistemática. Uma perspectiva que o projete sobre o futuro como elemento decisivo de renovação e cultura. Sentimos isto logo aos primeiros contatos. Não havia estrutura, elementos básicos indispensáveis a um ordenamento diretivo. Tira-lhe imprescindível um processamento. Processo é o modo de  fazer marchar a ação segundo as formas prescritas em lei ou regulamentos. Essas providências foram tomadas com a criação do  Departamento de Teatro e sua comissão executiva com atribuições regulamentadas através de Portaria. Assim, foi o nosso primeiro passo de ordenamento diretivo, traçando normas e definindo responsabilidades.

Acompanhado pela  lisura e probidade administrativa, apresentamos ao  senhor prefeito - Amílcar da Mota Valença - uma exposição de motivos afim de se processar o levantamento Patrimonial do Centro Cultural de Garanhuns. Nesse esquema de ordem, o homem e o cargo é uma conotação de possibilidades. Como fazê-lo é um problema de entendimento. Porquanto o fato é  ponto de partida e para um auditório ilustre, não haverá o que se explicar. O homem educado já possui esse ponto de partida ou  pode adquiri-lo com facilidade. O bom senso não pode ser exclusivo de um sistema. Depende de um  trabalho de equipe e de um espírito de sacrifício. É um trabalho da inteligência, levando-se em conta o que a visão é para o corpo, a razão é para a alma, algo do pensamento intelectual. Entendemos que  o intelecto não é um  condicionamento do meio, nem consequência da infra ou supra instrutura, é sobretudo, um estado de Espírito. A capacidade de  criar no Eterno supera os  vícios do ambiente. O entendimento aproxima o  homem dos universais. Da  consciência cósmica, centelha de Deus no homem. O Centro Cultural é destinado a reunir e centralizar os valores artísticos, não  só do Teatro, uma das modalidades da cultura. Entendemos cultura como  conjunto de conhecimentos, da capacidade criadora, de  engenho e arte. Tudo isto no mais alto conceito é cultura. Entre nós valores existem. Tem faltado apenas, espírito de liderança para trazê-los em ambiente adequado. Entre o nosso corpo médico, há valores de grande teor cientifico. Os que  limitam ao  campo luminoso do Direito, pontificam verdadeiros ornamentos das letras jurídicas. Até, os que abraçaram a árdua carreira militar, a cultura intelectual, é hoje uma das mais  belas paisagens do espírito de disciplina e amor à  pátria. Tudo isto enriquecerá o patrimônio intelectual dos filhos da terra do  planalto.

Como ponto culminante temos três centros luminosos de formação moral e  intelectual de letras, ciência e Fé: Ginásio Diocesano, Santa Sofia e Colégio 15 de Novembro e ainda a  nossa Faculdade onde prontificam renomados mestres do saber. Tudo isto, a seu  turno, terá o seu dia, a  sua hora no "Centro Cultural de Garanhuns". Assim se nos apresenta justificável a ideia de fundarmos a nossa Academia Garanhuense de Letras. Os que se impressionam com a nomenclatura, acham o  título muito pomposo. Os de mentalidade possessiva preferem "letra de câmbio". Verdade é a nossa ideia encontrou receptividade na Imprensa de Pernambuco. Contudo, o mais  importante é que, a simplicidade é o ponto alto desse futuro cenáculo de  letras. Esperamos contar com todas as forças vivas da nossa cultura e com o  Governo Municipal afim de levarmos a bom termo esse empreendimento. Como Diretor do Centro Cultural, pretendemos um novo passo à inteligência dos filhos desse terra do Magano que se ergue para o  alto como desafiando o  infinito. Berço de poetas e literatos.

Terra dos nossos avós e que nos serviu de berço, e pela sua beleza natural - é uma espécie de lírio a se desabrochar a mais de mil metros de altura.

"Mesmo sem esperança, a luta é ainda uma esperança."

Romain Rolland (1866-1944) - Escritor francês.

"Quase sempre, a responsabilidade confere grandeza ao homem."

Stefan Zweig (1881-1942) - Romancista, poeta e dramaturgo austríaco.

História de Brejão - PE

José Custódio das Neves - O vereador de Brejão, Jurandir Batista de Moraes, apresentou projeto de resolução, dando o nome do Edifício da Prefeitura daquela cidade de "Casa José Custódio das Neves", um dos grandes homens daquela terra e que foi o primeiro prefeito de Brejão. Observamos que o nosso apelo há dias publicado nesta coluna surtiu o efeito desejado. (Jornalista Ulisses Pinto / Coluna Politicando / 19 de janeiro de 1980/ Jornal O Monitor).

“As pessoas não morrem, ficam encantadas… a gente morre é para provar que viveu.”

João Guimarães Rosa.

Presidentes da Câmara dos Deputados Durante o Império 1826 a 1889


Manoel Alves de Araújo - Paranaense. Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo. Deputado de 1878 a 1889. Presidente da Câmara em  1884. Parlamentar ilustre. Depois de inaugurado o regime republicano não teve mais posições de evidência.

Fonte: Presidentes da Câmara dos Deputados Durante o Império 1826 a 1889 / Carlos Tavares de Lyra / Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados / Brasília - 1978. Acervo: Memorial Ulisses Viana de Barros Neto.

"O inverno está em minha cabeça, mas a primavera vive em meu coração."

Victor Hugo (1802-1885) - Escritor e poeta francês.

Rua Vila Regina - Garanhuns, PE

"Ninguém é doido. Ou, então, todos."

João Guimarães Rosa (1908-1967) - Escritor mineiro.

Uma Viagem Inesquecível

Edélzia Notaro (foto)

Com muito orgulho, pela Tap Air Portugal, participei do 15º Congresso de Reabilitação Internacional, juntamente com Ana Maria Veloso e Rosa Maria Caldas, representando assim o nosso Brasil.

O acontecimento é pretexto para evocarmos nesta página este jovem país separado pelo mar, mas unido pelo coração.

Mais uma vez a Reabilitação Internacional reuniu técnicos e participantes de todo mundo, para fazer o ponto da situação da reabilitação informação, sensibilização, compreensão e integração da pessoa deficiente na sociedade.

Sua excelência, o Presidente da República de Portugal General Ramalho Eanes, estava presente na cerimônia oficial de abertura do Congresso.

Do vasto programa social que decorreu em paralelo ao Congresso Mundial, destacamos: - Um coquetel de boas vindas, nos Claustros do Mosteiro dos Jerônimos a todos os congressistas, ao  som da música barroca. - Visita ao Museu Nacional de Arte Antiga e homenagem ao atual secretário geral da Reabilitação Internacional, em uma das  salas do Castelo de São Jorge. - Jantar no  Cassino Estoril.

Em alternativa, um jantar à portuguesa, na Quinta da Granja, propriedade do Visconde de Asseca.

- Espetáculo da Companhia Nacional de Bailado no Teatro São Luís.

Todos os outros encontros, palestras, demonstrações, exposições e festival de cinema foram realizados na Feira Internacional de Lisboa.

Diante de tudo que vimos, constatamos que a nossa APAE, entidade pobre do Interior de Pernambuco, está no mesmo nível no que se refere ao atendimento, reabilitação e integração da pessoa deficiente.

Como não podia deixar, falarei um pouco sobre Lisboa.

Cidade singela na graça e no pitoresco dos bairros antigos, audaciosa no traçado de suas avenidas colorida e luminosa, acariciada pelo clima, afável pela hospitalidade de sua gente, e lançada sobre as colinas do Rio Tejo.

O seu encanto contribuiu para que a  nossa estadia em Portugal, fosse algo a recordar, com saudades.

O litoral é cenário de risonhas cidades costeiras e de pitorescos aldeias de  pescadores. Praias de areia dourada constituem um dos principais atrativos turísticos.

Dos seus arredores, conhecemos a "Costa do Sol", a romântica "Sintra" considerada por muitos um dos locais mais belos da Europa, reúne também o  encanto dos seus palácios.

"Estoril" - o famoso Centro de  Férias.

"Cascais" com seus Museus, Grutas, Miradouros e a impressionante cratera "Boca do Inferno".

"Mafra" - O convento dos grandes Carrilhões e museus de escultura.

"Oeiras" - O Palácio dos Marqueses de Pombal.

"Queluz" onde se encontra o Palácio Nacional com suas obras notáveis de pintura.

Todo percurso é enriquecido com  "giestas" (flores de campo).

Na "Costa da Prata", passamos por várias vilas e cidade, destacando-se "Batalha" Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória (um dos monumentos mais venerados de Portugal).

"Coimbra", Capital da Província da  Beira Litoral e célebre pela sua Universidade (das mais antigas da Europa).

"Fátima" - Sentimos grande emoção. Tudo em Fátima é simples e despretensioso como a paisagem da serra e dos campos circundantes. É considerada o centro de peregrinação mais famoso.

"Porto" - a grande cidade do Norte, onde o Douro se funde com o Oceano. O encantamento do Porto está nos coloridos bairros da Ribeira.

Animado  centro de comércio do Vinho do Porto. Uma visita às caves, fica para sempre nas grandes recordações da viagem.

Por uma das companheiras Internacional de turismo, seguimos para a Espanha, onde conhecemos a bela e encantadora Madrid, a cidade de maior turismo mundial.

Cidade valorizada pelos seus monumentos extraordinários, palácios majestosos, Museus, Jardins magníficos, suas Praças de touros, onde assistimos um belo espetáculo. A maior atração noturna, são suas danças flamengas. Maravilhoso panorama são suas fontes luminosas.

O centro de Madrid, é de grande  vitalidade comercial.

O Palácio Royal é algo de extraordinária beleza.

A sua riqueza é impressionante. A  40 Km de Madrid, fomos ao Mosteiro de "San Lorenzo de El Escorial" e "Valle de los Caídos", uma verdadeira obra da arquitetura medieval. O visitante não sabe o que neles mais o impressiona: se a graciosidade exterior, se a  severidade sóbria do interior.

Por estradas floridas, seguimos para a grande "Paris".

Conhecemos a cidade luz através da  "Paris Vision" onde vimos vários pontos turísticos, destacando-se os seus palácios e Castelos deslumbrantes, às margens do Rio Senna, a belíssima "Notre-Dame" com seu estilo gótico, o famoso "Museu de Louvre", "O Jardim Luxemburgo" e seus Castelos, "A Igreja  Real" cuja cúpula é a réplica da de São Pedro em Roma, "O Teatro da Opera", "A Academia Nacional" "A Arco do Triunfo",  os "Campos Elíseos", "A Igreja Madeleine" com seu estilo grego, os "Boulevares" a Basílica de "Sacré-Coeur" a Praça do Carrossel (a famosa) a Praça do Trocadéro, o Castelo de Lourdes e muitos  outros.

Não esquecendo de frisar a sua vida noturna, como o mais famoso show revista: O "Moulin Rouge" o Lidô, o Pigale, etc.

Seguimos depois para Versalhes onde conhecemos o palácio mais famoso do mundo "O Palácio de Versalhes". Sua  arquitetura, jardins, fontes e seus  bosques, nada mais do que um verdadeiro "Conto de Fadas".

Ao regressar à Portugal, ainda passamos inesquecíveis momentos, conhecendo também algumas casas de Fado. Suas danças e seus trajes típicos, mostram a  sua riqueza do folclore.

O que me resta a dizer:

Lisboa velha Cidade,

Cheia de encantos e beleza...

E feliz...

Por estar de novo na nossa

Garanhuns.

Queria eu emprestar meus olhos por  alguns instantes, para que todos vocês vissem a beleza do outro lado do mundo.

Crônica transcrita do jornal O Monitor de 14 de julho de 1984.